correio do norte - edição 633

8
Quinta-Feira 04 de Outubro de 2012 Ano XII - Nº 633 R$ 2,00 A verdade sobre a penitenciária em cambará Página 8 Em reta final Bi tem que explicar ausência do pai na campanha Nesta reta final de campanha os problemas do candidato do PSB, o Bi, aumentam, a sua militância tem incitado os ataques contra os adversários e isso tem trazido sérios problemas e agora tem que se explicar com a comunidade porque não tem citado o pai, Amilton Lopes Bueno nos pronunciamentos e até escondido da campanha. Esta semana o caso se complicou depois que surgiram cópias do Jornal Tribuna do Paraná de Curitiba onde trás uma matéria policial onde o pai do Bí foi preso por estelionato, quando tentava aplicar um golpe no Carrefour. Página 3 Beto Bonilha sofre mais uma vez ataques pelo facebook 3 POLÍTICA Segurança para as eleições terá 6,8 mil PMs e apoio da Polícia Civil 7 POLICIAL

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 10-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio do Norte - Edição 633

TRANSCRIPT

Page 1: Correio do Norte - Edição 633

Quinta-Feira 04 de Outubro de 2012 Ano XII - Nº 633 R$ 2,00

A verdade sobre apenitenciária em cambará

Página 8

Em reta final Bi tem queexplicar ausência do

pai na campanhaNesta reta final de campanha os problemas do candidato do PSB, o Bi, aumentam, a sua militância tem incitado os ataques contra os adversários e isso tem

trazido sérios problemas e agora tem que se explicar com a comunidade porque não tem citado o pai, Amilton Lopes Bueno nos pronunciamentos e até escondidoda campanha. Esta semana o caso se complicou depois que surgiram cópias do Jornal Tribuna do Paraná de Curitiba onde trás uma matéria policial onde o paido Bí foi preso por estelionato, quando tentava aplicar um golpe no Carrefour. Página 3

Beto Bonilha sofremais uma vez ataques

pelo facebook3

POLÍTICA

Segurança para aseleições terá 6,8 mil PMs e

apoio da Polícia Civil7

POLICIAL

Page 2: Correio do Norte - Edição 633

2 QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633CURIOSIDADES

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, JoaquimTávora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Cam-pos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz,Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, RibeirãoClaro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva

SIQ

UE

IRA

CA

MP

OS

- R

UA D

OSEX

PEDI

CION

ÁRIO

S,15

25 -

(43)

357

1-36

46e-

mai

l-co

rreio

dono

rte@

corre

iodo

norte

sc.c

om-

site

www

.cor

reio

dono

rtesc

.com

TE

MA

CO

BO

RB

A -

AV.

HOR

ÁCIO

, 779

- SA

LA 4

- GAL

ERIA

PUP

O -

CENT

RO

/Fax

: (42

) 327

2-15

98oc

orre

iotb

@gm

ail.c

om

DIRETORIA EDITORESBetty Gois, Isaele Machado, IsamaraMaura Machado, Gênesis Machado.

GENESIS J. MACHADODiretor Administrativo

GERENTE DE NEGÓCIOS:Gilberto Alves Martins

ELIZABETE GOISDiretora Geral

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal e são de responsabilidade de seus autores. As fotos e osoriginais, mesmo que não publicados, não serão devolvidos.

CIRCULAÇÃO:

Você sabe comoé fabricada amortadela?

Mortadela (em Italiano, Mortadella) é um embutido feito de carnes de diversos animais,especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Ostemperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada ecoentro.

Existem duas teorias sobre a origem da palavra mortadela. A primeira indica que o recheiode porco que este enchido contém era, no passado, moído finamente, de forma tradicional,até chegar a uma consistência de goma, sendo usado para este efeito um almofariz, conheci-do em Italiano como mortaio. O nome poderia, assim, ser proveniente da utilização desteinstrumento.

A segunda teoria sugere que o nome mortadela pode ser derivado de uma salsicha roma-na temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mir-tatum.

A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortade-la datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria.

Foi levada para a América Latina pelos imigrantes italianos, no início do século 20, sendohoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

* Mortadela (propriamente dita Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separa-

das, até o limite máximo de 60%; miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais deaçougue (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10%(máx) e gorduras.

* Mortadela Tipo Bologna Carnes Bovina e/ou suína e/ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite

máximo de 20%, miúdos comestíveis de bovino e/ou suíno e/ou ovino (Estômago, Coração,Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.

* Mortadela Italiana Porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue e touci-

nho, não sendo permitida a adição de amido.* Mortadela Bologna Porções musculares de carnes bovina e/ou suína e toucinho, embutida na forma arre-

dondada, não sendo permitida a adição de amido.* Mortadela de Ave Carne de ave, carne mecanicamente separada, no máximo de 40%, até 5% de miúdos

comestíveis de aves ( Fígado, Moela e Coração) e gordura.

Todos os pintinhosnascem

amarelos?

Hoje as aves comerciais (frangos de corte) possuem a coloração branca que fazem pos-tura de ovos também brancos.

Essas aves ao nascer possuem a cor amarela e como são muito comuns, existe umimaginário popular em que os pintinhos são sempre amarelinhos, mas existem outras linha-gens de cores: avermelhados e pretos.

A mudança na penugem fica mais fácil se compararmos aos bebês, que nascem com apele rosada e macia e mais tarde assumem a cor branca e uma textura de pele diferente. Oque determina a penugem que recobre o corpo dos pintinhos é a raça ou da linhagem da ave.

Por exemplo os ovos marrons (avermelhados), os filhotes nascem com uma coloraçãocreme avermelhada e na idade adulta, essas aves terão plumagem vermelha. Em fazendas,onde se cultivam a galinha caipira é possível ver pintinhos pretos, acinzentados e multicolori-dos.

MATRÍCULAS ABERTAS

Page 3: Correio do Norte - Edição 633

3QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633 POLÍTICA

www.colunamisterx.com.br

Em reta final Bi tem queexplicar ausência

do pai na campanhaDe Siqueira CamposDa redação

Nesta reta final de campanha osproblemas do candidato do PSB, oBi, aumentam, a sua militância tem in-citado os ataques contra os adversá-rios e isso tem trazido sérios proble-mas e agora tem que se explicar coma comunidade porque não tem citadoo pai, Amilton Lopes Bueno nos pro-nunciamentos e até escondido dacampanha. Esta semana o caso secomplicou depois que surgiram cópi-as do Jornal Tribuna do Paraná deCuritiba onde trás uma matéria polici-al onde o pai do Bí foi preso por este-lionato, quando tentava aplicar umgolpe no Carrefour. O pai do candi-dato até já pagou por seus erros, oque intriga alguns populares que que-rem saber o porquê o candidato nãoapresenta o pai e não deixa pedirvotos, já que ele tem uma experiênciano meio político, pois Amilton Lopes jáfoi candidato a prefeito e não se ele-geu por poucos votos. Nos bastido-res políticos os comentários são deque o pai do candidato está sendoescondido não só pelo ocorrido noCarrefour, mas por medo de algumaspessoas que também foram lesadasno passado e isso poderia trazer umaimagem negativa para a campanha.

A reportagem procurou umaspessoas que foram lesadas, e encon-trou um homem de bem que teve quevender animais e bens para pagardívidas de Amilton Lopes. Pedro Por-tuguês, como é conhecido contou quefoi avalista do pai do candidato nopassado e amargou um grande pre-juízo, que só não foi maior porque umde seus parentes acabou pagandouma parte da dívida. Pedro Portugu-ês contou à reportagem que depoisde dizer que não iria votar no candi-dato Bí, em virtude do pai, membrosda sua coordenação foram até a suacasa no início da campanha e até secomprometeram em pagar a dívida,mas não voltaram mais para honrar ocompromisso. Pedro Português argu-mentou que tentou receber os valo-res judicialmente, mas desistiu depoisque foi informado pelo seu advogadoque Amilton Lopes não tem nada emseu nome.

PESQUISA OU ENQUETE?Um cidadão que não é lá essas coisas detonou o jornal correio do

Norte e esse colunista por ter publicado uma pesquisa de opinião públicaregistrada no TSE onde obedeceu todas as normas e agora o cidadão saias ruas vangloriando com uma enquete que foi divulgada por um jornal daregião. Não questiono o Jornal, só quero lembrar o cidadão que venderação escondido para não pagar impostos, que enquete não tem o valorde uma pesquisa registrada, pois a enquete não tem metodologia, não temcontrole de amostra e pode ser feito por qualquer um. Então antes de falar,é bom prestar a atenção no que fala.

ABUSADOTem um candidato a vereador que tenta passar a imagem de religioso,

do bom homem, mas no fundo não é nada disso. Esse cidadão foi marcadopor sua vizinhança por "mexer" com uma criança, não é que o cidadãoque é o tal, que não fala com pilantras e mais, é o tal do cidadão sem moral.

FIMChegou ao fim o horário gratuito eleitoral, também ninguém aguentava

mais escutar certos políticos e seus militantes. Olha como tem gente semnoção, mas tem uns espertinhos que querem se dar bem na vida atravésda política.

EM TOMAZINA, PROMETEU E NÃO CUMPRIUA candidata a vereadora, Vaninha do PV de Tomazina subiu ao palan-

que do candidato Luiz Farias em seu último comício para dizer que já foiapoiadora de Guilherme, mas desistiu porque ele não cumpriu as promes-sas. Em posse de um plano de governo de 2008 Vaninha cobrou aspromessas feitas para trazer indústrias, na aquisição de terreno para par-que industrial, neste setor Vaninha disse que nenhuma das propostasforam cumpridas. Vaninha disse que na educação também nada foi feito eainda lembrou-se da promessa no auxílio do transporte dos estudantesuniversitários. Na saúde Vaninha discorreu o jornalzinho de campanha docandidato e disse que nada proposto em 2008 foi feito e ainda salientouque até de partido ele mudou deixou o 23 para ir para 55.

TOMAZINASegundo informações uma emissora de televisão já fez contato em

Tomazina para saber do vídeo onde Helinho ameaça um jovem de mortee seu filho Luizinho insinua que tem mais de R$ 400 mil para gastar nacompra de votos e distribuição de certas básicas. Isso pegou mal para oprefeito e candidato a reeleição, os envolvidos além de parentes são dalinha de frente da sua campanha.

R$ 63,1 MIL EM BEBIDAS E CARNESA Força Aérea Brasileira (FAB) abasteceu a despensa no fim do mês.

O Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), subordinado ao SextoComando Aéreo Regional (VI COMAR), foi à feira e voltou com 1.617 litrosde sucos e refrigerantes e 4.438 quilos de carnes. O total empenhado pelapelo GAP-BR com a compra foi de pouco mais de R$ 63,1 mil.

A bebida mais abundante nos hangares será a Coca-Cola, que foiadquirida em suas versões normal e light, além dos vários sabores ofere-cidos por outras marcas geridas pelo grupo empresarial - guaraná, laranjae limão. Para garantir a longevidade dos refrescos, o GAP-BR comproutambém nove cilindros de gás para refrigerante. Além disso, foram adqui-ridos sucos de maracujá e manga. A compra das bebidas foi empenhadapor R$ 22,6 mil.

SERVIÇOA Caixa Econômica Federal lançou o Atendimento Caixa ao Cidadão,

novo canal de atendimento telefônico específico para serviços de cidada-nia. Pelo número 0800 726 0207, o cidadão pode obter informações sobrePIS, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS), Cartão Social e Serviço de Informação ao Cidadão, entre outros.A expectativa do banco é receber 250 mil ligações por dia.

CAIUA produção média diária de petróleo nos campos do país caiu 2,2%

em um ano. Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, GásNatural e Biocombustíveis (ANP) indicam que, em agosto, a produçãomédia diária de petróleo no Brasil foi cerca de 2 milhões de barris depetróleo equivalente (óleo e gás natural).

BARGANHACorrentistas endividados com o cheque especial devem trocar a dívi-

da por uma mais barata, como o crédito consignado. Mas é preciso cuida-do para não voltar a ficar no vermelho, na avaliação do professor definanças da Faculdade Ibmec Marcos Aguerri Pimenta."Os juros do con-signado são bem menores que os do cheque especial. Cuidado apenaspara isso não virar rotina, pois é comum as pessoas, além de pegar umcrédito pessoal, acabarem entrando no cheque especial novamente ou norotativo do cartão de crédito."

Crime eleitoralA prefeita de São João da Barra (no Estado do Rio), Carla Machado

(PMDB), foi presa na madrugada desta quarta pela Polícia Federal, acu-sada de formação de quadrilha e compra de votos. Para facilitar a eleiçãodestes, ela oferecia dinheiro a candidatos da oposição para que desistis-sem de concorrer, segundo a PF.

Os motivos são desde prisão e golpe em Siqueira Campos

Reprodução de jornal da época

Pedro Português

Beto Bonilha sofre mais umavez ataques pelo facebook

De Siqueira Campos

O candidato do PSDB, Beto Bo-nilha e o seu vice, Paulo Leite vemsendo alvo de ataques na internet,esta é a segunda vez que os candi-datos são atacados e sempre da mes-ma forma, através do facebook comperfis falsos.

Os ataques tem a intenção deofender e tentar incitar as pessoascontra os candidatos, mas desta vezos extremistas atacaram também fun-cionários da fábrica do Pró Tork, quefizeram uma passeata declarandoapoio aos candidatos do PSDB econtra a violência verbal que sofre-ram por alguns militantes políticos.Para tentar desvirtuar o apoio quetrabalhadores da Pro Tork estãodando ao Beto Bonilha, alguns mili-tantes de outro grupo político teriamatacado dizendo que as mulheresque trabalham na empresa não ti-nham "boa índole" e isso gerou oprotesto. Depois do protesto as fotosforam postadas nas redes sociais edepois clonadas e alteradas fazendouma espécie de charges, denegrin-do tanto as pessoas que aparecemnas fotos quanto os candidatos doPSDB.

O delegado Juliano Fonseca in-formou que mais uma vez foi regis-trado Boletim de Ocorrência. "Esta-mos investigando, estamos montan-

do o quebra cabeça dos perfis fal-sos, já ouvimos várias pessoas e ajustiça já acionou o facebook que vaipassar os dados das URL das pes-soas que fizeram o perfil para que

possamos chegar aos criminosos"disse delegado. Juliano ainda lamen-tou a prática deste tipo de crime, se-gundo ele, são coisas que as pesso-as poderiam evitar não só para não

ter o nome fichado na política, maspelo bom senso, já que esse tipo deinvestigação toma tempo dos investi-gadores que tem muita coisa parafazer, ou seja, crimes para resolver.

Montagem divulgada no facebook

Page 4: Correio do Norte - Edição 633

4 QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633GERAL / EDITAIS

AENIndígenas de 16 aldeias

do Paraná concluem nospróximos meses o cursotécnico de magistério noCentro Estadual de Educa-ção Prof issional NewtonFreire Maia, em Pinhais.Esta é a quarta turma a ob-ter a certificação para exer-cer o magistério, atenden-do à diversidade cultural elinguística das comunida-des indígenas.

A Formação de Docen-tes da Educação Infantil edos Anos Iniciais, na mo-dalidade normal caingan-gue e guarani bilíngue, ofer-tada pela Secretar ia deEstado da Educação, ter-mina em dezembro. "Estaformação é uma conquista.Esta gestão tem procura-d o m a n t e r u m d i á l o g oconstante com as lideran-ças das terras indígenas,com o intuito de saber asnecessidades e demandasdos estudantes dessas al-deias", destacou a chefe

Indígenas concluem curso deformação de professores

Governo anuncia novasmedidas para o sistema

penitenciário

AEN

O governador Beto Richaassinou o contrato para o for-necimento de alimentação paratodas as unidades do Depar-tamento de Execução Penal doParaná (Depen) . No to ta l , oEstado va i invest i r R$ 62 mi-lhões para assegura r a a l i -mentação dos presos custodi-ados no sistema penitenciár ioparanaense.

Richa também autor izou acontratação imediata de 123agentes penitenciárias femini-nas e a rea l i zação de novoteste se let ivo, em novembropróx imo, para cont ra tar 515agentes de carceragem. Fo iautor izada a prorrogação, por120 dias, dos contratos de 355agentes de carceragem queatuam em delegacias de pol í -cia em todo o Estado.

As decisões foram anunci-adas nesta segunda-feira (01/10), durante a terceira reuniãodos secretár ios de Estado daJustiça, da Segurança Públicae da Administração, com o se-cretár io-chefe da Casa Civi l eo chefe de gabinete do gover-nador. Com isso, f ica assegu-

rada a cr iação de 2.000 no-vas vagas no sistema peniten-ciár io do Estado.

Pelo cronograma aprova-do, a par t i r do próximo dia 15de outubro começam as trans-fe rênc ias de 500 presos dedelegacias de pol íc ia para aPenitenciária Estadual de Cru-ze i ro do Oeste, e de 230 pre-sos de regime semiaberto paraa Colônia Penal Indust r ia l deMaringá.

N a m e s m a d a t a i n i c i a oprocesso de t ransferênc ia de600 mulheres custodiadas emdist r i tos pol ic ia is para a uni -dade femin ina de Pi raquara.Num pr imeiro momento serãot ransfer idas todas as presasda Delegacia de Quatro Bar-ras, do 9º Dis t r i to Pol ic ia l deCur i t iba e do Centro de Tr ia-gem 2.

Out ros 670 presos serãot r a n s f e r i d o s d e d e l e g a c i a spara seis unidades do sistemapenitenciário. Segundo estudodo Departamento de Engenha-ria e Arquitetura da Secretariada Justiça, Cidadania e DireitosHumanos, as prisões poderãoreceber novas camas. “Esta de-c isão está r igorosamente de

Indígenas em curso para professores

do Departamento de Edu-cação e Trabalho da Secre-taria, Marilda Diorio Mene-gazzo.

O curso teve 13 etapasc o m d u r a ç ã o d e c i n c oanos, com aulas em Pinhãoe finalização em Pinhais. Oaluno caingangue GabrielKaji da Silva, da reservaApucaraninha, em Londri-na, contou que o curso in-centiva todos que desejammelhorias em suas aldeias."Mesmo longe da famíliaem algumas etapas, enca-ramos o desafio. Os pro-fessores ajudaram todos acontinuar a caminhada pen-sando sempre em melhorara nossa realidade".

Alc ides Rodr igues daSilva, da Terra Indígena deManguei r inha, destacouque foi valioso o tempo deformação. "Já tínhamos avivência como professores,mas com o conhecimentoadquirido fomos além e issovai auxiliar ainda mais nos-sas crianças".

acordo com resolução do Con-selho Nacional de Polít ica Cri-minal e Penitenciária, do Minis-tério da Justiça, que reduziu aexigência de 5% para 2% decelas de isolamento em cada es-tabelecimento penal”, afirma asecretár ia Mar ia Tereza Ui l leGomes.

De acordo com ela, a trans-ferência garante que os apena-dos possam ter acesso a um am-plo programa de educação e ca-pacitação profissional que estásendo implementando em todasas penitenciárias do Paraná. “Éum trabalho intenso para possi-bi l i tar a essas pessoas condi-ções de plena ressocialização ereinserção no mercado de tra-balho”, disse Maria Tereza.

"Quando as ações públ icasdecorrem do trabalho conjunto,os resultados se potencial izame se estabelecem compromissoscom metas e cronogramas. É oque está sendo realizado a par-t i r da determinação do gover-nador Beto Richa para dar im-pulso à questão pr is ional e desegurança públ ica no Estado",d i sse o sec re tá r i o - che fe daCasa Civi l , Luiz Eduardo Se-bastiani.

IDIOMAS - A diferençadesta formação é o conteú-do voltado à cultura indíge-na com aulas também nosidiomas guarani e caingan-gue e currículo elaboradoem conjunto com essas co-munidades. "Incentivamosnossos alunos e contamosnossas experiências comoforma de mostrar que comdeterminação alcançamosnossos objetivos", disse aaluna guarani Irismar dosSantos, da Terra Indígenade São Jerônimo da Serra.

Outro aluno guarani Ju-celio da Silva, da aldeia La-ranjinha, de Santa Amélia,explicou que o Governo doEstado deu oportunidade deformação compatível com arealidade das comunidades."Vemos o progresso dasnossas crianças e sem opreconceito que algumasvezes ocorria em outras es-colas fora da aldeia", com-pletou o estudante guaraniEdgar Martins, de São Mi-guel do Iguaçu.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAEstado do Parana

PORTARIA nº 071/2012

DILCEU BONA, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais eregulamentares, nos termos da Lei Orgânica Municipal e da Lei Municipal nº 570/2003, pela presente;

Considerando a criação da Procuradoria Geral do Município como órgão incumbido da organização dos serviços jurídicos daAdministração Municipal;Considerando que referido órgão goza de tratamento e prerrogativas de Secretaria Municipal;Considerando que referido órgão será dirigido pelo Procurador Geral do Município, de livre nomeação dentre os Procuradores decarreira em efetivo exercício neste Município, nos termos do que dispõe o artigo 2º da Lei nº 766/2012;

RESOLVE:Art. 1º - NOMEAR para o cargo em comissão de Procurador Geral do Município o servidor RONNY CARVALHO DA

SILVA, RG nº 6.644.258-6, matrícula 450/1.Art. 2º - Pelo exercício do cargo de Procurador Geral do Município fica assegurado ao referido servidor a gratificação por

função FG8 constante do anexo V da Lei Municipal nº 570/2003, cujo pagamento dar-se-á em dobro, nos termos do artigo 2º, §1º,da Lei nº 766/2012. Art. 4º - A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a portaria nº 04/2012.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 28 de setembro de 2012; 52º da EmancipaçãoPolítica do Município.

DILCEU BONAPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

Resumo de Edital nº 11/2012 - Tomada de PreçosOBJETO: Contratação de empresa especializada para implantar 1300m² de geomembrana a fim de viabilizar a implantação dosistema de drenagem de chorume em trincheira de disposição de resíduos sólidos urbanos no aterro sanitário do Município deSiqueira Campos, em regime de empreitada global, incluindo mão-de-obra e fornecimento de materiais. Conforme especificaçõesconstantes no Anexo I.VALOR: R$ 32.500,00.ENCERRAMENTO: Na Seção de Protocolo até as 09h30min do dia 17/10/2012.ABERTURA: 17 de outubro de 2012 - Hora: 10:00.LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837.INFORMAÇÕES E EDITAL COMPLETO: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 - Departamento de Administração ([email protected])Siqueira Campos, 02 de outubro de 2012.

Ângela costa dos SantosPresidente Comissão de Licitação

OPOROPOROPOROPOROPORTUNIDTUNIDTUNIDTUNIDTUNIDADEADEADEADEADEVENDO CELTA BRANCO, ANO 2001.TRATAR: (43) 9915-7134 - GUILHERME.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAEstado do Parana

Page 5: Correio do Norte - Edição 633

5QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633

Alunos do CMEI Nascente doSol visitam os asilos da cidade

LOCAL

De Siqueira Campos

Em continuidade as comemo-rações do "Dia dos Avós" e con-siderando que em primeiro de ou-tubro é comemorado o "Dia dosIdosos", A direção do CMEI Nas-cente do Sol promoveu uma visitanos dois asilos da cidade. Aproxi-madamente 120 alunos participa-ram das visitas. Ao chegaram aosestabelecimentos eles foram re-cepcionados pelos idosos e tive-ram a oportunidade de conversarcom cada um deles. Para esteprojeto os coordenadores e pro-fessores do Cmei contaram com oapoio dos pais que fizeram doa-ções de doces, bolachas, bom-bons, wafers e assim conseguiramuma grande quantidade produtosque foram distribuídos pelas cri-anças diretamente aos idosos.Antes da visita os alunos recebe-ram informações sobre o tipo devida dessas pessoas, a importân-cia destas entidades e o que elesrepresentam para a sociedade.De acordo com a diretora SilviaAdriana dos Santos, "É muito im-portante este contato das crianças

Eleições de domingo vãoempregar meio milhão de

urnas eletrônicas

com os idosos para que desdepequenos possam aprender a daro devido valor a estas pessoasque muitas vezes as famílias e asociedade acabam esquecendonestas entidades". A diretora ain-da coloca que "Este trabalho foigratificante para todos, pois as cri-anças tiveram um dia inesquecí-vel podendo fazer o bem e pro-porcionar alegria através destepasseio e para os idosos tambémfoi um dia especial ao receberema visita "dos anjos" (como as cri-anças era chamadas por eles)que levaram mais alegria aos asi-los e era possível ver nos olhos eno sorriso de cada idoso a ale-gria da visita e dos presentes quereceberam". A direção do Cmei re-conhece que a participação dospais na doação das guloseimas foifundamental para o sucesso das vi-sitas e aproveita a oportunidadepara agradecer aos pais, profes-sores, educadores, motoristas e emespecial a direção do Asilo São Vi-cente de Paulo e direção do Asilodos Barbosas que abriram as por-tas destas entidades para receberos alunos do Cmei Nascente do Sol.

Agência Brasil

A Justiça Eleitoral disponibilizoupara as eleições locais do próximodomingo (7) o contingente de501.923 de urnas eletrônicas paraos 5.568 municípios do país, cujoseleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. A distribuiçãodas máquinas para os locais de vo-tação é de responsabilidade dos tri-bunais regionais eleitorais (TREs).

Segundo o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE), cerca de 140 mi-lhões de pessoas deverão ir às ur-nas no próximo domingo. Apenasno Distrito Federal, que elege go-vernador e deputados, como osestados; e em Fernando de Noro-nha (PE), distrito estadual de Per-nambuco sem autonomia adminis-trativa, não haverá eleição. Alémdisso, os brasileiros que vivem noexterior também não participarão dopleito, porque votam apenas paraescolher o presidente da Repúbli-ca.

Parte dos votos, nesta eleição,

será colhida por urnas biométricas.Serão mais de 7,5 milhões de eleito-res identificados por meio das impres-sões digitais no momento da vota-ção. De acordo com o TSE, as ur-nas biométricas serão usadas em299 municípios de 24 estados. A in-tenção da Justiça Eleitoral é que, atéas eleições de 2018, todos os eleito-res do país sejam identificados pelasdigitais antes da votação. Testesmostraram que nem todos os eleito-res conseguem concluir a identifica-ção biométrica.

Na terça-feira (2), o TSE autori-zou o envio de tropas federais (Exér-cito, Marinha e Aeronáutica) parareforçar a segurança das eleiçõesem municípios do Rio Grande doNorte, de Alagoas e Sergipe. Comisso, subiu para 268, em 10 esta-dos, o número de cidades que rece-berão auxílio militar para garantir asegurança do pleito.

Também estão recebendo tropasfederais municípios dos estados doRio de Janeiro, Amazonas, Amapá,Maranhão, Pará, da Paraíba e de

Tocantins. Na capital fluminense, tro-pas do Exército já estão em diver-sos pontos da cidade, apoiando apreparação das eleições. Nas de-mais cidades, os militares vão traba-lhar apenas no dia da eleição.

De acordo com o calendário elei-toral, amanhã é o último dia de pro-paganda eleitoral gratuita no rádio ena televisão. Também é o último diapara realização de comícios e pro-paganda política mediante reuniõespúblicas e utilização de aparelhagemde sonorização fixa entre as 8h e as24 horas. Do mesmo modo, só atéamanhã poderá ser realizado deba-te entres candidatos.

Pelo cronograma das eleições,esta quinta-feira é o último dia paraque o juiz eleitoral envie ao presi-dente da mesa receptora o materialdestinado à votação. Os partidospolíticos ou coligações terão atéamanhã para indicar o nome daspessoas autorizadas a expedir ascredenciais dos fiscais e delegadoshabilitados a fiscalizar os trabalhosde votação durante o pleito eleitoral.

Agência Brasil

O Ministério da Saúde habi-litou três novos serviços de saú-de para a realização de cirurgi-as indicadas para pacientes comobes idade g rave . No i n í c i odeste mês foram credenciadoso Hospital Nossa Senhora Apa-recida, em Umuarama, e o Ins-tituto Virmond, em Guarapuava.O serviço do Hospital NossaSenhora do Rocio, em CampoLargo, havia sido credenciadono início do ano. Ao todo, 13serviços de saúde fazem estesprocedimentos no Paraná.

Com os novos credencia-mentos houve um aumento de25% no número de c i rurg iasneste ano e a perspectiva é quesejam ampliadas em 40% até2013. No primeiro semestre de2012 foram 1.253 cirurgias e nomesmo período de 2011, foram1.011 cirurgias.

"Fizemos uma reavaliaçãodos serviços e os que faziam oquantitativo de cirurgias abaixodo que está previsto na porta-ria nº 492 do Ministério da Saú-de - (que regulamenta a reali-zação das cirurgias bariátricas)fo ram descredenc iados . Emtempo, indicamos o credencia-mento de serviços em regiõesque antes eram desassistidas,como Guarapuava e Umuarama,para facilitar o acesso dos paci-entes que estão na fila de espe-

ra pela cirurgia", disse o supe-rintendente de Gestão de Siste-mas de Saúde, Paulo Almeida.

Os serv iços credenciadosdevem oferecer assistência di-agnóstica e terapêutica especi-alizada, condições técnicas, ins-talações físicas, equipamentos eequipe multidisciplinar adequa-dos para o atendimento às pes-soas portadoras de obesidadegrave.

CRITÉRIOS - Para ent rarna f i la de espera da cirurgia deobesidade grave os pacientesdevem ser encaminhados pelosmunicípios através das unidadesde saúde. Segundo a portaria,a avaliação inicial do obeso gra-ve é feita por médico, na resi-dência (saúde da famíl ia), emambulatór io (consulta especi-al izada) ou em ambulatório dehospital credenciado/habilitadocomo Unidade de Assistência deAlta Complexidade ao PacientePortador de Obesidade Grave.

"As cirurgias bariátricas fei-tas pelo SUS atendem critériosrigorosos porque os pacientescom obesidade grave apresen-tam uma maior incidência de do-enças associadas, entre elas di-abe tes , h ipe r tensão a r te r i a l(pressão alta), apnéia do sono,doenças pulmonares e problemascardíacos. Tal situação clínica re-presenta um maior risco cirúrgi-co", afirma o superintendente.

De acordo com portaria do

Credenciamentosaumentarão em 40%

cirurgias de obesidadeMS, uma das indicações para acirurgia é que os pacientes por-tadores de obesidade grave te-nham IMC (índice de massa cor-pórea) igual ou maior do que 40,não tenham comorbidades e quenão tenham respondido ao trata-mento conservador (dieta, psico-terapia, atividade física, etc.), re-alizado durante pelo menos doisanos e sob orientação direta ouindireta de equipe de hospital cre-denciado/habilitado como Unida-de de Assistência de Alta Com-plexidade ao Paciente Portadorde Obesidade.

A cirurgia também pode serindicada para portadores de obe-sidade grave com IMC igual oumaior do que 40, desde que te-nham comorbidades que amea-çam a vida. Ou ainda para paci-entes com IMC entre 35 e 39,9portadores de doenças crônicasdesencadeadas ou agravadaspela obesidade, desde que aten-dam aos critérios descritos naportaria.

CONSULTA PÚBLICA - O Mi-nistério da Saúde abriu no dia 24de setembro deste ano a Consul-ta Pública n° 12 para reavaliaras normativas existentes para aassistência ao paciente portadorde obesidade grave. As contri-buições podem ser enviadas atéo dia 14 de outubro. Acesse otexto da consulta pública no sited o M i n i s t é r i o d a S a ú d e -www.saude.gov.br.

Alunos em visita ao Asilo

Page 6: Correio do Norte - Edição 633

6 QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633GERAL

Dragagem do primeiro lote do Canalda Galheta será finalizada em 30 dias

Agência Brasi l

Cor ren t i s tas end i v i dadoscom o cheque especia l devemtrocar a dív ida por uma maisbarata, como o crédito consig-nado. Mas é prec iso cu idadopara não vo l tar a f icar no ver-melho, na avaliação do profes-sor de f inanças da FaculdadeIbmec Marcos Aguerr i P imen-ta.

"Os j u ros do cons ignadosão bem menores que os docheque especial. Cuidado ape-nas para isso não v i rar rot ina,pois é comum as pessoas, alémde pegar um crédi to pessoal ,acabarem entrando no chequeespecia l novamente ou no ro-tat ivo do cartão de crédi to."

D e a c o r d o c o m o B a n c oCentral (BC), o crédito consig-nado , po r t e r t axa de j u rosmais baixa, tem sido usado nasrenegociações das dív idas. A

taxa de juros do crédi to con-s ignado chegou a 23 ,6% aoano, em agosto, com reduçãode 1 ponto percentual em rela-ção a ju lho. Já a taxa do che-que especia l f icou em 148,6%ao ano, em agosto.

Pimenta lembra que os cor-rent is tas podem pedi r ao ge-rente do banco para "cortar" ocheque especial e assim evitara tentação de usar. "Outra saí-da, menos radical que cortar ocheque especial , porém de di-f íc i l execução, é acompanharfrequentemente o f luxo de cai-xa da conta-corrente. Um ter -cei ro caminho consiste em teruma apl icação, como poupan-ça e CDB , com a opção deresgate automát ico quando osaldo da conta-corrente f icarnegat ivo", or ienta.

Depois de ver a dív ida docheque espec ia l c resce r deforma descontro lada, o serv i -

AEN

Dois dos três trechos a seremdragados no primeiro lote da draga-gem de manutenção do Canal daGalheta foram concluídos em Para-naguá. A área Bravo 1 foi completa-mente dragada e a área Alfa depen-de de alguns retoques, cerca de 5%do volume. O mau tempo dos últimosdias e o mar agitado atrapalharamos trabalhos.

No entanto, mesmo com as difi-culdades climáticas, a produtividadeda dragagem está acima do estima-do e os trabalhos no lote 1 – queabrange a entrada do Canal da Ga-lheta até Paranaguá – devem estarconcluídos em 30 dias. Agora, a dra-ga chinesa Xin Hai Feng está reali-zando os trabalhos no trecho Bravo2. Até agora, cerca de 45% do volu-me a ser dragado desse trecho foiconcluído.

“Estamos concluindo mais um doscompromissos do governador BetoRicha de regularizar as condiçõesde navegabilidade do Porto de Pa-ranaguá. Nos próximos meses, va-mos fazer o mesmo para o Porto deAntonina”, disse o superintendenteda Administração dos Portos de Pa-ranaguá e Antonina, Luiz HenriqueDividino.

Na área Bravo 2, que é a maisdistante da área de despejo, a dra-ga tem feito cerca de três viagens

por dia, porque o ciclo de trabalho dadraga – que é contado desde a reti-rada do sedimento, ida e volta da áreade despejo – está levando cerca deoito horas para ser concluído.

Antonina – De acordo com Divi-dino, a próxima medida será o iníciodos trabalhos de dragagem do lote 2,que compreende o canal de acessoao Porto de Antonina. “Esta draga-gem será feita paralelamente ao tra-balho que está sendo feito em Para-naguá. Uma segunda draga, de me-nor porte, virá para fazer o serviço”,disse.

O lote dois prevê a retirada de 1milhão de metros cúbicos. Para isso,será usada uma draga com capaci-dade de cisterna de 5 mil metros cú-bicos. A draga que está trabalhandono canal de acesso ao Porto de Pa-ranaguá é bem maior, com 17 milmetros cúbicos de cisterna, não sen-do adequada para fazer os trabalhosem Antonina.

A dragagem de manutenção docanal de acesso aos portos de Para-naguá e Antonina começou no dia 18de julho. Com a dragagem, a profun-didade do Canal da Galheta será res-tabelecida em 15 metros. Antes dostrabalhos, havia pontos com 13,10metros de profundidade. O custo totalda obra é de R$ 37 milhões e estásendo paga com recursos própriosda Appa. O prazo de execução dostrabalhos é de seis meses.

Após trocar cheque especialpor empréstimo mais barato,

é preciso ter cuidado paranão voltar ao vermelho

A draga chinesa Xin Hai Feng

dor púb l i co Car los Henr iqueGuilherme, 54 anos, optou pelaopção "mais radical" : pediu aogerente para cortar o l imite decrédito. Segundo ele, em 2005a dív ida chegou a R$ 10 mi l ,após meses de uso do chequeespecia l . A saída que e le en-controu foi negociar com o ban-co o pagamento em dez pres-tações. "Eu renegocie i a dív i -da para sai r da bola de neve."

O serv idor conta que, de-pois d isso, para não vo l tar aprec isar do cheque especia l ,adotou um hábito mais comumem c idades do in ter ior - o co-nhec ido cadern inho de com-pras f iadas no comércio, comono açougue e na padaria, parapagar quando o sa lár io ent rana con ta , no in íc io de cadamês. "Hoje eu v ivo com o querecebo de pagamento. Comprof iado na mercear ia , no açou-gue, tudo perto de casa", d iz .

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseffsancionou ontem (3) a lei queinstitui medidas do Brasil Cari-nhoso, entre elas o Benefício deSuperação da Extrema Pobrezana Primeira Infância que comple-menta o Bolsa Família de forma agarantir renda mínima de R$ 70per capita para famílias com cri-anças até 6 anos. Pago desdejunho, o benefício já fez com que2,8 milhões de crianças saíssemda faixa da extrema pobreza, deacordo com balanço do Ministé-rio do Desenvolvimento Social(MDS).

A estimativa apresentada pelaministra do MDS, Tereza Campe-llo, é de que, contabilizados paise irmãos, o alcance chegue a 8,7milhões de pessoas. "Aos queadvogam que o Estado deve pri-orizar ações de inclusão no mer-cado de trabalho, repetimos, 40%

dos extremamente pobres sãocrianças", disse a ministra.

Em setembro, o governo re-passou R$ 182 milhões para pa-gamento do benefício do BrasilCarinhoso, segundo o MDS.

O Brasil Carinhoso foi lança-do em maio, por ocasião do Diadas Mães, mas depend ia deaprovação do Congresso paraser convertido de medida provi-sória em lei.

Ao sancionar a lei, a presi-denta Dilma Rousseff disse queessa é uma das principais medi-das do seu governo. "O Brasil dápassos refinando cada vez maissua política social. Quando va-mos a reuniões internacionais,percebemos que há grande res-peito pelo Brasil nas políticas so-ciais que atraem a atenção detodos aqueles que têm o desafiode incluir suas populações", dis-se

A ação integra o Plano Brasil

Brasil Carinhoso já tirou 2,8milhões de crianças da

extrema pobreza, estimagoverno

sem Miséria e inclui medidascomo a ampliação do acesso àcreche e pré-escola e ampliaçãode 66% dos recursos destina-dos à merenda escolar da edu-cação infanti l . Na saúde, o pla-no estende o Programa Saúdena Escola às creches e pré-es-colas e prevê o aumento da dis-tribuição de sulfato ferroso e vi-tamina A para crianças na pri-meira infância, além da entregagratuita de medicamentos paratratamento da asma por meio darede Aqui Tem Farmácia Popu-lar.

A lei sancionada hoje autori-za também o uso do Regime Di-f e r e n c i a d o d e C o n t r a t a ç ã o(RDC) para obras da rede pú-blica de ensino. O RDC foi cria-do pelo governo para facilitar aslicitações e os contratos da Copadas Confederações de 2013, daCopa do Mundo de 2014 e dasOlimpíadas de 2016.

Page 7: Correio do Norte - Edição 633

7QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633 POLICIAL

Segurança para as eleições terá 6,8 milPMs e apoio da Polícia Civil

Cerca de 6,8 mil policiais militarestrabalharão no próximo domingo (07/10) em todo o Paraná para garantir asegurança nas eleições municipais. Oefetivo é três vezes maior do que o deum domingo comum e 20% superiorao empregado na eleição de 2008. Oesquema de segurança será reforça-do pela Polícia Civil, que vai manterdelegados e unidades de plantão du-rante todo o dia, e integrado tambémao trabalho da Polícia Federal.

Os policiais militares serão distri-buídos por todos os colégios eleitoraisdo Estado, com maior concentraçãona capital e outras grandes cidades.Dos 6,8 mil escalados, 937 atuarãona capital e 600 na Região Metropoli-tana de Curitiba e litoral.

A Operação Eleições passa a vi-gorar no sábado (06), às 8 horas, esegue até o momento que for neces-sário, depois do término do pleito. “APolícia Militar colocará à disposiçãopoliciais para passarem a noite emcolégios eleitorais após a distribuiçãodas urnas”, diz o comandante-geralda Polícia Militar, coronel RobersonLuiz Bondaruk, que detalhou o es-quema de segurança em entrevista àimprensa nesta quarta-feira (3). Ha-verá um policial da PM junto a cadajuiz eleitoral do Estado. Em Curitiba, aPM terá uma central dentro do Tribu-nal Regional Eleitoral (TRE), paraonde serão encaminhadas as pesso-as detidas.

Para garantir a tranquilidade du-rante as eleições, as forças de segu-

rança pública vão trabalhar integra-das. “As polícias Militar, Civil, Federale todos os órgãos de segurança pú-blica estão trabalhando dedicadamen-te para que qualquer conduta quepossa prejudicar as eleições seja ces-sada. O nosso esforço é para a eleio-ção transcorra com tranquilidade emtodo o Estado”,disse Bondaruk.

Nos grandes colégios eleitoraisdo Paraná, como Curitiba, Maringá,Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu,os detidos por crimes eleitorais serãoencaminhados para fóruns ou unida-des das polícias Militar e Civil. Naspequenas cidades, os detidos serãoencaminhados às delegacias. “Istoquer dizer que onde não há PolíciaFederal, o papel de Polícia Judiciáriarecai sobre a Polícia Civil”, explica ocomandante-geral da PM.

LEI SECA – A Secretaria de Esta-do da Segurança Pública editou re-solução que proíbe, em todo o Esta-do, a venda, a compra e o consumopúblico de bebidas alcoólicas no perí-odo compreendido entre as 6 horas eas 18 horas do dia 7 de outubro, paragarantir a ordem e a tranquilidadepúblicas.

“A obrigação de todo o cidadão émanter-se sóbrio para exercer umdos atos mais importantes da cidada-nia: o voto. Portanto, qualquer con-duta que prejudique, moleste ou per-turbe a tranquilidade da eleição de-verá ser objeto da atenção e da açãoda Polícia Militar”, diz Bondaruk.

Homem corta gargantada esposa durante briga

Redação Bonde

Um homem de 48 anos esfa-queou a própria esposa, de 49anos, durante uma briga na noi-te de terça-feira (2), no jardimTomassi em Campo Mourão. De

acordo com informações da Po-lícia Militar, a mulher foi encon-trada deitada na cama com umcorte na garganta. O marido davítima confessou ter agredido amulher com uma faca de cozi-nha durante uma discussão.

Segundo ele, os dois havi-am consumido bebida alcoólicaantes da briga. A mulher foi so-corrida e levada para a SantaCasa. Já o agressor recebeuvoz de prisão e foi levado paraa 16ª SDP.

Quem for flagrado vendendo be-bida alcoólica, dirigindo alcoolizado,perturbando a ordem ou apresentan-do estado de embriaguez será deti-do. O mesmo vale para quem for pegofazendo panfletagem para candidatos,carreata, transporte ilegal de eleito-res, boca de urna e outras práticasvedadas pela Justiça Eleitoral.

EFETIVO – O 1º Comando Regi-onal da PM, em Curitiba, terá à dispo-sição um efetivo de 937 policiais. No2º Comando Regional, cuja sede éem Londrina, região Norte do Esta-do, haverá 1.700 policiais militares no

trabalho, dos quais 420 somente paraLondrina. Para a área do 3º Coman-do Regional, com sede em Maringá,serão mobilizados 1.313 policiais mili-tares, sendo 180 somente para Ma-ringá.

O 4º Comando Regional da PM(Ponta Grossa) contará com 883 po-liciais militares, além de 1.400 para o5º Comando Regional da PM (Cas-cavel) e 600 para o 6º ComandoRegional da PM (São José dos Pi-nhais).

APOIO – No dia da eleição, todoo efetivo do Centro de Operações

Policiais Especiais (Cope) estará emregime de plantão. Os policiais per-manecerão de plantão nas dependên-cias do TRE, na capital. O Centro In-tegrado de Atendimento ao Cidadão(CIAC/Centro), anexo ao 1º DistritoPolicial de Curitiba, centralizará o tra-balho da polícia judiciária. Todos osdelegados divisionais permanecerãono CIAC/Centro das 7h30 às 18 ho-ras do domingo. As Subdivisões Poli-ciais do interior deverão encaminharrelatório ao CIAC-Centro com resu-mo das situações.

“Estaremos de prontidão para a

instauração imediata de procedimen-tos criminais contra quem perturbar apaz e o bem estar. A Polícia Civil estáem alerta não só na capital como emtodo o Paraná”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Viníciusda Costa Michelotto.

Nenhuma pessoa pode ser pre-sa ou detida, salvo em flagrante deli-to, ou em virtude de sentença criminalcondenatória por crime inafiançável,a partir de cinco dias antes do iníciodas eleições e até 48 horas após oencerramento do primeiro turno daeleição.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, fala sobra a Operação Eleições 2012

Homem é morto a tirospróximo a linha de trem

Redação Bonde

Um homem de 30 anos foimorto a tiros na noite de terça-feira (2). De acordo com infor-mações da Polícia Militar, Lean-

dro Mendes Vilela foi encontra-do nas margens da linha férrea,na Vi la Mariana em Cornél ioProcópio com vários ferimentospor arma de fogo.

Uma equipe do Samu foi aci-

onada e chegou a levar a vít i-ma até a Santa Casa da cidade.Porém, o homem sofreu uma he-morragia, não resistiu aos feri-mentos e morreu no local. A Po-lícia Civil vai investigar o caso.

Setembro/12

Page 8: Correio do Norte - Edição 633

8 QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012 - EDIÇÃO 633GERAL

Carta abertaA VERDADE SOBRE A PENITENCIÁRIA EM CAMBARÁ

De CambaráDa Assessoria

As explicações da secretária daJustiça, Cidadania e Direitos Hu-manos, Maria Teresa Uille Gomes,que negou a intenção de se trazeruma penitenciária para Cambará,ainda deixam dúvidas sobre aquestão.

Ela afirmou em recente docu-mento envia-do à Câmarados Vereado-res que se-rão cr iadas6350 novasvagas no sis-tema, maspara atendera demandaestadual é ne-cessário a cri-ação de cer-ca de 12 mil vagas. O governo jádivulgou os locais em que serãoconstruídas as novas unidades pri-sionais e a relação dos estabeleci-mentos que serão ampliados, o quevai aumentar a oferta em 5264 va-gas. E as cerca das 7mil vagas queainda restam para chegar as de 12mil necessárias? Para onde serãomandados esses detentos? A contanão bate. Serão precisas maisconstruções do que as que estãosendo anunciadas pela secretaria.

Ao que tudo indica, a popula-ção cambaraense irá receber essepresente de grego que é a peni-tenciária mais cedo do que imaginaporque os recursos já foram libe-rados para as obras e o governoterá que implantar o projeto de qual-quer forma.

E mais doque nunca, ogovernador vaiprecisar fazer omaior númerode prefeitos pos-sível, pois, se-não correrá or isco de f icarsem opção paraconstruir as no-vas unidades,porque o município precisa aceitaro projeto.

Em Cambará ele terá como op-ção o candidato a vice prefeito, LuizDias(Luiz da Certano), que é doPSDB. Em caso de vitória de Cer-tano, a porta estará aberta. Alémdisso, o candidato a vice de JoãoMattar, demonstrou interesse na

Governo terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistemaGoverno terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistemaGoverno terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistemaGoverno terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistemaGoverno terá que torcer para eleger o maior número de prefeitos do PSDB para facilitar a implantação de projeto de ampliação do sistemapenitenciárpenitenciárpenitenciárpenitenciárpenitenciário no Paraná. Se vencerio no Paraná. Se vencerio no Paraná. Se vencerio no Paraná. Se vencerio no Paraná. Se vencer, Luiz da Certano poderá abr, Luiz da Certano poderá abr, Luiz da Certano poderá abr, Luiz da Certano poderá abr, Luiz da Certano poderá abrir as portas do município para que a penitenciárir as portas do município para que a penitenciárir as portas do município para que a penitenciárir as portas do município para que a penitenciárir as portas do município para que a penitenciária seja construída em Cambará.ia seja construída em Cambará.ia seja construída em Cambará.ia seja construída em Cambará.ia seja construída em Cambará.

Reunião onde Luiz da Certano participou junto com demais lideranças com a Maria Teresa Uille Gomes

vinda da penitenciária anteriormen-te. Em declaração amplamente di-vulgada pela mídia, o Certano dis-se que "o município de Cambará éa primeira indicação da Secretariada Justiça, Cidadania e Direitos Hu-manos para abrigar o presídio desegurança máxima."

Portanto, nada está tão defini-do quanto pensam os habitantescambaraenses. Cambará continua

sendo abola da vezda secreta-ria de Justi-ça para im-p lan taçãode uma daspenitenciá-rias previs-tas para oestado.

Enten-da o problema

O déficit de vagas prisionais noestado é um dos mais críticos dopaís. Para complicar a situação, osrequisitos exigidos por lei para ainstalação desse tipo de projeto re-duz bastante a oferta de municípioscandidatos. E muitos dos que se en-quadram, não querem saber depresídio, como é o caso de Camba-rá.

Há que se esclarecer que asnotícias sobre a construção de umapenitenciária surgiram no ano pas-sado, quando a cidade foi sondadapara abrigar uma das novas uni-dades prisionais que deverão serconstruídas no estado.

Luiz da Certano declarou seuenvolv i -m e n t onos estu-dos deimplanta-ção dapeniten-c i á r i ademons-t r a n d ot o t a la p o i o ,pois, foi

ele, como líder do PSDB, que pro-videnciou a vinda da secretária deJustiça ao município para oferecera implantação do presídio.

Depois de uma consulta popu-lar em que se constatou que 92%dos habitantes eram contra a peni-tenciária, a proposta foi recusadapelo executivo municipal. Reunião onde Luiz da Certano participou junto com demais lideranças com a Maria Teresa Uille Gomes

Ao que tudo i nd i ca , ap o p u l a ç ã o c a m b a r a e n s eirá receber esse presentede grego que é a peniten-c iá r i a ma is cedo do queimagina porque os recur-sos já foram liberados paraas obras e o governo teráque implantar o projeto dequalquer forma.

"O município de Cambará éa primeira indicação da Secre-ta r ia da Jus t iça , C idadan ia eDireitos Humanos para abrigaro presídio de segurança máxi-ma", declaração de Luiz Dias(Luiz da Certano) em entrevistaa jornal local quando apresen-tou o p ro je to à p re fe i tu ra deCambará no ano passado.

CO

NT

RA

TO

06

PU

BL

ICA

ÇÕ

ES

- R

$ 16

6,00