configurações gerais do trade solution - Átimo software · nota fiscal . 2 1. tela principal de...

19
1 Configurações gerais do Trade Solution Nesta ferramenta você define como o Trade Solution irá funcionar, adaptando-o à forma como a sua empresa trabalha. São 104 opções de configuração, organizadas em seis telas: 1. Tela principal de configurações 2. Demais Configurações 3. Logotipo 4. Empresa 5. Impressoras 6. Nota Fiscal

Upload: ngotram

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Configurações gerais do Trade Solution Nesta ferramenta você define como o Trade Solution irá funcionar, adaptando-o à forma como a sua empresa trabalha. São 104 opções de configuração, organizadas em seis telas:

1. Tela principal de configurações 2. Demais Configurações 3. Logotipo 4. Empresa 5. Impressoras 6. Nota Fiscal

2

1. Tela principal de configurações

A tela refere-se à versão do Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Veja explicação detalhada de cada campo: Campo Tipo de informação / Qual impacto

1. Não emitir Cupom Simples

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Quando uma empresa não está obrigada a emitir cupom fiscal, ela tem a opção de emitir um cupom simples, que é a descrição da venda, a ser entregue junto com a nota fiscal ou que pode ser utilizada para controle no setor de pacotes etc. Ao clicar nesta opção, você define que o sistema não irá imprimir o cupom simples.

2. 0 Via(s) Informe em quantas vias o "cupom simples" será impresso.

3. Qtd. de Colunas

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Neste campo você define a largura do cupom simples, escolhendo a quantidade de colunas: 40, 48 ou 99 colunas (letras). Esta configuração só terá validade quanto desmarcado o item "Não emitir Cupom Simples".

3

4. Constar dados da Empr.

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Clique nesta opção para incluir os dados da empresa no cupom simples. Esta configuração só terá validade quanto desmarcado o item "Não emitir Cupom Simples".

5. Linhas ao final do cupom

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Defina a quantidade de linhas em branco ao final do cupom simples, para se cortar o papel. Esta configuração só terá validade quanto desmarcado o item "Não emitir Cupom Simples".

6. Abrir tela de config. de impressora ao emitir cupom simples

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (não emite ECF). Nesta opção, quando você for imprimir o cupom simples, o Trade Solution abrirá uma tela perguntando qual impressora você quer utilizar.

7. Utilizar Impressora de Cheques na porta serial (COM X)

Informe em qual porta do computador está instalada a impressora de cheques.

8. Emitir Pedido nas Vendas

Esta opção permite imprimir pedido ao final de cada venda, em complemento à nota fiscal ou cupom fiscal. No entanto a legislação é clara: o software de automação comercial não pode permitir a impressão de qualquer outro tipo de documento com discriminação dos produtos após a venda, a não ser o Cupom Fiscal, salvo autorização por escrito do Órgão Fiscal (Fonte: Convênio ICMS 85/01). Assim, para não atuar na ilegalidade e nem estar sujeito a multas, certifique-se junto ao órgão regulador em seu Estado se esta prática é permitida. Lembre-se que esta alteração é de inteira responsabilidade da sua empresa, já que em alguns estados configura-se em prática ilegal. Leia mais sobre questões fiscais no tópico: Visão Geral > Informações fiscais.

9. Não emitir ao enviar venda ao CX.

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (SEM ECF). Marcando essa opção somente será impresso o pedido no fechamento da venda.

10. Fechar Venda no Caixa

Por padrão, o Trade Solution adota o fechamento das vendas na própria tela de vendas (ver: Passos básicos para realizar uma Venda). Você pode marcar esta opção caso na sua empresa as vendas sejam fechadas pelo funcionário do caixa. Ao fazer a mudança, o Trade Solution irá alterar o botão “Gravar” para “Fechamento”, na tela de Vendas. E toda venda será enviada para a tela “Fechamento de Vendas” (módulo Caixa Diário), para ser processada pelo funcionário que trabalha no Caixa.

11. Imprimir documentos Ao Enviar a Venda para o Caixa imprimir (Cupom/ Orçamento)

Esta opção aplica-se ao Trade Solution versão simplificada (SEM ECF). Envia a venda para o funcionário do caixa imprimir um documento para controle interno. Pode ser um cupom simples ou orçamento.

4

12. Emitir Duplicata/Promissória c/ descrição da Venda/Produtos

Nesta opção, qualquer duplicata ou promissória a ser impressa virá antes com a listagem dos produtos relativos àquela venda. Veja o modelo em Menu Utilitários > Edição de Impressos > Duplicata c/ Produtos ou Promissória c/Produtos (para testar o modelo no Trade Solution, primeiro crie uma venda a prazo na tela de Vendas e deixe-a pendente). Pode ser uma opção útil quando sua empresa necessita relembrar ao cliente os produtos que originaram a duplicata ou promissória.

13. Visualizar Preço de Custo na Venda

Esta opção permite que os usuários possam saber o preço de custo no momento em que um produto está sendo vendido. O usuário precisa estar autorizado a visualizar. Certifique-se disso no Menu Acesso > Cadastrar Classes de Acesso > Consulta de Preços de Venda.

14. Permitir alterar preços na Venda

A legislação brasileira não permite que os softwares de automação comercial possibilitem a alteração do preço no momento da venda (Fonte: Convênio ICMS 85/01). Se mesmo assim você deseja que seu sistema altere preços dos produtos na tela de Vendas, sugerimos consultar o órgão regulador em seu Estado, a fim de obter autorização para isso. Caso você obtenha essa autorização e você queira modificar o seu sistema, basta marcar esta opção e clicar o botão Gravar. Lembre-se que esta alteração é de inteira responsabilidade da sua empresa, já que em alguns estados configura-se em prática ilegal. Leia mais sobre questões fiscais no tópico: Visão Geral > Informações Fiscais. O usuário precisa estar autorizado para alterar preços. Certifique-se disso no Menu Acesso > Cadastrar Classes de Acesso > Lista de Operações Acessíveis: Tela de Vendas: Permitir alterar preços ao lançar produtos. O Trade fará uma verificação, pedindo a autorização de um usuário que tenha a classe de acesso "Tela de Vendas - Autorizar a venda de produtos com preço menor que o preço cadastrado".

15. Controlar o preço de venda dos produtos utilizando o percentual de preço mínimo, sobre o custo, cadastrado na classe de controle de preço de venda

Com esta opção o Trade Solution passa a controlar a concessão de descontos no momento da venda. Você define os limites de desconto na ferramenta Módulo Fichário > Classe de Controle de Preço de Venda. Se esta opção não estiver clicada, o sistema não controla a alteração de preço pela faixa estabelecida na Classe de Controle de Preço de Venda.

16. Utilizar Leitor de Código de Barras na Venda

Nesta opção o Trade Solution integra-se ao equipamento para leitura de código de barras instalado em sua empresa. O leitor deve ser do tipo emulador de teclado. A integração é automatica. Para instalar o leitor de código de barra, verifique as instruções do fabricante. Observação: o tipo leitor de código de barras com conexão a porta serial não funciona no Trade Solution. Ao selecionar essa opção, por padrão ao abrir a tela de venda o cursor irá ficar

posicionado no campo código do produto, e não na quantidade.

5

17. Prazo Limite para estornos e trocas 9999 dias

Defina o prazo máximo com que sua empresa realiza troca ou devolução de produtos. Se a venda for anterior a este período, o sistema nem irá mostrá-la nas telas que permitem fazer estorno (Estorno de Venda, Orçamento, transf. e OS e Troca de Produtos de Venda).

18. Verificar limite de crédito em vendas a prazo

Com esta opção, toda vez que você selecionar um cliente, o Trade Solution emitirá um alerta que mostra o saldo devedor atual, o limite disponível para crediário e pede para confirmar a operação. Para usuários não autorizados, pede login e senha de um usuário autorizado (Menu Acesso > Cadastrar Classes de Acesso > Lista de Operações Acessíveis: Venda acima do limite de crédito do cliente). Caso você não clique esta opção, o Trade Solution não irá controlar o limite de crédito dos clientes.

19. Verificar existência de estoque ao lançar Vendas/Trocas

Esta função do Trade Solution controla a venda/troca de produtos com estoque negativo, emitindo alerta e pedindo autorização para processar a operação. O usuário deve estar autorizado no Menu Acesso, Cadastrar Classes de Acesso > Lista de Operações Acessíveis: Vender produto sem possuir estoque. Se esta opção não estiver marcada, o Trade Solution processará vendas e trocas de produtos com estoque negativo, sem alertar essa situação.

20. Serviços – Anotar equipamentos e emitir O.S.

Esta configuração aplica-se a empresas que prestam serviços. Ao clicar nesta opção, o Trade Solution acrescentará um botão (Equipamento) na tela de Vendas, no qual você poder anotar os equipamentos a serem consertados. Na lista de formas de pagamento, acrescentará a opção Ordem de Serviço.

21. Serviços – Pagar comissão para o Vendedor e não para o Técnico

Ao clicar neste campo, você define que o vendedor irá receber a comissão pela venda de produtos que estejam configurados como servico no cadastro (Menu Fichário > Cadastro de Produtos). Se você não selecionar, a comissão dos produtos será paga para o técnico que prestou o serviço.

22. Excluir informações do Caixa Diário com 90 dias

Defina quantos dias o Trade Solution irá armazenar as informações do Caixa Diário. Após o período as informações são eliminadas do sistema. O limite máximo é 99.999 dias.

23. Pagar comissão sobre produto não comissionado quando o valor do produto for acrescido em 0.00%

Ao cadastrar um produto, você pode optar por não pagar comissão sobre a venda, criando os chamados produtos não comissionados. No entanto, com esta opção você pode pagar a comissão de um produto não comissionado, caso o valor de venda seja superior a um determinado percentual sobre o valor de venda padrão cadastrado. Defina neste campo o percentual. O funcionário receberá a comissão sobre o valor total recalculado. Observação 1: esta opção só funciona quando o vendedor altera o preço no momento da venda. Para isso, a opção “Permitir alterar preço de venda” deve estar habilitada (veja explicação apresentada anteriormente neste mesmo tópico de ajuda). Observação 2: Só irá funcionar também se o sistema estiver configurado para pagar comissão de venda utilizando a taxa de comissão da tela de vendedor. Veja mais detalhes no campo “Comissão de vendedor (em vendas individuais) - Utilizar tx. De comissão da tela de:”.

6

24. Utilizar Controle de Entregas

Ao clicar esta opção, você inclui na tela de Vendas duas opções de entrega: balcão e anotar. Assim, os vendedores podem escolher a opção de entregar os produtos no endereço do cliente. O Trade Solution irá controlar todas as entregas de mercadoria, no Módulo Estoque, na ferramenta Entregar produtos. Caso você não clique esta opção, na tela de Vendas aparecerá como tipo de entrega apenas a opção "Balcão".

25. Manter Entrega como Padrão

Esta opção altera na tela de Vendas o tipo de entrega. A primeira opção passa a ser “Anotar”. Toda vez que fechar uma venda, o sistema abrirá automaticamente uma tela em que você pode registrar dados da entrega, como endereço, referências geográficas, horário etc. Só funciona se clicada a opção de configuração anterior, Utilizar Controle de Entregas.

26. Comissão de vendedor (em vendas individuais) - Utilizar taxa de comissão da tela de: Vendedor ou Produto

Nesta opção você escolhe qual a forma que o sistema utilizará para calcular a comissão sobre vendas: - se é por vendedor (total que um funcionário vende no período). Você pode definir o percentual de comissão para cada vendedor através do cadastro no Módulo Fichário > Funcionários. ou - se é por produto vendido (neste caso, você poderá utilizar diferentes faixas de comissão, cadastradas em Módulo Fichário > Classe de Comissão de Produtos).

27. Creditar comissão após recebimento das Contas

Ao clicar esta opção você define que as comissões por vendas só serão pagas depois que sua empresa receber o valor do cliente. Caso a venda seja parcelada, o Trade Solution calcula a comissão proporcional de cada parcela.

28. Incluir/Excluir clientes da Lista inadimplentes

Nesta opção, o Trade Solution inclui e exclui automaticamente os clientes na lista de inadimplentes, após determinados dias em atraso. Defina o número de dias no campo explicado a seguir.

29. Incluir com 30 dias de atraso

Defina com quantos dias o cliente será incluído automaticamente na lista de inadimplentes. Esta opção só funciona quando você selecioa a opção anterior (Incluir/Excluir clientes da Lista inadimplentes).

30. Opções Ao clicar este botão, o Trade Solution abre a tela para você digitar o aviso que será acionado toda vez que um usuário selecionar o cliente inadimplente.

31. Excluir se a conta for recebida com 0 dias de atraso

Esta opção define com quanto tempo o cliente sairá da lista de inadimplentes, após pagar uma conta em atraso. Por exemplo, se digitar 30, o cliente sairá da lista se efetuar o pagamento dentro de trinta dias após o vencimento. Se colocar zero, o cliente não será excluído da lista.

7

32. Números – Vale - Recibo

Defina neste campo a numeração inicial para identificar vales e recibos.

33. Praça de Pagamento é a cidade do Cliente

Defina a cidade que fica registrada na Duplicata, campo “Praça Pagto.”. Ao clicar esta opção, a cidade registrada é a do cliente. Se não clicar, a cidade é a da empresa.

34. Ao cadastrar Cliente, conferir se o CPF/CNPJ já está cadastrado

Quando esta opção está marcada, o sistema não permite cadastrar mais um cliente com o mesmo CPF/CNPJ.

35. Manter exclusões para Homologação

Esta opção controla todos os estornos de vendas fechadas, as exclusões de contas a receber e de cheques pré-datados. Todas essas operações serão incluídas no controle de Homologação (Menu Utilitários > Homologação de Exclusões).

36. Ao selecionar cliente trazer resumo

Se clicada esta opção, toda vez que você selecionar um cliente, o Trade Solution abrirá a tela com o resumo de suas compras, saldo devedor junto a empresa, contas em atraso etc.

37. Controlar Custos pela Margem de contribuição

Esta opção altera a forma como sua empresa calcula o preço do produto. Ao clicar nela, o cálculo de custo será feito pela Margem de Contribuição, ou seja, quanto o produto contribui para pagar os custos da empresa. Esta opção permite fazer a Análise de Rentabilidade por Linha de Negócio.

38. Mensagem no Rodapé do Cupom de Venda

Inclua neste campo uma mensagem a ser impressa ao final de cada cupom de venda.

39. Mensagem de Juros de atraso

Inclua neste campo uma mensagem informando o percentual de juros que sua empresa cobra para contas em atraso.

40. Incluir no Cupom Valor Juros por dia Atraso

Se marcar essa opção, no cupom será incluído o valor de juros cobrados por dia de atraso. O sistema irá calcular com base no valor de cada parcela e o percentual de juro a ser cobrado informado na classe de cliente a qual o cliente está vinculado. Por exemplo: o cliente está na classe de acesso que tem juros de 5%. Se fizer uma prestação de duas parcelas de 100,00 cada, calculando teríamos: (6% / 30 dias) = 0,2% ao dia, 100 * 0,2 %. Será cobrado R$: 0,20 por dia.

41. Permitir ao Cliente Assinar Cupom

Esta opção aplica-se apenas para empresas que utilizam o ECF da marca Bematech, e para as empresas que utilizam a impressão do cupom simples (Trade não Fiscal). Inclui uma linha para assinatura do cliente no cupom fiscal, transformando-o em documento de garantia, no lugar de duplicatas ou promissórias.

2. Tela Demais Configurações

8

Os campos desta tela servem para: Campo Tipo de informação / Qual impacto

42. Moeda corrente do sistema - Nome - Plural - Símbolo

Defina a moeda utilizada no Trade Solution. Esta informação será referência para todos os campos de valores, relatórios, documentos de garantia etc. Digite o nome da moeda (em letras maiúsculas e minúsculas), o plural do nome e o símbolo.

43. Município – UF Registre o município e a Unidade da Federação onde sua empresa está instalada.

9

44. Tela de Vendas -

Ao Gravar Vendas manter Vendedor utilizado na última venda. “Nova Venda” não pedirá vendedor

Esta opção pode ser útil em empresas que têm poucos vendedores ou para aquelas em que o vendedor tem um equipamento específico para trabalhar. Quando abre uma nova venda, o sistema já registra o nome do vendedor que realizou a última venda.

45. Tela de Vendas - Abrir tela para preencher o Nome e CPF quando o cliente não for selecionado nas vendas a vista (NF. Paulista)

Esta opção é exclusiva ao Trade - versão fiscal. Se clicada, o Trade abre a tela para preencher o nome e o CPF do cliente, na hora de emitir a nota fiscal ou cupom fiscal. Só abre se o vendedor não tiver informado o cliente na tela de Venda, em venda a vista. Esta opção visa atender aos requisitos do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal (Nota Fiscal Paulista). Para mais informações sobre este programa, acesse: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

46. Tela de Vendas: Validade Padrão dos Orçamentos - -- dias.

Informe a quantidade de dias que o Trade irá guardar orçamentos gravados na tela de Vendas.

47. Ficha de Clientes: Exigir a atualização com XX dias s/ vendas a pzo

Nesta configuração, o Trade pedirá para atualizar a ficha do cliente após período sem vendas a prazo. Informe zero para que o Trade não faça este controle. Para autorizar a venda a clientes sem cadastro atualizado, é preciso ter a classe de acesso "Tela de Vendas - Autorizar venda para cliente sem Atualização de Cadastro". Para gravar atualização, o usuário deve ter a classe de acesso "Cadastro de Clientes - Permitir gravar atualização da Ficha do cliente". Ao fazer esta configuração, o Trade solicitará a senha antes de gravar a atualização da ficha cadastral do cliente, tanto no Módulo Fichários > Clientes, quanto no Menu Consultas > Consulta de Clientes.

48. Compras-Manter últimos preços Compra/Custos- Não Gravar a Média

Esta configuração mantém os seguintes dados da última compra em que houve a composição de preços: preços de compra, custo, impostos, frete e demais valores.

49. Fonte da Tela “Aviso ao Selecionar” – Cliente: Pequena ou Grande

Escolha o tamanho da tela de mensagem e dos textos que aparecerão na tela, ao selecionar um cliente que esteja cadastrado (Módulo Fichário > Cadastro de Cliente) para mostrar um aviso ao selecioná-lo.

50. Ao confirmar Lancto. Bancário manter Data Original p/Liv.Caixa

Esta opção refere-se a lançamentos bancários que são marcados para confirmação posterior (veja os tópicos: Módulo Banco, Depósito, Saque e Confirmação de Lançamento). Ao clicar esta opção, você mantém a data original no lançamento no Livro Caixa, ou seja, a data que realmente o crédito ou débito foi lançado na conta bancária, e não a data da confirmação ou a data em que você registrou no sistema. Se essa opção não estiver selecionada, a data de lançamento do Livro Caixa será a data da confirmação do lançamento bancário.

10

51. Cupom Fiscal –

descrição de produtos maior que 29 Letras

Esta opção permite incluir mais de 29 caracteres no campo de descrição de produtos do cupom fiscal. Se não estiver configurado essa opção, a impressora fiscal irá imprimir somente no cupom 29 caracteres da descrição do produto. Caso a descrição de produtos seja maior, selecione esta opção.

52. Cupom Fiscal – Incluir Desconto no Fechamento do Cupom

Quando sua empresa concede descontos em uma venda, por padrão, o Trade Solution subtrai o valor do desconto em cada produto lançado. Nesta opção, o valor do desconto fica registrado em separado, ao final do cupom fiscal.

53. Imprimir Duplicata/Carnê/NP para parcela de Entrada

Por padrão, em uma venda a prazo o Trade Solution não imprime documento de garantia para a parcela que é paga na entrada. Clique nesta opção para incluir este documento.

54. Vendas – Ao lançar mesmo produto não somar item

Por padrão do sistema, se você seleciona um mesmo produto diversas vezes, o Trade Solution altera apenas o número de unidades, tanto na tela de vendas quanto das notas ou cupons fiscais. Clique nesta opção se você quiser que várias unidades de um mesmo produto sejam relacionadas cada uma em uma linha da lista de produtos.

55. Etiqueta de Balança Utilizar: Código/Preço ou Código/Peso

Defina o tipo de informação que você utiliza na impressão de suas etiquetas de balança: - código e preço - código e peso

56. Etiqueta de Balança Código de Produto com X caracteres

Informe a quantidade de caracteres do código do produto. Esta informação será impressa nas etiquetas geradas nas balanças.

57. Etiqueta de Balança – Caracter de Inicialização para Leitor

Este campo configura a quantidade de caracteres que você utiliza na sua balança para o código do produto. Exemplo: se estiver configurado para 5 caracteres e se a sua impressa emite uma etiqueta com o seguinte código: 2 123456002456. Ao passar o leitor na etiqueta irá reconhecer que o código do produto é 12345.

58. Quantidade de dígitos, após a vírgula - Controle de Estoque

Esta informação será utilizada na quantidade de produtos. Por padrão, o sistema não utiliza nenhum dígito. Por exemplo: 1. Se você digitar 3 dígitos, o produto ficará registrado como: 1,000.

59. Utilizar os Preços de Venda para Financiamento de Produtos

Por padrão, quando você escolhe a forma de pagamento "Financiamento" na tela de Vendas, o Trade irá buscar o tipo de preço de financiamento no cadastro de produto. Se esta opção não estiver marcada, você poderá colocar um preço diferenciado da venda para o financiamento. Se você marcar esta opção, ao alterar o preço de venda automaticamente irá alterar o preço de financimento, não sendo possível colocar um preço diferenciado.

11

60. Cobrar Juros:

Composto ou simples

Defina a forma de cálculo de juros: composto (juros sobre juros) ou simples.

61. Utilizar taxa de juros: Vencimento ou emissão

Defina qual taxa de juros será usada para calcular o financiamento: a do vencimento da conta ou a da emissão do financiamento. A da emissão o sistema irá buscar a taxa de financiamento do produto quando o financiamento foi emitido. Com a taxa de vencimento, o sistema irá buscar a taxa de financiamento atual do produto.

62. Doc. Garantia do Contrato: Duplicata ou promissória

Informe qual será o documento de garantia dos contratos de financiamento: duplicata ou notas promissórias.

63. Inadimplemento – Taxa Juros de: 0.00% a.m.

Defina a taxa de juros para contas que foram geradas através de um financiamento que não são pagas em dia.

64. Data base dos atuais financiamentos:

Informe a data base dos atuais financiamentos. O Trade irá começar a cobrar o financiamento com base nessa data.

12

3. Tela Logotipo da Empresa

Campo Tipo de informação / Qual impacto

65. Logotipo Esta imagem aparecerá em todos os relatórios e impressos. Clique no ícone de máquina fotográfica para selecionar o logotipo de sua empresa em uma pasta de seu computador. O ícone editar permite modificar um logotipo já existente.

66. Ausência de foto de Produto – Venda

Esta imagem aparecerá na tela de venda, quando o produto selecionado não tiver uma imagem própria, cadastrada no Módulo Fichário > Produtos. Clique no ícone de máquina fotográfica para selecionar uma imagem previamente preparada. O ícone editar permite modificar uma imagem já existente.

13

4. Tela Configurações da Empresa

Campo Tipo de informação / Qual impacto

67. Razão Social

Este campo já estará preenchido com a razão social digitada no momento da instalação do software.

68. Nome Fantasia

Este campo já estará preenchido com o nome de fantasia digitado no momento da instalação do software.

69. CGC Informe o CNPJ de sua empresa.

70. Inscrição Estadual

Informe o número da Inscrição Estadual de sua empresa.

71. Endereço Digite o endereço.

72. Número Digite o número.

73. CEP Informe o CEP.

74. Bairro Informe o bairro.

75. Cidade Informe a cidade onde sua empresa está instalada.

76. Telefone Informe o telefone.

14

77. Fax Informe o número de fax de sua empresa.

78. Pessoa p/ Contato

Registre o nome de uma pessoa de contato de sua empresa.

79. E-mail Informe o e-mail de contato de sua empresa.

80. Código Merial

Este código está relacionado à empresa Merial, de produtos agropecuários. É um código identificador da empresa junto à Merial. Esta configuração passa a gerar arquivos Merial, que traz a movimentação de venda e compra de produtos Merial. Leia mais no tópico Distribuidor Merial.

81. Farmácia Esta função habilita o Menu Utilitário > Diversos > ABC Farma. Na tela de produtos (Módulo Fichário > Produtos), substitui o código do fabricante pelo Código ABC Farma.

82. Utilizar SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados)

Esta opção destina-se a farmácias e agropecuárias, que são ramos que trabalham com produtos de venda controlada pelo governo, através da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ao clicar esta opção, o Trade passa a fazer o controle da compra, estoque e da venda de produtos controlados. A cada venda, o Trade solicitará informações complementares: número do lote, prescritor (médico veterinário), receituário etc. Além disso, o software estará habilitado para gerar o arquivo exigido pela portaria da Anvisa. Para mais informações, visite o site: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/index.asp.

15

5. Tela Configuração de Impressoras

Campo Tipo de informação / Qual impacto

83. Cupom de Venda

Defina qual equipamento irá imprimir estes documentos. Pode-se utilizar a mesma impressora para os outros documentos de garantia.

84. Carnês

Idem ao anterior.

85. Duplicatas

Idem ao anterior.

86. Promissórias

Idem ao anterior.

87. Nota Fiscal

Idem ao anterior.

88. Demais Relatórios

Idem ao anterior.

89. Iniciar Drive

Utilize este campo caso as impressoras de estejam conectadas em portas do tipo USB. Isso fará com que o Trade Solution conecte-se à impressora.

16

Os demais campos da tela aplicam-se apenas às impressoras ECF Daruma:

Campo Tipo de informação / Qual impacto

90. Identificador do Comprovante não fiscal não vinculado: - Sangria - Suprimento

Aplica-se à impressora ECF Daruma existem códigos de identificação de retiradas de Dinheiro do Caixa (Sangria) e entrada de dinheiro no Caixa Diário (Suprimento). Os códigos são em letras e devem ser configurados no Trade para que você possa identificar essas transações na hora de lançar troco e retirar dinheiro do Caixa Diário. Para saber qual é a letra a ser vinculada, vá até o Gerenciador de Impressora Fiscal, opção Relatórios> Leitura X. Emita um relatório e localize as expressões “Suprimento” e “Sangria”.

91. Utilizar gaveta de dinheiro ligada na Porta COM X

Se este computador possuir gaveta de dinheiro, configure a porta em que ela está conectada. Se o terminal não possuir, ignore esta opção.

17

6. Tela Configurações de Nota Fiscal

Os campos da tela servem para:

Campo Tipo de informação / Qual impacto

92. N.F. por meio magnético Conv. ICMS 57/95 (Excluído)

Esta opção está desabilitada atualmente.

93. Controlar NF’s – Exportar dados para Sistema Contábil

Ao clicar este item, o Trade Solution passa a exportar dados no formato Sintegra, relativo às movimentações de entrada e saída de estoque. Esta opção relaciona-se à ferramenta Menu Utilitários > Exportar Movimento – Sistema Contábil > Gerar arquivo contábil. Este arquivo é gerado de acordo com o Convênio ICMS 57/95 e alterações.

94. Utilizar módulo de impressão de Nota Fiscal

Ao clicar esta configuração, o Trade Solution abrirá, em toda venda, a tela para impressão de Nota Fiscal. Observação: caso o seu Trade Solution tenha sido instalado como Fiscal, ele já imprimirá obrigatoriamente o Cupom Fiscal. Leia mais sobre este assunto em: Visão Geral do Trade Solution > Informações fiscais.

18

95. Imprimir NF

Defina nestes campos os tipos de notas fiscais que sua empresa emite. As opções são: - Somente Modelo 1 - define que sua empresa emite apenas a nota Modelo 1. Esta configuração é útil, pois bloqueia qualquer emissão indevida de notas no Modelo 2. - Somente Modelo 2 – Consumidor - define que sua empresa emite apenas a nota Modelo 2. Esta configuração é útil, pois bloqueia qualquer emissão indevida de notas no Modelo 1. - Padrão Modelo 1 (abre tela de opção do tipo de N.F.) - define que a empresa emite os dois tipos de nota (Modelo 1 e Modelo 2). A cada venda o Trade Solution abrirá uma tela para você escolher o tipo de nota fiscal (modelo 1 ou 2). Por padrão, a nota Modelo 1 estará selecionada. - Padrão Modelo 2 - define que a empresa emite os dois tipos de nota (Modelo 1 e Modelo 2). A cada venda o Trade Solution abrirá uma tela para você escolher o tipo de nota fiscal (modelo 1 ou 2). Por padrão, a nota Modelo 2 estará selecionada.

96. Utilizar Nota Fiscal Modelo 1 com Fatura

Defina se a nota fiscal Modelo 1 apresentará dados da fatura e de que tipo: - Tipo 1: apresenta o valor da parcela por extenso, o número da parcela, o valor e o vencimento. - Tipo 2: apresenta o número da parcela, o valor e o vencimento. Obs.: Essa opção serve somente para a nota fiscal Modelo 1.

97. - Imprimir NF de Serviços Separada da NF de Produto

Esta opção aplica-se quando a empresa é prestadora de serviços. Defina se, na prestação de serviços com venda de produtos, a nota fiscal será impressa em separado: uma para a prestação de serviços (aos produtos que esteja configurado como serviço) e outra correspondente aos demais produtos.

98. Imprimir NF de Serviços com fatura (duplicata)

Esta opção aplica-se quando a empresa é prestadora de serviços. Defina se a nota deverá conter a duplicata relativa ao serviço.

99. Alíquota de I.S.S.

Esta opção aplica-se quando a empresa é prestadora de serviços. Registre a alíquota de I.S.S. incidente.

100. Alíquota de Funrural

Registre a alíquota de Funrural incidente sobre os produtos agropecuários. Esta opção é utilizada na emissão de nota fiscal avulsa de entrada (ver: Módulo Estoque > Transferência de Produtos / NF Avulsa).

101. UF de Localização da Empresa

Informe em qual estado brasileiro sua empresa está localizada. Para fins legais, esta informação estabelece para qual estado sua empresa deve prestar contas legais. O preenchimento correto do Estado é de fundamental importância para empresas que utilizam emissão de notas fiscal pelo sistema, pois o sistema irá verificar o estado informado ao efetuar o cálculo de imposto do estado de origem.

19

102. Número Máximo de Itens da N.F.:

- Modelo 1 - Modelo 2

Informe a quantidade máxima de itens (número de produtos a serem listados) as notas fiscais deverão trazer, tanto para o Mmodelo 1 quanto para o Modelo 2.

103. Número da Nota Fiscal:

- Modelo 1 - Modelo 2 - Serviços

Informe a numeração inicial de cada tipo de Notal Fiscal.

104. Observação da NF/ECF para produtos:

Nestes dois campos registre as informações que irão constar do campo "Observações" da Nota Fiscal, para os casos de: - Situação Tributária Reduzida (NF/ECF) - Com Diferimento (somente NF)