construções em alvenaria

32

Upload: mayara-virgulino-de-oliveira

Post on 05-Jun-2015

1.682 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Construções em alvenaria
Page 2: Construções em alvenaria

Cristiana Badra - RA: 4282149 Larissa Duarde Galvão - RA: 5385626 Mayara Virgulino - RA: 5199343 Thiago Penteado - RA: 4195053 Virginia Vasques de Paula - RA: 5176375

Page 3: Construções em alvenaria

fabricação Misturam-se as matérias-primas (areia + cal + água) em um misturador de grande capacidade e transporta-se a argamassa obtida para um reator metálico onde ocorre a hidratação da cal em conjunto com a areia quartzosa. Esta massa pré reagida é levada a um misturador horizontal (pós-misturador) para sua completa homogeneização. Após esta etapa, faz-se a aferição da umidade da argamassa de cal + areia para a prensagem sob alta compactação em prensas hidráulicas, onde os blocos são moldados já em seu formato final.

Após a prensagem, os blocos são empilhados automaticamente em vagonetas, que são transportadas para as autoclaves (câmaras de alta pressão e temperatura), onde os blocos

são submetidos a uma pressão de vapor de 16 atm à 200ºC de

temperatura por cerca de 5 horas.

Page 4: Construções em alvenaria

forMa coNVENcioNaL

Etapas: 1. Confecção das colunas e vigas 2. Confecção de fôrmas de madeira. 3. Barras de ferro de diversas formas e espessuras. 4. Concreto para preencher as fôrmas de madeira. 5. Retirada das fôrmas e escoramentos após o mínimo de 20 dias. 6. Construção das paredes com tijolos ou blocos. 7. Aplicação de chapisco, massa grossa e massa fina para a execução do revestimento.

Page 5: Construções em alvenaria

aMarração PiLar/ParEDE.

Nos encontros entre paredes, deve-se fazer uma ligação por amarração direta entre blocos uma vez este tipo de solução é o que apresenta melhor desempenho, por permitir a redistribuição das tensões atuantes na alvenaria. Quando não for possível uma ligação por amarração direta, a união entre paredes e a ligação pilar/parede deverá ser feita pela colocação de telas metálicas eletro soldadas nas juntas de argamassa.

Page 6: Construções em alvenaria

aSSENTaMENTo DE bLocoS

Page 7: Construções em alvenaria

iNTaLaçÕES HiDraULicaS E ELÉTricaS

As instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia tradicionalmente são executadas posteriormente à elevação da alvenaria, através de cortes ou rasgos, o que ocasiona perda de material e mão de obra. Na alvenaria racionalizada a passagem dos eletrodutos é feita através dos furos dos blocos, evitando assim a grande perda de material e o entulho gerado tradicionalmente.

Page 8: Construções em alvenaria

cUiDaDoS E acabaMENToS

Page 9: Construções em alvenaria

iNDÚSTria ESTorK ScrEENS

Page 10: Construções em alvenaria

bLocoS PriNciPaiS

Page 11: Construções em alvenaria

caNaLETa

Page 12: Construções em alvenaria

TiPoS DE bLocoS

1 – TIJOLO DE BARRO 2 – TIJOLO ECOLOGICO 3 – BLOCO CERAMICO 5 – BLOCO DE CONCRETO 7 – BOCO DE VIDRO

Page 13: Construções em alvenaria

TiJoLo DE barro

.

Os tijolos de barro são produzidos através de argilas sedimentares encontradas nas margens de rios e lagos, de granulometria fina e com grande quantidade de matéria orgânica. O barro deve ser limpo, sem muito detrito orgânico que dá porosidade excessiva. A argila para ser moldada convenientemente, deve ser previamente preparada, libertando-a de corpúsculos(raízes, pedras e outros) e amassando-a com certa quantidade de água, de modo a formar uma massa homogênea e de boa consistência. Hoje, devido ao alto custo, poucas casas são construídas com estrutura de tijolo maciços. Mas eles continuam revestindo muros e fachadas. Entre os desenhos que podem ser feitos, os mais comuns são a junta aprumo horizontal ou vertical, a espinha de peixe, a junta amarração francesa. Importante: impermeabilize as paredes com silicone, impermeabilizantes acrílicos ou resinas acrílicas.

Page 14: Construções em alvenaria

TiJoLo DE barro

.

Por norma brasileira, um tijolo maciço de categoria de primeira qualidade caracteriza-se por apresentar uma resistência de 40 Kgf/cm2. Porém, essa resistência não traduz um bom tijolo (no exterior existem tijolos com resistência de até 1000 Kgf/cm2. A durabilidade (resistência a deteriorização), vai depender da qualidade do material empregado (argila); adição de areia para baratear o custo; arestas arredondadas, demonstrando a fragilidade do produto e da temperatura de cozimento: menos calor, menor qualidade do material, menor custo. Tijolos com resistências mais elevadas, possibilitariam que ele funcionasse não só como elemento de vedação mas também estrutural, podendo traduzir-se ainda em resistência ao choque e a altas temperaturas. Tijolos com resistência inferior normalmente causam problemas de umidade, fissuras e deterioração.

Page 15: Construções em alvenaria

TiJoLo DE barro

.

Page 16: Construções em alvenaria

TiJoLo EcoLoGico

Sua fabricação não envolve queima de arvores, e sao compactados a frio em uma prensa que garante dimensões perfeitas. O desenho inteligente, com pequenos encaixes e furos centralizados, permitem assentá-las sem uso de argamassa e embutir a tubulação hidráulica e elétrica. Pois não necessita da brutal cura nos fornos à lenha como acontece com o tijolo convencional. Esse simplesmente é adicionado cimento a um solo específico, homogeneizado, prensado e curado a sombra com água coletada da chuva e fontes naturais. Dentre tantas vantagens o tijolo ecológico proporciona conforto, praticidade e muita economia. Ele tem um formato diferenciado e por ser só encaixado não requer argamassa para o assentamento.

Page 17: Construções em alvenaria

TiJoLo EcoLoGico

A economia no custo final da obra pode chegar a 30%, pois traz redução de 50% nos gastos com a alvenaria e cai para a metade o tempo de construção.

• Tijolo inteiro (25cm comprimento x 12,5cm largura x 6,25cm altura) • Canaleta (25cm comprimento x 12,5cm largura x 6,25cm altura) • Meio tijolo (12,5 cm comprimento x 12,5cm largura x 6,25cm altura) Economia » até 70% menos concreto e argamassa » até 50% menos ferro Rapidez » diminui o tempo de construção em até 50% Facilidade » hidráulicas e elétricas embutidas dispensando a quebra de paredes Limpeza » obra mais limpa e sem entulhos

Page 18: Construções em alvenaria

TiJoLo EcoLoGico

Page 19: Construções em alvenaria

bLoco cÊraMico

Bloco Cerâmico são componentes construtivos utilizados em alvenaria (vedação, estrutural ou portante). Apresentam furos de variados formatos, paralelos a qualquer um dos seus eixos. São normalmente produzidos com argilas ricas em em juta (tipo tagua) e argilas. A conformação ocorre por extrusão, onde a massa de argila é pressionada através do molde que dara a forma da sessão transversal. A coluna estrudada obtida passa por um cortador, onde se tem a dimensão do componente, perpendicular a sessão transversal. Posteriormente os blocos são submetidos a secagem e a queima é feita com temperatura que variam entre 900 °e 1100 ° .

Page 20: Construções em alvenaria

bLoco cÊraMico

Page 21: Construções em alvenaria

bLoco DE coNcrETo

É uma mistura em proporções de cimento Portland (chamado de aglomerante), areia, água, brita (ou pedra britada) e aditivos, que tem como objetivo dar plasticidade ao betão . O principal constituinte do concreto é o cimento Portland, que resuta da transformação do calcário, e que é composto por um produto chamado clínquer, formado por silicatos de cálcio.

Page 22: Construções em alvenaria

bLoco DE coNcrETo

Page 23: Construções em alvenaria

bLoco DE ViDro

O tijolo de vidro é uma peça formada por parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre as mesmas. Conforme a textura das faces, pode-se obter efeitos visuais diversos entre dois ambientes, desde a transparência até a translucidez. Por ser translúcido, permite a passagem de luz tornando o ambiente mais aconchegante e saudável.

Page 24: Construções em alvenaria

bLoco DE ViDro

Aspectos positivos do tijolo de vidro: - propicia maior luminosidade ao ambiente interno economizando energia; - mantém a privacidade e a segurança da edificação; - é uma material de fácil manutenção e nunca exige pintura; - tem elevada resistência mecânica; - garante um visual moderno e está disponível em grande variedade de cores; - é um produto ecológico; - elevada resistência a ambientes agressivos; - resistência a alterações térmicas; - nenhum problema de condensação na parte interior do bloco; - leveza dos blocos: peso de 17 Kg/m2.

Page 25: Construções em alvenaria

bLoco DE ViDro

Page 26: Construções em alvenaria
Page 27: Construções em alvenaria

facHaDa 3D

Page 28: Construções em alvenaria

facHaDa

Page 29: Construções em alvenaria

PLaNTa TiPo

Page 30: Construções em alvenaria

PLaNTa fUNDação

Page 31: Construções em alvenaria

PLaNTa ESTrUTUraL

Page 32: Construções em alvenaria

iNTEGraNTES