contabilidade - blog.demartino.com.br · provável para o aumento é que mais contribuintes...

7
NÚMERO DE ENVIOS DE DECLARAÇÕES DO IR SUPERA EXPECTATIVA DA RECEITA O número de declarações do Imposto de Renda enviadas este ano superou a expectativa da Receita Federal. Segundo o órgão, o total de contribuintes que entregaram o documento foi 29.269.987, crescimento de 1,63% em relação ao ano passado, contra estimativa de 28,8 milhões de declarações. Em 2017, 28.524.560 contribuintes entregaram o documento dentro do prazo. De acordo com o Fisco, a causa provável para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração dentro do prazo neste ano, que começou em 1º de março e acabou às 23h59min59s de ontem (30). Em 2018, 317.920 contribuintes preencheram e enviaram a declaração por dispositivos móveis (smartphones e tablets). Isso equivale a apenas 1,1% do total de declarantes, mas o número tem aumentado ano a ano. Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h do dia 2 de maio. O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração. • Restituições O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave. • Extrato De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina. CONTABILIDADE Fonte: Contábeis (conteúdo adaptado)

Upload: hoangtruc

Post on 04-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NÚMERO DE ENVIOS DE DECLARAÇÕES DO IR SUPERA EXPECTATIVA

DA RECEITA

O número de declarações do Imposto de Renda enviadas este ano superou a expectativa da Receita Federal. Segundo o órgão, o total de contribuintes que entregaram o documento foi 29.269.987, crescimento de 1,63% em relação ao ano passado, contra estimativa de 28,8 milhões de declarações. Em 2017, 28.524.560 contribuintes entregaram o documento dentro do prazo. De acordo com o Fisco, a causa provável para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração dentro do prazo neste ano, que começou em 1º de março e acabou às 23h59min59s de ontem (30). Em 2018, 317.920 contribuintes preencheram e enviaram a declaração por dispositivos móveis (smartphones e tablets). Isso equivale a apenas 1,1% do total de declarantes, mas o número tem aumentado ano a ano. Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h do dia 2 de maio. O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso

(limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

•Restituições

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, em sete lotes mensais.

Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

•Extrato

De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.

CONTABILIDADE

Fonte: Contábeis (conteúdo adaptado)

MEI QUE POSSUEM UM FUNCIONÁRIO

TERÃO QUE ADERIR AO E-SOCIAL

A partir do dia 1º de julho Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem um funcionário terão que aderir ao e-Social. O sistema de transmissão eletrônica, que também será obrigatório para as Micro e Pequenas Empresas (MPE), vai simplifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregadores brasileiros. O e-Social substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, eliminando a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, reduzindo a burocracia e aprimorando a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. Todas as informações coletadas vão compor um

banco de dados único, administrado pelo Governo Federal “Os MEI continuarão usando o SIMEI, sistema de recolhimento dos tributos em valores fixos mensais do Simples Nacional, para geração da guia de recolhimento relativa à sua atividade como formalizado. Além disso, apenas os MEI que tiverem empregados passarão a usar o e-Social para o cumprimento de obrigações relativas ao trabalhador contratado”, explica a assistente do Sebrae Minas, Laurana Silva. A adesão ao e-Social para os MEI empregadores será realizada pelo site, utilizando código de acesso. O e-Social é projeto do Governo Federal (Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal).

•MEIempregador

O MEI tem direito a contratar

um empregado. Os funcionários terão direitos trabalhistas assegurados como: horas extras, adicional de trabalho noturno, insalubridade e periculosidade. Porém, de acordo com a assistente do Sebrae Minas, os empregadores devem estar atentos aos custos, obrigações tributárias e previdenciárias, documentos necessários para a contratação e regras para afastamento temporário.

AGENDA TRIBUTÁRIAMAIO 2018

DATA TRIBUTOS 07 FGTS 15 ISS BAURU* 18 INSS/IRRF 21 ICMS/COMÉRCIO* 21 SIMPLES NACIONAL 25 IPI 25 PIS E COFINS 25 ICMS/INDÚSTRIA* 30 IRPJ E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

* IMPORTANTE: Os tributos assinalados podem ter uma data de vencimento específica devido ao ramo de atividade de cada empresa. Em caso de dúvida, consulte a De Martino.

CONTABILIDADE

Fonte: Jornal Contábil (conteúdo adaptado)

DE MARTINO

“Doar é mais do que abrir mão de algo.É estender a mão a alguém.”

CAMPANHAS

MOTIVAÇÃO

GUIA DIÁRIO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

PROFISSIONAL

Fonte: Run Run It

VIVENDO BEM NO TRABALHO

Nos momentos de grandes desafios profissionais, normalmente existem duas posturas: a otimista e a pessimista. O pessimista é aquele que explica os momentos difíceis assim: “Está tudo ferrado na minha vida! Não tenho a menor ideia de como sair dessa situação. Os problemas me perseguem, nunca acabam!”. Já o otimista adota o discurso inverso: “Tenho um problema sério no trabalho. Vou pra casa descansar. Lá as coisas estão tranquilas e amanhã, com a cabeça mais descansada, resolvo essa questão. Pode demorar, mas vou encontrar uma saída!”. Então, com qual dos dois pensamentos você mais se identifica? Qual das duas atitudes garante uma vida boa?

RH

Fonte: Viver Muito Bem