conselho estadual de assistÊncia social - ceas/pr · entre os desafios que se apresentavam no...

29
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CEAS/PR Relatório de Gestão Biênio 2010-2012 Curitiba 2012

Upload: lekhanh

Post on 12-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CEAS/PR

Relatório de GestãoBiênio 2010-2012

Curitiba 2012

MENSAGEM AO LEITOR

O período de 2010/2012 foi marcado por ações de consolidação do SUAS, passando da fase inicial de implantação, onde a mobilização exerceu um papel essencial para uma etapa seguinte de articulação e planejamento. O Conselho Estadual de Assistência Social exerce um papel importantíssimo nesse momento, de mediador, de sugerir ações, de monitorar e garantir que os avanços conseguidos nos fóruns, pactuações, legislação sejam de fato implementados. Foi também um intenso período de transição, com mudança no governo estadual que alçou a assistência social, antes atuante e representativa, mas ligada a uma secretaria de estado compartilhada a um status de secretaria exclusiva, com representatividade e descentralizada em todo o estado. A transição estendeu-se por um tempo – necessário aos ajustes e vem-se consolidando nos últimos meses com a composição da equipe e capacitação a todos os atores.

O CEAS/PR caminha junto com as mudanças e na manutenção do foco no reordenamento da politica de assistência social no estado do Paraná. Tendo como base o teor das deliberações da VIII Conferência de Assistência Social – Participação e o Controle Social no SUAS e nas discussões em relação ao tema das Conferências realizadas em 2011, que vem ratificar a evolução nos trabalhos referentes ao SUAS. A ênfase atual é na valorização dos trabalhadores, pois é com a atuação qualificada e eficiente, que se materializa a ampla rede de proteção e promoção social, com a qualidade dos serviços e a ampliação do acesso por parte dos usuários da política de assistência social.

O ano de 2011 foi marcado também pela atualização da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, sancionada pela presidência da república, tornando-se um marco na consolidação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS e a base legal para as esferas governamentais se adequarem e promover o reordenamento da política. Da mesma forma, avança o controle social, com a consolidação das instâncias de controle da sociedade civil enquanto representantes da participação da população, em todas as etapas – da formulação à atuação nas ações.

A atuação do CEAS/PR nesta gestão, portanto reveste-se, de grande significado, agindo desde o papel de mediador, colaborador, participante, fiscalizador, normativo, enfim, de co-autor de todo o processo que está sendo construído na consolidação do SUAS no estado. O CEAS superou seus próprios entraves de funcionamento, de equiparação de conhecimento e informações, para agir de maneira consciente e qualificada nos destinos e no contexto da politica de assistência social no Paraná.

Entre os desafios que se apresentavam no inicio da gestão e as novas demandas que surgiram, frente a um período marcado por transições, podemos afirmar que avançamos no sentido da unificação da assistência social em igual nível de funcionamento às demais áreas, na manutenção da descentralização, com atendimento a todas as regiões, na elaboração de um Plano Estadual de Capacitação, no questionamento sobre os convênios historicamente acordados na proteção social especial de alta complexidade, e no avanço sobre o financiamento das ações. Muitos ainda são os desafios, notadamente na representação da sociedade civil, no sentido de se referenciar ao Fórum da sua região para a validação e repasse das informações, bem como o conselheiro eleito de inteirar-se e apropriar-se do conhecimento básico para uma participação qualificada, coerente e eficaz.

Maria Cecília Monteiro Larcher FantinPresidente do CEAS/PR

INTRODUÇÃOO Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/PR, criado pela Lei Estadual nº.

11.362, de 12 de abril de 1996, é um órgão ou instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, sem fins lucrativos e sem vínculo político ou religioso, com prazo indeterminado de duração, que se rege de Resoluções do Conselho pleno. Desde junho de 2011, de acordo com a Lei Estadual nº.16.840 o referido Conselho passou a vincular-se à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, órgão responsável pela gestão da política de assistência social no Estado do Paraná.

O CEAS possui a função de acompanhar e deliberar a política estadual de assistência social, em consonância com a política nacional de assistência social, estabelecida do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, bem como pelas diretrizes propostas nas Conferências Estaduais de Assistência Social e demais normativas da área. Orienta e acompanha os Conselhos Municipais de Assistência Social na operacionalização dessa política, respaldando-se nos princípios estabelecidos pelo SUAS da descentralização e participação democrática nas decisões.

Sua composição é paritária, a qual é composta por 15 membros governamentais e 15 da sociedade civil organizada, com seus respectivos suplentes. Essa última com representação composta pelos segmentos de usuários, prestadores de serviço e trabalhadores do setor, eleitos nas Conferências Regionais de Assistência Social e referendados na Conferência Estadual de Assistência Social. O mandato da gestão é de dois anos, não remunerado, permitindo uma recondução desde que observado os critérios de representação de macro regionais e segmentos. O Presidente e o Vice-presidente do CEAS são escolhidos por votação entre os seus pares, com alternância entre representação governamental e sociedade civil durante a gestão.

O biênio 2010-2012 do CEAS/PR foi marcado pelas discussões referentes ao fortalecimento da política de assistência social no Estado do Paraná, em consonância às diretrizes da política nacional de assistência social.

Neste relatório, estão consolidadas as ações desempenhadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS referente ao período de 2010-2012.

Portanto, os conteúdos expostos nesse Relatório, advém de registros das reuniões realizadas no referido biênio, para memória e utilização em pesquisa e material de apoio aos próximos conselheiros.

1. AS COMISSÕES TEMÁTICASAs Comissões Temáticas foram formadas pelos membros do Conselho indicados e

aprovados na plenária, com intuito de uma discussão aprofundada acerca de temas relacionados ao Conselho e que venham subsidiar a elaboração de trabalhos técnicos pela instância e facilitar o processo de tomada de decisões.

A Assembleia pode criar Comissões permanentes ou temporárias, sendo as últimas automaticamente extintas após o término dos trabalhos e as permanentes podem ser extintas a qualquer momento.

As Comissões Temporárias são constituídas provisoriamente para discussão de temas que necessitam de maior aprofundamento ou para a organização de eventos, principalmente para a Conferência Estadual.

Os estudos e os registros das discussões realizadas nas Comissões são efetuados por meio de relatórios e pareceres, esboço de resolução e, posteriormente, submetidos à deliberação do CEAS para posterior futura publicação.

Os horários e dias das reuniões das Comissões Temáticas foram definidos para se realizarem no primeiro dia da convocação da assembleia, no período da tarde. O local de realização das mesmas, se deu no espaço da SETP, órgão responsável pela administração técnica do CEAS, e a partir de 2011 na sede da SECJ e depois SEDS.

Neste biênio, a composição das Comissões deu-se da seguinte forma:

Comissão Temática de Documentação e Rede Socioassistencial

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Ana Paula Araújo CRESS/11º Região

Cristina Zeher Associação Beneficente Sras. de Entre Rios

Edenilce de Fátima Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança

Jussara Rodrigues COHAPAR

Lindamir Colontonio SEJU

Sandra Costa SETI

Terezinha Maria Wolff CRESS

Objetivos:− Realizar estudos e encaminhar proposições sobre recursos de processos de habilitação

aos níveis de gestão do SUAS; inscrições de entidades junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, bem como subsidiar os debates e encaminhamentos no âmbito do CEAS e no apoio aos CMAS, quanto ao vínculo SUAS e a relação público-privado.

Comissão Temática de Financiamento e Gerenciamento do Fundo

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Ana Cristina Duda Associação Ministério Melhor Viver

Ana Maria Macedo SEDS

Gladys Tortato SEDS

Maria Cecília M. L. Fantin CRP/ 8º Região

Patrick James Reason Associação Beneficente Encontro com Deus

Rosangela Ferraz SEPL

Objetivos:− Analisar, acompanhar e propor ações de fiscalização dos recursos do FEAS, realizando

estudos e propondo critérios ao pleno do CEAS, sobre a destinação destes recursos, além de subsidiar os CMAS e demais instâncias do SUAS visando o fortalecimento do controle social dos recursos públicos.

Comissão Temática de Comunicação, Articulação e Mobilização

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Eliane Rebelo SEAB

Larissa Marsolik SEDS

Letícia Reis SEDS

Mara Baran CRP/ 8º Região

Mariluz Petry E.R Francisco Beltrão/SEDS

Ozimara Melo APAE – Sta. Cecília do Pavão

Ronan Cesar da Silva APADEFI

Objetivos:− Construir estratégias políticas de mobilização social, visando a articulação das

instâncias do Sistema Único de Assistência Social (incluindo o acompanhamento aos Conselhos Municipais de Assistência Social) e demais órgãos e instituições de defesa dos direitos, do regime democrático e das políticas públicas, publicizando informações,

encaminhamentos e ações políticas relativas à assistência social.

Comissão Temática de Políticas Sociais Básicas

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Fernanda da Silva SEED

Carolina Trevisan PGE

Carmen Cristina P. S. Zadra Técnica SETP/CGM

Noemi Brittes SESA

Marli Mussulini SETS

Vanuza Salles CRESS/11º Região

Elenir Ruiz APAE Iporã

Cássia Mercúrio Aldeias Infantis SOS Brasil

Pedro Lírio Hoffmann Associação de Moradores de Encantados do Oeste

Objetivos:− Acompanhar e realizar estudos e proposições sobre a gestão da Política de Assistência

Social, nos aspectos normativo-jurídicos, teóricos e políticos, bem como sua intersetorialidade com as demais políticas sociais e de defesa de direitos, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

Comissão Temporária de Organização da IX Conferência Estadual de Assistência Social

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Larissa Marsolik Tissot SEDS

Ana Maria Macedo SEDS

Fernanda Silva SEED

Helena Navarro Gimenez Secretária Executiva CEAS/PR

Jussara Rodrigues COHAPAR

Cássia Mercúrio Aldeias Infantis SOS Brasil

Ana Cristina Duda Associação Ministério Melhor Viver

Patrick James Reason Associação Beneficente Encontro com Deus

Ozimara de Melo APAE

Objetivos:− No ano de 2011, foi constituída com propósito de organização da IX Conferência

Estadual de Assistência Social, bem como para orientação quanto a realização das Conferências Municipais e Regionais de Assistência Social.

Comissão da Frente Parlamentar do SUAS no Estado do PR

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Eliane Rebelo SEAB

Edenilce de Fátima do Nascimento SISMUNE

Gladys Tortato SEDS

Patrick James Reason Associação Beneficente Encontro com Deus

Objetivos:

− Discutir e mobilizar conselheiros, em conjunto com FOREAS, entidades de defesa de direitos, sindicatos e a sociedade em geral, a necessidade de reconhecimento da PNAS e do SUAS enquanto política pública de direito, encaminhando aos Deputados Estaduais as demandas para que elaborem Projetos de Lei que venham a corroborar o processo de implantação e implementação do SUAS no Estado, em consonância com as diretrizes nacionais, bem como, propor e mobilizar para organização de ações conjuntas que venham a fortalecer a política de assistência social no Estado e nos municípios.

Comissão Temporária de Revisão da Lei Estadual nº. 11.362/1996

Membros:CONSELHEIROS ÓRGÃO QUE REPRESENTA

Carolina Trevisan PGE

Cristina Zehr Associação Beneficente de Entre Rios

Elenir Ruiz APAE

Letícia Reis SEDS

Lindamir Colontonio SEJU

Maria Cecília Fantin CRP/8º Região

Noemi Brittes SESA

Ronan César APADEFI

Objetivos:

- Discutir a readequação da Lei de Criação do CEAS de acordo com as normativas vigentes da política de assistência social.

Participação do CEAS/PR nas Comissões Intersetoriais:- Convivência Familiar e Comunitária: Patrick James Reason da Associação Beneficente Encontro com Deus.

- Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Patrick James Reason da Associação Beneficente Encontro com Deus e Delvana Lúcia de Oliveira da Secretaria de Estado da Educação.

2. Principais assuntos discutidos nas Comissões:

◦ Plano de Acompanhamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social.◦ Plano Plurianual da Assistência Social – recursos do FEAS para o período de 2012 a

2015.◦ Orçamento do FEAS.◦ Regulamentação do repasse Fundo a Fundo CEAS/PR.◦ Revisão dos convênios/contrato com as entidades de proteção social especial de alta

complexidade.◦ Cofinanciamento estadual e federal.◦ Cadastro de entidades na SEDS.◦ Implementação da Resolução nº. 016/2010 CNAS: Inscrição e certificação de

entidades de assistência social.◦ Nota técnica sobre inscrição e certificação de entidades de assistência social.◦ Nota técnica com orientações para funcionamento dos Conselhos Municipais de

Assistência Social.◦ Instrumentos de gestão.◦ Implantação e construção dos CRAS.◦ Plano Estadual de Capacitação.◦ Trabalhadores do SUAS.◦ Monitoramento da gestão.◦ Capacitação.◦ Revisão da Lei nº. 11.362/1996 - de criação do CEAS.◦ Frente Parlamentar da Assistência Social.◦ IX Conferência Estadual de Assistência Social.◦ VIII Conferência Nacional de Assistência Social.◦ Programa Família Paranaense.◦ Outros.

3. Prioridades para a próxima gestão

• Acompanhar os CMAS no reordenamento do fluxo de inscrição das entidades nos Conselhos Municipais de Assistência Social por conta da Lei Federal n°12.101/2009/ Resolução 016/2010 CNAS.

• Acompanhar o funcionamento dos CMAS.• Acompanhamento da execução do Plano Estadual de Capacitação; • Regulamentar o repasse fundo a fundo.• Conclusão do edital às entidades de proteção social especial de alta complexidade.• Conclusão da revisão da Lei de criação do CEAS.• Alteração do Regimento Interno do CEAS.• Implementação e acompanhamento do Plano Estadual de Acolhimento Institucional• Acompanhamento do Plano do Governo e do Programa Família Paranaense• Acompanhamento dos recursos do FMAS

4 . Quadro das principais matérias apreciadasAno Tipo de

reuniãoData da reunião

Principais assuntos tratados

2010 Ordinária 01 e 02/06 - Lei Federal n°12.101/2009 e Resolução 016/2010 CNAS: inscrição de entidades nos Conselhos Municipais de Assistência Social e Cadastro de entidades na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

- Ofício n°2677/09 Ministério Público: Situação irregular da entidade Casa de Repouso Recanto Feliz do município de Curitiba;

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 06 anos e suas famílias;

- Retorno dos Municípios que não realizaram eleições da sociedade civil para o CMAS;

- Prestação de contas do Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS;

- POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS

Ordinária 23 e/24/09 - Organograma do CEAS: sugestão SEPL;

“Encontro Estadual

sobre gestão e vínculo

SUAS”em Foz do

Iguaçu.

- Repasse da reunião entre SETP e SEPL sobre o orçamento temático da assistência social;

- Preenchimento dos instrumentos de gestão: situação do Município de Sarandi;

- repasse reunião 31/08 trabalhadores do SUAS;- Parecer técnico da SETP sobre a visita realizada na Casa de

Repouso Recanto Feliz em decorrência da denúncia do Ministério Público;

- Lei Federal n°12.101/2009 e Decreto Federal n°7237/2010: inscrição de entidades nos Conselhos Municipais de Assistência Social – repasse com PGE e MPPR.

- Apreciação do pedido de renovação de cadastro de entidades sociais da SETP/PR à Casa do Estudante Universitário do Paraná – CEU;

- Expansão CRAS e CREAS (aceite e habilitação);- Informes sobre o preenchimento do Módulo de Demonstração

da execução dos serviços que serão cofinanciados com recursos originários do Piso Básico de Transição.

- Instrumentos de Gestão da política de Assistência Social: retorno sobre o preenchimento;

- Recursos do Pacto de Aprimoramento da Gestão II;- Censo SUAS 2010: Conselhos;

Ordinária 19 e 20/10 - Proposta orçamentária do FEAS para 2011 (CRAS e Quilombolas) – Elaboração de

- Minuta de Nota Técnica ao Ministério Público;

Decreto Estadual no 8.025/2010 – Detran/FEAS;

- Lei Federal n°12.101/2009 e Decreto Federal n°7237/2010: inscrição de entidades nos

- Conselhos Municipais de Assistência Social – repasse da reunião com PGE e MPPR e

Minuta de Nota Técnica aos Conselhos Municipais de Assistência Social;

- Lei Federal n°12.101/2009 e Decreto Federal n°7237/2010: inscrição de entidades nos

Conselhos Municipais de Assistência Social – repasse da reunião com PGE e MPPR e Minuta de Nota Técnica aos Conselhos Municipais de Assistência Social;

- -

Ordinária 26/11 - Proposta orçamentária do FEAS para 2011 – dúvidas e questionamentos;

- Análise do Plano Plurianual de Assistência Social para a definição do orçamento

temático pela SEPL;

- Decreto Estadual no 8.025/2010 – Detran/FEAS: Proposta para aplicação do recurso em

2011.

- Proposta orçamentária do FEAS para 2011 – dúvidas e questionamentos;

- Análise do Plano Plurianual de Assistência Social para a definição do orçamento

temático pela SEPL;

- Decreto Estadual no 8.025/2010 – Detran/FEAS: Proposta para aplicação do recurso em

2011.

Ordinária 09 e 10/12 - Análise do Plano Plurianual de Assistência Social para a definição do orçamento temático pela SEPL;

- Elaboração de Instrução Normativa sobre repasse de recurso às entidades socioassistenciais;

- Critérios para repasse dos recursos do Detran/PR às entidades socioassistenciais no ano de 2011;

- Apresentação da documentação do Pequeno Cotolengo;- Coleta de assinaturas da Carta Aberta em Defesa da Política de

Assistência Social do Estado do Paraná;

Ano Tipo de reunião

Data da reunião

Principais assuntos tratados

2011 Extraordinária

24 e 25/02 - Convênios com entidades que prestam serviços de Alta Complexidade;- Irregularidades na Casa de Repouso Recanto Feliz;- Capacitação Programa Bolsa Família.- Ressarcimentos dos gastos dos conselheiros.- Apresentação da nova esquipe da Secretaria de Estado da Criança e Juventude.

Ordinária 21 e 22/03 - Plano Plurianual de Assistência Social.- Pesquisa junto aos CMAS sobre implementação da Resolução 016/2010 CNAS.- Construção dos CRAS.- Plano de Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família 2011- Orientações aos CMAS sobre eleição das entidades nos Conselhos.- Carta Aberta da Assistência Social.

Ordinária 07 e 08/04 - Repasse da reunião realizada com o Conselho Estadual de Saúde - CES/PR sobre o pagamento dos serviços de abrigamento.- Elaboração do Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS/PR para o exercício de 2011;- Apresentação da sistematização da implementação da Resolução n°016/2010 do CNAS pelos CMAS;- CREAS: suspensão de recursos para 06 municípios do Estado do Paraná;- Aprovação da reformulação do Plano de Ação PBF 2011.Análise da Revisão da Lei Estadual n°11.362/1996 (Lei de criação do CEAS/PR).- Rearticulação dos Fóruns Regionais de Assistência Social - FOREAS- Substituição dos chefes dos Escritórios Regionais da SETP/PR.

Ordinária 16 e 17/05 - Audiência Pública em Defesa da Política de Assistência Social no Estado do Paraná. Local: Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury. - Elaboração do Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS/PR para o exercício de 2011.- Relação de municípios que possuem pendências no funcionamento do CMAS (Fonte: CIB/ abril 2011).- Elaboração de Informe 001/2011 do CEAS/PR sobre orientações gerais das Conferências de Assistência Social- Revisão da Lei Estadual n°11.362/1996 (Lei de criação do CEAS/PR)- XVI Semana de mobilização da prevenção ao uso indevido de drogas - participação de Dionísio Banaszewski (representante do Conselho Estadual Antidrogas e Conselho Regional de Psicologia - CRP).- Rearticulação dos Fóruns Regionais de Assistência Social - FOREAS.

Ordinária 06 e 07/06 - Apreciação e Aprovação do Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS/PR para o exercício de 2011;- Indicativos para a elaboração do Plano Plurianual da Assistência Social - PPA (2012-2015).- Financiamento e convênio dos serviços de abrigamento.- Aprovação do Regulamento da IX Conferência Estadual de Assistência Social;- Apreciação e Aprovação do Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira e Plano de Ação.- Plano Estadual de Capacitação.- Palestra com o Pastor Renato Saidel sobre inscrição e certificação de entidades beneficentes de assistência social.

Ordinária No mês de julho foi cancelada a reunião em virtude da criação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS e mudança de endereço do CEAS/PR.

Ordinária 04 e 05/08 Regulamento da IX Conferência Estadual de Assistência Social (alteração de data das Conferências Regionais e Estadual). - Programação da IX Conferência Estadual de Assistência Social. - Regimento Interno da IX Conferência Estadual de Assistência Social. - Informe 002/2011 CEAS/PR com informações adicionais para as Conferências Municipais e Regionais de Assistência Social. - Materiais Gráficos para as Conferências Regionais e Estadual de Assistência Social. - Resultado das articulações macro regionais. - Pacto de Aprimoramento de Gestão do SUAS. - Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira - Referendo da prestação de contas dos recursos da Emenda Parlamentar para as APAES de 15 municípios (2007/2010). - Alteração da composição das Comissões Temáticas.- Ficha de informação de aluno ausente e o papel do assistente social.

Ordinária 01 e 02/09 - Programação da IX Conferência Estadual de Assistência Social.- Regimento Interno da IX Conferência Estadual de Assistência Social.- Pacto de Aprimoramento de Gestão do SUAS (apresentação da versão final).- Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira- Elaboração de Instrução Normativa para as entidades conveniadas/contratadas.- Retorno das entidades com informações dos acolhidos.- Apresentação da proposta orçamentária FEAS 2012.-Solicitação ao MDS/SNAS para disponibilizar a base dados do Censo Conselhos.- Renovação de convênios/contrato com as 5 entidades socioassistenciais.

Ordinária Não houve no mês de outubro por conta da realização da IX Conferência Estadual de Assistência Social, nos dias 10 e 11/10/11.

Ordinária 07 e 08/11 - Apresentação das discussões para reordenamento dos abrigos.- Consulta sobre repasse de recursos à entidades socioassistenciais.- Plano Estadual de Capacitação.- Preenchimento do Censo SUAS pelos municípios.- Plano Municipal de Assistência Social.- Resolução 08/2010 CIT.- Revisão Cadastral 2011;- IGD-M;- IGD-E (Plano 2012);;- Condicionalidades da saúde.- Avaliação da IX Conferência Estadual de Assistência Social e Informes Gerais sobre a VIII Conferência Nacional de Assistência Social;- Visita na Assembleia pelos conselheiros para mobilização.

Ordinária 01 e 02/12 - Edital de eleição para os conselheiros da sociedade civil que não

foram referendados na IX Conferência Estadual de Assistência Social.- Resultado e/ou conclusão da reunião da FAS referente ao reordenamento dos serviços de acolhimento institucional;- Renovação dos convênios/contrato.- Moções da IX Conferência Estadual de Assistência Social encaminhadas ao CEAS/PR.Apreciação e aprovação do calendário do CEAS/PR para 2012.

Ano Tipo de reunião

Data da reunião

Principais assuntos tratados

2012

Ordinária 02 e 03/02 - Relato da visita realizada no Lar Pequeno Aconchego pelo conselheiro Patrick.- Plano Estadual de Capacitação.- Avaliação do Curso A política de assistência social e a gestão do SUAS.- Avaliação do Curso Desafios Contemporâneos da Gestão do SUAS.- Curso sobre Controle Social.- Plano Municipal de Assistência Social.- Censos e Plano de Ação.- Plano de Ação PBF 2012.- Frequência escolar no PBF.- Prestação de contas IGDE 2011.- Programa Família Paranaense (critérios de seleção dos municípios do projeto piloto).- Informações e esclarecimentos sobre a Planta dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS do Paraná.- Processo Plano de Providências.- eleição dos conselheiros suplentes mandato 2012-2014.- Substituição dos atuais conselheiros ausentes da sociedade civil.- Constituição do Grupo de Trabalho sobre repasse fundo a fundo.

Ordinária 01 e 02/03 - Critérios de partilha para a construção dos novos CRAS.- Plano Estadual de Capacitação.- Cronograma das capacitações.- Proposta pedagógica do curso sobre Controle Social.Relato da vista técnica de monitoramento no município de Foz do Iguaçu.- Prestação de contas IGDE.- Família Paranaense: critérios de seleção, atualizações do programa, lançamento, andamento das obras dos CRAS, convênios em andamento e novos convênios.- BPC na Escola: campanha para adesão.- Critérios de partilha para a construção de novos CRAS.- Acompanhamento do Plano de Providências - Metras CRAS.- Justificativas encaminhadas pelos municípios de Céu Azul e Lapa pelo não aceite do co-financiamento da implantação das equipes volantes.- Avaliação da VIII Conferência Nacional de Assistência Social.- Proposta de alteração da logomarca do CEAS/PR.

Ordinária 12 e 13/04 - Análise do Edital para as entidades.- Reprogramação do saldo da Fonte 257 Detran - Superávit 2011.- Reprogramação do saldo do IGDE Bolsa Família - Superávit 2011.- Balancete de Janeiro e Fevereiro 2012 - FEAS- Prestação de Contas 2011 FEAS- Plano de Ação IGDE SUAS 2012.- Análise dos projetos para construção de CRAS, dos municípios selecionados pela Deliberação 015/2011 CEAS.- Plano Estadual de Capacitação.- Plano de acompanhamento aos CMAS Orientações da reunião ampliada do CNAS para acompanhamento dos CMAS.- Proposta pedagógica do curso sobre Controle Social.- Família Paranaense - módulo adesão- Família Paranaense - atualizações sobre o andamento do

Programa; - Planos de Providência - Metas CRAS; - Situação atual das obras dos CRAS em andamento; - BPC na Escola; - Centros da Juventude - proposta pedagógica- Relatório de Gestão do CEAS/PR biênio 2010-2012.- Resultado das eleições dos conselheiros suplentes ao CEAS/PR biênio 2012-2014.

Ordinária 03 e 04/05 - Critérios de Partilha para a construção de novos CRAS.- Resultado Censo Conselhos 2010 e pendências CIB.- Orientação para elaboração do Projeto para a construção de CRAS.- Apresentação da sistematização dos Planos de Providências metas CRAS 2009/2010;- Municípios que registraram a implantação das equipes volantes;- Informações sobre o funcionamento dos Fóruns Regionais de

Assistência Social - FOREAS.- Aprovação do Relatório Final da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

Ordinária 31/05 e 01/06

- Relato da Comissão de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento Institucional.- Ofício nº1832/SNAS/MDS: Notificação acerca da execução do Incentivo ao Aprimoramento da Gestão dos Estados e DF - IGE - Exercício de 2010.- Ofício nº053/2012 CN/SE/CNAS: encaminha relatório de entidades de assistência social certificadas ou com certificado válido no exercício de 2011 e solicita informações.- Aprovação do plano de ação de 2012.- Balancete de Abril 2012.- Formalização de Convênios para os municípios do Família Paranaense.- Critérios de partilha para construção de CRAS.- Família Paranaense: Utilização do superávit 2011.- Dúvidas sobre o funcionamento dos Fóruns Regionais de Assistência Social - FOREAS.- Análise e Aprovação do Termo de Aceite da SEDS para o Programa CapacitaSUAS.

5. Avaliação:A gestão 2010-2012 do CEAS/PR, foi marcada, inicialmente, pelas dificuldades de

ressarcimento de transporte e hospedagem aos conselheiros da sociedade civil, por conta da tramitação do processo de licitação; por isso, foram poucas as reuniões realizadas no ano de 2010, após a posse dessa gestão. Mesmo assim, foi possível observar a participação dos conselheiros, no que tange ao monitoramento do planejamento e execução da política de assistência social no Estado do Paraná.

Nesse período, cabe destacar os importantes encaminhamentos e deliberações que ocorreram afim de consolidar a política em questão. Com a regulamentação das inscrições e certificações de entidades de assistência social nos CMAS e MDS, aprofundou-se a discussão no que se refere a tipificação e a qualidade dos serviços socioassistenciais prestados nas entidades sem fins lucrativos. Assim, foi possível iniciar a revisão dos convênios e contratos estabelecidos com a SEDS e as entidades que prestam atendimento de proteção social de alta complexidade, com recursos do FEAS.

Outro debate de grande relevância, foi a construção e aprovação do novo Plano Estadual de Capacitação, iniciado em 2011, por meio de Web Conferência. Cabe também mencionar que iniciou-se o debate acerca da regulamentação do repasse fundo a fundo, com a alteração da Lei Estadual nº. 11.362/1996.

Em todos os momentos de discussão técnica, o CEAS/PR pode contar com o apoio e participação de técnicos da SEDS e de órgãos públicos e demais instituições para subsidiar as discussões pertinentes às temáticas pautadas no Conselho, auxiliando na elaboração de instrumentais técnicos para análises que subsidiassem o processo decisório.

Muitas questões ainda merecem ser discutidas e aprofundadas pelos conselheiros, as quais permanecerão como desafios à próxima gestão, no intuito de fortalecer a política de assistência social no âmbito do estado e municípios.

6. Deliberações/ Resoluções:

RESOLUÇÕES 2010

Resolução Assunto

005/2010 Aprova o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira do SUAS.

006/2010 Delibera pela não prorrogação do prazo para o preenchimento dos Instrumentos de Gestão.

007/2010 Aprova a indicação de presidência e vice-presidência ao CEAS/PR

008/2010 Aprova as informações contidas no Censo SUAS 2010 do CEAS/PR

009/2010 Aprova a Nota Técnica referente aos fluxos de inscrição e certificação das entidades de assistência social.

010/2010 Aprova a Nota Técnica referente a distribuição de leites e alimentos especiais.

011/2010 Aprova a destinação dos recursos do FEAS para o pagamento da renovação do convênio com a APAE e Ação Social do Paraná.

012/2010 Aprova a indicação dos conselheiros Patrick James Reason e Maria Cristina Antunes para comporem a Comissão Intersetorial de Convivência Familiar e Comunitária.

013/2010 Aprova a destinação dos recursos do FEAS para o convênio com as entidades Pequeno Cotolengo e Socorro aos Necessitados.

014/2010 Aprova a inclusão de 33 municípios na relação dos municípios apresentada na Resolução 020/2009 do CEAS para serem contempladas na construção dos CRAS.

015/2010 Aprova o calendário de reuniões para o ano de 2011.

016/2010 Aprova a constituição da Comissão de Acompanhamento aos CMAS.

017/2010 Aprova que os recursos do DETRAN seja realizado por meio de repasse Fundo a Fundo, conforme critérios que serão pactuados na CIB e aprovados no CEAS.

018/2010 Aprova a proposta orçamentária para a política de assistência social no exercício de 2011.

RESOLUÇÕES/DELIBERAÇÕES 2011

Resoluções Assunto

001/2011 Aprova a prestação de contas do IGDE referente ao exercício de 2010.

002/2011 Aprova o estabelecimento de convênio com as Instituições Socorro aos Necessitados, Ação Social do Paraná e APAE

003/2011 Solicita aos CMAS a criação de correio eletrônico próprio.

004/2011 Constitui a comissão temporária de organização da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

005/2011 Constitui a comissão temporária para revisão da Lei Estadual nº11.362/1996.

006/2011 Aprova o Relatório de Gestão da Política de Assistência Social referente ao exercício de 2010.

007/2011 Aprova a Nota Técnica sobre Benefícios Eventuais da Política de Assistência Social.

008/2011 Aprova as datas de realização das Conferências de Assistência Social.

009/2011 Aprova que as atribuições da Comissão de Acompanhamento aos CMAS serão desenvolvidas pela Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização.

010/2011 Estabelece os fluxos de análise de indeferimento das inscrições das entidades nos CMAS.

011/2011 Aprova o Plano de Ação da Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família para o exercício de 2011.

012/2011 Aprova que as entidades beneficentes de assistência social que possuem apenas programas, serviço, projetos e benefícios inscritos nos CMAS possam se candidatar ao processo eleitoral nos CMAS.

013/2011 Convoca a IX Conferência Estadual de Assistência Social.

014/2011 Aprova o Plano de Aplicação do FEAS, referente ao exercício de 2011.

015/2011 Aprova o estabelecimento de contrato/convênio com as Instituições: Socorro aos Necessitados, Ação Social do Paraná, APAE e Lar Pequeno Aconchego.

016/2011 Aprova o Regulamento da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

017/2011 Aprova a indicação de presidência e vice-presidência ao CEAS/PR.

018/2011 Aprova a indicação da nova Secretária Executiva do CEAS/PR.

019/2011 Aprova a Informação Técnica dos Escritórios Regionais referente ao recurso da Emenda Parlamentar aprovada por meio da Resolução 014/2007 CEAS.

020/2011 Altera a composição da Comissão Temporária para a organização da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

021/2011 Altera o artigo 1º Resolução 013/2011, alterando a data de realização da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

022/2011 Altera a composição da Comissão temporária de revisão da Lei Estadual nº11.362/1996.

Deliberações Assunto

001/2011 Altera o Plano de Ação do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, para o exercício de 2011

002/2011 Aprova a proposta do Plano Plurianual – PPA 2012-2015 do Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS/PR e as diretrizes preliminares da Lei Orçamentária Anual – LOA para o exercício de 2012.

003/2011 Aprova o Pacto de Aprimoramento de Gestão do Estado no âmbito do SUAS.

004/2011 Aprova a proposta orçamentária do FEAS para o exercício de 2012.

005/2011 Aprova o Regimento Interno da IX Conferência Estadual de Assistência Social.

006/2011 Aprova o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira do SUAS, exercício de 2010.

007/2011 Aprova o Plano de Acompanhamento aos CMAS.

008/2011 Aprova a celebração de contrato/convênio com as Instituições: Socorro aos Necessitados - Lar de Idosos Recanto Tarumã, Ação Social do Paraná, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitiba e Lar Pequeno Aconchego pelo período de janeiro de 2012 a abril de 2012.

009/2011 Revoga a Deliberação 004/2011 CEAS, tendo em vista o teto

orçamentário para o FEAS.

010/2011 Aprova a reprogramação dos saldos do FEAS, fontes 257 e 281.

011/2011 Aprova a celebração de convênio com Socorro aos Necessitados - Lar de Idosos Recanto Tarumã, Ação Social do Paraná, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitiba e Pequeno Cotolengo do Paraná - Dom Orione pelo período de janeiro de 2012 a abril de 2013, com recursos da Fonte 257 do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS/PR.

012/2011 Aprova a ampliação de vagas em 10% ao Lar Pequeno Aconchego.

013/2011 Aprova o Plano Estadual de Capacitação 2012-2015.

014/2011 Aprova o calendário de reuniões do CEAS para o ano de 2012.

015/2011 Aprova a ordem de prioridade para a construção dos CRAS

016/2011 Aprova a realização de Assembleias para a eleição da sociedade civil no CEAS, biênio 2012-2014.

DELIBERAÇÕES 2012

Deliberação Assunto

Resolução Conjunta 001/2012 CEAS/SEDS

Cria a Comissão Intersetorial para subsidiar as ações de reordenamento dos serviços de proteção social de alta complexidade do Estado do Paraná.

001/2012 Aprova o Plano de Ação da Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família para o exercício de 2012.

002/2012 Aprova a contrapartida dos municípios para a construção dos CRAS.

003/2012 Aprova a constituição dos Grupo de Trabalho para regulamentação do repasse fundo a fundo

004/2012 Estabelece os fluxos de análise de indeferimento e cancelamento das inscrições das entidades beneficentes de assistência social nos CMAS.

005/2012 Aprova os critérios para seleção dos municípios a serem contemplados na Fase 1 e 2 do Programa Família Paranaense.

006/2012 Altera o Artigo 12 da Lei Estadual nº11.362/1996.

007/2012 Aprova a participação da conselheira Maria Cecília M. L. Fantin na reunião ampliada do CNAS, no dia 09/03/12.

008/2012 Aprova a prestação de contas da aplicação dos recursos do IGDE, referente ao exercício de 2011.

009/2012 Aprova a indicação da conselheira da sociedade civil, Maria Cecília Monteiro Fantin, representante do Conselho Regional de Psicologia - CRP/8º Região, à presidência do CEAS/PR.

010/2012 Aprova a reprogramação do saldo da Fonte 257 – DETRAN – Superávit 2011

011/2012 Aprova a reprogramação do saldo do IGDE Bolsa Família – Superávit 2011

012/2012 Aprova a prestação de contas do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, referente ao exercício de 2011

013/2012 Aprova a aplicação dos recursos do IGDE SUAS na execução do Plano Estadual de Capacitação.

014/2012 Aprova os projetos para a construção dos CRAS.

015/2012 Aprova o Projeto do curso sobre Controle Social a ser executado no ano de 2012

016/2012 Errata Deliberação 014/2012

017/2012 Aprova o cofinanciamento estadual de 50%, fonte 257-Detran Superávit 2011, aos municípios que aceitaram a expansão do Piso Fixo de Média Complexidade

018/2012 Aprova o Termo de Aceite referente ao cofinanciamento federal para a execução de 2030 vagas de capacitação do Programa CapacitaSUAS.

019/2012 Aprova o Relatório Final da IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos dias 10 e 11 de outubro de 2011.

020/2012 Aprova o Relatório de Gestão do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS/PR referente ao biênio 2010-2012.

021/2012 Aprova a Orientação Técnica do Programa Família Paranaense para a aquisição de equipamentos pelo município proponente, com recursos da Fonte 257 - Detran, Superávit 2011.

022/2012 Errata da Deliberação nº 004/2012

023/2012 Extinção da Comissão Temporária de revisão da Lei Estadual nº11.362/1996 e Instituição da Comissão Temporária para revisão do Regimento Interno do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS/PR

024/2012 Aprova a proposta de alteração da Lei Estadual nº11.362/1996.

025/2012 Aprova as orientações para subsidiar a elaboração de projetos para a construção dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS pelos municípios elegíveis ao cofinanciamento estadual

7. Atuação Regional (Sociedade Civil)

7.1 Regional de Campo Mourão:Aldeias Infantis SOS BrasilTitular: Cássia Fernanda MercúrioAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAESuplente: Aparecida Fernandes de Oliveira

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.2 Regional Cascavel:Associação de Moradores de Encantados do OesteTitular: Pedro Lírio HoffmannAssociação Cascavelense de Pessoas com Deficiência VisualSuplente: José Antônio dos Santos Araújo

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 5 munic. 3 reg. 2 est. 1 nacional 4 como delegado

Reuniões com CMAS 15 Conselheiro municipal e representante do conselho

estadual CEAS/PR

Reuniões / Atividades FOREAS 2 conferencias regionais Membro da comissão organizadora da conferencia

regional

Palestras e demais eventos 2

3

Palestra do dia internacional do idoso

Delegado da conferencia da conferencia municipal e regional

da segurança alimentar e da assistência social

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

2 com prefeitos Em conferencias e em reunião do conselho municipal

Principais temas discutidos na região

Implatação de CRAS e CREAS regionais PL SUAS

Todas as participações como representante do conselho

estadual Ceas/PR

7.3 Regional Cornélio Procópio:Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cecília do Pavão– APAETitular: Ozimara Ferreira de MeloAssociação de Proteção à Maternidade e à Infância - APMISuplente: Maria Regina Topan

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 03 conferências municipais, 01 conferências municipal, 01

conferência regional

como palestrante, como delegada, como delegada CMAS. e como Conselheira Estadual

Reuniões com CMAS 04 reunioes como conselheira

Reuniões / Atividades FOREAS 05 reuniões palestrante, coordenadora, das reuniões e da organização da conferência regional

Palestras e demais eventos 3 palestras Conferências Municipais de Assistência Social de Bandeirantes, S.S. da Amoreira e São Jerônimo da Serra.

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

papel fundamental dos gestores municipais e dos Escritórios Regionais /SEED, para a consolidação do SUAS , oferecendo condições de participação dos conselheiros e trabalhadores da área, nas capacitações buscando também a valorização desses atores.

7.4 Regional Curitiba:Associação Beneficente Encontro com DeusTitular: Patrick James ReasonPastoral da CriançaSuplente: Maria Victória da Cruz

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 7 Municipal, Regional, Estadual e Nacionalde Assistência e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Reuniões com CMAS 12 No CMAS de Curitiba e Pinhais

Reuniões / Atividades FOREAS inúmeras Participação de todas inúmeras reuniões de Comissões como:Comissão de Convivência, Enfrentamento a Violência, Repasse Fundo a Fundo, Plano Estadual de Acolhimento Institucional, Organização da Conferencia (Regional e Estadual), Frente Parlamentar, Visitas à entidades de acolhimento conveniadas, entre outras.

Participação mensal no Forúm Regional de Assistência Social - FOREAS.

Palestras e demais eventos 3 Capacitação Gestão SUAS

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

3 Professor Lemos, Frente Parlementar e Lider do Governo na Assembleia.

Principais temas discutidos na região

Orçamento, NOB/RH, Lei SUAS, Serviços de Proteção Social Especial, Representatividade do Usuário, Capacitação dos Conselheiros e Controle Social

7.5 Regional Foz do IguaçuConselho Regional de PsicologiaTitular: Mara Baran

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.6 Regional Pato BrancoConselho Regional de Psicologia/8º RegiãoTitular:Maria Cecília Monteiro Larcher FantinConselho Regional de Psicologia/8º RegiãoSuplente: Thaís Cristina Gutstein

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 06 - Conferência Regional de Assistência Social – comissão organizadora e delegada nata – 2011- Conferência Estadual da Assistência Social – delegada nata – 2011- Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- Conferência Municipal da Criança e Adolescente – delegada - 2011- Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente – comissão organizadora e delegada Ñ Gov – 2012- Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente – delegada Ñ Gov - 2012

Reuniões com CMAS 42 - Participação em 15 reuniões plenárias do CEAS- Participação efetiva no CMAS, como conselheira e comissão de cadastro entidades, 12 reuniões ao todo- Participação efetiva no CMDDCA, como conselheira e comissão de cadastro e projetos, 15 reuniões no total

Reuniões / Atividades FOREAS 10 - Participação na Campanha 18 de maio – Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil – 2010, 2011 e 2012- Participação em 3 reuniões do Conselho Municipal da Saúde – Pato Branco - 2011- Reunião com conselheiros municipais (assistência social, criança e idoso), em Honório Serpa – 2012- Participação de duas reuniões do ER da SEDS com os gestores dos 15 municípios – 2012- Visita ao CRAS Nota 10, em São João

Palestras e demais eventos 09 - Assembleia para escolha de trabalhador no setor para o CMAS, em Boa Vista da Caroba - 2010- VII Congresso Regional de Psicologia – 2010- Curso Teoria e Prática dos Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança (96h - EAD), pela FIOCRUZ, 2010 - Semana Municipal de Prevenção a Saúde e Segurança no Trabalho, em Pato Branco – 2011- Seminário de Monitoramento e Avaliação do SUAS, em Brasília – 2011- Oficina SAGI/MDS – Relatório de Informações Sociais (10h – EAD) - 2011- Reunião do CNAS com os Conselhos Estaduais, em Brasília – 2012- Participação na inauguração da Casa de Apoio Olga Amadori – para

portadores de câncer em tratamento, Pato Branco – 2012- Curso Politica de Assistência Social e a Gestão do SUAS (40h – EAD), IFPR - 2012

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

02 - Audiência Pública – Prestação contas CMAS - 2011- Audiência Pública na Assembleia Legislativa PR – Frente Parlamentar Assistência Social - 2011

Principais temas discutidos na região

11 - Cadastro Entidades nos CMAS – Resolução 16- Representação da Sociedade Civil nos Conselhos- Funcionamentos dos CMAS - Apoio administrativo / técnico / financeiro aos CMAS- Recursos Humanos SUAS / Contratação pessoal- Repasse fundo a fundo- Acompanhamento orçamento / demonstrativo financeiro- Conferência Municipal da Assistência Social- Censo Suas, CRAS, CREAS, CMAS.- Programa Bolsa Familia- Capacitação conselheiros

7.7 Regional Guarapuava:Associação Beneficente de Entre Rios – ABSERTitular: Cristina ZehrProjeto GenteSuplente: Aldoir Eliandro Picua

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 6 Como convidado e delegado nato, auxiliando na organização da Conferencia nas municipais, regionais e estadual.Como delegada participei da VIII Conferência Nacional de Assistência Social Como delegada participei da Pré-Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Reuniões com CMAS 16 Reuniões ordinárias 10 Reuniões extraordinárias

Como convidada pelo CMAS;no auxilio da implementação da Resolução 016/2010, visitas as entidades e adequação as novas normas e tipificações da Política da Assistencia Social;acompanhamento das instruções e repasses dos programas governamentais na política de assistencia social.

Reuniões / Atividades FOREAS 03 Auxiliando na organização e discussão dos temas referentes ao implementação do SUAS

Palestras e demais eventos 04 Como participante ativo para e capacitação permanente

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

02 com os conselheiros da sociedade civil e governamental.

Principais temas discutidos na região

- Leis, resoluções e repasses de informes da política de assistência social- Capacitação da implementação do SUAS

- Atuação do Forum Regional – FORMIGAS auxiliando e em reuniões regionais;- Divulgação ampla de matérias e informativos aos Conselhos Municipais de Assistência Social;- Participação efetiva no Conselho Municipal de Guarapuava para a implantação da resolução 016/2010, estudo permanente da Lei 12.101/2010 e da tipificação dos serviços sócio-assistenciais.

7.8 Regional IratiAPADEFITitular: Ronan César da SilvaAPADEFISuplente: Maria Benedita de Jesus

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 6 Como convidado e delegado nato, auxiliando na organização da Conferencia nas municipais, regionais e estadual.

Reuniões com CMAS 16 Reuniões ordinárias 10 Reuniões extraordinárias

- Como convidado pelo CMAS;-no auxilio da implementação da Resolução 016/2010, visitas as entidades e adequação as novas normas e tipificações da Política da Assistência Social;- acompanhamento das instruções e repasses dos programas governamentais na política de assistência social.

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos 04 Como participante ativo para e capacitação permanente

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

04 - como os conselheiros da sociedade civil e governamental.

Principais temas discutidos na região

- Leis, resoluções e repasses de informes da política de assistência social.- Capacitação da implementação do SUAS.

- Atuação do Forum Regional – FORMIGAS auxiliando e em reuniões regionais;- Divulgação ampla de matérias e informativos aos Conselhos Municipais de Assistencia Social;- Participação efetiva no Conselho Municipal de Irati para a implantação da resolução 016/2010, estudo permanente da Lei 12.101/2010 e da tipificação dos serviços sócio-assistenciais.

7.9 Regional JacarezinhoDesde o início de 2012, o CEAS está sem representação da região de Jacarezinho.

7.10 Regional IvaiporãConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.Titular: Vanuza Vieira SallesConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.Suplente: Ana Cristina Góes Fuentes

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.11 Regional MaringáSindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança – SISMUNETitular: Edenilce de Fátima do Nascimento LimaCentro de Referência de Assistência Social - CRAS Suplente: Rita de Cássia da Silva Goulart

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 6 municipais, 1 Regional, 1 Estadual

2 como palestrantes,1 observadora, 1 como presidente do CMAS, 2 representando o CEAS e comissão organizadora.

Reuniões com CMAS 32 Presidente do CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS 7 Conselheira Estadual CEAS

Palestras e demais eventos 2 Palestras, conferências Municipais, representando o CEAS na Conferência de Pinhais, Floresta e na Regional de Maringá.Participação em Brasília do Acórdão 2809/2009 pelo NDS/CNAS/TCU/SNAS/TC, e presidentes dos CEAS do Brasil

As palestras como Assistente Social, as demais como conselheira do CEAS e comissão organizadora.

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.12 Regional ParanavaíConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.

Titular: Teresinha Maria WolfConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.Suplente: Mariangela Ferro

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências 18 conferencias municipais do CMAS,01 Conferência Regional e

Conferência Estadual

Nas municipais e Regional como facilitadora, na Estadual apoio de 01 oficina e Nacional delegada.

Reuniões com CMAS 23 reuniões com CMAS do Mun. Querência do Norte em

2010/2011/2012. 16 CMAS em municípios da Amumpar como

convidada

Orientação sobre cadastro de entidades, Lei F. 12.101/09, Resoluções afins. Lei de criação ou alteração dos CMAS, foram assuntos que predominaram.

Reuniões / Atividades FOREAS 04 reuniões Aproveitando momentos os eventos/reuniões promovidas pelo ER Paranavaí.

Palestras e demais eventos 08 Participante, em 02 eventos do COGEMAS como conselheira do CEAS

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

03 Solicitando apoio e participação de Audiência Publica na Defesa e Construção da Política de Assistência Social

Principais temas discutidos na região

39 Cadastro/inscrição das entidades no CMAS/Tipificação/Certificação

7.13 Regional Ponta GrossaAssociação Ministério Melhor ViverTitular: Ana Cristina DudaAção Social Senhora de Fátima – ASSFATSuplente: Gracieli Aparecida Riffert

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.14 Regional de Umuarama/CianorteAssociação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisTitular: Elenir Ruiz Bonfim SchuchardtAssociação Casa Betel de Cianorte. Suplente: Carlos Alberto dos Santos

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

7.15 Regional de União da VitóriaConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.Titular: Ana Paula AraújoConselho Regional de Serviço Social – 11ª Região.Suplente: Fernanda Garcia Sardanha

AÇÃO QUANTIDADE COMO

Participação em Conferências

Reuniões com CMAS

Reuniões / Atividades FOREAS

Palestras e demais eventos

Reuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Principais temas discutidos na região

7.16 Atuação Regional – Governamental:Escritório Regional de Francisco BeltrãoTitular:Mariluz Zanin PetryEscritório Regional de MaringáSuplente: Rosalina Bergamo

Titular: Mariluz Zanin Petry

AÇÃO QUANTIDADE COMOParticipação em ConferênciasReuniões com CMASReuniões / Atividades FOREASPalestras e demais eventosReuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

Suplente: Rosalina Bergamo

AÇÃO QUANTIDADE COMOParticipação em ConferênciasReuniões com CMASReuniões / Atividades FOREASPalestras e demais eventosReuniões com deputados da Região e outros atores (especificar)

8. Composição CEAS Biênio 2010-2012

Sociedade Civil

Macro Região

Nº NomeRegional

Entidade Segmento

I

1 T Patrick James ReasonCuritiba

Associação Beneficente Encontro com Deus

Entidade

S Maria Victória da Cruz Pastoral da Criança2 T Ronan Cesar da Silva

IratiAssociação Pró-Amor de Deficientes Físicos

Usuário

S Maria Benedita Associação Pró-Amor de Deficientes Físicos

3 T Cristiane Meyer - até dezembro/2010

União da Vitória

CRESS – 11ª Região Trabalhador do Setor

Ana Paula AraujoS Fernanda Garcia

SardanhaCRESS – 11ª Região

II

4 T Cristina ZehrGuarapuava

Ass. Beneficiente de Entre Rios

Entidade

S Aldoir Eliandro Picua Projeto Gente de Quedas do Iguaçu

5 T Ana Cristina DudaPonta Grossa

Ass. Ministério Viver Melhor / Ponta Grossa Usuário

S Gracieli Aparecida Riffert

Ação Social N. Sra de Fátima - Ponta Grossa

6 T Maria Cecilia Monteiro Larcher Fantin

Pato Branco CRP/08 Trabalhador do Setor

S Geni Célia Ribeiro - até outubro/2011

Francisco Beltrão

CRP/08

Thaís Cristina Gutstein

III

7 T Ozimara Ferreira de Mello

Cornélio Procópio

APAE / Cornélio Procópio

Entidade

S Maria Regina Topan APMI / Ribeirão Pinhal8 T Antonio Carlos da Silva

JacarezinhoAss.Moradores Bairro Aeroporto de Jacarez.

Usuário

S -9 T Vanuza Vieira Marini

SallesIvaiporã CRESS – 11ª Região Trabalhador

do SetorS Ana Cristina Góes

FuentesLondrina CRESS – 11ª Região

IV

10 T Cassia Fernanda Mercurio - até abril /2011

Campo Mourão

Aldeias Infantis SOS - Goioerê

Entidade

S Aparecida Fernandes de Oliveira

APAE / Peabiru

11 T Edenilce do Nascimento Lima Maringá

Sindicato Serv. Públ. de N. Esperança

Usuário

S Rita de Cássia Silva Goulart

CRAS Santa Felicidade / Maringá

12 T Terezinha Maria Pereira Mariano Paranavaí

CRESS – 11ª Região Trabalhador do Setor

S Mariangela Ferro CRESS – 11ª Região

V

13 T Elenir Ruiz Bonfim Schuchardt

Umuarama APAE / Iporã Entidade

S Carlos Alberto dos Santos

Cianorte Associação Casa Betel de Cianorte

14 T Pedro Lirio HoffmannCascavel

Ass. de Moradores de Encantado do Oeste

Usuário

S José Antônio dos Santos de Araújo

Ass. Cascavel. Pessoas Defic. Visual

15 T Mara Julci de Freitas Kamaroski Baran Foz do Iguaçu

CRP/08 Trabalhador do Setor

Governamentais

Conselheiros governamentais que compuseram o CEAS/PR no período 2010 e 2011:NOME ENTIDADE TITULAR SUPLENTE

Nicéia Brandão lemes Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/DAS

x

Kelli Regina Albanese Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/CDI

x

Carmen Cristina Pereira Silva Zadra

Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/ CGM

x

Carla de Souza Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/ CDI

x

Ironi Vieira de Camargo Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/ CGM

x

Nircélio Zabot Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP/ CGM

x

Rosely Lemos Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPCGM

x

Sionara de Paula Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPCGM

x

Elietti Souza Vilela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP

x

Vilma Custódio dos Santos Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP

x

Mariluz Zanin Petry Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPER Francisco Beltrão

x

Robson Miguel Camargo Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPER Irati

x

Carmen Cristina Moura Santos

Secretaria de Estado da Saúde - SESA x

Yara Gerber Lima Bastos Secretaria de Estado da Saúde - SESA x

Maria Solineide Oliveira Alencar

Secretaria de Estado da Educação – SEED x

Maria Cristina Antunes Secretaria de Estado da Educação – SEED x

Paulo Langer Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETI

x

Jackelyne Correa Veneza Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETI

x

Raul Henrique Brianese Secretaria do Abastecimento - SEAB x

Mirian Fuckner Secretaria do Abastecimento - SEAB x

Carla Andréia Alves da Silva Secretaria de Estado da Criança e da Juventude - SECJ

x

Paula Cristina Calsavar Cunha

Secretaria de Estado da Criança e da Juventude - SECJ

x

Klélia Helena Girardelho Kern

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania - SEJU

x

Chrystiane de Castro Benatto Paul

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania - SEJU

x

Jussara Rodrigues Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR x

Lucimeri Sampaio Bezerra Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR x

Rosangela Heinz Gavinho Ferraz

Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL

X

Evandra Suzane Bazzo Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral– SEPL

X

Liliane Kruetz Mann Abdo Procuradoria Geral do Estado - PGE x

Izabel Cristina Marques Procuradoria Geral do Estado - PGE x

Atuais conselheiros governamentais:Nome Entidade

Ana Maria Macedo Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Marcia Tavares Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nome Entidade

Larissa Marsolik Tissot Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Marcela Evangelista Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nome Entidade

Letícia Reis Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nircélio Zabot Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nome Entidade

Fernanda Richa Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Gladys Maria Teixeira Tortato Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nome Entidade

Marli Aparecida Batista Vaz Mussulini Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária – SETS

Wlanete Cassiano de Barros Justino Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária – SETS

Nome Entidade

Mariluz Zanin Petry Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPER Francisco Beltrão

Rosalina Bergamo Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETPER Maringá

Nome Entidade

Noemi Esther Brittes Secretaria de Estado da Saúde - SESA

Cidete Maria Chiatetti Casaril Secretaria de Estado da Saúde - SESA

Nome Entidade

Fernanda S. Simões da Silva Secretaria de Estado da Educação – SEED

Delvana Lúcia de Oliveira Secretaria de Estado da Educação – SEED

Nome Entidade

Sandra Regina Costa Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETI

Tania Mara Domingues Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETI

Nome Entidade

Eliane Mara Rebelo Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB

Mirian Fuckner Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB

Nome Entidade

Mara Cristina Ferreira Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Neiva Silvana Hack Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social - SEDS

Nome Entidade

Lindamir Colontonio Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania - SEJU

Eunicia Aparecida Lohn Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SEJU

Nome Entidade

Rodrigo Auffinger Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR

Lucimeri Sampaio Bezerrra Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR

Nome Entidade

Rosangela Heinz Gavinho Ferraz Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral– SEPL

Evandra Suzane Bazzo Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral– SEPL

Nome Entidade

Carolina Kummer Trevisan Procuradoria Geral do Estado - PGE

Claudia Picolo Procuradoria Geral do Estado - PGE

9. Presidências do CEAS/PR:

Junho de 2010 a Junho de 2011Presidente: Nicéia Brandão LemosVice-presidente: Edenilce de Fátima Nascimento

Junho de 2011 a abril de 2012:Presidente: Cássia Fernanda MercúrioVice-presidente: Ana Maria Macedo

Abril de 2012 a Junho de 2012:Presidente: Maria Cecília Monteiro Larcher FantinVice-presidente: Ana Maria Macedo