contabilidade.docx

3
CONTABILIDADE – Relembrando... 1 – Conceito “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”. Conceito Oficial formulado no 1º Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924. “A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa”. – Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Editora Saraiva. 2 – Objeto da Contabilidade O objeto da contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas. 3 – Objetivo da Contabilidade O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas. 4 – Finalidade da Contabilidade A principal finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras da entidade. As informações de natureza econômica compreendem os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no Patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem os fluxos de caixa e do capital de giro. 5 – Usuários da Contabilidade Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares, sócios, acionistas, administradores, governo (fixo), fornecedores, bancos.

Upload: jairo-siqueira

Post on 30-Nov-2015

13 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONTABILIDADE.docx

CONTABILIDADE – Relembrando...

1 – Conceito

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”. Conceito Oficial formulado no 1º Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.

“A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa”. – Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Editora Saraiva.

2 – Objeto da Contabilidade

O objeto da contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas.

3 – Objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

4 – Finalidade da Contabilidade

A principal finalidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras da entidade.

As informações de natureza econômica compreendem os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no Patrimônio da entidade.

As informações de natureza financeira abrangem os fluxos de caixa e do capital de giro.

5 – Usuários da Contabilidade

Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares, sócios, acionistas, administradores, governo (fixo), fornecedores, bancos.

6 – Técnicas Contábeis

São consideradas como técnicas contábeis:

Escrituração – registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas.

Demonstrações – quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As demonstrações financeiras mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Auditoria – verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles.

Page 2: CONTABILIDADE.docx

Análise de Balanços – exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.

Conceito de controle e planejamento

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.

Controle: a administração através das informações contábeis, via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

Abordagens Utilizadas para o Estudo da Teoria Contábil

O estudo da Contabilidade a partir de qualquer das abordagens é igualmente válido, desde que propicie o desenvolvimento da ciência contábil.

Abordagem Ética: coloca em evidência a questão da ética, na qual a informação deveria ter alto grau de fidedignidade e o profissional deve ser imparcial a qualquer interesse.

Abordagem da Teoria do Comportamento: está ligada à sociologia e à psicologia do comportamento e enfatiza que a informação deve ser divulgada de acordo com sua utilidade a cada usuário.

Abordagem Macroeconômica: mostra a afinidade da Contabilidade com a Economia, de acordo com estas a informação deve considerar as políticas econômicas adotadas.

Abordagem Sociológica: enfoca que a Contabilidade deve divulgar as relações entre a entidade e a sociedade, fornecendo informações qualitativas que demonstrem o favorecimento do bem-estar social.

Abordagem da Teoria da Comunicação: mostra a importância da Contabilidade externar seus resultados, de forma clara e objetiva.

Abordagem Pragmática: enfoca a praticidade, a utilidade e a relação custo x benefício da informação.

Lei nº 6.404/76 contempla o tratamento tributário, porém está mais voltada à proteção dos credores da entidade e a Lei nº 11.638/2007 e suas alterações, no Brasil o foco mudou um pouco.

Page 3: CONTABILIDADE.docx