coordenadoria do curso de letras - ufsj.edu.br 2009... · principais metaplasmos. caracterização...

2
COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS Ano: 2009 Semestre 2º Unidade Programática: IELin Carga Horária: 60 Módulo: Linguística Histórica Ciclo Professor: Cláudio Márcio do Carmo Departamento: DELAC Ementa: Linguística Histórica x história da linguística. Percepção da mudança nas línguas. Língua Escrita x língua oral: a questão da variedade. Alguns aspectos terminológicos. Características da mudança. Cientificidade e constituição da Linguística Histórica. Linguística Histórica e Linguística Românica. Famílias Linguísticas. Principais metaplasmos. Caracterização do Português do Brasil: da romanização ao Português Contemporâneo. Objetivos: 1 – introduzir o aluno no universo da Linguística Histórica; 2 – caracterizar a Linguística Histórica e seu papel no estudo das línguas; 3 – verificar a continuidade da mudança bem como a importância das variedades linguísticas; 4. estreitar os laços entre a Linguística Histórica e a Linguística Românica para o estudo e desenvolvimento das habilidades do profissional do ensino, em especial, do ensino de Língua Portuguesa; 5 – verificar os principais metaplasmos que culminaram com o Português; 5 – fornecer um panorama do Português do Brasil desde o processo de romanização. Conteúdo Fundamentos da Linguística Histórica; Diferenciação entre Linguística Histórica e história da linguística. A questão da mudança e da variedade nas línguas. Aspectos terminológicos em Linguística Histórica. A relação entre Linguística Histórica e Linguística Românica. Famílias Linguísticas. Principais metaplasmos. Caracterização do Português do Brasil desde o processo de romanização. Metodologia e Recursos Auxiliares Aulas expositivas, debates e seminários.

Upload: buitram

Post on 29-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COORDENADORIA DO CURSO DE LETRAS

Ano: 2009 Semestre 2º

Unidade Programática: IELin

Carga Horária:

60

Módulo:

Linguística Histórica

Ciclo 2º

Professor: Cláudio Márcio do Carmo Departamento: DELAC

Ementa: Linguística Histórica x história da linguística. Percepção da mudança nas línguas. Língua Escrita x língua oral: a questão da variedade. Alguns aspectos terminológicos. Características da mudança. Cientificidade e constituição da Linguística Histórica. Linguística Histórica e Linguística Românica. Famílias Linguísticas. Principais metaplasmos. Caracterização do Português do Brasil: da romanização ao Português Contemporâneo.

Objetivos: 1 – introduzir o aluno no universo da Linguística Histórica; 2 – caracterizar a Linguística Histórica e seu papel no estudo das línguas; 3 – verificar a continuidade da mudança bem como a importância das variedades linguísticas; 4. estreitar os laços entre a Linguística Histórica e a Linguística Românica para o estudo e desenvolvimento das habilidades do profissional do ensino, em especial, do ensino de Língua Portuguesa; 5 – verificar os principais metaplasmos que culminaram com o Português; 5 – fornecer um panorama do Português do Brasil desde o processo de romanização.

Conteúdo Fundamentos da Linguística Histórica; Diferenciação entre Linguística Histórica e história da linguística. A questão da mudança e da variedade nas línguas. Aspectos terminológicos em Linguística Histórica. A relação entre Linguística Histórica e Linguística Românica. Famílias Linguísticas. Principais metaplasmos. Caracterização do Português do Brasil desde o processo de romanização.

Metodologia e Recursos Auxiliares Aulas expositivas, debates e seminários.

Avaliação Avaliações e trabalhos individuais e/ou em grupo.

Bibliografia básica COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. 7 ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976. 357 p. (Linguística e filosofia). ELIA, Silvio. Preparação à Linguística Românica. Rio de Janeiro: Livro Técnico S/A, 1979. ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 1992 NASCENTES, Antenor. Bases para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1961. PONTES, Ismael. Atlas Linguístico do Brasil (Alib): perspectivas teórico-metodológicas. Acta Scientiarum-Human and Social Sciences, Maringa: s.n, v.22, n.1, p. 1-6, mar. 2000.

Bibliografia de apoio ou complementar FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005. FERREIRA, Carlota da Silveira; CARDOSO, Suzana Alice Marcelino. Arco-íris no Brasil: um estudo linguístico-antropológico a partir dos atlas regionais. Revista do Gelne, Fortaleza: s.n, v.1, n.2, p. 21-24, 1999. MARTINS, Edson Ferreira; ZÁGARI, Mário Roberto Lobuglio. Atlas lingüístico do Estado de Minas Gerais: o uso do presente para explicar o passado na fonética da variedade brasileira do português. Revista da pesquisa & pós-graduação, Ouro Preto: UFOP, v.2, n.2, p. 56-60, jul./dez. 2000. ____________________________ __________________________________ Cláudio Márcio do Carmo Márcia Barreto Berg

Professor Coordenadora Data: ____/____/______ Data: _____/_____/______