contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino

2
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM Edson Francisco de Andrade Aluno: Ciro Alves dos Santos Com base no texto de Edson Francisco de Andrade que faz analise nas concepções de Vygotysk e Piaget, que são defendidas por educadores na atualidade. Faz um breve sobre as confusões que são geradas ao longo deste processo de redirecionamento politico-pedagógico e do modismo que se formou em torno da proposta construtivista e trás á tona elementos centrais das obras dos autores citados a cima. Ressalta que a teoria de Piaget imprescindível a discussão sobre o construtivismo a ser implantada no âmbito educacional. A obra de Piaget foi sendo aos poucos adaptada ao contexto da educação brasileira e a intenção de seu trabalho é identificar nas teorias de Piagetiana subsídios para a proposta politico pedagógica tendo a ação do sujeito sobre o meio como qualidade de extrema importância na construção do conhecimento ,diz autor. Também afirma que de fato para Piaget o sujeito é o protagonista na aquisição do conhecimento Isto significa que a criança tenta sempre adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela tem até aquele período. Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo Piaget coloca que o aprendizado é individual. Será construído na cabeça do sujeito a partir das estruturas mentais que ele possui. A relação professor- aluno, Piaget a coloca baseada na cooperação de ambos e o professor assumindo o papel apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação. Tanto Vygotsky como Piaget partilham a visão construtivista, firme na ideia de que a única aprendizagem significativa é a que ocorre através da interação entre o

Upload: ciro-alves-santos

Post on 26-Jan-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Psicologia

TRANSCRIPT

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Edson Francisco de Andrade

Aluno: Ciro Alves dos Santos

Com base no texto de Edson Francisco de Andrade que faz analise nas concepções de Vygotysk e Piaget, que são defendidas por educadores na atualidade. Faz um breve sobre as confusões que são geradas ao longo deste processo de redirecionamento politico-pedagógico e do modismo que se formou em torno da proposta construtivista e trás á tona elementos centrais das obras dos autores citados a cima.

Ressalta que a teoria de Piaget imprescindível a discussão sobre o construtivismo a ser implantada no âmbito educacional. A obra de Piaget foi sendo aos poucos adaptada ao contexto da educação brasileira e a intenção de seu trabalho é identificar nas teorias de Piagetiana subsídios para a proposta politico pedagógica tendo a ação do sujeito sobre o meio como qualidade de extrema importância na construção do conhecimento ,diz autor. Também afirma que de fato para Piaget o sujeito é o protagonista na aquisição do conhecimento Isto significa que a criança tenta sempre adaptar os novos estímulos aos esquemas que ela tem até aquele período. Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo Piaget coloca que o aprendizado é individual. Será construído na cabeça do sujeito a partir das estruturas mentais que ele possui. A relação professor-aluno, Piaget a coloca baseada na cooperação de ambos e o professor assumindo o papel apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação.

Tanto Vygotsky como Piaget partilham a visão construtivista, firme na ideia de que a única aprendizagem significativa é a que ocorre através da interação entre o sujeito, o objeto e outros sujeitos: “colegas ou professores”.

Assim o caráter sócio interacionista de Vygotsky reflete a sua compreensão de que tanto a utilização de recursos materiais ou psicológicos como também a presença de agentes mediadores na figura do mais experiente, representa uma proposta pedagógica que parte do pressuposto de que o individuo constrói conhecimento uma relação permeada um com o outro. Provavelmente, a maior presença da teoria de Vygotsky habita na ênfase que ele dá ao papel dos contextos culturais e da linguagem no processo de aprendizagem. Como afirma o criador desta obra O sujeito aqui não é mais aquele solitário presente na obra de Piaget. Visto que para Vygotsky a mediação social tem lugar central no processo de construção do conhecimento.

Para finalizar quero reforçar a ideia de que as teorias de Piaget e de Vygotski vão ser importantes para a educação na medida em que nos ajudarem a ver de modo diferente os fenômenos que envolvem a mesma.