concepçªo de criança princípios norteadores na educaçªo ... · a tarefa mais importante e...

12
Apresentação Este informativo contempla princípios, procedimentos metodológicos e conceitos voltados à orientação dos pais e/ou responsáveis de alunos da Educação Infantil dos Colégios Resgate e São Lázaro Concepção de Criança Em nossa concepção pedagógica compreendemos a criança como “sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. ノ profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio.” (RCN. EDUC. INFANTIL-MEC) Aos Pais O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Nada acontece a menos que sonhemos antes. Sem sonhos é impossível viver. Por isso, entre meus sonhos menores corro para o maior de meus sonhos, que está no topo da montanha da vida. Mensagem “Ao contrário do que diz o mito antigo, a sabedoria não irrompe integralmente desenvolvida como Atenas saindo da cabeça de Zeus; é construída por pequenos passos a partir do começo mais irracional... O significado da vida se desenvolve tão lentamente quanto nossos próprios corpos. A tarefa mais importante e também a mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar o significado da vida”. B. Bettelheim Princípios Norteadores na Educação Infantil Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;. 01 02

Upload: nguyenkien

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Apresentação

Este informativo contempla princípios, procedimentos metodológicos e conceitos voltados àorientação dos pais e/ou responsáveis de alunos da Educação Infantil dos Colégios Resgate eSão Lázaro

Concepção de Criança

Em nossa concepção pedagógica compreendemos a criança como “sujeito social e histórico efaz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com umadeterminada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelomeio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família biológicaou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociaisque estabelece com outras instituições sociais. Nessa perspectiva, as crianças constroem oconhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio.”(RCN. EDUC. INFANTIL-MEC)

Aos Pais

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Nada acontece a menosque sonhemos antes. Sem sonhos é impossível viver. Por isso, entre meus sonhos menorescorro para o maior de meus sonhos, que está no topo da montanha da vida.

Mensagem

“Ao contrário do que diz o mito antigo, a sabedoria não irrompe integralmente desenvolvidacomo Atenas saindo da cabeça de Zeus; é construída por pequenos passos a partir do começomais irracional... O significado da vida se desenvolve tão lentamente quanto nossos próprios

corpos. A tarefa mais importante e também a mais difícil na criação de uma criança é ajudá-laa encontrar o significado da vida”.

B. Bettelheim

Princípios Norteadores na Educação Infantil

Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais,econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação ecomunicação infantil.

O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidadesrelativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

A socialização das crianças por meio de suaparticipação e inserção nas mais diversificadas práticassociais, sem discriminação de espécie alguma.

O atendimento aos cuidados essenciais associados àsobrevivência e ao desenvolvimento de suaidentidade;.

01 02

Page 2: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Nossa Missão

Somos articuladores da revolução construtiva realizada pela criança nos aspectos motores,emocionais e cognitivos a qual tem como objetivo maior, a identidade do ser.

Procedimentos Metodológicos

Adotando eixos norteadores como formação pessoal, identidade e autonomia utilizamos ossaberes e procedimentos das diversas áreas de conhecimentos para possibilitar odesenvolvimento da criança.

Aspectos Teóricos da Educação Infantil

O desenvolvimento da criança ocorre de formasincrética, priorizando o lúdico, o simbólico e aintuição. É uma revolução por estágios na qual ofator biológico, o motor e o sociocultural sãoferramentas utilizadas pela criança no processo deconstrução de sua identidade.

Assim sendo, por área de conhecimento, aarticulação pedagógica desenvolvida, possibilita aformação pessoal a identidade e autonomia denossos alunos.

LinguagemA linguagem, instrumento cultural, contribui no processo deampliação da representação mental da criança.

Por outro lado a linguagem escrita é decorrência do processode construção interna nos aspectos biológicos, emocionais ecognitivos realizada pela criança em interação com o meiosociocultural .

MatemáticaNa interatividade com seu entorno social a criança brinca, joga, ouve músicas e histórias. Damesma forma observa e internaliza o espaço ao seu redor, descobrindo distâncias, posições eformas ao tempo que estabelece questões e busca soluções na resolução de problemas.

ArteAtravés da arte a criança expressa e equilibra suasemoções. Construindo ela amplia a representaçãomental e ao articular pensamento e ação desenvolve apercepção e a sensibilidade, a imaginação e porconseguinte o campo cognitivo.

03 04

Page 3: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Conhecimento de Mundo

A dimensão sociocultural é fator imprescindível no fenômeno de organização dos processossuperiores da criança. Ao fornecer informações e promover desafios contribuimos para queampliem o campo cognitivo e possam formular teorias sobre o meio físico e social.

A Importância do BrincarA brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o“não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implicaque aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é precisohaver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lheforneceu conteúdo para realizar-se. (RCN EDUC, INFANTIL-MEC). Através dos jogos simbólicosa criança busca compreender a realidade que a cerca e concomitantemente amplia suarepresentação mental.

CuidarNeste espaço cuidar assume uma concepção holística, mas principalmente, reunir ascondições necessárias que possibilitem o amplo desenvolvimento das capacidades deapropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, cognitivas,estéticas e éticas. O cuidado materializa o ato da relação fundamentada na alteridade que dásustentação à nossa relação com o outro e consigo mesmo. Essas ações compreendemcuidados relacionais, afetiva e dos cuidados com o corpo.

Pedagogia de ProjetosAs atividades desenvolvidas na educaçãoinfantil são realizadas através de projetosos quais permitem a transversalização deconceitos e dos saberes construídos pelacriança. Tais procedimentos possibilitama percepção de mundo em sua inteireza ediversidade, o que contribui no processode formação da identidade do ser.

Eventos Temáticos

Aulas de campo: para a criança o entorno natural e socialse constitui em objeto a descobrir. Assim sendo serãorealizadas atividades fora do espaço da escola, desde quedevidamente autorizadas pela família.

Eventos temáticos: o social é referencial para nossas ações.Em decorrência, os acontecimentos e eventos que marcamnossa formação cultural serão vivenciados de forma lúdica edinâmica.

05 06

Page 4: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Avaliação

Na Educação Infantil a avaliação do processo prioriza a dimensão formativa. Através deobservações, registros e análises das atividades. São tabulados os dados alusivos aodesenvolvimento da criança nos aspectos socioculturais, emocionais, motor e cognitivo, osquais sinalizam as conquistas realizadas pela criança. Estes dados são socializados com afamília através de relatórios, fichas de registros e portfólios ao final de cada trimestre letivo.Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seudesenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao EnsinoFundamental.(ldb: art. 31).

Calendário Letivo – 20161º Trimestre: 01/02 a 13/05

2º Trimestre: 16/05 a 19/08

3º Trimestre: 22/08 a 30/11

HorárioMatutino: Entrada – 07:30h

Saída – 11:30hVespertino: Entrada – 13:00h

Saída – 17:00h

Observações Importantes A liberação do aluno fora do horário regulamentar deve ser evitada.

As crianças somente serão entregues às pessoas devidamente autorizadas pela família.

As crianças deverão ser aguardadas na recepção evitando interferências nas atividades daprofessora.

A Coordenação Pedagógica é o departamento responsável pelo atendimento à família.

O Diário Escolar é importante meio de comunicação. É fundamental que seja verificado eassinado, diariamente, pelos pais.

A AdaptaçãoA chegada a um novo espaço é momento de novas vivências por alunos e familiares. Assimsendo, a adaptação é um processo singular, processado por cada criança pois depende daforma como se relaciona com o novo e o diferente, com a separação de pais e filhos e asexperiências escolares anteriores.Para as crianças dos Grupos 3, 4 e 5 da Educação Infantil, os dias iniciais da primeira semanade aulas requer intervenções voltadas à adaptação. Neste período se necessário, um dosresponsáveis poderá acompanhar seu filho ou sua filha. No 1º dia o responsável podepermanecer no próprio espaço da Educação Infantil, acompanhando de perto a criança. No 2ºdia, pedimos que o responsável permaneça na Escola, preferencialmente na área da recepçãoou na cantina. Se após esses dois dias ainda houver necessidade da presença do responsável,uma adaptação diferenciada será organizada individualmente com a Professora de Classe eFamília.

07 08

Page 5: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Recomendações para o processo de Adaptação

Fale à criança sobre a nova escola e a professora. Organize o lanche, material escolar com a participação dela. Permita que leve para a escola um objeto ou brinquedo que lhe transmita sensação de

segurança. Não se esqueça de identificá-lo. Evite comparações com outras crianças, e respeite o processo da sua criança, o tempo

dela é individual. A Professora de Classe precisa atender várias crianças, para assuntos que demandam

uma conversa mais demorada com a Professora pode ser agendada dentro dos horáriosdisponíveis.

A equipe de Coordenação da Educação Infantil também poderá recebe-los e repassaráquaisquer informações sobre seu filho ou sua filha para a Professora de Classe.

A sala de aula é o espaço dos alunos e das professoras, e a criança precisa entender estasituação. Por isto, pedimos aos pais que evitem entrar e permanecer na sala, mesmo quesejam solicitados pelos filhos.

É importante que a criança traga todo dia um copode plástico para poder tomar água dos filtrosdisponíveis no pátio. O copo deve ter aidentificação nominal e ficará sob aresponsabilidade da própria criança, que deveguardá-lo ao final do dia para levá-lo de volta paracasa. A Professora de Classe supervisionará estarotina.

Orientações PedagógicasA ação cooperativa entre a família e a escola é de suma importância para as conquistas porparte da criança. É aconselhável:

- Todo material de uso individual deve constar o nome da criança.- Não é aconselhável o uso de objetos de valor. A escola não se responsabiliza por extravios.- As crianças não devem trazer brinquedos sem a solicitação da professora.- As comemorações de aniversários acontecerão às sextas-feiras e deverão ser agendadaspreviamente na Coordenação Pedagógica.

Uso Exclusivo do 1º AnoSÍNTESE DO PROCESSO DE LETRAMENTO

A escrita infantil segue uma linha de evolução que permite a criança formular hipóteses arespeito do que é ler e escrever até chegar aos sistemas de sinais que constituem nossaescrita alfabética, independente do seu meio sócio-cultural.

Para deixá-los tranquilos e seguros em relação àaquisição da leitura e escrita do seu filho, evitandoassim ansiedades desnecessárias, que só atrapalhameste momento mágico, estamos expondo, a seguir,considerações do processo de evolução da escrita.

09 10

Page 6: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:

Toda escrita que não apresenta nenhum tipo de correspondência sonora é denominada depré-silábica. Neste estágio todas as escritas se assemelham muito entre si, o que nãoimpede que as crianças as consideram como diferentes. A escrita do objeto está relacionadacom o objeto em si. Aqui a criança considere que FORMIGA se escreve com poucas letras,pois representa algo pequeno, BOI se escreve com muitas letras, pois representa algogrande. As letras não possuem “combinação” (Valor Sonoro Convencional VSC)entre si. Para diferenciar os objetos escritos, ela apenas muda a ordem das letras.

MV – FORMIGAMATCVG – BOI

NÍVEL INTERMEDIÁRIO:

Este momento se caracteriza por um conflito, pois a criança pensa que já sabia escrever.Agora, apesar de reconhecer alguns sons, ainda não sabe colocá-los. Ela poderá, então,negar-se a escrever. Por isso, deve ser estimulada e encorajada, pois é o momento de maiorquestionamento de “como” ocorre a escrita.Neste nível, a criança escreve a 1.ª letra e acrescenta várias outras aleatoriamente.

CZALI – CABELOCROLB – CABELO

NÍVEL SILÁBICO:

A leitura da escrita que até era global, começa a mudar: a criança passa agora a fazertentativas no sentido de atribuir um valor sonoro a cada uma das letras que compõem aescrita. Quando descobre que a escrita representa a fala, a criança formula a “hipótesesilábica” que significa: cada letra corresponde a uma sílaba da palavra.No processo de alfabetização, a hipótese silábica representa um grande avanço conceitualbem como proporciona a vivência de uma série de conflitos que a criança precisa enfrentare acaba por fazer com que ela abandone esse nível. Assim, a hipótese silábica cede aospoucos seu lugar a uma análise que vai “ além das palavras” .

CVL – CAVALOPRD – PAREDEAAO – SAPATO

NÍVEL INTERMEDIÁRIO II OU SILÁBICO-ALFABÉTICO:

Por ser um nível intermediário, é mais uma vez um momento de conflito. Neste momento,o VSC torna-se imperioso e a criança começa a acrescentar letras, ficando a um passo daescrita alfabética.

TOAT – TOMATETOMDA – TOMADA

NÍVEL ALFABÉTICO:

Este nível marca o final da evolução. Aqui a criança já compreendeu que cada um doscaracteres da escrita corresponde a valores sonoros, menores do que a sílaba.

11 12

Page 7: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

A criança faz a sua mais importante descoberta: descobre as leis da combinação quepermite a formação da correspondência fonemas e grafemas. A partir deste momento, acriança se defrontará com as dificuldades próprias da ortografia, que serão superadasatravés do trabalho desenvolvido até o quinto ano.

MERLÃNCIA – MELANCIACAZA – CASA

O “Não” é ConstrutivoViver em sociedade significa adequar-se a normas e valores construídos coletivamente.Assim, viver em grupo é uma conquista da criança e nós devemos auxiliá-la neste processo. Épreciso sinalizar para a criança o que é ou não aceitável socialmente.Os limites impõem a necessidade de respeitar o próximo o que nos impulsiona a lutar pelosdireitos individuais e coletivos.

Compete aos Pais e/ou Responsáveis Comparecer ao Colégio sempre que solicitados, inclusive às reuniões de pais.

Providenciar em tempo hábil o material didático do aluno, bem como, o fardamentoexigido pela escola.

Efetuar o pagamento das mensalidades relativas à anuidade escolar até o vencimento.

Buscar o aluno no Colégio no prazo estabelecido. Em caso de doenças contagiosas, não trazer o aluno ao colégio, comunicando o fato ao

SOE (Serviço de Orientação), Direção Pedagógica, e/ou Coordenação Pedagógica.

Estar AtentosMedicamentos indicados pela família somente serão ministrados com autorização escrita; É recomendável o Cartão de Atendimento Médico estar atualizado; Em caso de doença ou acidente a família será comunicada. Em caso de gravidade a criança

será encaminhada a atendimento médico; A atualização de endereço e telefone devem estar atualizados.

Outras Informações

A Coordenação Pedagógica estará disponível para atendimento às famílias todos os dias das8h às 11h e das 13h30 às 16h30; os encontros poderão ser marcados previamente portelefone ou via diário do aluno.

Pais e/ou portadores deverão sempre aguardar na recepção evitando aglomeração nas portasdas salas.

As crianças só serão entregues ao portador indicado na carteira de identificação ou atravésde uma autorização por escrito do pais ou responsáveis.

Adotamos o Diário Escolar como veículo de comunicação. É importante que ele sejaverificado e assinado diariamente e pelos pais.

TURMA(S) FAIXA ETÁRIA GRUPO

Maternalzinho 2 anos G2Maternal 3 anos G.3Jardim I 4 anos G.4Jardim II 5 anos G.5

13 14

Page 8: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Contato com a Coordenação PedagógicaAndréa Nunes Pinheiro – Cabula

[email protected] MARY C. FERREIRA - Cabula

[email protected]

Célia Rani - [email protected]

MARIA AUXILIADORA MOLINARI – São Lá[email protected]

Contato SOE

RESGATE CABULA

ORIENTADOR (A) E-MAIL

ALIOMARA DANTAS - MATUTINO [email protected]

TATIANA CORBACHO - VESPERTINO [email protected]

RESGATE BROTAS

ORIENTADOR (A) E-MAIL

ANA MARIA - VESPERTINO [email protected]

SÃO LÁZARO

ORIENTADOR (A) E-MAIL

CLEUSA MARIA RAMOS [email protected]

Horário de Atendimento DIREÇÃO

MARCAR COM ANTECEDÊNCIA.

SECRETARIA2ª a 6ª feira - Manhã: 8h às 13hTarde: 14h às 17h

TESOURARIA:2ª a 6ª feira - Manhã: 8h às 13hTarde: 14h às 17h

COORDENAÇÃO:Manhã –8h às 11hTarde – 14 às 16h

SOE (SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL)3ª e 5ª feira: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Área Pedagógica - Serviços Para se informar ou conversar sobre questões relacionadas a seus filhos. Entender os princípios e procedimentos pedagógicos. Opinar sobre os processos da Escola. Conhecer melhor os diversos aspectos da Escola.

Secretaria - Serviços TELEFONE:

2102-7530 (CABULA)2102-0507 (SÃO LÁZARO)

2102 – 4300 (BROTAS) Informações sobre matrícula e admissão; legislação educacional-escolar; documentação escolar

e atualização cadastral durante o ano; agendamento de reunião com Direção, S.O.E e SetorPedagógico e informações gerais.

15 16

Page 9: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

17 18

Área Administrativa - ServiçosQuestões de Administração e Serviços.

TELEFONISTA: (CABULA) 2102 - 7500(BROTAS) 2102 - 4300(SÃO LÁZARO) 2102 – 0500

PORTARIA: 2102-7501 (CABULA) / 2102-4301 (BROTAS) BIBLIOTECA: 2102-7522 (CABULA) / 2102-4307 (BROTAS)

Suporte Técnico (CPD): 2102-7520 TESOURARIA: 2102-7529 (CABULA)

2102-0513 ( SÃO LÁZARO)

SETOR DE COBRANÇA: 2102-7526

ADMINISTRAÇÃO: 2102 7526 (CABULA) / 2102-7508 (SÃO Lázaro)

Contatos Família - EscolaOs contatos telefônicos entre as famílias e o Colégio devem ser breves e objetivos. Assuntosprolongados serão tratados em entrevistas previamente agendadas por telefone, e-mail ou pelaagenda, procurando observar as instâncias do atendimento. O primeiro contato da famíliacom o Colégio deve ser realizado por meio do Coordenador, Orientador. Os casos deemergência serão encaminhados imediatamente.

Os recados aos alunos via Coordenação a serem dados por telefone deverão ser feitos umahora após o início das aulas do turno. Recados importantes não devem ser deixados para ofinal das aulas. Nem sempre há tempo hábil para que os mesmos sejam transmitidos.

Normas de FuncionamentoO horário de entrada e saída deve ser rigorosamente respeitado, pois, contribui parasegurança e tranquilidade do aluno, da família e da Escola, além de proporcionarmaior organização das crianças.Consulte seu horário diariamente, antes de sair de casa, faça uma revisão do material que iráutilizar.

ENTRADA DE ALUNOS

A abertura do portão pela manhã será às 06h50 e no período vespertino às 12h50. Portanto,antes destes horários não será permitida a entrada de alunos por motivos de segurança, pois,nestes horários, os funcionários estarão trabalhando na limpeza das dependências da Escola.

SAÍDA DE ALUNOS

Os alunos “NÃO” deverão ser recebidos pelos irmãos mais velhos antes do horário sem quehaja autorização expressa do responsável no Requerimento de Matrícula ou na AgendaEscolar. Após o término das aulas o aluno não deverá permanecer nas dependências da Escolapor mais de 30 (trinta) minutos.

MONITORAMENTO DA SAÍDA

Para que um aluno saia do Colégio, o responsável que vier buscá‐lo deverá apresentar a“Carteira de Identificação do Aluno”. Caso não seja a pessoa que habitualmente busca acriança e não apresente a Carteira, esta deverá aguardar até que os responsáveis sejamcontatados.

17 18

Page 10: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

18 19

TRANSPORTE ESCOLAROs Colégios Resgate e São Lázaro não possuem serviço de transporte escolar, assim como,

não tem nenhuma parceria, participação ou vínculo com terceiros, portanto, não seresponsabilizam por este tipo de serviço. Porém, no sentido de facilitar aos pais à procura poreste tipo de serviço, colocamos em nosso site os transportadores escolares autônomos e seusrespectivos itinerários ( Bairros).

DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS

Em casos de suspeita e/ou comprovação de alguma doença infectocontagiosa, é obrigação doresponsável:

a) entrar em contato com a Coordenação informando do fato e combinando as providênciasviáveis;

b) não enviar o aluno ao Colégio, em hipótese alguma, até este receber alta comprovada doseu médico.

Ao contratar transporte escolar para seu filho, observe os seguintes itens:

- Condutor devidamente documentado e registrado junto aos Órgãos de Fiscalização.- Presença de auxiliar de transporte escolar no veículo.- Assento para todas as crianças transportadas.- Tempo de permanência da criança no veículo.- Itinerário proposto pelo condutor.

Contatos Direção PedagógicaRESGATE CABULA

NOME FUNÇÃO E-MAILPROFª. LUCI SERPA DIRETORA [email protected]

PROFª. SÔNIAASSIST. DEDIREÇÃO

[email protected]

RESGATE BROTASNOME FUNÇÃO E-MAIL

PROFª MARIA DASGRAÇAS RIBEIRO

DIRETORA graç[email protected]

SÃO LÁZARONOME FUNÇÃO E-MAIL

PROF. ANTÔNIO LUIZ DIRETOR [email protected]

2019

Page 11: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Mensagem Final“Para se encontrar um sentido mais profundo, é necessário transcender os estreitos limites deuma existência autocentrada e acreditar que havemos de dar uma significativa contribuição

para a vida - senão imediatamente, pelo menos num qualquer tempo futuro. Este sentimentoé necessário se quisermos sentir-nos satisfeitos conosco próprios e com o que fazemos. Deforma a não estarmos à mercê dos caprichos da vida, é preciso desenvolvermos os nossos

recursos interiores, para que as nossas emoções, imaginação e intelecto se apoiem e seenriqueçam mutuamente. Os nossos sentimentos positivos dão-nos a força para desenvolver a

nossa racionalidade; só a esperança no futuro nos pode sustentar nas adversidades queinevitávelmente encontraremos”.

(B. BETTELHEIM)

Feriados e Recessos

01.01 – Confraternização Universal04 A 06/02 – Recesso Escolar (Carnaval)08 e 09/02 – Carnaval10.02 – Cinzas24.03 – Quinta-feira Santa25.03 – Paixão de Cristo24 e 26.03 - Recesso Escolar (Páscoa)27.03 – Páscoa21.04 – Tiradentes01.05 – Dia do Trabalho26.05 – Corpus Christi18/06 a 03.07 – Recesso Escolar24.06 – São João02.07 – Independência da Bahia07.09 – Independência do Brasil12.10 – Nossa Senhora Aparecida /

Dia da Criança15.10 – Dia do Professor02.11 – Finados15.11 – Proclamação da República08.12 – Nossa Sra. da Conceição25.12 – Natal

21

21

22

Page 12: Concepçªo de Criança Princípios Norteadores na Educaçªo ... · A tarefa mais importante e tambØm a mais difícil na criaçªo de uma criança Ø ajudÆ-la a encontrar o significado

Anotações_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Anotações_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

2423