conceito contabilidade

5
CONCEITO “Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.” CAMPO DE APLICAÇÃO O das entidades econômico-administrativas, sejam de fins lucrativos ou não. OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE O patrimônio das entidades. PATRIMÔNIO Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade econômico administrativa. FINALIDADES DA CONTABILIDADE Assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais. De acordo com o parágrafo acima, observamos duas funções básicas na contabilidade. Uma é a administrativa, e a outra é a econômica. Assim: – Função administrativa: controlar o patrimônio – Função econômica: apurar o resultado. USUÁRIOS DA CONTABILIDADE: – Sócios, acionistas, proprietários; – Diretores, administradores, executivos; – Instituições financeiras; – Empregados – Sindicatos e associações; – Institutos de pesquisas – Fornecedores – Clientes – Órgãos governamentais – Fisco TÉCNICAS CONTÁBEIS A contabilidade para atingir sua finalidade se utiliza das seguintes técnicas. Escrituração É o registro de todos os fatos que ocorrem no patrimônio. Demonstrações Financeiras São demonstrativos expositivos dos fatos ocorridos num determinado período. Representam a exposição gráfica dos fatos. São elas: – Balanço Patrimonial – Demonstração do Resultado do Exercício – Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – Demonstração das Mutações do patrimônio Líquido – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Auditoria É o exame e a verificação da exatidão ou não dos procedimentos contábeis. Análise das Demonstrações Financeiras Analisa e interpreta as demonstrações financeiras.

Upload: ericaviqueti33

Post on 15-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

texto

TRANSCRIPT

CONCEITOContabilidade a cincia que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos nopatrimnio das entidades com fins lucrativos ou no.CAMPO DE APLICAOO das entidades econmico-administrativas, sejam de fins lucrativos ou no.OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADEO patrimnio das entidades.PATRIMNIOConjunto de bens, direitos e obrigaes vinculados entidade econmico administrativa.FINALIDADES DA CONTABILIDADEAssegurar o controle do patrimnio administrado e fornecer informaes sobre a composio e asvariaes patrimoniais, bem como o resultado das atividades econmicas desenvolvidas pela entidadepara alcanar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.De acordo com o pargrafo acima, observamos duas funes bsicas na contabilidade. Uma aadministrativa, e a outra a econmica. Assim: Funo administrativa: controlar o patrimnio Funo econmica: apurar o resultado.USURIOS DA CONTABILIDADE: Scios, acionistas, proprietrios; Diretores, administradores, executivos; Instituies financeiras; Empregados Sindicatos e associaes; Institutos de pesquisas Fornecedores Clientes rgos governamentais FiscoTCNICAS CONTBEISA contabilidade para atingir sua finalidade se utiliza das seguintes tcnicas.Escriturao o registro de todos os fatos que ocorrem no patrimnio.Demonstraes FinanceirasSo demonstrativos expositivos dos fatos ocorridos num determinado perodo. Representam aexposio grfica dos fatos. So elas: Balano Patrimonial Demonstrao do Resultado do Exerccio Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados Demonstrao das Mutaes do patrimnio Lquido Demonstrao das Origens e Aplicaes de RecursosAuditoria o exame e a verificao da exatido ou no dos procedimentos contbeis.Anlise das Demonstraes FinanceirasAnalisa e interpreta as demonstraes financeiras.PRINCIPIOS FUNDAMENTAISO Conselho Federal de Contabilidade, atravs da Resoluo Federal no 750/93, determinou osseguintes princpios fundamentais de contabilidade. Entidade Continuidade Oportunidade Registro pelo Valor Original Atualizao Monetria Prudncia Competncia

1. GRUPOS DE INTERESSE NA INFORMAO CONTBIL

ADMINISTRADORES DO PATRIMNIO (administradores, diretores, executivos);TITULARES DO PATRIMNIO ( scios, acionistas, quotistas);FINANCIADORES DA ENTIDADE ( bancos, capitalistas, financiadores, etc.)GOVERNOS ( Federal, Estadual e Municipal ) TODOS AQUELES QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTO VINCULADOS ENTIDADE (empregados, clientes, fornecedores, etc.)

2. PESSOA FSICA: Uma pessoa qualquer, uma pessoa natural.

3. PESSOA JURDICA:

3.1 SOCIEDADE: Reunio de duas ou mais pessoas ligadas por um contrato, visando objetivo comum.

3.2 EMPRESRIO: aquela constituda por uma nica pessoa, responsvel ilimitada e individualmente pela Empresa (ou pelos seus atos), onde o nome da firma ser o do titular.

4. PATRIMNIO: o conjunto de bens, direitos e obrigaes pertencentes a uma pessoa, seja ela fsica ou jurdica.

BENS: Qualquer coisa que possa satisfazer uma necessidade do homem e que seja suscetvel de avaliao econmica, denomina-se bem. Os bens se classificam em tangveis (que tem existncia fsica. Ex. Automvel, imvel, dinheiro, etc.) e intangvel (Considerados os bens abstratos ou imateriais. Ex. Marcas e patentes, direito autoral, etc.)

DIREITOS: So bens sobre os quais exercemos domnio, mas que esto sob a posse de terceiros. Aparecem no patrimnio como valores a receber. Ex. Clientes, Duplicatas a receber, Ttulos a receber, etc.

OBRIGAES: So bens quem se encontram sob nossa posse, mas o domnio sobre eles exercido por terceiros. Aparecem no patrimnio como valores a pagar. Ex. Fornecedores, Duplicatas a pagar, Ttulos a pagar, Impostos a pagar, etc.

5 . ASPECTOS PATRIMONIAIS

JurdicoQualitativo Econmico