contato 16 01 2015

16
À BEIRA DO RIO Entre na água sem medo Cinco passos para o sucesso Destranque seu potencial O pouso na Lua O encontro com Deus MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

Upload: audio-contato

Post on 07-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

À BEIRA DO RIO Entre na água sem medo Cinco passos para o sucesso Destranque seu potencial O pouso na Lua O encontro com Deus

TRANSCRIPT

Page 1: Contato 16 01 2015

À BEIRA DO RIOEntre na água sem medo

Cinco passos para o sucessoDestranque seu potencial

O pouso na LuaO encontro com Deus

MUDE SUA V I DA . MUDE O MUNDO .

Page 2: Contato 16 01 2015

Volume 16, Número 1

C O N TATO P E S S OA Lum t i p o di fer en t e de de se jo

Ninguém sabe o que o futuro reserva. Desejamos mutuamente “Feliz Ano Novo”, mas o fato é que temos pouco controle sobre como as coisas se desen-rolam. “Você não sabe o que vai acontecer amanhã”1, alerta a Bíblia. No ano passado, vi vários amigos passarem por provações muito fortes, de forma que

desejar-lhes “felicidade e sucesso” parece sem sentido. É bom fazer planos e construir um alicerce sólido em nossas vidas pessoal e

profissional, mas sabemos de antemão que o ano será repleto de circunstâncias e acontecimentos não previstos, nos quais teremos pouca influência.

Isso não é necessariamente algo ruim, se nos lembrarmos de que, no fim das contas, o lugar mais seguro para nós e para os nossos são as mãos de Deus. Talvez, em vez de desejarmos aos que nos são próximos as manifestações exteriores de felicidade, devamos fazer votos de que se conectem à fonte dessas bênçãos, o Pai. Ele promete: “Não te deixarei, nem te desampararei.”2

Quer este ano lhe traga prosperidade ou dificuldades financeiras, saúde ou doenças, amor ou perda, podemos estar certos do amor e da presença de Deus,3 de Sua capacidade de atender às nossas orações3 e de Sua determinação permanente de fazer com que todas as coisas cooperem conjuntamente para o bem daqueles que são Seus filhos e O amam.5 Deus jamais esquece Suas promessas e sempre as honra. Como Paulo observou: “Quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o ‘sim’”6

Deus abençoe você com Sua presença e desvelo neste novo ano.

Mário Sant’AnaEditor

1. Provérbios 27:1

2. Hebreus 13:5

3. Ver João 14:23.

4. Ver 1 João 3:22.

5. Ver Romanos 8:28.

6. 2 Coríntios 1:20

© 2014 Aurora Production AG.

www.auroraproduction.com

Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

Tradução: Mário Sant'Ana e Tiago Sant'Ana

A menos que esteja indicado o contrário, todas as referências

às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia

Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição

Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Editor Mário Sant'AnadEsign Gentian Suçidiagramação Angela HernandezProdução Samuel Keating

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para adquirir nossos produtos, obter mais informações, ou se tornar um assinante da Revista Contato, visite nossos sites ou escreva-nos.

Assinaturas, informações e produtos:www.activated.org/br www.contato.org www.lojacontato.com.brE-mail: [email protected]

2

Page 3: Contato 16 01 2015

Há 45 anos, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong declarou: “Este é um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.” A ocasião era impor-tantíssima: pela primeira vez, um membro da espécie humana pisava na superfície lunar.

A expertise tecnológica levou a tripulação da Apollo aonde ninguém havia ido até então e é difícil imaginar os pensamentos e emoções dos astro-nautas e suas famílias. Contudo, há um incidente menos conhecido, mas revelador, ocorrido pouco depois da alunissagem, ou seja, do pouso na Lua.

Buzz Aldrin viajara preparado para aquele momento e antes de

Não é possível um astronauta ficar suspenso no espaço e não ter Deus em sua mente e em seu coração. — Yuri Gagarin (1934–1968), cosmonauta soviético e primeiro homem a viajar pelo espaço sideral

qualquer um pôr o pé para fora do módulo lunar, leu em silêncio as pala-vras de Jesus no Evangelho segundo João. Então pegou um minúsculo cálice, um pedaço de pão, um pouco de vinho e realizou uma simples cerimônia, conforme relatou à revista Guideposts em 1970:

“Coloquei vinho no cálice que nossa igreja me havia dado. Na fraca gravidade da Lula, equivalente a um sexto da terrestre, o vinho caiu de forma lenta e graciosa no cálice. É interessante saber que o primeiro líquido e alimento consumidos na Lua foram os dois elementos da comunhão.”1 A cerimônia que, por conta das normas da NASA, não foi divulgada naquela época, foi posteriormente bem documentada.2

Aldrin não foi o único astronauta a expressar sua admiração e gratidão a Deus. Cerca de um ano antes, Frank Borman fez parte da primeira missão tripulada que circunavegou

COM OS PÉS NA LUA

Chris Hunt

a Lua. Olhando para nosso planeta a 400 mil quilômetros de distância, enviou uma mensagem via rádio em que citava as palavras introdutórias do Livro de Gênesis: “No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Posteriormente, explicou: “Tive o sentimento muito forte de que tinha de haver um poder maior que todos nós, que havia um Deus, que houve de fato um princípio.”

Quando esses homens deram os primeiros e dramáticos passos naquela jornada de descoberta, Deus estava com eles. E neste momento em que fazemos os primeiros avanços neste novo ano, encontremos a presença de Deus e procuremos reconhecê-lO em nossas vidas.

Chris Hunt mora na Grã-Bretanha e é leitor da Contato desde sua primeira edição, em 1999. ■

1. http://www.ericmetaxas.com/writing/

essays/buzz-aldrin-guideposts-

article-full-text/

2. Ver http://www.websterpresby.org/

wnLunar.asp.

Foto: NASA

3

Page 4: Contato 16 01 2015

Quando os filhos de Israel estavam se preparando para cruzar o Rio Jordão, Josué enviou os sacerdotes à frente com a Arca da Aliança e instruiu o povo: “Quando virem a Arca da Aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na.1 Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá.”1

Nunca haviam passado por lá e provavelmente foram tomados por um sentimento que conheço bem. Diante de uma situação inédita

para mim ou um dilema que jamais vivenciei, muitas vezes fico indecisa. Vou ou fico? Aceito ou recuso?

Algumas decisões são fáceis. Às vezes, o caminho a seguir é óbvio, mesmo para quem nunca o trilhou. Em outras situações, percebe-se a existência de perigos potenciais e armadilhas por toda a parte. Olhar para o que há por vir pode ser emocionante, mas também um tanto assustador por causa do desconhecido.

Neste exato momento, enquanto escrevo este artigo, me deparo com um dilema. Recebi uma oferta de emprego muito atraente. É o tipo de trabalho que gosto de fazer e a remuneração é boa. Mas para aceitá-lo devo me mudar para outra cidade — uma mudança

e tanto para alguém que acabou de se estabelecer. Precisaria também colocar algumas metas em segundo plano, ir para longe de minha família e de meus novos amigos. É emocionante, de certa forma, mas também um desafio, porque não sei como tudo vai se desenrolar.

Os filhos de Israel também não sabiam como ficaria a vida deles. Entendiam que deviam continuar em frente, rumo à terra prometida, só que ela estava do outro lado do Rio Jordão, que lhes impedia a passagem.

Como jamais haviam viajado para aquelas bandas, os israelitas deviam seguir a arca, simbólica da presença e promessas de Deus. Tendo à frente a arca — e, consequentemente, Deus —, o povo podia seguir com confiança de que estavam na direção certa.

À BEIRA DO RIO

1. Josué 3:3–4

2. Josué 3:8

3. Josué 3:15–16

4. Isaías 30:19–21 NVI

Marie Story

4

Page 5: Contato 16 01 2015

Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem geniali-dade, poder e magia. — Autor anônimo

Para dar o primeiro passo de fé, não é necessário ver a escada inteira, basta subir o primeiro degrau. — Martin Luther King (1929–1968)

Uma grande realização não deveria ser o fim da estrada, apenas o ponto de partida para o próximo passo adiante. — Harvey Mackay (nascido em 1932)

Nem sempre o caminho indicado por Deus parece fazer sentido. Às vezes, pode parecer algo bem maluco e aquela situação à beira do Jordão foi uma des-sas ocasiões, pois Deus instruiu Josué a dizer aos sacerdotes carregadores da arca para pararem “dentro da água, perto da margem”2 do Jordão.

Imagino a ansiedade de alguns filhos de Israel ao se aproximarem das do rio, na cheia. Contudo, lemos que “assim que os sacerdotes que carregavam a arca da Aliança chegaram ao Jordão e seus pés tocaram as águas, a correnteza parou e formou-se uma muralha a grande distância.”3 E os sacerdotes permaneceram de pé em terra seca no meio do Jordão, enquanto todos os israelitas atravessavam com segurança.

Essa história nos dá uma fórmula incrível para tomarmos decisões. Diante de escolhas difíceis, em um trecho da estrada da vida por onde jamais tenha passado, marcado por desafios inéditos e aparentes impos-sibilidades, devemos manter o olhar em Jesus. Como só Deus sabe o que está à frente, seguir Suas orientações é uma boa ideia.

Ele Se importa com você, com os seus problemas, preocupações e dilemas tanto quanto Se importava com aqueles milhões de israelitas às margens do Jordão. A Bíblia promete: “Como Ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que Ele ouvir, lhe responderá … Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás

de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’”.4

A Palavra de Deus contém promessas firmes das quais você pode se valer e clamar quando buscar Suas respostas e orientação. Por isso, olhando para Jesus e seguindo seu Mestre, você poderá avançar com toda a confiança para o futuro que Deus preparou para você.

Marie Story é ilustradora freelance e designer. É membro da Família Internacional nos EUA. Este artigo foi adaptado de um podcast publicado em www.just1thing.com, um site cristão para o público jovem, dedicado à formação de caráter. ■

Algumas histórias não têm começo, meio e fim muito claramente definidos. A vida existe sobre o não saber, na necessidade de mudar, tomar nas mãos o momento e fazer com ele o melhor possível, sem saber o que aconte-cerá na sequência. Ambiguidade deliciosa. — Gilda Radner (1946–1989)

Acho que existe algo mais importante do que a crença: a ação! O mundo está cheio de sonhadores, mas falta gente que avance e comece a dar passos concretos que materia-lize sua visão. — W. Clement Stone (1902–2002) ■

5

Page 6: Contato 16 01 2015

O garoto devia ter uns quatro anos. Seu pai caminhou até o final do trampolim para lhe ensinar a mergulhar. O garoto gritou eufórico quando o homem saltou, jogando água para todo lado, mas quando este o encorajou a fazer o mesmo, a criança recuou preocupada.

—Não se preocupe, filho. Vou pegar você. — Tentou tranquilizá-lo

Depois de alguns minutos de con-vencimento, o garoto foi com cautela até a extremidade do trampolim de onde gesticulava energicamente para que o pai ficasse mais perto.

— Não, pai, mais para este lado! ... Não, para o outro!

Isso continuou por mais um tem-pinho até que tive certeza de que ele mergulharia, mas, no último instante,

desistiu, deu meia volta e voltou cabisbaixo para a borda da piscina.

Em vez de expressar decepção, o homem pacientemente lhe falou para não desistir e orientou o rapazinho a voltar para o trampolim. A primeira cena se repetiu, com uma diferença: o garoto saltou para os braços do pai. A expressão no rosto do homem não podia ser mais eloquente: “Você conseguiu, filho! Estou tão orgulhoso de você!”

O menino me fez lembrar muito de mim mesma. Faz vários meses que estou no processo de mudança e fazendo os preparativos para ir para outro país, onde um novo trabalho, novas experiências e novos amigos me aguardam. Mesmo sabendo que a mudança vai ser boa para mim, ainda me preocupo com a maneira como as coisas vão acontecer.

Na hora do mergulho

Deus diz: “Não se preocupe! É só pular! Estou bem aqui na sua frente e vou pegar você! Não vou deixá-la na mão!”

“Está bem, vou pular. Mas, por favor, Você poderia vir um pouqui-nho mais perto? Um pouco para esse lado, para eu me sentir mais segura?” — negocio com Deus, que, infinitamente mais paciente que qualquer pai terreno, continua me assegurando de que posso confiar nEle.

É claro que Ele tem razão. Está sempre pronto para me pegar e ninguém celebra minhas pequenas vitórias mais do que Ele. Por isso, mais uma vez, vou só pular.

Lilia Potters é escritora e editora nos Estados Unidos. ■

Lilia Potters 

6

Page 7: Contato 16 01 2015

Faz dois anos, fiz um curso para lecionar inglês. Minha língua mãe é croata e há 20 anos trabalho como tradutor e intérprete. Falo inglês diariamente e estava muito atraído pela ideia de ensinar o idioma como freelance.

Entretanto, logo entendi que aquela habilitação abriria oportu-nidades e eu queria usar as técnicas que estava aprendendo para com-partilhar o amor e encorajamento de Deus com os outros, como, por exemplo, em retiros cristãos. E desde que terminei a capacitação, tenho encontrado essas portas abertas.

Já trabalhei com adultos e crianças. Posso entender as insegu-ranças que sentem os que aprendem um idioma estrangeiro. Na verdade, escrever este artigo é um exercício que faço para a superação de meus

O amor de Deus é impressionante! Quando amamos, adquirimos a certeza do Seu amor, isso nos dá a fé para superar nossos próprios limites e nos tornamos capazes de avançar rumo ao desconhecido para realizar nosso potencial plenamente. É o que nos ajuda a acreditar que tudo é possível. Seu amor nos enche de confiança e nos dá fé. — Maria Fontaine

Seu passado é importante, mas nem de longe tanto quanto o presente e a maneira como você vê o futuro. — Tony Campolo (nascido em 1935)

Irmãos, não julgo que o haja alcan-çado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. — Filipenses 3:13–14

próprios temores do futuro! Às vezes, construo minhas aulas

em torno de citações motivacionais, como esta: “Uma viagem de mil quilômetros começa com um único passo”. Começar é sempre o mais difícil. Quando tentamos fazer algo inovador, muitas vezes nos depara-mos com uma tremenda montanha a qual temos “certeza” não sermos capazes de escalar. De fato, o desafio é tremendo, especialmente quando nos comparamos àqueles que já estão há algum tempo no cume da mesma montanha. Todavia, basta vencermos o temor inicial para darmos o pri-meiro passo na estrada para a vitória.

Milutin Bunčić é professor de inglês, tradutor e intérprete na Hungria. ■

um ún ico passoMilutin Bunčić

7

Page 8: Contato 16 01 2015

Já foi dito que o dia de hoje nos oferece uma oportuni-dade maravilhosa, crucificado entre dois ladrões: o ontem e o amanhã! Hoje— sim, este dia — é o que temos de mais precioso.

É possível ter fé para praticamente tudo, se encararmos um dia de cada vez. A Palavra de Deus diz: “Como os teus dias, assim será a tua força.”1 Toda manhã, olhe para cima, tome a mão de Jesus e diga: “Hoje, quero confiar em Você. Hoje, com Sua ajuda, trilharei o caminho da obe-diência. Ficarei em perfeita paz hoje, porque minha mente permanece firme em Você.”

Hoje podemos fazer as coisas que temos adiado; não podemos fazê-las ontem e amanhã talvez não tenhamos oportunidade, mas hoje nos pertence! Hoje podemos ser aquela pessoa que sempre sonhamos ser “amanhã”.

Seus ontens estão com Deus e nenhuma de suas decepções deve atrapalhá-lo hoje. Amanhã ainda não nasceu e, por isso, não lhe peça empréstimos. Hoje está cheio de oportunidades douradas, grávidas com tremendas possibilidades! Hoje é o amanhã dourado com o qual sonhamos ontem. —Virginia Brandt Berg (1886–1968)

Escolha abraçar este dia. Não deixe seu HOJE ser roubado pelo fantasma do ontem ou pela lista de afazeres do amanhã! É uma inspiração ver as coisas surpreendentes e fantásticas que podem acontecer em um dia do qual participamos ativamente. — Steve Maraboli (nascido em 1975)

O ontem se foi, o amanhã ainda não chegou, resta-nos apenas hoje. Vamos começar. — Madre Teresa (1910–1997)

Cada segundo tem valor infinito. — Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832)

Viva o presente!

Uma das maiores tragédias no ser humano é a tendência de deixar a vida para depois. Ficamos sonhando com um jardim magnífico no outro lado do horizonte, em vez de des-frutarmos das roseiras que florescem logo ali, bem à nossa frente. — Dale Carnegie (1888–1955)

No final da vida, você jamais se arrependerá de não ter sido apro-vado em mais um teste, de não ter vencido mais uma causa, ou de não ter fechado mais um negócio. Você vai se arrepender do tempo que não passou com seu marido, com um amigo, seus filhos, ou com seus pais. — Barbara Bush (nascida em 1925)

Determine-se a fazer feliz pelo menos uma pessoa cada dia, e em dez anos poderá ter feito três mil, seiscentas e cinquenta pessoas felizes, ou uma cidadezinha inteira, por meio da sua contribuição para o fundo da alegria geral. — Sydney Smith (1771–1845) ■1. Deuteronômio 33:25

8

Page 9: Contato 16 01 2015

O início de um ano é muito interessante. Muitas vezes, é quando pensamos em nossas experiências dos doze meses anteriores e vislumbramos o que os próximos nos trarão. Pode ser encorajador fazer um inventário dos desafios superados, das vitórias conquistadas, dos progressos feitos, dos compromissos cumpridos e das bênçãos colhidas ao longo do ano. É também um bom momento para avaliar áreas em que não atingimos completamente nossas aspirações. Talvez houve tempos difíceis e dificuldades, ou até fracassos, que vivenciamos e com as quais aprendemos.

Os únicos limites às possibilidades em sua vida no futuro são os “poréns” que você usa hoje. — Les Brown (nascido em 1945)

O problema que encontramos na igreja hoje é que muitos cristãos decidiram acreditar em Jesus, mas não assumem o compromisso de segui-lO. Temos pessoas que planejam seguir o Senhor. Querem, tentam e um dia vão seguir Cristo, mas falta gente que esteja fazendo isso agora.—Tyler Edwards

Ao abrir da porta no novo ano, enquanto ainda está refletindo nas resoluções e compromissos que quer fazer, é bom pensar e orar sobre o seu relacionamento com Jesus, sua vida de oração, seu serviço e quanto tem dado. Sustentar nossas famílias, educar os filhos e atender às nossas necessidades diárias são responsabi-lidades vitais e parte do que constrói um futuro e um mundo melhor. Contudo, devemos nos lembrar do que Jesus disse aos Seus seguidores: “Buscai primeiro o Seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.1

Comprometermo-nos com nosso relacionamento com Deus, para fundamentar nossos valores

ANO NOVO, NOVOS COMPROMISSOSPeter Amsterdam, adaptação

1. Mateus 6:33

em Seus ensinamentos pode e vai fazer a diferença no nosso dia a dia nesta vida e na próxima. Isso nos fará mais semelhantes a Cristo em nossas interações com os outros e uma bênção maior para as nossas famílias, amigos e entes queridos. É assim que nos tornamos indivíduos melhores e mais saudáveis espiri-tualmente, e é um compromisso que vale a pena assumir.

Peter Amsterdam e sua esposa, Maria Fontaine, são diretores da Família Internacional, uma comunidade cristã. ■

9

Page 10: Contato 16 01 2015

Quando criança, deitada na cama, na casa de meus avós, escutando os sons da televisão vindos do andar de baixo, gostava de olhar os quadros na parede. Em um deles, uma mulher de cabelo avermelhado ondulado agarrava-se a uma cruz de pedra em meio a um mar muito agitado. Pedaços de um barco boiavam ao seu redor e as ondas ameaçavam arrastá-la de volta para a água, mas seu olhar estava fixo na cruz à qual se segurava com toda a força.

Naquela época, não entendia muito bem a mensagem da ilustração e me lembro de pensar na cena enquanto adormecia. Perguntava-me por que a mulher segurava a cruz com tanta força, em vez de saltar sobre um dos pedaços de madeira

Faze-me ouvir do Teu constante amor pela manhã,

pois em Ti confio. Faze-me saber o caminho que

devo seguir, pois a Ti levanto a minha alma.—Salmo 143:8

que flutuavam perto dela. O que ela fazia parecia muito mais difícil.

Com o tempo, encontrei algumas de minhas próprias crises de fé que ressignificaram a imagem para mim. Em algumas delas, busquei socorro em coisas que me mantiveram flutuando, mas sem direção nem pro-pósito. Percebi que o mais importante era apegar-se a Deus, especialmente quando isso for difícil.

A mesma imagem me ensinou uma lição ainda mais profunda quando tornei a vê-la muitos anos depois

AGARRE-SE FIRME

Joyce Suttin

daqueles dias de infância. Tudo que se via no quadro estava escuro, exceto pela cruz, iluminada por um raio de luz que sobre ela incidia. E essa é outra razão para a mulher preferir a cruz a qualquer prancha de madeira para com ela flutuar para longe; escolher ficar firme na luz em vez de estar à deriva na escuridão.

Neste início de ano, diante de uma infinidade de tribulações que sequer conhecemos, não é difícil nos assustarmos. Resta-nos apenas um lugar sólido em meio ao temporal e uma única luz que corta as trevas. Desastres, perigos e até a morte podem me cercar, mas Deus é minha luz e salvação.1 Ele é a força da minha vida e me ajudará a persistir.

Joyce Suttin é professora e escritora. Vive em San Antonio, EUA. ■1. Ver Salmo 27:1.

10

Page 11: Contato 16 01 2015

Está diante de um novo projeto ou escolhas difíceis? Por que não sair na vantagem, usando estes passos de eficácia testada e comprovada?

1

Ore: Não negligencie nem menospreze o lugar da oração. Um indivíduo que não ora abre mão de poder. A falta do poder causa a perda da força, o que leva à derrota. Quando a oração se torna um hábito, a vitória passa a ser uma maneira de viver. É a oração que dá asas aos sonhos. Se quiser que os seus voem, conceda-lhes os recursos que vêm da oração.

2

Sonhe: Uma vida sem visão é uma vida sem missão. Saber para onde vai é em si metade do caminho. Não se atire a

U M A P R O M E S S A E U M A O R A Ç Ã O

Querido Jesus, antes de começar este ano, quero fazer uma pausa com Você.

Sua Palavra promete que “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.”7 Por favor, conceda-me a força que precisarei para seja o que for que este ano me trará.

O rei Davi orou: “Renova dentro de mim um espírito estável.”8 Por favor, entre no meu coração, na minha vida e me guia pelos dias à frente. ■

5 PASSOS para o SUCESSOPeter Ogundele

tudo que a vida lhe oferece, mas saiba o que quer e busque isso. Lembre-se que o vento nunca sopra a favor do marinheiro que não sabe a que porto se destina. Não basta ter sonhos grandiosos e extravagantes. É preciso permanecer determinado a realizar e concretizá-lo.

3

Trabalhe: O sucesso acontece quando a graça encontra a preparação, ou seja: trabalhe duro. Não espere que o êxito venha de graça.

4

Aprenda com os outros: Você não tem de cometer os mesmos erros que os demais cometeram. As melhores práticas do trabalho incluem adotar princípios dos que já trilharam e venceram no caminho que você está seguindo.

5

Seja positivo: A bordo de um navio prestes a soçobrar em um mar agitado por uma tempestade impie-dosa, o apóstolo Paulo proclamou: “Tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida.”1 Quando você expressa sua fé com palavras, Deus pode transformar seus sonhos em realidade. Permaneça positivo expressando pensamentos positivos.

Cinco afirmações positivas para se fazer cada manhã:

Como Deus está sempre comigo, chegarei ao meu destino.2

Este tempo de provação passará e vencerei.3

Estou constantemente aprendendo.4Sou uma ferramenta indispen-

sável, criada por Deus para um propósito especial.5

Sempre posso contar com o amor de Deus.6

Peter Ogundele é pastor, coach, consultor educacional e leitor da Contato. Vive no Estado de Ogun, na Nigéria.■

1. Atos 27:22

2. Ver Salmo 121:5,8.

3. Ver João 16:33.

4. Ver Provérbios 4:18.

5. Ver Isaías 43:1; João 15:16.

6. Ver Jeremias 31:3; Isaías 54:10.

7. Isaías 40:31

8. Salmo 51:10

11

Page 12: Contato 16 01 2015

Estou muito entusiasmado com minha resolução de Ano Novo e acho que vai funcionar. Não! Sei que vai funcionar. Tem de funcionar porque dela depende meu futuro. Decidi “pensar pequeno”.

Pode parecer uma contradição do costumeiro “pense grande” do início dos anos, mas resolvi “pensar pequeno” depois que um amigo me mostrou um artigo na Internet de Jim Rohn, “A Fórmula”. Aqui estão alguns trechos que resumem a estratégia de “pensar pequeno”:

O fracasso não é um evento isolado e cataclísmico. Não fracassamos de um dia para o outro. A derrota é o efeito cumulativo de raciocínios errados e escolhas mal feitas. Para ser mais simples, o fracasso nada mais é que algumas decisões erradas repetidas todo dia.

Individualmente, nossos atos diários não parecem ser importantes. Uma

E S C O L H A

Escolha amar, em vez de odiar.Escolha rir, em vez de chorar.Escolha construir, em vez de destruir.Escolha perseverar, em vez de desistir.Escolha louvar, em vez de difamar.Escolha curar, em vez de ferir.Escolha dar, em vez de tirar.Escolha agir, em vez de adiar.Escolha perdoar, em vez de amaldiçoar.Escolha orar, em vez de se desesperar.—Autor desconhecido

pequena negligência, uma decisão mal feita, ou uma hora desperdiçada geral-mente não se traduz em algo de impacto instantâneo e mensurável.

A característica mais perigosa do fracasso é a sutileza. Aqueles errinhos não parecem fazer nenhuma diferença imediata. Por não trazerem consequên-cias instantâneas que capturem nossa atenção, simplesmente vamos de um dia para o outro, repetindo os erros, tendo os pensamentos errados, dando ouvidos ao que não deveríamos e tomando decisões equivocadas.

A boa notícia é que, tal como a fórmula do fracasso, a do sucesso é de fácil aplicação: um pouco de disciplina praticada todos os dias. Conforme, voluntariamente, transformamos erros diários em disciplinas diárias, obtemos resultados positivos.1

Que melhor maneira de alcançar as grandes metas de nossas vidas que por meio de escolhas “pequenas”? Que melhor momento para começar que o Ano Novo? E quem seria mais indicado

ESCOLHAS DE ANO NOVOKeith Phillips

1. Fonte: www.affirmware.com.au/

Sculptor-Private/the_formula.html

para nos ajudar a fazer essas escolhas e a ser leais a elas que Aquele que nos criou e sabe exatamente o que precisamos? Com Deus tudo é possível. “Pense pequeno.”

Keith Phillips foi editor-chefe da Activated (Contato em inglês) por 14 anos, de 1999 a 2013. Ele e sua esposa, Caryn, realizam um trabalho de assistência a pessoas sem teto, nos EUA. ■

12

Page 13: Contato 16 01 2015

Quando perguntaram ao famoso alpinista George Mallory por que ele queria escalar o Monte Everest, ele simplesmente respondeu: “Porque ele existe.”

Não sabia que ficar em casa seria muito mais seguro? Não se importava com os perigos, as dificuldades e os riscos?

Infelizmente, um misterioso acidente acometeu Mallory e seu companheiro de escalada em 1924, enquanto tentavam alcançar o cume do Everest. Seu corpo só foi encon-trado 75 anos depois. Literalmente, Mallory morreu tentando. E acho que se tivesse sobrevivido, tentaria de novo. A visão nunca é isenta de riscos, mas tem suas recompensas.

A maioria de nós não se importaria de ficar de pé no cume de uma mon-tanha. O problema está em chegar lá, nos sacrifícios inerentes à escalada. Para

Se você não consegue entender que há algo no homem que ouve o desafio desta montanha, sai ao seu encontro, força-o a reagir e que esta luta é a luta da própria vida para subir e sempre subir, então não entenderá porque escalamos. O que obtemos desta aventura é puro prazer. — George Mallory (1886–1924)

Os homens sobem a montanha, adentram as nuvens, desaparecem, reaparecem. O caminho é irregular; suas dificuldades, constantes. … Conforme galgam, o frio aumenta. Têm de construir uma escada, cortar o gelo, caminhar sobre ele, apressam-se para esculpir degraus na parede íngreme. O ar foge, mal se pode respirar. ... Os relâmpagos brincam à sua volta ... Nada disso importa, eles perseveram e ascendem. — Victor Hugo (1802–1885)

os que têm essa visão, contudo, até isso é emocionante e parte da recom-pensa. Somente os que conquistam as montanhas verão o mundo em uma nova perspectiva. O montanhista Henry Edmundson disse: “Existe a beleza exuberante da paisagem que ainda não vi, o mistério guardado além da próxima escarpa, o ruído abafado de uma torrente centenas de metros abaixo, a tranquilidade do fim de tarde e a intensa camaradagem de quando você compartilha seu sonho com os outros.”

Vejo algumas montanhas no horizonte deste ano que precisarei conquistar. Quero escalá-las com fé e visão, segurando firme nas mãos de Jesus, meu gentil pastor, que caminha ao meu lado e me prometeu que jamais de deixará, nem um dia sequer.

Que este seja um ano de visão!

Koos Stenger é escritor free-lance nos Países Baixos. ■

A MONTANHA DE MALLORYKoos Stenger

13

Page 14: Contato 16 01 2015

Por muito tempo, desde meus primeiros anos escolares, adorava a primeira página de um caderno novo. Branquinha, com cheiro gostoso, limpa, perfeita, sem nenhuma marca nem “orelha”, aquela folha em branco era tão convidativa e promissora! Talvez essa reação se desse por eu não ser tão organizada e arrumadinha, então o novo caderno era mais uma chance de melhorar minha caligrafia, ou simplesmente pela emoção de começar algo. Inevitavelmente, era uma questão de tempo, eu relaxava, o caderno ficava bagunçado e eu mal podia esperar para começar outro.

Esse desejo de recomeçar se transferiu posteriormente para as agendas. Elas podiam ser encontradas em todos os tamanhos e tipos — das grandes e luxuosas às pequenas e práticas de bolso, até serem totalmente substituídas pelas eletrônicas.

Faz alguns anos, algo mudou na minha perspectiva. Por conta do crescimento de minhas responsabilidades profissionais, tive de adotar outro nível de organização e passei a usar um painel na parede que me permite ver todo o ano em um único relance, agendar atividades e identificar os principais eventos.

Isso mudou meu foco. Senti a necessidade de uma visão anual e não apenas das belas, lim-pas e perfeitas primeiras páginas, que por tanto tempo me trouxeram a sensação maravilhosa criada pelas melhores intenções e alimentavam a esperança de que seria verdadeiro o ditado que diz que um bom começo é metade do caminho. Aprendi a importância de projetar todo o caminho até a meta a ser atingida, medir os esforços necessários e entender que passos devem ser dados para se chegar lá, sem falar nos inevitáveis tropeções e percalços no caminho.

Assim, passei a ver que as melhores páginas podem estar “no fim do caderno” ou, pensando bem, podem estar em qualquer lugar.

Anna Perlini é cofundadora de Per un Mondo Migliore, (http://www.perun-mondomigliore.org/) organização humanitária com atuação nos Balcãs. ■

CADERNOS E AGENDASAnna Perlini

14

Page 15: Contato 16 01 2015

Na Bíblia, encontramos o relato de um empreendimento ambicioso de um grupo de pessoas. Infelizmente, para eles, a construção do primeiro arranha-céu — a Torre de Babel — teve consequências que eles não previram. Na verdade, o projeto virou sinônimo de confusão.1

Nem tudo acontece como prevemos, por mais que estejamos preparados e por mais abundantes que sejam os recursos disponíveis. Para começar, nem todo plano é bom e mesmo os que o são estão sujeitos aos desconhecidos fatores futuros.2 Mas o assunto não se esgota assim. Ainda

que as primeiras tentativas provoquem decepções, podem também levar ao sucesso e às grandes realizações.

Afinal, tem de haver uma primeira tentativa, alguém que seja o primeiro a experimentar. Na primeira vez que surgiram flocos pulverizados no chão, certamente muitos do povo de Israel, que já estavam cansados, com fome e desanimados por conta da longa viagem no deserto, ficaram bastante confusos. Mas a primeira degustação do maná foi uma agradável surpresa e o prenúncio de que coisas melhores estavam por vir.3

O coordenador de eventos ficou impressionado ao degustar a bebida milagrosa. A partir da água, Jesus criara um vinho delicioso e da mais alta qualidade — sem dúvida, um processo revolucionário, que marcou o início de um ministério disruptor!4 “Este prodígio, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a Sua glória, e os seus

primeiras tentativas

discípulos creram nele.”5

Enviados estrada afora pelo Mestre, os seguidores de Jesus não sabiam o que esperar de sua primeira viagem de fé. É fácil descartar a apreensão dos primeiros cristãos com as possíveis consequências que não conseguiam prever e com a possibilidade de perderem oportunidades importantes. Mas lá foram, conforme instruídos, para depois voltarem jubilantes.6

Em nossos primeiros passos em 2015, lembremo-nos daquele primeiro bocado de maná e daquela degustação de vinho no casamento em Caná e tratemos de seguir as instruções de Jesus para nossa viagem. Busquemos em Deus a orientação e a coragem para avançar rumo ao novo. Dessa forma, com fé em nossos corações, pisemos firme na estrada à nossa frente.

Abi May é escritora freelance e educadora na Grã-Bretanha. ■

1. Ver Gênesis 11:1–9.

2. Ver Tiago 4:13–15.

3. Ver Êxodo 16:13–15,31.

4. Ver João 2:1–11.

5. João 2:11

6. Ver Lucas 10:1,17.

Momentos de quietude

Abi May

15

Page 16: Contato 16 01 2015

1. Ver Isaías 1:18.

2. Ver Salmo 23.

Com amor, Jesus

Aventuras, aqui vamos nós! À frente está um mundo de novos minutos, novas horas, novos dias, novas semanas, novos meses. No limiar do novo ano, tanto é novo e fresco. Seus pecados e erros passados foram removidos pelo Meu amor e perdão.1

Não prometo que será um ano fácil, mas estarei com você em todos os desafios e experiências que o fortalecerão neste capítulo de sua vida prestes a começar.

Sou seu Bom Pastor e nada que Eu queira lhe dar lhe faltará.Vou levá-lo para verdes pastos, refrigerar sua alma e guiá-lo

mansamente às águas tranquilas. Também irei à sua frente nas veredas da justiça, com Minha

verdade e promessas ao seu lado — porque você precisa ser forte e capaz em Mim.

Ainda que você caminhe pelos vales escuros, encontre perigos que ameacem seu corpo e seu espírito, ou passe por angústias profundas, vou lhe dar o poder para não temer e a capacidade para se erguer acima dessas circunstâncias.

Em tudo estarei ao seu lado — nas dificuldades e nos momen-tos felizes. Vou instruí-lo, guiá-lo e consolá-lo nas horas de provação.

Minha bondade, misericórdia, amor e força o seguirão onde quer que você vá! Você habitará em Minha casa para sempre — primeiro em Minha casa espiritual na Terra e, depois, Comigo, no Céu.2

Feliz Ano Novo!