concurso pÚblico prefeitura municipal de acari -...

16
CONTADOR - CÂMARA MUNICIPAL e CONTADOR - PREFEITURA MUNICIPAL 10/07/2016 CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARI - RN

Upload: nguyennhi

Post on 15-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONTADOR - CÂMARA MUNICIPAL e

CONTADOR - PREFEITURA MUNICIPAL

10/07/2016

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARI - RN

CONTADOR - CÂMARA MUNICIPAL e

CONTADOR - PREFEITURA MUNICIPAL

Nível Superior

GABARITO DO CANDIDATO

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARI - RN

10 Julho de 2016

01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

Português

Leia o texto I e responda as questões 1 e 2 Texto I

Uso de tecnologia ainda é desafio para escolas

Apesar de estar cada vez mais presente nas salas de aula, a tecnologia representada por celulares, tablets e computadores ainda impõe desafios para professores e alunos. Na rede pública, estudo mostra que os alunos não veem a presença de aparelhos tecnológicos como parte do seu processo de aprendizagem.

Segundo a dissertação de mestrado de André Toreli Salatino, da Faculdade da Educação da Universidade de São Paulo (USP), alunos do ensino médio de escolas na periferia da cidade de São Paulo fazem uso constante de aparelhos celulares na escola, mas, sem nenhuma orientação ou intervenção de seus professores, os aparelhos não são aproveitados no aprendizado. Para Salatino, a responsabilidade de criar situações de aprendizagem que incluam a utilização dos diversos aparelhos tecnológicos é do professor.

Segundo o pesquisador, as escolas recorrem à proibição e pouco fazem para reverter o mau uso dos aparelhos. "Temos que considerar que a proibição não retirou os aparelhos da escola", diz o pesquisador. Ainda segundo a pesquisa da USP, a tecnologia poderia contribuir mais com a aprendizagem dos alunos se fosse utilizada para criar uma relação com o conteúdo das disciplinas estudadas.

Na rede privada, a pesquisa Do Giz ao Tablet, documentada em vídeo pela consultoria em engajamento Santo Caos, mostra que muitas escolas não entendem como podem usar a tecnologia para potencializar a educação. "Por mais que tablets, lousas digitais ou ferramentas tecnológicas proporcionem alto potencial na sala de aula, eles são utilizados, na maioria das vezes, como mera apostila digital, apenas uma forma de acessar conteúdos que a escola disponibiliza", diz Guilherme Françolin, sócio da Santo Caos. O levantamento mapeou o uso da tecnologia em oito escolas de São Paulo, sendo duas públicas e seis privadas, e reuniu mais de 100 horas de gravação com diretores, professores, pais e especialistas.

Segundo Françolin, os professores não apostam no uso da tecnologia para melhorar a qualidade da educação no país. De acordo com educadores ouvidos na pesquisa, o problema da má qualidade do ensino reside nos programas pedagógicos. "Os conteúdos passados visam apenas o ingresso dos jovens nas universidades e não melhor preparo para a vida adulta. A escola está focada apenas no conteúdo e a tecnologia não colabora para mudar esse modelo", observa.

Françolin defende que as escolas trabalhem com mais clareza as competências que serão exigidas no mercado de trabalho e não apenas o ensino das disciplinas obrigatórias. Ainda de acordo com especialistas ouvidos pela pesquisa, as tecnologias devem ser consideradas apenas como uma ferramenta e 'não a resposta para todos os problemas'.

(Agência USP. Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/. Acesso em 06/04/2015. Texto adaptado.)

01 Segundo a pesquisa de mestrado citada no texto, é possível afirmar que a) o professor e a escola devem proibir o uso de celular na sala de aula, por não considerarem tal uso importante. b) o professor e a escola trabalham competências que são exigidas no mercado de trabalho, além das disciplinas

obrigatórias. c) o aluno gostaria de utilizar tanto o celular quanto o tablet na sala de aula, no sentido de facilitar o aprendizado. d) o professor tem a responsabilidade de mediar o uso dos celulares dos alunos na sala de aula. e) a escola não está focada num tipo de ensino que poderia incluir a tecnologia na sala de aula, mas os professores

não almejam isso. 02 Avalie como corretas (C) ou erradas (E) as afirmações da pesquisa Do giz ao tablet, relativas ao uso da tecnologia. I) Na sala de aula, muitas vezes, o uso do aparato tecnológico é realizado de maneira semelhante aos moldes

tradicionais, como leitor de conteúdos digitais. II) A utilização de tecnologia não sugere uma melhoria na educação brasileira por parte dos professores. III) A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta mediadora entre o professor e o aluno. IV) A falta de qualidade no ensino se deve à ausência da tecnologia tanto em escolas públicas quanto particulares. Está(ão) correta(s):

a) I, II e III. b) Apenas IV. c) II e III. d) Apenas I. e) I e IV.

01

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Leia o texto II, para responder à questão 3.

Uso da internet por meio de computador cai pela primeira vez no Brasil, mostra a Pnad

O uso da internet por meio de microcomputador recuou pela primeira vez no Brasil, segundo dados apurados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, publicada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2011, o Instituto havia apurado crescimento contínuo no uso de internet em computadores pessoais, chegando ao patamar de 46,5% da população. Em 2013, esse porcentual recuou para 45,3%. Considerando os brasileiros que acessam a internet apenas por meio de dispositivo móvel, houve um aumento de 7,2 milhões no número de pessoas - o equivalente a 4,1% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade. A pesquisa revela que 85,6 milhões de brasileiros com mais de 10 anos acessavam a internet em 2013.

O IBGE mostra ainda que, em 2013, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste permaneciam com os maiores porcentuais de utilização da internet, com 57%, 53,5% e 54,3%, respectivamente, apesar de o crescimento nas regiões Norte e Nordeste ter sido maior entre 2011 e 2013.

Os dados da Pnad relatam que, apesar do avanço da internet móvel, a utilização do computador como único equipamento para acesso à internet prevalece. As exceções foram Sergipe (28,9%), Pará (41,2%), Roraima (32,0%), Amapá (43,0%) e Amazonas (39,6%), onde o acesso feito exclusivamente pelo telefone móvel celular ou tablet superou o do microcomputador.

(Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/economia/. 29/04/2015. Acesso em 06/04/2016. Texto adaptado)

03 O pronome relativo onde (3º§) pode ser, corretamente, substituído por a) para as quais. b) cujo. c) em cuja. d) nas quais. e) em cujos. 04 Leia os trechos abaixo e avalie em qual(is) o pronome QUE tem a mesma função do apresentado no quadro abaixo. I) Mais de 70% das escolas QUE visitamos em todo o Brasil não utilizam o laboratório de informática de maneira

constante.

II) Em muitos locais, ele é tão obsoleto QUE não funciona ou está sempre com problemas, desmotivando o uso entre professores e alunos.

III) ... apesar de serem considerados os "vilões" QUE atrapalham as aulas, podem ser utilizados como um excelente instrumento apoiador do professor no processo de ensino.

IV) O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento do usuário, QUE ainda recebe feedbacks baseados em seu desempenho.

Está(ão) correta(s): a) I, II e III. b) Apenas III. c) I e IV. d) III e IV. e) Apenas II.

02

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Considerando os brasileiros QUE acessam a internet apenas por meio de dispositivo móvel, houve um aumento de 7,2 milhões no número de pessoas - o equivalente a 4,1% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade. (1º§)

05 No trecho Através da plataforma, o aluno realiza exercício e teste simulado que o preparam para os diversos exames de entrada para o ensino superior (especialmente o Enem), o pronome o refere-se à a) plataforma, funcionando como sujeito deslocado.

b) exercício, funcionando como objeto direto.

c) exercício e teste simulado, funcionando como sujeito composto.

d) teste simulado, funcionando como adjunto adnominal.

e) o aluno, funcionando como objeto direto.

06 Avalie se as regras gramaticias correspondentes estão adequadas aos usos da norma nos trechos abaixo. Julgue esses trechos como corretos (C) ou errados (E). ( ) (REGRAS DE PONTUAÇÃO) – Pesquisa publicada, nesta quarta-feira, referente ao ano de 2013, revela, que os

dispositivos móveis dominam cada vez mais os acessos dos brasileiros à rede.

( ) (USO DE CONJUNÇÃO) – Os computadores muitas vezes são lentos. Portanto, como a duração da aula é de aproximadamente 50 minutos, os professores não conseguem desenvolver seus planos pela falta de estrutura de rede e de máquinas.

( ) (EMPREGO DE PRONOME RELATIVO) – Vários locais em todo o Brasil ainda não possuem internet de alta velocidade, cuja ausência da estrutura de rede prejudica bastante o acesso aos conteúdos que estão disponíveis para consulta/uso.

( ) (REGRAS DE PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA) – Com o avanço das tecnologias móveis, boa parte dos alunos possui um smartphone. Quase 50% da população brasileira já possuem um aparelho desse tipo e, graças a esse desenvolvimento, também evoluímos bastante na tecnologia 3G.

a) E – E – C – C.

b) E – E – E – C.

c) C – C – C – E.

d) E – C – E – C.

e) C – C – E – E.

07 Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal e/ou nominal. a) Faça o teste e repare, ao longo do dia, quantos minutos (ou segundos) você consegue ficar e andar sem olhar o

celular. b) David Car conta que, no Festival de inovação South by Southwest, Anthony Rosa, da Reuters, afirmou que a

conectividade dos celulares havia acabado com a cortesia humana. c) O colunista de tecnologia do New York Times, David Carr, registrou em dois textos às mudanças de comportamento

causadas pelo uso excessivo do celular. d) Um estudo publicado no jornal PLoS One mostra que o corpo de alguém que digita, enquanto se move, é

semelhante ao de alguém que bebeu demais. e) Existem inúmeras ferramentas educacionais gratuitas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.

03

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

08 Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação. a) O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de

aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial: como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

b) O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

c) O livro, “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente mas também, fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

d) O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

e) O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é, apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

09 Encadeie os trechos abaixo de modo a formar um texto coerente. Em seguida, assinale a sequência correta. ( ) Esse novo ambiente tecnológico tem importância fundamental para a educação e para a formação, embora as

escolas não estejam suficientemente equipadas de computadores e ligadas à Internet.

( ) A sociedade tem que utilizar, da melhor maneira, as tecnologias disponíveis.

( ) Numa economia global, cada vez mais baseada no conhecimento, a exclusão digital põe em risco o futuro do país.

( ) O pessoal docente, em especial educadores e professores, precisa melhorar sua qualificação em termos de tecnologia.

( ) O impacto da tecnologia e comunicação está provocando mudanças graduais, porém, muitas vezes, radicais no trabalho, na educação e, de um modo mais geral, em nosso estilo de vida.

a) 3 – 2 – 5 – 4 – 1.

b) 1 – 5 – 4 – 3 – 2.

c) 2 – 4 – 5 – 2 – 1.

d) 5 – 4 – 2 – 1 – 3.

e) 4 – 5 – 1 – 3 – 2.

04

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

10 Assinale a alternativa em que os elementos de substituição e encadeamento preechem corretamente os espaços do trecho abaixo. “Com o universo _______ envolve a educação, instituições, professores, educadores e alunos, _______ estarão sujeitos a mudanças oriundas da convergência digital. _______ que está acontecendo com os bancos, a virtualização fará parte do mundo educacional. Não consigo imaginar a educação na Sociedade de Informação com problemas de vagas para alunos da rede pública _______ os espaços físicos não comportam a demanda. As escolas virtuais serão uma realidade, por uma questão de tempo, espaço, abrangência e custo. _______ já está acontecendo. Escolas _______ oferecem ensino a distância não são nenhuma novidade. Se refletirmos um pouco mais sobre essa situação, veremos que a escola conseguiu oferecer seus serviços para uma comunidade distante, na qual ela não tinha presença física. _______, tudo se torna virtual: o professor, o educador, a administração, o ‘giz’, o quadro, o caderno, o lápis, a caneta, o diário de classe.” João Thomaz Pereira. a) Cujo – todos – assim – portanto – isso – que – embora.

b) O qual – alguns – como – portanto – assim – a qual – embora.

c) Que – todos – da mesma forma – porque – isso – que – nesse caso.

d) O qual – alguns – embora – pois – assim – que – nesse caso.

e) Que – todos – como – pois – assim – a qual – como.

05

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Legislação

11 A administração pública tem como objetivo trabalhar a favor do interesse público, e dos direitos e interesses dos cidadãos que administra. Para que isso aconteça, deverá obedecer a alguns princípios elencados na Constituição Federal. Assinale a alternativa que corresponde a todos esses princípios: a) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. b) Honestidade, publicidade, moralidade e eficácia. c) Liberdade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. d) Hombridade, eficácia, moralidade e publicidade. e) Legalidade, imposição, moralidade, publicidade e honestidade. 12 Além dos princípios estabelecidos pela Carta Magna do Brasil, a administração pública deve também obedecer aos preceitos elencados na Constituição Federal de 1988. Sobre essas regras, analise as afirmativas abaixo: I – Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis a qualquer brasileiro, independentemente do

preenchimento dos requisitos estabelecidos em lei.

II – O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

III – A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

IV – A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Está correto o que se afirma apenas em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV. 13 Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se algumas disposições previstas na Constituição Federal de 1988, EXCETO: a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

b) Investido no mandato de prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

c) Investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

d) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

e) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.

14 Sobre as regras estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 que devem ser cumpridas pela Administração Pública, assinale a alternativa correta: a) A lei estabelecerá os prazos prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem

prejuízo ao erário, inclusive das respectivas ações de ressarcimento.

b) A lei disporá sobre os requisitos e as restrições ao ocupante de cargo ou emprego da administração direta e indireta que possibilite o acesso a informações privilegiadas.

c) As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos não responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.

d) Os atos de improbidade administrativa importarão somente a suspensão dos direitos políticos, não havendo nenhuma outra punição prevista em lei.

e) A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta não poderá ser ampliada mediante contrato, em nenhuma hipótese.

06

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

15 Sobre as regras de aposentadoria dos servidores públicos estabelecidas pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta: a) Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do

respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

b) A lei poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.

c) É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, não importando qualquer critério estabelecido em lei.

d) O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.

e) Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em 7 (sete) anos, quando a aposentadoria for voluntária, para o professor que comprove exclusivamente tempo efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio.

16 De acordo com as regras sobre licitação previstas na Lei n. 8.666/93, assinale a alternativa correta: a) A licitação será sigilosa, não sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao

conteúdo das propostas.

b) As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes não devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração.

c) Entende-se por licitação de alta complexidade técnica aquela que envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.

d) Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, inclusive quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

e) Somente os funcionários públicos efetivos poderão requerer à Administração pública os quantitativos das obras e preços unitários de determinada obra executada.

17 A alienação de bens da Administração Pública, subordinada a existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às normas previstas na Lei n. 8.666/93. Sobre essas normas, assinale a alternativa INCORRETA: a) Quando imóveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, não havendo nenhuma hipótese de dispensa de

licitação estipulada pela lei.

b) Na concorrência, para venda de bens imóveis, a fase de habilitação limitar-se-á à comprovação do recolhimento de quantia correspondente a 5% (cinco por cento) da avaliação.

c) A doação com encargo será licitada e de seu instrumento constarão obrigatoriamente os encargos, o prazo de seu cumprimento e cláusula de reversão, sob pena de nulidade do ato, sendo dispensada a licitação no caso de interesse público devidamente justificado.

d) Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as regras previstas na lei.

e) Quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos casos previstos na lei.

07

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

18 Sobre as modalidades de licitação apresentadas pela Lei n. 8.666/93, assinale a alternativa correta: a) Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as

condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.

c) Na hipótese de leilão, existindo na praça mais de cinco possíveis interessados, a cada novo convite realizado para objeto idêntico ou assemelhado é obrigatório o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações.

d) Leilão é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

e) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

19 Os contratos administrativos de que trata a Lei n. 8.666/93 regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se supletivamente os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. De acordo com as normas que traz a Lei n. 8.666/93, sobre contratos administrativos, assinale a alternativa correta: a) Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação não devem atender aos termos do ato que os

autorizou e nem da respectiva proposta. b) A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser

exigida a prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras. c) Os contratos regidos pela Lei n. 8.666/93 poderão ser alterados unilateralmente pela Administração quando

necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários.

d) A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante de Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

e) A recisão administrativa ou amigável não deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

20 De acordo com as normas apresentadas pela Lei n. 8.666/93, analise as proposições abaixo: I – As infrações penais previstas na Lei n. 8.666/93 são pertinentes às licitações e aos contratos celebrados pela União,

Estados, Distrito Federal, Municípios, e respectivas autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas e quaisquer outras entidades sob seu controle direto e indireto.

II – O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei n. 8.666/93 confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de modificá-los unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.

III – É dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

IV – As obras e serviços destinados aos mesmos fins terão projetos padronizados por tipos, categorias ou classes, exceto quando o projeto-padrão não atender às condições peculiares do local ou às exigências específicas do empreendimento.

Está correto o que se afirma apenas em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

08

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Legislação Municipal

21 Distrito é parte territorial do Município, dividido para fins administrativos de circunscrição territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria. De acordo com a Lei Orgânica do Município, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - O Distrito poderá subdividir-se em Vilas.

II - O Distrito não pode ser criado mediante fusão de dois ou mais Distritos.

III - A existência de povoação-sede, de pelo menos 150 (cento e cinquenta) pessoas, escola pública, posto de saúde e posto policial, é requisito para criação de Distritos.

a) Todas as afirmativas estão corretas. b) Apenas a afirmativa I está correta. c) Apenas a afirmativa II está correta. d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 22 Das competências listadas nas alternativas abaixo, assinale a que NÃO é privativa do Município, conforme disposição na Lei Orgânica de Acari - RN. a) Fixar, fiscalizar e cobrar tarifas ou preços públicos. b) Prover sobre a limpeza das vias e logradouros públicos, remoção e destino do lixo domiciliar ou não, bem como de

outros detritos e resíduos de qualquer natureza. c) Impedir a evasão, a destruição e a descaracterização das obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico

e cultural. d) Organizar e manter os serviços de fiscalização necessários ao exercício do seu poder de polícia administrativa. e) Sinalizar as vias urbanas e as estradas municipais, bem como regulamentar e fiscalizar sua utilização. 23 No que diz respeito a Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária do Município de Acari, conforme disposto na Lei Orgânica Municipal, assinale a afirmativa INCORRETA: a) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial será exercida pela Prefeitura, com auxílio

do Tribunal de Contas do Estado. b) As contas do Prefeito e da Câmara Municipal, prestado anualmente, serão julgadas pela Câmara dentro de 60

(sessenta) dias após o recebimento do parecer prévio do Tribunal de Contas ou Órgão Estadual a que for atribuído essa incumbência, considerando-se julgadas nos termos das conclusões desse parecer, se não houver deliberação desse prazo.

c) Somente por decisão de dois terços 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara Municipal deixará de prevalecer o parecer que apreciou as contas do prefeito e da Mesa da Câmara, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado ou Órgão Estadual incumbido dessa missão.

d) As contas do Município ficarão, no prazo legal, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhe a legitimidade, nos termos da Lei.

e) O Executivo manterá sistema de controle interno, a fim de avaliar os resultados alcançados pelos administradores. 24 Conforme disposição na Lei Complementar 001/1991 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Acari, “a passagem do servidor estável do cargo efetivo para outro de denominação e vencimento iguais, pertencente a quadro de pessoa diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder”, é a denominação de que tipo de provimento: a) Transferência. b) Promoção. c) Ascensão. d) Aproveitamento. e) Readaptação. 25 A ação disciplinar contra o funcionário público do Município de Acari, em caso de infrações puníveis com demissão, nos termos da Lei Complementar 001/1991, prescreve em: a) 360 dias. b) 2 anos. c) 3 anos. d) 5 anos. e) 10 anos.

09

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Conhecimentos Específicos

26 De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, o profissional de contabilidade deve fixar previamente o valor dos serviços, por contrato escrito, considerando os seguintes elementos, EXCETO: a) Tempo que será consumido para a realização do trabalho.

b) A possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços.

c) O resultado lícito favorável ou desfavorável que advirá com o serviço prestado.

d) A peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente.

e) O local em que o serviço será prestado.

27 A Empresa Empreendedora Potiguar Ltda. apresentou em 31.12.X5 a seguinte composição em seu patrimônio: R$ 350.000,00 em imóveis, R$ 85.000,00 em veículos, R$ 45.000,00 em móveis e utensílios, R$ 55.000,00 em estoques, R$ 35.000,00 em duplicatas a receber, R$ 55.000,00 em dívidas de longo prazo, R$ 8.000 em provisão para perdas, R$ 12.000,00 em dívidas de curto prazo. Com base nas informações fornecidas, qual o valor de sua Riqueza Própria nesta data?

a) R$ 553.000,00.

b) R$ 403.000,00.

c) R$ 503.000,00.

d) R$ 495.000,00.

e) R$ 453.000,00.

28 “Esse princípio de contabilidade pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas, além de reconhecer os efeitos de transações e outros eventos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento”. O conceito exposto refere-se a qual princípio de contabilidade? a) Competência.

b) Continuidade.

c) Entidade.

d) Oportunidade.

e) Registo pelo valor original.

29 Segundo a Resolução CFC nº 1.330/2011 a escrituração em forma contábil deverá conter no mínimo os seguintes requisitos, EXCETO: a) Valor do registro contábil.

b) Ordem de liquidez das contas.

c) Conta credora.

d) Conta devedora.

e) Data do registro contábil.

10

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da Empresa comercial Moda Maior apresentou os seguintes valores abaixo ao final de um período: Com base nas informações apresentadas, responda as questões 30 e 31. 30 Calcule o valor do Resultado operacional bruto do período: a) R$ 412.000,00. b) R$ 434.600,00. c) R$ 416.400,00. d) R$ 409.000,00. e) R$ 414.000,00. 31 Calcule o valor do Resultado operacional líquido do período: a) R$ 365.400,00. b) R$ 376.600,00. c) R$ 412.000,00. d) R$ 374.000,00. e) R$ 409.400,00. 32 De acordo com a Lei 4.320/1964, a Receita Pública classifica-se segundo as categorias econômicas em Receitas Correntes e Receitas de Capital. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma Receita Corrente: a) Serviços. b) Industrial. c) Tributária. d) Agropecuária. e) Alienação de bens. 33 Sobre a Despesa pública, segundo a Lei 4.320/64, julgue as afirmativas a seguir: I) É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. II) É permitido aos municípios empenhar, no último mês do mandato do Prefeito, mais do que o duodécimo da

despesa prevista no orçamento vigente. III) A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja

liquidada. IV) A liquidação da despesa poderá ter por base os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do

serviço. Está correto o que se afirma em: a) I, II e IV apenas. b) I e IV apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III apenas. e) III e IV apenas.

11

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

Elemento da DRE Valor do período

Despesas administrativas. R$ 14.400,00

Descontos incondicionais concedidos. R$ 3.800,00

Receita operacional bruta. R$ 980.000,00

Despesas com vendas. R$ 23.600,00

ICMS sobre vendas. R$ 166.600,00

Custo das mercadorias vendidas. R$ 395.000,00

Devolução de vendas do período. R$ 2.600,00

34 Em relação ao Empenho da despesa, o tipo de empenho cujo montante não se possa determinar, é denominado empenho: a) Global.

b) Orçamentário.

c) Por estimativa.

d) Ordinário.

e) Extra orçamentário.

35 A vedação constitucional da vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, incluindo as exceções previstas no texto constitucional, refere-se ao princípio orçamentário da: a) Continuidade.

b) Anualidade.

c) Exclusividade.

d) Não afetação.

e) Universalidade.

36 Consoante o estudo qualitativo e quantitativo do patrimônio público, constitui uma Despesa orçamentária efetiva: a) Aquisição de um imóvel para instalação de uma Secretaria municipal.

b) Gastos com pessoal e encargos sociais.

c) Compra de um software para uso nos computadores da Secretaria de Finanças.

d) Aquisição de material de consumo para estoque.

e) Amortização da dívida.

37 De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, em especial a NBC T 16.4 -Transações no setor público, julgue os itens a seguir: I) Transações que envolve valores de terceiros são aquelas em que a entidade do setor público responde como fiel

depositária e que afetam o seu patrimônio público.

II) Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

III) De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio, as transações no setor público podem ser classificadas nas naturezas econômico-financeira e social.

IV) Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

Está correto o que se afirma em: a) III e IV apenas.

b) I e III apenas.

c) I, II e III apenas.

d) I, III e IV apenas.

e) II e IV apenas.

12

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

38 De acordo com a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, é inexigível a licitação, quando houver inviabilidade de competição. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um caso em que a licitação é inexigível: a) Contratação de serviços de publicidade e divulgação.

b) Aquisição de equipamentos radiológicos que só possam ser fornecidos por produtor exclusivo, vedada a preferência de marca.

c) Contratação de serviços atuariais por empresa de notória especialização.

d) Contratação de profissional de setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela opinião pública.

e) Contratação de serviços de auditoria financeira ou tributária de natureza singular.

39 A Lei 10.520/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Consoante aos dispositivos da LRF que tratam das Despesas com pessoal, assinale a alternativa INCORRETA: a) A verificação o cumprimento dos limites de despesas com pessoal será realizado ao final de cada quadrimestre.

b) São consideradas despesas com pessoal, dentre os possíveis, os gastos do ente da federação com ativos, os inativos e os pensionistas, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.

c) O limite da despesa total com pessoal, em cada período de apuração no âmbito do município, não poderá exceder a 60% da receita corrente líquida.

d) A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência.

e) Os valores de contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem a substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como outras despesas de capital.

40 A Lei Federal 10.520/2000 instituiu a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns. Segundo os dispositivos da referida lei, o prazo fixado para apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, NÃO será inferior a: a) 9 dias úteis.

b) 6 dias úteis.

c) 12 dias úteis.

d) 8 dias úteis.

e) 15 dias úteis.

13

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

C O N C U R S O P Ú B L I C O 2 0 1 6 - A C A R I

RA

SCU

NH

O

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome: ________________________________________________ Carteira nº ______