con aprova regimento interno e coordenação …...doras estaduais (coes), que vão coordenar as...

3
SERÁ LANÇADA NO DIA 8 DE DEZEMBRO O lançamento oficial da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) já tem data confirmada: será no dia 8 de dezembro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o decreto de convocação da 1ª Conseg e dará início a um momento inédito no Brasil. Pela primeira vez, sociedade civil, poder público e trabalhadores da área produzirão, juntos, diretrizes de uma política nacional de segurança pública. www.mj.gov.br/conferencia ANO 1 - N O 3 - 13 DE NOVEMBRO 2008 CON aprova regimento interno e comunicado à sociedade A Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conseg aprovou, no dia 4 de novembro, em Brasília, o texto final do regimento interno do evento e um comunicado à so- ciedade brasileira (leia em anexo). O regimento, que será publicado no lançamento da Conferência, define as regras de funcionamento de todo o processo, incluindo as etapas preparatórias e as conferências municipais e estaduais. E o comunicado convoca “todos os segmentos da sociedade civil ligados ao tema a se mobilizarem e colaborarem no processo de composição da 1ª Conseg, com participação ativa nas etapas municipais e estaduais, previstas para ocorrer entre março e julho de 2009”. Essa foi a terceira reunião da CON, instalada em setem- bro e composta por 36 cadeiras, distribuídas entre repre- sentantes da sociedade civil, do poder público e dos tra- balhadores da área de segurança pública. Sua função é coordenar a realização da 1ª Conseg. Com a aprovação do regimento interno da 1ª Conseg, o passo seguinte será a instalação das comissões organiza- doras estaduais (COEs), que vão coordenar as conferên- cias estaduais e orientar as municipais. Até o início de dezembro, a Coordenação Executiva iniciará uma série de visitas aos estados, com o objetivo de mobilizar para a instalação das COEs. Marcadas para ocorrer entre março e julho de 2009, as etapas estaduais e municipais são parte central da 1ª Conseg. Nelas, serão eleitos os representantes que participarão da etapa nacional, em agosto de 2009. Estados e municípios também enviarão propostas que serão apreciadas na etapa nacional. Coordenação Executiva inicia visita aos estados 1ª CONSEG MJ PRORROGA PRAZO PARA PESQUISA SOBRE CONSELHOS DE SEGURANÇA O Ministério da Justiça ampliou o prazo para o en- vio dos questionários da Pesquisa Nacional dos Conselhos de Segurança Pública. Os presidentes ou responsáveis pelos conselhos têm até o dia 28 de novembro para enviar as informações. Este é o primeiro mapeamento dos conselhos comunitários e institucionais (estaduais e municipais) existentes no Brasil. Com o levantamento, será possível criar um banco de dados que vai permitir o planejamen- to de políticas que garantam uma participação so- cial mais efetiva. A pesquisa faz parte das atividades que antecedem a 1ª Conseg. Acesse o questionário e saiba mais sobre a pesquisa no site: www.segurancacidada.org.br. De 27 a 31 de agosto de 2009 - Brasília - DF

Upload: others

Post on 05-Mar-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

será LANÇADA NoDiA 8 De Dezembro

O lançamento oficial da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) já tem data confirmada: será no dia 8 de dezembro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o decreto de convocação da 1ª Conseg e dará início a um momento inédito no Brasil. Pela primeira vez, sociedade civil, poder público e trabalhadores da área produzirão, juntos, diretrizes de uma política nacional de segurança pública.

www.mj.gov.br/conferencia

ANO 1 - NO 3 - 13 de NOVeMBRO 2008

CON aprova regimento interno e comunicado à sociedade

A Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conseg aprovou, no dia 4 de novembro, em Brasília, o texto final do regimento interno do evento e um comunicado à so-ciedade brasileira (leia em anexo). O regimento, que será publicado no lançamento da Conferência, define as regras de funcionamento de todo o processo, incluindo as etapas preparatórias e as conferências municipais e estaduais. e o comunicado convoca “todos os segmentos da sociedade civil ligados ao tema a se mobilizarem e colaborarem no processo de composição da 1ª Conseg, com participação ativa nas etapas municipais e estaduais, previstas para ocorrer entre março e julho de 2009”.

essa foi a terceira reunião da CON, instalada em setem-bro e composta por 36 cadeiras, distribuídas entre repre-sentantes da sociedade civil, do poder público e dos tra-balhadores da área de segurança pública. Sua função é coordenar a realização da 1ª Conseg.

Com a aprovação do regimento interno da 1ª Conseg, o passo seguinte será a instalação das comissões organiza-doras estaduais (COes), que vão coordenar as conferên-cias estaduais e orientar as municipais. Até o início de dezembro, a Coordenação executiva iniciará uma série de visitas aos estados, com o objetivo de mobilizar para a instalação das COes.

Marcadas para ocorrer entre março e julho de 2009, as etapas estaduais e municipais são parte central da 1ª Conseg. Nelas, serão eleitos os representantes que participarão da etapa nacional, em agosto de 2009. estados e municípios também enviarão propostas que serão apreciadas na etapa nacional.

Coordenação Executiva inicia visita aos estados

1ª CoNseg

MJ prorroga prazo para pesquisa sobre conselhos de segurança

O Ministério da Justiça ampliou o prazo para o en-vio dos questionários da Pesquisa Nacional dos Conselhos de Segurança Pública. Os presidentes ou responsáveis pelos conselhos têm até o dia 28 de novembro para enviar as informações. Este é o primeiro mapeamento dos conselhos comunitários e institucionais (estaduais e municipais) existentes no Brasil. Com o levantamento, será possível criar um banco de dados que vai permitir o planejamen-to de políticas que garantam uma participação so-cial mais efetiva. A pesquisa faz parte das atividades que antecedem a 1ª Conseg. Acesse o questionário e saiba mais sobre a pesquisa no site:

www.segurancacidada.org.br.

De 27 a 31 de agosto de 2009 - Brasília - DF

• Ministério da Justiça – Coordenação Executiva da 1ª Conseg

• Departamento de Polícia Federal

• Departamento de Polícia Rodoviária Federal

• Secretaria Geral da Presidência da República (SEGES)

• Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

• Fórum Brasileiro de Segurança Pública

• Rede Desarma Brasil

• Rede F4

• Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

• Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

• Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH)

• Viva Rio

• Instituto Sou da Paz

• Instituto São Paulo Contra a Violência (Fórum da Cidadania Contra a Violência de São Paulo e Fórum Metropolitano de Segurança Pública)

• Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)

COMUNICADO

As entidades que compõem a Comissão Organizadora Nacional (CON) da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) informam à sociedade brasileira o compromisso assumido com a consolidação de bases para o desenvolvimento de um novo modelo de segurança pública no Brasil, a partir da composição e da realização da 1ª Conseg. Empenhadas em contribuir para a construção desse momento inédito na história do Brasil, as entidades relacionadas abaixo cumprem o papel de instância deliberativa, dispondo sobre a organização e o desenvolvimento das atividades da Conferência.

Instalada desde setembro de 2008 pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, a Comissão Organizadora Nacional pactuou como objetivo geral para a 1ª Conseg “a definição de princípios e diretrizes orientadores da Política Nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental”.

As entidades integrantes da CON estão convictas de que a 1ª Conseg será um marco histórico na busca de um novo paradigma para a política pública de segurança no Brasil. Com base no diálogo entre os diversos segmentos sociais (sociedade civil, poder público dos três entes federados e trabalhadores da área de segurança pública), a 1ª Conseg será um ambiente privilegiado de deliberação sobre a política nacional de segurança pública e lançará bases para a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), consolidando-o como órgão responsável por deliberar acerca das diretrizes das políticas públicas de segurança e por acompanhar a sua implantação.

Nesse sentido, as entidades integrantes da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conseg convidam todos os segmentos da sociedade ligados ao tema a participar do processo de construção da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, especialmente em suas etapas municipais e estaduais, previstas para ocorrer entre março e julho de 2009. Informam, ainda, que o lançamento oficial da 1ª Conseg ocorrerá no dia 08 de dezembro de 2008, no Palácio do Planalto, ocasião em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinará o decreto convocatório.

O presente comunicado é assinado pelas entidades a seguir arroladas:

•Ministério da Justiça – Coordenação Executiva da 1ª Conseg•Departamento de Polícia Federal•Departamento de Polícia Rodoviária Federal•Secretaria Geral da Presidência da República (SEGES)•Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)•Fórum Brasileiro de Segurança Pública•Rede Desarma Brasil•Rede F4•Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)•Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)•Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH)•Viva Rio•Instituto Sou da Paz•Instituto São Paulo Contra a Violência (Fórum da Cidadania Contra a Violência de São Paulo e Fórum Metropolitano de Segurança Pública)•Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)•Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP)•Grande Oriente do Brasil•Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)•Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)•Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF)•Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF)•Associação Nacional dos Oficiais Militares Estaduais (AMEBRASIL)•Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros (ANASPRA)•Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME)•Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL)•Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL)•Associação Brasileira de Criminalística (ABC)•Associação Brasileira dos Médicos Legistas Civis (ABML)•Federação Nacional dos Papiloscopistas Policiais (FENAPPI)•Liga Nacional de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM)•Conselho Nacional das Guardas Municipais•Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia•Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP)•Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública•Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares•Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil•Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária•Conselho de Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil•Frente Nacional de Prefeitos•Gabinetes de Gestão Integrada Municipal•Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União