contribuiÇÃo sindical - sicovamm.com.br · conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança...

16

Upload: phunglien

Post on 07-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá
Page 2: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200804

A cidade de Mogi Mirim pode sediar a mais nova escola do SENAC. Se houver de fato o interesse por parte da escola em inaugurar mais uma unidade do SENAC, o espaço físico é uma garantia. O prefeito Carlos Nelson Bueno ofereceu a área da antiga FEBEM para as instalações do SENAC na cidade.

Scomparin e Carlos Nelson trabalham para trazer unidade do SENAC a Mogi Mirim

Para que o Sindicato do Comércio Varejista, Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim (SICOVAMM) represente de maneira ideal os comerciantes do setor, é muito importante que todos contribuam.

A contribuição não garante apenas benefícios, garante também uma participação ativa nos rumos que o setor varejista pretende

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: POR QUE CONTRIBUIR?

A LEIA contribuição sindical

é prevista na legislação consolidada pelo decreto-lei nº 5.452 de 01 de maio de 1943. Corresponde ao pagamento anual de taxa pelos micros, pequenos, médios e grandes empresários e prestadores de serviços aos seus respectivos representantes sindicais.

VALORES E DATASA contribuição é calculada

a partir do capital social que a empresa registra em seu contrato na Junta Comercial.

Para citações sem acréscimos, somente é válida a data de vencimento anual do imposto que é o último dia útil do mês de janeiro.

INADIMPLÊNCIAAs organizações sindicais

possuem meios legais para efetuar as cobranças dos contribuintes, inclusive a própria CLT. Os artigos 580 e 606 orientam a forma de correção financeira que deverá ser aplicada às contribuições devidas.

Prefeito ofereceu área da antiga FEBEM para as instalações

seguir na cidade, no estado e no país, através da representação garantida pela sua entidade de classe. Os recursos que nos são enviados têm um único objetivo: fortalecer o segmento do comércio varejista em todos os aspectos, desde o mais global, através da defesa permanente de seus interesses, até o mais particular, através do apoio em todos os níveis aos nossos comerciantes.

DESTINO DO TRIBUTOA divisão do tr ibuto é

efetuada pela fonte recebedora da seguinte forma: 20% para o Ministério do Trabalho, 60% para o Sindicato, 15% para a Federação e 0,5 para a Confederação.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) tem unidades espalhadas por todo o Brasil, em mais de 400 municípios, mas atende cerca de 2500 cidades que tangem as unidades escolares.

Atualmente o SENAC possui mais de 1 milhão de alunos.

Receita cedida por Nelson Patelli.

- Ingredientes

- Preparo

1 copo de açúcar

1 copo de água fervente

1 lata de leite condensado

1 ½ copo de leite fervendo

6 ovos

Derreta o açúcar na panela e

acrecente a água. Coloque o leite

condensado e o leite e cozinhe de

2 a 5 minutos. Adicione os ovos

batidos e deixe cozinhar sem mexer

por aproximadamente 5 minutos.

Envie você também sua receita para nossa re d a çã o , j o r n a l i s m o @ t h e o d o ro j r. co m . b r

Minha Receita

Espera marido

José Antonio Scomparin - Presidente do SICOVAMM, Carlos Nelson Bueno - Prefeito de Mogi Mirim, José Rui Duarte de Almeida – Engenharia, Sueli Miwa – Gerente da Unidade Senac Mogi Guaçu, Ana Maria de Ascenção – Gerente de Operações, Lucila Mara Sbrana Sciotti – Superintendente de Operações e Fernando Marques – Arquitetura.

Page 3: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO

05

SICOVAMM

Palavra do Presidente

José Antonio ScomparinPresidente do SICOVAMM

6

8

12

14

15

17

índice

10

Projeto

Projeto

Economia

Notícia

Informação

Comemoração

Campanha

“Pólo Gastronômico” agora tem identidade

Revitalizaçãodo centro

Como funciona uma usina de compostagem

Auxílio doença cancela férias

Comércio tem novo salário

SEBRAE São Joãocomemora 10 anos

SICOVAMMpremia população

MensagemNão esqueça o priNcipal! Conta a lenda que certa mulher pobre, com

uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:

“Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.

Lembre-se, porém, de uma coisa: depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal....”

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

A voz misteriosa falou novamente:“Você agora só tem oito minutos.”Esgotados os oito minutos, a mulher,

carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...

Lembrou-se, então, que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre!

A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.

O mesmo acontece muitas vezes conosco. Temos aproximadamente oitenta anos para viver neste mundo e uma voz sempre nos adverte: “Não se esqueça do principal!” E o principal são os valores espirituais, a vida, as amizades, o amor!!! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: os tesouros da alma! Que jamais nos esqueçamos que a vida, neste mundo, passa breve e que a morte chega inesperadamente. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.

Não esqueçamos, pois do principal!

A Revista CIDADE&COMÉRCIO pretende oferecer a você, leitor, informações e conhecimento das atividades de nosso sindicato (SICOVAMM) e das notícias de nossa cidade relacionadas ao comércio, serviços e turismo.

Não escrevo há um bom tempo e confesso que estou com saudade de deixar a vocês um pouco de meus pensamentos e idéias. Não tenho o domínio da escrita, embora tenha tido professores maravilhosos: a eles minhas desculpas. Assim sendo, não escrevo com palavras “pomposas” e com termos técnicos, mas escrevo com o coração.

Então, vamos lá!

Estive no jogo em que o Mogi Mirim subiu para a divisão de elite do futebol paulista e ali encontrei dezenas de conhecidos que há tempo não via. Foi uma felicidade imensa!

Todos, como eu, com muitos anos nas costas, mas com uma juventude interior muito grande que me fez falar: “Envelhecemos, mas estamos iguais”.

Isso tudo me lembrou de uma frase que diz: “A

juventude do espírito tem que prevalecer s o b r e a i d a d e d o corpo”.

Para que isso ocorra, é necessário acreditar na verdade, pois ela tem somente uma roupa, ao contrário da mentira que tem inúmeras vestimentas: uma mais linda que a outra!

Mas a verdade nos leva a crer e acreditar que, apesar de tudo o que estamos vendo, é necessário passar a essa geração os valores que foram deixados pelos nossos antepassados. Não é uma tarefa fácil, mas valerá a pena: aos que acreditam que é possível melhorar, aos que incentivam as boas atitudes e aos que não arqueiam perante as dificuldades.

PAZ E BEM!

A revista CIDADE & COMÉRCIO é distribuída gratuitamente.Sugestões e colaborações: Rua Áurea, nº 715, Nova MogiMogi Mirim/SP - CEP 13800-206Tel: (19) 3806.5601E-mail: [email protected]@theodorojunior.com.br Equipe responsável: Diretoria do SICOVAMM. Produção e responsabilidade: Theodoro Jr - Gestão de Marcas. E-mail: [email protected] Tel: (19) 3806.3679. Consultor Editorial: Nelson Theodoro JuniorReportagens: Felipe Forti Tonon Assistente de Reportagem: Aline PrebelliArte e diagramação: Jorge Luiz Rodrigues Assistente de Arte: Raphael Cegatti Bridi Direção de Arte: Nelson T. JuniorContato Publicitário: Renata Ap. Fuzeto Macedo(19) 3806.6885 / 3806.5601. Presidente do SICOVAMM: José Antonio Scomparin

As matérias assinadas e anúncios publicitários, bem como as imagens que as integram, são de inteira responsabilidade de seus autores ou anunciantes, não representando necessariamente a opinião da revista, dos editores ou do jornalista responsável. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução integral ou parcial desta publicação ou de qualquer um de seus componentes (textos, imagens, etc.), desde que seja citada a fonte (REVISTA do SICOVAMM).

Ano 1 - n 1 - Maio 2008

Page 4: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200806

O projeto em desenvolvimento qualifica o setor comercial, proporcionando maior segurança aos pedestres, condutores de veículos e comerciantes, além de diminuir a incidência de furtos e violência, promovendo o bem-estar da população.

Revitalização do centroSICOVAMM

A reforma do centro da cidade trará diversos benefícios, principalmente aos moradores e turistas.

Segundo Scomparin, a Revitalização vai favorecer o comércio de forma a oferecer maior comodidade aos consumidores e conseqüentemente aumentar as vendas. “A obra está orçada entre um a dois milhões de reais. Esperamos continuar obtendo o apoio e ajuda daqueles que se preocupam em atender às necessidades do povo, assim como o SICOVAMM e os demais interessados em fazer de Mogi Mirim a CIDADE SIMPATIA”, concluiu.

Mais 200 vagas de estacionamentoAlém da segurança, o novo centro vai conter vagas

melhor distribuídas e em maior número, tanto no estacionamento de carros quanto de motos. Calçadas adequadas e mais largas, melhor iluminação e eliminação das enxurradas por meio da construção de galerias subterrâneas de água e esgoto.

Números de vagas:Hoje Após o projeto

450 650

Marco Antônio Campos, 25 anos e formado desde 2005 em Engenharia civil pela PUC, Campinas e em Matemática pelo Instituto Maria Imaculada em Mogi Guaçu. Atualmente cursa mestrado na Unicamp.

Segundo o engenheiro Marco Antônio Campos, o Centro de Mogi Mirim vai ganhar uma nova identidade e possibilitará um melhor convívio entre os lojistas e consumidores.

O engenheiro Marco foi convidado para desenvolver o projeto pelo diretor José Luis e tem recebido total apoio da diretoria.

Em reunião com a assessora do Deputado Nelson Marquezeli, Burbara Zogbi, o presidente do SICOVAMM e do PTB de Mogi Mirim, José Antonio Scomparin, e o presidente da Câmara Municipal José dos Santos Moreno (Mogiano) fo i so l ic i tada verba para implantação das câmeras em

Deputado Marquezelli garante 300 mil.

Diretor do SICOVAMM José Luis Ferreira apresentou projeto aos comerciantes

nossa cidade. Contamos, também, com o apoio do capitão Rui Machado de Oliveira, comandante da Guarda Municipal e do empenho de nosso prefeito Carlos Nelson Bueno. Isso tudo resultou no pedido de verba no valor de R$ 300.000,00, que será liberado após os trâmites burocráticos. A instalação de câmeras no centro da cidade diminuirá a incidência de furtos e roubos, possibilitando maior segurança aos nossos clientes e seus familiares.

José Antonio Scomparin , Nelson Marquezelli e José dosSantos Moreno, na reunião que resultou no aprovamento do projeto.

Projetos

Page 5: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 07

Revitalização do centro

O projeto quer transformar a região central em um verdadeiro shopping a céu aberto.

Uma das alternativas é direcionar a estrutura do centro com alamedas para que as pessoas caminhem como num shopping. A região central da cidade tem um público diário de 3600 pessoas, que passam pelas ruas, lojas e bancos do centro comercial.

A cidade de Mogi Mirim é dona de uma das maiores frotas do estado em proporção ao número de habitantes.

São aproximadamente 35 mil veículos na cidade.

Para que o projeto se concretize, o diretor do SICOVAMM está realizando visitas em algumas cidades que estão passando por revitalizações, estudando as melhores alternativas.

Shopping a céu aberto é proposta do SICOVAMMInvestimentos em segurança são primordiais no projeto de revitalização

A central de monitoramento será controlada pelaGuarda Municipal em um ponto estratégico na cidade de Mogi Mirim com efetivo treinado para conduzir com sigilo todas as imagens captadas. Futuramente o monitoramento estará também nas entradas da cidade.

As câmeras terão tecnologia capaz de captar imagens a 300 metros de distância com alta definição com mobilidade de 360 º.

SEBRAE trará projeto que revitalizará lojasO trabalho do SICOVAMM, através do presidente José Antonio

Scomparin, fechou mais uma parceria com o SEBRAE. 30 lojas da região central de Mogi Mirim participarão do projeto, que vai revitalizar lojas para se adequarem aos padrões capazes de atrair turistas.

Os lojistas interessados podem entrar em contato com o SICOVAMM para obter mais informações. Pelo telefone: 3806 5601 ou pelo site www.sicovamm.com.br.

Ilust

raçã

o: Jo

rge

Luiz

Rod

rigue

s

Page 6: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200808

SICOVAMM

A idéia de transformar Mogi Mirim em pólo gastronômico regional surgiu há três anos. O SICOVAMM tem se esforçado junto ao comitê gestor para que o projeto se torne realidade, tendo parceria

“Pólo Gastronômico”agora tem identidade

com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAC (Serviço Nacional do Comércio), SENAI (Serviço Nacional da Indústria), SESC (Serviço Social do Comércio)

e SESI (Serviço Social da Indústria). O presidente do SICOVAMM, José Antônio Scomparim, acredita que o pólo beneficiará o comércio em geral de Mogi Mirim, ajudando na arrecadação de lucros.

Quem faz parte da pareceria:

o projeto reúne 21 estabelecimentos, que estão se adequando às necessidades da população, com o objetivo de atrair consumidores.

SICOVAMM participa do curso de turismo rural

O SICOVAMM, representado p o r N e l s o n T h e o d o r o Junior, visando uma maior capacitação para poder atender e desenvolver o turismo de Mogi Mirim, está participando do curso de turismo rural, oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Com realização do Sindicato Rural de Mogi Mirim, conta c o m a p a r t i c i p a ç ã o d e representantes de inúmeras entidades. Em Mogi Mirim, o projeto tem a intenção de criar uma rotatividades de turistas, oferecendo aos mesmos bons restaurantes, hotéis e até mesmo visitas em fazendas.

Nelson Patelli passou informações sobre a histório de Mogi Mirim aos Integrantesdo curso

Vice-presidente do SICOVAMM

Nelson Theodoro Junior

BrasileiríssimoAv. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, 860, Jd. Nossa Sra Aparecida

Bar do TinaRua Padre Roque, 1581, Jd. Áurea

Restaurante BiliskãoRua Santa Cruz , 1.140, Santa Cruz

Pizzaria Colônia ItalianaRua João Davoli, 131, Santa Cruz

Restaurante Rotisserie Santa CruzRua Santa Cruz, 373, Santa Cruz

Bar e CiaRua 13 de Maio, 284, Centro

Restaurante Arara AzulAv. Brasil, 1220, Centro

Pizza D’OroRua José Bonifácio, 587, Centro

Esfirra Chopp e CiaAv. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos,

Churrascaria do TchêRod. SP 340 Km. 163

Café CantinaRodovia Deputado Miguel Martini, 199

Tempero MineiroRod. SP 340 Km. 166

Dois IrmãosAv. Pedro Botesi, 2610, Jd. Flamboyant

Mac BalãoRua Yara Leonor Costa Manso, 214Jd. Anselmo Lopes

Cia MogianaRua Olavo Bilac, 304Jd. Nossa Sra Aparecida

Restaurante da CachoeiraRod. Dep. Miguel Martini, 271Bairro Cachoeira de Cima

Opção Bar MusicRua José Bonifácio, 85, Centro

Toca da CachaçaRua Dr. Ulhoa Cintra, 325 , Centro

Estação ChoppRua Dr. José Alves, 77, Centro

Cine CaféRua José Bonifácio, 31, Centro

Pizzaria D’ParmaRua Padre Roque, 1941

Scomparin e o Prefeito Carlos Nelson na entrega do selo do Pólo Gastronômico

Projetos

Page 7: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 09

Vice-presidente do SICOVAMM

Nelson Theodoro Junior

Trabalho além dos muros

José Antônio Scomparin, presidente do PTB de Mogi Mirim e também presidente do SICOVAMM, e o presidente da Câmara José dos Santos Moreno, trabalham há tempo com o deputado do PTB Nelson Marquezelli, a fim de tornar Mogi Mirim um pólo de projetos e recurso voltados às áreas social, ambiental e cultural, visando melhoria na qualidade de vida dos mogimirianos.

Esse trabalho conjunto já começa a dar frutos. A verba de R$ 23 milhões, conseguida pelo deputado petebista, é oriunda do PAC II (Programa de aceleração do crescimento) do governo federal. Marquezelli esteve na cidade no último dia 10 e ratificou a posição de priorizar as obras de uma usina de compostagem na a cidade de Mogi Mirim. “Essa é apenas uma pequena mostra do nosso trabalho. Se continuarmos essa parceria, novos projetos serão estudados, a fim de fazer da cidade de Mogi Mirins referência no interior paulista” afirmou Marquezelli.

A usina, além de gerar empregos e renda para os mogimirianos quando em pleno funcionamento, poderá tratar o lixo das cidades vizinhas como Mogi Guaçu, Itapira, Espírito Santo do Pinhal, Conchal entre outras cidades da Baixa Mogiana.

É um projeto sustentável com foco na melhoria da qualidade de vida. Este é o grande interesse de José Antônio Scomparin, presidente do PTB municipal e presidente do SICOVAMM e também de José dos Santos Moreno presidente da Câmara.

O Sindicato do Comércio Varejista, Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim (SICOVAMM) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) fazem parceria acadêmica e promovem uma série de cursos relacionados ao mercado varejista.

O programa é voltado para associados e sindicatos filiados, além de comerciantes em geral, permitindo aos participantes ampliarem o conhecimento sobre a gestão de negócios varejistas e o posicionamento das redes, ao seguir as premissas do marketing de varejo, da inteligência de mercado, do planejamento, do visual merchandising e das ações promocionais. Os cursos englobam também disciplinas como fator humano, finanças, plano de negócios e gestão.

A parceria entre o SICOVAMM e a ESPM se estenderá por todo

SICOVAMM, FECOMÉRCIO E ESPM lançam cursos para o mercado varejista

ano com uma programação completa de cursos, como:

• Promoção de vendas no varejo.• Comunicação no varejo.• Gestão de loja: em busca da distância operacional.• Controle de estoques.• Prevenção de perdas no varejo.• Definição e gestão do mix de produto.• Compras e negociação no varejo.• Precificação.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no SICOVAMM através do telefone (19) 3806-5601 ou através do site www.sicovamm.com.br.

Page 8: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200810

SICOVAMM

Economia: Como funciona uma Usina de Compostagem

SICOVAMM e PTB apostam na sustentabilidade.

A cidade de Mogi Mirim produz diariamente 55 toneladas de lixo, segundo o DCM (Departamento de Serviços Municipais). Sem um aterro sanitário que comporte a demanda, o lixo é transportado para um aterro na cidade de Paulínia. Com o transporte, a prefeitura municipal tem uma

despesa de R$ 84,29 por tonelada. Assim, o custo diário é de R$ 4635,95 e 139.078,50/mês apenas para o transporte do lixo. Com o trabalho da usina de compostagem, das 55 toneladas, que atualmente são enviadas para Paulínia, apenas 6 ton serão enviadas, reduzindo o custo diário com o transporte em R$ 505,74, obtendo uma economia de quase 90%.

Como funciona

O lixo, que é transportado para Paulínia, será enviado para a usina e lá começará o processo de seleção dos materiais. Na esteira de catação, onde essa seleção ocorrerá, cerca de 150 pessoas trabalharão quando a usina estiver em seu pleno funcionamento. Este serviço não exige qualificação, possibilitando o ingresso de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. Estimando que cada funcionário tenha uma família com quatro integrantes, indiretamente 600 pessoas serão beneficiadas.

A p r o v e i t a m e n t o d o material

Após o processo de seleção de materiais, toda a matéria o r g â n i c a p a s s a r á p e l o processo de compostagem* e os materiais recicláveis serão vendidos e utilizados para outros fins (evitando a contaminação do solo, ar e água nos aterros sanitários), conforme o ocorrido no Natal na cidade de Campinas.

A arte da reciclagem

No Natal de 2007, a prefeitura de Campinas utilizou cerca de 1,2 milhão de garrafas pet de dois litros para fazer a decoração da cidade. O “Natal de pets” foi inspirado na decoração natalina da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Os enfeites foram colocados em 16 praças da cidade e em algumas ruas. No Brasil são produzidas anualmente cerca de 6,2 bilhões de garrafas pet por ano. Em Mogi Mirim, são consumidas, em média, 3 milhões de garrafas pet por ano. O Natal de Mogi Mirim poderá seguir este exemplo.

Page 9: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 11

LEMBRANDO

Material Tempo para decomposiçãoRestos Orgânicos 6 a 12 mesesGoma de mascar 5 anosLata de aço 10 anosPlástico Mais de 10 anosLata de Alumínio Não se decompõe

Entenda mais sobre a compostagem e seus benefícios

Geramos: 55 toneladas (Lixo orgânico e reciclável)Aproveitaremos – 88% (Parte na reciclagem e parte transformados em “composto”)Não utilizados: 6 das 55 toneladas (enviados ao aterro com economia de 90%)

Gasto com o lixo atualmenteR$ 1.668.942/ano

Com a Usina em funcionamentoR$ 182.066,40/ano

Compostagem é um processo biológico de decomposição de matéria orgânica, que pode estar contido em restos de origem animal ou vegetal. O produto final, resultante do processo de compostagem, pode ser considerado como um enriquecedor do solo (adubos orgânicos), ou seja, ele poderá ser aplicado ao solo para melhorar a suas características, sem que haja uma contaminação do meio ambiente.

As vantagens da compostagem são indiscutíveis e podemos destacar: economia de espaço físico em aterro sanitário, reaproveitamento agrícola da matéria orgânica produzida e reciclagem dos nutrientes contidos no solo.

Este processo pode ocorrer de duas maneiras: através do método natural, em que a fração orgânica do lixo é levada para um pátio e organizada em leiras. A partir daí entra outro processo denominado de aeração, que é necessário para que a atividade biológica entre em ação, o que possibilita a decomposição da matéria orgânica de forma mais rápida. Este processo pode variar de três a quatro meses.

Já no método acelerado, a aeração é forçada por tubulações perfuradas, passando por um processo de injeção de ar sob pressão, o que fará com que todo o processo da compostagem seja mais rápido. O tempo estimado para esse processo varia de dois a três meses. Outros fatores também interferem no processo, como cor dos materiais, temperatura e umidade.

*Valor suficiente para aproximadamente:97 casas populares

498 mil merendas escolares

ECONOMIA DE

R$ 1.486.875,00

Ilust

raçã

o: Jo

rge

Luiz

Rod

rigue

s

Page 10: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200812

NotíciasSICOVAMM

No cartório de qual praça deve ser protestado o cheque que deixou de ser pago por falta de fundos? Esta dúvida, mais freqüente do que se imagina, aparece toda vez que é necessário protestar um cheque sem fundos, cuja praça de origem é diferente daquela onde foi recebido. Um cheque emitido para paga-mento de uma compra em São Paulo, por exemplo, pode ter sua origem, ou seja, a praça da agência na qual se encontram os fundos para seu paga-mento, em outra cidade, ou mesmo em outro estado. O protesto será feito na capital paulista?Não. O advogado Raphael, da

Assessoria Jurídica do SICOVAMM, explica por que: “o cartório competente para lavratura do protesto do cheque é sempre o do local onde o mesmo deveria ter sido pago, ou seja, o cartório da praça na qual se situa a agência bancária detentora dos recursos para efetuar o pagamento, ou o mais próximo, compe-tente”. Ele esclarece que o artigo 48 da lei 7.357/85, conhecida como Lei do Cheque, determina isso, expressamente.

O Assessor jurídico da SICOVAMM aconselha o credor a estar sempre atento à praça de emissão, ao receber um cheque.

Cheque sem fundos,

Nem sempre o sabemos qual é o cartório certo

Não tem direito a férias o empregado que, durante o período aquisitivo, recebeu auxílio doença por mais de 6 meses, segundo a desem-bargadora Anelia Li Chum, em acórdão unânime da 5ª turma do TRT da 2ª Região: “Nos termos do artigo 133, IV, da CLT, não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo, ter recebido da Previdên-cia Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora

Venda cancelada não paga

O pagamento de comissões é indevido em caso decancelamento da venda. Em sua edição de 18/01/2008, o Diário Oficial Eletrônico informa que assim decidiu o Desembargador Paulo Augusto Câmara, em acórdão unânime da 4º Turma do TRT da 2º Região; “Vendas cance-ladas. Pagamento de comissões indevido. So-

comissão ao vendedor

onde protestar?Auxílio-doença

bre vendas inadimplidas, estornadas ou canceladas por iniciativa do adqui-rente, não é devido o pagamento de comissões, a teor do que consta no artigo 466, parágrafo 1º da CLT, segundo o qual comissões são exigíveis conforme a respectiva liquidação. No mesmo sentido, a Lei nº 3.207/57, artigo 7º.” (Proc.. 02948200303602000 – Ac. 20071095998)

cancela férias

descontínuos. Recurso or-dinário patronal conhecido e provido, no particular.” (Proc. 000902005069002001 – Ac. 20071069474)

Ser honesto: não minta e seja transparente.

Seja humilde e flexível. Se errar, assuma sua culpa. Não julgue os outros. Saiba trabalhar em equipe.

Não aceite o crédito de uma ação que não foi sua idéia. Se achar que ela é boa, cite o autor.

Seja pontual. Se você for do tipo que sempre se atrasa, ninguém contará com você.

Não critique os seus colegas de trabalho pelas costas. Tente corrigir o problema com eles particularmente.

Existem certas regras no trabalho que devem ser seguidas para não ser demitido em uma empresa.

Page 11: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 13

Nesse ano, Mogi Mir im vai competir com a UMAN d o M é x i c o , q u e p o s s u i aproximadamente 53 mil habitantes.

O que é o dia do Desafio?

Essa Campanha Mundial foi criada no Canadá e tem sido difundida desde 1995 no Brasil, com o intuito de incentivar as cidades dos cinco continentes a praticar atividades físicas, ressaltando a importância do esporte na manutenção da

SaúdeDIC

AS

Boa postura

SICOVAMM, SESC E O DERELREALIZAM DIA DO DESAFIO.

saúde. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Real izado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas inter rompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

A realização no continente

americano é coordenada pelo SESC-SP com a colaboração de suas unidades regionais. Porém, todas as ações são organizadas e desenvolvidas pelas prefeituras municipais, que devem ocupar todos os espaços esportivos da cidade para a promoção das atividades. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Dia 28 de maio, quarta-feiraVista uma roupa e um par de tênis bem confortáveis e proponha às pessoas com as quais você mora,

estuda ou trabalha que o acompanhe por apenas 15 minutos numa atividade física qualquer, como uma dança, um jogo, uma brincadeira, uma corrida, uma caminhada, andar de bicicleta. Terminado

o exercício, telefone para o 3862 5189 / 3806 5601, e informe a atividade feita e quantas pessoas participaram. A informação ajudará a nossa cidade a somar pontos no Dia do Desafio!

Levantar ou carregar peso.Ao erguer um peso, abaixe-

se, flexionando os joelhos até em baixo, sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se possível, coloque o objeto em um carrinho e empurre-o, ao invés de carregá-lo.

Postura corretaPermaneça com as pernas

em baixo da mesa. Coloque o computador numa altura adequada e fique com os braços junto ao corpo. Utilize um suporte para que o texto fique na altura dos olhos.

No dia em que se comemora o dia do comerciante, 16 de julho, o SICOVAMM participará das gravações do “Programa do Jô” na Rede Globo de televisão.

Um grupo de 45 pessoas de Mogi Mirim fará parte da platéia do programa. Os entrevistados do dia ainda não estão confirmados.

No dia 16 dois programas serão gravados, um será apresentado no mesmo dia da gravação e o outro ainda não

Sicovamm no “Programa do Jô”

tem data definida para a exibição.

O g r u p o s a i r á ,de Mogi M ir im até a emissora do Morumbi da sede do SICOVAMM às 10h00 e deverá retornar por volta das 22h00.

“O Programa do Jô” vai ao ar de Segunda a Sexta-feira, após o “Jornal da Globo”

Os interessados devem

entrar em contato com o Sicovamm pelo telefone 3806 5601.

Poucas vagas!!!

Foto divulgação

Page 12: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200814

SICOVAMM

O SICOVAMM informa que foi acordado, em 04/04/2008, o reajuste de 7,00% (sete por cento) sobre os salários dos comerciários que recebem remuneração acima do piso, bem como os novos salários que assim ficaram definidos:

O percentual deverá ser aplicado sobre os valores de 1º/10/2006, proporcio-nais aos admitidos após 1º/10/2006, e direito à com-pensação das antecipações no período de 1º/10/2006 a 30/09/2007.

Acordou-se ainda, que, a partir de 1º/04/2008, fica vetada a admissão de auxili-ares do comércio, mantendo-se, entretanto, os prazos con-stantes no § 3º da cláusula 4 da CCT 2006/2007. Vetada a admissão de auxiliares do comércio, cria-se a função de INGRESSO I e II, restrita as empresas com tratamento privilegiado previsto na Lei Complementar nº 123/2006,

Comércio tem novoSALÁRIO

O C o n s e l h o R e g i o n a l do SES-SP prestou uma homenagem no mês de abril ao presidente do Sincomércio Araraquara, Ivo Dall’Acqua Júnior, declarando-o patrono da unidade do SESC em Araraquara.

Para José Antônio Scomparin, presidente do SICOVAMM Mogi Mirim, o trabalho que Dall’Acqua tem realizado é de grande importância ao Serviço Social do Comércio (SESC).

Segundo ele, Ivo vem se empenhando em cumprir o desenvolvimento do SESC de maneira a oferecer aos comerciários e à população em geral atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer de alto nível.

Ivo Dall’Acqua Júnior, recebe homenagem

“O homem não é funçãomas pode, em grande, sê-la, dando-lhe a

dimensão de seu sonho, ao tê-la.”Ivo Dall’Acqua

Scomparin define

Delfim Netocomo

referência na economia

No último dia 30, o presidente do SICOVAMM, José Antônio Scomparin, esteve na Federação do Comércio (FECOMERCIO) participando das esplanações econômicas do ex-ministro Delfim Netto.

As palavras de Delfim abordam com propriedade temas como cenário nacional e internacional, economia agrícola, macroeconomia, tendências e perspectivas na economia e no meio político.

“Ouvir pessoas bem informadas são referencial valioso para nos ajudar na interpretação do que temos pela frente”, afirmou Scomparin, no final do evento.

Projeto de atenção aos deficientes

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência, foi criado em agosto de 2007, o C.M.P.N.E (Conselho Municipal de Portadores de Necessidades Especiais).

O Conselho atende a população portadora de necessidades especiais e tem por objetivo promover a cidadania entre os mogimirianos, assegurar a qualidade de vida de seu público-alvo e fazer com que haja o envolvimento dos demais

municípios com a idéia.O Departamento de Educação e o

SICOVAMM colaboram com o projeto que integra a campanha de conscientização

“ P l a n t a n d o S e m e n t e s”. “Juntos podemos tornar a sociedade mais justa” afirmou o presidente do

SICOVAMM José Antonio Scomparin.

“Plantando Sementes” é uma campanha de conscientização que visa inclusão e diversidade

na proporção constante do § 1º da cláusula 4 da CCT- 2006/2007.

O funcionário poderá permanecer na função de INGRESSO, durante três meses, com a denomina-ção de INGRESSO I e salário de R$ 415,00, e mais seis meses como INGRESSO II e salário de R$ 473,00, quando passará a receber o salário normativo dos empregados em geral, de-vendo também ser alterada a função exercida.

As diferenças salariais dos meses de outubro, novem-bro, dezembro e 13º salário do ano de 2007, bem como janeiro, fevereiro e março de 2008, decorrentes do reajustamento deverão ser pagos em 01 (uma) parcela juntamente com a folha de pagamento do mês de abril de 2008. Mais informações: www.sicovamm.com.br

Page 13: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 15

O SICOVAMM ofereceu, no centro da cidade, rosas brancas às mães como forma de assimilar a pureza e a serenidade transmitida pelas flores ao amor de mãe.

Mães são homenageadasno centro da cidade

A entrega ocorreu no sábado, véspera do dia das mães, fazendo todas as homenageadas sentirem-se imensamente felizes.

“Queremos demonstrar o nosso reconhecimento pelas mães que tanto se esforçam, lutam e abdicam à própria

vida, fazendo do nosso amor por e las , a lgo tão singular”, afirmou J o s é A n t ô n i o S c o m p a r i n , pres idente do SICOVAMM.

O Escritório Regional (ER) de apoio às micro e pequenas empresas de São Paulo (SEBRAE), em São João da Boa Vista, realizou na noite da última quarta feira uma cerimônia em comemoração ao seu décimo aniversário.

Na cerimônia oficial, os funcionários, que integram a equipe do SEBRAE e alguns parceiros, realizaram discurso. Entre os oradores, estava o gerente executivo de operações do SEBRAE-SP, Alessandro Paes dos Reis. Ele salientou: “É necessária a

SEBRAE SÃO JOÃO 10 ANOS

união entre os empresários para a busca de soluções comuns”

Após a Cerimônia Oficial, o ER de SJBV apresentou um vídeo institucional s o b r e o s p r o j e t o s realizados pela entidade nos seus 20 municípios. Em seguida, houve uma apresentação da Orquestra Sinfônica Empresarial com a Orquestra Filarmônica Nacional, sob a regência do Maestro Walter Lourenção. O músico interagiu com o público, utilizando de seu

carisma e descontraída i n t e r p r e t a ç ã o e comparou a harmonia d e u m a e q u i p e empresarial com a de uma Orquestra.

Page 14: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 200816

SICOVAMM

O sorteio da promoção “Jogue contra a dengue”, idealizada pelo SICOVAMM em parceria com o departamento de educação e vigilância sanitária, aconteceu na última quinta- feira dia 15. A Estação Educação parou para acompanhar o sorteio que entregou como prêmio um microcomputador. Representantes de todas as escolas participantes estavam no local. O presidente do

SICOVAMM premia população

SICOVAMM, José Antônio S c o m p a r i n , r a t i f i c o u a importância da campanha para a cidade. “É fundamental o apoio das escolas para a mudança de hábitos da população”, disse Scomparin.

A representante da vigilância Sanitária, Ângela Catarina G u a r n i e r i , r e s p o n s á v e l pela inspeção na casa do c o n t e m p l a d o, t a m b é m acompanhou o evento e

parabenizou a participação da população. “Com os cupons e questionários vimos que, na teoria, a população está fazendo a sua parte, mas vamos analisar se, na prática, as pessoas estão agindo da maneira correta”, concluiu.

Pa r a F l á v i a R o s s i , d o departamento de educação, outras campanhas com certamente serão organizadas com o apoio do SICOVAMM.

“ Va m o s r e a l i z a r n o v a s campanhas na cidade com este mesmo foco. Queremos conscientizar as pessoas sobre problemas que envolvem a nossa sociedade”, afirmou.

Diretoras e coordenadoras do departamento de educação e um representante da prefeitura também estiveram na Estação Educação para acompanhar o sorteio.

Isabela Andrade da Silva, de 8

Sorteio aconteceu na Estação Educação na tarde da última quinta-feira.

1- Você mantém limpos e secos o reservatório de água externo da geladeira, as bandejas do ar condicionado e suportes de garrafa de água mineral?

2- Você mantém tanque, tambor, caixa d’água, poço, cisterna, latão e barril vedado?

3- Você mudou todas as suas plantas do jarro d’água para o vaso com terra?

4- Você guarda em local coberto ou mandou para reciclagem aqueles pneus que estavam no seu quintal?

5- Você lava a vasilha de água e comida do seu animal todos os dias?6- Você lembrou de jogar água sanitária nos ralos e canaletas?7- Você limpa sua calha, laje e marquise com freqüência?8- Você mantém seus vasos de planta sem pratinho?9- Aquele vaso sanitário que ninguém usa está tampado?10- Você coloca todas as garrafas com a boca para baixo?

Page 15: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

www.sicovamm.com.br | CIDADE & COMÉRCIO 17

anos, foi a aluna contemplada com um microcomputador. Ela cursa o terceiro ano do ensino fundamental na EMEB Professor Humberto Brasi, no Inocoop. A inspeção da vigilância sanitária foi realizada no mesmo dia

do sorteio. O apartamento o n d e m o ra I s a b e l a , fo i inspecionado e aprovado pela vigilância sanitária, dando o direito ao prêmio. O pai de Isabela, Edson Luiz da Silva, que estava no apartamento, não escondeu a felicidade,

assim como a mãe da menina, parecia não acreditar no que estava acontecendo. Além da representante da vigilância sanitária, participaram da inspeção César Doro do departamento de educação, Fábio Mota, representante

da prefeitura municipal e a diretora e vice da escola Humberto Brasi, Ana Maria Philomeno e Maria Cristina Rosa, respectivamente. A entrega do prêmio será entregue na prózima semana na EMEB Humberto Brasi.

José Antonio Scomparin- presidente do SICOVAMM, Flávia Rossei- Departamento de educação e Angela Catarina Guarnieri- Vigilância Sanitária participaram so sorteio

Isabela e Ana Maria Philomeno Freitas diretora da escola EMEB Humberto Brasi Maria Cristina Rosa, Ana Maria Philomeno, Angela Catarina,

Edson Luiz da Silva pai da Isabela, Fábio Mota e Cesar Doro

Page 16: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - sicovamm.com.br · Conta a lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá

CIDADE & COMÉRCIO | maio de 2008

ww

w.th

eodo

rojr.

com

.br