constância boletim informativo n.º 147

32
CONSTÂNCIA BOLETIM INFORMATIVO N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 www.cm-constancia.pt COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA SOLIDARIEDADE INAUGURADO O LAR DE IDOSOS DE SANTA MARGARIDA

Upload: municipio-de-constancia

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

janeiro/fevereiro/março 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 1

CONSTÂNCIABOLETIM INFORMATIVO N.º 147JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015www.cm-constancia.pt

cOM A pREsENÇA dO MINIsTRO dA sOLIdARIEdAdE

INAuguRAdO O LAR dE IdOsOsdE sANTA MARgARIdA

Page 2: Constância Boletim Informativo n.º 147

2 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ índice ]

FIcHA TÉcNIcA

03 nota de abertura

04 registo

09 distinção

12 carnaval

14 festas do concelho

16 ambiente

18 ação social

20 desporto

22 rostos

24 cultura

28 associativismo

30 atividade municipal

31 informações úteis

32 festa de nossa senhora da boa viagem /festas do concelho 2015

PropriedadeCâmara Municipal de Constância

DireçãoJúlia Amorim - Presidente da Câmara

EdiçãoGabinete de Relações Externas

CoordenaçãoHelena Calhau Alves TeixeiraSónia Careca

Conceção e arranjo gráficoSónia Oliveira

Neste número colaboraramAnabela Cardoso

Jorge Heitor

Luís Correia

Fotos

Clube Estrela Verde

Gabinete de Relações Externas

Luís Filipe Catarino / Presidência da República

TM Foto

ImpressãoTipografia A Persistente - Chamusca

MINIsTRO INAuguROu LAR dE IdOsOsEM sANTA MARgARIdA dA cOuTAdA

Tiragem2 500 exemplares

PublicaçãoTrimestral

Depósito LegalNº 40 659

ISSNNº 0872-5934

Page 3: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 3

[ nota de abertura ]

Quando este boletim chegar às vossas mãos, ter--se-á realizado há poucos dias o XXII Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (27 e 28 de março), convocado extraordinariamente para analisar a situação dos municípios num con-texto de dificuldades financeiras das autarquias, com a exigência da assunção de mais responsabili-dades ao mesmo tempo que a Lei das Finanças Lo-cais continua a não ser cumprida.

Considerando que a transferência de verbas da administração central para os municípios resul-ta da Participação dos Impostos do Estado (PIE) – designadamente do IVA, do IRS e do IRC –, não é compreensível que o aumento da receita do estado por via dos impostos dos portugueses não seja re-percutido nas transferências para os municípios. Impõe-se então uma pergunta: se os rendimentos dos portugueses diminuem por via dos impostos, aumentando a receita do estado central, é aceitável que a receita do município, em vez de crescer na mesma proporção, continue a diminuir? Para além de inaceitável, esta situação é muito injusta, por-quanto as câmaras municipais se têm vindo a subs-tituir ao governo, em especial nas áreas da ação so-cial, da educação, da saúde, da habitação, da cultura, do desporto e tantas outras.

Perante tais factos, a Câmara Municipal só tem um caminho: encarar a situação com firmeza e tomar decisões que nem sejam populistas nem comprometam o nosso futuro. Exemplo disso foi a recente decisão, tomada por unanimidade, da não--aceitação do Espaço do Cidadão – atendimento digital assistido (não confundir com Loja do Cida-dão) – por se considerar que os serviços a prestar são competências da administração central que, a pretexto de aproximar o cidadão da administração pública, deixaria à Câmara Municipal a obrigação da cedência de espaço, encargos com pessoal, con-sumíveis, comunicações, etc., etc., sem garantia da prestação efetiva de um serviço de qualidade e sob eventual ameaça de encerramento de serviços de proximidade como as Finanças, a Conservatória e a Segurança Social.

LEI dAs FINANÇAs LOcAIs

MAIs REspONsABILIdAdEs sÓ cOM MAIs MEIOs

A este propósito esclareço que nos contactos que mantive com o Governo me disponibilizei para cola-borar no sentido de ser criada uma verdadeira Loja do Cidadão que disponibilize, num único espaço, serviços da Direcção-Geral dos Impostos, Segurança Social, Instituto dos Registos e do Notariado e Servi-ço de Estrangeiros e Fronteiras, entre outros, e ainda um balcão multisserviços – o referido Espaço do Ci-dadão.

Tenho para mim que na vida não vale tudo e que a dignidade do cargo que ocupo me obriga a exigir respeito pelo Poder Local Democrático, pelos autar-cas e pelos munícipes: transferência de atribuições e competências para as autarquias, sim! Mas acompa-nhadas de meios financeiros e instrumentos legais, promotores do exercício da verdadeira autonomia administrativa e financeira, sob pena das câmaras municipais se tornarem meras executoras das políti-cas governamentais. Temos razão e bater-nos-emos por ela.

Presidente da Câmara Municipal

Page 4: Constância Boletim Informativo n.º 147

4 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ registo ]

ApOIO A EsTudANTEs dO ENsINO supERIOR

câMARA ATRIBuIu 24 BOLsAs

No seguimento do concurso para a concessão de apoios a estratos sociais desfavorecidos – apoio financeiro a estudantes do ensino superior – relativo ao ano letivo de 2014/2015 e segundo deliberação da Câmara Municipal de 5 de janeiro de 2015, foram atribuídas 24 bolsas de estudo, o que representou um investimento total de 13 200 euros.

A Câmara Municipal de Constância tem vindo a aumentar a atribuição do número de bolsas de estudo, tentando desta forma minimizar as dificuldades económicas que afetam os agregados familiares e

constituem um sério obstáculo ao prosseguimento dos estudos por parte dos jovens.

Apesar das conhecidas dificuldades pelas quais as autarquias estão a passar, o município faz questão de continuar este apoio, reforçando assim a sua aposta na educação, apoiando os jovens do ensino superior com menores recursos económicos e contribuindo, deste modo, para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.

cANTAR Os REIs NO cONcELHONa data em que se assinala o Dia de Reis, 6

de janeiro, felizmente ainda há no concelho de Constância muita gente que cumpre as tradições, contribuindo para a preservação do nosso património cultural. Cantar as janeiras é, sem dúvida, uma das manifestações populares que maior preocupação denotam com a salvaguarda dos nossos usos e costumes.

As escolas do concelho têm tido um papel de extrema importância na preservação destes valores, ensinando-os às crianças e incentivando-as à prática das tradições. Por isso, foi com muito gosto que no dia de Reis a autarquia recebeu no edifício dos Paços do Concelho alunos, professores e pessoal não docente que entoaram as tradicionais janeiras. O executivo recebeu o grupo e aproveitou a oportunidade para desejar bom ano e sucesso nos estudos. Também as freguesias de Montalvo e de Santa Margarida da

Coutada foram presenteadas com votos de bom ano pelas vozes dos seus alunos, professores e pessoal não docente.

Além da comunidade educativa, houve também grupos informais que se reuniram, cantando os Reis e desejando votos de bom ano novo às famílias do nosso concelho.

Page 5: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 5

[ registo ]

Há 20 ANOs...

O primeiro boletim do ano de 1995 – faz agora 20 anos – dava destaque a quatro diferentes aspetos em que então se estava apostando no concelho, trazendo na capa uma fotografia de cada um: a construção de novas habitações nas três freguesias, a construção de um novo jardim e parque infantil na vila, o início do processo de classificação da ponte de Santo Antoninho e o envolvimento da Escola (então C+S) na confeção de flores de papel para a Festa da Senhora da Boa Viagem.

Lutando contra a desertificação humana, que já então se fazia sentir no interior do país, a Câmara conseguiu financiamento para dar início à construção, em várias fases, de um conjunto de 40 fogos para habitação. Parte deles, situados em várias localidades de todo o concelho, destinavam-se a venda, a preços controlados e outra parte ao realojamento dos moradores das casas pré-fabricadas então existentes no Chão da Feira, em Constância. Simultaneamente, a Câmara implantava urbanizações municipais dotadas de infraestruturas para promover a autoconstrução de forma ordenada e menos onerosa. O esforço do município foi reconhecido pelo Governo, através da visita do secretário de estado da Construção e da Habitação que afirmou que o que se estava a fazer em Constância «deveria servir de exemplo a muitos municípios deste país».

Junto aos Paços do Concelho, onde até aí tinham estado instalados os pavilhões da telescola (que funcionara nos anos ’70 e ’80), nasceu um novo espaço ajardinado que prolongava o já existente para o lado oposto do edifício da Câmara.

A ponte de santo Antoninho, situada à saída da vila na direção de Montalvo, num troço abandonado da estrada – e portanto também ela abandonada e invadida pela vegetação – mereceu neste n.º 31 do Boletim um desenvolvido artigo de natureza histórica, chamando a atenção para a sua antiguidade e para a sua importância patrimonial. Assim se encetava um longo processo com vista à classificação da mais antiga ponte do concelho, construída no reinado de D. João VI, em 1825. Esse esforço

seria bem-sucedido com a classificação da ponte como conjunto de interesse público em 2010.

Noutra vertente, o Boletim valorizava o trabalho dos alunos da Escola c+s, enquadrados pelos seus professores e apoiados pelos funcionários, produzindo muitos milhares de flores de papel para decorar a Praça nas Festas do Concelho. Como ainda acontece agora, esse trabalho era igualmente realizado pelas crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo e também pelos idosos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia.

Então como hoje, o Boletim tinha uma página em que se dava a palavra aos eleitos. Nesse número de janeiro / fevereiro de 1995 usou dela o vereador Francisco Morgado, eleito pelo PSD.

Passaram 20 anos…

cOLABORE cOM A câMARA MuNIcIpAL!Quer fazer uma sugestão ou dar-nos a sua opinião sobre assuntos do concelho?

contacte a autarquia:Gabinete de Apoio à PresidenteTelefone: 249 730 051Fax: 249 730 057E-mail: [email protected]

MAIs HABITAÇÃO E uM NOVO EspAÇO AJARdINAdO

Page 6: Constância Boletim Informativo n.º 147

6 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ registo ]

JARdINs dE INFâNcIA sÃO Os Heróis da Fruta

Foram 378 Hinos da Fruta – dos quais dois de escolas do concelho de Constância – desenvolvidos por alunos dos 2 aos 12 anos de escolas do 1.º ciclo e jardins de infância de todo o país, no âmbito da 4.ª edição do projeto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável, promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. O objetivo é aumentar o consumo diário de fruta fresca em idade escolar, tendo em conta que 73,5% das crianças portuguesas ainda não ingerem fruta na quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Os Hinos da Fruta são canções apresentadas em formato de videoclip, nos quais as crianças partilharam com os adultos, através da música, importantes lições que aprenderam na 1.ª etapa deste projeto sobre o papel da alimentação saudável na prevenção da obesidade infantil – doença que em Portugal afeta uma em cada três crianças.

A 2.ª etapa do projeto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável, que agora começa, convida todos

os adultos a participar solidariamente naquela que é já, segundo Mário Silva, presidente da APCOI, “a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde a nível nacional e que desde 2011 melhorou os hábitos alimentares de 183 395 crianças, através de um modelo pedagógico de sucesso comprovado, como demonstram os resultados do impacto da última edição: 42,6% das crianças que participaram aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas”.

Da votação que decorreu entre os dias 10 de fevereiro e 10 de março, foram apurados 60 finalistas nacionais, sendo posteriormente eleitos por um júri composto por nomes de referência no panorama musical português, os três hinos finalistas mais votados dos 18 distritos continentais portugueses e das duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Das 34 escolas participantes do distrito de Santarém, destacam-se o Jardim de Infância de Montalvo, a ocupar a 2.ª posição, com 277 votos, e o Jardim de Infância de Constância, na 7.ª posição, com 112 votos.

19, 20 E 21 dE JuNHO

immemorial EM cONsTâNcIASom, Saúde e Sabores são os 3 S’s que estão na

génese do Immemorial, um evento que Constância acolherá nos dias 19, 20 e 21 de junho.

Immemorial apresenta-se como um evento cultural no âmbito da World Music que agrega valências consideradas como alternativas em termos de saúde e gastronomia.

Os 3 S’s germinarão som, com atividades musicais (concertos, workshop de prática e construção de

instrumentos e feira de artesanato), saúde, com a abordagem de terapias alternativas e sabores, divulgados através de uma feira de produtos vegetarianos, macrobióticos e tradicionais.

Promovido pela Criatura da Música – Eventos Musicais e Culturais, o Immemorial, uma iniciativa que certamente enriquecerá o calendário de atividades do concelho, conta com o apoio da Câmara Municipal de Constância.

Page 7: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 7

NO cENTRO EscOLAR dE cONsTâNcIA

TELHEIRO dE pROTEÇÃO à zONA dE REFEIÇõEs

[ registo ]

Foi construída no decorrer do mês de fevereiro uma estrutura que faz a ligação do telheiro norte, existente no Centro Escolar de Constância, às instalações da Escola Básica e Secundária Luís de Camões no acesso à zona do refeitório.

O telheiro tem uma estrutura de suporte metálica com pilares de secção circular e vigas do mesmo material com secção retangular, sendo o revestimento em tubo redondo e com chapa lacada na cor vermelho.

pROMOVER As pOMONAs

cONsTâNcIA NA BTL

O município de Constância marcou uma vez mais presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo de Portugal, que decorreu na FIL, em Lisboa, de 25 de fevereiro a 1 de março.

O certame, que realizou a sua 27.ª edição, repetiu a fórmula de sucesso do ano anterior, posicionando-se como a grande feira de turismo dos países de língua portuguesa, abrangendo um universo de 280 milhões de potenciais consumidores.

Situado num stande comum a outros municípios

que compõem a entidade do Turismo do Centro, o nosso

concelho apresentou aos muitos visitantes as Pomonas

Camonianas, através da representação teatral alusiva

a Camões No trilho de um Poema com alunos da Escola

Básica e Secundária Luís de Camões que, trajados ao jeito

quinhentista, conduziram os presentes nesta viagem no

tempo.

A obra, que já está terminada, é da responsabilidade da Direção Regional de Educação de Lisboa – DREL e tem como objetivo servir de proteção aos alunos quando se

deslocam entre os edifícios escolares, designadamente no período da hora do almoço.

Page 8: Constância Boletim Informativo n.º 147

8 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ registo ]

FEIRA dOs sABEREs NA ANTIgA cAdEIADando continuidade ao trabalho desen-

volvido para dinamizar os espaços da au-tarquia, o executivo lançou um desafio aos artesãos do concelho: montar uma oficina de artesanato.

Disponibilizando a Antiga Cadeia, o obje-tivo principal foi dinamizar esse espaço mas também valorizar o artesanato local, as raí-zes e os costumes do concelho de Constância.

Assim, de 24 de janeiro a 1 de março, os artesãos puderam expor e vender neste local os seus trabalhos, transmitindo também os seus conhecimentos, através do trabalho ao vivo e da realização de workshops.

Foram várias as técnicas e os materiais utilizados, desde lã, cortiça, retalhos, pas-sando pelas cores e estilos.

Constância recebeu, nos dias 12 e 13 de fevereiro, um grupo de cadetes da Escola Naval que realizaram o seu exercício anual neste território.

Trata-se de um exercício no âmbito da formação militar naval, integrada na qual os cadetes da Escola Naval realizam anualmente uma atividade de descida de um rio do território continental, com recurso a botes de borracha e remos. Além dos cadetes da Escola Naval participam também no exercício outros alunos da Academia Militar, da Academia da Força Aérea e do Instituto de Ciências Policiais e Segurança

Interna.

O evento tem como principal objetivo proporcionar aos cadetes, futuros oficiais da Marinha, a prática e consolidação de alguns valores da formação militar, cívica e humana e também promover e fortalecer a interação entre a Escola Naval e as populações e a juventude do país.

A Câmara Municipal de Constância associou-se ao evento, cedendo as instalações do Centro Náutico e prestando o apoio logístico necessário.

cAdETEs dA EscOLA NAVALREALIzARAM ExERcícIO EM cONsTâNcIA

E porque os olhos também comem..., a culinária esteve igualmente representada, através de doces, bolachas e ou-tras iguarias que aqui as mestras quiseram ensinar a quem quis aprender.

A música também marcou presença, através de quatro jovens que apresentaram um recital de saxofone e clarinete.

Page 9: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 9

dIsTINÇÃO dO JORNAL o mirante

JúLIA AMORIM,pERsONALIdAdE pOLíTIcA dO ANO NO FEMININO

[ distinção ]

O jornal O Mirante vem distinguindo, há vários anos, pessoas e instituições da nossa região que se destacam nas mais diversas áreas, do desporto à tauromaquia, da cidadania à cultura, do associativismo à política.

No domínio da política, o semanário premiou um homem e uma mulher, declarando Júlia Amorim personalidade política do ano no feminino.

Para essa distinção contribuíram o facto de a premiada ser a primeira mulher a chegar ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Constância, mas sobretudo a sua duradoura dedicação à comunidade, iniciada há 25 anos, quando Júlia Amorim, ainda muito jovem, foi também a primeira mulher a presidir à Junta de Freguesia de

Júlia Amorim, presidente da câmara Municipal de constância, foi distinguida pelo semanário regional o mirante com o prémio personalidade política do ano no feminino.

Esta distinção vem reconhecer os méritos da primeira mulher a presidir ao concelho de constância, já com longa experiência de trabalho autárquico, mas também as qualidades de uma pessoa atenta, inconformada, serena, mas lutadora pelos direitos de quem é discriminado – sejam as mulheres na sociedade, seja o seu pequeno município no contexto da região e do país.

Constância, bem como o trabalho que vem desenvolvendo, há mais de 20, na Câmara Municipal, primeiro como vereadora, depois como vice-presidente e agora à frente do município.

A entrega do prémio decorreu em 26 de fevereiro no Cineteatro de Rio Maior, completamente cheio. No discurso de agradecimento, Júlia Amorim, fazendo jus à distinção que recebeu, discursou no feminino, lembrando que as mulheres ainda ganham em média menos do que os homens, que não é verdade que as mulheres trabalhem menos do que os homens, como não é verdade que as mulheres cheguem a cargos de direção tão facilmente quanto os homens. E frisou que a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária não se consegue pela luta das mulheres contra os homens, mas através do esforço conjunto de homens e mulheres por um objetivo que deve ser comum e a todos dignifica e beneficia.

Esta distinção d’O Mirante, sendo certo que premeia a mulher e a autarca que Júlia Amorim é há muito tempo, representa igualmente um motivo de orgulho para o concelho de Constância que vê reconhecidos, por um periódico de grande tiragem e muitos leitores nesta vasta região, os méritos da sua presidente que assim contribui, também, para elevar a boa imagem de que o concelho desfruta.

//6 mulheres fizeram a entrega do prémio

Page 10: Constância Boletim Informativo n.º 147

10 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ distinção ]

pORTugAL HOMENAgEOu Os sEus AuTARcAs

ANTÓNIO MENdEs É cOMENdAdOR dA ORdEM dO MÉRITO

Reconhecendo e pretendendo home-nagear o papel insubs-tituível dos autarcas portugueses para o de-senvolvimento do nosso país e para o reforço da coesão territorial, como se lê na nota publica-da na página oficial da Presidência da Re-pública na internet, o Chefe do Estado quis relevar a pes-soa e a obra de cada um dos 15 autarcas que entendeu distin-guir como expressão maior do imenso tra-

O presidente da República decidiu homenagear o poder Local democrático, destacando 15 antigos presidentes de câmara que distinguiu com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

Entre esses autarcas de mérito está António Mendes, antigo presidente da câmara Municipal de constância, a quem coube a honra de, em nome dos agraciados, discursar perante o chefe do Estado.

A justíssima distinção atribuída, em nome de portugal, a António Mendes, dignifica o homem e o autarca e é motivo de grande regozijo para o concelho de constância e para os constancienses.

balho que se fez em Portugal graças ao Poder Local Democrático conquistado com o 25 de Abril. Um dos agraciados foi António Mendes, antigo presidente da Câmara Municipal de Constância durante 24 anos, de 1986 a 2010.

A cerimónia de imposição das insígnias aos homenageados decorreu no Palácio de Belém, na manhã de 13 de feverei-ro. Em nome dos agraciados, foi António Mendes que discursou, salientando a importância e as realizações dos municí-pios e das freguesias, mas frisando que, como diz o povo, não fizemos mais do que a nossa obrigação, pois foi para isso que os munícipes confiaram em nós. E deixou uma reflexão, fundada na sua prática de tantos anos: particularmente importante, sublinhou, é a consciência que o presidente da Câmara deve ter de que no seu concelho se está construindo uma parcela de Portugal, pequenina que seja como é o caso da minha Constância. E que essa parcela, que lhe parece muito importante por ser a sua, só tem sentido no contexto da região de que faz parte e do conjunto do país. Daí o relevo que assume a relação entre as instituições, aos diversos níveis do poder, que, independentemente das forças políticas que sustentam cada uma delas, deve pautar-se pelo respeito mútuo, pelo espírito de colaboração e pela lealdade.

Entre as entidades que presenciaram o ato encontrava-se a presidente Júlia Amorim que representou o município de Constância. O apreço e as felicitações da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, aprovados por unanimidade, ex-pressam o contentamento e a honra que a distinção representa para toda a nossa comunidade. A Assembleia Municipal, cuja moção aqui se transcreve, propôs mesmo uma homenagem concelhia a António Mendes, através da construção de um monumento a inaugurar no próximo ano.

Ao comendador António Mendes, que do n.º 1 ao 119 foi seu diretor, o Boletim Informativo apresenta igualmente as mais vivas felicitações.

Crédito da fotografia: Luís Filipe Catarino/Presidência da República

Page 11: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 11

Considerando:

a) que António Mendes é reconhecidamente um autarca exemplar

e de excecional mérito na defesa dos interesses do concelho de

Constância e na promoção do seu desenvolvimento;

b) que tem toda uma vida de dedicação ao serviço público,

porquanto:

1. iniciou a atividade autárquica em 1999, com 29 anos de idade,

como vogal da Assembleia de Freguesia de Santa Margarida

da Coutada;

2. foi eleito vereador em dezembro de 1982, tendo

desempenhado esse cargo na oposição até dezembro de 1985;

3. em dezembro de 1985 foi eleito presidente da Câmara

Municipal, cargo que desempenhou durante 24 anos, até

outubro de 2009;

4. em outubro de 2009 foi eleito presidente da Assembleia

Municipal de Constância, cargo que mantém atualmente;

c) que a António Mendes se deve o período de mais intenso

desenvolvimento do concelho: o abastecimento regular de

água de qualidade em todo o território municipal e a total

remodelação da respetiva rede, a construção de grande parte

da rede de esgotos e a totalidade do seu tratamento efetivo, a

construção de muitas dezenas de fogos habitacionais e várias

urbanizações distribuídas por todas as freguesias, a construção

da Escola Luís de Camões e a consequente criação do ensino dos

2.º e 3.º ciclos e secundário, o ordenamento das margens dos

rios Tejo e Zêzere, a construção da extensão de Saúde de Santa

Margarida e do Centro de Saúde de Constância, o atual edifício

dos Paços do Concelho, a Zona Industrial de Montalvo, o Centro

Ciência Viva - Parque de Astronomia, o Parque Ambiental de

Santa Margarida, a Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal,

as Piscinas Municipais, o Pavilhão Desportivo Municipal, o

Posto da GNR – são apenas algumas das muitas e importantes

obras a que António Mendes está associado;

d) que, no âmbito regional, fica ligado à criação da Associação de

Municípios do Médio Tejo, hoje Comunidade Intermunicipal, à

Resitejo (aterro sanitário que serve o nosso concelho, situado

na Carregueira) e à Tagus – Associação para o Desenvolvimento

do Ribatejo Interior, sediada em Abrantes;

e) que a sua ação enquanto presidente da Câmara sempre se

caraterizou por uma relação de grande proximidade com os

munícipes, sendo conhecido de todos o seu hábito de passar

diariamente, antes das 8 horas da manhã, pelos diversos

lugares do concelho, tendo assim oportunidade de falar com

todos os que o interpelavam sobre os mais variados assuntos

relativos à vida do município;

f) que pautou a sua gestão por grande rigor financeiro e especial

capacidade de atrair financiamentos para o concelho;

g) que demonstrou, durante todos estes anos, uma grande

capacidade de diálogo com todos os eleitos, quer da sua força

política quer da oposição;

h) que, por outro lado, revelou uma notável capacidade de diálogo

com todos os governantes, de todos os governos, qualquer que

fosse a sua cor partidária;

i) que a sua vida política sempre se pautou pelos princípios do

serviço e da modéstia, nunca fazendo alarde das realizações

a que esteve ligado, com uma única exceção, no Arquivo

Municipal, inaugurado já depois de terminado o seu último

mandato de presidente da Câmara Municipal, em que

foi colocada uma placa com o seu nome alusiva ao seu

empenhamento na construção desse equipamento.

Face ao exposto,

A Assembleia Municipal de Constância, reunida a 27 de

fevereiro de 2015, considera a condecoração atribuída por sua

Excelência o Presidente da República, no passado dia 13 de

fevereiro, ao cidadão António Manuel dos Santos Mendes, de

Comendador da Ordem do Mérito, um ato da maior relevância

e da mais elementar justiça que constitui um orgulho para o

Município de Constância e muito particularmente para esta

Assembleia Municipal.

A Assembleia Municipal recomenda à Câmara Municipal que

seja erigido um monumento ao Comendador António Manuel dos

Santos Mendes num dos equipamentos emblemáticos existentes

(por exemplo o Parque Ambiental de Santa Margarida ou junto

ao edifício dos Paços do Concelho), a inaugurar no ano de 2016,

no dia 25 de Abril ou no dia do Concelho, como reconhecimento

e forma de perpetuar a pessoa excecional que, em mais de 30

anos como autarca de muito mérito, mudou a face do concelho

de Constância, deu-lhe visibilidade nacional e revolucionou a

qualidade de vida de toda a comunidade.

A Assembleia Municipal delibera ainda que esta moção seja

enviada a todas as instituições e entidades concelhias e a toda a

comunicação social local e regional.

Constância, 27 de fevereiro de 2015

Aprovada por unanimidade.

AssEMBLEIA MuNIcIpALsaudação e reconhecimento

pela atribuição do grau de comendador da Ordem do Méritoao cidadão António Manuel dos santos Mendes

[ distinção ]

Page 12: Constância Boletim Informativo n.º 147

12 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

Carnaval 2015[ carnaval ]

De 13 a 17 de fevereiro, um pouco por todo o con-celho, foi possível viver o espírito carnavalesco, as-sistindo ou participando nas diversas iniciativas que decorreram em Constância, Montalvo e Santa Mar-garida da Coutada.

O arranque do carnaval foi logo no dia 13, quando as crianças, os professores e o pessoal não docente das escolas do concelho trouxeram para a rua a ale-gria da época, as cores dos fatos temáticos e a boa

disposição de todos aqueles que participaram nos três desfiles que decorreram nas freguesias.

Nos dias 15 e 17, as iniciativas estiveram a cargo da JICA – Juventude Inovadora com Atitude e da União Jazz Malpiquense.

Em Montalvo, a JICA cumpriu a tradição, trazendo para as ruas – no domingo e na terça-feira

Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada Centro Escolar de Constância

Desfile de Carnaval em MontalvoUnião Jazz Malpiquense

12 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

Page 13: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 13

[ carnaval ]

– um desfile carnavalesco com carros alegóricos e no qual participaram o Grupo de Amigos de Montalvo, o Centro de ATL de Montalvo e a Associação Quatro Cantos do Cisne, o Centro Escolar de Santa Margarida, João P. Coelho, a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico de Montalvo, o Grupo Cupidos e um grupo de idosos que estão inseridos no projeto Movisenior, uma iniciativa financiada pela Fundação EDP. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Constância e da Junta de Freguesia de Montalvo.

Novidade deste ano foram as diversas iniciativas promovidas pela União Jazz Malpiquense, em Malpi-que, freguesia de Santa Margarida da Coutada. Um desfile pelas ruas da localidade, uma matiné e um concurso de mascarados, realizados no domingo, dia 15, e uma aula de zumba especial carnaval que teve lugar na terça-feira foram as folias que marcaram o carnaval na margem sul do concelho.

Quebrou-se a rotina, recarregaram-se baterias e acima de tudo partilharam-se momentos de convívio entre os foliões e todos aqueles que quiseram embar-car no nosso carnaval concelhio.

Centro Escolar de Constância

Creche da Santa Casa da Misericórdia de Constância

Jardim de Infância e 1.º Ciclo de MontalvoDesfile de Carnaval em Montalvo

Page 14: Constância Boletim Informativo n.º 147

14 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

4, 5 E 6 dE ABRIL

cONsTâNcIA EsTá EM FEsTA!

uMA FEsTA cOLETIVA

A pREpARAÇÃO

[ festas do concelho ]

Na Páscoa de cada ano Constância celebra a Senhora da Boa Viagem, respeitando uma tradição com mais de duzentos anos que vem do tempo dos marítimos, do porto fluvial e do transporte de mercadorias pelo Tejo.

As Festas do Concelho, que nas últimas décadas deram nova energia e uma grande projeção a nível nacio-nal à bicentenária festa religiosa, são, sem dúvida, o momento mais importante do ano na nossa vida coletiva, quando o concelho se mostra aos outros e se orgulha de si próprio.

A Câmara Municipal, a quem cabe a organização das Festas do Concelho, tem consciência de que a quali-dade e o sucesso dos festejos dependem, antes de mais, do envolvimento e da participação das pessoas e das instituições do concelho que lhes dão corpo e sentido. Porque esta é uma grande festa coletiva – a nossa Festa!

A azáfama tem sido grande. Desde finais do ano passado que se prepara o grande evento que são as Festas do Concelho. Fizeram-se múltiplos contactos, prepararam-se as atividades desportivas, culturais e de lazer, promoveram-se reuniões com a população, com as associações e com agentes locais, pintaram-se e arranja-ram-se espaços públicos, começaram a fazer-se as flores e outros motivos decorativos para as ruas floridas, pensaram-se os cardápios das tasquinhas e dos restaurantes…, enfim, tem havido muito, muito trabalho para que nos próximos dias 4, 5 e 6 de abril esteja tudo a postos para receber todos os que nos queiram honrar com a sua visita.

// Aguardando a bênção

Page 15: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 15

[ festas do concelho]

O cARTAz dEsTE ANO

Os D.A.M.A, Tiago Bettencourt, os Sam The Kid e Mundo Segundo, os Dimproviso, Miguel Maat, os Remédiu Santu, os The Peakles (tributo aos Beatles), Ricardo Rebelo, os Toc’& Foge, a Tarde de Folclore, o XXVII Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, uma Mega Aula de Zumba, a XXVI Mostra Nacional de Artesanato, a IX Mostra de Doces Sabores, os Saberes e Sabores do Concelho, as tasquinhas típicas, a chegada das embarcações a Constância e um espetáculo piromusical são as diversas vertentes que constituem a iniciativa.

Ponto alto dos festejos serão as cerimónias religiosas que têm lugar no Dia do Concelho, segunda-feira de Páscoa (6 de abril), das quais se destacam a missa solene, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as bênçãos dos barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

// Concerto

// Grande Prémio da Páscoa

// Tasquinhas // Rua florida

// Mostras

Page 16: Constância Boletim Informativo n.º 147

16 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

pAssEIOs pEdEsTREs INTERpRETATIVOsDesde o ano 2000

que o município reali-za, todos os anos, entre os meses de fevereiro e novembro, um passeio pedestre interpretativo mensal. Embora se tenha dado sempre primazia à interpretação do patri-mónio natural, também temos realizado alguns passeios onde o patri-mónio cultural ganha relevância. Os passeios pedestres interpretati-vos são uma boa forma de conhecer e divulgar o património existente no concelho.

Dando continuidade a este projecto, no pri-meiro trimestre deste ano realizaram-se dois percursos.

Na tarde do dia 14 de fevereiro percorremos as margens dos rios Zê-

[ ambiente ]

zere e Tejo em busca de plantas silvestres comestí-veis. A chuva obrigou-nos a encurtar o percurso, mas mesmo assim, nos cerca de 5 km percorridos, foram identificadas bastantes espécies de plantas que po-demos utilizar na nossa alimentação. No final o ob-jetivo foi cumprido: dar a conhecer algumas espécies de plantas silvestres muito comuns que podemos uti-lizar como recurso alimentar.

No passeio pedestre realizado no dia 22 de mar-ço, os temas abordados foram a água e as florestas, já que nesta data se comemora o Dia Mundial da Água e na véspera, 21 de março, o Dia Internacional das Flo-

restas. Partindo do Pavilhão Desportivo Municipal,

percorremos uma parte da encosta do Zêzere onde

observámos e identificámos alguma da biodiversida-

de existente num dos espaços florestais mais interes-

santes do concelho. Partimos de seguida em direção

ao rio Tejo, onde realizámos um pequeno passeio de

barco, olhando o rio e as suas margens de um ponto

de vista diferente.

O próximo passeio pedestre interpretativo é já no

dia 19 de abril na aldeia da Pereira. Consulte a agenda

em www.cm-constancia.pt.

Page 17: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 17

[ ambiente ]

pARquE AMBIENTAL dE sANTA MARgARIdA

13 ANOs A VALORIzAR O AMBIENTENo próximo dia 18 de abril o Parque Ambiental de

Santa Margarida (PASM) completa 13 anos de exis-tência. Desde a sua abertura ao público, em 2002, o PASM tem-se assumido como um espaço privilegia-do para o lazer e a formação ambiental de todos os que usufruem dele. Apresentando diversas valências, não só na área do ambiente mas também na cultu-ra, como o posto de leitura da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, ou no desporto, como o campo de jogos e o ginásio ao ar livre e com um extenso pla-no de atividades de onde se destacam as atividades didáticas de temáticas ambientais, o PASM recebe visitantes vindos de todo o país e alguns do estran-geiro, num total de cerca de 30 000 pessoas por ano. Destaque para os milhares de alunos, acompanhados pelos respetivos professores, que todos os anos pro-curam as atividades que se realizam no PASM como complemento às ações curriculares.

Um dos equipamentos que tem tido mais sucesso é o Borboletário Tropical. Este espaço vivo, onde está representado um pouco de um ecossistema tropical e onde as borboletas são a atração principal, tem sido visitado por grupos escolares, famílias, amantes da natureza, entusiastas da fotografia, etc. Desde a sua abertura, em junho de 2013, já foi visitado por mais de 12 000 pessoas.

Para a comemoração de mais este aniversário vão realizar-se algumas atividades temáticas de partici-pação gratuita.

Assim, durante o fim de semana de 18 e 19 de abril poderá participar em passeios pedestres, visitas ao PASM e workshops. O programa específico pode ser consultado em www.cm-constancia.pt. Para inscri-ção nas atividades e mais informação, contacte o PASM pelo telefone 249 736 929 ou pelo endereço ele-trónico [email protected].

Page 18: Constância Boletim Informativo n.º 147

18 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ ação social ]

MINIsTRO INAuguROu LAR dE IdOsOsEM sANTA MARgARIdA dA cOuTAdA

Conforme vinha a ser anunciado pela Santa Casa da Misericórdia de Constância (SCMC), o Lar de Idosos de Santa Margarida abriu as suas portas aos utentes no final do ano de 2014.

29 de dezembro foi o dia que os primeiros 12 idosos passaram a desfrutar das instalações desta nova resposta social do concelho, aos quais já se juntaram novos utentes, preenchendo por completo a capacidade do Lar.

Depois de dois meses e meio de funcionamento, a SCMC inaugurou o lar no passado dia 14 de março.

Inaugurado oficialmente pelo Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, na cerimónia estiveram também presentes a Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, o Diretor do Instituto da Segurança Social de Santarém, os Vereadores, os presidentes de Juntas de Freguesia, diversos eleitos, entidades militares e religiosas, o

Provedor e restantes membros dos órgãos sociais da SCMC, muitos responsáveis por Misericórdias e por outras instituições do concelho, da região e do país, população, entre muitos convidados.

Além da bênção das instalações, dos aspetos protocolares próprios da cerimónia e da inauguração do Mural do Reconhecimento, o evento revelou-se um momento de salutar convívio para a comunidade concelhia, evidenciando o quanto esta infraestrutura é uma mais-valia para todo o concelho de Constância. Assim, a animação da cerimónia esteve a cargo do grupo «Emoções» de Malpique, da Banda Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, dos Grupos de Ginástica da Sociedade Recreativa Portelense, da Associação Cultural e Desportiva Aldeiense e do Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre «Os Relâmpagos», do Rancho Folclórico «Os Camponeses» de Malpique e da Tuna da Universidade Sénior de Constância.

// O ministro no uso da palavra

Page 19: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 19

[ ação social ]

Recorde-se que, conforme já foi divul-gado em anteriores edições deste Bole-tim Informativo, o Lar de Idosos de Santa Margarida resulta de uma candidatura ao programa comunitá-rio POPH - Programa Operacional Poten-cial Humano, através da qual a Santa Casa da Misericórdia, não obstante o momento de crise nas institui-ções e no país, decidiu, em 2009, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, avançar com o processo.

Reconhecendo a grande necessidade deste empreendimento para o concelho, o município foi, desde a primeira hora, um parceiro ativo no processo. Doou o terreno, auxiliou a instrução da candidatura, financiou os projetos, construiu a estação elevatória, deliberou atribuir um apoio de 300 mil euros à instituição e acom-panhou a Santa Casa da Misericórdia nos mais diversos procedimentos relativos ao projeto.

Com um investimento de aproximadamente dois milhões e trezentos mil euros, o Lar de Idosos de Santa Margarida tem capacidade para 40 utentes. A nova infraestrutura, localizada nas proximidades do Açude da Aldeia de Santa Margarida, é composta por 14 quartos individuais e 13 duplos, zonas de banhos assistidos, ga-binete médico, sala de medicação, cabeleireiro, salas de estar, sala de convívio, refeitório, cozinha, lavandaria, engomadoria, salas técnicas, arrumos e garagem.

// Idosos assistindo à cerimónia

// A alegria e a cultura local trazidas pel’«Os Camponeses» de Malpique

Page 20: Constância Boletim Informativo n.º 147

20 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

O Centro de Karaté Shotokan de Cons-tância organizou, no passado dia 14 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo Muni-cipal, os exames e estágio de Karaté Sho-tokan.

A iniciativa contou com cerca de 200 atletas, tendo participado, além dos de Constância, outros vindos dos centros de Abrantes, Pego, Sardoal, Tramagal e Vila de Rei.

Decorreram no dia 8 de fevereiro, no Pavilhão Des-portivo Municipal, testes de iniciação, com vários níveis técnicos e de disciplina, na modalidade de patinagem artística a nível distrital.

A Secção de Patinagem do Clube Estrela Verde (CEV) foi a anfitriã deste evento, sendo a organização da responsabilidade da Associação de Patinagem Artís-tica do Ribatejo.

Estiveram presentes nove clubes do distrito de San-tarém, tendo sido efetuados 100 testes aos seus patina-

KARATÉ sHOTOKAN

pROMOVIdOs pELO cLuBE EsTRELA VERdE

TEsTEs dE INIcIAÇÃO EM pATINAgEM ARTísTIcA

I TORNEIO VILA pOEMA

[ desporto ]

dores. Os atletas do CEV participaram pela primeira vez nesta avaliação e ficaram todos aprovados: 13 atletas no teste de iniciação – nível 1, oito no teste de iniciação – nível 2 e quatro no teste de iniciação – nível 3.

Estes testes são definidos no regulamento técnico pela Federação Portuguesa de Patinagem, sendo obri-gatórios para a participação em competições nesta mo-dalidade.

Durante o fim de semana de 13 e 14 de março decor-reu também no Pavilhão Desportivo, equipamento mu-nicipal onde o Clube Estrela Verde desenvolve as suas atividades de patinagem, o I Torneio Vila Poema.

Das nove equipas em competição, o Clube Estrela Verde conseguiu um extraordinário 2.º lugar, tendo o Sporting Clube de Tomar vencido o torneio por equipas.

Também os atletas a nível individual e em diferentes categorias se destacaram com pontuações bastante ele-vadas, mostrando o seu valor e a qualidade do seu tra-balho.

Organizado pelo Clube Estrela Verde de Constância, este torneio de competição contou com a participação das seguintes equipas: ACRSC - Associação Cultura e Re-creativa de Santa Cita, CAMP - Clube Aventura Motori-zado do Pego, CBE - Casa do Benfica do Entroncamento, CDTN - Clube Desportivo de Torres Novas, HCT - Hóquei Clube “Os Tigres” – Almeirim, JO - Juventude Ouriense, de Ourém, SCT - Sporting Clube de Tomar e o SGSL - Sport Grupo Scalabitano “Os Leões” - Glória do Ribatejo.

A Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Agru-pamento de Escolas de Constância foram as instituições que apoiaram esta iniciativa.

Page 21: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 21

O Olímpico Jovem já vai na sua 22.ª edição. É um evento que tem contribuído para despoletar potencialidades de crianças e jovens do concelho para a prática da modalidade de atletismo e que se assume como um marco no plano anual de atividades desportivas do concelho.

Possuidor de um cariz semicompetitivo e multidisciplinar, tem vindo a adaptar-se às características de desenvolvimento da modalidade e aos espaços existentes para a potenciar, adequando as suas especificidades e otimizando recursos.

Desenvolvendo- se nos escalões de benjamins A até

juvenis (até aos 16 anos), esta iniciativa teve lugar na

pista simplificada de atletismo, existente na Escola

Luís de Camões, no dia 14 de março.

À semelhança de anos transatos, o apuramento

dos atletas é realizado a nível de escola, selecionan-

do-se os dois melhores (feminino e masculino) em

cada disciplina e em cada escalão. Apesar deste apu-

ramento, a participação é aberta a todos os outros

alunos.

Trata-se de um torneio de futebol de 7 de cariz não competitivo, dirigido aos ativos das empresas e associações sediadas no concelho de Constância, numa vertente de atividade física, lazer e sociabili-zação, visando simultaneamente o fomento da mo-dalidade e o potenciar dos equipamentos e espaços requalificados para o efeito.

Com início definido para 10 de abril, este primei-

ro torneio contará com um máximo de 8 equipas e

terá lugar no Campo de Futebol Municipal, em Mon-

talvo, todas as sextas-feiras a partir das 20h30, com

dois jogos em simultâneo. As equipas participantes

terão de apresentar elementos que não tenham par-

ticipado em qualquer tipo de competição ao longo da

época desportiva que ainda decorre.

[ desporto ]

OLíMpIcO JOVEM EM cONsTâNcIA

pARA EMpREsAs E AssOcIAÇõEs dO cONcELHO

TORNEIO dE FuTEBOL dE 7

Page 22: Constância Boletim Informativo n.º 147

22 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ rostos ]

António Carlos Calhau69 anosComercianteConstância

22 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

Page 23: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 23

[ rostos ]

Toda a vida comerciou. Aos 7 anos, na sua Frontei-ra natal, já andava à roda do balcão, ajudando a famí-lia em que cresceu, num grande estabelecimento que, como era costume nesse tempo, vendia de tudo um pouco. Aí se ocupou até o chamarem para a tropa, mas quando voltou a loja tinha fechado e teve de procurar outro caminho. Ainda esteve numa casa agrícola da mesma vila alentejana, ocupado no tomate, no lagar de azeite e em várias outras tarefas, mas isso foi por pouco tempo. Aos 25 anos mudou-se para a Fundação Abreu Calado, em Benavila, no concelho de Avis, onde passou a ser o responsável pela cantina.

Graças a um amigo viajante, soube que havia um lugar de encarregado num estabelecimento comercial do Ribatejo. Em Constância – disseram-lhe. Não sabia muito bem onde ficava tal vila e estava muito longe de imaginar que seria ela, daí para diante, a terra da sua vida. Tinha apenas 28 anos e veio assumir respon-sabilidades na Casa Santos Costa, uma referência do comércio do concelho. Fundada ainda no século XIX, em 1891, vendia também ela de tudo nesse ano de 1973: tinha secção de armeiro com armas de caça, cartuchos e afins, vendia redes de pesca, mercearia, ferragens, tecidos, loiças, vidros, eletrodomésticos, materiais de construção como cimento e cal, tintas, ferramentas, drogaria, pronto-a-vestir e até caixões para o último percurso da vida. Cinco anos passados, em 1978, adqui-riu uma quota da sociedade e, de encarregado, passou a sócio gerente. Nos anos ’80 e ’90, como aconteceu com a grande maioria dos estabelecimentos do género, ví-timas da concorrência das grande superfícies, a Casa Santos Costa foi perdendo clientela, vendendo cada vez menos e, a dado momento, ficou praticamente re-duzida à mercearia.

Ciente da situação e antevendo já o inevitável des-fecho, saiu a meio dos anos ’90 para trabalhar por conta de outras empresas, sempre na área comercial, fican-do a mulher na direção da loja. A firma Santos Costa acabou por se extinguir, já centenária, em 1998. A loja sobreviveria mais algum tempo, tendo fechado defini-tivamente portas há meia dúzia de anos.

A caminho dos 70 anos, António Carlos Calhau prossegue o caminho da sua vida, vendendo como sempre fez. Há anos que se ocupa na distribuição de pastelaria e de pão. Começa alta madrugada, quando toda a gente dorme, para que ao pequeno-almoço haja bolos e pão fresco nos concelhos da Chamusca, de Tor-res Novas e da Golegã. Bem-disposto e brincalhão, faz todos os dias este circuito duas vezes, mais de 120 qui-lómetros de estrada, sempre com um sorriso no rosto e uma graça para alegrar aqueles com quem se cruza. Levando bolinhos doces e sendo pessoa afável, conquis-tou o carinho da freguesia que lhe começou a chamar o Doçuras. E bem merece esse prémio quem lutou toda uma vida, com trabalho e cara alegre.

Muito popular em Constância, tem mantido uma estreita ligação à comunidade: esteve na direção dos Bombeiros, foi secretário da Junta de Freguesia e é só-cio fundador do Clube Estrela Verde, tendo feito parte de várias direções onde desenvolveu intensa atividade. Era da direção, juntamente com o seu amigo Pacífico, no tempo do célebre conjunto musical Green Star que animava os bailes do clube e outros de beneficência para diversas instituições, bem como as passagens de ano realizadas no antigo Teatro da vila. Participou na organização de marchas pelo Santo António e fez parte do orfeão, mas a sua paixão maior é o teatro. Recorda com emoção o grupo de teatro que integrou, ensaiado pelos irmãos Fernando e Joaquim dos Santos, que tam-bém produziam os cenários. Agora não lhe é possível, porque o seu dia começa às duas da madrugada e acaba pela tarde fora, quando o corpo lhe pede descanso. Mas um dia que deixe a volta da distribuição dos bolinhos, António Carlos Calhau tem vontade de regressar ao seu Clube Estrela Verde. E se calhar ao teatro. Nessa altura, terá o Ribatejo perdido o Doçuras. Mas reganhará um ator de teatro. Com o sotaque alentejano que traz da sua infância e a boa disposição que sempre lhe conhe-cemos.

António Matias Coelho

dOÇuRAs

Page 24: Constância Boletim Informativo n.º 147

24 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

A ideia, apresentada à Câmara Municipal por Manuela de Azevedo, jornalista, camonista e amiga de Constância, foi concretizada pela primeira vez em 1994. Consistia, basicamente, na realização de um mercado quinhentista em que estavam expostos para apreciação e para venda a maior parte das flores e dos frutos mencionados por Camões na sua obra. Por outro lado, procurava-se, através dos trajos envergados por alunos e professores da Escola (então chamada C+S), recriar a atmosfera social e cultural do século XVI, o tempo em que o grande épico viveu e, segundo uma muito antiga tradição, aqui terá vivido durante algum tempo.

Os anos que entretanto passaram permitiram efetuar um interessante percurso de aperfeiçoamento e enriquecimento da atividade e, por outro lado, de apropriação coletiva das Pomonas Camonianas como uma grande festa da nossa comunidade. Grande parte desse trabalho deve-se às escolas do concelho – a todas as escolas, incluindo os jardins de infância – que mobilizaram os seus alunos, os professores, o pessoal não docente e os pais e encarregados de educação para levarem às ruas da vila e ao Parque de Merendas, ano após ano, uma notável manifestação de sentimento camoniano coletivo. Mas contam, também, com a colaboração de outras instituições do concelho.

Para além das bancas onde se expõem e se vendem, como sempre se fez, as flores e os frutos que Camões cantou, e dos alunos e professores que povoam o espaço das Pomonas, representando figuras quinhentistas – clérigos, nobres, gente do povo –, há nestes dias muita animação em Constância, com danças renascentistas, declamação de poesia do

nosso maior poeta e muitas outras atividades que dão colorido e animação a esta Vila Poema.

As Pomonas Camonianas, que agora, vinte anos passados, são já feitas por filhos dos alunos que realizaram as primeiras, constituem a genuína expressão do modo como a memória de Camões se encontra profundamente entranhada no nosso sentir coletivo. A Festa que fazemos, em cada 10 de Junho, é uma produção autêntica, nossa, realizada com os nossos meios e com o nosso jeito de sentir Camões. Não há aqui nada encomendado, nem empresas de animação contratadas para recriar ambientes como se faz em muitos lados. Em Constância, ano após ano, as Pomonas Camonianas são um preito coletivo a Camões – a nossa maneira de honrar a memória do épico e de afirmar a afeição que a nossa gente tem por ele e pela sua ligação à nossa terra.

[ cultura ]

EM 9 E 10 dE JuNHO

pOMONAs cAMONIANAs:cELEBRAR cAMõEs, FEsTEJAR A NOssA IdENTIdAdE

chegam todos os anos em junho, à volta do dia 10, dia de camões, e são já parte não apenas do nosso calendário festivo mas da nossa própria identidade coletiva. são as pomonas camonianas, iniciadas nos anos ’90, que este ano cumprem a sua 20.ª edição.

Através das crianças e dos jovens – alunos do concelho de constância –, dos professores e funcionários das escolas e com a colaboração dos pais e encarregados de educação, camões vai andar por aí, num ambiente evocativo do tempo em que, ainda jovem, terá vivido na nossa vila.

Mercado quinhentista:Exposição / Venda de Frutos e Flores

declamõesAnimação: Alunos do Agrupamento

de Escolas de constânciaFeira de Antiguidades e Velharias

Orientação Noturnadanças quinhentistas

Page 25: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 25

[ cultura ]

// Mercado quinhentista

// Uma grande festa da comunidade educativa

// Cortejo evocativo do tempo de Camões

// Danças renascentistas

// Venda de frutos e flores

// Malabarismos pelos Moviritmos

Page 26: Constância Boletim Informativo n.º 147

26 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ cultura ]

Conto e Poesia

ConCurso Literário aLexandre o’neiLL

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Biblio-teca Municipal Alexandre O’Neill promoveu a ativi-dade Cartas de Amor…, com o objetivo de incentivar o gosto pela escrita, fomentar a leitura e estimular a criatividade na comunidade, além de chamar a aten-ção para a riqueza literária do fundo da Biblioteca Municipal, já que o amor é um dos temas mais explo-rados na literatura.

Porque o amor não tem idade, cor ou religião, apelou-se à participação de todos para a elaboração de uma carta de amor criativa e original. A este apelo respondeu Mariana Chande, aluna do 9.º ano da Es-cola Básica e Secundária Luís de Camões, participan-do com o poema Odeio-te e sendo por isso premiada como recompensa pela sua motivação e criatividade.

Odeio-te,Pois adoro como me olhas,mesmo fingindo não olhar.

Odeio-te,Pois adoro como me fazes rir,mesmo me apetecendo chorar.

Odeio-te,Pois adoro como falas,mesmo não dizendo nada.

Eu odeio-te,Pois quando estás longe,parte de mim morre e quando estás perto,parte de mim floresce.E quanto mais tempo passo contigo,mais esse ódio cresce.

Mas o que eu mais odeio em tié não te conseguir odiar.

Promovido pelo município de Constância, o Concurso Literário Alexandre O’Neill, na sua 2.ª edição, foi apresen-tado ao público na Semana da Leitura, com o propósito de valorizar e divulgar este grande nome da literatura por-tuguesa, assim como a sua relação com a Biblioteca Mu-nicipal e a vila de Constância, além de pretender também fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade.

O concurso destina-se a divulgar trabalhos de poesia e conto inéditos dos alunos dos ensinos básico e secundário e da comunidade leitora em geral. Desta forma, os partici-pantes serão divididos em cinco escalões: 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, ensino secundário e da comunidade leitora, com idade igual ou superior a 18 anos, sendo o valor do prémio do concurso de 1000 euros, repartido de forma diferente pelos cinco escalões mencionados.

O Concurso Literário irá decorrer de 16 de março a 15 de maio de 2015, sendo os trabalhos a concurso avaliados por um júri constituído por um representante do Agrupa-mento de Escolas, um representante do executivo munici-pal e uma pessoa de reconhecido mérito, tendo em conta os seguintes critérios: adequação ao tema, riqueza e perti-nência do título, originalidade e criatividade, densidade e

Dia dos Namorados

riqueza lexical, correção frásica e da grafia e utilização de recursos estilísticos.

As normas de participação do Concurso Literário Ale-xandre O’Neill estarão disponíveis ao público na Biblioteca Municipal e bibliotecas escolares do concelho e ainda nos portais do município de Constância e da Rede de Biblio-tecas.

Page 27: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 27

[ cultura ]

Palavras do Mundo na Semana da Leitura

Viajando com a BiBlioteca municipal

Ler aqui, aLi e por aí…

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacio-nal de Leitura que pretende dinamizar as escolas e a co-munidade para que se criem ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes por toda a parte, elevando os níveis de literacia dos mais novos, criando hábitos de leitu-ra na escola, em família e nos tempos livres. Com este ob-jetivo, a Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill e a Biblio-teca Escolar Carlos Cécio realizaram a Semana da Leitura, que decorreu de 16 a 20 de março, com o mote Palavras do Mundo.

Com este tema a Semana da Leitura convida à (re)desco-berta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.

Assim, de 16 a 20 de março, decorreram inúmeras iniciativas alusivas a esta temática, destacando-se os en-contros com os autores Natália Bebiano, Francisco Duque Lemos, Ana Simão, Miguel Neto, Mónica Cortesão Gonçal-ves, José Carlos Completo e Joana Ramos.

Neste conjunto de atividades ainda foi apresentado o Concurso Literário Alexandre O’Neill (2.ª edição) que irá decorrer de 16 de março a 15 de maio com o objetivo de fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade de leitores da Rede de Bi-bliotecas de Constância.

No último dia e assinalando o Dia Mundial da Poe-sia, os Tintinnabvlvm, com acompanhamento musical em flautas e percussões tradicionais, declamaram para a comunidade em geral, na Biblioteca Municipal, alguns poemas de Luís de Camões e de Alexandre O’Neill, poemas anónimos da renascença portuguesa e poemas sefarditas.

A Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill (BMAO) não compreende só o edifico antigo junto à estrada nacional, nem está confinada às suas paredes. Uma biblioteca deve-rá disponibilizar o acesso ao conhecimento e à informação a todos os membros da comunidade, sem distinção de ida-de ou de condições físicas, económicas e sociais, através de um conjunto de recursos e serviços que podem sair da biblioteca e ir para todo o lado e até podem viajar. Foi com esse entendimento que se deu o nome ao projeto Viajando com a BMAO – Ler aqui, ali e por aí… com o objetivo de levar a biblioteca a todas as crianças do concelho para, segundo o manifesto da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, criar e fortalecer os hábitos de lei-tura nas crianças, desde a primeira infância.

E levámos a Biblioteca, levámos as histórias dos livros, levámos o gosto de as ler e de as transmitir, através de um conjunto de atividades que visava incutir a importância do livro e das bibliotecas na vida das pessoas, em particular dos mais novos.

E viajámos pelos centros escolares de Constância e de Santa Margarida, pela escola de Montalvo e ainda pelos mais pequeninos da creche da Santa Casa da Misericórdia

e também pelos mais idosos da mesma instituição, com histórias contadas de maneira diferente, com recursos di-versos, mas sempre com o mesmo objetivo de promover o livro e a leitura no concelho.

Desde uma peça de teatro à dramatização de histórias tradicionais e a atividades com sombras chinesas, tudo foi criado, encenado e apresentado com criatividade e imagi-nação pela equipa da Biblioteca Municipal para agradar ao público e para transmitir a importância dos livros no de-senvolvimento das pessoas e, acima de tudo, a grande im-portância de uma biblioteca na comunidade.

Page 28: Constância Boletim Informativo n.º 147

28 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ associativismo ]

cOM MAIs dE 1000 EscuTEIROs

AcAMpAMENTO MARgARIdAs cOMEMORA 25 ANOs

O Acampamento Margaridas 2015 festejou o seu 25.º ano de existência. Organizado pelo Agrupamento 707 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), decorreu em Constância, junto ao Centro Ciência Viva, de 14 a 17 de fevereiro e contou com o apoio da Câmara Municipal de Constância.

Margaridas é um acampamento sonhado e idealizado por dirigentes do Agrupamento 707 que no Carna-val de 1990 lançaram a ideia no terreno, contando na altura com a participação de 65 elementos do CNE e de 12 elementos do grupo 49 de Lamego da AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal.

Tendo como tema geral Nem tudo é Carnaval e tema particular 25 anos a superar escolhos, este ano a organi-zação contou com a participação de 1050 escuteiros vindos um pouco de todo o país.

O acampamento é dividido em quatro campos: Lobos, 1.ª secção – A Selva; Maçaricos, 2.ª secção – Peter Pan; Touros, 3.ª secção – Descobrimentos; e Corvos, 4.ª secção – Mundo em Mudança.

Contribuir para a formação integral dos jovens através de ideias novas para uma nova geração, propor-cionar uma atividade onde a técnica e o escutismo no seu espírito de regresso às origens estão sempre atuais e iniciar um novo século de movimento Escuta, sempre fiel aos princípios do seu fundador, são os principais objetivos desta iniciativa.

Page 29: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 29

[ associativismo ]

à beira de comemorar 30 anos de vida, os Camponeses têm já percorrido um longo e interessante caminho de pesquisa, divulgação e promoção da identidade rural do nosso concelho. Tendo como preocupação primeira o rigor na recolha da música, da dança, do canto e do trajo tradicionais, que têm mostrado por todo o país, o Rancho de Malpique assume-se como um verdadeiro embaixador do muni-cípio, valorizando as nossas tradições rurais e a memória do viver de quem habitou este campo e esta charneca antes de nós. com uma sede nova, resultante da adap-tação da antiga escola EB1, cuja decoração proporciona um ambiente muito inspi-rador, os Camponeses encaram o futuro com otimismo e uma enorme vontade de fazer mais e ainda melhor, pelo folclore e pelo concelho de constância.

O folclore em Malpique remonta ao final dos anos ‘70 quando surgiu a ideia de se constituir um rancho. Lança-do no Carnaval de 1978, esse objetivo seria concretizado no ano seguinte com a fundação do Rancho Folclórico da sociedade União Jazz Malpiquense. Inicialmente infantil, evoluiria, em 1982, para Rancho Folclórico Flores do Cam-po que teria atividade durante três anos. Em 1985 a maior parte dos seus elementos – 10 pares e umas 35 pessoas – constituiu-se autonomamente como Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique. Faz agora 30 anos.

Filiado na Federação do Folclore Português, na Funda-ção Inatel e na Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e assessorado pelo Conselho Técnico Regional da Federação para a zona dos Templários, o Ran-cho coloca em primeiro lugar a preocupação de rigor no trabalho de recolha que laboriosa e persistentemente vem desenvolvendo e que se traduz num apreciável repertório bem representativo da cultura tradicional dos campone-ses – aos quais foi buscar o nome – do concelho de Cons-tância nas primeiras décadas do século XX. Desse esforço sério e continuado, sempre dirigido por João Varino, um homem que se confunde com o próprio rancho, resultou um assinalável conhecimento do modo de vestir, de tocar, de cantar, de dançar, enfim, de viver da nossa comunidade de há uns 100 anos, numa época em que o trabalho do cam-po, centrado nas inúmeras e prósperas quintas que então havia no concelho, e as tarefas da charneca, em especial as ligadas ao pastoreio e ao montado de sobro, eram as ocupa-ções principais da maior parte da nossa gente.

A recolha visa igualmente outros aspetos da vida cam-ponesa tradicional, como os costumes, as crenças, as su-perstições, os trabalhos, os instrumentos, permitindo as-

sim uma caraterização mais completa e mais rica da vida

tradicional que o Rancho apresenta ao público nas suas de-

monstrações. Demonstrações é a palavra certa e não espetá-

culos. Porque o folclore deve servir, antes de mais, os pro-

pósitos de divulgação etnográfica e cultural e não apenas o

puro espetáculo da música e da dança. Por isso, Os Campo-

neses mostram sempre quadros vivos em palco – do pastor,

da tremoceira, da mulher do sedeiro, do migueiro –, com

uma explicação que contextualiza a tradição.

Para além de umas 20 demonstrações pelo país de norte

a sul, o Rancho organiza todos os anos o Festival Nacional

de Folclore. Os primeiros 16 tiveram lugar em Malpique, no

espaço contíguo à garagem do senhor Joaquim Gonçalves,

onde Os Camponeses tiveram a sua primeira sede, e os se-

guintes no Anfiteatro dos Rios, a grande sala de visitas do

concelho de Constância. O próximo, o 30.º, será em 4 de

julho. Antes disso, nas Festas do Concelho, o Rancho orga-

nizará, como faz há mais de 20 anos, a tradicional Tarde de

Folclore e terá, como sempre, a sua tasquinha.

Na nova sede, resultante da adaptação da antiga escola

EB1 de Malpique, desafetada do ensino com a criação do

Centro Escolar de Santa Margarida e cedida pela Câma-

ra Municipal, Os Camponeses criaram um ambiente muito

acolhedor, onde se apresenta uma grande variedade de ob-

jetos que testemunham a nossa vida rural. São agora muito

boas as condições em que ensaiam os 12 pares de bailado-

res, alguns dos quais crianças, e os figurantes e se juntam

e confraternizam todos os elementos que o Rancho conta

atualmente, 46 no total. De 15 em 15 dias, na velha escola

primária funciona agora uma verdadeira escola de cultura

tradicional.

RANcHO FOLcLÓRIcO os CamPoneses dE MALpIquE

uM EMBAIxAdOR dO cONcELHO

Page 30: Constância Boletim Informativo n.º 147

30 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015

[ atividade municipal ]

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 27 de fevereiroA Assembleia Municipal reuniu ordinariamente, no dia 27 de

fevereiro, na Sala de Sessões do Edifício dos Paços do Município, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Período reservado à intervenção do público;2. Análise, discussão e eventual autorização da abertura de

procedimento concursal de técnico superior para a divisão municipal administrativa e financeira a candidatos sem relação jurídica de emprego público por tempo indetermi-nado;

3. Análise, discussão e eventual autorização da renovação do prazo compreendido entre a deliberação da Assembleia

Municipal a que se refere o n.º 1 do art.º 64.º do OE 2015 e a

data da homologação da lista de classificação final relativa

aos procedimentos de assistente técnico;

4. Análise, discussão e eventual autorização da contração de

empréstimo a celebrar ao abrigo do empréstimo-quadro

destinado a financiar o Centro Escolar de Montalvo;

5. Apreciação de informação escrita apresentada pela presi-

dente da Câmara Municipal, nos termos da alínea c) do n.º

2 do artigo 25.º da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro;

6. Outros assuntos de interesse.

REUNIõES DE CÂMARA | Resumo das deliberações

9 de outubro de 2014• Aprovação de pagamentos no valor de 226 481,68 €• Aprovação da atribuição de um subsídio à Casa do Povo de

Montalvo no valor de 100 € para fazer face a despesas tidas com o grupo Choeur de mon Choeur

• Aprovação da atribuição de um subsídio à Associação Hu-manitária dos Bombeiros Voluntários de Constância para aquisição de uma viatura de combate a incêndios:

- Aquando da entrega da viatura – 10 000 €;- 35% do valor restante no 2.º semestre de 2015 – 7000 €;- 30% do valor restante no 2.º semestre de 2016 – 7000 €;- 30% do valor restante no 2.º semestre de 2017 – 6000 €

• Aprovação da atribuição de um subsídio à Associação Hu-manitária dos Bombeiros Voluntários de Constância para fazer face a despesas com a aquisição de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais no Médio Tejo no valor de 1 329,57 €

• Aprovação da atribuição de um subsídio à Associação Hu-manitária dos Bombeiros Voluntários de Constância para fazer face a despesas com a aquisição de fardamento no va-lor de 3 222,40 €, correspondente a 20% do valor total

23 de outubro de 2014• Aprovação de pagamentos no valor de 196 246,51 €• Aprovação da 15.ª alteração ao Orçamento/2014

29 de outubro de 2014• Aprovação da proposta dos documentos previsionais para

o ano de 2015 (Orçamento e Grandes Opções do Plano) nos termos do previsto na alínea c) do n.º 1 do art.º 33.º, conjuga-do com a alínea a) do n.º 1 do art.º 25.º da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro

6 de novembro de 2014• Aprovação das 16.ª, 17.ª, 18.ª, 19.ª e 20.ª alterações ao Orça-

mento/2014• Aprovação de pagamentos no valor de 267 389,85 €

20 de novembro de 2014• Aprovação da 21.ª alteração ao Orçamento/2014• Aprovação de pagamentos no valor de 86 167,83 €• Aprovação do protocolo de colaboração entre a Câmara Mu-

nicipal de Constância e a Câmara Municipal da Chamusca que prevê o transporte escolar, no ano letivo de 2014/2015, de três crianças residentes na herdade da Casta, concelho da Chamusca. As crianças frequentam diferentes estabele-cimentos de ensino do nosso concelho

4 de dezembro de 2014• Aprovação de pagamentos no valor de 276 725 €

18 de dezembro de 2014• Aprovação das 22.ª, 23.ª, 24.ª e 25.ª alterações ao Orçamen-

to/2014• Aprovação de pagamentos no valor de 53 775 €• Aprovação da atribuição de um subsídio à Sociedade Re-

creativa Portelense no valor de 98,15 €, correspondente a 20% do valor total gasto com trabalhos de manutenção, pin-turas de interiores e exteriores da sede

• Aprovação da atribuição de um subsídio ao Grupo Recreati-vo e Desportivo de Vale de Mestre “Os Relâmpagos” no valor de 170,50 €, correspondente a 25% do valor total gasto em acessórios destinados à substituição da rede de águas de ali-mentação das respetivas instalações e rede de alimentação de eletricidade

• Aprovação da atribuição de um subsídio à Casa do Povo de Montalvo no valor de 1713,99 €, correspondente a 50% do va-lor total gasto com inscrições na Associação de Futebol de Santarém, exames médicos e combustível

• Aprovação da atribuição de um subsídio à Casa do Povo de Montalvo no valor 283,69, correspondente a 25% do valor to-tal gasto em material desportivo para a Secção de Futebol

• Aprovação da atribuição de um subsídio ao Rancho Folclóri-co “Os Camponeses” de Malpique no valor de 1212,75 €, cor-respondente a 25% do valor gasto com obras de beneficiação e manutenção da sede

Page 31: Constância Boletim Informativo n.º 147

JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 31

[ informações úteis ]

câMARA MuNIcpALGeral ................................................................. 249 730 050

Fax.................................................................. 249 739 514Gabinete da Presidente ................................... 249 730 051

Fax................................................................. 249 730 057Gabinete dos Vereadores ................................ 249 730 054Aprovisionamento ........................................... 249 730 280

Fax.................................................................. 249 730 281Serviços Técnicos ............................................ 249 730 050

Fax.................................................................. 249 739 514Proteção Civil ................................................... 964 819 522Oficinas (Vale de Mestre) ............................... 249 736 620

Horário dos Serviços: 08h30 – 12h00 e 13h00 – 16h30Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill ........ 249 739 367

Dias úteis: 10h00 – 18h30Arquivo Municipal .......................................... 249 730 284

Dias úteis: 14h00 – 17h30Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia 249 739 066

Fax.................................................................. 249 739 084Telemóvel........................................................911 588 984

Museu dos Rios e das Artes Marítimas .......... 249 730 053Dias úteis, sábados, domingos e feriados: 14h00 – 17h30Encerra à segunda-feira

Parque Ambiental de Santa Margarida .......... 249 736 929De abril a setembro: 08h30 – 20h00Espaço Internet: 09h30 – 20h00De outubro a março: 08h30 – 19h00Espaço Internet: 09h30 – 19h00Aberto todos os dias excepto 1 de janeiro e 25 de dezembro

Borboletário Tropical ....................................... 249 736 929De março a outubro: 10h00 – 17h30De novembro a fevereiro: 10h00 – 16h30

Parque de Campismo Rural de Constância ... 249 739 546 962 134 857

Aberto de maio a setembroReceção: 8h00 – 24h00

Pavilhão Desportivo Municipal ...................... 249 730 059Fax................................................................. 249 730 059

Piscina Municipal ............................................ 249 739 627Posto de Turismo ............................................ 249 730 052

Fax................................................................. 249 730 289Dias úteis: 9h00 – 18h00Sábados e domingos: 11h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00 Feriados: 14h00 – 18h00

Loja “Camões com sabor” .............................. 965 228 588Quarta-feira a domingo: 10h30 – 14h00 e 15h00 – 18h30

sessões da câmara: às quintas-feiras, quinzenalmenteMercado Mensal: primeiro domingo de cada mêscódigo postal: 2250-028 CONSTÂNCIAE-mail: [email protected]: www.cm-constancia.pt

Em caso de situações de rutura ou falhas no fornecimento de água, contacte os canali-zadores carlos Alberto calado - 969 423 588 (Constância/Montalvo) ou António Manuel Marques - 962 043 562 (Santa Margarida) ou os encarregados António Valador - 968 337 062 e Manuel pedro Oliveira - 963 848 232 ou o vereador Arsénio cristóvão - 964 819 522

JuNTAs dE FREguEsIAConstância ................................... 249 739 050 / 963 575 151Montalvo .............................................................. 249 739 297Santa Margarida da Coutada ............................... 249 736 21

ENsINOAgrupamento de Escolas /Escola Básica e Secundária Luís de Camões ..... 249 730 290Centro Escolar de Constância..........................249 730 290

Centro Escolar de Santa Margarida......................249 736 23Fax...................................................................... 249 736 771

Escolas do 1º Ciclo:Montalvo

Rua Dr. José Godinho ............................ 249 739 486Rua Júlio Feijão ...................................... 249 739 842

Jardins de Infância:Montalvo .............................................................. 249 739 030Creche da Santa Casa da Misericórdia ............... 249 739 681

BOMBEIROsVoluntários de Constância ................................... 249739 241Secção de Santa Margarida ................................. 249 736 122

INsTITuIÇõEs BANcáRIAsCaixa Geral de Depósitos:Constância ..................................................... 249 730 200Campo Militar de Santa Margarida ............... 249 730 210Banco Santander Totta, S.A.:Campo Militar de Santa Margarida .............. 249 730 400Millennium BCP ............................................... 249 000 390

RELIgIÃOParóquia de Constância/Paróquia de Montalvo ................... 241 881 108/962 533 073Paróquia de Santa Margarida ......................... 249 736 493

Convento de Nª Sª Boa Esperança (Montalvo).. 249 739 529

sERVIÇOs púBLIcOsCorreios ................................................................ 249 739 614Cons. Registo Civil, Predial e Comercial ............ 249 730 181Repartição de Finanças ....................................... 249 739 218Serviços de Atendimento de Constância da Segurança Social .................... 249 739 116Tesouraria da Fazenda Pública ........................... 249 739 138EDP – Contratos ........................................ 800 505 505 (grátis)EDP – Avarias ......................................... 800 506 506 (grátisEDP – Leituras ....................................... 800 507 507 (grátis)

sAúdEEmergência ....................................................................... 112Abrantes - Hospital Dr. Manoel Constâncio ..... 241 360 700Centro de Saúde de Constância .......................... 249 730 110 Extensão de Saúde de Montalvo ....................... 249 739 955Posto Médico de Santa Margarida ...................... 249 736 818Tomar - Hospital N.ª Sra. da Graça .................... 249 320 100

Torres Novas - Hospital Rainha Santa Isabel .... 249 810 100

FARMácIAsConstância ............................ 249 739 205 / 914 221 386 Urg.Montalvo ............................................................... 249 739 471

Santa Margarida .................................................. 249 736 621

TRANspORTEsEstação Caminho de Ferro Santa Margarida ..... 249 736 221Estação Caminho de Ferro Praia do Ribatejo .... 249 733 686Estação Caminho de Ferro Entroncamento .... 808 208 208

Rodoviária do Tejo (Abrantes) ............................ 241 362 636

TáxIsConstância / Montalvo ............... 965 785 176 / 966 017 144Santa Margarida ......................... 249 736 636 / 249 736 467

dIVERsOsCampo Militar de Santa Margarida .................. 249 730 600Casa-Museu Vasco de Lima Couto ..................... 249 739 640Centro Hípico de Santa Bárbara ......................... 914 213 834Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo .... 249 730 060CPCJ de Constância ............................................. 249 736 476 FAJUDIS – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém ..................................... 249 739 508Santa Casa da Misericórdia ................................ 249 730 250

sEguRANÇAGNR ............................................... 249 730 070 / 962 092 039

AssOcIAÇõEs E cOLETIVIdAdEsAssociação Cultural e Desportiva Aldeiense ...... 249 736 336Associação Cultural e Desportiva de Santo António .......................... 966 004 016Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro ............................ 249 739 140Associação Humanitária de Montalvo .......................... 249 739 425 / 914 395 833

AssOcIAÇõEs E cOLETIVIdAdEs (cont.)Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário “Os Quatro Cantos do Cisne” ..... 249 736 679Associação Popular e Social de Constância /Universidade Sénior de Constância .................... 912 387 131Casa do Povo de Montalvo .................................. 249 739 696Clube Estrela Verde ............................................. 249 739 014Grupo Cultural Emoções de Malpique ................ 915 431 127Grupo Recreativo e Desportivo “Os Relâmpagos” ............................................. 918 588 213JICA - Juventude Inovadora Com Atitude .......... 917 685 869Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique ............................... 934 978 857 / 939 550 657Sociedade Recreativa Portelense ........................ 249 736 723União Jazz Malpiquense....................................936 367 639

OuTROsAssociação de Agricultores dos Concelhos deAbrantes, Constância, Sardoal e Mação .............. 249 331 143Associação Comercial e Empresarial dos Concelhosde Abrantes, Constância, Sardoal, Maçãoe Vila de Rei .................................................... 241 362 252Associação Empresarial dos Concelhos de Abrantes e Limítrofes ...................................... 241 372 415Cartório Notarial ................................................ 249 736 758Turismo Centro de Portugal................................ 243 330 330Inatel – Santarém ................................................ 243 332 990Instituto de Emprego e Formação Profissional(Centro de Abrantes) .......................................... 241 379 820Instituto Português do Desporto e Juventude(Santarém) ....................................................... 243 350 410Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém – Torres Novas ............. 249 839 500Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém – Abrantes ..................... 241 372 167Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior – Abrantes ......... 241 372 180Zona Agrária – Abrantes ...................................... 241 362 681

pARA FIcAR...Constância Casa João Chagas – Alojamento local ................. 249 739 403Constância Guest House - Alojamento local . 926 371 415Quinta de Santa Bárbara – Casa de Campo ....... 249 739 214

Santa Margarida da CoutadaCasa da Aldeia - Alojamento local (Aldeia) ........ 968 338 518Quinta do Outeiro Alto (Vale de Mestre)Alojamento local ....................... 933 697 054 / 936 106 248

pARA cOMER...Constância Churrasqueira Manu ........................................... 249 739 305D. José Pinhão ...................................................... 249 739 960Esplanada-Bar Pezinhos no Rio ......................... 249 733 093Leopoldina Tavernas ........................................ 249 736 704Os Arcos ............................................................... 249 739 101Os Lusíadas .......................................................... 249 739 113Refeitório Quinhentista ...................................... 249 739 214Remédio d’Alma .................................................. 249 739 405Ti Coimbra ........................................................... 249 736 494Trinca-Fortes ....................................................... 241 401 988

MontalvoO Malha-Ferro ...................................................... 249 739 476(só abre para grupos)

Santa Margarida da CoutadaCasa AidaEstrada Nacional 118 ............................................ 249 736 459Casa de Pasto O Manel (só com marcação)Malpique................................................................ 249 736 101Central ParkVale de Mestre...................................................... 249 736 910Pizzaria CamõesMalpique ............................................................... 249 736 152Snack-Bar ProgressoMalpique ............................................................... 249 736 677

Page 32: Constância Boletim Informativo n.º 147

32 BOLETIM INFORMATIVO DE CONSTÂNCIA N.º 147 JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2015