configurações astrológicas do suicídio um ensaio · a população apresentada é pequena, uma...

35
Configurações Astrológicas do Suicídio Um Ensaio Copyright Clélia Romano 2011 Todos os direitos reservados -A vida é curta, a Arte longa, a Experiencia não é facilmente obtida,Julgamento difícil e por isso é necessário, que o Estudante não só exercite -se a si mesmo conisderando diversas Figuras, mas também que ele diligentemente leia a obra de outros que racionalmente trataram esta ciência e empenhe-se pessoalmente em encontrar experimentalmente as verdadeiras causas naturais das coisas,para saber os lugares certos e precessões dos Planetas e Estrelas Fixas, Constelações, etc, mas acima de tudo ser um amante apaixonado da verdade. ( G.Cardamus, Sete Aforismos) Há poucos anos realizei um estudo estatístico em astrologia e percebei que seus resultados eram muito discutíveis e afinal retirei-o de publicação. A experiência serviu para aprender certos conceitos básicos. Em primeiro lugar vi que era preciso esquecer a idéia de uma resposta simples e unívoca. Os signos são apenas doze e os planetas são sete, mais os Nodos e Partes da Fortuna e Espírito. Temos, portanto um total de 11 pontos a considerar e apenas 12 signos. A menos que toda a população mostrasse a incidência de um planeta em um único signo, o fato de um planeta aparecer mais vezes num signo que em outro não é significativo, pois as chances são grandes, uma vez que representam 1/12 de possibilidade estatística, cerca de 10%. É o mesmo que submeter um cliente a um exame de sangue para medir glicemia sabendo que em aproximadamente 10% dos casos esse exame dará um resultado falso. Em estatística um dado é relevante quando ocorre em no mínimo 99% dos casos. O ideal é que ocorra em 99,9% dos casos e o perfeito é que ocorra em 100% deles. Além disso, um estudo requer que a população tenha sido bem caracterizada no que diz respeito ao assunto que se quer estudar e deve ser sempre comparada a um grupo de controle 10 vezes maior. Quanto maior a população, mais fidedigno é o estudo. Se tivermos uma amostra de 60 casos e quisermos fazer uma estatística a partir daí, por exemplo, é inviável, pois a quantidade é muito pequena. Considere que teremos que tomar uma amostra ao acaso de cerca de 30% da população inicial. Teriamos apenas 20 casos para comparar com um grupo de controle de cerca de 700 nativos. A amostra inicial é pequena e pode não ser representativa. Todos esses cuidados devem ser somados à necessidade de possuir um programa sofisticado, criado por estatísticos e baseado em critérios astrológicos considerados indiscutíveis. Não possuindo ferramentas estatísticas, restou-me seguir os protocolos do *Astrodatabank. Separei 320 nativos apontados pelo programa como tendo cometido suicídio e que eram possuidores de data e horário de nascimento classificados pelo menos como “B” no Rodden Rank.

Upload: buiphuc

Post on 07-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Configurações Astrológicas do Suicídio

Um Ensaio Copyright Clélia Romano 2011 Todos os direitos reservados

-A vida é curta, a Arte longa, a Experiencia não é facilmente obtida,Julgamento difícil e por isso é necessário, que o Estudante não só exercite -se a si mesmo conisderando diversas Figuras, mas também que ele diligentemente leia a obra de outros que racionalmente trataram esta ciência e empenhe-se pessoalmente em encontrar experimentalmente as verdadeiras causas naturais das coisas,para

saber os lugares certos e precessões dos Planetas e Estrelas Fixas, Constelações, etc, mas acima de tudo ser um amante apaixonado da verdade. ( G.Cardamus, Sete Aforismos)

Há poucos anos realizei um estudo estatístico em astrologia e percebei que seus resultados eram muito discutíveis e afinal retirei-o de publicação. A experiência serviu para aprender certos conceitos básicos. Em primeiro lugar vi que era preciso esquecer a idéia de uma resposta simples e unívoca. Os signos são apenas doze e os planetas são sete, mais os Nodos e Partes da Fortuna e Espírito. Temos, portanto um total de 11 pontos a considerar e apenas 12 signos.

A menos que toda a população mostrasse a incidência de um planeta em um único signo, o fato de um planeta aparecer mais vezes num signo que em outro não é significativo, pois as chances são grandes, uma vez que representam 1/12 de possibilidade estatística, cerca de 10%.

É o mesmo que submeter um cliente a um exame de sangue para medir glicemia sabendo que em aproximadamente 10% dos casos esse exame dará um resultado falso.

Em estatística um dado é relevante quando ocorre em no mínimo 99% dos casos. O ideal é que ocorra em 99,9% dos casos e o perfeito é que ocorra em 100% deles.

Além disso, um estudo requer que a população tenha sido bem caracterizada no que diz respeito ao assunto que se quer estudar e deve ser sempre comparada a um grupo de controle 10 vezes maior. Quanto maior a população, mais fidedigno é o estudo.

Se tivermos uma amostra de 60 casos e quisermos fazer uma estatística a partir daí, por exemplo, é inviável, pois a quantidade é muito pequena. Considere que teremos que tomar uma amostra ao acaso de cerca de 30% da população inicial. Teriamos apenas 20 casos para comparar com um grupo de controle de cerca de 700 nativos. A amostra inicial é pequena e pode não ser representativa.

Todos esses cuidados devem ser somados à necessidade de possuir um programa sofisticado, criado por estatísticos e baseado em critérios astrológicos considerados indiscutíveis. Não possuindo ferramentas estatísticas, restou-me seguir os protocolos do *Astrodatabank.

Separei 320 nativos apontados pelo programa como tendo cometido suicídio e que eram possuidores de data e horário de nascimento classificados pelo menos como “B” no Rodden Rank.

A população apresentada é ainda pequena, uma vez que os cálculos a serem feitos pelo programa vão escolher aleatoriamente 1/3 desses casos e compará-los com um grupo de controle: quando realizei o estudo foram comparados 161 casos de suicídio com 3220 casos de não suicidas, todos retirados da base de dados do programa acima citado.

O problema não foi só a amostragem pequena, mas também ocorre que o *ADB, doravante abreviado para significar *Astrodatabank, não tem flexibilidade para procurar configurações elaboradas.

É impossível, por exemplo, pedir que o programa escolha quantos casos possuem a Lua dispositada por Mercúrio dentro da amostra suicida para que com isso se possa verificar se, comparado ao grupo de controle, sua incidência é importante.

Além disso, percebi que alguns casos classificados como suicidas, davam margem a dúvidas sobre se o fato teria sido foi acidental, como freqüentemente ocorre no caso de abuso de drogas, por exemplo, a menos que a pessoa deixe uma carta.

O programa foi feito para a coletividade de astrólogos, inclusive os astrólogos modernos, e utiliza muitos dados desnecessários, como planetas hipotéticos. No entanto, não calcula percentualmente a incidência da Parte da Fortuna, a Parte do Espírito e o sect da carta, por exemplo.

Assim mesmo, realizei o estudo conforme os protocolos especificados e após 2000 páginas de dados conclui que os fatores estatísticos realmente significativos foram dois, o que de imediato pareceu-me muito simplista. Segundo os resultados que obtive, Vênus estaria em mau aspecto com o regente da Casa 8 em mais que o dobro de vezes do que no grupo de controle. Além disso, o Sol aspectaria o regente da casa 8 quase na mesma proporção.

Eis o Sumário do estudo:

Vemos (ultima coluna à direita) que a diferença entre a população estudada e o grupo de controle é de 102% a 109%.

Ora, esta parecia ser uma grande descoberta, não fosse parecer simples demais, o que geralmente não combina com a astrologia.

Analisando caso a caso os 320 apresentados pelo programa não encontrei muitas vezes Vênus em mau aspecto com os regente da Casa 8 e nem o Sol em aspecto com o regente da Casa 8.

Provavelmente a população de suicidas era pequena e a amostra, sendo menor ainda, não foi suficiente para obter resultados fidedignos.

O que percebi depois de deixar de lado 2000 folhas de resultados (que estão guardadas e à disposição de quem se interessar) é que estava diante de um emaranhado de dados onde muitas vezes fatores pouco significativos foram ponderados, tais como a posição dos planetas em cada grau de cada signo e outros importantes foram totalmente desconsiderados.

Muitos astrólogos se perguntam se a astrologia se presta a estudos estatísticos, e começo a concordar com eles: a estatística é a melhor forma de isolar fatores individuais, mas as configurações complexas lhe escapam. Se observarmos, só para citar um exemplo, como a astrologia trabalha com configurações e não fatores isolados, vamos ler a seguinte passagem de Ptolomeu em seu Tetrabiblos livro lll 8-9.

Sobre a as crianças que não vingam:

“é o caso simplesmente de, se um dos luminares for angular e um dos planetas maléficos estiver em conjunção com ele, ou em oposição, tanto em graus quanto em igualdade de distância, enquanto não houver planetas benéficos fazendo nenhum aspecto, e se o senhor dos luminares for encontrado nos locais dos planetas maléficos, a criança que nascer não vingará; mas chegará imediatamente ao seu fim”

Esse é um exemplo de apenas duas a três condições entrando na configuração, mas muitas vezes os autores apontam para configurações muito mais complexas para chegar a um determinado resultado, sendo que as palavras “ou” e “e” aparecem quase sempre, isto é, verifica-se que muitas condicionais devem ser levadas em conta. Em astrologia parece não haver uma resposta unívoca, o que a torna um objeto pouco afeito ao estudo estatístico que separa e estuda isoladamente uma variável da outra, enquanto que o modelo que utilizamos para descrever cada acidente na vida do nativo engloba uma dança de significadores, e nunca uma resposta simples e direta.

Cabe ao astrólogo juntar vários fatores estatísticos que predominaram por vezes em apenas 60% dos casos e verificar se somados eles podem explicar o tipo de acidente estudado e servir para prevê-los. O *ADB sugere que se faça esse tipo de estudo, para chegar a uma assinatura que corresponda á população estudada. Tentei seguir esse conselho, mas não obtive um bom resultado estatístico e não cheguei a uma “assinatura” própria de suicidas.

Percebi também que ao pedir para agrupar natividades com o Sol na Casa 8, por exemplo, o programa por vezes oferecia nativos com o Sol na Casa 9 ou na Casa 7, seja por não respeitar a “ regra dos 5 graus”, seja por não ter a sensibilidade para usar signos inteiros em certos casos.

Em minha opinião o *ADB é válido pela quantidade respeitável de dados que apresenta, mas como instrumento de pesquisa estatística não ajuda muito.

Resolvi, portanto tomar entre os cerca de trezentos nativos suicidas uma amostra casual de 50 pessoas e estudá-las uma a uma.

Não pretendo que meu estudo e os resultados que obtive representem a verdade absoluta. Penso que é um começo. Aos colegas cabe verificar a validade de minhas informações em seus próprios casos de estudo.

O presente ensaio é uma pequena e quero acreditar séria colaboração ao universo do saber astrológico por parte de uma astróloga com formação em astrologia tradicional.

O Método

Uma vez disposta a estudar apenas uma parte da população oferecida pelo *ADB escolhi a mesma por critérios aleatórios, coisa importante para não viciar a escolha.

O caminho mais elementar para tal é utilizar-se de uma Tabela de Números Randônicos ou Aleatórios que encontramos, por exemplo, no livro do Murray R. Spiegel, Coleção Shaum Probabilidade e Estatística, página No. 496 – Apêndice I

Para a realização desse processo manual de amostragem, podem-se escolher os números usando diferentes caminhos, por coluna, por linha ou pulando entre elas, começando em qualquer ponto da tabela.

Escolhi 55 casos, para o caso de ter que desprezar algum deles por não corresponder à fidedignidade esperada. Mesmo assim necessitei usar a repescagem, pois alguns casos pertenciam a indivíduos que além de suicidas eram também homicidas ou apresentavam grave doença mental.

Certamente é esperado que as cartas de suicidas apresentem sinais fortes de adversidade, mas evitei tomar como amostra os pacientes psiquiátricos com internações ou aqueles que eram também homicidas para não causar um desvio na amostra. Era preciso evitar configurações que por si mereceriam um estudo á parte, ou seja, problemas psiquiátricos graves ou de distúrbio de conduta importante, como é o caso dos homicidas.

As Primeiras Descobertas

Ao olhar a fileira de cartas astrológicas que surgiram na amostra minha primeira impressão foi a de que Mercúrio entrava na configuração. De fato, Mercúrio é o planeta do pensamento e arquitetar um suicídio envolve certa preparação intelectual, qual seja arrumar a arma ou

instrumento a ser utilizado, o que nem sempre é fácil, planejar o momento, etc. Além disso, Mercúrio tem a ver com o lado intelectual e racional e sendo o suicídio um ato que, excetuando o folclore, é próprio somente da espécie humana, não seria improvável encontrar um aspecto mais racional que instintivo nesse ato.

No entanto, quando comparei as cartas de suicidas com as de nativos comuns vi que não era possível isolar Mercúrio como o planeta responsável. Mais uma vez tive que lembrar que os traços astrológicos necessitam uma configuração e não uma resposta simples e exata, Isto é responsabilizar um só planeta por qualquer ato a ser estudado é insensato.

Mesmo assim, em busca de uma solução milagrosa, tive a idéia de verificar a Parte do Espírito que é a Parte do Sol, relacionada à vontade e ao futuro. Quem sabe tal Parte, seu posicionamento, configuração e regente trariam luz a um problema tão misterioso.

As cartas escolhidas ao acaso foram as seguintes:

1-Natal Chart, Berryman, John, 25 Oct 1914 AD GC, 11:00:00 AM CST +06:00:00, Macalester, OK, USA, 95w46'00, 34n56'00

2-Natal Chart, Friedeburg, Georg, 15 Jul 1895 AD GC, 9:30:00 PM MET -01:00:00, Strasbourg, France, France, 7e45'00, 48n35'00

3-Natal Chart, Cobain, Kurt, 20 Feb 1967 AD GC, 7:20:00 PM PST +08:00:00, Aberdeen, WA, USA, 123w48'00, 46n58'00

4-Natal Chart, Golly, Christopher, 27 May 1976 AD GC, 4:51:00 PM PDT +07:00:00, Van Nuys, CA, USA, 118w26'00, 34n11'00

5-Natal Chart, Hemingway, Ernest, 21 Jul 1899 AD GC, 8:00:00 AM CST +06:00:00, Oak Park, IL, USA, 87w47'00, 41n53'00

6-Natal Chart, Haemers, Patrick, 2 Nov 1952 AD GC, 8:15:00 AM MET -01:00:00, Schaerbeck, Netherlands, Netherlands, 4e22'00, 50n35'00

7-Natal Chart, Hall, Jon, 26 Feb 1915 AD GC, 10:00:00 PM PST +08:00:00, Fresno, CA, USA, 119w47'00, 36n44'00

8-Natal Chart, Garroway, Dave, 13 Jul 1913 AD GC, 12:05:00 PM EST +05:00:00, Schenectady, NY, USA, 73w57'00, 42n49'00

9-Natal Chart, Coles, Mark L., 7 Apr 1972 AD GC, 12:49:00 PM EST +05:00:00, Cambridge, MA, USA, 71w06'00, 42n22'00

10-Natal Chart, Conti, Leonardo, 24 Aug 1900 AD GC, 2:00:00 AM MET -01:00:00, Lugano, Switzerland, Switzerland, 8e58'00, 46n01'00

11-Natal Chart, Cunningham, Kevin, 20 Jan 1980 AD GC, 9:07:00 AM EST +05:00:00, Dorchester, MA, USA, 71w04'00, 42n17'00

12-Natal Chart, Suicide: Drugs 9732, 15 Sep 1944 AD GC, 4:24:00 AM EWT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

13-Natal Chart, Defontaine, Valentine, 10 Nov 1984 AD GC, 1:30:00 PM MET -01:00:00, Lille, France, France, 3e04'00, 50n38'00

14-Natal Chart, Suicide: Hanged 9439, 17 Jul 1943 AD GC, 11:19:00 PM EWT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

15-Natal Chart, Suicide: Jumped 9343, 15 Mar 1943 AD GC, 4:02:00 AM EWT +04:00:00, Queens, NY, USA, 73w52'00, 40n43'00

16-Natal Chart, Suicide: Hanged 9559, 28 Dec 1943 AD GC, 11:50:00 AM EWT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

17-Natal Chart, Suicide: Gunshot 8178, 21 May 1938 AD GC, 1:27:00 PM EDT +04:00:00, Queens, NY, USA, 73w52'00, 40n43'00

18-Natal Chart, Suicide: Gunshot 9555, 18 Dec 1943 AD GC, 12:37:00 PM EWT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

19-Natal Chart, Savannah, 9 Oct 1970 AD GC, 11:18:00 AM PDT +07:00:00, Hawthorne, CA, USA, 118w21'00, 33n54'00

20-Natal Chart, Linkletter, Diane, 31 Oct 1948 AD GC, 1:01:00 AM PDT +07:00:00, Los Angeles, CA, USA, 118w15'00, 34n04'00

21-Natal Chart, Howard, Steven, 19 Apr 1941 AD GC, 2:34:00 PM PST +08:00:00, Los Angeles, CA, USA, 118w15'00, 34n04'00

22-Natal Chart, Shannon, Del, 30 Dec 1934 AD GC, 3:30:00 AM EST +05:00:00, Grand Rapids, MI, USA, 85w40'00, 42n57'00

23-Natal Chart, Lohmann, Michael, 7 Mar 1952 AD GC, 7:30:00 AM MET -01:00:00, Halle, Germany, Germany, 11e58'00, 51n29'00

24-Natal Chart, Moore, Robert, 7 Jan 1935 AD GC, 6:00:00 AM PST +08:00:00, San Francisco, CA, USA, 122w25'00, 37n46'00

25-Natal Chart, Ideman, Richard, 8 Feb 1938 AD GC, 9:37:00 PM EST +05:00:00, Akron, OH, USA, 81w31'00, 41n05'00

26-Natal Chart, Saincene, Christian, 3 Sep 1945 AD GC, 5:20:00 AM MED -02:00:00, Marseille, France, France, 5e24'00, 43n18'00

27-Natal Chart, Loomis, Vivienne, 14 Aug 1959 AD GC, 2:30:00 PM EDT +04:00:00, Winchendon, MA, USA, 72w03'00, 42n41'00

28-Natal Chart, McGinnes, Bryan, 10 Nov 1980 AD GC, 9:53:00 PM EST +05:00:00, Attleboro, MA, USA, 71w17'00, 41n56'00

29-Natal Chart, Montherlant, Henry, 20 Apr 1895 AD GC, 2:00:00 AM LMT -00:09:20, Paris, France, France, 2e20'00, 48n52'00

30-Natal Chart, Pierres, Marc, 12 Jan 1980 AD GC, 4:50:00 AM MET -01:00:00, Pleurs, France, France, 3e52'00, 48n41'00

31-Natal Chart, White, Dan, 2 Sep 1946 AD GC, 8:13:00 AM PST +08:00:00, Bellflower, CA, USA, 118w06'00, 33n53'00

32-Natal Chart, Ley, Robert, 15 Feb 1890 AD GC, 7:00:00 PM LMT -00:29:56, Niederbreidenbach, Germany, Germany, 7e29'00, 50n53'00

33-Natal Chart, Suicide: Burned 1611, 24 Feb 1959 AD GC, 11:50:00 AM MET -01:00:00, Bruxelles, Belgium, Belgium, 4e20'00, 50n50'00

34-Natal Chart, Suicide: Drowned 12196, 28 Jun 1952 AD GC, 9:55:00 PM EDT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

35-Natal Chart, Suicide: Gas 11396, 27 Oct 1949 AD GC, 3:40:00 AM EST +05:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

36-Natal Chart, Suicide: Stab 1607, 12 Sep 1946 AD GC, 11:55:00 PM EST +05:00:00, Jacksonville, FL, USA, 81w39'00, 30n20'00

37-Natal Chart, Suicide: Subway 11232, 6 May 1949 AD GC, 1:25:00 PM EDT +04:00:00, Brooklyn, NY, USA, 73w56'00, 40n38'00

38-Natal Chart, Suicide: Subway 11450, 9 Jan 1950 AD GC, 7:03:00 PM EST +05:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00

39-Natal Chart, Suicide: Drugs 10854, 28 Jan 1948 AD GC, 3:35:00 PM EST +05:00:00, Bronx, NY, USA, 73w54'00, 40n51'00

40-Natal Chart, Suicide: Drugs 10854, 28 Jan 1948 AD GC, 3:35:00 PM EST +05:00:00, Bronx, NY, USA, 73w54'00, 40n51'00

41-Natal Chart, Suicide: Drugs 9679, 23 Jun 1944 AD GC, 3:45:00 PM EWT +04:00:00, Brooklyn, NY, USA, 73w56'00, 40n38'00

42-Natal Chart, Suicide: Gas 10699, 14 Aug 1947 AD GC, 4:05:00 PM EDT +04:00:00, Bronx, NY, USA, 73w54'00, 40n51'00

43-Natal Chart, Suicide: Gas 10699, 14 Aug 1947 AD GC, 4:05:00 PM EDT +04:00:00, Bronx, NY, USA, 73w54'00, 40n51'00

44-Natal Chart, Medical: Cancer 8795, 2 Mar 1941 AD GC, 8:17:00 PM EST +05:00:00, Detroit, MI, USA, 83w03'00, 42n20'00

45-Natal Chart, Suicide: Gunshot 11209, 8 Apr 1949 AD GC, 5:50:00 PM EST +05:00:00, Brooklyn, NY, USA, 73w56'00, 40n38'00

46-Natal Chart, Suicide: Stab 9657, 30 May 1944 AD GC, 1:56:00 PM EWT +04:00:00, Brooklyn, NY, USA, 73w56'00, 40n38'00

47- Udet,Ernt: 26 April 1886 AD GC 5:30 PM MET-1.00, Frankfurt On Main, Germany, 50N07’, 008E40’

48-Sanders,George: 03 July, 1906 AD GC 6:00 AM, LMT -2:01’ St Petersburg, Russia, 59N55’,30E15’

49- Suicide Poison 5667;20 March, 1923 AD GC 9:00 PM, MET -1:00,Muhlaker, Germany, 48N58’, 008E50’

50- Suicida por tiro, arquivo pessoal. 25 Nov 1957, 06:10 AM, São Paulo, Brasil, 23S37’ 46S32’-

Estudando tais cartas de acordo com a Parte do Espírito conclui que:

1- A Parte do Espírito, ou seu dispositor estava em aspecto com os maléficos. 2- Em algumas vezes, a Parte do Espírito estava conjunta à Lua 3- Em poucas vezes ela estava em conjunção ou oposição aos luminares 4- Raramente a Parte do Espírito fazia aspecto difícil com planeta na Casa 8, ou

regente da Casa 8. 5- Usei sempre signos completos para verificar os aspectos que muitas vezes se

fazem por graus exatos, mas outras vezes não. 6- Raramente o aspecto com maléfico se fazia por trigono ( apenas em 2 casos) 7- Por vezes a posição da Parte do Espírito ou do maléfico que a regia mostrava a

forma da morte. Mas muitas vezes a forma e maneira de suicidar-se era encontrada em outros significadores.

As exceções foram os cinco casos abaixo:

1-Natal Chart, Pavese, Cesare, 9 Sep 1908 AD GC, 6:00:00 AM MET -01:00:00, Santo Stefano Belbo, Italy, 8e14'00, 44n43'00

Neste caso tivemos o único exemplo em que a Parte do Espírito estava em conjunção exata com a Lua em Aquário regidos por Saturno na Casa 8 em Áries, em conjunção com a Fortuna.

2-Natal Chart, Rudolph, Archduke, 21 Aug 1858 AD GC, 10:15:00 PM LMT -01:05:20, Vienna, Austria, 16e20'00, 48n13'00

Este foi um dos casos em que a Parte do Espírito fazia sextil com Marte e Saturno

3- Natal Chart, Kurt Gerstein, 11 Aug 1905 AD,GC,8:30 PM, ( ME T -1:00), Munster, Germany, 7E37; 51N57

Este foi o segundo caso em que a Parte do Espírito fazia sextil com Marte e Saturno.

4-Natal Chart, Suicide: Jumped 7675, 5 Oct 1935 AD GC, 9:01:00 AM EST +05:00:00, Bronx, NY, USA, 73w54'00, 40n51'00

Regente da Parte do Espírito fazia sextil apenas com Marte.

5- Suicide Hanged 44273, 27 Nov 1975 AD GC 6:06 PM AEDT-8:00, Victoria, Australia, 38S09’, 145E07’

A Parte do Espírito estava a 24 de Câncer e não fazia aspecto.

Quando tudo caiu por terra

Acreditando ter descoberto algo sólido dormi uma noite sobre os louros.

No dia seguinte comecei a estudar casos de minha própria base de dados e que haviam falecido de morte natural, além dos casos do próprio *ADB.

Pois a descoberta caiu por terra: inúmeros nativos tinham as características descritas acima e não tinham se suicidado!

De Volta ao Estudo

Temos algumas observações tradicionais sobre o suicídio. Albubather "Sobre las Natividades", 1

“Cap. 193: Dos nativos que se matam a si mesmos

Tradução de Demétrio Santos, Editora Edicomunicación, Barcelona, 1986, diz sobre os suicidas:

Quando o Sol, a Lua, Júpiter e Vênus estiverem no MC, e Saturno e Marte fizerem aspecto com eles, e sempre que um deles seja governante da Casa 2, o nativo se enforcará.

Quando a Casa 7 e seu regente estiverem desafortunados, e o mencionado regente estiver no Ascendente, o nativo mata-se a si mesmo.

Quando o regente do Ascendente, ou o da Casa 7, não aspectar a Lua, o nativo se matará.

Quando o regente do Ascendente se aplicar ao da Casa da Morte, ou o da Casa da Morte ou o (regente) da Casa 7 estiverem no Ascendente e não fizerem aspecto com a Lua, o nativo se matará.

Quando Saturno e Marte estiverem na Casa 10, e o regente do Ascendente desafortunado, e a Lua separada do regente do Ascendente não aspectar o Ascendente, o nativo se enforcará e se suicidará.

Quando Marte estiver no Ascendente e a Lua no Descendente, e as Fortunas não lhes fizerem aspecto, o nativo se suicidará. “

Cardanus em seus Aforismos relativos a Natividades diz no aforismo 2: “Aqueles que tem os luminares aflitos no ângulos estão aptos a cometer suicídio.”

1 Citação gentilmente cedida por Carmem Bozzi, que também traduziu o texto livremente.

Já alguns colegas de formação védica sugeriam que os Nodos estavam relacionados ao suicídio.

Diante de tantas opções e imaginando que as cartas de suicidas provavelmente seriam cartas difíceis e seria esperado encontrar a forte presença de maléficos, resolvi iniciar meu estudo do zero, sem nenhuma pré- concepção. Se nada surgisse, eu simplesmente iria encarar o fato.

A cada carta que me deparava anotava o que estava vendo à minha frente.

Segue o tipo de delineação feita para cada carta. Limitei esta exposição a 30 casos, também escolhidos ao acaso, por uma questão de espaço. Os casos tracejados representam os que foram expurgados por apresentarem dúvidas quanto ao fato de terem sido suicidas. Tais casos foram substituídos por outros da amostra.

O leitor poderá encontrar na internet digitando o nome dos nativos a história de cada um, à exceção dos casos anônimos.

1-A marca verde corresponde a quando encontrei configurações significativas com a Lua.

2-A marca em azul quando as encontrei com Mercúrio.

3-A letra em negrito, quando havia configuração dos significadores com os Nodos.

4-A letra vermelha quando Vênus estava em mau aspecto com o regente da Casa 8 ou vice versa, fato apontado pela pesquisa através do *ADB.

5- A letra roxa aponta para más configurações com o Sol.

6- A letra marrom em itálico denotará quando a configuração entrelaçar-se com a Casa 7, 4, 8, 12 e ASC.

7-Optei por não salientar especificamente configurações com Saturno e Marte, pois parti do ponto de vista que eles são os principais suspeitos em casos de morte e infortúnio. Dei preferência a salientar QUAIS PLANETAS se configuravam e DE QUE FORMA a eles.

Seguem os 30 casos:

1-Suicídio 9559 enforcamento- Observo que Ascende Peixes e o regente da Casa 8 é Vênus. Vênus está em Escorpião, regida por Marte que está em Gêmeos na Casa 4 onde está também Saturno. A Lua está em Capricórnio junto a Mercúrio. Portanto há configuração de dispositores ligando Vênus, regente da Casa 8, a Marte, que está com Saturno, sendo que Saturno rege Mercúrio e Lua.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1212zw50'

17zi30'

20zj

31'

20z k 50'

16zl

40'

13zm40'

12zo50'

17zp30'

20zq

31'

20z r 50'

16zu

40'

13zv40'

*22zk06'

| >06z

m59'

|)26zm42'|

&23zq

27'

!06z

u02'

$24z

u26'

#26z

u36'

?06z

v59'

|

Y03zi24'

(05z

k54'

|

Suicide Hanged 9559Natal Chart

28 Dec 194311:50:00 AM

EWT +04:00:00Manhatan NY

USA73w42'00, 40n47'52

2-Devens,Sarah- Ascende Gêmeos com Nodo Sul, mas não colado ao Ascendente. Saturno nos primeiros graus de Câncer se opõe a Vênus, planeta em Capricórnio na Casa 8. Vênus faz uma quadratura a Marte em Áries. Lua em Virgem

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1224zk12'

14zl42'

05zm

53'

28z m 23'

08zp

59'

18zq25'

24zr12'

14zu42'

05zv

53'

28z v 23'

08zi

59'

18zj25'

o

w

#04zo

09'

Y15zo

29'$

10zq

48'|

!25zq27'

>29zr07'|

&12zu29'

)06zv

11'

(25z

i44'

|

?29zk 07' |

*03zl50' |

Sarah DevensNatal Chart

17 Nov 19735:59:00 PM

EST +05:00:00Boston MA

USA71w03'37, 42n21'30

3-Coles- Regente da Casa 8 é Júpiter em Capricórnio na Casa 6. Vênus é almuten da Casa 8 e está conjunta a Saturno, perto de Marte. Neste caso Vênus aparece mal com o Saturno. O dispositor da casa 8 está em sua queda em Capricórnio , onde também está a Lua.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1215zm13'

06zo10'

02zp

09'

04z q 30'

11zr

03'

15zu43'

15zv13'

06zw10'

02zi

09'

04z j 30'

11zk

03'

15zl43'

)07z

u51'

#26zu04' >01zv54'

$05zi

28'|

!18zi

00'

Y23zj17'

*03z

k26'

&03z

k46'

(07z

k31'

?01zm 54'Coles, Mark L.

Natal Chart7 Apr 1972

12:49:00 PMEST +05:00:00Cambridge, MA

USA71w06'00, 42n22'00

4-Cunningan-O regente da Casa 8 ( Vênus), está na Casa 1 em Peixes com a Lua. Saturno, regente de exaltação Casa 8( Libra) está na Casa 7 em Virgem, regido por Mercúrio em Capricórnio, conjunto a Marte.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1211zw53'

28zi35'

28zj

25'

20z k 37'

11zl

15'

05zm19'

11zo53'

28zp35'

28zq

25'

20z r 37'

11zu

15'

05zv19'

>29zm29')09zo15'|

(15zo13'|

*26zo51'|

$29z

u09'

!29z

u40'

?29zv 29'&05zw 24'

#06zw 53'

Y19zi

06'

Cunningham, KevinNatal Chart20 Jan 19809:07:00 AM

EST +05:00:00Dorchester, MA

USA71w04'00, 42n17'00

5-Defontaine- Vejo o dispositor da Casa 8, Mercúrio, em Sagitário na Casa 10, sendo que seu dispositor, Júpiter está em queda em Capricórnio na Casa 12. Vejo Sol e Saturno em conjunção em Escorpião; a Lua está na casa de Mercúrio e Mercúrio é dispositor da 8. Portanto o dispositor da morte, Mercúrio dispõe da Lua à qual se opõe.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1202zv22'

00zi41'

08zj

54'

02z k 29'

20zk

46'

08zl41'

02zm22'

00zp41'

08zq

54'

02z r 29'

20zr

46'

08zu41'

w

o

#08zk

13'

Y22zm18'

!18zq

17'

*18zq

58'

?27zq

23'

$05zr49'

&25z

r48'

)10zu

30'

(26zu 05'

>27zj23'

Defontaine, ValentineNatal Chart

10 Nov 19841:30:00 PM

MET -01:00:00Lil le, France

France3e04'00, 50n38'00

6-Friedeburg, Georg- Ascende Aquário, Marte está na Casa 7 em Leão se opondo ao ASC e Saturno, regente do ASC está em Escorpião enquadrando Marte e se opondo partil á Lua em Touro.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1217zv58'

13zi59'

18zj

00'

10z k 18'

28zk

57'

18zl49'

17zm58'

13zp59'

18zq

00'

10z r 18'

28zr

57'

18zu49'

w

o

$05z

l36' )

19zl

10' !23zl02'

(21zm43'

&08zo28'

?14zo10'|

*00z

q39'

>14zw10' |

#01z

j12'

Y09z

j48'

Friedeburg, GeorgNatal Chart15 Jul 18959:30:00 PM

MET -01:00:00Strasbourg, France

France7e45'00, 48n35'00

7-Garroway, David- Ascende Libra. Vênus regente da Casa 8 está conjunta a Saturno. Marte está na Casa 8 em Touro e se opõe à Lua em Escorpião

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1218zp03'

15zq11'

16zr

46'

21z u 31'

25zv

09'

24zw12'

18zi03'

15zj11'

16zk

46'

21z l 31'

25zm

09'

24zo12'

Y24zv

28'

>26z

w37'

|

(19z

j10'

&05z

k18'

*13z

k08'

!20zl39'

$15z

m48'

?26zo

37'|

#27z

q03'

)11zu54'|

Garroway, DaveNatal Chart13 Jul 191312:05:00 PM

EST +05:00:00Schenectady, NY

USA73w57'00, 42n49'00

8- Suicide Hanged 44273, 27 Nov 1975 AD GC 6:06 PM AEDT-8:00, Victoria, Austrália, 38S09’, 145E07’ – Sol na Casa 8 em Sagitário, junto a Mercúrio. O regente da Casa 8 é Júpiter, o qual encontra-se na Casa 12 em Áries. Marte é dispositor de Júpiter e está em Gêmeos, fazendo quadratura com a Lua em Virgem.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1208zj05'

11zk06'

12zl

18'

14z m 43'

11zo

58'

10zp23'

08zq05'

11zr06'

12zu

18'

14z v 43'

11zw

58'

10zi23'

#17z

o40'

&18zp59'

>21zq43'

$03zr30'

!04zr

24'

Y21zv21'

)15zi03'|

?21zj43'

(29z

k34'

|

*02z

m49'|

Suicide Hanged 44253Natal Chart

27 Nov 19756:06:00 PM

AEDT -11:00:00Victoria Park WA

Austral ia145e07'00, 38s09'00

9-Suicida por tiro, 25 Nov 1957, 06:10 AM, São Paulo, Brasil, 23S37’ 46S32’- Vejo que a Casa 8 é regida pela Lua, que está em Capricórnio,regida por Saturno, que está no ASC em Sagitário, junto a Mercúrio. Marte domiciliado na Casa 12,em Escorpião, conjunto ao Nodo Norte

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1216zr37'

10zu59'

06zv

03'

02z w 59'

09zi

11'

14zj24'

16zk37'

10zl59'

06zm

03'

02z o 59'

09zp

11'

14zq24'

?10z

j21'

|

)22z

p40'

>10z

q21'

|

(11z

q05'

!02zr 50'

*15zr 09'

$20zr 15'

#18z

u52'

&19z

u48'

Y02z

v38'

Suicida anônimaNatal Chart

25 Nov 19576:10:00 AM

BZ2T +03:00:00Sao Paulo

Brazi l46w37'00, 23s32'00

10-Hall- O regente da casa 8 é Vênus que está em Capricórnio na Casa 4, uma casa suspeita. Saturno, seu dispositor, está em Gêmeos, regido por Mercúrio, que está conjunto a Marte em Aquário, os dois conjuntos ao Nodo Norte.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1229zp39'

28zq06'

29zr

55'

03z v 53'

06zw

44'

05zi33'

29zi39'

28zj06'

29zk

55'

03z m 53'

06zo

44'

05zp33'

u

l

(21zv

54'

$26zv

25'|

>26zv

32'

)05zw

34'

!07z

w34'

Y01z

k15'

*25z

k22'

#05zm58'

?26z

m32'

&21z

u51'

Hall, JonNatal Chart

26 Feb 191510:00:00 PM

PST +08:00:00Fresno, CA

USA119w47'00, 36n44'00

11-Hemingway: O regente da Casa 8 é Marte, que está no ASC em Virgem em quadratura com Saturno em Sagitário. Júpiter está na Casa 3 em Escorpião. A Lua está na casa 5 em Capricórnio, o que a remete a Saturno e à quadratura que ele faz com Marte no ASC

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1207zo33'

01zp09'

29zp

55'

03z r 21'

08zu

08'

10zv00'

07zw33'

01zi09'

29zi

55'

03z k 21'

08zl

08'

10zm00'

q

j

*17zr

49'|

>29zr

16'|

#09z

u25'

Y18zv26'

?29z

k16'

|

&13z

l08'

!28z

l32'

$25zm 30'

(20zo33'

)01z

q09'

Hemingway, ErnestNatal Chart21 Jul 18998:00:00 AM

CST +06:00:00Oak Park, IL

USA87w47'00, 41n53'00

12- Suicida por atar-se fogo- caso 1611- Saturno rege a Casa 8 e está em Capricórnio na mesma Casa 8, junto à Fortuna. O regente de exaltação da Casa 8, Marte, está no ASC em Gêmeos: o regente de Marte é Mercúrio que se opõe à Lua

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1222zk52'

10zl41'

28zl

52'

17z m 57'

01zp

06'

14zq05'

22zr52'

10zu41'

28zu

52'

17z v 57'

01zi

06'

14zj05'

o

w

#19zo

24'

>13z

p30'

|

)01zr12'

*04zu59'

Y07zu11'

!05z

w05'

$13z

w43'

&29z

w59'

?13z

i30'

|

(06zk 20'Suicide Burned 1611

Natal Chart24 Feb 195911:50:00 AM

CET -01:00:00Bruxel lesBelgium

4e20'00, 50n50'00

13- Natal Chart, Suicide: Drowned 12196, 28 Jun 1952 AD GC, 9:55:00 PM EDT +04:00:00, Manhattan, NY, USA, 73w59'00, 40n46'00: O regente do ASC é Saturno que está em Libra em quadratura com o Sol na sexta Casa em Câncer, signo da Lua. A Lua, por sua vez, encontra-se em Virgem na casa 8 e seu regente, Mercúrio, está em Câncer na casa 6.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1201zv30'

08zw07'

17zi

10'

24z j 14'

16zk

57'

08zl59'

01zm30'

08zo07'

17zp

10'

24z q 14'

16zr

57'

08zu59'

!07z

l15'

&08z

l24'

$27zl47'

?22zm23'

#20z

o43'

*08z

p28'

(03zq

24'

Y18zq

02'

>22zv23'

)13zj24'

Suicide drowned 12196Natal Chart28 Jun 19529:55:00 PM

EDT +04:00:00Manhattan NY

USA73w59'00, 40n46'00

14-Suicide drugs 10854 : ADúvida se foi suicidio

15.Howard, Steven; Morte provavelmente acidental, durante “viagem” de LSD

14- Ideman, Richard : Lua conjunção Nodo Sul na Casa 9 em Gêmeos. Vênus, regente de Touro, signo da Casa 8 está em Aquário e é dispositada por Saturno conjunção Marte em Áries na Casa 7, opondo-se ao ASC, Libra, cujo almuten é Saturno.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1204zp57'

01zq19'

01zr

59'

05z u 45'

09zv

17'

09zw24'

04zi57'

01zj19'

01zk

59'

05z l 45'

09zm

17'

09zo24'

$00zv

49'

)11z

v49'

!19z

v41'

&20z

v53'

*02zi16'

(07zi08'

?02z

k43'

|

#03zk

19'

Y21zk

20'

>02z

r43'

|

Ideman, RichardNatal Chart8 Feb 19389:37:00 PM

EST +05:00:00Akron, OH

USA81w31'00, 41n05'00

15-Ley- A Casa 8 está em Áries. Marte faz quadratura com Vênus. A Lua faz conjunção ao Nodo Sul em Capricórnio e Saturno está no ASC em Virgem por signos completos e na Casa 12 por quadrantes.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1216zo18'

08zp36'

07zq

08'

12z r 11'

19zu

06'

20zv45'

16zw18'

08zi36'

07zj

08'

12z k 11'

19zl

06'

20zm45'

?01zu

33'|

#05zu

49'

)28z

u22'

$02z

v06' &

26zv

24' !27zv04'

>01z

l33'

|

*00zo 46' |

Y07z

q33'

(23z

q58'

Ley, RobertNatal Chart

15 Feb 18907:00:00 PM

LMT -00:29:56Niederbreidenbach, Germany

Germany7e29'00, 50n53'00

16-Lohman- Observo Marte regente do ASC, Áries, na Casa 8 em Escorpião, em quadratura a Vênus. Júpiter está na cúspide do Ascendente e também é regido por Marte. Além disso, Saturno Rx está na Casa 7 exaltado se opondo ao ASC e a Júpiter. Lua em Câncer na Casa 5. O Sol está na casa 12, regido por Júpiter.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1210zi26'

23zj30'

16zk

09'

04z l 01'

22zl

39'

18zm35'

10zp26'

23zq30'

16zr

09'

04z u 01'

22zu

39'

18zv35'

o

w

#26z

l58'

Y20z

m47' ?00zo33'

*13zp28'|

(16zq36'

&18z

v31'>00zw 33'!16zw 38'

$29zw 11'

)17zi 33'

Lohmann, MichaelNatal Chart7 Mar 19527:30:00 AM

MET -01:00:00Halle, Germany

Germany11e58'00, 51n29'00

17-Loomis, Vivienne: Ascende Sagitário. O regente do ASC está na Casa 12 em Escorpião Marte é o planeta mais elevado, no MC em Virgem em conjunção com Vênus. Lua, regente da Casa 8 está em Capricórnio em conjunção com Saturno e em quadratura aos Nodos..

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1200zr13'

01zu59'

09zv

41'

16z w 49'

17zi

08'

10zj43'

00zk13'

01zl59'

09zm

41'

16z o 49'

17zp

08'

10zq43'

?04zi

53'|

Y11zi

36'

$07z

m45'

|

!21zm

12'

(15zo

50'

&15zo50'

|

>04z

p53'

|

)23zq 05'

*00zu

49'|

#02z

u36'

Loomis, VivienneNatal Chart

14 Aug 19592:30:00 PM

EDT +04:00:00Winchendon, MA

USA72w03'00, 42n41'00

18- Medical Cancer 8795: Saturno conjunto Lua na Casa 8 em Touro.Venus em Peixes na Casa 6 conjunta a Mercúrio. Marte na Casa 4 em Capricórnio, regido por Saturno na Casa 8.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1205zp10'

01zq22'

02zr

03'

06z u 05'

09zv

50'

09zw54'

05zi10'

01zj22'

02zk

03'

06z l 05'

09zm

50'

09zo54'

(08zu58' &

00zw

08'

$02z

w53'

|

!12zw

04'

?01zi52'

#05z

j36'

*10z

j19'

)11z

j35'

Y11z

m39'

>01zp 52'

Medical: Cancer 8795Natal Chart2 Mar 19418:17:00 PM

EST +05:00:00Detroit, MI

USA83w03'00, 42n20'00

19- Moore: Sagitário ascende. O regente da casa 8 é o Sol que está em Capricórnio. Saturno, dispositor do regente da casa 8 está em Aquário em conjunção com a Lua. Marte está no MC em Libra em quadratura com o Sol.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1224zr43'

00zv39'

10zw

15'

14z i 58'

12zj

06'

04zk14'

24zk43'

00zm39'

10zo

15'

14z p 58'

12zq

06'

04zr14'

u

l

?01z

m07'

(12zp28'

)17z

q56'

Y21z

q19'

!16zu 21'

$20zu53'

&28z

u17'

>01z

v07'

#19z

v45'

*25z

v39'

Moore, RobertNatal Chart7 Jan 19356:00:00 AM

PST +08:00:00San Francisco, CA

USA122w25'00, 37n46'00

20-Suicídio gás caso 11396 - Ascende Libra, e o regente da 8 é Venus. Vênus está em Sagitário, recebendo uma quadratura de Saturno na Casa 12 em Virgem. O regente de Venus, Júpiter, está em queda em Capricórnio junto á Lua.

Por quadrantes o regente da Casa 8 estaria na 12 em Virgem e seu regente, Mercúrio está conjunto ao Nodo Sul na casa 1.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1201zp06'

27zp13'

27zq

41'

01z u 16'

04zv

49'

05zw10'

01zi06'

27zi13'

27zj

41'

01z l 16'

04zm

49'

05zo10'

r

k

#17zu

04'

)24zu

39'

>16zi32'|

Y17z

l38'

(00z

o10'

*16zo 00'

?16zp32' |

$18zp05'

!03z

q36'

&19z

r11'

Suicide: Gas 11396Natal Chart27 Oct 19493:40:00 AM

EST +05:00:00Manhattan, NY

USA73w59'00, 40n46'00

21 Pavese- ASC Virgem, Áries na Casa 8. O regente, Marte está com Mercúrio na cúspide do ASC. Saturno na Casa 8 faz oposição a Mercúrio em Libra. Saturno é o regente da Lua em Aquário na Casa 6.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1215zo35'

09zp22'

08zq

33'

12z r 32'

17zu

35'

19zv00'

15zw35'

09zi22'

08zj

33'

12z k 32'

17zl

35'

19zm00'

?02zu

13'|

#26zv31'

Y05zi09'

*08zi

19'|

>02z

l13'

|

&00z

m15'

)29zm 19'

(10zo 08'

!16zo 06'

$02zp20'

Pavese, CesareNatal Chart9 Sep 19086:00:00 AM

MET -01:00:00Santo Stefano Belbo, Italy

Italy8e14'00, 44n43'00

22-Suicida por tiro 11209: Ascende Libra. O regente da Casa 8 é Vênus que está em Áries na 7 conjunta a Marte e Mercúrio. A Lua está conjunta a Saturno em Leão.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1212zp14'

09zq13'

10zr

17'

14z u 12'

17zv

35'

17zw17'

12zi14'

09zj13'

10zk

17'

14z l 12'

17zm

35'

17zo17'

)29zu

33'

Y13zv

57'

(13zi56'$14zi04'

&16zi41'

!18zi45'

>25zi40'|

#20z

m29'

*29z

m45'

|

?25zp40' |

Suicide: Gunshot 11209Natal Chart8 Apr 19495:50:00 PM

EST +05:00:00Brooklyn, NY

USA73w56'00, 40n38'00

23- Archiduque Rudolph: Sagitário na casa 8. O regente é Júpiter na casa 2, em Gêmeos. Júpiter faz quadratura com Mercúrio em Virgem na 5.

É um caso atípico, e há rumores que não houve suicídio e que ele teria morrido de uma apoplexia.

23-Pierres; O Ascendente está nos últimos minute (minutos) de Escorpião. A Lua está na Casa 12, mas configurada também para o Ascendente, além de reger a Casa 8. Marte, dispositor da Lua está elevado no signo de Virgem, no MC, junto a Saturno, e seu dispositor, Mercúrio, está em Capricórnio.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1229zq45'

02zu17'

12zv

57'

21z w 29'

20zi

39'

12zj19'

29zj45'

02zl17'

12zm

57'

21z o 29'

20zp

39'

12zq19'

r

k

>00zo

02'|

)09zo

48'|

(15zo14'

*26zo59'|

#10z

q20'

$15z

u22'

!21z

u05'

Y10z

v30'

&25z

v06'

?00z

w02'

|

Pierres, MarcNatal Chart12 Jan 19804:50:00 AM

MET -01:00:00Pleurs, France

France3e52'00, 48n41'00

24-Saincene ( dúvida se foi suicídio)

24-Savannah – Ascende Sagitário. O regente da Casa 8 é a Lua em Aquário na Casa 3 que faz quadratura aplicativa a Saturno na Casa 6 em Touro e a Júpiter em Escorpião na 12. Marte rege a Casa 12 e está na cúspide do MC em Virgo.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1210zr01'

12zu03'

18zv

06'

23z w 34'

23zi

46'

18zj29'

10zk01'

12zl03'

18zm

06'

23z o 34'

23zp

46'

18zq29'

Y00zi

52'

*21zj

33'|

?01zo

57'

(23zo12'

$03z

p22'

!16z

p02')

09zq

51'&23zq 03'

#06z

v53'

>01z

w57'

SavannahNatal Chart9 Oct 1970

11:18:00 AMPDT +07:00:00Hawthorne, CA

USA118w21'00, 33n54'00

25 Shannon, Del- Lua conjunta a Marte na Casa 12, em Libra sendo Marte regente do ASC, Escorpião.O regente da Casa 8 é Mercúrio na Casa 3 conjunto ao Sol, combusto em Capricórnio. O regente de ambos é Saturno em Aquário na Casa 4. Saturno também é o almuten de Marte e Lua.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1208zq31'

07zr21'

11zu

12'

17z v 28'

20zw

20'

17zi04'

08zj31'

07zk21'

11zl

12'

17z m 28'

20zo

20'

17zp04'

*24zv

50'

?01zm

21'|(

08zp

58'

#23zp 15'

)16zq 33'

$07z

u31'

!07z

u58'

&17z

u57'

Y23z

u14'

>01zv21'|

Shannon, DelNatal Chart

30 Dec 19343:30:00 AM

EST +05:00:00Grand Rapids, MI

USA85w40'00, 42n57'00

26- Drugs 9679- terá sido suicídio?

26- Selznick, Jennifer- suicídio por atirar-se. Ascende Virgem. Mercúrio, regente do ASC está na Casa 12 junto ao Sol, regente de exaltação da Casa 8. O regente da Casa 8 é Marte que está em Sagitário na cúspide da 4. O regente de Marte é Júpiter que está conjunto ao nodo sul na Casa 11 e oposto à Lua em Capricórnio.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1223zo31'

25zp20'

25zq

15'

22z r 57'

21zu

11'

21zv05'

23zw31'

25zi20'

25zj

15'

22z k 57'

21zl

11'

21zm05'

(26zr

56'

>14zu

27'|

#26z

u43'

Y00zw52'

?14z

l27'

|

)17z

l50'$

09zm

41'!

19zm

23'

&03zp 57'

*03z

q44'

Jennifer SelznickNatal Chart

12 Aug 19549:01:00 AM

PDT +07:00:00Santa Monica CA

USA118w29'25, 34n01'10

27- Sperandeo, Rita – Suicídio por atirar-se- Saturno regente da 8 está em Áries na Casa 11 conjunto Nodo Norte e se opõe a Marte em Libra conjunto Nodo Sul. Os dois maléficos conjuntos aos nodos e em oposição. O regente do ASC é Mercúrio, está combusto na Casa 7 opondo-se à Lua em Gêmeos no ASC.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1214zk43'

06zl29'

28zl

36'

22z m 01'

00zp

47'

09zq28'

14zr43'

06zu29'

28zu

36'

22z v 01'

00zi

47'

09zj28'

o

w

)02zp

47'

?07z

p28'

|

(15z

p16'

$11zr13'!12zr34'

Y18zr01'

&23z

u43'

>07z

i28'

|

*18z

i57'

|

#09zk 16'

Rita SperandeoNatal Chart4 Dec 19684:50:00 PM

CET -01:00:00Palermo

Italy13e22'00, 38n07'00

28- Zweig, Stefan- Ascende Libra-Saturno está na casa 8 em Touro opondo-se à Vênus que faz conjunção a Mercúrio em Escorpião. Lua em Aquário na Casa 6, regida pelo planeta na Casa 8

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1205zp11'

07zq53'

08zr

03'

06z u 29'

03zv

58'

03zw36'

05zi11'

07zj53'

08zk

03'

06z l 29'

03zm

58'

03zo36'

#29z

v53'

*06zj

56'|

)19z

j12'

|

?09zk

03'

Y11zl16'

(14z

l46'|

&15z

q39'

$16z

q28'

!05z

r58'

>09z

r03'

Stefan ZweigNatal Chart

28 Nov 18812:00:00 AM

LMT -01:05:20ViennaAustria

16e20'00, 48n13'00

29-Haemers, Patrick- Enforcou-se na prisão. Observo que o regente da Casa 8, Mercúrio e o regente da Casa 7, Vênus, estão conjuntos em Sagitário. O dispositor da casa 7 e 8 é Júpiter, conjunto à Lua, que se opõe ao Ascendente e faz quadratura aos Nodos.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1215zq50'

15zr30'

23zu

15'

02z w 39'

04zi

17'

27zi45'

15zj50'

15zk30'

23zl

15'

02z o 39'

04zp

17'

27zp45'

v

m

#13zj23')16zj44'|

Y19zj24'

?17zm

45'|*

20zp

36'

!09zq 49'

$01zr23'

&13z

r32'

(15z

u20'

>17z

v45'|

Haemers, PatrickNatal Chart2 Nov 19528:15:00 AM

MET -01:00:00Schaerbeck, Netherlands

Netherlands4e22'00, 50n35'00

30- Alin Bernardin- 9/1/1916- 4:00 PM GMT +0:00, Dijon, France, 5E01’, 47N19’ A Casa 8 está em Aquário, regida por Saturno que está no ASC em Câncer. Na Casa 8 está Mercúrio em conjunção com o Nodo Norte. O Sol está em Capricórnio na Casa 7 opondo-se a Saturno, que o rege e está no Ascendente.

.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1217zl45'

08zm02'

29zm

33'

22z o 15'

03zq

55'

11zr57'

17zu45'

08zv02'

29zv

33'

22z w 15'

03zj

55'

11zk57'

p

i

!18zu04'

$02zv34'

>08z

v11'

&17z

v09'

#18zw

15'

)23zw31'

*12zl 37' |

?08z

m11'

(29z

m19'

|

Y17zo56'

Alin BernardinNatal Chart9 Jan 19164:00:00 PM

GMT +00:00:00Dijon

France5e01'00, 47n19'00

Descrevendo as Conclusões

O que observei com maior freqüência e com poucas exceções é que a Lua frequentemente entra na configuração com os maléficos ou com o regente da Casa 8. A configuração esperada não é por aspecto, mas por regência. Encontramos por exemplo a Lua em signos de Saturno, significadores da Casa 8 em aspecto com a Lua ou com seus dispositores, ou então dispondo deles.

Marte também aparece ora angular, ora em casas difíceis, como as Casas 8 ou 12, ora conjunto a Mercúrio ou nos signos regidos por ele.

Por vezes a má qualidade essencial dos significadores só aparece em seus dispositores que podem estar mal por signo ou casa ou entrarem em configuração com maléficos.

As cartas denotam freqüentemente maus aspectos de Vênus e Lua com Saturno. A dignidade celestial dos planetas não serve de proteção, se acaso caírem em casas configuradas para a morte. Não importa se há planetas benéficos regendo o dispositor da Casa 8, por exemplo, se o benéfico estiver em detrimento ou queda ou se for regido por Saturno, especialmente.

Se Saturno, especialmente aspectar Vênus ou Lua, havendo alguma participação de Mercúrio e seus signos abrigarem Marte, temos uma probabilidade. Também se Vênus ou Lua estiverem em Capricórnio ou Aquário é um ponto a ser considerado, e tudo isso vai se somando.

Portanto, maléficos em casas “maléficas” ou angulares, maléficos regendo casas maléficas, planetas pessoais em casas regidas por maléficos, realmente tem uma importância nos quadros suicidas, como se poderia suspeitar, mas eles tem que aparecer numa configuração específica se quisermos diferenciar as cartas suicidas das outras com outro tipo de adversidade.

Já os Nodos aparecem em conjunção a planetas nevrálgicos ou não, mas só raramente justificam por si só o suicídio: é preciso estarem com o regente da Casa 8, com a Lua e geralmente é preciso haver algo mais na carta, tal como Saturno no ASC ou uma oposição ao ASC por parte de um significador relacionado à morte, ou alguns dos fatores citados no parágrafo acima deve estar presente.

A Lua, mais que o Sol, aparece na configuração, mesmo estando em dignidade, fato que aliás acontece raramente, ( o mais freqüente é ela estar em signos de Saturno ou de Mercúrio, especialmente Virgem), mas o importante é ela entrar na configuração.

Quanto a casas, não há um predomínio claro, mas há maior tendência a que apareçam planetas cruciais em casas perigosas tais como Casa 12, Casa 8, ASC, Casa 7 ou Casa 4.

Também aparecem maus aspectos entre Vênus e o regente da Casa 8, conforme mostrou o *ADB.

Além disso, observei a enigmática presença de Mercúrio na configuração, ou dos signos regidos por ele.

Não se pode dar uma resposta unívoca sobre se o nativo irá se suicidar um dia. Não há um planeta responsável pelo suicídio. Não há um signo mais propiciador que outro, embora os maléficos participem fortemente na carta. Isto isoladamente, no entanto, não é garantia de suicídio e sequer de morte prematura. Nas cartas onde a morte ocorreu por causas naturais vemos muitas vezes maléficos com pouca dignidade e angulares. Inclusive já publiquei um estudo sobre isso. 2

Nem mesmo os maléficos de per si tem capacidade para reverter o rumo natural do instinto de vida, que é manter a própria vida a qualquer custo.

Para tal precisamos de uma somatória de indícios: o primeiro indício é que a carta aponte para uma vida de sofrimento, tumultos internos e acidentes perigosos, isto é uma carta que demonstre evidentes sinais de adversidade e violência.

No entanto, pessoas que faleceram de morte acidental não apresentavam em suas cartas sinais de tanta adversidade como os das natividades potencialmente suicidas ou sinais de tantas nuances e meandros na carta.

Como já foi dito há uma visível freqüência de planetas pessoais em Capricórnio ou Aquário. O Ascendente em Libra apareceu também com freqüência, possivelmente por ter amiúde Saturno como almuten. Também observei o aparecimento de planetas pessoais em Sagitário com certa freqüência o que não seria de esperar por tratar-se de um signo regido por um benéfico. Mas nesses casos geralmente Júpiter aparece em Capricórnio.

Observei que a Lua apareceu bastante em Aquário, Capricórnio e Virgem mais que em outros signos, se é que é possível afirmar definitivamente levando em conta o tamanho da amostragem.

Entre os signos de Marte, Escorpião é mais indicativo de suicídio do que Áries, talvez ser Escorpião um signo centrípeto.

O leitor terá oportunidade de estudar as cartas apresentadas por si mesmo e decidir se se deve observar mais fatores, tendo em mente considerações básicas, isto é, lembrando que signo solar e a posição de Vênus e Marte caracterizam menos uma carta do que a posição da Lua e a do ASC que mudam mais rapidamente.

Quanto ao sistema de casas levei em consideração quadrantes, trabalhando com Alchabitius e também “whole signs” ou signos completos, mas percebi que o uso de quadrantes funcionou melhor, visto que estava lidando com a parte quantitativa, a força dos planetas que impulsionam um individuo a um ato considerado extremo.

Os suicídios por drogas se encaixam no padrão onde a violência é menos aparente. As cartas dos que cometeram suicídio usando armas de fogo são mais típicas e assemelham-se mais a dos acidentados.

2 vide http://www.astrologiahumana.com/maleficosangulares.pdf.

Alguns poucos mapas de suicidas não apresentaram a configuração típica e só após o acontecimento evocamos que havia lá traços suspeitos. Mas de maneira geral creio que identifiquei certa coreografia de planetas que predispõe o nativo ao suicídio e que sinaliza para essa possibilidade.

Analisei com fins comparativos a carta de pessoas que morreram de morte natural e não encontrei as mesmas. Já na carta de pessoas assassinadas verifiquei que o quadro astrológico é semelhante ao dos suicidas, mas mostra menos meandros e suas cartas levam diretamente a uma morte trágica causada por terceiros. A morte dos suicidas é menos direta e clara.

Por exemplo, veremos a carta de Jonelle, Arien, nascida a 09/08/1945 às 05:19 Louisville, KY,USA, CWT+ 6: 0 War Time, 38N15 ,85W46.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1208zm57'

04zo34'

01zp

37'

28z p 33'

03zr

30'

05zu54'

08zv57'

04zw34'

01zi

37'

28z i 33'

03zk

30'

05zl54'

q

j

?08z

u41'

|

(11z

k29'&

05zl

36'>08zl

41'|*18zl 37'Y22zl 17'

!16zm 26'

#03zo07'

$04z

o29'

|

)26z

o55'

Jonelle ArienNatal Chart9 Aug 19455:19:00 AM

CWT +05:00:00Louisvi l le KY

USA85w45'34, 38n15'15

Verificamos que Ascende Leão, o regente da Casa 7 é Saturno, que está em Câncer na Casa 12. O regente da Casa 8 é Júpiter que se encontra em Virgem, assim como Lua e Mercúrio, os dois últimos em conjunção e em quadratura com Marte em Gêmeos.

Não há floreios : existe claramente dificuldades na Casa 7. O regente da Casa 7 está na casa 12: a nativa foi morta a tiros pelo marido. O marido era um inimigo secreto muito mal posicionado por signo, um mau caráter. Não precisamos dar voltas aqui. Encontramos a Lua na configuração, Vênus com Nodo Norte na casa 12, e Vênus é o almuten da Casa 8. As configurações suicidas e as de pessoas assassinadas são semelhantes: há muitos exemplos como esse. Mas a casa 7 configura-se mais estreitamente com a Casa 8 no caso de vítimas de homicídio do que no caso de suicidas.

Outro caso : Melissa Benoit, 29/08/1977 15:12 Boston, MA,USA EDT+ 5: 0 Daylight, 42N22, 71W 4.

1

2

3 4

5

6

7

8

910

11

1222zr27'

27zu23'

05zw

19'

16z i 04'

09zj

32'

01zk34'

22zk27'

27zl23'

05zo

19'

16z p 04'

09zq

32'

01zr34'

v

m

(28zk37'

)01zl30'

Y04zl32'

&01z

m22'

*22z

m29'

!06zo

19'

$18zo

15'|

>15zp43'

|

#18z

w24'

?15zi43'

|

Melissa benoitNatal Chart

29 Aug 19773:12:00 PM

EDT +04:00:00Boston MA

USA71w03'37, 42n21'30

Aqui Ascende Sagitário: a Casa 7 está em Gêmeos e a Casa 8 cabe à Câncer. A Lua está em 18 de Peixes e Mercúrio a 18 de Virgem, no eixo 3/9. Os dois planetas se aplicam à quadratura com Marte, na cúspide da Casa 7. Na Casa 8, está Vênus: o motivo da violência e da morte foi o sexo, visto que Vênus rege a 5. Neste caso houve estupro seguido de morte. A forma que a morte se manifesta é em assunto sexual.

Já as cartas astrológicas de suicidas mostram um elemento de triangulação ligando os significadores que pode passar despercebido. É como tomar um caminho tortuoso para chegar ao mesmo destino, a destruição: nem o assassino e nem a vítima de assassinato tem essa característica.

Temos visto que a configuração Lua/ Saturno, muitas vezes com intervenção de Mercúrio ou signos de Mercúrio, entrelaçando-se com quase todas as casas fazem do suicídio um ato muito mais elaborado e por que não dizer sofisticado do que o homicídio ou a morte causada por ele.

Como proceder?

Um pequeno guia (fácil, mas não simples)

Sugiro que se verifique se estão presentes as seguintes configurações, uma ou mais:

1-o regente da Casa 8 é um maléfico e se relaciona com a Lua ou está conjunto a um Nodo

2- o regente da Casa 8 é um maléfico e está no ASC ou na Casa 12 se relaciona com a Lua por reger ou ser regido por ela.

3-O regente da Casa 8 é um benéfico ou neutro mas está num signo regido por Saturno ou faz conjunção com ele ou com um Nodo ( geralmente o Nodo Sul).

4-Verifique se nesta configuração Marte está em signos de Mercúrio ou se Mercúrio se aplica a Marte ou à Lua.

5-Procure oposições, quadraturas e relações entre as casas 12, 8, ASC e Sete em signos de Saturno ou que liguem à Saturno, especialmente se a Lua entrar na configuração.

Por vezes a configuração aparece bem clara: por exemplo, a Lua rege a Casa 8 e está em Capricórnio na Casa 2. Júpiter, regente do ASC ocupa a Casa 7 em Gêmeos e Mercúrio faz conjunção a Marte em Virgem. Outras vezes aparece muito disfarçada e precisamos ir até os dispositores finais de uma configuração, até a raiz da carta para encontrarmos os verdadeiros autores.

De maneira geral, em resumo, comece olhando a Casa 8 , seu regente e o regente por exaltação. Verifique seus aspectos e os aspectos de seus dispositores, se são maléficos e se fazem uma triangulação com a Lua, ou então se um dos planetas está em conjunção com os Nodos em qualquer tipo de casa. Mercúrio em alguns casos age como um gatilho, fornecendo a idéia e os meios de praticar o ato do suicídio.

A seguir olhe para o ASC e procure por Saturno e planetas em suas casas. Veja se se configuram com Lua, Casa 8 , Casa 12, Casa 7 e 4 e com Mercúrio.

Se o leitor encontrar boa parte dessa configuração pode acreditar que está diante de um suicida em potencial.

Um Caso de Cinema

Há pouco tempo o cinema exibiu o filme chamado “ Dear Mr Gacy” baseado no livro de Jason Moss, um brilhante advogado que estudou a mente de psicopatas assassinos criando amizade com eles.

Enquanto ainda estudante Jason Moss conseguiu, passando-se por homossexual, tornar-se amigo por carta e telefonemas de John Wayne Gacy, há quinze anos na prisão e afinal condenado à pena capital pelo assassinato de 33 pessoas, todos jovens do sexo masculino que ele atraia a sua casa, seduzia, estuprava e matava, enterrando as vítimas na própria casa.

Gacy veio a morrer de injeção letal e Moss formou-se com louvor, casou-se, escreveu um livro sobre sua amizade com Gacy e sobre a mente de outros os assassinos que tinha estudado. Em 2006 suicidou-se com um tiro.

Consegui saber a data de nascimento de ambos, homicida e suicida, mas não o horário.

Vali-me da tradição Helenística de fazer da Lua um horoskopus, isto é um Ascendente. Montei a carta do assassino em série e do advogado suicida, para as 12 horas de suas cidades afim de para obter um tempo médio, mas a Lua pode estar mais ou menos adiante.

A seguir tomei a Lua obtida como Ascendente. O leitor verá duas cartas sem nome e convido-o a, antes de olhar o resultado, tentar delinear qual das duas cartas pertence ao assassino serial e qual pertence ao suicida.

A carta à esquerda mostra que a Lua está no signo de Marte, Áries. Ora, a Casa 8 a partir da Lua também está no signo de Marte. O bom ou mau de uma casa depende do regente desta casa. Marte está em Gêmeos em quadratura com seu regente posicionado na Casa 12.

Mercúrio recebe Marte por domicilio, logo Marte faz o que Mercúrio manda: coisas por trás dos bastidores e que exigem malícia, Mercúrio, e agressão, Marte.

A morte do nativo advirá do que Marte realiza.

Agora vamos ao segundo mapa, o da direita.

Aqui a Lua também é regida por Marte, e Marte está em exaltação, no signo de Saturno, que o recebe por domicilio. Marte faz o que Saturno quiser. Ora, o que quer Saturno? Como Saturno está na Casa 9, os motivos são os estudos, a filosofia.

Saturno é recebido pela Lua por domicilio: Saturno, Marte e Lua estão configurados para os estudos e comunicações profundas, tudo isso exigindo certa coragem, fornecida por Marte exaltado.

A Casa 8 é regida por Mercúrio, que está na Casa 4 a partir da Lua, em Aquário. Aquário é a casa de Saturno e a Quarta casa é a casa do final das coisas. A Lua e Mercúrio estão em quadratura.

Qual das duas cartas é a do assassino e a do suicida?

De acordo com o que estudei e de acordo com as cartas fornecidas neste pequeno ensaio posso dizer que a carta à esquerda é a do assassino e a da direita é a do suicida. Notamos que há semelhança entre ambas, o que explica que estudioso e estudado tinham pontos comuns, mas há profundas diferenças na qualidade de Marte, regente da Lua de ambos. Ha diferença também no fato de que Marte na carta à direita é um instrumento na mão de Saturno, assim como Mercúrio, regente da Casa 8: o desejo é aprender e estudar e Marte dá a matéria de aprendizagem: a violência . Já a Casa 4, o final das coisas, relaciona-se a Saturno, na casa dos estudos.

Já a carta do assassino diz que por causa de Marte, virá sua morte. De fato ele sofreu a pena capital e morreu por casa de seus inúmeros assassinatos.

Vemos claramente como a carta do suicida é elaboradíssima em comparação à outra carta, embora as duas cheguem ao mesmo destino: no caso deles a morte pela violência. E quantos meandros percorrem os significadores do suicida! Em ordem de elaboração a carta dos que vem a falecer por morte violenta vem em segundo lugar e a mais simples de analisar é a dos homicidas, mesmo que sejam assassinos seriais.

Antigas reminiscências

É impossível não recordar que minha primeira formação foi em psicologia clínica e não é por acaso o meu interesse em investigar o que compele um ser humano ao suicídio. Posso dizer que tantos meandros e sutilezas conferem com a realidade e enganam o próprio terapeuta e o médico. Convivi de perto com o problema do suicídio por muitos anos e aprendi que ele é algo que deve ser sempre potencialmente considerado e temido, por ser exatamente como o descrevi neste ensaio: cheio de subterfúgios, impetuoso, malicioso e difícil de controlar.

Conclusão

Não sei até que ponto fui clara em minhas observações sobre o que encontrei. Parece-me mais fácil observar se elas existem ou não em determinada carta do que descrevê-las de forma generalizada, daí ter me alongado em especificações ora vagas ora muito detalhadas. Ocorre que não existe UMA carta suicida, mas sim cartas com importantes pontos em comum.

É claro que as hipóteses lançadas neste estudo necessitam ser testadas em populações maiores. A verificação virá a partir da comunidade astrológica comprometida com os estudos tradicionais e a pesquisa.

Temos na tradição uma base ampla e séria para orientar nossa mente na direção do que e onde devemos procurar em cada carta.

Não é possível encurtar um caminho que é longo. Afastemo-nos da tentação das respostas fáceis e hipóteses explicativas miraculosas. Espelhemo-nos em antigos mestres que não se preocupavam em possuir a chave mestra que abrisse toda e qualquer porta.

Além disso, é bom lembrar que a astrologia fornece sinais e pistas: o futuro a Deus pertence.

Nossos estudos e observações em conjunto servirão para a credibilidade da astrologia como instrumento de investigação, e para desvendar as configurações suspeitas de causar um fato ou outro. Então talvez possamos circunscrever os sinais referentes a configurações suicidas e outras, e então poderemos salvar algumas vidas, alertados pelas indicações potencialmente desastrosas.

Clélia Romano, DMA Copyright Março 2011