revisão para universidades estaduais

62
REVISÃO PARA UNIVERSIDADES ESTADUAIS Departamento de Física Frente 1 (Mecânica) Questão 01. Um trem desloca-se entre duas estações por uma ferrovia plana e retilínea. Durante os primeiros 40 segundos, ele parte do repouso com uma aceleração cujo módulo é 0,2m/s 2 . Em seguida, a velocidade é mantida constante durante 1 minuto e, logo após, o trem é freado com aceleração de módulo igual a 0,4m/s 2 até pará-lo. Desprezando-se as forças de atrito, pode-se afirmar que o trem percorreu nesse trajeto uma distância, em metros, igual a: A) 720 B) 680 C) 540 D) 490 E) 450 Questão 02. Um rapaz que se encontra em um aeroporto percebe que dispõe de, no máximo, 5 minutos para chegar ao portão de embarque, situado a 500m de distância. Ele corre em direção ao portão de embarque, desenvolvendo uma velocidade de 3,6km/h. Considerando-se que ele percorre parte do trajeto sobre uma esteira rolante de 300m de comprimento — que rola a uma velocidade de 2m/s — na qual mantém o mesmo ritmo dos seus passos, é correto afirmar que o rapaz chega ao portão de embarque: A) com um atraso de, aproximadamente, 3min e 20s. B) com um atraso de, aproximadamente, 1min e 10s. C) aproximadamente 50s antes do limite máximo de tempo que dispunha. D) no limite máximo de tempo que dispunha para embarcar. E) aproximadamente 2min e 40s antes do limite máximo do tempo que dispunha.

Upload: sartremoyses

Post on 10-Jul-2015

1.719 views

Category:

Education


33 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revisão para universidades estaduais

REVISÃO PARA UNIVERSIDADES ESTADUAIS

Departamento de Física

Frente 1 (Mecânica)

Questão 01.

Um trem desloca-se entre duas estações por uma ferrovia plana e retilínea. Durante os primeiros 40 segundos, ele parte do repouso com uma aceleração cujo módulo é 0,2m/s2. Em seguida, a velocidade é mantida constante durante 1 minuto e, logo após, o trem é freado com aceleração de módulo igual a 0,4m/s2 até pará-lo. Desprezando-se as forças de atrito, pode-se afirmar que o trem percorreu nesse trajeto uma distância, em metros, igual a:

A) 720

B) 680

C) 540

D) 490

E) 450

Questão 02.

Um rapaz que se encontra em um aeroporto percebe que dispõe de, no máximo, 5 minutos para chegar ao portão de embarque, situado a 500m de distância. Ele corre em direção ao portão de embarque, desenvolvendo uma velocidade de 3,6km/h. Considerando-se que ele percorre parte do trajeto sobre uma esteira rolante de 300m de comprimento — que rola a uma velocidade de 2m/s — na qual mantém o mesmo ritmo dos seus passos, é correto afirmar que o rapaz chega ao portão de embarque:

A) com um atraso de, aproximadamente, 3min e 20s.

B) com um atraso de, aproximadamente, 1min e 10s.

C) aproximadamente 50s antes do limite máximo de tempo que dispunha.

D) no limite máximo de tempo que dispunha para embarcar.

E) aproximadamente 2min e 40s antes do limite máximo do tempo que dispunha.

Page 2: Revisão para universidades estaduais

Questão 03.

Uma partícula em movimento circular uniforme realiza um percurso de 120 cm em 2s, sob uma aceleração de módulo igual a 200 cm/s2.

Considerando-se essa informação, pode-se afirmar:

A) A partícula percorre uma circunferência de raio igual a 1cm.

B) A velocidade escalar da partícula é constante e tem módulo igual a 50cm/s.

C) O vetor velocidade da partícula é constante em todo o movimento.

D) A partícula realiza uma volta completa a cada 0,6πs.

E) A velocidade angular da partícula é constante e tem módulo igual a 30rad/s.

Questão 04.

Dois corpos de pesos diferentes são abandonados no mesmo instante e da mesma altura.

Desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar:

A) O corpo de menor área chegará primeiro ao solo.

B) Os dois corpos caem com a mesma velocidade, mas com acelerações diferentes.

C) Os dois corpos caem com a mesma velocidade, em cada instante, e com a mesma aceleração.

D) O corpo mais denso chegará ao solo depois do outro.

E) O corpo mais denso chegará primeiro ao solo.

Questão 05.

Uma bola é arremessada horizontalmente, com uma velocidade V0, de um ponto situado a uma altura h, acima do solo. Sabendo-se que o alcance da bola é também igual a h e que o módulo da aceleração da gravidade local é g, pode-se afirmar: A) A trajetória descrita pela bola tem a forma de uma circunferência.

B) A velocidade inicial da bola tem módulo igual a2

gH .

C) A velocidade da bola, ao atingir o solo, tem módulo igual a 2gh.

D) A bola possui aceleração centrípeta de módulo igual a H

V2

0 .

E) O tempo gasto pela bola para atingir o solo é igual a g

H2 .

Page 3: Revisão para universidades estaduais

Questão 06.

INSTRUÇÃO:

Para responder a esta questão, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V V F

B) V F F

C) V F V

D) F V V

E) F F V

Considerando-se as leis de Newton, é correto afirmar:

( ) O módulo da força resultante sobre um corpo que se encontra em movimento circular uniforme é constante.

( ) Se um bloco se encontra em repouso sobre uma mesa horizontal, então a força de compressão do bloco sobre a mesa é equilibrada pela força de reação normal da mesa sobre o bloco.

( ) Um corpo lançado verticalmente para cima, desprezando-se a resistência do ar, no interior de um trem que se encontra em movimento retilíneo uniformemente variado, voltará à posição da qual ele foi lançado.

Questão 07.

Um indivíduo de massa igual a 70 kg se encontra sobre uma balança, fixa no piso de um elevador. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s2, pode-se concluir que a marcação da balança, quando o elevador estiver descendo em movimento retardado, com aceleração de módulo 3m/s2, será igual, em newtons, a:

A) 350

B) 490

C) 700

D) 810

E) 910

Page 4: Revisão para universidades estaduais

Questão 08.

Um bloco, de massa m, desliza para baixo, com velocidade constante, quando abandonado em um plano inclinado que forma um ângulo a com a horizontal. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a g, a força de atrito cinético entre o plano e o bloco é igual a:

A) mg. senα

B) mg .cosα

C) mg. tgα

D) mg

E) zero

Questão 09.

A força resultante que atua em uma partícula que executa um movimento circular uniforme: A) é diretamente proporcional à velocidade linear. B) é tangente à trajetória em cada ponto. C) é a força-peso da partícula. D) não realiza trabalho. E) tem intensidade nula.

Questão 10.

Uma força horizontal de 40N empurra uma caixa de massa 5 kg numa distância de 5m sobre um plano horizontal. Sendo o coeficiente de atrito entre o plano e a caixa igual a 0,2, pode-se afirmar que a variação da energia cinética sofrida pela caixa é igual, em J, a:

A) 150

B) 120

C) 100

D) 80

E) 60

Texto para as questões 11 e 12.

Um carrinho de massa igual a 80 kg desloca-se horizontalmente, com velocidade de módulo igual a 5m/s, e um bloco de massa igual a 20 kg cai verticalmente, de uma pequena altura, aderindo a ele.

Page 5: Revisão para universidades estaduais

Questão 11.

Considerando-se essas informações, pode-se concluir que a velocidade final do conjunto massa-bloco, é igual, em m/s, a:

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

Questão 12.

Nessas condições, a variação da energia mecânica, é igual, em joules, a:

A) -800

B) -200

C) -100

D) 200

E) 800

Texto para as questões 13 e 14

Um bloco de massa 2 kg deslizando, a partir do repouso, sobre um plano inclinado de 2m de altura em relação ao solo chega ao solo com velocidade de 6m/s. Sabe-se que a aceleração da gravidade local é igual a 10m/s2.

Questão 13.

Com base nesses dados, é correto afirmar que a energia, em joules, dissipada no deslizamento do bloco sobre a rampa é igual a

A) 40

B) 34

C) 28

D) 14

E) 4

Page 6: Revisão para universidades estaduais

Questão 14.

Supondo-se que o plano inclinado forma um ângulo de 300 com a horizontal, pode-se afirmar que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é igual a

A) 30

3.

B) 20

3.

C) 10

3.

D) 5

3.

E) 3 .

Questão 15.

A figura mostra um oscilador harmônico simples, sobre um plano horizontal sem atrito, cujo bloco tem massa de 1 kg. O bloco é afastado da posição de equilíbrio, com a aplicação de uma força horizontal de 30N e, em seguida, passa a oscilar. Sendo a constante da mola igual a 100N/m, pode-se afirmar que a velocidade máxima, em m/s, atingida pelo bloco, ao oscilar, é igual a

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

Page 7: Revisão para universidades estaduais

Questão 16.

Um corpo, de peso P e massa específica m, preso a um dinamômetro, se encontra totalmente imerso em água, de massa específica µa. Nessas condições, a leitura do dinamômetro é dada por:

A)

µ

µaP 1

B)

+

µ

µaP 1

C)

µ

µaP

D) ( )µµ −aP

E) ( )µµ +aP

Questão 17.

No tubo em U do diagrama, os líquidos A e B não são miscíveis. Considerando-se a densidade do líquido A igual a 2,0g/cm3, pode-se afirmar que a densidade do líquido B é igual, em g/cm3, a:

A) 3

B) 4

C) 5

D) 6

E) 7

Page 8: Revisão para universidades estaduais

Questão 18.

Um bloco cúbico, feito de um material cuja densidade é igual a 5g/cm3, flutua em um líquido de densidade 10g/cm3. Considerando-se essa informação, pode-se afirmar que a fração de volume do bloco que fica acima da superfície do líquido é igual a:

A) 60%

B) 50%

C) 40%

D) 30%

E) 20%

Questão 19.

Um projétil de massa 10,0g, com velocidade de 300m/s, atinge um pêndulo balístico e fica alojado no interior da massa pendular de 2,0kg, como mostra a figura. Desprezando-se as forças dissipativas e admitindo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0m/s2, pode-se concluir que, após o choque, o pêndulo se eleva a uma altura h, em cm, aproximadamente igual a:

A) 15,0

B) 14,0

C) 13,0

D) 12,0

E) 11,0

Page 9: Revisão para universidades estaduais

Questão 20.

Considere satélites de massas diferentes descrevendo uma órbita circular, de raio r, em torno de um planeta, de massa m. Considerando a constante da gravitação universal igual a G, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A aceleração centrípeta dos satélites tem módulo igual a2r

Gm .

( ) A velocidade angular dos satélites depende de suas massas.

( ) A velocidade angular dos satélites é diretamente proporcional ao raio r.

( ) Satélites diferentes, percorrendo uma mesma órbita circular, possuem a mesma velocidade angular.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V V V F

B) V V F F

C) V F F V

D) V F V V

E) V V F V

Questão 21

O gráfico representa a distância percorrida por um móvel que partiu do repouso, deslocando-se sobre um plano horizontal, em movimento retilíneo uniformemente variado. A partir da análise da informação, o gráfico que representa a velocidade do móvel em função do tempo é o indicado na alternativa:

Page 10: Revisão para universidades estaduais

Questão 22

A velocidade angular de um disco que se movimentava com aceleração angular constante variou de 2,0rad/s para 22,0rad/s, no intervalo de 10,0s. Nesse intervalo de tempo, admitindo-se π igual a 3, o disco realizou um número de rotações igual a:

A) 22

B) 20

C) 18

D) 14

E) 12

Page 11: Revisão para universidades estaduais

Questão 23

A carga transportada em um barco pode ser avaliada a partir da medida da fração do volume externo da embarcação que se encontra mergulhada. Assim, considere um barco descarregado que tem massa de 500,0kg e volume externo de 30,0m3. Sabendo-se que o barco ancorado em um porto apresenta 5% do volume externo mergulhado e admitindo-se a densidade da água e o módulo da aceleração da gravidade iguais a, respectivamente, 1,0g/cm3 e 10,0m/s2, a carga contida no barco, medida em toneladas, é igual a:

A) 2,5

B) 2,0

C) 1,5

D) 1,0

E) 0,5

Questão 24

Um objeto foi abandonado do sexto andar de um prédio, a vinte metros do solo, causando um acidente. A perícia determinou a velocidade com que o objeto chegou ao solo. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10,0m/s2, e desprezando-se a resistência do ar, o corpo atingiu o solo com velocidade, em km/h, igual a:

A) 48

B) 56

C) 64

D) 72

E) 80

Questão 25

Uma bala “perdida” atingiu a parede de uma residência, ficando alojada no seu interior. Para determinar a velocidade que a bala atingiu a parede, um perito determinou a profundidade do furo feito pela bala como sendo de 16,0cm. Sabendo-se que a bala com massa de 10,0g atingiu perpendicularmente a parede, penetrando-a na direção do movimento, e considerando-se a força de resistência da parede constante com módulo de 5,0. 103 N, a velocidade da bala, quando atingiu a parede, em m/s, era de:

A) 300

B) 350

Page 12: Revisão para universidades estaduais

C) 400

D) 450

E) 500

Questão 26

Um bloco com massa de 500,0g desloca-se sobre um plano horizontal de atrito desprezível. No ponto A, mostrado na figura, o bloco comprime uma mola de constante elástica 140N/m, que se encontra sobre uma superfície rugosa com coeficiente de atrito igual a 0,6. Considerando-se a aceleração da gravidade com módulo de 10,0m/s2 e sabendo-se que a compressão máxima da mola é de 10,0cm, a quantidade de movimento do bloco, no instante que atingiu a mola, em kg.m/s, era igual a:

A) 0,5

B) 0,7

C) 1,0

D) 1,5

E) 2,0

Questão 27

Uma esfera, A, com massa de 50,0g e velocidade de 8,0m/s choca-se frontalmente com outra esfera, B, que se encontra em repouso sobre uma superfície plana e horizontal de atrito desprezível. Sabendo-se que a massa da esfera B é de 200,0g e que o choque é perfeitamente elástico, os módulos das velocidades das esferas A e B, após o choque, em m/s, são iguais, respectivamente, a:

A) 4,8 e 3,2.

B) 5,0 e 3,0.

Page 13: Revisão para universidades estaduais

C) 5,5 e 2,5.

D) 5,7 e 2,3.

E) 6,0 e 2,0.

Questão 28

As posições ocupadas por um bloco preso na extremidade livre de uma mola, oscilando em um eixo horizontal com movimento harmônico simples, variam com o tempo, de acordo com a equação: x = 0,2cos(πt + π), expressa no SI. Uma análise da equação do movimento permite afirmar:

A) O período do movimento é de 2,0. 10−1s.

B) A amplitude da oscilação é de 4,0. 10−1m.

C) A energia cinética do bloco é igual a zero no ponto central da trajetória.

D) A velocidade do bloco, no instante 0,5s, é de aproximadamente 6,3. 10−1m/s.

E) A energia potencial armazenada no sistema é nula nos pontos de inversão do movimento.

Questão 29

Na Mecânica, consideram-se como Grandezas Fundamentais a Massa (M), o Tempo (T) e o Comprimento (L). Dessa forma, qualquer Grandeza Física, de natureza Mecânica, pode ser expressa em função de M, T e L. A equação dimensional da grandeza S, definida pela igualdade S = aceleração x tempo x impulso x comprimento, é dada por:

A) M−1L2T2

B) ML3T−2

C) ML2T−1

D) M2L3T2

E) ML2T−2

Questão 30

Em experiências diárias, tem-se constatado que os corpos estão em movimento. Esses movimentos são atribuídos às interações entre os corpos e são descritos por meio dos conceitos de força ou de energia. Suponha-se que uma única força F, que atua 20,0s, seja aplicada a um corpo de massa m = 500,0kg. A força produz no corpo, que estava inicialmente em repouso,

Page 14: Revisão para universidades estaduais

uma velocidade final de 0,5m/s. Essa força cresce linearmente com o tempo, durante 15,0s, e depois decresce até zero, também linearmente, durante 5s.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

A) O impulso causado sobre o corpo pela força F tem valor numérico igual a 15Ns.

B) A força máxima exercida sobre o corpo tem intensidade igual a 20N.

C) No instante t = 15,0s, a velocidade do corpo atinge um valor de 0,2m/s.

D) O corpo realiza um movimento uniformemente variado.

E) A variação de velocidade sofrida pelo corpo, durante os últimos 5,0s de atuação da força F, é de 0,125m/s.

Questão 31

Sempre que dois corpos estão em contato, como no caso de um livro em repouso sobre uma mesa, existe uma resistência opondo-se ao movimento relativo dos dois corpos. Suponha-se que um livro de massa m é empurrado ao longo da mesa, com uma força F = 10,0N, e que o coeficiente de atrito entre a mesa e o livro seja µ = 0,2. Considerando-se que o livro se desloca 80,0cm em um intervalo de tempo de 1,0s e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0m/s2, é correto afirmar:

A) O livro realiza um movimento retilíneo uniforme de velocidade 8,0cm/s.

B) A força de atrito atuante sobre o livro tem intensidade 6,0N.

C) O livro sofre uma aceleração resultante de módulo igual a 2,0m/s2.

D) A massa do livro é igual a 25/9 kg.

E) A componente normal da força de reação da mesa sobre o livro tem intensidade igual a 8,0N.

Questão 32

Page 15: Revisão para universidades estaduais

O gráfico mostra o comportamento de uma força em função do deslocamento. Essa força é aplicada em um corpo de massa igual a 1000 gramas, na mesma direção e sentido de seu deslocamento. O corpo estava inicialmente em movimento retilíneo uniforme, com velocidade

4√2 m/s. Considerando-se essa informação e após a análise do gráfico, conclui-se que o trabalho, em joule, realizado pela força, e a velocidade final, em m/s, desse corpo são, respectivamente, iguais a

A) 24,5 e 9,0

B) 24,5 e 5,0

C) 20,0 e 9,0

D) 20,0 e 6,0

E) 17,0 e 17,0

Questão 33

Um exemplo de Movimento Harmônico Simples, MHS, é o movimento de um pêndulo. Um pêndulo simples é definido como uma partícula de massa m presa, em um ponto O, por um fio de comprimento x e massa desprezível. Sobre o movimento de um pêndulo simples, é correto afirmar:

A) Sua energia varia linearmente com a amplitude.

B) Seu período depende apenas do comprimento x.

C) Sua frequência angular é dada por = , em que g é a aceleração da gravidade.

D) Sua trajetória retilínea é realizada em torno do ponto de suspensão O.

E) Seu período é dado por T= 2π · , em que g é a aceleração da gravidade para pequenas

amplitudes.

Questão 34

Depois de sua formulação das leis de movimentos, a segunda, e talvez a maior, contribuição de Newton para o desenvolvimento da Mecânica foi a descoberta da interação gravitacional, isto é, a interação entre dois corpos, planetas ou partículas, que produz um movimento que pode ser descrito pelas leis de Kepler.

Com base nos conhecimentos sobre a Gravitação Universal, é correto afirmar:

A) A força associada à interação gravitacional nem sempre age ao longo da linha que une os dois corpos em interação, de acordo com a lei dos períodos.

Page 16: Revisão para universidades estaduais

B) A primeira lei de Kepler afirma que a órbita de um planeta é elíptica ou hiperbólica.

C) A velocidade de escape é a velocidade máxima com a qual um corpo deve ser lançado da Terra, para alcançar o infinito.

D) A velocidade que um corpo, abandonado a uma distância r, do centro da Terra, quando

atingir superfície terrestre, é dada por = 2 − , em que g é a aceleração da gravidade

nessa superfície.

E) A depender de sua massa, todos os corpos, em um mesmo lugar de um campo gravitacional, ficam sujeitos a diferentes acelerações.

Questão 35

Um bloco é jogado sobre uma mesa de altura H, em relação ao solo. Esse bloco abandona a mesa com uma velocidade v0. Com relação ao movimento do bloco, após abandonar a mesa, é correto afirmar:

A) Atinge o solo após um intervalo de tempo igual a = · .

B) Percorre, na horizontal, uma distância = .

C) Realiza uma trajetória hiperbólica.

D) Apresenta um movimento retilíneo uniformemente variado.

E) Mantém, durante a queda, uma velocidade uniforme na direção vertical e igual a v0.

Questão 36

No instante em que o sinal de tráfego se torna verde, um automóvel que estava parado sai com uma aceleração de 2,0m/s2. No mesmo instante, um caminhão, viajando com uma velocidade constante de 10,0m/s, ultrapassa o automóvel.

Nessas condições, a distância que o automóvel percorre a partir desse instante até alcançar o caminhão, em m, é igual a:

A) 250,0

B) 200,0

C) 150,0

D) 100,0

E) 50,0

Page 17: Revisão para universidades estaduais

Questão 37

Um rio segue para o norte com uma velocidade de 6,0km/h. Um homem rema um barco, atravessando o rio, sendo de 8,0km/h para leste sua velocidade relativa à água. Desprezando-se a resistência da água e sabendo-se que a largura do rio é de 2,0km, é correto afirmar que sua velocidade relativa à Terra e o tempo gasto na travessia, em km/h e minutos, são, respectivamente, iguais a:

A) 6,0 e 20,0

B) 10,0 e 15,0

C) 12,0 e 8,0

D) 15,0 e 10,0

E) 20,0 e 15,0

Questão 38

Uma mala de 40,0kg está sobre o piso de um caminhão. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre a mala e o piso do caminhão são, respectivamente, 0,30 e 0,20.

Sabendo-se que o caminhão está acelerado a 4,0m/s2, a intensidade da força de atrito que atua sobre a mala, em N, é igual a:

A) 120

B) 110

C) 100

D) 90

E) 80

Questão 39

Um pequeno corpo de massa m igual a 400,0g descreve um movimento circular uniforme sobre um plano horizontal sem atrito, preso por uma corda ideal de 20,0cm de comprimento a um pino vertical. Sabendo-se que o corpo executa 10 revoluções por segundo, o módulo da força que a corda exerce sobre ele, em π2N, é igual a:

A) 30

B) 32

C) 34

Page 18: Revisão para universidades estaduais

D) 36

E) 38

Questão 40

Um corpo de massa m está preso à extremidade de uma corda de comprimento L e é deslocado de sua posição de equilíbrio estável de modo que forma um ângulo de 90° com a vertical. Desprezando-se a resistência do ar e sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é g, é correto afirmar que, após ser abandonado do repouso, o corpo estará se movendo, quando passar pelo ponto mais baixo da sua trajetória, com uma velocidade, em m/s, igual a:

A)

B)

C)

D) 2

E) 3

Questão 41

Quando uma bala de massa m igual a 20,0g, movendo-se horizontalmente com velocidade de 300,0m/s, atinge um pêndulo balístico de massa M igual a 2,0kg, observa-se que o centro de gravidade do pêndulo sobe uma distância de 20,0cm na vertical, enquanto a bala emerge com velocidade v. Desprezando-se a resistência do ar e sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local g é de 10,0m/s2, é correto afirmar que o valor de v, em m/s, é igual a:

A) 100,0

B) 110,0

C) 120,0

D) 130,0

E) 140,0

Questão 42

Observa-se que quatro passageiros, cuja massa total é de 300,0kg, comprimem 30,0cm as molas de um automóvel quando entram nele.

Sabendo-se que a massa do automóvel é 600,0kg, o período de vibração do automóvel carregado, em πs, é igual a:

Page 19: Revisão para universidades estaduais

A) 0,8

B) 0,7

C) 0,6

D) 0,5

E) 0,4

Questão 43

Um bloco de madeira tem 60,0cm de comprimento, 30,0cm de largura e 5,0cm de espessura. Amarra-se embaixo da madeira um bloco de chumbo e o sistema é mergulhado em água de massa específica igual a 1,0g/cm3. Sabendo-se que as densidades específicas da madeira e do chumbo são, respectivamente, 0,6g/cm3 e 11,0g/cm3, é correto afirmar que, para que o bloco de madeira tenha seu topo exatamente aflorando à superfície, o volume do bloco de chumbo, em 10−4m3, é igual a:

A) 3,2

B) 3,3

C) 3,4

D) 3,5

E) 3,6

Questão 44

Um motor com rendimento de 70% puxa um bloco de 50,0kg, que desliza com velocidade constante de 5,0m/s sobre o plano inclinado representado na figura. Desprezando-se a resistência do ar, admitindo-se as polias e o fio como sendo ideais, o modulo da aceleração da gravidade, g = 10,0m/s2, o coeficiente de atrito dinâmico, µd = 0,3, e sabendo-se que cosθ = 0,8 e senθ = 0,6, a potência total do motor, em kW, e igual a

Page 20: Revisão para universidades estaduais

A) 2,1

B) 3,0

C) 4,5

D) 5,1

E) 6,0

Questão 45

A água é um elemento vital para o ser humano. Para abastecer uma residência, a bomba retira água de um poço e enche o tanque de 1.000 L, em 10 minutos, conforme a figura.

A água é lançada no tanque com velocidade de módulo 10 m/s e não há perdas por atrito no sistema. Sendo o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2 e a densidade da água 1,0 kg/L, a potência mecânica da bomba (suposta constante) é igual a:

A) 100 W

B) 200 W

C) 300 W

D) 400 W

E) 500 W

Page 21: Revisão para universidades estaduais

Frente 2 (Eletricidade)

Questão 01.

Em um experimento, no qual se mede a força eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes, os resultados mostram que a força, medida em newtons, é diretamente proporcional a cada uma das cargas, medida em coulombs, e inversamente proporcional ao quadrado da distância, medida em centímetros, entre elas. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a força medida se relaciona com as cargas elétricas e com a distância entre elas através de uma constante de proporcionalidade medida em:

A) N.cm2.C-2

B) N.cm-2.C2

C) N.cm2.C

D) N2.cm.C

E) N-2.cm.C-2

Questão 02.

Sabendo-se que a expressão 2

21

04

1

r

QQF

πε= representa a Lei de Coulomb e que as unidades de

base no Sistema Internacional são o metro, o quilograma, o segundo, o kelvin, o ampère, a candela e o mol, pode-se concluir que a unidade de medida da permissividade elétrica do vácuo, ε0, nesse sistema, é:

A) A2s2m-2

B) A2s2kg-1

C) mkgA4

D) A2s4kg-1m-3

E) A4s-2kgm2

Questão 03.

Uma lâmpada, com resistência elétrica igual 5Ω, é associada em paralelo aos terminais de um gerador elétrico, de força eletromotriz igual a 32V e resistência interna desconhecida. Nessas condições e sabendo-se que a lâmpada dissipa uma potência elétrica igual a 80W, a resistência interna do gerador é igual, em ohms, a:

Page 22: Revisão para universidades estaduais

A) 0,5

B) 0,8

C) 1,0

D) 2,0

E) 3,0

Questão 04.

A figura representa dois pontos, A e B, submetidos a uma diferença de potencial elétrico de

50,0V, em uma região do campo elétrico uniforme Er

. Com base na figura, é correto afirmar que o trabalho realizado pela ação do campo elétrico, para deslocar uma partícula de carga elétrica 2µC, de A para B, é igual, em joules, a:

A) 1,0.10-4

B) 2,0.10-4

C) 3,0.10-4

D) 5,0.10-2

E) 2,0.10-2

Questão 05.

Uma partícula permanece em repouso em um campo elétrico produzido por duas placas paralelas, horizontais e carregadas com cargas de sinais opostos e distantes a uma distância d. Se a partícula possui uma massa, m, uma carga, q, e está submetida a um campo gravitacional, g, então a diferença de potencial entre as placas é dada pela expressão:

A) qd

mg.

B) mg

qd.

Page 23: Revisão para universidades estaduais

C) q

mgd.

D) g

qmd.

E) gd

mq.

Questão 06.

O gráfico representa a corrente elétrica que atravessa um fio condutor em função do tempo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a corrente média que atravessa o fio entre os instantes t = 0 e t = 5s é igual, em A, a:

A) 1,6

B) 2,7

C) 3,9

D) 4,8

E) 5,1

Questão 07.

No demonstrativo de consumo de uma conta de energia elétrica, registram-se as leituras de 43900 kWh e 44150 kWh, referentes ao consumo em intervalo de 30 dias. Com base nessas informações, é correto afirmar que o consumo de energia no período é igual, em joules, a: A) 9,0.108

B) 2,7.107

Page 24: Revisão para universidades estaduais

C) 1,5.106

D) 2,5.105

E) 3,0.104

Texto para as questões 08 a 10.

Suponha que uma árvore de natal é iluminada por 40 lâmpadas de resistência elétrica linear de 5Ω, cada uma, associadas em série, estando o conjunto alimentado por uma diferença de potencial de 120V.

Questão 08.

Com base nessa informação, pode-se afirmar que a corrente elétrica, em miliampères, e a potência dissipada, em watts, em cada uma das lâmpadas, são iguais, respectivamente, a

A) 1200 e 1,2.

B) 600 e 1,8.

C) 300 e 9,0.

D) 120 e 3,6.

E) 30 e 0,9.

Questão 09.

Se uma das lâmpadas queima, então:

A) as demais continuarão acesas e apresentarão o mesmo brilho.

B) as demais continuarão acesas e apresentarão menor brilho.

C) as demais continuarão acesas e apresentarão maior brilho.

D) 20 continuarão acesas e 19 se apagarão.

E) as demais se apagarão.

Questão 10.

Caso as lâmpadas fossem associadas em paralelo, considerando-se que todas elas se manteriam acesas, a corrente elétrica, em ampères, e a potência dissipada, em watts, em cada uma delas, seriam iguais, respectivamente, a

Page 25: Revisão para universidades estaduais

A) 6 e 72.

B) 9 e 144.

C) 12 e 720.

D) 24 e 2880.

E) 36 e 1440.

Questão 11.

Considere dois condutores A e B, bastante afastados um do outro, de capacitâncias CA = 4µF e CB = 2µF e cargas QA = 20µC e QB = 10µC, respectivamente. Nessas condições e sabendo-se que os condutores são ligados por um fio de capacitância desprezível, pode-se afirmar que o potencial dos condutores, depois de atingido o equilíbrio elétrico é igual, em V, a:

A) 1

B) 3

C) 5

D) 7

E) 9

Questão 12.

A figura representa um dos circuitos usado no flash de uma máquina fotográfica. Considerando-se os geradores como sendo ideais, após a análise do circuito, é correto afirmar que a energia elétrica “despejada” sobre a lâmpada do flash, no instante em que é batida a fotografia, é igual, em nJ, a:

A) 3,0

Page 26: Revisão para universidades estaduais

B) 6,0

C) 9,0

D) 18,0

E) 25,0

Questão 13.

O circuito representado na figura é formado por um gerador de força eletromotriz ε e resistência interna r, ligado a um aparelho elétrico de resistência R, percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i. Uma análise do circuito, desprezando-se a resistência dos fios, permite concluir:

A) A corrente de curto-circuito é igual a ε/2r.

B) A potência dissipada no circuito é igual a εi.

C) A potência elétrica lançada no circuito assume valor máximo quando R = r.

D) A potência elétrica máxima que o gerador lança no circuito é igual a ε/4r.

E) O rendimento do gerador é de 100% quando ele lança potência máxima no circuito.

Questão 14.

Considere-se um circuito constituído por um gerador, de força eletromotriz igual a 12,0V e de resistência interna igual a 1,0Ω, e um motor, de força contra-eletromotriz igual a 9,0V e de resistência interna igual a 2,0Ω. Se o eixo do motor for bloqueado, impedido de girar, então a intensidade da corrente elétrica no circuito será igual a:

A) zero

B) 1,0A

C) 2,0A

D) 3,0A

E) 4,0A

Page 27: Revisão para universidades estaduais

Questão 15.

Um feixe de elétrons penetra na região de um campo magnético uniforme de módulo igual a B. O ângulo formado entre a direção da velocidade do feixe e as linhas de indução do campo mede 60°. Nessas condições, a trajetória descrita pelo feixe é:

A) circular.

B) elíptica.

C) retilínea.

D) parabólica.

E) helicoidal.

Questão 16.

A figura representa o princípio de funcionamento de um acelerador de partículas, constituído basicamente por duas câmaras metálicas ocas A e B, com seção em meio circulo e submetidas a

um intenso campo magnético Br

. Entre os terminais da câmara, é aplicado um campo elétrico Er

, cujo sentido é invertido por uma tensão alternada. Sabendo-se que partículas eletrizadas, cada uma com massa m e carga q, são emitidas por um canhão C, a distância entre os terminais das câmaras A e B é igual a d e considerando-se os módulos dos campos magnético e elétrico como sendo constantes nos instantes em que as partículas descrevem movimentos semicircular e retilíneo, respectivamente, e desprezando-se a força de interação gravitacional, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As partículas eletrizadas e emitidas pelo canhão na região entre as câmaras A e B ficam

submetidas à mesma aceleração de módulo igual am

qE .

Page 28: Revisão para universidades estaduais

( ) A partícula que penetra perpendicularmente na região do campo magnético Br

com velocidade de módulo v fica submetida à força centrípeta de intensidade igual a qvB .

( ) A partícula descreve cada semicírculo na região do campo magnético com a quantidade de movimento constante.

( ) As partículas que abandonam a câmara A com velocidade de módulo v descrevem uma

trajetória semicircular, na câmara B, de raio igual a 1211 2 −−− + qEdmvBmq .

A alternativa correta, de cima para baixo, é a:

A) V V F F

B) V V F V

C) V F V F

D) F F V V

E) F V F F

Questão 17.

Considere-se uma barra condutora de comprimento igual a 1,0m e resistência elétrica de 2,0Ω, deslizando com velocidade constante de 2,0m/s, sobre um trilho metálico, em forma de U, conforme a figura. O conjunto está imerso em uma região do campo magnético uniforme de intensidade igual a 1,0. 10-2T, perpendicular e saindo do plano do trilho. Desprezando-se a força de atrito e a resistência elétrica do trilho, pode-se afirmar que a energia dissipada pela barra, após o deslizamento de 2,0m, será igual, em 10-4joules, a:

A) 1,0

B) 2,0

C) 3,0

D) 4,0

E) 5,0

Page 29: Revisão para universidades estaduais

Questão 18.

INSTRUÇÃO:

Para responder a esta questão, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V V F

B) V F F

C) V F V

D) F V V

E) F F V

Considerando-se a teoria eletromagnética e suas aplicações, é correto afirmar:

( ) A resistividade de um fio de cobre é tanto maior quanto maior for o seu comprimento e tanto menor quanto maior for a sua área de seção transversal.

( ) A propriedade conhecida como poder das pontas não se aplica a para-raios.

( ) Aproximando-se e afastando-se, alternadamente, um ímã de uma espira condutora gera-se, na espira, uma corrente elétrica cujo sentido varia com os movimentos de afastamento e de aproximação.

Questão 19.

Um feixe de partículas eletrizadas lançado dentro de uma região onde existe um campo

magnético uniforme Br

, se divide em vários feixes de forma circular de diferentes raios. Desprezando-se a ação gravitacional e sabendo-se que o valor da razão entre carga e massa é igual para todas as partículas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As partículas desse feixe possuem a mesma velocidade.

( ) As partículas desse feixe possuem velocidades diferentes.

( ) As partículas, nas diferentes trajetórias, possuem o mesmo período.

( ) A partícula que possuir maior velocidade terá maior período.

A sequência correta, de cima para baixo, é

A) V V F F

Page 30: Revisão para universidades estaduais

B) V F V F

C) F V V F

D) F F V V

E) V F F V

Questão 20.

A figura representa o esquema simplificado de um dispositivo elétrico denominado transformador. Analise as afirmativas, assinalando V para as verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Nos transformadores reais, existem “perdas” de energia causadas pelo efeito Joule nos enrolamentos e pelas correntes de Foucault induzidas no núcleo do transformador.

( ) Se a bobina primária tiver maior número de espiras do que a bobina secundária, então a potência dissipada na bobina primária será maior que a da bobina secundária, considerando o aparelho ideal.

( ) Só existirá corrente elétrica induzida no secundário se a bobina do primário for percorrida por uma corrente alternada.

( ) Quando a bobina primária é percorrida por uma corrente contínua e constante, a bobina secundária será percorrida por uma corrente elétrica induzida contínua.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

A) V V F F

B) F F V V

C) V F V F

D) F V F V

E) F V V V

Page 31: Revisão para universidades estaduais

Questão 21

No circuito elétrico esquematizado na figura, o amperímetro indica uma corrente elétrica de intensidade 1,0A. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e as variações das resistências com a temperatura, a potência dissipada no resistor de 10Ω, em watts, é igual a:

A) 1,6

B) 2,2

C) 3,6

D) 4,5

E) 5,2

Questão 22

A área delimitada por uma espira quadrada com 10,0cm de lado encontra-se perpendicular às linhas de indução de um campo magnético uniforme. Sabendo-se que o módulo do vetor indução magnética era de 8,0.10−3T e que, depois de 0,2s, o campo caiu a zero, a força eletromotriz média induzida na espira, nesse intervalo de tempo, medida em milivolts, foi de:

A) 0,8

B) 0,7

C) 0,6

D) 0,5

E) 0,4

Questão 23

Page 32: Revisão para universidades estaduais

O objetivo primordial da Física é entender a natureza de forma unificada. Têm-se algumas ideias sobre como unificar as interações fortes com as fracas e eletromagnéticas — a chamada Grande Unificação —, mas isso só pode ocorrer se a gravidade for incluída na equação, o que traz grandes dificuldades. Sabendo-se que a ordem de grandeza da constante de gravitação universal é 10−10 N. m2 / kg2, da constante eletrostática é 1010 N. m2 / C2, da massa do elétron é 10−30 kg, da massa do próton é 10−27 kg, da carga elétrica elementar é 10−19 C, do raio do átomo de hidrogênio é 10−10 m, a intensidade da atração gravitacional entre um elétron e um próton, no átomo de hidrogênio, é menor que a força de atração elétrica um número de vezes da ordem de:

A) 1019

B) 1023

C) 1039

D) 1041

E) 1044

Questão 24

Em uma árvore de Natal, trinta pequenas lâmpadas de resistência elétrica 2,0Ω, cada uma, são associadas, em série. Essas lâmpadas fazem parte da instalação de uma casa, estando associadas, em paralelo, com um chuveiro elétrico de resistência 20,0Ω e um ferro elétrico de resistência de 60,0Ω.

Considerando-se que a ddp, nessa rede domiciliar, é de 120,0V, é correto afirmar que a:

A) resistência elétrica da associação das lâmpadas de Natal é 50,0Ω.

B) resistência elétrica correspondente a todos os elementos citados é igual a 15,0Ω.

C) corrente em cada lâmpada da árvore de Natal tem intensidade igual a 1,5A.

D) potência total dissipada na associação descrita é 1,2kW.

E) potência dissipada pelo chuveiro elétrico é igual a 7,2kW.

Questão 25

O gerador elétrico é um dispositivo que fornece energia às cargas elétricas elementares, para que essas se mantenham circulando. Considerando-se um gerador elétrico que possui fem ε = 40,0V e resistência interna r = 5,0Ω, é correto afirmar que:

A) a intensidade da corrente elétrica de curto circuito é igual a 10,0A.

B) a leitura de um voltímetro ideal ligado entre os terminais do gerador é igual a 35,0V.

Page 33: Revisão para universidades estaduais

C) a tensão nos seus terminais, quando atravessado por uma corrente elétrica de intensidade i = 2,0A, é U = 20,0V.

D) a intensidade da corrente elétrica que o atravessa é de 5,6A, quando a tensão em seus terminais é de 12,0V.

E) ele apresenta um rendimento de 45%, quando atravessado por uma corrente elétrica de intensidade i = 3,0A.

Questão 26

Quatro esferas condutoras iguais têm, respectivamente, cargas elétricas Y, Q, e 2Q.

Colocando-se todas em contato e, depois, separando-as, cada uma ficou com uma carga elétrica

igual a ! " .

Sabendo-se que as esferas trocaram cargas elétricas apenas entre si, é correto afirmar que a carga elétrica Y, da primeira carga elétrica, era igual a:

A)

B) Q

C)

D) 2Q

E) !

Questão 27

A figura representa uma linha de força, LF, de um campo eletrostático gerado por cargas elétricas em repouso.

Durante o deslocamento de uma partícula eletrizada com carga positiva q do ponto 1 para o ponto 2, é correto afirmar:

A) O potencial elétrico é decrescente no sentido da linha de força.

B) A força elétrica resultante F, em cada ponto da trajetória, que age sobre q, tem direção perpendicular à linha.

Page 34: Revisão para universidades estaduais

C) A força resultante sobre a carga é nula.

D) As linhas de força de um campo elétrico, gerado por cargas elétricas em repouso, podem ser linhas fechadas.

E) O trabalho da força elétrica durante o deslocamento da carga q sobre uma superfície equipotencial é sempre positivo.

Questão 28

Desde tempos remotos, têm-se observado na natureza a existência de alguns corpos que espontaneamente atraem pedaços de ferro, conhecidos como ímãs naturais. Com base nos conhecimentos sobre o Magnetismo, é correto afirmar:

A) As linhas de indução de um campo magnético uniforme são curvas fechadas.

B) Os pontos da superfície terrestre que possuem inclinação magnética nula pertencem a uma linha denominada Equador Magnético.

C) A tendência da agulha de uma bússola é ficar paralela às linhas de indução do campo elétrico da Terra.

D) Quando uma partícula eletricamente carregada e em movimento sofre a ação de uma força devida a um campo magnético, essa força depende da massa da partícula.

E) Toda carga elétrica em repouso gera no espaço que a envolve um campo magnético divergente.

Questão 29

Considere-se um fio reto e longo e dois pontos P e Q, tais que a distância de P ao fio é o triplo da distância de Q ao fio. Sabendo-se que, quando uma corrente de intensidade i atravessa o fio gera, em P, um campo de indução magnética de intensidade B, é correto afirmar que, se uma corrente de intensidade 3i atravessa o mesmo fio, gerará, no ponto Q, um campo de indução de intensidade igual a:

A) 5B

B) 6B

C) 7B

D) 8B

E) 9B

Page 35: Revisão para universidades estaduais

Questão 30

O átomo de hidrogênio tem um próton em seu núcleo e um elétron em sua órbita. Cada uma dessas partículas possui carga de módulo q = 1,6. 10−19 C e o elétron tem uma massa m = 9.10−31 kg. Sabendo-se que a constante eletrostática do meio é igual a 9.109 N. m2/C2, a órbita do elétron é circular e que a distância entre as partículas d = 9,0. 10−10 m, é correto afirmar que a velocidade linear do elétron, em 106 m/s, é, aproximadamente, igual a:

A) 0,27

B) 0,38

C) 0,49

D) 0,53

E) 0,61

Questão 31

Duas esferas condutoras, isoladas e em equilíbrio eletrostático, tem cargas Q1 = 4,0µC e Q2 = −2,0µC e raios R1 = 4,0cm e R2 = 5,0cm. Sabendo-se que as esferas são postas em contato através de um fio condutor, é correto afirmar que o potencial de equilíbrio, em 105 V, é igual a:

A) 1,0

B) 1,5

C) 2,0

D) 2,5

E) 3,0

Questão 32

Dois capacitores, C1 e C2 de capacitâncias respectivamente iguais a 6µF e 4µF, são ligados em paralelo e submetidas a uma diferença de potencial de 6,0V. Nessas condições, é correto afirmar que a energia potencial armazenada no sistema, em 10−4J, é igual a:

A) 2,0

B) 1,8

C) 1,6

D) 1,4

E) 1,2

Page 36: Revisão para universidades estaduais

Questão 33

Uma espira quadrada de lado 20,0cm está em uma região onde existe um campo magnético uniforme perpendicular ao plano da espira. Sabendo-se que, em um intervalo de tempo ∆t = 4,0s, a intensidade do campo magnético aumenta de 0,4T para 0,8T e que a resistência da espira R = 2,0Ω, é correto afirmar que a carga elétrica que passou pela espira nesse intervalo de tempo, em mC, é igual a:

A) 8,0

B) 7,3

C) 6,5

D) 5,9

E) 5,0

Questão 34

A figura representa um fio longo e retilíneo que se encontra no vácuo e transporta uma corrente de intensidade 2,0A. Uma partícula carregada com carga q = 8,0µC é lançada com velocidade ν = 3,0. 105 m/s, paralelamente ao fio e a uma distância d = 20,0cm. Sabendo-se que a permeabilidade magnética no vácuo é µ0 = 4π. 10−7 T. m / A, é correto afirmar que a intensidade da força magnética sobre a partícula, nesse instante, em µN, é igual a:

A) 1,7

B) 2,3

C) 2,9

D) 3,6

E) 4,8

Page 37: Revisão para universidades estaduais

Questão 35

Com base nos conhecimentos sobre os fenômenos de indução magnética, é correto afirmar:

A) Campos magnéticos estáticos produzem campos elétricos.

B) O fenômeno de indução eletromagnética em uma bobina ocorre quando existe um campo de indução magnética constante no seu interior.

C) O sentido da corrente induzida é tal que o campo magnético por ela produzido se opõe à mudança de fluxo que a originou.

D) O fluxo magnético é inversamente proporcional ao número de linhas que atravessam a superfície.

E) O princípio de indução da força eletromotriz é explicado pela conservação da carga elétrica.

Questão 36

Uma fonte de raios–X emite radiação de comprimento de onda λ=1,5. 10−10m. Sabendo-se que a constante de Planck h = 6,625. 10−34 J. s, um quantum dessa radiação, em 10−16 J, é igual a:

A) 13,25

B) 12,73

C) 11,52

D) 10,19

E) 9,43

Questão 37

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 16,0V aos terminais da combinação em paralelo dos resistores de 3,0Ω e 6,0Ω mostrada na figura.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a

A) resistência equivalente da associação é igual a 9Ω.

Page 38: Revisão para universidades estaduais

B) intensidade da corrente elétrica total na associação é igual a 8,0A.

C) potência dissipada no resistor de 3,0Ω é igual a 80,0W.

D) potência total dissipada na associação é igual a 120,0W.

E) corrente que circula no resistor de 6,0Ω é menor que 1,5A.

Questão 38

Em 1830, Michael Faraday, na Inglaterra, e Joseph Henry, nos Estados Unidos, descobriram independentemente que, em um campo magnético variável, um fluxo magnético variável, através de uma superfície limitada por uma espira de fio fechada, estacionária, induz uma corrente no fio. Esse processo é chamado de Indução.

Com base nos conhecimentos de Magnetismo, é correto afirmar:

A) O campo magnético dentro de um solenoide é variável e paralelo ao eixo do solenoide.

B) A fem induzida em um circuito é proporcional ao fluxo magnético através do circuito.

C) O campo magnético devido a qualquer corrente induzida produz um fluxo nulo sobre essa superfície, quando um fluxo magnético através de uma superfície varia.

D) Uma haste de 40,0cm de comprimento que esteja se movendo a 12,0m/s no plano perpendicular a um campo magnético uniforme de 0,30T sofrerá uma fem induzida de módulo 1,44V.

E) A lei de Lenz é relacionada à variação do fluxo elétrico através de uma superfície fechada.

Questão 39

Uma espira quadrada de lado 20,0cm está em uma região onde há um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano da espira. Em um intervalo de tempo ∆t = 2,0s, a intensidade de B varia de 0,5T para 1,5T. Sabendo-se que a resistência da espira é R = 0,2Ω, é correto afirmar:

A) O fluxo de B através da espira é igual a 1,2 T. m2.

B) O módulo da fem induzida média é igual a 0,24V.

C) A intensidade média da corrente induzida é igual a 10,0mA.

D) A força magnética sobre a espira variará sua direção, de acordo com a lei de Lenz.

E) A carga elétrica que passa por uma seção reta qualquer do fio é igual a 0,2C.

Questão 40

Page 39: Revisão para universidades estaduais

Enquanto, há exatamente um século, não existia mais do que umas poucas lâmpadas elétricas, atualmente, a humanidade está extremamente dependente da eletricidade em sua vida cotidiana. Os ancestrais gregos, observando os fenômenos elétricos, notaram que, atritando o âmbar, pequenos objetos eram atraídos.

Com base nos conhecimentos sobre Eletricidade, é correto afirmar:

A) O campo elétrico pode ser representado pelas linhas de campo elétrico que se originam nas cargas negativas e terminam nas cargas positivas.

B) Uma carga positiva livre, para mover-se em um campo elétrico, acelera na direção perpendicular ao campo.

C) O campo elétrico, no interior de um condutor, em equilíbrio eletrostático, é constante e diferente de zero.

D) A superfície de um condutor, em equilíbrio eletrostático, é uma superfície equipotencial.

E) Um dielétrico colocado entre as placas de um capacitor diminui sua capacitância.

Questão 41

A figura mostra duas placas planas paralelas.

O campo elétrico entre as placas é E = 2,0. 105 N/C e a distância entre elas é d = 10,0mm. Supondo-se que um elétron seja liberado, a partir do repouso, nas proximidades da placa negativa e considerando-se o módulo da carga do elétron e = 1,6. 10−19C, sua massa m = 9,1. 10−31 kg e desprezíveis as forças gravitacionais, é correto afirmar que a:

A) força elétrica que atua no elétron tem módulo igual a 1,8. 10−20N.

B) partícula realizará, inicialmente, um movimento retilíneo uniforme.

C) partícula levará um tempo de 2,0. 10−12s para se deslocar da placa negativa até a placa positiva.

D) diferença de potencial entre as placas é igual a 2,0 kV.

E) partícula descreve um MHS de amplitude d/2.

Questão 42

Page 40: Revisão para universidades estaduais

Foram realizados ensaios elétricos com três resistores de resistências elétricas R1, R2 e R3, e cada um foi submetido a uma tensão elétrica contínua U e mediu-se a correspondente corrente. Os resultados obtidos estão representados no gráfico. Quando os três resistores são ligados em paralelo, e essa associação é submetida a uma tensão de 100 V, a potência dissipada pelos resistores, em watts, é igual a:

A) 50

B) 175

C) 200

D) 350

E) 700

Questão 43

A figura representa o esquema de circuito constituído por um gerador ideal de força eletromotriz igual a 50,0V, um resistor de resistência elétrica 20,0Ω e um solenoide de resistência 80,0Ω que possui 4000 espiras com 20,0cm de comprimento. Considerando-se a permeabilidade magnética do meio igual a 4π.10−7 T. m / A e π é igual 3, o módulo do vetor indução magnética, em tesla, no eixo do solenoide, é de:

Page 41: Revisão para universidades estaduais

A) 1,2. 10−7

B) 1,2. 10−2

C) 2,4. 10−1

D) 3,0. 10−9

E) 6,0. 10−2

Questão 44

Considere uma partícula com carga negativa que se desloca em uma região de um campo magnético uniforme, com velocidade, como mostra a figura. Nessas condições, a partícula descreverá uma trajetória:

A) retilínea.

B) helicoidal.

C) parabólica.

D) circular, em sentido horário.

E) circular, em sentido anti-horário.

Questão 45

Page 42: Revisão para universidades estaduais

A figura representa um circuito constituído por uma espira circular perfeitamente condutora de área igual a 1,0 x 10–2m2 e por um resistor, de resistência elétrica igual a 2,0mΩ, imersos em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano da espira. Sabe-se que, no instante t1 = 1s, o módulo do vetor indução magnética é 0,2T, e, no instante t2 = 3s, passa a ser 1,4T.

Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação, conclui-se que a intensidade da corrente elétrica induzida média e seu sentido no resistor, durante o crescimento do módulo do

vetor #$, são respectivamente:

A) 4A, da direita para a esquerda.

B) 3A, da direita para a esquerda.

C) 2A, da direita para a esquerda.

D) 3A, da esquerda para a direita.

E) 2A, da esquerda para a direita.

Frente 3 (Óptica, Ondas e Termologia)

Questão 01.

Uma porção de líquido é colocada sobre uma lâmina de vidro, de índice de refração igual a 1,6, e, em seguida, um raio luminoso é direcionado do vidro para o líquido, de modo a incidir na interface vidro-líquido, com um ângulo de incidência igual a 450, e emerge rasante à superfície do vidro. Com base nessas informações e considerando-se sen 450 igual a 0,7, pode-se concluir que o índice de refração do líquido é igual a:

A) 0,80

B) 1,00

C) 1,12

D) 1,32

E) 1,50

Questão 02.

A relação entre os tamanhos das imagens de um objeto de 8cm, formadas por uma câmara escura através de um orifício, quando o objeto se encontra, respectivamente, à distância de 30cm e 90cm, é dada por:

A) 3

Page 43: Revisão para universidades estaduais

B) 2

C) 4/3

D) 1

E) 2/3

Questão 03.

Um objeto luminoso de altura 6cm situa-se a 80cm de uma lente convergente de 20cm de distância focal. Sendo assim, a altura da imagem formada é igual, em cm, a:

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

Questão 04.

Um objeto de 6,0cm de altura está situado a uma distância de 30,0cm de um espelho convexo. Considerando-se o raio de curvatura do espelho igual a 40,0cm, é correto afirmar que o tamanho da imagem formada por esse espelho é igual, em cm, a

A) 2,0

B) 2,2

C) 2,4

D) 2,8

E) 3,0

Questão 05.

INSTRUÇÃO:

Para responder a esta questão, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V V F

Page 44: Revisão para universidades estaduais

B) V F V

C) V F F

D) F V F

E) F V V

Na maior parte dos casos, os problemas associados à visão referem-se à focalização, isto é, o olho não produz imagens nítidas dos objetos ou das cenas. Portanto, com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:

( ) Nos espelhos côncavos, os raios de luz que incidem paralelamente e próximos ao eixo principal são refletidos passando por uma região sobre o eixo denominada centro de curvatura.

( ) Tanto a miopia quanto a hipermetropia e a presbiopia são defeitos de visão corrigidos por uma lente do tipo esférico.

( ) O fato de uma lente ser convergente ou divergente não depende do meio onde ela se encontra e sim do seu raio de curvatura.

Questão 06.

Um feixe de luz, proveniente do vácuo, incide na superfície plana de um bloco de vidro com ângulo de incidência de 60°. Considerando-se que o ângulo de refração é de 30° e que a velocidade da luz no vácuo é c = 3.105km/s, pode-se afirmar que a velocidade da luz no vidro é aproximadamente igual, em 105km/s, a:

A) 1,3

B) 1,7

C) 2,1

D) 2,9

E) 3,2

Questão 07.

Com base nos conhecimentos sobre as lentes esféricas imersas no ar, é correto afirmar:

A) A vergência de uma lente convergente é negativa.

B) O raio de curvatura da face plana de uma lente é igual a zero.

C) A imagem real conjugada por uma lente de borda delgada está situada na região da luz incidente.

Page 45: Revisão para universidades estaduais

D) A imagem conjugada por uma lente divergente de um objeto real é sempre virtual, direita e menor.

E) A abscissa do foco principal da lente equivalente a uma associação de duas lentes justapostas é igual ao produto das abscissas dos focos das lentes associadas.

Questão 08.

Um pulso se propaga com velocidade de módulo igual a 102m/s em uma corda de secção transversal igual a 4mm2. Sabendo-se que a densidade volumétrica do material que compõe a corda é igual a 4g/cm3, pode-se afirmar que a força de tração da corda é igual, em newtons, a:

A) 4.104

B) 4.102

C) 2.102

D) 1,6.102

E) 8.10

Questão 09.

Um corpo preso a uma mola realiza um movimento harmônico simples vertical, com período igual 0,5s, que, ao atingir o ponto mais baixo de sua trajetória, toca a superfície da água, originando ondas circulares que se propagam com velocidade igual a 10m/s. Nessas condições, pode-se afirmar que a distância entre duas cristas consecutivas dessa onda mede, em metros,

A) 10,0

B) 8,0

C) 5,0

D) 4,0

E) 2,5

Questão 10.

Page 46: Revisão para universidades estaduais

A figura representa uma onda que se propaga na direção x, com velocidade 3,20m/s. Nessas condições, a frequência da onda é igual, em Hz, a

A) 0,8

B) 4

C) 8

D) 40

E) 128

Questão 11.

Uma fonte sonora pontual emite um som com potência constante de 12,56W, que se propaga uniformemente em todas as direções. Considerando-se o limiar da dor — nível sonoro que pode danificar o ouvido humano — igual a 120dB, a distância mínima com que uma pessoa pode se aproximar da fonte, com segurança, deve estar em torno de: (I0 = 10-12 W/m2)

A) 100cm

B) 90cm

C) 80cm

D) 70cm

E) 60cm

Questão 12.

Para responder a esta questão, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

A) V V F

B) V F F

Page 47: Revisão para universidades estaduais

C) V F V

D) F V V

E) F F V

Considerando-se os fenômenos ondulatórios, é correto afirmar:

( ) As ondas eletromagnéticas são ondas transversais, nas quais campos elétricos e magnéticos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda.

( ) As ondas sonoras são ondas mecânicas que podem se propagar no vácuo.

( ) Os raios X se propagam no vácuo com velocidade de, aproximadamente, 3.108m/s.

Questão 13.

Um automóvel se aproxima a uma velocidade de 30,0m/s de uma sirene de fábrica que tem uma frequência de 510,0Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340,0m/s, pode-se afirmar que o motorista do veículo ouve, aparentemente, uma frequência igual, em Hz, a

A) 603

B) 555

C) 526

D) 497

E) 436

Questão 14.

Page 48: Revisão para universidades estaduais

A escala termométrica A relaciona-se com a escala B através do gráfico. Com base nas informações fornecidas no gráfico, pode-se afirmar que a temperatura registrada por um termômetro graduado na escala A quando a temperatura for de 12°B é igual, em graus A, a:

A) 6,5

B) 7,4

C) 8,9

D) 9,2

E) 10,5

Questão 15.

O diagrama ilustra uma curva de resfriamento de uma substância. Inicialmente a substância está no estado de vapor. Considerando-se a massa da substância m = 20g, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O calor específico da substância no estado líquido é igual a 0,15cal/g°C.

( ) A uma temperatura de 45°C, a substância encontra-se no estado sólido.

( ) O calor latente de fusão da substância é igual a 6cal/g.

( ) Foram retiradas 180cal para transformar a substância do estado inicial para o estado líquido.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A) V F F V

B) V F V V

C) V V F V

D) V V F F

E) V V V F

Page 49: Revisão para universidades estaduais

Questão 16.

Coloca-se no interior de um forno uma barra de 3,450m, que se encontra inicialmente a 0°C, e seu comprimento passa a ter 4,002m. Considerando-se que o coeficiente de dilatação linear da barra é de 1,6. 10–4°C-1, pode-se afirmar que a temperatura do forno é igual, em °C, a:

A) 800

B) 900

C) 1000

D) 1100

E) 1200

Questão 17.

Em um dia muito quente, um atleta corre, dissipando 800W durante 30 minutos. Considerando-se que o atleta só transfere essa energia para o meio exterior através da evaporação do suor, que todo seu suor seja aproveitado para sua refrigeração e que o calor latente de evaporação da água, na temperatura ambiente, é igual a 2.500J/g, pode-se concluir que a massa de água que o atleta perde durante a corrida é igual, em gramas, a:

A) 576,0

B) 268,0

C) 14,5

D) 9,8

E) 8,9

Questão 18.

Page 50: Revisão para universidades estaduais

A figura mostra a variação de pressão, p, com o volume, v, para 1mol de um gás ideal em um sistema fechado. Sabendo-se que p1 = 400N/m2, p2 = 1000N/m2 e v1 = 2,5m3, pode-se afirmar:

A) O volume ocupado pelo gás, no estado b, é de 6m3.

B) A temperatura do gás, no estado b, é o dobro daquela do estado a.

C) O gás perde energia interna ao realizar o processo ac.

D) No processo bc, o meio exterior realizou um trabalho de 2kJ sobre o gás.

E) O gás realiza um trabalho de 3,75kJ, ao sair do estado a para o estado b.

Questão 19.

De acordo com as leis da Termodinâmica, é correto afirmar:

A) O calor passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais baixa.

B) Uma máquina térmica, operando em ciclos, retira calor de uma fonte quente e a converte integralmente em trabalho.

C) A segunda lei da termodinâmica não se aplica aos refrigeradores, porque esses transferem calor da fonte fria para a fonte quente.

D) O ciclo idealizado por Sadi-Carnot proporciona o rendimento mínimo de uma máquina térmica que opera entre duas temperaturas.

E) Nos fenômenos naturais, há uma evolução para o estado de maior ordem, diminuindo a entropia do universo.

Questão 20.

Uma máquina térmica ideal, operando sob o ciclo de Carnot, converte uma quantidade de energia igual a 1000J em trabalho útil, por ciclo. A máquina trabalha com fontes térmicas a 400K e 600K. Considerando essas informações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A quantidade de calor rejeitada à fonte fria é de 2000J.

( ) O rendimento máximo dessa máquina é de 20%.

( ) Foram retirados 2000J de calor da fonte quente.

( ) A razão entre a quantidade de calor rejeitada para a fonte fria e a quantidade de calor retirada da fonte quente é de 2/3.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V F F V

B) V F V V

Page 51: Revisão para universidades estaduais

C) V V F V

D) V V F F

E) V V V F

Questão 21

Pesquisadores sugerem a possibilidade de computação quântica baseada em tecnologias padronizadas de fabricação de microeletrônicos, utilizando um material semicondutor, rênio ou nióbio, sobre uma superfície semicondutora que, quando resfriada próximo do zero absoluto, exibe comportamento quântico. Dentre os valores, o mais próximo do zero absoluto é:

A) 1°C.

B) 31°F.

C) − 4K.

D) 274K.

E) – 270°C.

Questão 22

Referindo-se ao estado final de um gás ideal que foi expandido adiabaticamente, é correto afirmar:

A) A temperatura do gás aumenta.

B) A temperatura do gás diminui.

C) A energia interna do gás aumenta.

D) A energia interna do gás se mantém constante.

E) A variação da energia interna do gás é igual à quantidade de calor trocado com o meio exterior.

Questão 23

Uma pequena vela acesa encontra-se sobre o eixo principal de um espelho esférico gaussiano côncavo, situada a 12,0cm do vértice do espelho. Sabendo-se que o raio de curvatura do espelho é de 40,0cm, um observador, diante do espelho, vê a imagem da vela:

A) real, invertida e menor.

B) real, invertida e maior.

Page 52: Revisão para universidades estaduais

C) virtual, direita e maior.

D) virtual, direita e do mesmo tamanho.

E) real, invertida e do mesmo tamanho.

Questão 24

No forno de micro-ondas, há uma válvula ou gerador chamado de magnetron, que trabalha convertendo a energia elétrica em micro-ondas, as quais se propagam no vácuo com velocidade de aproximadamente 3,0. 105 km/s. Elas, por sua vez, vibram e “batem” nas estruturas cerca de 2400 milhões de vezes por segundo, gerando atrito. Essa agitação provoca o aquecimento que cozinha os alimentos, mas também faz com que se quebrem as moléculas presentes nos alimentos, modificando a estrutura dos nutrientes. O valor que mais se aproxima do comprimento de onda das micro-ondas, medido em centímetros, é:

A) 0,01

B) 0,10

C) 1,00

D) 10,00

E) 100,00

Questão 25

Referindo-se a processos que ocorrem no interior da câmara de cozimento de um forno de micro-ondas, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As moléculas de água presentes nos alimentos têm energia potencial eletrostática, e a tendência natural, quando na presença do campo elétrico, é buscar uma situação de energia potencial máxima.

( ) A molécula de água, quando gira devido à presença do campo elétrico, atrita com outras moléculas e converte parte de sua energia potencial eletrostática em energia térmica.

( ) A frequência das ondas produzidas pelo forno sendo igual à frequência própria de vibração da molécula de água garante a transferência de energia para os alimentos, mediante um processo de ressonância.

( ) Recipientes metálicos e invólucros metálicos para envolver os alimentos não devem ser usados, porque podem refletir as micro-ondas no interior da câmara de cozimento.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

A) F V F F

Page 53: Revisão para universidades estaduais

B) F V V F

C) V V F F

D) V F V V

E) F V V V

Questão 26

Um magnetron de um forno de micro-ondas emite ondas eletromagnéticas com frequência de 2450 MHz. Considerando-se π igual a 3, a razão carga/massa do elétron igual a 1,76.1011C/kg, o módulo do vetor indução magnética necessário para que os elétrons se movam em órbitas circulares com essa frequência, medido em 10−2T, é de aproximadamente:

A) 8,4

B) 7,2

C) 6,1

D) 5,3

E) 4,4

Questão 27

Um termômetro graduado em uma escala Y associa os valores 50°Y e – 30°Y, quando outro termômetro graduado em outra escala arbitrária W registra 30°W e – 10°W, respectivamente.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

A) As escalas Y e W nunca registrarão um mesmo valor.

B) A unidade de medida da escala W é menor que a unidade da medida da escala Y.

C) Qualquer indicação da escala Y será sempre igual ao triplo do valor assinalado pela escala W.

D) A temperatura de ebulição da água é 30°W e 50°Y.

E) A indicação de 120°Y corresponde a 65°W.

Questão 28

Page 54: Revisão para universidades estaduais

O diagrama mostra a variação de temperatura de certa massa de uma substância em função do calor transferido.

Sabendo-se que o calor de fusão dessa substância é 50cal/g e que, a 0°C, ela se encontra no estado sólido, é correto afirmar:

A) A substância absorveu 1500,0 cal para sofrer fusão total.

B) A temperatura de ebulição da substância é menor que 40°C.

C) A massa da substância é igual a 40,0g.

D) O calor de vaporização dessa substância é 60,0 cal/g

E) A uma temperatura de 25°C, a substância encontra-se no estado sólido.

Questão 29

Um aquecedor de imersão de 400W é usado para aquecer 0,25dm3 de água, inicialmente a 20°C. Considerando-se o calor específico da água igual a 4,2 x 103J/kg°C, o calor de vaporização da água igual a 2,3 x 106J/kg e a massa específica da água igual 1,0 x 103kg/m3, o tempo necessário, em minutos, para que toda a água seja evaporada, tem um valor mais próximo de:

A) 80

B) 60

C) 42

D) 27

E) 22

Questão 30

Com base nas leis da Termodinâmica, é correto afirmar:

Page 55: Revisão para universidades estaduais

A) A variação da energia interna do gás, em uma transformação isocórica de uma dada massa de gás ideal, é sempre igual à quantidade de calor trocada.

B) A energia interna de um gás ideal é função exclusiva de sua pressão.

C) A energia interna de um gás ideal sobre o qual é realizado um trabalho de 80,0J, durante uma compressão adiabática, é nula.

D) O calor específico a volume constante é sempre maior que o calor específico à pressão constante em qualquer gás.

E) A variação da energia interna de um gás ideal submetido a uma transformação isotérmica é sempre positiva

Questão 31

Considerem-se dois meios transparentes, A e B, de índices de refração nA e nB, respectivamente, e um feixe de luz dirigindo-se de A para B.

Com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:

A) Para que haja feixe refletido, é necessário que nA = nB.

B) O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidência, estão contidos em planos perpendiculares.

C) O arco-íris é um exemplo do fenômeno da dispersão.

D) Todas as cores da luz possuem a mesma velocidade no vidro.

E) Quando um espelho plano é rotacionado de um ângulo θ, a imagem de um objeto colocado à frente do espelho gira de um ângulo θ/2.

Questão 32

Um espelho esférico conjuga, de um objeto real, de 6,0cm de altura, uma imagem direta com 8,0cm de altura, sendo ambos perpendiculares ao eixo principal.

Considerando o objeto a 20,0cm do espelho, é correto afirmar que:

A) o raio de curvatura do espelho é igual a 60,0cm.

B) o espelho esférico é convexo.

C) o aumento linear transversal é igual a 8,0cm.

D) a imagem obtida é real e a 40,0cm do espelho.

E) a distância focal do espelho é igual a 80,0cm.

Page 56: Revisão para universidades estaduais

Questão 33

O espectro eletromagnético é o conjunto das frequências conhecidas para as ondas eletromagnéticas e é dividido em regiões com nomes especiais, que são determinados ou pelo modo de produção ou pelo modo de utilização das ondas eletromagnéticas.

Com base nos conhecimentos sobre Radiações Eletromagnéticas, é correto afirmar:

A) A interação de uma onda eletromagnética com a matéria independe da frequência da onda.

B) As ondas infravermelhas são mais eficientes do que as outras ondas para provocar aquecimento de objetos.

C) Os raios X são os responsáveis pela ionização da camada superior da atmosfera.

D) As radiações eletromagnéticas cujo comprimento de onda no vácuo é igual a 0,1A tem frequência de 3.10−19 Hz.

E) Se uma onda eletromagnética passa de um meio para outro, sua velocidade não se altera, mas sua frequência e comprimento de onda alteram-se.

Questão 34

Uma panela de alumínio de 500,0g de massa contém 200,0g de água à temperatura de 20°C. Coloca-se no interior da panela um bloco de ferro de 100,0g de massa à temperatura de 75°C. Desprezando-se perdas para o meio ambiente e considerando-se que os calores específicos do alumínio, da água e do ferro são, respectivamente, iguais a 0,2cal/g°C, 1,0cal/g°C e 0,1cal/ g°C, é correto afirmar que a temperatura de equilíbrio do sistema, em °C, é, aproximadamente, igual a:

A) 18,4

B) 19,8

C) 20,7

D) 21,8

E) 22,1

Questão 35

Um sistema gasoso ocupa um volume de 0,8m3 sob pressão de 400N/m2. Ao receber 600J de calor, o sistema expande, sob pressão constante, atingindo um volume de 1,3m3. Desprezando-se perdas de calor para o meio ambiente, é correto afirmar que o trabalho realizado e a variação de energia interna do gás, em kJ, são, respectivamente, iguais a:

Page 57: Revisão para universidades estaduais

A) 0,1 e 0,3

B) 0,1 e 0,5

C) 0,2 e 0,4

D) 0,4 e 0,3

E) 0,5 e 0,2

Questão 36

A maioria dos objetos que se pode enxergar é visível porque refletem luz para os nossos olhos. Com base nos conhecimentos de Óptica, é correto afirmar:

A) Os raios incidente, refletido, refratado e a normal à superfície situam-se em planos perpendiculares.

B) O índice de refração de um meio independe do comprimento de onda da luz que se propaga nele.

C) As leis de reflexão e de refração fornecem a fração de luz incidente que é refletida ou refratada.

D) Um feixe estreito de luz, na reflexão especular ou regular, é refletido em todas as direções.

E) A trajetória de um raio de luz que passa de um meio para outro é reversível.

Questão 37

Um objeto de 4,0cm de altura encontra-se 20,0cm distante de uma lente delgada convergente. Sabendo-se que a distância focal da lente é igual a 12,0cm, é correto afirmar que o tamanho da imagem formada, em cm, é igual a:

A) 5,0

B) 5,5

C) 6,0

D) 6,5

E) 7,0

Questão 38

Uma propriedade física que se altera com a temperatura é chamada propriedade termométrica.

Com base nos conhecimentos sobre Termologia e Calorimetria, é correto afirmar:

A) Dois corpos em equilíbrio térmico entre si devem estar em equilíbrio térmico com um terceiro.

B) As escalas Fahrenheit e Celsius de temperaturas só diferem pela escolha da temperatura zero.

Page 58: Revisão para universidades estaduais

C) Todos os termômetros dão o mesmo resultado ao medir a temperatura de um certo sistema.

D) A temperatura absoluta de um gás é uma medida da energia cinética média de translação das moléculas do gás.

E) Quando se transfere energia a uma substância através do aquecimento, a temperatura da substância sempre aumenta.

Questão 39

Observe o gráfico PV.

Um gás ideal sofre um processo cíclico, indo do ponto A até o ponto B, em seguida ao ponto C e, finalmente, depois de passar pelo ponto D, retorna ao ponto A.

Com base nas informações fornecidas no gráfico, é correto afirmar:

A) O gás é aquecido a volume constante, realizando um trabalho nulo, de B para C.

B) O gás sofre uma compressão isobárica e o trabalho efetuado sobre o gás corresponde à área sob a curva AB, de C para D.

C) O trabalho total feito pelo gás é nulo uma vez que os estados, inicial e final do sistema, não sofreram alteração.

D) O calor trocado no processo ABCDA pode ser calculado através da Segunda Lei da Termodinâmica.

E) Como o gás retorna ao seu estado original, a variação total da energia interna é nula.

Questão 40

Desde a época dos primeiros filósofos gregos, duas questões sobre a luz intrigavam os estudiosos, que eram sua natureza e sua velocidade de propagação. Atualmente, os físicos dizem que a luz tem uma natureza dual e, em certos casos, ela se comporta como onda e em outros, como partícula. Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar:

A) Em um meio material qualquer, todas as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade.

B) A sombra e a penumbra são evidências da propagação retilínea da luz.

Page 59: Revisão para universidades estaduais

C) A altura da imagem de um objeto fornecida por uma câmara escura de orifício é diminuída quando se aumenta o comprimento da câmara.

D) Quanto maior a frequência da luz menor será o espalhamento que ela sofrerá.

E) Um espelho côncavo sempre forma uma imagem virtual.

Questão 41

A temperatura mais baixa de todos os tempos foi observada na estação russa de Vostok, na Antártica: 89,2°C negativos. No Brasil, a maior temperatura registrada oficialmente foi de 44,7°C, em Bom Jesus, no Piauí. A variação entre a mais alta e a mais baixa temperatura registradas, na escala Fahrenheit, é, aproximadamente, igual a:

A) –129

B) –208

C) 241

D) 192

E) 99

Questão 42

Usando os conhecimentos sobre transmissão de calor, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O único processo de transmissão de calor que pode ocorrer no vácuo é a condução.

( ) O calor que é transmitido pela Terra se propaga pela atmosfera pelos processos da condução e da irradiação.

( ) A radiação infravermelha é mais energética que a radiação visível.

Considerando-se essas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A) V V F

B) V F F

C) F F V

D) F V V

E) F V F

Page 60: Revisão para universidades estaduais

Questão 43

O diagrama mostra como varia a pressão de um mol de um gás, em função do volume por ele ocupado, ao passar por uma transformação.

Considerando-se a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31J/mol.K, a quantidade de calor, em joule, transferida durante o processo é um valor próximo de

A) 1200

B) 3300

C) 4500

D) 3000

E) 5700

Questão 44

Uma máquina térmica funciona segundo o ciclo de Carnot, a qual fornece ao ambiente, em cada ciclo, um trabalho igual a 800J. As temperaturas das fontes quente e fria são, respectivamente, 127°C e 27°C.

Considerando-se 1 caloria igual a 4,186J, o módulo da quantidade de calor rejeitada para a fonte fria, em calorias, é

A) 764

B) 573

C) 267

D) 107

Page 61: Revisão para universidades estaduais

E) 80

Questão 45

Com relação à Óptica e às anomalias da visão, é correto afirmar:

I. A superfície refletora de um farol de automóvel é um espelho côncavo.

II. Pessoas míopes possuem o globo ocular longo e, para corrigir esse defeito, elas devem usar lentes convergentes.

III. Um olho hipermetrope tem o ponto próximo a 50,0cm. Esse olho, para enxergar objetos a 25,0cm, deve utilizar lentes de contato de 2,0 dioptrias.

IV. Uma aplicação de reflexão total da luz se dá nas fibras ópticas.

Nessas condições, a alternativa em que todas essas afirmativas estão corretas é a

A) I, III e IV

B) I, II e III

C) II e IV

D) II e III

E) I e II

Page 62: Revisão para universidades estaduais

Gabarito:

Frente 1:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 – A D D C B B E A D 1 A D B E A C A D B E 2 C E B D D C C A D B 3 E D A C D B D B E B 4 D A C E B B – – – –

Frente 2:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 – A D E A C D A B E 1 D C C C E E B B E C 2 C C E C D D C A B E 3 D C B A E C A B D E 4 D D B B D B – – – –

Frente 3:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 – C A D C D B D D C 1 C A C B D E C A E A 2 A E B C D E A E C D 3 A C E B D C E C D E 4 B C E C B A – – – –