confidencial€¦  · web viewdiante do exposto, torna-se necessário a continuidade da...

83
CONFIDENCIAL MJ- DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA POLICIAL DIVISÃO DE OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA POLICIAL ESPECIALIZADA OPERAÇÃO SATIAGRAHA RELATÓRIO PARCIAL DE INTELIGÊNCIA POLICIAL BSB Nº 09/2008- DINPE/DIP/DPF Período de interceptação: 17/05/2008 a 31/05/2008 Assunto: Interceptação de dados telemáticos Tipo de conhecimento: Informação Origem: DINPE/DIP Referência: -x-x-x-x-x-x-x-x-x- Destinatários: DPF PROTÓGENES PINHEIRO DE QUEIROZ Base legal: Lei 9.296/96, art.1 o , parágrafo único. Senhor Delegado, Trata-se de relatório referente às interceptações em fluxo de comunicações em sistemas de informática, devidamente autorizadas pela autoridade judicial competente, pelo prazo de 15 dias, sobre IP (internet protocol) do grupo Opportunity.

Upload: others

Post on 03-Jan-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONFIDENCIAL

CONFIDENCIAL

MJ- DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA POLICIAL

DIVISÃO DE OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA POLICIAL ESPECIALIZADA

OPERAÇÃO SATIAGRAHA

RELATÓRIO PARCIAL DE INTELIGÊNCIA POLICIAL BSB Nº 09/2008-DINPE/DIP/DPF

Período de interceptação: 17/05/2008 a 31/05/2008

Assunto: Interceptação de dados telemáticos

Tipo de conhecimento: Informação

Origem: DINPE/DIP

Referência: -x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Destinatários: DPF PROTÓGENES PINHEIRO DE QUEIROZ

Base legal: Lei 9.296/96, art.1o, parágrafo único.

Senhor Delegado,

Trata-se de relatório referente às interceptações em fluxo de comunicações em sistemas de informática, devidamente autorizadas pela autoridade judicial competente, pelo prazo de 15 dias, sobre IP (internet protocol) do grupo Opportunity.

Visando a otimização do trabalho, foi utilizada como filtro a expressão “@opportunity”, com o objetivo de separar as mensagens eletrônicas cujo conteúdo pudesse ser relevante para a investigação em questão, focando assim o trabalho de análise policial.

Após separar todas as mensagens eletrônicas relacionadas com o OPPORTUNITY, utilizando o aludido filtro, identificamos, analisamos e selecionamos todos os e-mails que, em tese, possuíssem qualquer relação com os objetivos desta investigação, subsidiando, desta forma, com novos elementos de prova, a atuação das autoridades competentes. Complementarmente cabe destacar que a transferência de informações através de VOIP (voz sobre IP), que são arquivos de áudio, também foram analisados e selecionados, sendo muitos diálogos realizados em língua estrangeira, sendo assim traduzidos para transcrição, junto com os demais como segue neste relatório.

DAS PESSOAS ENVOLVIDAS

A investigação em curso identificou Daniel Valente Dantas como sendo o “Alter Ego”, do grupo que atua, ou seja, conforme definição da palavra “Alter Ego” (do latim alter = outro ego = eu, identificar um personagem como sendo a expressão da personalidade do próprio autor de forma geralmente não declarada – fonte Wikipédia), Daniel atua de forma extremamente discreta, pouco assinando documentos, falando ao telefone, enviando e-mails, porém o grupo Opportunity, atua conforme seus interesses, fato esse comprovado em diversos e-mails interceptados no presente relatório. O grupo possui pessoas chaves que atuam como braço de Daniel Dantas são essas pessoas (sem prejuízo de outras que por ventura venham aparecer no decorrer desta investigação):

· Verônica Valente Dantas – irmã de Daniel Dantas, sócia de inúmeras (mais de 150) empresas do grupo, além de fazer parte do conselho deliberativo e diretoria de diversas empresas do grupo, assim como sócia de empresas gestoras dos fundos Opportunity como por exemplo:

· BRASIL TELECOM

· BRASIL TELECOM PARTCIPAÇÕES

· OPPORTUNITY ZAIN

· PARCOM

· FORPART

· TPSA DO BRASIL

· TELPART

· AGROPECUÁRIA SANTA BÁRBARA

· ARAUCÁRIA PARTICIPAÇÕES

· FORPART

· FUTURETEL

· HIGHLAKE DO BRASIL

· INTERNET GROUP DO BRASIL (IG)

· NEWTEL

· OPPORTUNITY ASSESSORIA LTDA

· OPPORTUNITY ASSET MANAGEMENT LTDA

· OPPORTUNITY CONSULTORIA LTDA

· OPPORTUNTIY GESTORA DE RECURSOS LTDA

· OPPORTUNITY INVEST III LTDA

· SOLPART

· Maria Amália Delfim de Melo Coutrim, é funcionária do Opportunity e atua juntamente com Verônica Dantas, como sócia de diversas empresas, como também conselhos deliberativos, diretorias de empresas do Grupo Opportunity. Cabe ressaltar que as participações acionárias na maioria das vezes são de apenas uma ação, condição essa necessária para que se possa candidatar ao conselho deliberativo das empresas (conforme lei 6.404 seção III, art. 146), e ao mesmo tempo como acionistas de empresas que são gestoras dos fundos que investem nas empresas as quais fazem parte do conselho deliberativo (cargo de administração), este que por sua vez toma as decisões que irão muitas vezes impactar o mercado financeiro do país, facilitando assim o acesso a informações privilegiadas e podendo assim efetuar diversos atos como comprar ações no mercado antes de divulgação do resultado da Assembléia, vender estas informações para corretoras de confiança, atuar de inúmeras maneiras, causando irreparáveis danos à credibilidade do sistema financeiro brasileiro. Atuam em aparente conflito de funções, descumprindo claramente dispositivos legais, como por exemplo, a Instrução CVM 302/99 em seu art. 86, Parágrafo 2o (Considera-se empresa LIGADA aquela em que o administrador do fundo ou o gestor da carteira, ... , ou na qual ocupem cargo da administração), ou seja, são consideradas EMPRESAS LIGADAS, porém com claros conflitos nos cargos e acesso as decisões.

· Eduardo Penido Monteiro é funcionário do Opportunity e atua da mesma forma supracitada que os demais, sócio de empresas, participa de conselhos deliberativos, diretorias.

· Danielle Silbergleid Ninio é funcionária do Opportunity e além de atuar como sócia, participar de conselhos deliberativos como os demais acima, também é peça chave na parte jurídica do Opportunity.

· Rodrigo Bhering de Andrade é funcionário do Opportunity e atua da mesma forma supracitada que os demais, sócio de empresas, participa de conselhos deliberativos, diretorias.

· Naji Robert Nahas é empresário e um dos maiores investidores do mercado financeiro brasileiro, tem nacionalidade brasileira, porém nasceu no Líbano. Tem contato com o Grupo Opprotunity, em especial Daniel Dantas, atua fortemente na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), a qual foi figura chave no episódio de 1989, no qual a BOVESPA quebrou, na época foi acusado atuar com laranjas, manipular o mercado entre outras façanhas. Sua atuação e “modus operandi” aproxima da forma como atua o Grupo Opportunty sempre com informações privilegiadas, obtidas de forma escusa.

· Daniele Maluf Pfeiffer é funcionária do Opportunity e atua da mesma forma supracitada que os demais, sócia de empresas, participa de conselhos deliberativos, diretorias.

· Carlos Bernardo Torres Rodenburg, foi casado com Verônica Valente Dantas (cunhado de Daniel Dantas), é funcionário do Opportunity e atua da mesma forma supracitada que os demais, sócio de empresas, participa de conselhos deliberativos, diretorias.

· Arthur Joaquim de Carvalho é funcionário do Opportunity e atua da mesma forma supracitada que os demais, sócio de empresas, participa de conselhos deliberativos, diretorias.

· Maria Alice Carvalho Dantas é esposa de Daniel Dantas é usada como pessoa de confiança da família para ser sócia de algumas empresas do grupo. Não atuando de forma ativa na gestão do Grupo apenas como “sócia no papel”.

· Luis Roberto Demarco, ex-sócio de Daniel Dantas que entrou em uma disputa jurídica e empresarial após brigas internas (não faz parte do Grupo, mas está no contexto e faz parte da investigação).

DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

O grupo Opportunity possui longa história, esta marcada por diversos fatos controversos e questionáveis, muitos noticiados pela mídia, outros fatos que desencadearam ações judiciais, inquéritos policiais, ou de forma indireta foram objeto de discussão em escândalos que culminaram em CPI.

A aproximação do Grupo com autoridades públicas, lobistas, jornalistas, grandes empresários, pessoas muito bem articuladas são assuntos sempre relacionados ao Grupo e também são objeto da presente investigação, uma vez que as articulações nas mais diversas esferas públicas e privadas se faz necessário para que esta organização criminosa continue atuando de forma protegida.

Verificou-se que o Grupo Opportunity, uniu-se ao Citibank alguns anos antes de se iniciar o processo de privatização do sistema TELEBRÁS em julho de 1998. Nesta união ficou se acordado a criação de fundos de investimento em Cayman (paraíso fiscal) para que os mesmos atuassem arrematando empresas de telefonia fixa e móvel no leilão que ocorreria em seguida. Foram criados os fundos CVC Equity Partners LP. (Leia-se CVC LP) e Opportunity Fund (Leia-se OPP FUND) ambos em Cayman (off-shore),e complementarmente em contato com os fundos de pensão foi criado um terceiro fundo este nacional Fundo CVC/Opportunity Equity Partners FIA (Leia-se CVC FIA), este composto por investidores institucionais (fundos de pensão) e sediado no Brasil. Após toda a situação arquitetada, acordou-se que os fundos CVC LP e CVC FIA seriam fundos espelhos, ou seja, ambos investiriam nos mesmos ativos. Cabe-se destacar que existem três partes envolvidas nessa transação sendo que os dois fundos off-shore deveriam ingressar dinheiro no Brasil e registrá-lo no BACEN como investimento estrangeiro no Brasil, e o fundo CVC FIA, não precisaria “internar” dinheiro no Brasil. Para colocar em prática esse negócio foram criadas inúmeras empresas veículos (chamadas de Holding ou sociedades de participação), foram elas na época SOLPART, FUTURETEL, INVITEL, ARGOLIS, Opportunity ZAIN, NEWTEL, TECHOLD, TIMEPART, essas empresas formaram enormes cadeias societárias tendo como ponta de início os três fundos frutos do acordo supracitado, futuramente tais cadeias seriam o atual Grupo Opportunity, não por que o Grupo detenha o controle financeiro mas, por que através de acordos e inúmeros contratos Daniel Dantas conseguiu controlar o conselhos deliberativos, diretorias, fundos gestores e todas as decisões desse conglomerado. Esta cadeia societária formada e estrategicamente planejada arrematou no leilão na telefonia fixa a TELE CENTRO SUL (atual BRASIL TELECOM) e na telefonia móvel a TELE NORTE CELULAR (atual AMAZÔNIA CELULAR) e TELEMIG CELULAR. Todo esse cenário criado foi praça de inúmeros fatos, envolvendo notícias de corrupção de autoridades públicas, espionagem empresarial (interceptações telefônicas ilegais), manipulação de mídia, ações judiciais, entre outros fatos.

A atuação da Organização Criminosa atualmente está intimamente ligada ao contexto acima relatado de forma superficial devido a complexidade dos fatos e inúmeras informações divulgadas na época e que não seriam totalmente confiáveis uma vez que se trabalha com forte possibilidade de manipulação de mídia, através de notícias compradas.

O que está em curso nesta investigação e está em fase de andamento são práticas empresariais sujas e completamente complexas, envolvendo manobras contábeis utilizadas para esconder o objetivo final do grupo que seria o enriquecimento ilícito, conseguido através de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. O enriquecimento ilícito do grupo é nítido, a prática de manobras de investimento com o uso de informações privilegiadas, criações de inúmeras empresas, muitas delas são empresas de “prateleira” utilizadas única e exclusivamente para operações de mútuo, e AFAC`s (Adiantamentos para Futuro Aumento de Capital), formando um complexo emaranhado que torna praticamente impossível a rastreabilidade do dinheiro da Organização. Juntamente com práticas contábeis de manipulação dos resultados das empresas do grupo, existem práticas jurídicas de protelamento de processos e outras arquitetadas pelo grupo junto com grandes escritórios de advocacia como Barbosa, Musnich e Aragão, Nélio Machado, Gordilho, Pavie Ribeiro e Aragão, entre outros inclusive no exterior.

Nota-se que o objeto mais importante e inclusive, fonte de enriquecimento do grupo é o controle empresarial de todo esse complexo societário criado, o qual por trás de tudo encontra-se Daniel Valente Dantas e abaixo o Grupo supracitado, sem prejuízo de outras pessoas que atuam de forma menos importante, porém, também necessário para o fim que é o controle de tudo.

Uma vez com o controle de todas as empresas e fundos de investimentos do grupo, através de conselhos deliberativos, administradores e gestores, fica preparado o campo para a empreitada, que seria aprovação de medidas estratégicas de curto, médio e longo prazo a frente dessas empresas, como empresas de auditoria, políticas de investimento que possam favorecer seus interesses particulares, atos e fatos contábeis que favoreçam o grupo, como incorporação, cisão e fusão de empresas, aprovação de mútuos, empréstimos, despesas de uma forma geral (gastos de empresas aprovados para pagamento de outras empresas).

Cabe ressaltar que a Organização possui, inúmeras empresas off-shore, a maioria em paraísos fiscais como Cayman, Bahamas e Montevidéu. A dificuldade encontrada por esta equipe de investigação demonstra a eficiência atingida pela organização em preservar seus crimes.

DAS MENSAGENS ELETRÔNICAS INTERCEPTADAS

1. Mensagens relacionadas a MÍDIA;

Não houveram mensagens relevantes relacionadas a mídia no período em análise.

2. Mensagens relacionadas a OPERAÇÕES CONTÁBEIS;

Assunto:Acerto posição de carteira Ridgeview

De:Paulo Nascimento

Data:23-May-2008 21:05:19 ZW3

Para:[email protected], [email protected], [email protected]

CC:Vivian Vita

Prezados,

Solicitamos que seja providenciada a retirada dos ativos abaixo discriminados da carteira dos clientes tendo em vista não possuirmos mais nenhuma posição do papel em referencia. Em caso de duvidas favor entrar contato.

LOPES BRASIL 90,200.00 OPERADOR RIDGEHEDGE

LOPES BRASIL -90,200.00 OPERADOR RIDGEVIEW

Grato,

Paulo Nascimento

Opportunity - Excelência em Gestão de Recursos

Avenida Presidente Wilson, 231/29º andar(Parte)

Cep.: 20030-021 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: XX 21 3804-3710

Fax: XX 21 3804-3405

ANÁLISE No 1

Trata-se de e-mail enviado por Paulo Nascimento funcionário do Opportunity, para Isabela Rebello e Fábio Pugliese funcionários do UBS, na mensagem ficou evidenciado que a RIDGEVIEW aplica seus recursos no Brasil, no caso acima investimento em algum ativo, podendo ser ele, ações, cotas, ou qualquer outro título referente a LOPES BRASIL, no valor de 90.200 (não se sabe a moeda mas, tudo inidica ser em US$), no caso acima Paulo Nascimento do Opportunity solicita correção no lançamento deste investimento na LOPES BRASIL, fica claro na mensagem que o RIDGEVIEW LLC. Em Delaware é uma empresa utilizada para investir no mercado brasileiro.

Assunto:Caixa Opportunity Unique Fund

De:Renan Feuchard Pinto

Data:Tue, 20 May 2008 20:12:50 -0300

Para:"[email protected]" , "[email protected]" , "[email protected]"

CC:InternationalDesk

Renan Feuchard

Opportunity Asset Management

Av. Presidente Wilson, 231 / 28º andar - Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP 20030-021

Tel. 55 21 3804-3872

Fax 55 21 3804-3480

www.opportunity.com.br

ANÁLISE No 2

Trata-se de e-mail enviado por Renan Feuchard Pinto, funcionário do Opportunity para Fabio Pugliese do UBS, para tratar do envio de informações financeiras do OPPORTUNITY UNIQUE FUND, nestas que seriam um saldo de 20/05/2008 no valor de R$ 111.951.967,00 e no ANEXO 2, consta o OPPORTUNITY ASSET MANAGEMENT, no cabeçalho do relatório, além de diversos sub fundos do UNIQUE (hedge sub-fund, lógica equities, absolute return sub fund, opportunities sub fund) e lançamentos de taxas e corretagens. Existem suspeitas de que a existência de novos fundos de investimentos OFF-SHORE visam, utilizar o modelo criado inicialmente pelo OPPORTUNITY FUND para investir no mercado brasileiro, fazendo a captação de clientes no Brasil burlando as exigências das autoridades brasileiros que atuam no mercado financeiro nacional.

ANEXO 1 – Contábil\ANEXO 1.pdf

ANEXO 2 – Contábil\ANEXO 2.pdf

Assunto:Re: Codsal and Opportunity Fiex - KYC Requirements

De:[email protected]

Data:Wed, 21 May 2008 13:35:11 -0400

Para:Marcia Brick

CC:[email protected], [email protected]

Hi Marcia,

Sorry for the late response, but going back to the below, our Compliance Group is still reviewing your request, but they did agree that as Opportunity Fund is the owner of Codsal, we would need for Opportunity Fund.

While we are reviewing Codsal, can you provide us with a Reliance letter for Opportunity Fund.

Thank you

Toshi

Atentamente/Kind Regards,

Toshihisa J. Watabe Llamas

Investor Services - Latin America

Brown Brothers Harriman & Co.

New York, NY 10005

Tel: 212-493-8947

Mobile: 917-660-1640

Fax: 212-493-5544

mailto: [email protected]

http://www.bbh.com

-----Marcia Brick wrote: -----

To: [email protected], [email protected]

From: Marcia Brick

Date: 03/24/2008 05:30PM

Subject: Re: Codsal and Opportunity Fiex - KYC Requirements

Dear Toshi,

I am a bit confused about the letter for Codsal.

I sent it to our Urguayan lawyer and he had the same impression as I did: thsi is something for Financial Institutions, and only part 1. of the letter would apply. He think it does not make sense to sign it.

Can you assist please!

Marcia

ANÁLISE No 3

Trata-se de e-mail enviado por Toshihisa funcionário do BBH (Brown Brothers Harriman), para Marcia Brick funcionária do Opportunity, nesta mensagem eles acertam detalhes sobre uma carta de pedidos sobre informações por parte da CODSAL uma empresa a qual tudo indica ser o Opportunity Fund dono, solicitando informações sobre o fundo, Marcia argumenta que somente um item da carta se aplicaria ao FUND pois seria para instituição financeira, consulta um advogado no Uruguai sobre o assunto e o mesmo concorda.

Assunto:Documentation - Opp Unique

De:Renata Fiuza

Data:Tue, 20 May 2008 19:17:03 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:"[email protected]" , "[email protected]" , "[email protected]" , InternationalDesk

Melissa,

Please find attached:

- Financial Statement as of 2006 (Gabriella sent you on December 13)

- PPM as of January 28, 2008

The AML Letter is not from Butterfield anymore since the new RTA of the fund is UBS Dublin. I asked them to send it to me.

This is the same case as of Opp Fund: we cannot sign the Reliance Letter from BBH, since the AML is done by RTA of the fund.

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 4

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza do Opportunity para diversos funcionários do BBH (Brown Brothers and Harriman), tratando de assuntos administrativos referentes à documentação, como AML Letter (Anti Money Laundry/contra lavagem de dinheiro) e RTA (Register Transfer Agent). No contexto tratam do envio da AML Letter que não deveria ser do BUTTERFIELD mais, pois o Agente que efetua o controle de registro e transferência de cotas (RTA) é o UBS de DUBLIN (na Irlanda) e este seria também o responsável pela confecção da AML Letter e não o BBH. No ANEXO 3 segue o parecer de auditoria do OPPORTUNITY UNIQUE FUND, este emitido no URUGUAI-MONTEVIDÉO em 31/12/2006, para seus quotistas informando que o Fundo é constituído nas Ilhas Virgens Britânicas, além de informar que nessa época o seu RTA era o Butterfield em BERMUDAS, e seu investment manager (administra os investimentos) seria o Opportunity Professional Investment Manager INC., esse FUND possui 100% da empresa MELVOL S.A., que por sua vez possui 100% da CODSAL S.A., além de possuir a maior parte de seus investimentos em fundos brasileiros.

No ANEXO 2 segue um PROSPECTO do fundo (Private Placement Memorandum), neste aparecem informações mais recentes sobre o UNIQUE FUND, como a mudança do RTA que agora é o UBS em Dublin, custodiante internacional é o Brown Brothers and Harriman, o responsável pelo cálculo da cota (NAV - Net Asset Value) é o UBS Pactual no Brasil e o auditor é a Pricewaterhousecoopers. No PPM consta informação de que somente investidores profissionais podem ser cotistas do fundo. Informa que o fundo está sujeito a conflitos de interesse devido ao fundo e outros fundos de investimento, além de UTILIZAR INFORMAÇÃO QUE NÃO É PÚBLICA E QUE SERIA LEGALMENTE PROIBIDO DE SER USADA (pág. 14/35 non-public information). O PPM informa que a proposta para se investir no fundo deve ser precedida de preenchimento do AML/KYC (AML – anti Money laundry e KYC – Know Your Client) este seria um formulário de informações sobre seu cliente, este entregue ao RTA.

ANEXO 3 – Contábil\ANEXO 3.pdf

ANEXO 4 – Contábil\ANEXO 4.pdf

Assunto:RE: FTSA Authorized Person Addendum

De:Renata Fiuza

Data:Tue, 20 May 2008 18:36:54 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:"[email protected]" , InternationalDesk , "[email protected]" , "[email protected]"

Hello Melissa,

Please find below the changes suggested by our Legal in Page 1 of the Addendum:

- All of them, except Opportunity Fund (645 9648):

“Notwithstanding any terms to the contrary in the Agreement, the Customer shall be liable for all instructions received from 2 of the following persons and verified by the Bank in accordance with the Security Procedure…”

- Opportunity Fund (645 9648):

“Notwithstanding any terms to the contrary in the Agreement, the Customer shall be liable for all instructions received from 2 of the following persons provided by instructions signed by at least 1 director and verified by the Bank in accordance with the Security Procedure…”

And another thing: Opportunity Unique Fund and Codsal S.A. has 3 directors and 2 attorneys, however one of the attorneys is not appearing in the addendum since we only have 4 spaces. This addendum doesn’t overrule the Fund’s signature card, right?

Thank you!

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Monday, May 12, 2008 6:03 PM

To: [email protected]

Cc: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Subject: Re: FTSA Authorized Person Addendum

Hi Renata,

Below are the dates that the FTSA was signed. I will follow-up with the dates for the TPSA and Reserva accounts.

Opportunity Fund 6459648 05/24/06

Opportunity Fund-Reserva 6459747

Opportunity Unique Fund 6459606 05/24/06

Opportunity Fiex 6459663 08/25/06

TPSA Investment Corp 6450209

Opportunity Codsal 7450109 08/09/06

Opportunity Global Investments 8450082 10/6/06

Opportunity International Investments 8450074 10/6/06

Atentamente/Kind Regards,

Melissa Ruiz

Investor Services-Latin America

Brown Brothers Harriman

140 Broadway

NY, NY 10005

Telephone: (212) 493-7964

Fax: (212) 493-5544

Renata Fiuza

05/12/2008 04:38 PM

[email protected]

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

Subject Re: FTSA Authorized Person Addendum

Hi Melissa,

I need the date we signed the Funds Transfer Services Agreement for the funds below:

Opportunity Fund 6459648

Opportunity Fund-Reserva 6459747

Opportunity Unique Fund 6459606

Opportunity Fiex 6459663

TPSA Investment Corp 6450209

Opportunity Codsal 7450109

Opportunity Global Investments 8450082

Opportunity International Investments 8450074

Thank you very much!

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231 - 28º andar

Tel: +55 21 3804 3856

Fax: +55 21 3804 3480

[email protected]

04/11/2008 11:22 AM

ToRenata Fiuza

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

SubjectFTSA Authorized Person Addendum

Hi Renata,

Please fill out the attached Funds Transfer Authorized Person Addendum for the following accounts:

Opportunity Fund 6459648

Opportunity Fund-Reserva 6459747

Opportunity Unique Fund 6459606

Opportunity Fiex 6459663

TPSA Investment Corp 6450209

Opportunity Codsal 7450109

Opportunity Global Investments 8450082

Opportunity International Investments 8450074

This document is needed in order for Funds Transfer to authenticate any type of fax instructions that BBH receives on your behalf. Please indicate who BBH should contact to authenticate these instructions and obtain two authorized signatures for this form. Please send me this document through email and mail me the original to:

Brown Brothers Harriman and Co

140 Broadway

New York, NY 10005

Attn:Melissa Ruiz-Investor Services 9th Fl

If you have any questions feel free to contact me.

Thank You

Atentamente/Kind Regards,

Melissa Ruiz

Investor Services-Latin America

Brown Brothers Harriman

140 Broadway

NY, NY 10005

Telephone: (212) 493-7964

Fax: (212) 493-5544

ANÁLISE No 5

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Melisa Ruiz do BBH (Brown Brothers and Harriman), na mensagem tratam do envio de autorização para registro e transferência dos fundos off-shore do Opportunity, cabe destacar que são informadas as respectivas contas que esses fundos, ao que tudo indica, possuem no BBH.

Assunto:FW: intimação que achei..

De:Elizabel Benozatti

Data:Fri, 23 May 2008 21:38:37 -0300

Para:"'[email protected]'"

From: Amalia Coutrim

Sent: sexta-feira, 23 de maio de 2008 15:47

To: Elizabel Benozatti

Subject: FW: intimação que achei..

From: Amalia Coutrim

Sent: sexta-feira, 23 de maio de 2008 12:46

To: Amalia Coutrim

Subject: Fw: intimação que achei..

----- Forwarded by Amalia Coutrim/OAM on 23/05/2008 15:45 -----

Walter Maciel/OAM

20/04/2006 18:04

ToAmalia Coutrim/OAM@Opportunity, Gilberto Braga/OAM@Opportunity

ccAna Carolina Silva/OAM@Opportunity

Subjectintimação que achei..

Walter Maciel

BANCO OPPORTUNITY S/A

(21)3804-3800

(See attached file: Oficio 249 da Receita.pdf)

ANÁLISE No 6

Trata-se de e-mail enviado por Elisabel Benozatti funcionária do Opportunity, enviando em anexo para ela mesma uma intimação da Receita Federal enviado ao Banco Opportunity, nesta o Corregedor Geral da Receita Federal REQUISITA a apresentação de documentação que comprove o recurso de R$ 70.000 pago para Martins Carneiro Consultoria Empresarial pelo Banco Opportunity sem existência de documentação que comprove a relação remuneratória.

ANEXO 5 – Contábil\ANEXO 5.pdf

Assunto:FW: fundo

De:"roberto lorch"

Data:Fri, 23 May 2008 16:39:23 -0300

Para:

Caro Frederico,

VC poderia me indicar com quem posso obter as informações solicitadas abaixo?

Atenciosamente,

Roberto Lorch

From: roberto lorch [mailto:[email protected]]

Sent: Friday, May 09, 2008 2:30 PM

To: '[email protected]'

Subject: fundo

Caro Frederico,

Como vai? Vc deve se recordar que nos encontramos em São Paulo mês passado.

Estou precisando saber quais são os ativos que estão no Fundo Opportunity Brazilian Agressive Equities

para tomada de decisão de compra. Não precisa ser exato (mesmo porque acredito que deve ser uma informação confidencial). Informação geral por setor e maiores posições já me resolve. Vc consegue?

Um grande abraço,

roberto

ANÁLISE No 7

Trata-se de e-mail enviado por Roberto Lorch para Frederico Robalino, funcionário do Opportunity. Na mensagem Roberto informa que encontrou-se com Frederico Robalino, este ocupante de cargo alto no Banco Opportunity, mês passado em São Paulo e solicita informações sobre quais ATIVOS o Opportunity Brazilian Agressive Equities (SUB FUNDO DO OPPORTUNITY FUND) está na carteira, pois precisa tomar uma decisão de compra (ao que tudo indica investir nesta modalidade do Opportunity Fund), Roberto receia que a informação seja confidencial, porém, informa que tal solicitação pode ser atendida de forma genérica. Forte suspeita de oferta de cotas de sub fundos de fundos OFF-SHORE para brasileiros residentes no Brasil.

Assunto:RE: FW: Opportunity

De:

Data:Fri, 23 May 2008 10:39:37 -0300

Para:

CC:,

Gabriela,

Consegui pegar uma reliance letter com o UBS Cayman para o fundo. Portanto só precisamos da documentação do IM.

Estamos no aguardo.

Qualquer dúvida pode me ligar.

Abraços,

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Bezerra, Carolina+

Sent: terça-feira, 20 de maio de 2008 10:56

To: 'Gabriella Bouquerel'

Cc: Sena, Beatriz; Carvalho, Bruno

Subject: RE: FW: Opportunity

Gabriela,

Chequei no sistema e vi que na verdade esta conta nunca foi ativada. O pessoal lá de fora iniciou o processo mas foi quando você disse que não iria mais operar com este fundo e o processo parou. Apesar deste gestor também ser gestor de fundos locais, no Brasil não precisamos identificar o gestor, por isso não tenho documentos deste opportunity na casa. Preciso realmente que você mande toda a documentação solicitada anteriormente.

Poderia ainda confirmar se o Administrador do fundo continua sendo UBS Cayman?

Qualquer dúvida estou à disposição.

Obrigada.

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Bezerra, Carolina+

Sent: terça-feira, 20 de maio de 2008 08:40

To: 'Gabriella Bouquerel'

Cc: Sena, Beatriz; Carvalho, Bruno

Subject: RE: FW: Opportunity

Gabriela,

Vou averiguar. O relacionamento existe lá fora mas está inativo. Vou checar o que precisamos fazer para regularizar.

Sobre o fundo ainda hoje devo ter uma resposta. Ontem foi feriado em Cayman, espero que hoje eles me respondam se podem assinar somente uma reliance letter para o fundo.

Obrigada.

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Gabriella Bouquerel [mailto:[email protected]]

Sent: segunda-feira, 19 de maio de 2008 20:23

To: Bezerra, Carolina+

Cc: Sena, Beatriz; Carvalho, Bruno

Subject: RE: FW: Opportunity

Oi Carolina, tudo bem?

A empresa gestora do Opportunity Fund (Opportunity Asset Administradora de Recursos de Terceiros Ltda.) também é gestora de alguns fundos do Opportunity que operam swap CETIP com o UBS (Opportunity Market FIM; Opportunity Total FIM; Opportunity T60 FIM, etc). Assim imagino que esta empresa já esteja cadastrada no UBS. Você pode confirmar por favor?

Obrigada,

Maria Gabriella Rezende Bouquerel

Opportunity

Avenida Presidente Wilson 231/28 andar Centro

Tel: 5521-3804-3745

Fax: 5521-3804-3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Monday, May 12, 2008 6:41 PM

To: [email protected]

Cc: [email protected]; [email protected]

Subject: RE: FW: Opportunity

Gabriella,

Estamos ainda analisando o que precisaremos para o fundo. Talvez somente uma carta seja necessário.

Para adiantar segue abaixo a documentação necessária para abertura de conta do Gestor que ainda não tem relacionamento com o UBS.

Segue também o Patriot Act para seu conhecimento.

Obrigada.

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Gabriella Bouquerel [mailto:[email protected]]

Sent: segunda-feira, 12 de maio de 2008 16:09

To: Bezerra, Carolina+

Cc: Sena, Beatriz; Carvalho, Bruno

Subject: RE: FW: Opportunity

Carolina, tudo bem? Realmente estou fora da mesa desde quinta...

O nome da gestora no Brasil do Opportunity Fund é Opportunity Asset Administradora de Recursos de Terceiros Ltda.

Se você precisar de mais alguma coisa pode me enviar por e mail por favor pois amanhã vou estar fora também.

Obrigada

Maria Gabriella Rezende Bouquerel

Opportunity

Avenida Presidente Wilson 231/28 andar Centro

Tel: 5521-3804-3745

Fax: 5521-3804-3480

05/12/2008 03:57 PM

To

cc,

SubjectRE: FW: Opportunity

Gabriella,

Desde quinta estou tentando falar com você sem sucesso. Vou adiantar o assunto por e-mail.

Precisamos confirmar quem é o Investment Manager do Opportunity Fund. Há um tempo atrás você tinha informado que o Opportunity fund tinha mudado de Gestor. Poderia nos passar o nome do gestor atual para checar se o mesmo já foi cadastrado alguma vez lá fora ou se teremos que fazer esse cadastro do zero.

Obrigada.

bjs,

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Bezerra, Carolina+

Sent: quinta-feira, 8 de maio de 2008 18:13

To: 'Gabriella Bouquerel'

Subject: RE: FW: Opportunity

pode me ligar por favor?

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Bezerra, Carolina+

Sent: quarta-feira, 7 de maio de 2008 19:24

To: 'Gabriella Bouquerel'

Cc: Carvalho, Bruno

Subject: RE: FW: Opportunity

Gabriela,

Entrei em contato com o time de revisão lá de fora (Tatiana Canady) e eles ficaram de me passar uma posição assim que possível do que temos pendentes. Aquele e-mail previamente enviado não está atualizado portanto não se baseie nele.

De qualquer forma o processo de inativação já foi parado e estamos correndo atrás da inclusão dos novos produtos.

Assim que tiver uma posição te passo.

Obrigada.

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

From: Gabriella Bouquerel [mailto:[email protected]]

Sent: quarta-feira, 7 de maio de 2008 11:07

To: Bezerra, Carolina+

Subject: Res: FW: Opportunity

Carolina, segue meu e mail. Obrigada

This message was sent from my handheld, which has limited capabilities.

----- Mensagem original -----

De: [[email protected]]

Enviada em: 05/06/2008 06:23 PM ZW3

Para:

Assunto: FW: Opportunity

Gabriela,

Solicitarm a abertura do Opportunity Fund para operar Renda Fixa, FX e Futuros off shore.

Confirma o nome do cliente?

Obrigada.

Carol

Carolina Bezerra

UBS Pactual - Client Onboarding Brazil

Praia de Botafogo, 501/5º floor - Torre Corcovado

22250-040 - Rio de Janeiro, Brasil

Telefone + 55 21 3262 9269

Fax  + 55 21 3262 8600

Central + 55 3262 4000

[email protected]

www.ubs.com/ubspactual

ANÁLISE No 8

Trata-se de e-mail enviado por Carolina Bezerra funcionária do UBS, para Gabriela Bouquerel do Opportunity, na mensagem acima ambas acertam assuntos relacionados ao Opportunity Fund, como o seu gestor que é o Opportunity Asset Management Gestora de recursos de Terceiros LTDA., seu administrador seria o UBS Cayman além de outros dados como a abertura do fundo para operar em outros tipos de investimento.

Assunto:FW: Pendências Unique Fund

De:Joilson Torres da Camara

Data:Fri, 23 May 2008 16:14:33 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:"[email protected]" , Claudio Ferreira

Marcos,

Segue anexo a resposta da circularização do BBH (Corretora)

Joilson Câmara

Opportunity - Excelência em Gestão de Recursos

Av.Presidente Wilson 231, 28° andar

Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

Tel: (21) 3804-3884

-----Original Message-----

From: Claudio Ferreira

Sent: sexta-feira, 23 de maio de 2008 09:11

To: Joilson Torres da Camara

Subject: FW: Pendências Unique Fund

Claudio Roberto de Azevedo Ferreira

Controladoria

Opportunity - Excelência em Gestão de Recursos

Av. Presidente Wilson, 231 - 28º andar

Rio de Janeiro, RJ - 20030-021

Tel. (21) 3804-3781

Fax. (21) 3804-3480

http://www.opportunity.com.br

-----Original Message-----

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: quarta-feira, 21 de maio de 2008 19:39

To: Claudio Ferreira

Cc: Norberto Tomaz; [email protected]

Subject: Pendências Unique Fund

Prezado Claudio,

Seguem abaixo são as pendências do Unique.

Faremos uma nova revisão na minuta para amarrar todos os números, porque

houve muitas mudanças. Ainda há perguntas a serem respondidas para o

Uruguai, vou providenciar outras respostas (com base nos novos números) e

caso eu tenha alguma dúvida, entrarei em contato!

Atenciosamente,

Janaina Tiemi | | PricewaterhouseCoopers | Phone: +55 (21) 3232-6112 |

[email protected]

----- Forwarded by Janaina Tiemi/BR/ABAS/PwC on 21/05/2008 19:27 -----

Marcos

Pereira/BR/ABAS/P

wC

To Janaina Tiemi/BR/ABAS/PwC@SOACAT

21/05/2008 19:24

Cc

Subject Pendências Base Unique

Janaína,

seguem as pendências do cliente para conclusão do Unique:

-> Resposta de circularização:

Banco Externo: Santander

Corretora: Brown Brother Harriman

Advogados: Harneys Westwood & Riegels

Administrador: Butterfield Fund Services (Bermuda) Limited

-> Diferença na posição de custódia das ações da Embraer (EMBR3),

registradas no fundo Ridgeview Hedge. A diferença é de 79.800 ações, o que

gera um efeito de R$ 1.608 mil em 31/12/2007;

-> Custódia da operações de Termo, futuro e swap registradas no exterior.

Recebemos apenas algumas custódias de swap;

abs,

Marcos Pereira | PricewaterhouseCoopers | Assurance | Senior Associate

Rua da Candelária, 65 | ZIP: 20091-020 | Rio de Janeiro – RJ | Brasil

( Phone: +55 (21) 3232-6112 | 7 Fax: +55 (21) 2516-6591 | * E-mail:

[email protected]

ANÁLISE No 9

Trata-se de e-mail enviado por Joilson Câmara funcionário do Opportunity para Marcos Pereira funcionário da Price, ambos tratam de diversos assuntos divergentes que devem ser solucionados na auditoria feita no Opportunity Fund, mas o que destacou importância no e-mail foi o arquivo enviado em anexo, em sua pág. 6/7 consta um cartão de coleta de assinaturas as quais essa equipe policial identificou em diversos outros documentos importantes como sendo de Verônica Dantas, Dório Ferman, Eduardo Penido e Daniel Dantas.

ANEXO 6 – Contábil\ANEXO 6.pdf

Assunto:FW: Trade done today

De:Renata Fiuza

Data:Fri, 23 May 2008 16:06:21 -0300

Para:"'[email protected]'" , "'[email protected]'"

CC:InternationalDesk

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: Renata Fiuza

Sent: Friday, May 23, 2008 3:43 PM

To: '[email protected]'; '[email protected]'

Cc: InternationalDesk

Subject: FW: Trade done today

Carlos, please see attached the invoice for this trade Thank you!

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: Renata Fiuza

Sent: Friday, May 23, 2008 2:51 PM

To: '[email protected]'; '[email protected]'

Cc: InternationalDesk

Subject: Trade done today

Hello Carlos,

We did the following trade today:

Bought USD

Amount: R$ 10.897.672,00

Amount: USD 6.575.161,10

Rate: 1.6574

Settlement: D2/D2 (May 27/May 27)

Ref: Dividends and interest on capital

Could you please send the swift message to ABN SP?

Thank you!

Kind Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 10

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza para diversos funcionários do Banco ABN no URUGUAI, nesta mensagem Renata Fiuza do Opportunity solicita que o funcionário Carlos Tolve do ABN Uruguai para transferir um saldo de US$ 6.575.161,10 para o ABN NY. Ao que tudo indica esta movimentação está sendo feita referente ao Opportunity Unique Fund.

ANEXO 7 – Contábil\ANEXO 7.doc

Assunto:highlake

De:Adriana Dutra

Data:Wed, 21 May 2008 17:46:23 -0300

Para:"Adriel Brathwaite ([email protected])" , "'[email protected]'"

CC:Cristina Caetano , Denise Perez

Adriel

As per Cristina Caetano, see the pdf file attached as requested. I will send you the original document by mail.

Regards, Adriana

Adriana Dutra

Opportunity

Departamento Jurídico

Av. Presidente Wilson, nº 231 - 28º andar

Centro - Rio de Janeiro - RJ

Cep: 20030-021

Tel: (21) 3804-3474

Fax:(21) 3804-3480

E-mail: [email protected]

ANÁLISE No 11

Trata-se de e-mail enviado por Adriana Dutra funcionária do Opportunity, para diversas pessoas, nesta mensagem está encaminhando em anexo um registro de transferência de ação da HIGHLAKE INTERNATIONALBUSINESS COMPANY Ltd. feita pelo CVC LP para o Opportunity Fund, assinam o documento Eduardo Penido, Paulo Caldeira.

ANEXO 8 – Contábil\ANEXO 8.pdf

Assunto:Informações Opportunity

De:Leticia Biller

Data:Mon, 19 May 2008 10:01:53 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:Frederico Robalinho

Nathalie,

Tudo bem?

Como combinamos por telefone, seguem informações sobre o Opportunity Unique Fund.

Por favor, me avise se precisar de qualquer informação.

Atenciosamente,

Leticia Biller

Opportunity - Excelência em Gestão de Recursos

Tel: 55 21 3804-3881

Fax: 55 21 3804-3480

From: Nathalie Miedzinski [mailto:[email protected]]

Sent: segunda-feira, 19 de maio de 2008 04:42

To: Julia Junqueira

Subject: Contato Leticia

Julia,

Bom dia. Conforme conversamos na sexta feira, estamos abrindo um Fundo de Fundos e gostaria de entrar em contato com a Leticia que cuida da parte off shore para ter acesso aos fundos off shore e base de dados.

Voce poderia passar o meu contato para ela e pedir, por gentileza, para entrar em contato comigo?

Desde ja agradeco.

Att,

Nathalie

Nathalie Riccomi Miedzinski

RHÔNE RIVER INVESTMENT MANAGEMENT

Geneva : Rue Ferdinand Hodler 23, C.P. 3272, CH - 1211 Geneva 3

Phone: +41 22 718 3400

Mail: [email protected] - Web: http://www.rhoneinvest.com

ANÁLISE No 12

Trata-se de e-mail enviado por Leticia Biller funcionária do Opportunity para Nathalie Riccomi, enviando informações de divulgação do Opportunity Unique Fund, consta no ANEXO 9 slide 13, que o foco de aplicação do Opportunity Unique Fund é no mercado brasileiro e EM (Emerging Markets), além de apresentar Felipe de Pádua como “manager” do fundo.

ANEXO 9 –Contábil\ANEXO 9.ppt

ANEXO 10 –Contábil\ANEXO 10.pdf

ANEXO 11 –Contábil\ANEXO 11.pdf

Assunto:International Markets - KYC

De:Renata Fiuza

Data:Wed, 21 May 2008 16:09:30 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:InternationalDesk , "[email protected]"

Hello Melissa,

Please find attached the newest Deed of Incorporation of IMI. This company doesn’t have audited financial statement.

And since the owner of IMI is Opportunity Fund, we cannot sign the reliance letter because the UBS Cayman is the responsible for doing the KYC of the clients.

Thank you!

Kind Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 13

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Melissa Ruiz do BBH, nesta mensagem foi encaminha um documento do IMI, empresa que participou da operação societária de DROP DOWN com o Opportunity Fund, neste documento do IMI aparacem duas empresas como sócias, Opportunity Fund (LP – Limited Partner) e VIVREMOL S.A. (GP – General Partner), cabe de destacar que VIVREMOL S.A. é uma empresa domiciliada em MONTEVIDÉO, apesar de ser o GP (poder de controle) o OPP FUND que possui a maior parte do capital investido, porém consta como LP.

ANEXO 12 –Contábil\ANEXO 12.pdf

Assunto:

De:Luiza Wehling

Data:Wed, 21 May 2008 15:01:20 -0300

Para:"Bianca Haegler ([email protected])"

Luiza Wehling

Opportunity Asset Management

Av. Presidente Wilson, 231 - 28º andar

Rio de Janeiro, RJ - 20030-021

Tel. +55 21 3804-3814

Fax. +55 21 3804-3480

[email protected]

ANÁLISE No 14

Trata-se de e-mail enviado por Luiza Wheling funcionária do Opportunity para Bianca Haegler, nesta mensagem encaminha em anexo extratos de investimento do OPPORTUNITY UNIQUE FUND, onde nestes constam informações como ACCOUNT ID (identificação da conta), HOLDER ID (identificação do proprietário), FUND ID (identificação do FUNDO), porém todas essas informações encontram-se em forma de números, para se preservar o sigilo das informações.

ANEXO 13 –Contábil\ANEXO 13.pdf

ANEXO 14 –Contábil\ANEXO 14.pdf

ANEXO 15 –Contábil\ANEXO 15.pdf

Assunto:NF 0047 - Maio 08 - Noroeste

De:"ebelo"

Data:Wed, 21 May 2008 12:23:28 -0300

Para:"'Vitoria Pina'" , "'Lorenza Fernandez'" , "'Daniele Previtali'"

CC:, "'Cicero Barros'"

Anexo, NF Noroeste. Original segue via malote.

<<...>> Bjs.

Elaine Belo

Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A.

* [email protected]

( 55 11 7640-5034 Celular

( 55 11 3167-3561 Escritório

www.agrosb.com.br

ANÁLISE No 15

Trata-se de e-mail enviado por um funcionário da Agropecuária Santa Bárbara para Vitória Pina funcionária do Opportunity, ao que tudo indica secretária de Daniel Dantas ou Verônica Dantas. Na mensagem está sendo encaminhada uma NF da empresa NOROESTE CONSULTORIA E PARTICIPACOES LTDA, esta que possui Carlos Rodendurg como sócio, faturando um valor de R$ 25.000 descriminado como consultoria, e direcionada para o Opportunity Equity Partners Administradora de Recursos LTDA.

Consulta efetuado no SERPRO sobre a empresa Noroeste Consultoria e Participações LTDA.:

CNPJ: 08.091.876/0001-00 (MATRIZ)

CPF RESP.: 101.087.425-04 QUALIF.: SOCIO-ADMINISTRADOR

N.EMP.: NOROESTE CONSULTORIA E PARTICIPACOES LTDA.

NOME FANTASIA:

DT CONSTIT/ABERTURA : 19/06/2006(06/2006)

SIT.CAD.CNPJ: ATIVA

DATA DA SITUACAO : 19/06/2006(06/2006) PROC. INSCR. OFICIO:

END.: RDV SP 107, KM 14,5 S/N

BAIRRO : DUAS PONTES

MUNICIPIO: 6137 AMPARO

UF : SP CEP : 13908-000 TELEFONE : 11-35495300 FAX : 11-32854947

ORGAO : 0812401

QUALIF. TRIB: PORTE DA EMPRESA: EMPRESA DE PEQUENO PORTE

CNAE: 7020-4-00 Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consu

ltoria técnica específica

NIRE : 35220762171

NAT JUR: 206-2 SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA

CNPJ ADMININISTRADOR: ORGAO ADUANEIRO - 0812400

CONTADOR CPF : CRC: CAP.SOC: 1.000,00

CONTADOR CNPJ: CRC:

SEGUNDO TELEFONE:

CORREIO ELETRONICO: [email protected]

CPF RESP EMPRESA: 101.087.425-04 CAPITAL SOCIAL : 1.000,00

NOME RESPONSAVEL: CARLOS BERNARDO TORRES RODENBURG

CPF/CNPJ NOME/NOME EMPRESARIAL DO SOCIO

QUALIFICACAO FONTE/DATA DO EVENTO

_ 101.087.425-04 CARLOS BERNARDO TORRES RODENBURG

SOCIO-ADMINISTRADOR FONTE: QSA INCLUIDO: 19/06/2006

_ 000.707.005-59 HERBERT WERNER RODENBURG

SOCIO FONTE: QSA INCLUIDO: 19/06/2006

NAO EXISTEM SOCIOS EXCLUIDO PARA O CNPJ INFORMADO

ANEXO 16 –Contábil\ANEXO 16.pdf

Assunto:Re: Open orders Reports/Balance & Movements-May 20, 2008

De:

Data:Tue, 20 May 2008 17:24:05 -0500

Para:,

<<20080520.zip>> <<71976.ZIP>>

1 redemption request

Patria Parchment

UBS Fund Services (Cayman) Ltd

PO Box 852GT, 227 Elgin Avenue

George Town, Grand Cayman KY1-1103

Cayman Islands

Tel: 345 914 1083 Fax: 345 914 4060

Email: [email protected]

ANÁLISE No 16

Trata-se de e-mail enviado por Patricia Parchment funcionária do UBS Cayman, para Gabriel Bouquerel funcionária do Opportunity, informando sobre um resgate (redemption) feito em algum fundo, suspeita-se ser o Opportunity Fund. Encaminhou em anexo a movimentação desse fundo, porém, não foi possível identificar pessoas, pois, identificação do fundo, do cotista é feita através de números.

ANEXO 17 –Contábil\ANEXO 17.txt

ANEXO 18 –Contábil\ANEXO 18.txt

ANEXO 19 –Contábil\ANEXO 19.txt

Assunto:RE: Opportunity Unique - confirmation signed

De:Renan Feuchard Pinto

Data:Fri, 23 May 2008 17:13:38 -0300

Para:"'[email protected]'" , "[email protected]" , InternationalDesk

Hi, Stephen

We do agree with all the details below.

Regards,

Renan Feuchard

Opportunity Asset Management

Av. Presidente Wilson, 231 / 28º andar - Centro

Rio de Janeiro - RJ - CEP 20030-021

Tel. 55 21 3804-3872

Fax 55 21 3804-3480

www.opportunity.com.br

-----Original Message-----

> >From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Friday, May 23, 2008 8:13 AM

To: Renata Fiuza; [email protected]; InternationalDesk

Subject: RE: Opportunity Unique - confirmation signed

Hi

Can you please confirm the below

OPPOUNI FX22686882 SLY NY 21-May-2008 27-May-2008 22-May-2008 2.805 PEN 5,620,000.00 USD 2,003,565.06 S

OPPOUNI FX22686912 SLY NY 21-May-2008 23-Jun-2008 19-Jun-2008 2.7885 PEN 5,620,000.00 USD 2,015,420.48 B

-----Original Message-----

> >From: Renata Fiuza [mailto:[email protected]]

Sent: 22 May 2008 18:02

To: Messer, Gregory: Sales (NYK); InternationalDesk

Cc: London Confirmations; NDF Settlements; EM Sales Assistants (US)

Subject: Opportunity Unique - confirmation signed

Hello,

Please find attached the below confirmations signed:

- FX 76530587

- FX 76718477

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 17

Trata-se de e-mail enviado por Renan Pinto funcionário do Opportunity para Stephen do Barclays Bank solicitando a confirmação de algumas operações financeiras que seguiram no e-mail. Não foi possível identificar com precisão do que se tratavam as operações.

Assunto:Opportunity Unique - confirmation Signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 13:53:44 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:"[email protected]" , InternationalDesk , "'[email protected]'"

Hello,

Please find attached the confirmation SDB710683082-7 signed.

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 18

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Jinelle Coursiere funcionária do Goldman Sachs, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND. As operações financeiras referem-se a F/X Investments os quais essa equipe policial desconhece o funcionamento.

ANEXO 25 – Contábil\ANEXO 25.pdf

Assunto:Opportunity Unique - Confirmation signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 13:57:18 -0300

Para:"'[email protected]'" , Renan Feuchard Pinto

CC:"[email protected]" , "[email protected]" , InternationalDesk

Hello Joaquim,

Plese find attached the confirmation 1220277 signed.

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 19

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para diversas pessoas, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND. As operações financeiras referem-se câmbio de índices de moedas, no caso dólar e euro realizados entre Opportunity e Santander/NY.

ANEXO 26 – Contábil\ANEXO 26.pdf

Assunto:Opportunity Unique - confirmation signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 14:01:40 -0300

Para:"'[email protected]'" , InternationalDesk

CC:"[email protected]" , "[email protected]" , "[email protected]"

Hello,

Please find attached the below confirmations signed:

- FX 76530587

- FX 76718477

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 20

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Gregory Messer funcionário do Barclays Capital, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND, além de constar o endereço do Opportunity no Brasil (presidente Wilson/RJ). As operações financeiras referem-se a F/X Investments os quais essa equipe policial desconhece o funcionamento.

ANEXO 27 –Contábil\ANEXO 27.pdf

ANEXO 28 –Contábil\ANEXO 28.pdf

Assunto:Opportunity Unique - confirmations signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 13:51:43 -0300

Para:"'Wei, Xiaoyun (Miranda)'"

CC:InternationalDesk , "Fisher, Mary R."

Hello,

Please find attached the below confirmations signed:

- SDB534560580

- -SDB 508851827

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 21

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Xiao Yun funcionária do Goldman Sachs, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND. As operações financeiras referem-se a F/X Investments os quais essa equipe policial desconhece o funcionamento.

ANEXO 29 –Contábil\ANEXO 29.pdf

ANEXO 30 –Contábil\ANEXO 30.pdf

Assunto:Opportunity Unique - confirmations signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 13:56:05 -0300

Para:"'[email protected]'" , InternationalDesk

CC:"'Scansaroli, Chris (Operations)'"

Hello All,

Please find attached the below confirmations signed:

- OOFTYK

- OOFSVG

- OOFS7K

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 22

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para diversas pessoas, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND. As operações financeiras referem-se a F/X Investments os quais essa equipe policial desconhece o funcionamento.

ANEXO 31 –Contábil\ANEXO 31.pdf

ANEXO 32 –Contábil\ANEXO 32.pdf

ANEXO 33 –Contábil\ANEXO 33.pdf

Assunto:Opportunity Unique Fund - confirmations signed

De:Renata Fiuza

Data:Thu, 22 May 2008 13:59:54 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:InternationalDesk

Hello,

Please find attached the below confirmation s signed.

- 2388916 (termination)

- -2382295 (termination)

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

ANÁLISE No 23

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity para Jinelle Geofrey Villacis funcionário do Barclays Capital, informando a realização de uma transação financeira do Opportunity Unique Fund. O documento segue assinado por Eduardo Penido e Dório Ferman, demonstrando que estes de fato autorizam as operações do UNIQUE FUND. As operações financeiras referem-se a F/X Investments os quais essa equipe policial desconhece o funcionamento.

ANEXO 34 –Contábil\ANEXO 34.pdf

ANEXO 35 –Contábil\ANEXO 35.pdf

Assunto:RE: Opprtunity Unique Hedge SUb- Fund

De:

Data:Mon, 19 May 2008 15:52:29 +0100

Para:[email protected]

They did not say yet, they just wanted to know if it was before they made their decision to invest.

I will let you know if I hear anything.

Thanks

Sharon

From: Renata Fiuza [mailto:[email protected]]

Sent: 19 May 2008 15:49

To: Gough, Sharon

Subject: RE: Opprtunity Unique Hedge SUb- Fund

Hello Sharon,

The series B is still open for subscriptions. Do you know how much will be the subscription?

Thanks!

Regards,

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Monday, May 19, 2008 11:33 AM

To: Renata Fiuza; Gabriella Bouquerel

Subject: FW: Opprtunity Unique Hedge SUb- Fund

Hi Renata/Gabriella,

Can you confirm if the Opportunity Hedge Sub Fund series B is still open to subscriptions? The last investor has redeemed out of this fund so there are no shares left.

I had a query in relation to this today from a potential investor.

Thanks

Sharon

ANÁLISE No 24

Trata-se de e-mail enviado por Gabriela Bouquerel e Renata Fiuza, ambas funcionárias do Opportunity para Sharon Gough funcionária do UBS, tratam na mensagem da possibilidade do UNIQUE FUND receber uma subscrição de um investidor, os funcionários do Opportunity perguntam de quanto seria a subscrição e que a série B do UNIQUE continua aberta para se receber subscrições.

Assunto:RE: Pgto DELAWARE

De:Renata Fiuza

Data:Mon, 19 May 2008 10:46:23 -0300

Para:"'[email protected]'"

CC:"[email protected]"

Bom dia Pedro,

Segue em anexo a carta assinada. Obrigada!

Att.

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Thursday, May 15, 2008 10:36 AM

To: Renata Fiuza

Cc: [email protected]

Subject: RE: Pgto DELAWARE

Renata,

Deve ser ao UBS House, pq é direcionada para Bahamas.

Att,

Pedro

From: Renata Fiuza [mailto:[email protected]]

Sent: Thursday, May 15, 2008 10:22 AM

To: Perricelli, Pedro

Cc: Moreira, Mariana

Subject: RE: Pgto DELAWARE

Pedro,

A carta deve ser aos cuidados do UBS House? Ou posso colocar ao UBS Pactual?

Obrigada!

Renata Fiuza

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231/28º andar

Phone #: 55 21 3804 - 3856

Fax #: 55 21 3804 -3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Wednesday, May 14, 2008 11:21 AM

To: Renata Fiuza; Gabriella Bouquerel

Cc: [email protected]

Subject: Pgto DELAWARE

Renata,

Poderia providenciar as assinaturas na carta em anexo, pf?

Segue em anexo a carta e a Delaware Tax Notice referente a 2007..

Obrigado,

Pedro

ANÁLISE No 25

Trata-se de e-mail enviado por Renata Fiuza funcionária do Opportunity, para Pedro Perricelli funcionário do UBS, ambos discutem o pagamento que a RIDGEVIEW deve fazer pelo UBS BAHAMAS referente a um valor de US$ 200,00, ao que tudo indica imposto devido a DELAWARE.

ANEXO 36 –Contábil\ANEXO 36.pdf

Assunto:Posição Custódia

De:

Data:Mon, 19 May 2008 10:19:46 -0300

Para:<'[email protected]'>, <'[email protected]'>, <'[email protected]'>, <'[email protected]'>, <'[email protected]'>

Bom dia.

Segue a posição de custódia.

Att.,

Fábio Pugliese

UBS Pactual

Offshore Funds

Phone: +55 (21) 3262-9983

Central: +55 (21) 3262-9600

[email protected]

www.ubs.com

Praia de Botafogo, 501 - 6º andar

Rio de Janeiro - RJ - Brazil - 2250-040

Visit our website at http://www.ubs.com

ANÁLISE No 26

Trata-se de e-mail enviado por Fabio Pugliese funcionário do UBS, para diversos destinatários do Opportunity, na mensagem encaminha em anexo um extrato de aplicações financeiras da RIDGEVIEW LLC, pelo extrato note-se que a RIDGEVIEW aplica em ações do mercado brasileiro de ações.

ANEXO 37 –Contábil\ANEXO 37.pdf

Assunto:Powers of Attorney - Opportuntity

De:

Data:Tue, 20 May 2008 17:43:30 -0500

Para:

Gabriella:

Please see comment from our compliance dept:

Of those who can sign signly, we do not have KYC on Lucia Nabuco. Roxane (compliance officer) may request this when she is reviewing the file.

Alison

From: Parchment, Patria

Sent: Friday, May 16, 2008 9:13 AM

To: Shirlaw, Alison

Subject: FW: Powers of Attorney - Opportuntity

Alison:

Please see email below.

Kind regads,

From: Gabriella Bouquerel [mailto:[email protected]]

Sent: Thursday, May 15, 2008 4:43 PM

To: Parchment, Patria

Subject: RE: Powers of Attorney - Opportuntity

Dear Patria,

On the first power of attorney, Sylvia Maria da Glória de Mello Franco Nabuco grant powers individually to Maria do Carmo Nabuco, Luis Antonio Nabuco, Lúcia Nabuco and Sylvia Nabuco. They can act singly. The second document is a delegation from Luis Antonio Nabuco and Maria do Carmo Nabuco granting powers to Alarico Silveira, Antonio Carlos Dantas, Luis Patricio Miranda, Pedro Luiz Bodin and Luciano Soares. On this second document they have to act jointly (any of two).

Please let us know if there is any question.

Thank You,

Maria Gabriella Rezende Bouquerel

Opportunity

Avenida Presidente Wilson 231/28 andar Centro

Tel: 5521-3804-3745

Fax: 5521-3804-3480

From: [email protected] [mailto:[email protected]]

Sent: Wednesday, May 14, 2008 12:38 PM

To: Gabriella Bouquerel

Subject: FW: Powers of Attorney - Opportuntity

Gabriella:

Could you please advise us on the below emai.

Thank you.

Patria.

From: Shirlaw, Alison

Sent: Friday, April 18, 2008 10:30 AM

To: Parchment, Patria

Subject: Powers of Attorney - Opportuntity

<>

Patria

These are two Powers of Attorney for Opportunity. Can you please clarify with Gabriela, what authority the people have ie can they sign by themselves or has there to be two of them etc. I have tried to translate the docs but it didn't work well and need to know what they actually say.

Thansks

Alison

Alison Shirlaw

UBS Fund Services (Cayman) Ltd.

227 Elgin Avenue

P.O. Box 852 GT

Grand Cayman

Cayman Islands

Tel: + 1 (345) 914 5003

E-mail: [email protected]

ANÁLISE No 27

Trata-se de e-mail enviado por Patricia Parchment funcionária do UBS, para Gabriela Bouquerel funcionária do Opportunity, nesta mensagem trata do KYC (formulário de dados do cliente) de LUCIA NABUCO, além de discutirem a existência de procurações de outras pessoas, que pelo sobre nome (NABUCO) conclui-se serem da mesma família. Forte suspeita de serem brasileiros investindo em fundos OFF-SHORE de forma ilegal.

Assunto:Timesheets operação BT

De:Cristina Caetano

Data:Fri, 23 May 2008 09:30:04 -0300

Para:'Francisco Antunes Maciel Müssnich'

CC:Danielle Silbergleid

Chico

Bom dia.

Para agilizar o processo de revisão e pagamento das horas gostaria de lhe pedir a gentileza de nos mandar o timesheets da operação da BT tão logo possível.

Depois que conferirmos os timesheets, nós lhe informamos qual empresa pagará as notas.

Beijos

Cristina

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

ANÁLISE No 28

Trata-se de e-mail enviado por Cristina Caetano funcionária do Opportunity para Francisco Musnich, sócio do escritório Barbosa Musnisch e Aragão, nesta mensagem ambos acertam o valor a ser cobrado pelo escritório de advocacia, nota-se facilidade em desvincular a empresa geradora do gasto e a empresa que efetuará seu pagamento, através do trecho transcrito “Depois que conferirmos os timesheets, nós lhe informamos qual empresa pagará as notas”.

Assunto:RE: wire transfer confirmation

De:Flavia Wilmen

Data:Fri, 23 May 2008 09:20:51 -0300

Para:'Patricia Nin'

Dear Patricia,

It was Butterfield Bank on May 20th.

Thanks,

Flavia Wilmen

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231, 28º andar, Centro

Rio de Janeiro - RJ, 20030-021

Tel.: +55 21 3804-3847

From: Patricia Nin [mailto:[email protected]]

Sent: quarta-feira, 21 de maio de 2008 18:04

To: Flavia Wilmen

Subject: RE: wire transfer confirmation

Thanks flavia for this email.

Could you please inform us the transaction date and the name of your bank?

Best regards,

Patricia

From: Flavia Wilmen [mailto:[email protected]]

Sent: Miércoles, 21 de Mayo de 2008 04:22 p.m.

To: 'Patricia Nin'

Subject: FW: wire transfer confirmation

F20: Sender's Reference

37262

F23B: Bank Operation Code

CRED

F32A: Val Dte/Curr/Interbnk Settld Amt

080520

USD

[ US DOLLAR ]

4487,11

#4,487.11#

F50K: Ordering Customer-Name & Address

OPPORTUNITY EQUITY PARTNERS LTD

/CUSTOMER A/C NO.:01201037262

CUSTOMER ID:37262

P.O.BOX 705,G.T.,GRAND CAYMAN

F57A: Account With Institution - BIC

CITIUS33

CITIBANK N.A.

NEW YORK,NY US

F59: Beneficiary Customer-Name & Addr

/30604518

CITIGROUP GLOBAL MARKETS INC

F70: Remittance Information

/FOR FURTHER CREDIT

//TO:MASSIMILIANO WAX

F71A: Details of Charges

OUR

F72: Sender to Receiver Information

/ACC/FFC MASSIMILIANO WAX

ANÁLISE No 29

Trata-se de e-mail enviado por Flavia Wilmen do Opportunity para Patricia Nin, informando a respeito de uma WIRE TRANSFER (transferência bancária internacional), feita pelo Opportunity através do BUTERFIELD BANK (20 de MAIO), e nas informações da transferência aparece como ordenante o Opportunity Equity Partners LTD e Recebidor o CITIGROUP (beneficiário – Massimiliano Wax).

3. Mensagens relacionadas a OPERAÇÕES SOCIETÁRIAS;

Assunto:contratos

De:Joao Mendes

Data:Wed, 21 May 2008 16:09:57 -0300

Para:Fábio Henrique Amorim Marco Peres

João Mendes de Oliveira Castro

Opportunity

Av. Presidente Wilson, 231-28º andar

Centro - Rio de Janeiro

Cep: 20030-021

Tel: + 55 21 3804-3432

Fax: + 55 213804-3480

E-mail: [email protected]

ANÁLISE No 1

Trata-se de e-mail enviado por João Mendes funcionário do Opportunity para Fábio Henrique, advogado do escritório Barbosa Musnich e Araguão, encaminhando em anexo dois arquivos contendo os contratos firmados na compra da Brasil Telecom pela Telemar. Cabe destacar que ao se analisar os seguintes contratos pode-se destacar os seguintes pontos:

No ANEXO 1, seria um contrato de venda da participação do GRUPO Opportunity (IMI, Opportunity Lógica Rio Consultoria e Participações LTDA, OPP I entre outros), CITIBANK (CVC International Brazil LP., CVC international Brazil Delaware LLC.) e Fundos de pensão (Investidores Institucionais Fundo de Investimento em Participações) para a compradora TELEMAR das empresas LEXPART e ARGOLIS Holding. As empresas DATABASE, MULTICONSULT, Opportunity Consultoria são empresas que possuem um mútuo de R$ 33.000.000, este que foi arquitetado para ser recebido pelo Grupo Opportunity com recursos oriundos diretamente da TELEMAR, conforme pode ser visto no link Contábil\ANEXO 41.ppt (SLIDE 9), e no presente contrato (ANEXO 1), na página 7/56 item 2.6. Conforme evidenciado neste caso específico ficou comprovado a utilização de recursos da TELEMAR para capitalização do Grupo através de operação complementar a venda de participação societária, resta comprovar como foram criados esses mútuos no valor de R$ 33.000.000, uma vez que tais tornam-se extremamente suspeitos, pois foram criados através de empresas diversas a gestão principal da CADEIA SOCIETÁRIA PRIMÁRIA de participação nos investimentos em TELES, indicando desvios de recursos para proveito do Grupo em detrimento de terceiros, estes demais acionistas. As três empresas ficam localizadas em Três Rios no Rio de Janeiro. Ao final do contrato pode-se identificar grande parte das assinaturas do contrato e constam em sua maioria os próprios “cabeças’’ do GRUPO OPPORTUNITY quais sejam Verônica Valente Dantas, Maria Amália Coutrim, Paulo Caldeira e Daniela Silbergleid Ninio.

No ANEXO 2, seria um contrato de venda da participação do GRUPO Opportunity, CITIBANK e Fundos de pensão para a compradora TELEMAR da empresa BRASIL TELECOM. No contrato observa-se que consta como comprador o Banco de Investimento Credit Suisse, pois a TELEMAR (Interveniente) e as outras partes preocupam-se com alguma restrição que venha a surgir na operação, portanto utilizaram a instituição financeira como intermediária da operação. O montante envolvido na operação foi de R$ 5.863.495.791,40 sendo (R$ 4.982.388.785,42 referente a venda da INVITEL e R$ 881.107.005,98 referente a ações diretas a BRT Participações). Cabe destacar que o valor de aproximadamente 4.9 bilhões confirma o controle feito pelo Opportunity conforme o link Contábil\ANEXO 42.xls (SUB-PLANILHA Ajuste US$ 60M), também fica evidenciado nesta planilha que ocorreu SÉRIA LESÃO AOS ACIONISTAS MINORITÁRIOS uma vez que estes no procedimento de compra das ações (TAG ALONG) só receberam o mínimo previsto de 80% por suas ações valor este pago na integralidade, ou seja, 100% para o CITI e OPP.

ANEXO 1 – Societário\ANEXO 1.pdf

ANEXO 2 – Societário\ANEXO 2.pdf

4. Mensagens relacionadas a OPERAÇÕES JURÍDICAS;

Assunto:Certidão

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 10:58:30 -0300

Para:"Pavie, Alberto ([email protected])"

Segue mais um documento importante do IP

beijos

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

ANÁLISE No 1

Trata-se e-mail transmitido por Cristina Caetano, advogada da área jurídica do Banco Opportunity à Alberto Pavie, advogado à serviço do banco, atuando em Brasília-DF , onde consta em anexo o envio de cópia de certidão emitida pela Delegacia de Falsificações e Defraudações da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, onde informa não haver nenhum procedimento investigatório naquela especializada, envolvendo o Consórcio Voa ou seus responsáveis e funcionários.

ANEXO 1 – Jurídico\ANEXO 1.pdf

Assunto:email 1

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 19:16:22 -0300

Para:"Ilana Muller ([email protected])"

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

ANÁLISE No 2

Vide “ANÁLISE NO 5”

ANEXO 2 –Jurídico\ANEXO 2.pdf

ANEXO 3 –Jurídico\ANEXO 3.pdf

ANEXO 4 –Jurídico\ANEXO 4.pdf

Assunto:email 2

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 19:16:59 -0300

Para:"Ilana Muller ([email protected])"

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

ANÁLISE No 3

Vide “ANÁLISE NO 5”

ANEXO 5 – Jurídico\ANEXO 5.pdf

ANEXO 6 –Jurídico\ANEXO 6.pdf

ANEXO 7 –Jurídico\ANEXO 7.pdf

Assunto:email 3

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 19:17:23 -0300

Para:"Ilana Muller ([email protected])"

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

ANÁLISE No 4

Vide “ANÁLISE NO 5”

ANEXO 8 –Jurídico\ANEXO 8.pdf

ANEXO 9 –Jurídico\ANEXO 9.pdf

ANEXO 10 – Jurídico\ANEXO 10.pdf

Assunto:FW:

De:Manuela Barcellos

Data:Tue, 20 May 2008 17:40:28 -0300

Para:Cristina Caetano

CC:Amalia Coutrim , "'[email protected]'"

Cristina, veja se vc vê necessidade de serem juntadas todas as matérias da TI. No relatório em anexo da Investigação Italia existem várias matérias e não podemos afirmar se são totalmente favoráveis (esse é o entendimento daqui).

From: Amalia Coutrim

Sent: Tuesday, May 20, 2008 5:30 PM

To: Manuela Barcellos

Subject: FW:

From: Amalia Coutrim

Sent: terça-feira, 20 de maio de 2008 16:56

To: '[email protected]'

Subject:

Cristina e Ilana

O relatório Investigação Italia traz uma explicação completa sobre as Investigações da Procuradoria de Milão. Entretanto não está atualizado.

O relatório Italia fatos novos traz a atualização até o mês de fevereiro de 2008. Tem no final o elenco, ou seja, os participantes desse escândalo que está sendo investigado pela Procuradoria de Milão.

Mais ou menos daqui a uma hora vamos ter uma consolidação dos dois relatórios mais a atualização até hoje.

E importante comentar que o relatório de hoje não vai trazer novidades da Italia.

Estou à sua disposição.

Amalia

ANÁLISE No 5

Trata-se de e-mail transmitido por Manuela Barcellos, funcionária do Banco Opportunity, à Cristina Caetano, já mencionada neste relatório, Amália Coutrim, funcionária do Banco Opportunity e Ilana Muller, advogada à serviço do banco na cidade de São Paulo-SP. Manuela faz uma análise sobre as matérias publicadas na mídia brasileira e italiana, constantes nos anexos 2 à 10. Manuela questiona à Cristina Caetano se há necessidade de serem juntadas todas as matérias relacionadas à Telecom Itália. No seu entendimento, ela não sabe afirmar se todas as matérias seriam favoráveis aos interesses do Banco Opportunity.

No e-mail seguinte, Amália Coutrim envia um resumo em relatório das citadas matérias, apresentado nos anexos 11 e 12. Em todos os anexos mencionados figuram os nomes de Daniel Valente Dantas, Marco Tronchetti Provera, Luis Roberto Demarco Almeida, Naji Nahas, as empresas Telecom Itália e Kroll, Luis Gushiken e a tradutora Luciane Araújo.

ANEXO 11 – Jurídico\ANEXO 11.doc

ANEXO 12 – Jurídico\ANEXO 12.doc

Assunto:FW: Minuta da petição ao Juiz da 6a. Vara Federal Criminal

De:Danielle Silbergleid

Data:Fri, 23 May 2008 18:49:32 -0300

Para:'Anderson Ninio'

-----Original Message-----

> >From: Alberto Pavie [mailto:[email protected]]

Sent: sexta-feira, 23 de maio de 2008 18:19

To: 'Alberto Pavie'; Danielle Silbergleid; Cristina Caetano

Subject: Minuta da petição ao Juiz da 6a. Vara Federal Criminal

Danielle:

Segue, agora, uma minuta ao Juiz da 6a. VAra Federal.

Pavie

-----Mensagem original-----

De: Alberto Pavie [mailto:[email protected]]

Enviada em: sexta-feira, 23 de maio de 2008 17:49

Para: 'Danielle Silbergleid'; 'Alberto Pavie'; 'Cristina Caetano'

Assunto: Minuta da petição ao Delegado

Prioridade: Alta

Danielle:

Segue a minuta (utilizei, obviamente, como base, o texto do Nélio).

Pavie

ANÁLISE No 6

Trata- se de e-mail transmitido por Danielle Silbergleid, funcionária da área jurídica do Banco Opportunity à Anderson Ninio, encaminhando outro e-mail, transmitido por Alberto Pavie, já mencionado neste relatório, à Danielle, enviando a minuta de petição, por ele revisada, ao Juiz da 6ª. Vara Criminal Federal, constante no anexo 13. Na citada minuta, é solicitada a concessão de vista dos autos, bem como cópias do procedimento No 2007.61.81.001285-2, que na minuta é mencionado como “inquérito”. Utilizam como motivador a matéria publicada em 26/04/2008, no Jornal Folha de São Paulo, onde Daniel Valente Dantas é citado como alvo de investigação por parte da Polícia Federal.

ANEXO 13 – Jurídico\ANEXO 13.doc

Assunto:FW: Petição 5 Vara

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 19:45:55 -0300

Para:"'[email protected]'" , "Ilana Muller ([email protected])"

Seguem as matérias que comprometem PHA e Demarco

beijos

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

From:Danielle Silbergleid

Sent: segunda-feira, 19 de maio de 2008 19:13

To: Cristina Caetano

Subject: Petição 5 Vara

No § após "Em verdade ...." (PAG 2/4)

Tal notícia revela-se particularmente grave diante das irregularidades já perpetradas no âmbito das investigações relacionadas a esse processo, relembre-se, previamente anunciado com alarde na imprensa, a partir de documentos acredita-se forjados por representante da Telecom Italia , e que tem como assistente de acusação pessoas que hoje foram desvendadas como integrantes de organização criminosa internacional [ANEXAR MATÉRIAS QUE COMPROMETAM DEMARCO E- SE FOR O CASO PHA].

ANÁLISE No 7

Trata-se de 2 e-mails que abordam as matérias publicadas na mídia, que comprometeriam as pessoas do jornalista Paulo Henrique Amorim e Luís Roberto Demarco Almeida, presentes nos anexos 14 à 18, podendo ser anexadas em uma petição à 5ª Vara. No primeiro, são encaminhadas as matérias à Ilana Muller, já citada neste relatório, por Cristina Caetano. No segundo, Danielle Silbergleid encaminha à Cristina Caetano trecho da citada petição, com recomendações de anexar tais matérias.

ANEXO 14 –Jurídico\ANEXO 14.pdf

ANEXO 15 –Jurídico\ANEXO 15.pdf

ANEXO 16 –Jurídico\ANEXO 16.pdf

ANEXO 17 –Jurídico\ANEXO 17.pdf

ANEXO 18 –Jurídico\ANEXO 18.pdf

Assunto:FW: Diogo Mainardi -Esperei Godot. Revista Veja edição de 20 de fevereiro de 2008

De:Cristina Caetano

Data:Mon, 19 May 2008 19:23:45 -0300

Para:"Ilana Muller ([email protected])"

Essa é a material do Diogo mainardi que fala do relatório.

beijos

Cristina L. Caetano

Opportunity

Av. Pres. Wilson, 231/28. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-021

T:(55 21)3804.3700 R. 3867

F: (5521) 3804.3480

From: Amalia Coutrim

Sent: segunda-feira, 19 de maio de 2008 19:22

To: Cristina Caetano

Subject: Diogo Mainardi -Esperei Godot. Revista Veja eidção de 20 de fevereiro de 2008

Diogo Mainardi

Esperei Godot.

E ele apareceu

"Eu sei que o caso da Telecom Italia é uma pauleira.

Mas alguns fatos precisam ser esclarecidos. O mais

urgente é o seguinte: o nome do presidente foi citado

nos autos de um tribunal italiano"

Eu sei que o caso da Telecom Italia é uma pauleira. Eu sei que há uma série de interesses empresariais em jogo. Mas alguns fatos precisam ser esclarecidos. O primeiro e mais urgente é o seguinte: o nome do presidente da República foi citado nos autos de um tribunal italiano. Ninguém pode fazer de conta que isso é uma bobagem.

Acompanhei o inquérito contra a Telecom Italia por dois anos. Esperando Lula. E, como Godot, ele nunca aparecia. Na semana passada, recebi uma cópia de um despacho emitido no finzinho de 2007 pelo Ministério Público italiano. Na página 33, pode-se ler um trecho do interrogatório de 5 de maio de 2007 de Giuliano Tavaroli, um dos diretores da empresa. Ele declarou:

"Sendo um homem do presidente Lula, (Mauro) Marcelo, depois de assumir o cargo no serviço secreto, nos garantiu seu apoio institucional, uma vez que (Daniel) Dantas era um inimigo do presidente Lula".

Como é que é? Apoio institucional? Lula pode ser inimigo de quem ele quiser. Daniel Dantas que se dane. Mas a suspeita de que isso teria motivado uma oferta de apoio institucional a uma empresa em detrimento de outra precisa ser contrastada. Por mais temerário que seja o acusador.

Aos fatos. Em meados de 2004, o delegado Mauro Marcelo foi nomeado para chefiar a Abin, depois de ter trabalhado como guarda-costas de Lula na campanha eleitoral de 2002. A escolha de seu nome para ocupar o cargo na Abin foi feita pessoalmente pelo presidente.

De acordo com os autos do tribunal italiano, o relacionamento de Mauro Marcelo com a Telecom Italia era de perfeita intimidade. Interrogado sobre o assunto, Fabio Ghioni, especialista em computadores contratado pela empresa, declarou que o chefe da Abin era "fornecedor de Jannone no Brasil, e por este era remunerado". Ghioni referia-se a Angelo Jannone, diretor da Telecom Italia.

O apoio institucional do lulismo à Telecom Italia é mencionado novamente em outra passagem do despacho. Está na página 13. No interrogatório de 19 de abril de 2007, Giuliano Tavaroli foi indagado sobre os 25 milhões de euros pagos pela empresa a Naji Nahas, sem que houvesse, de acordo com o procurador, "a menor evidência documental de um serviço efetivamente prestado". Tavaroli respondeu: "Naji Nahas era conhecido por suas ligações com os aparatos institucionais, como o ministro da Fazenda brasileiro". Isso mesmo: Antonio Palocci.

Tavaroli relatou também que a mala cheia de dólares a respeito da qual falei duas semanas atrás serviu, em parte, para subornar parlamentares.

O interesse dos procuradores italianos pelo Brasil é meramente incidental. O foco de seu inquérito é a arapongagem da Telecom Italia na própria Itália; o Brasil só entra de passagem. Se a gente quiser indagar mais sobre o assunto, o jeito é traba