conhecimentos gerais (20 questões) - concursosef.ufsc.br · secretarias de estado da fazenda e da...

24
Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 1 Conhecimentos Gerais (20 questões) Língua Portuguesa (10 questões) Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 9. Meu pai abraçou-me com lágrimas. — Tua mãe não pode viver, disse-me. Com efeito, não era já o reuma- tismo que a matava, era um cancro no estômago. A infeliz padecia de um modo cru, porque o cancro é indiferente às virtudes do sujeito; quando rói, rói; roer é o seu ofício. Minha irmã Sabina, já então casada com o Cotrim, andava a cair de fadiga. (...) —Meu filho! A dor suspendeu por um pouco as tenazes; um sorriso alumiou o rosto da enferma, sobre o qual a morte batia a asa eterna. Era menos um rosto do que uma caveira: a beleza passara, como um dia brilhante; restavam os ossos, que não emagrecem nunca. Mal poderia conhecê-la; havia oito ou nove anos que nos não víamos. Ajoelhado, ao pé da cama, com as mãos dela entre as minhas, fiquei mudo e quieto, sem ousar falar, porque cada pa- lavra seria um soluço, e nós temíamos avisá-la do fim. Vão temor! Ela sabia que estava prestes a aca- bar; disse-mo; verificamo-lo na seguinte manhã. Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma cruel- dade minuciosa, fria, repisada, que me encheu de dor e estupefação. Era a primeira vez que eu via morrer alguém. Conhecia a morte de outiva; quando muito, tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver, que acompanhei ao cemitério, ou trazia-lhe a idéia embrulhada nas amplificações de retórica dos professores de cousas antigas, — a morte aleivosa de César, a austera de Sócrates, a orgulhosa de Catão. Mas esse duelo do ser e do não ser, a morte em ação, dolorida, contraída, con- vulsa, sem aparelho político ou filosófico, a morte de uma pessoa amada, essa foi a primeira vez que a pude encarar. Não chorei; lembra-me que não chorei durante o espetáculo: tinha os olhos estúpi- dos, a garganta presa, a consciência boquiaberta. Quê? uma criatura tão dócil, tão meiga, tão santa, que nunca jamais fizera verter uma lágrima de des- gosto, mãe carinhosa, esposa imaculada, era força que morresse assim, trateada, mordida pelo dente tenaz de uma doença sem misericórdia? Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro, incongruen- te, insano... (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, cap. 23, com adaptações) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43

Upload: lamtu

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 1

Conhecimentos Gerais (20 questões)

Língua Portuguesa (10 questões)

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 9.

Meu pai abraçou-me com lágrimas. — Tua mãe não pode viver, disse-me. Com efeito, não era já o reuma-tismo que a matava, era um cancro no estômago. A infeliz padecia de um modo cru, porque o cancro é indiferente às virtudes do sujeito; quando rói, rói; roer é o seu ofício. Minha irmã Sabina, já então casada com o Cotrim, andava a cair de fadiga. (...)

—Meu filho!

A dor suspendeu por um pouco as tenazes; um sorriso alumiou o rosto da enferma, sobre o qual a morte batia a asa eterna. Era menos um rosto do que uma caveira: a beleza passara, como um dia brilhante; restavam os ossos, que não emagrecem nunca. Mal poderia conhecê-la; havia oito ou nove anos que nos não víamos. Ajoelhado, ao pé da cama, com as mãos dela entre as minhas, fiquei mudo e quieto, sem ousar falar, porque cada pa-lavra seria um soluço, e nós temíamos avisá-la do fim. Vão temor! Ela sabia que estava prestes a aca-bar; disse-mo; verificamo-lo na seguinte manhã.

Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma cruel-dade minuciosa, fria, repisada, que me encheu

de dor e estupefação. Era a primeira vez que eu via morrer alguém. Conhecia a morte de outiva; quando muito, tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver, que acompanhei ao cemitério, ou trazia-lhe a idéia embrulhada nas amplificações de retórica dos professores de cousas antigas, — a morte aleivosa de César, a austera de Sócrates, a orgulhosa de Catão. Mas esse duelo do ser e do não ser, a morte em ação, dolorida, contraída, con-vulsa, sem aparelho político ou filosófico, a morte de uma pessoa amada, essa foi a primeira vez que a pude encarar. Não chorei; lembra-me que não chorei durante o espetáculo: tinha os olhos estúpi-dos, a garganta presa, a consciência boquiaberta. Quê? uma criatura tão dócil, tão meiga, tão santa, que nunca jamais fizera verter uma lágrima de des-gosto, mãe carinhosa, esposa imaculada, era força que morresse assim, trateada, mordida pelo dente tenaz de uma doença sem misericórdia? Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro, incongruen-te, insano...

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, cap. 23, com adaptações)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 2

1. Indique a alternativa correta.

( ) Em “com as mãos dela entre as minhas” (l. 16), a preposição sublinhada pode ser substituída em consonância com a gramática normativa e sem prejuízo para o sentido pretendido pelo texto por dentre.

( ) Conclui-se do texto que a conduta e o caráter da enferma não estão em consonância com as circunstâncias da sua morte.

( ) Os personagens sabiam previamente que a enferma morreria na manhã seguinte.

( ) O temor do narrador e demais personagens de deixar transparecer que a enferma estava prestes a morrer era legítimo.

( ) Infere-se do texto que o narrador e sua mãe estavam brigados e por isso não se viam há alguns anos.

2. Indique a alternativa correta

( ) O verbo roer (l. 5) está empregado denotati-vamente e a idéia por ele transmitida é reto-mada no trecho “mordida pelo dente tenaz de uma doença” (ll. 40-41)

( ) No trecho “uma crueldade minuciosa, fria, repisada, que me encheu de dor” (ll. 21-23), o que introduz uma oração restritiva e refere-se à crueldade.

( ) O sujeito da oração “Conhecia a morte de outiva” (l. 24) é oculto e determinado.

( ) No trecho “trazia-lhe a idéia embrulhada nas amplificações de retórica” (ll. 27-28), o prono-me enclítico retoma por substituição coesiva o vocábulo “morte” (l. 24).

( ) Em “Meu pai abraçou-me com lágrimas” (l. 1), o pronome enclítico desempenha a função de objeto indireto.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

3. Indique a alternativa correta.

( ) O texto estabelece uma ligação entre as mor-tes de César, Sócrates e Catão e as circunstân-cias políticas e filosóficas que as provocaram.

( ) O trecho “Tua mãe não pode viver, disse-me” (ll. 1-2) está em desacordo com as regras da gramática normativa, pois o não atrairia o pro-nome me.

( ) Em “Conhecia a morte de outiva” (l. 24), o tre-cho sublinhado estabelece com secretamente uma relação de sinonímia.

( ) No trecho “restavam os ossos, que não ema-grecem nunca” (ll. 13-14), a supressão da vír-gula incorreria agramaticalidade.

( ) No trecho “tinha os olhos estúpidos, a gargan-ta presa, a consciência boquiaberta” (ll. 35-36) temos duas orações subordinadas.

4. Indique a alternativa correta.

( ) Trateada (l. 40) pode ser substituída sem pre-juízo de sentido por abandonada.

( ) O narrador não se comove com a morte da mãe.

( ) Em “era força que morresse assim” (ll. 39-40), o trecho sublinhado tem função de sujeito.

( ) As palavras cadáver (l. 26), cemitério (l. 26), consciência (l. 36) e dócil (l. 37) são acentua-das de acordo com a mesma regra.

( ) Em “foi a primeira vez que a pude encarar” (ll. 33-34), o vocábulo sublinhado pode ser substituído por lhe de acordo com a gramáti-ca normativa.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 3

5. Indique a alternativa correta.

( ) Em “Ela sabia que estava prestes a acabar” (ll. 19-20), o trecho sublinhado tem função de objeto indireto.

( ) No trecho “tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver” (ll. 25-26), o pronome a faz remissão ao vocábulo “morte” (l. 24).

( ) Em “porque o cancro é indiferente às virtudes do sujeito” (ll. 4-5), o fragmento sublinhado corresponde a um adjunto adnominal.

( ) O pronome no trecho “tudo aquilo me pa-receu obscuro” (l. 42) admite mudança de colocação em consonância com as regras da gramática normativa.

( ) O período “Ela sabia que estava prestes a acabar; disse-mo; verificamo-lo na seguinte manhã” (ll. 19-20) é formado por três orações com um único sujeito.

6. Indique a alternativa correta.

( ) O narrador já havia acompanhado a agonia de outros doentes.

( ) O reumatismo e o cancro levaram a mãe do narrador à morte.

( ) O narrador vive um drama de consciência diante da morte da mãe.

( ) O narrador não se deixa impressionar pela morte.

( ) A mãe do narrador estava ciente da gravidade de seu estado.

7. Indique a alternativa correta.

( ) No trecho “tinha os olhos estúpidos, a gargan-ta presa, a consciência boquiaberta” (ll. 35-36) temos duas orações subordinadas.

( ) O vocábulo tenazes (l. 9) pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido, por atribulações.

( ) No trecho “Minha irmã Sabina, já então casa-da com o Cotrim, andava a cair de fadiga” (ll. 6-7), o trecho entre vírgulas é um aposto.

( ) Na oração “Mal poderia conhecê-la” (l. 14), o sujeito é indeterminado.

( ) Em “a dor suspendeu por um pouco as tena-zes” (l. 9), o trecho sublinhado é um objeto indireto.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

8. Indique a alternativa correta.

( ) Aleivosa (l. 29), austera (l. 29) e orgulhosa (l. 30) pertencem ao mesmo campo semântico.

( ) Na oração “que não emagrecem nunca” (ll. 13-14), o sujeito é oculto.

( ) “asa eterna” (l. 11) está sendo usado denotati-vamente.

( ) Na frase “A beleza passara, como um dia brilhante” (ll. 12-13), o verbo sublinhado está conjugado no pretérito imperfeito.

( ) Em “Com efeito, não era já o reumatismo” (ll. 2-3), o trecho sublinhado pode ser substi-tuído, sem prejuízo de sentido, por de fato.

9. Indique a alternativa correta.

( ) O narrador era profundo conhecedor de te-mas ligados à morte.

( ) As três ocorrências de travessão no texto têm o mesmo emprego.

( ) “Boquiaberta” (l. 36) é uma palavra composta por justaposição.

( ) Em “A infeliz padecia de um modo cru, por-que o cancro é indiferente às virtudes do sujeito” (ll. 3-5), temos um período composto por subordinação.

( ) Em “era um cancro no estômago” (l. 3), o tre-cho sublinhado é um adjunto adnominal.

10. No que toca a correspondência oficial, indique a alternativa correta.

( ) O pronome de tratamento Vossa Excelência é de uso recomendado para tratar, nas cor-respondências oficiais, Ministros de Estado e Secretários Executivos dos Ministérios.

( ) Vossa Excelência e Vossa Senhoria são inter-cambiáveis na correspondência oficial.

( ) O ofício é correspondência oficial que pode ser trocada entre entidades privadas e autori-dades do serviço público.

( ) O memorando é documento oficial utilizado para comunicação externa.

( ) Na correspondência oficial, é adequado o emprego de registro coloquial, desde que observadas as regras da norma culta.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 4

Noções de Matemática Financeira e de Estatística (5 questões)

11. Calcule a taxa mensal equivalente a 19% ao ano e assinale abaixo a única a alternativa correta.

( ) 1,04% ao mês

( ) 1,46% ao mês

( ) 1,64% ao mês

( ) 1,84% ao mês

( ) 1,94% ao mês

12. Determine o tempo em meses que um capital aplicado a uma taxa de juro composto de 3,00% ao mês será triplicado.

Informações adicionais: log 3 ≅ 0,48 e log 1,03 ≅ 0,012.

Assinale abaixo a única alternativa correta.

( ) 5 meses

( ) 10 meses

( ) 20 meses

( ) 30 meses

( ) 40 meses

13. Se os números 5, 9, 6 e 3 ocorrem com as freqü-ências 3, 2, 4 e 1 respectivamente, a média aritmética será:

( ) 3,0

( ) 5,0

( ) 6,0

( ) 7,0

( ) 8,0

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

14. Um gerente financeiro está realizando uma aná-lise preliminar para lançamento de um novo projeto.Depois de consultar os setores da empresa, ele conse-guiu estabelecer as seguintes estimativas:

O prazo de análise do investimento foi fixado em 4 anos;O valor total do Investimento será de R$ 400 na data zero;O fluxo de caixa dos retornos anuais após os impostos será de R$ 120;A taxa mínima requerida para este projeto é de 10% ao ano.

Com os dados acima, calcule o Valor Presente Líquido desse projeto, assinalando abaixo a única alternativa correta;

( ) R$ (19,62)

( ) R$ 19,62

( ) R$ 40,30

( ) R$ 50,38

( ) R$ 780,38

15. Os pesos de 80 pacientes internados em um hos-pital estão relacionados na tabela abaixo.

68 84 75 82 68 90 62 88 76 93

73 79 88 73 60 93 71 59 85 75

61 65 75 87 74 62 95 78 63 72

66 78 82 75 94 77 69 74 68 60

96 78 89 61 75 95 60 79 83 71

79 62 67 99 78 85 76 65 71 75

65 80 73 57 88 78 62 76 50 74

86 67 73 81 72 63 76 75 85 77

Com referência a essa tabela, determine a amplitude total. Assinale a única alternativa correta.

( ) 49

( ) 53

( ) 79

( ) 80

( ) 97

1.

2.

3.

4.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 5

Aspectos Históricos, Geográficos, Econômicos, Políticos e Sociais do Estado de Santa Catarina (5 questões)

16. Identifique as afirmações verdadeiras e falsas:

( ) Santa Catarina é o menor Estado da Região Sul do Brasil e ocupa apenas 1,12% da área territorial brasileira.

( ) Nas planícies costeiras que correspondem a uma estreita faixa situada na porção mais oriental do Estado, onde existem inúmeras praias arenosas e dunas, penínsulas, ilhas, pontas, enseadas, baías e lagunas, desenvolve-se uma importante atividade turística.

( ) Desde as proximidades de Joinville até Lagu-na, estende-se uma seqüência de serras, as serras do leste catarinense. A Serra do Mar e as serras do leste constituem sérios obstácu-los ao povoamento do Estado. Por esta razão, a terra catarinense foi povoada do interior para o litoral, do oeste para o leste.

( ) As temperaturas inferiores a 10° C, que ocor-rem durante o inverno, em quase todas as regiões do Estado, impossibilitaram o desen-volvimento do cultivo de feijão, milho ou soja no território catarinense, mas favoreceram a produção de trigo, centeio e cevada, nossos principais produtos de exportação.

Assinale a alternativa que mostra a seqüência correta, de cima para baixo.

( ) V - F - V - F

( ) V - F - F - F

( ) V - V - F - F

( ) F - V - F - V

( ) F - F - V - V

a.

b.

c.

d.

e.

17. Assinale a proposição verdadeira em relação à ocupação e colonização do território de Santa Catarina.

( ) Colonos italianos foram os primeiros povoa-dores da região litorânea, que vai da Ilha de Santa Catarina até o extremo sul do Estado.

( ) A região do Planalto Catarinense foi ocupada, inicialmente, por casais de refugiados das Ilhas da Madeira.

( ) Os imigrantes alemães, italianos e poloneses vieram para a Ilha de Santa Catarina, durante o século XVII, atraídos pelo desenvolvimento da lavoura cafeeira na região litorânea.

( ) Na região Oeste do Estado, de 1920 em diante, assentaram-se colonos vindos do Rio Grande do Sul.

( ) O litoral de Santa Catarina foi povoado so-mente a partir do início do século XIX, por vicentistas e colonos vindos do Arquipélago dos Açores.

18. Identifique as afirmações verdadeiras.

A origem da produção litorânea de banana, leite, cebola, arroz, fumo, etc. foi condicionada pelos fatores ecológicos (qualidade da terra e do clima) e fatores humanos (a política de colonização, a economia da época e as condi-ções sociais dos colonos).

O modelo das pequenas propriedades que caracteriza a estrutura fundiária catarinense tem sua origem na distribuição dos lotes no Brasil colônia, passando pela mesma prática no Brasil Império; consolida-se no século XX, com as companhias colonizadoras.

Em Santa Catarina convivem diferentes está-gios de produção agrícola, das roças caipiras às modernas e tecnologicamente avançadas plantações em larga escala.

Assinale a alternativa correta.

( ) Apenas a afirmação 3 é verdadeira.

( ) Apenas as afirmações 1 e 2 são verdadeiras.

( ) Apenas as afirmações 1 e 3 são verdadeiras.

( ) Apenas as afirmações 2 e 3 são verdadeiras.

( ) As afirmações 1, 2 e 3 são verdadeiras.

a.

b.

c.

d.

e.

1.

2.

3.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 6

19. Assinale a afirmação verdadeira.

( ) A história do planejamento, e da técnica de planejamento em Santa Catarina remonta ao governo do Sr. Celso Ramos, quando surgiu o Plano de Metas do Governo - PLAMEG, que é o marco inicial da história do planejamento governamental e do planejamento da econo-mia em nosso Estado.

( ) A história do planejamento, e da técnica de planejamento em Santa Catarina remonta ao governo do Sr. Irineu Bornhausen, quando foi concebido o Plano de Obras e Equipamentos (POE), que é o marco inicial da história do pla-nejamento governamental e do planejamento da economia em nosso Estado.

( ) A história do planejamento, e da técnica de planejamento em Santa Catarina remonta ao governo do Sr. Colombo Machado Salles, quando foi concebido um documento cha-mado Ação Catarinense de Desenvolvimento, que é o marco inicial da história do planeja-mento governamental e do planejamento da economia em nosso Estado.

( ) A história do planejamento e da técnica de planejamento em Santa Catarina re-monta ao primeiro governo do Sr. Antonio Carlos Konder Reis, quando surgiu o Plano

“Encurtando Distâncias”, que é o marco inicial da história do planejamento governamental e do planejamento da economia em nosso Estado.

( ) A história do planejamento, e da técnica de planejamento em Santa Catarina remonta ao governo do Sr. Jorge Bornhausen, quan-do foi criado o Gabinete do Planejamento e Coordenação Geral - GAPLAN, que é o marco inicial da história do planejamento governa-mental e do planejamento da economia em nosso Estado.

a.

b.

c.

d.

e.

20. Assinale a proposição verdadeira em relação à distribuição da população catarinense pelo espaço geográfico.

( ) Nas microrregiões geográficas do Tabuleiro, de Curitibanos e de Campos de Lages encontram-se as maiores concentrações populacionais.

( ) A população catarinense acha-se regularmen-te distribuída, não existindo em nosso Estado algumas regiões densamente povoadas e outras rarefeitas.

( ) Nas microrregiões geográficas de Joinville, de Florianópolis, de Blumenau, de Criciúma e de Itajaí encontram-se as maiores concentrações populacionais.

( ) Nas microrregiões geográficas de Joinville, de Florianópolis, de Blumenau, de Criciúma e de Itajaí a densidade demográfica é extrema-mente alta, cerca de 1597 hab/km2.

( ) Por motivos econômicos e históricos, a po-pulação catarinense acha-se irregularmente distribuída. Mais de 80% da população do Estado concentra-se nas duas maiores metró-poles: Florianópolis e Joinville.

Orçamento e Contabilidade Pública (15 questões)

21. Sobre orçamento público é correto afirmar:

A lei de diretrizes orçamentárias não poderá dispor sobre alterações na legislação tributária.

A lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal referente apenas aos Pode-res, seus fundos, órgãos e entidades da admi-nistração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

As normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos serão instituídas por lei ordinária.

Assinale a alternativa correta.

( ) Apenas a afirmativa I é correta.

( ) Apenas a afirmativa II é correta.

( ) Apenas a afirmativa III é correta.

( ) As afirmativas I e II são corretas.

( ) As afirmativas II e III são corretas.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 7

22. De acordo com o que o dispõe a Lei nº 4.320/64, é correto afirmar:

( ) A Lei de Orçamento compreenderá todas as receitas, inclusive as de operação de crédito autorizadas por lei, incluídas as por antecipa-ção de receita, as de emissões de papel-moe-da e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiro.

( ) Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços an-teriormente criados, exceto as destinadas a atender obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

( ) Classificam-se como Inversões Financeiras, dentre outras, as dotações destinadas à cons-tituição ou aumento de capital de entidades ou empresas que visem objetivos comerciais ou financeiros, exceto operações bancárias ou de seguros.

( ) São Transferências de Capital as dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou pri-vado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem diretamente da Lei de Orçamento ou de lei especialmente anterior.

( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

23. Considerando os seguintes desdobramentos de despesas com vencimentos de pessoal: pessoal civil;

– pessoal efetivo (fixo) e vencimentos. De acordo com a classificação por categoria econômica, seria correto afirmar que:

( ) Os “vencimentos” seriam codificados como subitens do item “Pessoal Civil”.

( ) A categoria econômica seria “Despesas de Custeio” e o elemento seria “Pessoal efetivo (fixo)”.

( ) A subcategoria econômica seria “Pessoal” e o elemento seria “Pessoal Civil”.

( ) O subelemento seria “Pessoal Civil” e o item seria “Vencimentos”.

( ) A subcategoria econômica seria “Despesas de Custeio” e o elemento seria “Pessoal”.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

24. Sobre a escrituração contábil de pagamento de despesa, é correto afirmar:

( ) Há registro no sistema financeiro e de compensação.

( ) Há registro no sistema financeiro e orçamentário.

( ) Há registro no sistema de compensação e orçamentário.

( ) Há registro somente no sistema de compensação.

( ) Há registro somente no sistema financeiro.

25. Observando a classificação determinada pela Por-taria Interministerial nº 163/2001 e o Decreto Estadual nº 2895/2005, são consideradas despesas correntes:

( ) Juros e encargos da dívida e investimentos.

( ) Pessoal e encargos sociais e juros e encargos da dívida.

( ) Pessoal e encargos sociais e inversões finan-ceiras.

( ) Amortização da dívida e juros e encargos da dívida.

( ) Outras despesas correntes e investimentos.

26. Observando a classificação das receitas, fixada na Portaria Interministerial nº 163/2001, são consideradas receitas correntes:

( ) Receita patrimonial e receita de contribuições.

( ) Receita agropecuária e amortização de em-préstimos.

( ) Receita Tributária e receita com alienação de bens móveis.

( ) Receita com alienação de bens imóveis e re-ceita de contribuições.

( ) Receita com operação de crédito e receita tributária.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 8

27. Segundo os conceitos fixados na Portaria nº 42/1999, do Ministério de Orçamento e Gestão, entendem-se por:

Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos por Decreto do Poder Executivo;

Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limi-tadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoa-mento da ação de governo;

Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

Operações Especiais, as despesas que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

Assinale a alternativa correta:

( ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

( ) Nenhum afirmativa está correta.

28. Segundo a Lei nº 4320/64, a Lei orçamentária conterá a discriminação da receita e da despesa e obedecerá aos princípios:

( ) Somente da Anualidade.

( ) Exclusividade.

( ) Universalidade e Anualidade.

( ) Universalidade e Exclusividade.

( ) Nenhuma das respostas anteriores.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

29. Observando o disposto na Portaria MPS nº 916/2003, relacione a coluna numerada com a coluna seguinte.

Ativo circulanteAtivo realizado a longo prazoAtivo permanenteAtivo compensadoPassivo circulante

( ) Fixação Orçamentária da Despesa

( ) Disponível

( ) Créditos Realizáveis a Longo Prazo

( ) Depósitos

( ) Imobilizado

A seqüência correta é:

( ) 2, 4, 5, 3 e 1.

( ) 2, 5, 1, 4 e 3.

( ) 4, 1, 2, 5 e 3.

( ) 5, 2, 4, 3 e 1.

( ) 5, 4, 2, 4 e 1.

30. Sobre Dívida Pública, pode-se afirmar que:

A dívida fundada é aquela que o tesouro con-trai com exigibilidade indeterminada, para atender a eventuais insuficiências de caixa.

A dívida flutuante compreende: os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; os serviços da dívida a pagar; os depósitos e os débitos de tesouraria.

Dívida Ativa Tributária é o crédito da Fazenda Pública dessa natureza, proveniente de obri-gação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas.

Assinale a alternativa correta.

( ) Apenas a afirmativa I é correta.

( ) Apenas a afirmativa II é correta.

( ) Apenas a afirmativa III é correta.

( ) As afirmativas I e II são corretas.

( ) As afirmativas II e III são corretas.

1.2.3.4.5.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 9

31. Os créditos adicionais, valores que se adicionam ou acrescem ao orçamento, são classificados em su-plementares, especiais e extraordinários. Sobre esses, pode-se afirmar que:

Os créditos especiais são autorizados para pagamento de despesas urgentes e imprevi-síveis e por isso mesmo não considerados na Lei do Orçamento.

Os créditos extraordinários são destinados a despesas eventuais ou para reforço de dota-ção orçamentária especifica.

Os créditos adicionais suplementares e espe-ciais somente serão abertos, por decreto do Poder Executivo, após autorização legislativa, enquanto que os créditos extraordinários não necessitam de autorização legislativa antes da abertura.

Assinale a alternativa correta.

( ) Apenas a afirmativa I é correta.

( ) Apenas a afirmativa II é correta.

( ) Apenas a afirmativa III é correta.

( ) As afirmativas I e II estão corretas.

( ) As afirmativas II e III estão corretas.

32. Observando o que dispõe a Lei nº 4.320/64, per-tencem ao exercício financeiro:

( ) As receitas previstas.

( ) As despesas liquidadas.

( ) As receitas nele arrecadadas.

( ) As despesas liquidadas e pagas.

( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

33. Observado o disposto na Lei nº 4.320/64, a verifi-cação da legalidade dos atos de execução orçamentá-ria será:

( ) Prévia, concomitante e subseqüente.

( ) Somente prévia e concomitante.

( ) Somente concomitante e subseqüente.

( ) Somente prévia.

( ) Somente concomitante.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

34. A Lei nº 4.320/64 define como receitas orçamentárias:

( ) Somente as receitas de capital.

( ) As receitas correntes e de capital.

( ) Somente as receitas correntes.

( ) Todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.

( ) Todas as receitas arrecadadas, exclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento.

35. Sobre o controle da despesa de pessoal estabe-lecido na Lei Complementar nº 101/2000, é correto afirmar que:

( ) Quando a despesa de pessoal ultrapassar a 90% do limite estabelecido, é vedada a cria-ção de cargo, emprego ou função.

( ) Enquanto perdurar o excesso ao limite de despesas com pessoal, o ente não poderá contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida mo-biliária e as que visem à redução das despesas com pessoal.

( ) Na verificação do atendimento dos limites definidos para despesas com pessoal, serão computadas as decorrentes de indenização por demissão de servidores ou empregados.

( ) A verificação do cumprimento dos limites de despesa de pessoal será realizada ao final de cada semestre.

( ) Se a despesa total com pessoal ultrapassar os limites definidos em lei, sem prejuízo das vedações sobre aumento de despesas de pessoal, o percentual excedente terá de ser eliminado nos dois semestres seguintes.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 10

Contabilidade Geral (5 questões)

36. Sobre os indicadores da situação patrimonial é correto afirmar que:

Capital de Terceiros/Capital Próprio = (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) / Patrimô-nio Líquido.

Endividamento Geral = (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) / Ativo Total.

Imobilização dos Recursos Permanentes = Ativo Permanente / Exigível a Longo Prazo.

Assinale a alternativa correta.

( ) Todas as afirmativas estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

( ) Todas as afirmativas estão incorretas.

37. Uma determinada empresa realizou as seguintes operações no mês: venda à vista de mercadorias por R$ 500,00, com lucro de 10%; pagamento de duplica-tas de R$ 100,00, com juros de 10%; prestação de ser-viços de R$ 400,00, com recebimento no ato de 30% e pagamento de títulos no valor de R$ 100,00, com desconto de 10%.

Com base nas operações acima, pode-se afirmar que:

O passivo reduziu R$ 300,00.

O ativo aumentou R$ 450,00.

O Patrimônio Líquido aumentou R$ 250,00.

Assinale a alternativa correta.

( ) Todas as afirmativas estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

( ) Todas as afirmativas estão incorretas.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

a.

b.

c.

d.

e.

38. A Resolução nº 750/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, dispõe sobre os Princípios Fundamen-tais da Contabilidade (PFC). Das alternativas abaixo, qual não está prevista na Resolução como PFC?

( ) Entidade e Continuidade.

( ) Lançamento e Transparência.

( ) Oportunidade e Competência.

( ) Atualização Monetária e Prudência.

( ) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Para responder às questões 39 e 40, considere as seguintes informações constantes de um balanço patrimonial (valores em R$):

Ativo: Duplicatas a receber: 20,00; Estoques: 50,00; Investimentos: 30,00; Equipamentos: 20,00 e Imóveis: 30,00.

Passivo: Fornecedores: 40,00; Impostos a pagar:10,00; Salários a pagar: 40,00; Financiamentos: 20,00; Capital e Reservas: 30,00 e Lucros acumulados: 10,00.

39. Com base nas informações do Balanço Patrimo-nial, é possível afirmar que o índice de Liquidez Cor-rente é de:

( ) 1,33.

( ) 1,11.

( ) 0,78.

( ) 0,64.

( ) 0,54.

40. Com base nas informações do Balanço Patrimo-nial, o percentual de Imobilização dos Recursos Não Correntes é de:

( ) 50,00%.

( ) 75,00%.

( ) 77,78%.

( ) 83,33%.

( ) 88,89%.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 11

Direito do Trabalho (9 questões)

41. De acordo com a Consolidação das Leis do Traba-lho, considera-se empregador:

( ) Apenas as pessoas jurídicas de direito privado que, assumindo os riscos, prestarem atividade econômica lucrativa.

( ) Apenas a empresa individual que assumir os riscos da atividade econômica e dirigir a pres-tação pessoal dos serviços e os profissionais liberais.

( ) As empresas individuais ou coletivas que, assumindo os riscos da atividade econô-mica, admitem, pagam salários e dirigem a prestação pessoal de serviços, bem como os profissionais liberais, as instituições de bene-ficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

( ) As pessoas jurídicas de direito público que gerenciem recursos humanos.

( ) Todas as pessoas que prestarem serviços de natureza não eventual, com subordinação hierárquica e mediante salário.

42. De acordo com a Consolidação das Leis do Traba-lho, assinale a alternativa correta:

( ) Considera-se noturno o trabalho executado entre as 23 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.

( ) A hora do trabalho noturno será computada como 56 minutos e 30 segundos.

( ) É sempre vedado o trabalho nos domingos, dias feriados nacionais e feriados religiosos.

( ) Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso.

( ) Os intervalos de descanso serão computados na duração do trabalho.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

43. Em relação à jornada de trabalho, é correto afir-mar, com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

( ) A duração normal do trabalho, para os em-pregados em qualquer atividade privada, não excederá seis horas diárias.

( ) A remuneração pela hora suplementar do tra-balho será, em qualquer hipótese, pelo menos 55% superior à da hora normal do trabalho, mesmo nos casos de regime de compensação.

( ) A compensação de jornada de trabalho deve sempre ser ajustada por acordo coletivo ou convenção coletiva.

( ) Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário ou registro de ponto não excedentes de dez minutos, observado o limite máximo de 20 minutos diários.

( ) O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será com-putado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.

44. Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

Não terá direito a férias o empregado que:

( ) Permanecer em gozo de licença, com percep-ção de salário, por período superior a 15 dias.

( ) No curso do período aquisitivo deixar o em-prego e não for readmitido dentro dos 60 dias subseqüentes à sua saída.

( ) Tiver percebido da Previdência Social presta-ções de acidente de trabalho por mais de 3 meses, embora descontínuos.

( ) Tiver percebido da Previdência Social presta-ções de auxílio-doença por mais de 3 meses, embora descontínuos.

( ) Deixar de trabalhar, sem percepção de salá-rios, por mais de 15 dias, em virtude de parali-sação parcial dos serviços da empresa.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 12

45. Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

( ) A duração normal do trabalho dos operadores cinematográficos e seus ajudantes não exce-derá oito horas diárias.

( ) Para os empregados que trabalham no in-terior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quen-te ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1 hora de trabalho contínuo, será assegu-rado um período de 10 minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo.

( ) A duração normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo não exce-derá de 8 horas diárias ou de 40 semanais.

( ) A duração normal do trabalho dos emprega-dos em bancos e casas bancárias será de 6 horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana.

( ) Num mesmo estabelecimento de ensino o professor poderá dar, por dia, mais de cinco aulas consecutivas, até o máximo de 10 aulas intercaladas.

46. De acordo com a Consolidação das Leis do Traba-lho, integram o salário:

( ) Comissões, percentagens, gratificações ajus-tadas e abonos pagos pelo empregador.

( ) Assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde.

( ) Previdência privada, seguros de vida e aciden-tes pessoais.

( ) Educação do empregado em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreen-dendo os valores relativos à matrícula, mensa-lidade, anuidade, livros e material didático.

( ) Vestuários e equipamentos fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho para prestação do serviço.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

47. Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

( ) Ingestão de bebidas alcoólicas pelo emprega-do, após o expediente de trabalho;

( ) Prática constante de jogos de azar pelo em-pregado;

( ) Afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar.

( ) Desrespeito do empregado aos símbolos nacionais.

( ) Interposição pelo empregado de ação traba-lhista contra o empregador.

48. Com relação à rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar, com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:

( ) Havendo culpa recíproca no ato que determi-nou a rescisão do contrato de trabalho, é inca-bível o pagamento de verbas indenizatórias.

( ) No caso de rescisão do contrato de trabalho por morte de empregador, os empregados terão direito à percepção de verbas indeniza-tórias pela metade do valor integral.

( ) O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização em face da prática de ato de improbidade, por parte de seu empregador, contra o Poder Público.

( ) Ocorrendo motivo de força maior que deter-mine a extinção da empresa, todos os empre-gados não terão direito à indenização pela rescisão contratual.

( ) No caso de paralisação definitiva do trabalho motivada por ato de autoridade ou pela pro-mulgação de lei ou resolução que impossibi-lite a continuação da atividade, o pagamento da indenização pela rescisão do contrato de trabalho dos empregados ficará a cargo do governo responsável.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 13

49. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho:

A transferência do empregado pelo empregador para localidade diversa da que resultar o contrato de trabalho:

( ) É sempre permitida ao empregador, desde que ocorra um pagamento suplementar, nun-ca inferior a 25% dos salários que o empre-gado percebia naquela localidade, enquanto durar esta situação.

( ) É vedada para os empregados que exerçam cargos de confiança.

( ) É sempre ilícita, mesmo nos casos de extin-ção do estabelecimento em que trabalhar o empregado, hipótese na qual deve ocorrer a rescisão do contrato sem justa causa.

( ) É permitida nos casos de necessidade do ser-viço, hipótese na qual o empregador ficará obrigado a um pagamento suplementar, nun-ca inferior a 25% dos salários que o empre-gado percebia naquela localidade, enquanto durar esta situação.

( ) Será custeada pelo empregado que receber pagamento suplementar não inferior a 25% da média salarial anteriormente percebida.

Direito Constitucional (10 questões)

50. Examine as seguintes hipóteses:

declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira;calamidade natural de grandes proporções em prejuízo da paz social;comoção grave de repercussão nacional;descumprimento de decisão emanada do Poder Judiciário;ineficácia de medidas adotadas durante o estado de defesa.

São casos de estado de sítio, segundo a Constituição da República:

( ) I, II e III.

( ) I, II e V.

( ) I, III e V.

( ) I, IV e V.

( ) II, III e IV.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.IV.

V.

a.

b.

c.

d.

e.

51. Considere as seguintes instituições:

polícia federal;polícia militar;polícia civil;corpo de bombeiros;guarda municipal.

Exercem função de polícia judiciária, segundo a Cons-tituição da República:

( ) I e III.( ) II e III.( ) II e V.( ) I, III e V.( ) I, II, III e V.

52. Sobre o regime geral de previdência social, anali-se as afirmativas abaixo:

É de caráter contributivo e de filiação obrigató-ria, exceto para os trabalhadores domésticos;Determina que os benefícios previdenciários devem ser prestados a quem necessitar, inde-pendentemente de contribuição à seguridade social;Impõe cobertura nos casos de doença, invali-dez, morte e desemprego involuntário, entre outros eventos;Estabelece a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência que comprove não possuir meios de prover à própria manutenção.

Assinale a alternativa correta, segundo a Constituição da República:

( ) II.

( ) III.( ) IV.

( ) III e IV.

( ) I, III e IV.

I.II.III.IV.V.

a.

b.c.d.e.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 14

53. Analise as afirmativas abaixo.

Ao Estado é vedada a exploração direta de atividade econômica, porquanto reservada aos particulares;O Estado só pode promover exploração direta de atividade econômica nos casos de mo-nopólios constitucionalmente reservados à União;Só quando necessário aos imperativos de segurança nacional admite-se ao Estado a exploração direta de atividade econômica;São instrumentos de exploração direta de atividade econômica pelo Estado as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

Assinale a alternativa correta, segundo a Constituição da República:

( ) II.( ) IV.( ) I e II.( ) III e IV.( ) nenhuma das afirmativas é correta.

54. Analise as afirmativas abaixo:

O brasileiro nato é passível de extradição em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes;O estrangeiro é passível de extradição, salvo por crime político ou de opinião;O brasileiro naturalizado é passível de extradi-ção em caso de crime comum, praticado antes da naturalização;Ao português com residência permanente no Brasil são atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, ainda que não haja reciprocidade em favor de brasileiros no âmbito da legisla-ção portuguesa.

Assinale a alternativa correta, segundo a Constituição da República:

( ) Somente a III.( ) I e II.( ) II e III.

( ) II e IV.( ) I, II e III.

I.

II.

III.

IV.

a.b.

c.d.e.

I.

II.

III.

IV.

a.b.c.

d.e.

55. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição da República.

( ) É permitida a desapropriação da área urbana por necessidade pública ou por interesse social, garantida indenização exclusivamente por meio de títulos da dívida pública.

( ) É assegurada indenização, mas apenas em títulos da dívida agrária, no caso de confisco de terras com culturas ilegais.

( ) A pequena propriedade rural, mesmo se trabalhada pela família e ainda que o seu proprietário não possua outra, pode ser ob-jeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, mas não está sujeita à desapropriação.

( ) Na desapropriação para fins de reforma agrá-ria, as benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em títulos da dívida agrária, res-gatáveis em 20 anos, garantida a preservação do valor real da dívida.

( ) É permitida a requisição de uso de bens parti-culares, pela autoridade competente, em caso de perigo público iminente, garantida indeni-zação ulterior se houver dano.

56. De acordo com a Constituição da República, com-pete à União legislar privativamente sobre:

( ) populações indígenas, registros públicos e orçamento.

( ) previdência social, atividades nucleares e defensoria pública.

( ) direito civil, direito penal e direito tributário.

( ) serviço postal, trânsito e sistema monetário.

( ) direito eleitoral, direito comercial e direito penitenciário.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 15

57. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição da República.

( ) As associações só poderão ser compulsoria-mente dissolvidas ou ter suas atividades sus-pensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

( ) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, a qualquer hora, por determinação judicial.

( ) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormen-te convocada para o mesmo local, sendo ape-nas exigida prévia autorização da autoridade competente.

( ) É a todos assegurada, mediante o pagamen-to das taxas exigidas, a obtenção de certidão em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

( ) Nenhuma pena passará da pessoa do conde-nado, vedada a transmissão da obrigação de reparar o dano aos sucessores, ainda que nos limites do patrimônio transferido.

58. É da competência exclusiva da Assembléia Le-gislativa, de acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina.

( ) dispor, mediante decreto, sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

( ) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis.

( ) autorizar referendo e convocar plebiscito.

( ) decretar, quando couber, intervenção nos municípios.

( ) nomear os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

59. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina.

( ) O governador do Estado não poderá, sem licença da Assembléia Legislativa, ausentar-se do território nacional ou estadual por período superior a quinze dias, sob pena de suspen-são do cargo.

( ) A proposta de emenda será discutida e vota-da pela Assembléia em dois turnos, conside-rando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois terços dos votos de seus membros.

( ) O Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado dispõem de autonomia administrativa e financeira.

( ) O Poder Judiciário deverá assegurar preferên-cia no julgamento das ações decorrentes de atos de improbidade administrativa.

( ) O deputado investido no cargo de Secretário de Estado perderá o mandato, salvo delibe-ração da Mesa da Assembléia Legislativa em sentido contrário.

Direito Administrativo (18 questões)

60. Em relação à organização administrativa, é correto afirmar:

( ) A Assembléia Legislativa possui personalida-de jurídica de direito público interno.

( ) O Tribunal de Contas é um órgão do Poder Judiciário.

( ) As empresas públicas e as sociedades de eco-nomia mista são criadas por lei específica e as autarquias têm a sua criação autorizada por lei.

( ) As autarquias constituem forma de descon-centração administrativa e possuem autono-mia administrativa e política.

( ) As Secretarias de Estado são órgãos públicos, sem personalidade jurídica e com autonomia administrativa e financeira.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 16

61. Considere os seguintes conceitos das entidades da Administração Pública:

pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei, para a execução de serviços públicos típicos;pessoas jurídicas de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivamente público;pessoas jurídicas de direito privado, com pa-trimônio próprio e capital misto, criadas exclu-sivamente sob a forma de sociedade anônima.

Correlacione tais conceitos, pela ordem, com as suas respectivas designações:

( ) fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

( ) autarquias, fundações e sociedades de econo-mia mista.

( ) autarquias, fundações e empresas públicas.

( ) autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.

( ) fundações, autarquias e empresas públicas.

62. De acordo com a Constituição Federal, são princí-pios básicos da Administração Pública:

( ) legalidade, moralidade e eficiência.

( ) efetividade, legalidade e moralidade.

( ) eficiência, produtividade e efetividade.

( ) legalidade, efetividade e discricionariedade.

( ) moralidade, impessoalidade e produtividade.

63. De acordo com a Constituição, o princípio que exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição, rendimento funcional e com resultados positivos para o serviço público é

( ) Legalidade.

( ) Eficiência.

( ) Moralidade.

( ) Finalidade.

( ) Impessoalidade.

1.

2.

3.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

64. São características do ato administrativo:

( ) auto-executoriedade, irrevogabilidade e tem-pestividade.

( ) irrevogabilidade, presunção de legitimidade e imperatividade.

( ) imperatividade, tempestividade e executorie-dade condicionada.

( ) presunção de legitimidade, tempestividade e executoriedade condicionada.

( ) presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade.

65. A respeito do poder discricionário e do poder arbitrário, pode-se dizer que:

( ) ambos se apóiam na lei.

( ) ambos são permitidos à Administração.

( ) ambos são contrários à lei.

( ) o poder arbitrário é sempre vinculado.

( ) o poder discricionário fundamenta-se na lei e o arbitrário exorbita da lei.

66. Acerca do desfazimento dos atos administrativos, é correto afirmar:

( ) A revogação do ato administrativo é prerroga-tiva exclusiva da Administração Pública.

( ) Os atos administrativos discricionários prati-cados por agentes incompetentes podem ser revogados pela Administração Pública.

( ) A anulação do ato administrativo é prerrogati-va exclusiva do Poder Judiciário.

( ) O Poder Judiciário só tem competência para revogar os atos administrativos vinculados.

( ) O ato revocatório desconstitui o ato revogado com eficácia ex tunc.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 17

67. De acordo com a Lei n. 8666/93, constituem tipos de licitação:

( ) concorrência, pregão, tomada de preços e carta convite.

( ) menor preço, carta convite, concorrência e pregão.

( ) menor preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance.

( ) leilão, pregão, concorrência e melhor técnica e preço.

( ) melhor técnica, menor preço, maior lance e pregão.

68. De acordo com a Lei n.8666/93, é inexigível a licitação para:

( ) Aquisição de bens destinados exclusivamente à pesquisa científica.

( ) Aquisição de bens produzidos ou servi-ços prestados por entidade que integre a Administração Pública.

( ) Aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional.

( ) Aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por produtor exclusivo.

( ) Aquisição de materiais de uso pelas Forças Armadas.

69. Assinale a alternativa correta, com fundamento na Lei nº 8666/93:

( ) Nos casos de empate entre duas ou mais pro-postas, será vencedora a empresa que tiver maior tempo de atividade no mercado.

( ) É permitida a fixação de preços mínimos e vedada a fixação de preços máximos no ins-trumento convocatório.

( ) Apenas os licitantes possuem a prerrogativa de impugnar o edital de concorrência.

( ) Os serviços de publicidade são considerados serviços técnicos profissionais especializados.

( ) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de traba-lho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

70. De acordo com a Lei nº 8666/93, o contrato admi-nistrativo possui uma peculiaridade que o diferencia dos demais contratos abrangidos pelo Direito. Esta peculiaridade é:

( ) de poder ser rescindido unilateralmente, por qualquer das partes, por infração contratual.

( ) de poder ser fiscalizado em sua execução, pela Administração contratante.

( ) de poder ser fixado verbalmente.

( ) de poder ser alterado unilateralmente, por qualquer das partes contratantes.

( ) de possuir prazo indeterminado.

71. De acordo com a Lei nº 8666/93, é correto afirmar acerca do contrato administrativo:

( ) Os contratos administrativos podem ser rescindidos unilateralmente, por interesse público relevante, independentemente de processo administrativo e de indenização ao contratado.

( ) Os contratos administrativos só podem ser rescindidos unilateralmente pela Administração Pública, em face do inadimple-mento do contratado.

( ) Os contratos administrativos de obras, servi-ços ou compras poderão ser unilateralmente alterados pela Administração Pública até 55% do valor inicial atualizado.

( ) A garantia prestada pelo contratado poderá ser liberada durante a execução do contrato administrativo.

( ) A inadimplência do contratado com refe-rência aos encargos fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a respon-sabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o registro de imóveis.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 18

72. De acordo com a Lei nº 8666/93, a modalidade de licitação cabível para aquisição de bens imóveis e para as concessões de direito real de uso é:

( ) Leilão.

( ) Pregão.

( ) Convite.

( ) Concorrência.

( ) Tomada de Preços.

73. A superveniência de qualquer tributo ou encar-go geral, ocorrida após a data de apresentação da proposta, que enseja a possibilidade de revisão dos preços do contrato administrativo em execução, am-para-se no seguinte instituto da teoria da imprevisão, de acordo com a Lei nº 8666/93:

( ) Fato do príncipe

( ) Força maior.

( ) Fato da administração.

( ) Caso fortuito.

( ) Interferência imprevista.

74. Nos termos da Lei nº 8666/93, a duração dos con-tratos administrativos ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

( ) Aos contratos de obras públicas.

( ) Aos contratos cujos produtos estejam con-templados nas metas estabelecidas no plano plurianual.

( ) Aos contratos de aquisição de equipamentos e programas de informática.

( ) Aos contratos de aquisição de hortifrutigran-jeiros e outros produtos perecíveis.

( ) Aos contratos de publicidade.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

75. De acordo com a Lei Estadual nº 6745/85, o retor-no do funcionário estável ao cargo por ele anterior-mente ocupado, em conseqüência de inabilitação no estágio probatório em outro cargo efetivo para o qual tenha sido nomeado, é chamado de:

( ) Substituição.

( ) Recondução.

( ) Readaptação.

( ) Reintegração.

( ) Transferência.

76. São infrações disciplinares puníveis com demis-são, nos termos da Lei Estadual nº 6745/85:

( ) Faltar à verdade, com má-fé, no exercício de suas funções.

( ) Obstar o pleno exercício da atividade admi-nistrativa vinculada a que esteja sujeito o funcionário.

( ) Qualquer ato de manifesta improbidade no exercício da função pública.

( ) Deixar de cumprir, na esfera de suas atribui-ções, as normas legais a que esteja sujeito.

( ) Deixar de atender às requisições para defesa da Fazenda Pública.

77. De acordo com a Lei no 10.520/02, é correto afir-mar acerca do pregão:

( ) É modalidade de licitação entre interessados que devem comprovar, na primeira fase, que é a de habilitação preliminar, possuir os re-quisitos mínimos de qualificação exigidos no edital.

( ) Exige dos licitantes garantia de proposta.

( ) O prazo fixado para apresentação das propos-tas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a trinta dias.

( ) Pode ser utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, padronizados, independen-temente do valor da futura contratação.

( ) Declarado o licitante vencedor, qualquer lici-tante poderá apresentar recurso administrati-vo no prazo de cinco dias úteis.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 19

Direito Tributário (5 questões)

78. A Constituição Federal, nos arts. 150 a 152, esta-belece os princípios que regem a tributação, os quais visam, simultaneamente, a limitação do poder dos entes tributantes e a proteção dos contribuintes. Em relação aos princípios constitucionais tributários, assi-nale a alternativa correta.

( ) Pelo princípio da anterioridade, a eficácia e a aplicabilidade da lei tributária são adiadas para o exercício financeiro subseqüente ao que tenha sido instituído o tributo. Tal prin-cípio não se aplica, entretanto, aos emprés-timos compulsórios instituídos no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.

( ) O princípio da anualidade, reinstituído na Carta Constitucional de 1988, ao tempo em que garante o contribuinte de ser surpreendi-do com a instituição de tributos ao longo do exercício financeiro, garante também o con-trole da responsabilidade fiscal na administra-ção pública.

( ) O princípio da anterioridade, segundo o qual as entidades governamentais não podem cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os insti-tuiu ou aumentou, só não é aplicado em rela-ção aos impostos sobre importação, exporta-ção, produtos industrializados, propriedade territorial rural e grandes fortunas.

( ) As limitações constitucionais ao poder de tri-butar, estabelecidas na Constituição Federal, exaustivamente, podem ser restringidas por meio de emendas à Constituição.

( ) A periodização anual obrigatória dos impos-tos incidentes sobre a renda e o patrimônio são decorrências necessárias e lógicas do ciclo orçamentário anual, que renova a arrecada-ção e possibilita o enfrentamento dos gastos a serem efetuados, a cada ano, pelo Estado.

a.

b.

c.

d.

e.

79. A respeito da interpretação e da integração da legislação tributária, assinale a alternativa correta.

( ) Os princípios do direito privado podem ser utilizados para se determinar os efeitos tribu-tários dos institutos, conceitos e formas do direito civil ou do direito comercial.

( ) Lei ordinária poderá, eventualmente, redefinir o conceito do direito privado utilizado por norma constitucional para estabelecer com-petência tributária.

( ) Ainda que para solucionar situação manifes-tamente injusta, não é possível empregar-se a eqüidade para dispensar o pagamento de tributo devido.

( ) No caso de dispensa do cumprimento de obrigação tributária acessória, admite-se o emprego da analogia.

( ) Em caso de infração à lei tributária, havendo dúvida sobre a pena cabível, entre as várias penas previstas em lei, será aplicada aquela que for mais favorável ao acusado que não tenha débitos fiscais pendentes.

80. O crédito tributário decorre de imposição legal e constitui parte fundamental da receita pública. Logo, o CTN outorga-Ihe vantagens em relação a créditos de outra natureza. A respeito das garantias e privilégios do crédito tributário, assinale a alternativa correta.

( ) Não respondem pela quitação tributária os bens do sujeito passivo que, anteriormente à instituição do crédito tributário, tenham sido gravados pelas cláusulas de inalienabilidade ou impenhorabilidade.

( ) Será considerada fraudulenta, em qualquer circunstância, a venda de bem por devedor de tributo, desde que o crédito tributário se encontre em fase de execução.

( ) Tendo em vista os privilégios de que goza, o crédito tributário tem preferência sobre qual-quer outro crédito.

( ) Além das previstas no CTN, é possível, por meio de lei, a estipulação de outras garantias para o crédito tributário.

( ) Se mais de uma pessoa jurídica de direito público tiver crédito tributário a receber, ocorrerá concurso de preferência, na seguin-te ordem: a) União; b) Estados e o Distrito Federal, conjuntamente e mediante rateio; c) Territórios e municípios, pro rata.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 20

81. Em relação ao sujeito passivo da obrigação tribu-tária, assinale a alternativa correta:

( ) Em se tratando de obrigação acessória, o sujei-to passivo pode ser tanto o contribuinte quan-to uma pessoa que não tenha relação direta com o fato gerador da obrigação principal.

( ) Não poderá ser considerada como sujeito pas-sivo a sociedade comercial informal, ainda que configure unidade econômica ou profissional.

( ) A faculdade de escolha do domicílio tributá-rio, decorrente da garantia constitucional da liberdade da atividade econômica, não pode sofrer restrições impostas pela autoridade administrativa.

( ) A incapacidade passiva tributária dos filhos menores exonera os pais da responsabilidade pelos tributos devidos por estes filhos.

( ) Não sofrerá punição pelo crime fiscal o sujeito passivo que procurar o fisco, espontaneamen-te, e confessar o cometimento de infração.

82. Acerca da administração tributária, assinale a alternativa correta.

( ) A fiscalização tributária não pode promover atos fiscais em relação às pessoas que gozam de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.

( ) O dever de sigilo funcional não impede a Fazenda Pública de prestar informações relati-vas a sujeitos passivos que tenham sido requi-sitadas por autoridade judiciária no interesse da Justiça.

( ) Mediante intimação escrita, todas as pesso-as são obrigadas a prestar informações às autoridades administrativas, no interesse da aplicação da legislação tributária, indepen-dentemente do segredo profissional.

( ) As Fazendas Públicas de todas as entidades governamentais deverão ajudar-se mutua-mente na fiscalização dos tributos respectivos e na permuta de informações, dependendo de previsão em lei ou em convênio.

( ) O próprio agente fiscal, sem valer-se do chefe da repartição, não poderá requisitar o auxílio de força pública, quando for vítima de emba-raço ou desacato no exercício de suas funções.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Direito Civil (8 questões)

83. Considere as seguintes entidades:

União;Municípios;Associações públicas;Partidos políticos.

São pessoas jurídicas de direito público interno, segundo o Código Civil:

( ) Somente I e II.

( ) I, II e III.

( ) I, II e IV.

( ) III e IV.

( ) I, II, III e IV.

84. Segundo o Código Civil, é anulável o negócio jurídico nos casos de:

( ) erro, dolo, coação e estado de perigo.

( ) dolo, coação, lesão, simulação e preterição de solenidade essencial.

( ) incapacidade absoluta de quem o celebrou, estado de perigo e fraude contra credores.

( ) erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, fraude contra credores e simulação.

( ) lesão, estado de perigo e ilicitude do objeto.

85. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.

( ) O terceiro não interessado que paga a dívida em seu próprio nome não tem direito de re-embolso.

( ) A quitação pode ser dada por escrito ou ver-balmente, mas tem que ser sempre inequívoca.

( ) Designados dois ou mais lugares para o paga-mento, cabe ao devedor escolher entre eles.

( ) Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, inclusive por meio de consignação.

( ) Nos contratos, os prazos de pagamento pre-sumem-se fixados em favor do credor.

I.II.III.IV.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 21

86. Assinale a alternativa correta, segundo o Código Civil.

( ) Nas obrigações provenientes de ato ilícito, considera-se o devedor em mora desde a citação.

( ) São de 0,5% ao mês ou 6% ao ano os juros de mora em caso de inadimplemento de dívida de dinheiro.

( ) Nas obrigações negativas, o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que prati-cou o ato que devia omitir.

( ) Na obrigação positiva e líquida com prazo de vencimento, verificado o inadimplemento, a mora se constitui mediante interpelação judi-cial ou extrajudicial.

( ) Nas obrigações ilíquidas, os juros de mora são devidos a partir do ajuizamento da ação.

87. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.

( ) A renúncia da solidariedade em favor de to-dos os devedores produz o mesmo efeito do perdão.

( ) A restituição voluntária do objeto empenha-do prova a renúncia do credor à garantia real, bem como a extinção da dívida.

( ) Ainda que não haja cláusula proibitiva, a va-lidade de cessão de crédito depende do con-sentimento dado pelo devedor.

( ) O credor é obrigado a receber por partes, ainda que assim não tenha sido ajustado.

( ) Em obrigação de dar coisa incerta, não pode o devedor alegar perda ou deterioração, ainda que por caso fortuito ou força maior, ressal-vada a hipótese de perecimento de todo o gênero.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

88. Considere as seguintes asserções:

nos casos especificados em lei;no caso de responsabilidade do patrão por atos lesivos culposos cometidos contra ter-ceiros pelo empregado, no desempenho do trabalho;quando a atividade normalmente desenvol-vida implicar, por sua natureza, riscos para os direitos de outrem;no caso de intervenções médicas de emer-gência, para remoção de tumores cancerosos.

A responsabilidade civil objetiva incide, segundo o Código Civil:

( ) Somente III.

( ) Somente I e II.

( ) Somente II e III.

( ) I, II e III.

( ) I, II, III e IV.

89. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil.

( ) É inadmissível a redução pelo juiz do valor da cláusula penal fixada pelas partes.

( ) Prevista no contrato a cláusula penal, o credor não tem direito à indenização suplementar, ainda que haja convenção autorizando nesse sentido.

( ) O direito do credor ao valor da cláusula penal independe da demonstração de prejuízo efetivo.

( ) A cláusula penal compensatória pode ser exigida conjuntamente com o desempenho da obrigação principal.

( ) A cláusula penal moratória não pode ser exi-gida ao lado do desempenho da obrigação principal.

I.II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 22

90. Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil:

( ) Nos contratos benéficos, a parte liberal res-ponde por culpa simples.

( ) Nos contratos benéficos, a parte a quem o contrato aproveita só responde por dolo.

( ) Nos contratos onerosos, a responsabilidade pressupõe sempre o inadimplemento doloso.

( ) Nos contratos benéficos, a parte liberal nunca pode ser responsabilizada por descumprimento.

( ) Nos contratos onerosos, ambas as partes res-pondem por culpa, salvo as exceções previs-tas em lei.

Auditoria (10 questões)

91. A Lei Complementar nº. 202/2000, determina que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário deverão manter sistema de controle interno próprio. Dentre as atribuições desses sistemas de controle interno, legal-mente constituídas, qual das opções abaixo relaciona-das está incorreta.

( ) Os responsáveis pelo controle interno das entidades da administração pública estadual e municipal, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, darão conhecimento somente ao titular do órgão/entidade, não sendo necessário dar conheci-mento ao Tribunal de Contas.

( ) Compete ao sistema de controle interno ava-liar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução de programas de governo e dos orçamentos do Estado.

( ) Compete ao sistema de controle interno comprovar a legalidade e avaliar os resulta-dos, quanto à eficácia e eficiência das gestões orçamentária, financeira e patrimonial, nos órgãos e entidades da administração estadual, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

( ) Deve exercer o controle das operações de crédito, avais e outras garantias, bem como dos direitos e haveres do Estado.

( ) Deve apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

92. Em relação à competência do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, prevista na Lei Comple-mentar nº 202/2000, assinale a alternativa incorreta:

( ) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado e pelo Prefeito Municipal.

( ) Prestar, dentro de cento e vinte dias, sob pena de responsabilidade, as informações solicitadas pela Assembléia Legislativa, ou por qualquer de suas comissões, sobre a fis-calização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas.

( ) Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público do Estado e do Município, e as contas daqueles que derem causa a per-da, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.

( ) Proceder, por iniciativa própria ou por solici-tação da Assembléia Legislativa, de comissões técnicas ou de inquérito, inspeções e audito-rias de natureza contábil, financeira, orçamen-tária, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

( ) Responder consultas de autoridades compe-tentes sobre interpretação de lei ou questão formulada em tese, relativas à matéria sujeita à sua fiscalização.

93. O Tribunal de Contas do Estado compete apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, às quais serão anexadas as dos Poderes Legisla-tivo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, mediante parecer prévio, a ser elaborado em:

( ) Até 30 de abril de cada ano.

( ) Antes do encerramento do exercício em que foram prestadas.

( ) 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de seu recebimento.

( ) 90 (noventa) dias, contados a partir da data de seu recebimento.

( ) 120 (cento e vinte), contados a partir da data de seu recebimento.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

Secretarias de Estado da Fazenda e da Administração

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Página 23

94. Segundo estabelecido na Lei Complementar nº 202/2000 não serão apreciados, para fins de registro, pelo Tribunal de Contas do Estado, os atos de:

( ) Concessão de aposentadoria.

( ) Transferência para a reserva.

( ) Pensão.

( ) Admissão de pessoal efetivo.

( ) Nomeação para cargo de provimento em comissão.

95. O Tribunal de Contas, segundo a Lei Complemen-tar nº 202/2000, poderá aplicar multa de até cinco mil reais aos responsáveis por:

ato de gestão ilegal, ilegítimo ou antieconô-mico do qual resulte dano ao erário.

ato praticado com grave infração a norma legal ou regulamentar de natureza contábil, finan-ceira, orçamentária, operacional e patrimonial.

não-atendimento, no prazo fixado, à diligên-cia ou recomendação do Tribunal.

sonegação de processo, documento ou infor-mação, em inspeção ou auditorias.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

( ) Apenas a afirmativa I está correta.

( ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

( ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

96. A auditoria que objetiva avaliar a regularidade das contas; verificar a execução de contratos, convê-nios e instrumentos congêneres; verificar a legalidade dos atos de pessoal; a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores ou bens do Estado, é definida como sendo:

( ) Auditoria de Programas.

( ) Auditoria de Gestão.

( ) Auditoria Ordinária.

( ) Auditoria Contábil.

( ) Auditoria Especial.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

IV.

a.

b.

c.

d.

e.

a.

b.

c.

d.

e.

97. Auditoria independente das demonstrações con-tábeis é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a ade-quação destes, observado:

( ) As Normas e Práticas da Legislação Fiscal.

( ) Os Princípios de Auditoria Geralmente Aceitos.

( ) Os Princípios Contábeis da Legislação Fiscal.

( ) Os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

( ) As Normas Brasileiras de Auditoria Independente.

98. Segundo o Decreto Estadual nº 425/99, estão sujeitos à Auditoria Interna:

Os ordenadores de despesas das unidades da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações.

Aqueles que arrecadarem, gerirem ou guar-darem dinheiros, valores e bens do Estado, ou que por eles respondam.

As empresas subsidiárias e controladas ou quaisquer outras de cujo capital o Poder Pú-blico participe.

Os servidores públicos investidos em cargos efetivos e os nomeados para ocuparem car-gos comissionados.

Os recursos extra-orçamentários.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

( ) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

( ) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

( ) Apenas a afirmativa V estão corretas.

a.

b.

c.

d.

e.

I.

II.

III.

IV.

V.

a.

b.

c.

d.

e.

Auditor Interno do Poder Executivo

Página 24

99. Segundo o Decreto Estadual 425/99, para a exe-cução dos trabalhos o Auditor Interno deve observar o seguinte:

ao Auditor Interno, incumbido de realizar auditoria, não é vedado divulgar qualquer in-formação ou fato de que tenha conhecimento em razão da mesma.

o trabalho de auditoria deve ser adequada-mente planejado, de forma a prever a natu-reza, a extensão e a profundidade dos proce-dimentos que nele serão empregados, bem como a oportunidade de sua aplicação.

em atendimento aos objetivos da atividade de auditoria, o Auditor Interno deverá reali-zar, na extensão julgada necessária, os testes ou provas adequados às circunstâncias, para obter evidências qualitativamente aceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, suas conclusões.

no desenvolvimento do seu trabalho deverá possuir o domínio do julgamento profissional, pautando-se, exclusiva e livremente a seu critério, no planejamento dos seus exames, na seleção e aplicação de procedimentos técni-cos e testes de auditoria, na definição de suas conclusões e na elaboração de seus relatórios.

durante o seu trabalho, está obrigado a abster-se de intervir nos casos em que há conflitos de interesses que possam influenciar a abso-luta imparcialidade do seu julgamento.

Estão corretos os itens:

( ) Somente a afirmativa V está correta.

( ) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

( ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

( ) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

I.

II.

III.

IV.

V.

a.

b.

c.

d.

e.

100. São técnicas de auditoria, segundo o Decreto Estadual nº 425/99:

Exames Físicos e de Amostragem.Circularizações/Confirmações Formais e o Exame dos Lançamentos Contábeis.Exame da Documentação Original.Conferência de Somas e Cálculos.Controle da Legalidade

Estão corretos os itens:

( ) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

( ) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

( ) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

( ) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

( ) Nenhuma afirmativa está correta.

I.II.

III.IV.V.

a.

b.

c.

d.

e.