conhecimento a nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos...

23
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

104 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

CONHECIMENTO

A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Page 2: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

METODOLOGIA

Visa

con

hece

r cam

inho

s do

proc

esso

cie

ntífi

co

Indaga os limites da ciência de

conhecer e intervir na

realidade

Tudo em ciência é discutível, sobretudo nas ciências sociais. Não há teoria final, prova cabal, prática intocável, dado

evidente.Porquê?

NUNCA ESGOTAMOS A REALIDADE!

Page 3: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TUDO O QUE SE AFIRMA OU SE FAZ TEM A MESMA SOLIDEZ?

Page 4: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

HIPÓTESE ≠ TESE

Hipótese= Suposições aceitáveis no sentido de poderem ser argumentadas

Tese= Hipóteses comprovadas

Page 5: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE

O que não é ciência?

Page 6: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

SENSO COMUM

O homem simples “sabe” de inflação O agricultor pode ter métodos de previsão de

chuvaO que difere de um saber científico?

O senso comum é marcado pela falta de profundidade , de rigor lógico, de espírito crítico, mas não possui apenas o lado negativo, a começar por ser o saber comum que organiza o cotidiano da maioria.

Page 7: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

IDEOLOGIA

• Tem caráter justificador de posições sociais vantajosas

• É tendenciosa, no sentido de não encarar a realidade assim como ela é, mas como gostaria que fosse, dentro de interesses determinados

• Usa de instrumentos científicos, adquirindo extrema sofisticação

• Pode chegar à mentira, quando não só deturpa, mas inverte fatos, fazendo de versões, fatos.

• Pode se travestir de ciência

Page 8: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Teoria e Prática Científica

Page 9: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

O MÉTODO COMO CAMINHO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

•A prática científica se dá em função de um método▫Todo método (procedimento) precisa de um

fundamento epistemológico que sustenta e justifica a metodologia.

Page 10: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

A ciência:

•utiliza um método que lhe é próprio, o método científico, este o diferencia do senso comum, da filosofia, da arte e da religião.

Page 11: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Etapas:

1. Observação de fatos (irá desencadear uma indagação científica).

2. Problematização, surge o poder lógico da razão que formula uma hipótese (propõe uma relação causal como explicação.

3. Verificação experimental, teste da hipótese.

4. Se confirmada a hipótese, tem-se a lei.

Page 12: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Lei científica:

... Enunciado de uma relação causal constante entre fenômenos ou elementos de um fenômeno. Relações necessárias, naturais e invariáveis. Fórmula geral que sintetiza um conjunto de fatos naturais, expressando uma relação funcional constante entre variáveis.

Ex: o calor dilatando o metal

Page 13: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

•Várias leis podem ser unificadas em uma lei mais abrangente, a Teoria.

•A Teoria é o conjunto de concepções, sistematicamente organizadas; síntese geral que consegue explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis.

Page 14: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Formas de raciocínio para a argumentação ou justificação de uma hipótese

• Raciocínio indutivo: ocorre no processo de generalização pelo qual o cientista passa do particular para o universal.

• Após constatar que um determinado número de homens morreram, chega-se a conclusão, por indução, de que todos os homens são mortais.

• Quando se passa de fatos às leis.

• Raciocínio dedutivo: trata-se da passagem do universal para o particular e para o singular.

• A partir da premissa de que todos os homens são mortais, conclui-se que um determinado homem irá morrer.

• Quando se passa de leis aos fatos.

Page 15: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Com o método dedutivo, a ciência teve pleno êxito na era moderna, por desenvolver a técnica de manejo do mundo físico e atuou como mais um argumento a favor da veracidade da ciência, contribuindo para a consolidação de sua hegemonia epistêmica, cultural e até mesmo política. A ciência deu ao homem o poder de manipular a natureza.

Page 16: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Fundamentos teórico-metodológicos da

ciência

Page 17: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Na modernidade...

•Ciência tornou-se instância hegemônica do conhecimento e assim depois de conhecer o mundo físico mediante a aplicação da metodologia experimental-matemática (dedução), a ciência se propôs a conhecer também o mundo humano seguindo o mesmo caminho.

Page 18: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Surgem as Ciências Humanas e suas abordagens de estudar os fenômenos humanos:

• Naturalismo : o homem é um ser natural;

• Determinismo : é submisso ás leis de regularidade;

• Experimentalismo: é acessível aos procedimentos de observação e de experimentação.

Idéia comteana- física social

Page 19: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Idéia comteana- física social ?

• AUGUSTE COMTE-1798-1857

▫Pai do Positivismo- a partir de sua Teoria dos Três Estados, o espírito humano teria passado, historicamente, por três estágios: o teológico, o metafísico e o positivo

▫Teológico – “infância” o espírito deixa se levar pela superstição

▫Metafísico – “adolescencia”, o espírito se guia pela imaginação

▫Positivo- “ adulto”, o espírito se guia pela observação dos fatos.

Page 20: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

• Para que o conhecimento produzido pela ciência tenha consistência, é preciso admitir algumas verdades universais, ou seja, a ciência precisa apoiar-se em alguns pressupostos (paradigmas)

• Para a ciência o real se esgota na ordem natural do universo físico. O homem então se constitui de um organismo vivo, regido pelas leis da natureza, no plano individual e social, leis que determinam sua maneira de ser e de agir.

Page 21: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

O que é pressuposto epistemológico?

•Refere-se a forma pela qual é concebida a relação sujeito/objeto no processo de conhecimento.

•Ciências Naturais- praticamente um paradigma teórico-metodológico (positivismo)

•Ciências Humanas- há um pluralismo paradigmático.

Page 22: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

Positivismo

•Livre da subjetividade•Forma segura: instrumentos técnicos

aptos a superar as limitações subjetivas da percepção.

•A essência dos objetos é inacessível (crítica a metafísica)

•Só se pode conhecer o que se pode mensurar quantitativamente

•Assim a ciência é o saber teórico (explica o real) e um poder prático (maneja o real pela técnica)

Page 23: CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)

A formação das ciências humanas e os novos paradigmas epistemológicos•É considerada a complexidade do

fenômeno humano;•É considerada a insuficiência da

metodologia positivista;•É iniciada a utilização de outras

referências teóricas.