concÍlio vaticano ii - paróquia são roquepsaoroque.com.br/download/concilio_vaticanoii.pdf ·...

38
CONCÍLIO VATICANO II Relevância e Atualidade

Upload: votu

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCÍLIO VATICANO II

Relevância e Atualidade

PIO IX (1846 – 1878)

Dogma concepção

Imaculada de Maria

Syllabus

Convocação Concilio

Vaticano I

PIO X (1903 – 1914)

Renovação Interna

da Igreja

Decretos Papais

Divulgados em

Boletins

Papa da Liturgia e

da Eucaristia

PIO XI (1922 – 1939)

Só a Igreja capaz de

salvar a humanidade

Preocupou com

trabalho organizado

dos leigos

Defensor direitos

humanos

PIO XII (1939 – 1958)

Preocupou com a

Paz

Dogma da Assunção

de Maria

A Igreja em ordem

Semana da Unidade 25/01/1959

Abadia de São Paulo fora dos muros Papa João XXIII

Fruto de uma convicção pessoal do Papa. Decisão autorizada e irrevogável no trimestre seguinte à eleição ao pontificado.

Convocação do Concílio

Sala Capitular da Abadia de São Paulo Fora dos Muros

Parecer de alguns Cardeais

Cardeal Montini

“ Este santo homem não se dá conta de que está se metendo num vespeiro”.

Cardeal Lercaro

Parecer de alguns Cardeais

“ Julgava uma imprudência tal convocação”.

Parecer de alguns Cardeais

“ Concebia a Igreja como uma pirâmide hierárquica, bem tratada, sociedade perfeita, com poderes divinos. O primado de Roma tinha poderes absolutos e prevalentes.

Cardeal Ottaviani

Objetivos do Concílio

A)Participação da Igreja na busca de uma humanidade melhor;

B)Apresentação da mensagem cristã;

C)Preparação dos Espíritos para Unidade dos Cristãos.

Perspectivas do Concílio

A) Um olhar da Igreja sobre si mesma (reflexões e discuções sobre sua fé prática pastoral, disciplina, governo institucional a fim de se conhecer melhor)

B) Igreja inserida na atualidade, na contemporaneidade, na modernidade.

Perspectivas do Concílio

C) Igreja em relação à vida, à história, ao pensar e agir dos homens e das mulheres de nossos dias.

D) A Igreja como a luz de um grande exemplo.

E) A Igreja mergulhada nas fontes da Escritura e Tradição.

Documentos Vaticano II

Os 16 documentos conciliares, constituições, decretos e declarações, vieram fundamentar e dinamizar a ação evangelizadora da Igreja.

Documentos Conciliares “Constituição” indica textos que

expõem verdades ou princípios

fundamentais de doutrina, de pastoral,

de liturgia etc.

“Decreto” refere-se a documentos com

disposições disciplinares.

“Declaração” é um juízo sobre

determinado estado de coisas ou sobre

um problema concreto.

CONSTITUIÇÕES 1 - Constituição Dogmática sobre a Igreja – Lumen Gentium: oferece aos católicos, aos outros cristãos e a todo mundo um ensinamento mais preciso sobre a natureza e a missão da Igreja de Cristo. 2 - Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina – Dei Verbum: expõe a verdadeira doutrina a respeito da Revelação Divina (Palavra de Deus) e sua transmissão através das gerações..

CONSTITUIÇÕES 3 - Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo de Hoje – Gaudium et Spes. Como o próprio nome diz, esta Constituição tem como objetivo a presença da Igreja no mundo hoje. 4 - Constituição sobre a Sagrada Liturgia – Sacrosanctum Concilium: foi o primeiro documento do Concilio Vatican II. Relembra os princípios e estabelece as normas praticas para a renovação e o incremento da liturgia.

DECRETOS

1 - Sobre o Ecumenismo – Unitatis Redintegratio: propõe a todos os católicos os meios, os caminhos e os modos para restaurar a unidade entre todos os cristãos. 2 - Sobre as Igrejas Orientais Católicas – Orientalium Ecclesiarum: estabelece alguns pontos principais para que essas Igrejas floresçam e realizem com novo vigor sua missão.

DECRETOS

3 - Sobre a Atividade Missionária da Igreja – Ad Gentes: delineia os princípios que devem reger toda a ação missionária. 4 - Sobre a Função dos Bispos na Igreja – Christus Dominus: determina com maior precisão a missão pastoral dos bispos na Igreja.

DECRETOS

5 - Sobre o Ministério e a Vida dos Presbíteros – Presbyterorum Ordinis: trata de forma ampla e profunda sobre a vida dos presbíteros a fim de exercerem da melhor forma seu ministério. 6 - Sobre a Atualização dos Religiosos – Perfectare Caritatis: apresenta orientações sobre a vida e a disciplina dos institutos religiosos.

DECRETOS

7 - Sobre a Formação Sacerdotal – Optatam Totiu: proclama a suma importância da formação sacerdotal e declara alguns de seus princípios básicos. 8 - Sobre o Apostolados dos Leigos – Apostolicam Actuositatem: aprofunda a natureza do apostolado dos leigos, sua índole e possibilidade e enuncia os princípios fundamentais e as instruções pastorais para uma ação mais eficiente.

DECRETOS

9 - Sobre os Meios de Comunicação Social – Inter Mirifica: aborda as principais questões relativas aos meios de comunicação social e lhes propõe a doutrina da Igreja como orientação.

DECLARAÇÕES

1 - Sobre a Educação Cristã – Gravissimum Educationis: orienta os católicos a respeito de como educar cristãmente as pessoas.

DECLARAÇÕES

2 - Sobre a Liberdade Religiosa – Dignitatis Humanae: desenvolve a doutrina sobre os direitos invioláveis da pessoa humana e a ordenação jurídica da sociedade.

DECLARAÇÕES 3 - Sobre as Relações da igreja com as Religiões não Cristãs – Nostra Aetate: a “Igreja considera mais atentamente qual deve ser a sua atitude para com as religiões não cristãs. No seu dever de promover a unidade e a caridade entre todos os seres humanos e entre os povos, considera o que é comum aos homens e os move a viver juntos o seu destino” (NA,1).

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

1 - A IGREJA QUE SE ANALISA E SE DEFINE COMO POVO DE DEUS. O documento mais importante do Concílio Vaticano II é a Constituição Dogmática “Lumen Gentium”. Esta constituição oferece aos católicos, aos outros cristãos e a todo mundo um ensinamento mais preciso sobre a natureza e a missão da Igreja de Cristo. Em oito capítulos, procura analisar e descrever a Igreja de Cristo. Paulo VI “a Igreja tomou consciência de sua identidade”.

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

O passo decisivo foi dado no capitulo II, quando a Igreja se auto definiu com a figura de Povo de Deus. A Igreja é enfocada como Povo de Deus, em continuidade com o povo escolhido do Antigo Testamento, Israel. Essa definição de Igreja é muito importante porque evita restringir a tarefa profética, real e sacerdotal da Igreja somente ao papa, os bispos e padres. Dessa definição deduz-se também a profunda igualdade entre os cristãos.

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

2 - A COLEGIALIDADE DOS BISPOS. Dentro da “Lumen Gentium” merece destaque especial o capitulo III. A hierarquia está a serviço do Povo de Deus e não vice-versa, como freqüentemente se pensava antes do concilio. Trata-se da relação entre o papa e os demais bispos da Igreja, bem como da relação dos bispos entre si, enquanto participantes do colégio episcopal.

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

3 - A LIBERDADE RELIGIOSA O documento “Dignitatis Humanae” desenvolve a doutrina sobre os direitos invioláveis da pessoa humana e a ordenação jurídica da sociedade. O concilio quis dizer que as obrigações religiosas diante de Deus são tão importantes e tão pessoais, que ninguém pode ser impedido de cumprir essas obrigações, como cada um acha que deve cumpri-las, segundo sua consciência.

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

4 - A QUESTÃO DOS JUDEUS. O Concilio editou um documento sobre as Relações da Igreja com as Religiões não cristas – “Nostra Aetate” – A Igreja considera mais atentamente qual deve ser a sua atitude para com as religiões não cristãs. No seu dever de promover a unidade e a caridade entre todos os seres humanos e entre os povos, considera o que é comum aos homens e os move a viver juntos o seu destino” (NA, 1)

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

5 - O ECUMENISMO Por ecumenismo se entende a intenção e o esforço de se procurar a união de todos os cristãos, ressaltando tudo aquilo que já nos une em torno da fé em Jesus Cristo, do mesmo respeito à Palavra de Deus, do mesmo batismo e do mesmo serviço aos homens em suas necessidades e procurando superar o que ainda nos afasta uns dos outros.

OS TEMAS ABORDADOS PELO CONCILIO VATICANO II

6 - A IGREJA NO MUNDO MODERNO. A constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo de Hoje – “Gaudium et Spes”. O próprio nome diz, esta constituição tem como objetivo a presença da Igreja no mundo hoje.

AS IDÉIAS-FORTES DO CONCÍLIO

1 - A RENOVAÇÃO O concílio foi convocado para renovar a Igreja. Era preciso colocar em dia a Igreja. João XXIII foi o papa do “aggiornamento”, isto é, da atualização, da revisão e da modernização da Igreja. A Igreja precisa acompanhar os tempos, porque é lá que se encontram os homens que ela deve reunir e salvar. Era preciso que a Igreja encontrasse maneiras de agir, formas e leis adequadas para os tempos de hoje.

AS IDÉIAS-FORTES DO CONCÍLIO

2 - ADAPTAÇÃO – INCULTURAÇÃO A Igreja não pode agir da mesma maneira em todas os lugares. É necessário que se adapte às diferentes circunstâncias. Uma das motivações do concilio é que devemos conservar na Igreja a unidade, mas não impor, para tanto, a uniformidade.

AS IDÉIAS-FORTES DO CONCÍLIO

3 - DESCENTRALIZAÇÃO O concílio encontrou o caminho certo desta descentralização. A Igreja se organiza não só em torno do Papa, mas também em torno dos bispos.

AS IDÉIAS-FORTES DO CONCÍLIO

4 - SERVIÇO A Igreja está a serviço dos homens. A Igreja tem uma missão a cumprir, para o bem da humanidade. Precisa acompanhar os homens, nas suas diversas culturas, para que os homens a entendam e possam acolher sua mensagem.

AS IDÉIAS-FORTES DO CONCÍLIO

5 - PARTICIPAÇÃO A Igreja é de todos e não só de alguns. O concílio foi redescobrir a rica noção bíblica, de que a Igreja é um povo e não uma elite.

Muito agradecido por sua participação.