comunicare alunos 32

7
Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC - Fevereiro de 2014 Escola preparatória deixa o sonho de chegar ao ensino superior mais próximo Pegadinhas na UFABC: aluno grava vídeos bem-humorados na Universidade Waldman se emociona durante a última colação de grau de sua gestão DCE tem nova gestão UFABC tem novo reitor: Klaus Capelle administrará a Universidade até 2018

Upload: universidade-federal-do-abc

Post on 06-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Comunicare Alunos 32

TRANSCRIPT

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC - Fevereiro de 2014

Escola preparatória deixa o sonho de

chegar ao ensino superior mais próximo

Pegadinhas na UFABC: aluno grava vídeos

bem-humorados na Universidade

Waldman se emociona durante a última colação de grau de sua gestão

DCE tem nova gestão

UFABC tem novo reitor: Klaus Capelle administrará a Universidade até 2018

Klaus Capelle assume oficialmente a Reitoria da UFABC

O professor Klaus Capelle assumiu oficial-mente a Reitoria da UFABC, no último dia 10, em cerimônia com o ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A posse oficial ocorre três dias após a transmissão simbólica do cargo no Câmpus São Bernardo da Univer-sidade. Na ocasião, o novo vice-reitor, Dácio Matheus, também assumiu simbolicamente.

Além dos professores diretamente envolvidos na transmissão do cargo – Waldman, Dalpian, Capelle e Matheus -, o professor Armando Mi-lioni, que representava o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o prefeito de Mauá, Donisete Braga, que veio pelo Consórcio Inter-municipal, compuseram a mesa de honra do evento em São Bernardo.

Atrações musicais deram tom festivo à trans-missão simbólica. Por solicitação do novo reitor, a programação cultural foi composta exclusi-vamente por grupos internos da UFABC, para demonstrar a riqueza das atividades culturais realizadas na Universidade. O coro da UFABC interpretou as músicas “Canto do povo de um lugar” e “Climbin’ the mountain”. Depois, o grupo de dança AXIS, formado por alunos da Universidade, apresentou-se ao som de forró. Para encerrar a cerimônia, a Infanteria, a ba-teria da UFABC, subiu ao palco.

Em sua fala, Capelle ressaltou o ineditismo da ocasião. “É a primeira transição entre dois reitores eleitos. É mais uma das primeiras ve-zes da instituição”, disse. Ele também falou

da inserção da Uni-versidade na região do ABC: “Realizamos ensino, pesquisa e ex-tensão de excelência no ABC, com o ABC e para o ABC”.

Posse em Brasília

Foto: João Neto Transmissão de cargo na UFABC

Última colação da gestão Waldman forma 360 estudantes

Realizada no dia 5 de fevereiro, a última co-lação de grau da gestão Waldman impressio-nou pelo gigantismo. Ao todo, cerca de 360 estudantes receberam o canudo que lhes abre as portas da progressão acadêmica e profis-sional. Emocionado, Waldman disse se sentir privilegiado por ter iniciado sob sua gestão as formaturas da UFABC. “Meus antecessores se-mearam. Agora temos a oportunidade de co-lher os frutos”, afirmou.

A maioria dos formandos pertencia ao Ba-charelado em Ciência & Tecnologia. Um deles, Edgar Mauricio Quintana abandonou o curso em outra instituição por acreditar no potencial de crescimento da UFABC. “Aqui o projeto pe-dagógico é um importante diferencial. Entrei pensando em fazer Engenharia de Energia e

agora vou cursar Engenharia Aeroespacial”, explicou, referindo-se à possibilidade de mu-dar a sua rota acadêmica durante o bachare-lado interdisciplinar na UFABC.

Antes dos discursos de encerramento, um ví-deo em homenagem ao reitor e ao seu vice, Gustavo Dalpian, foi exibido. Sensibilizado com a homenagem, Waldman agradeceu e traçou paralelos entre o momento de sua carreira e atual fase da vida dos formandos. “A diferença é que não estou recebendo nenhum canudo. Mas também não preciso. Tenho uma coleção deles”, disse, levando a plateia à gargalhada. Após deixar a Reitoria, Waldman ministrará au-las na Pós-Graduação da UFABC até junho, quando se aposenta.

Resultado da composição entre muitas cor-rentes, a chapa “UFABC tá na luta” venceu as eleições para administrar o DCE da Universida-de em 2014. João Coutinho assumiu a presidên-cia no último dia 31. Seu vice, Gabriel Camar-go, esteve à frente do diretório em 2013 – os mandatos do DCE têm um ano de duração.

A “UFABC tá na luta” foi lançada após a ampliação da base de apoio da chapa “Plu-ral”, que administrou o DCE sob a liderança de Camargo. “A chapa é fruto do diálogo com amplos setores. Agora contamos inclusive com pessoas que militam em movimentos sociais”, ele explica.

Segundo Camargo, a ideia para o nome da chapa surgiu após as manifestações de junho de 2013. “Fomos com a faixa ‘UFABC tá na luta’, que saiu em vários jornais. A partir daí de-cidimos batizar a chapa com essa expressão”, explicou.

Para Coutinho e Camargo, a última admi-nistração consolidou a representatividade do DCE diante das pautas dos alunos. Agora, se-gundo eles, é o momento de aprofundar a discussão em torno de assuntos que afetam a vida estudantil. Entre os temas que integram a agenda da nova administração estão a mo-radia estudantil, a implantação do laboratório de línguas e a regulamentação dos exames.

Experiência

Camargo ressalta também que a nova ad-ministração tem experiência acumulada. “A nossa chapa une as gestões de 2011 e 2013. Isso é importante porque mostra que não so-mos um grupinho e que temos representativi-dade”, disse.

Nova composição de forças administrará o DCE em 2014

A Universidade Federal do ABC oferece des-de 2010 a Escola Preparatória. O projeto é pro-movido pela Pró-Reitoria de Extensão e tem como objetivo auxiliar alunos do Ensino Médio da Rede Pública a se prepararem para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com a coordenação do professor Leonardo Steil, a EPUFABC forma neste ano sua quinta turma na cidade de Santo André e a segunda em Mauá. Os resultados da iniciativa são satis-fatórios e parte dos estudantes já conseguiu al-cançar o sonho de entrar na universidade com o apoio das aulas ministradas no curso.

A aluna Aline Nunes, de 18 anos, frequentou a Escola Preparatória na unidade Santo André em 2013 e ingressa neste ano no Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFABC. De acordo com ela, as aulas fazem a diferença na hora de realizar a prova do ENEM. “O co-nhecimento que eu tinha era superficial. Além de aprofundar, o curso me ajudou a me orga-nizar melhor durante a prova”, conta.

Parte dos docentes da Escola Preparatória já participaram do projeto como alunos. Se-gundo a estudante Maria Julia Salomão, de 18 anos, que também participou das aulas no ano passado na unidade Santo André e agora ingressa na UFABC no Bacharelado de Ciên-cias e Humanidades (BC&H), esse fator cola-bora com o rendimento dos discentes. “O fato dos professores serem jovens, alunos da uni-versidade e alguns deles no passado recente terem participado do projeto, deixa a relação aluno e professor muito mais próxima. Eles sa-bem das nossas necessidades e fica muito mais fácil para que eles nos entendam”, afirma.

O professor da Escola Preparatória Leonar-do Arcangelis, se sente satisfeito em colaborar para que os alunos ingressem na universidade. “Não há alegria maior que andar pelo piso ver-melho e ver um ex-aluno da EPUFABC entrando ou saindo de uma aula como aluno da UFABC. Ser professor deste projeto me possibilitou mui-tas alegrias, muito orgulho e me deu uma lição de vida”, comenta.

As inscrições para as turmas de 2014 da Es-cola Preparatória terminaram no dia 05 de fevereiro. Pouco mais de 2 mil estudantes se cadastraram para o processo seletivo e re-alizaram prova no sábado (08), no Câmpus Santo André. A divulgação da lista com a 1ª chamada acontece na sexta-feira (14). Neste ano serão oferecidas 400 vagas para o curso, sendo 240 na cidade de Mauá (120 vagas no período vespertino e 120 no período noturno) e 160 em Santo André (80 no período vespertino e 80 no período noturno).

Alunos da Escola Preparatória conquistam bons resultados no ENEM e ingressam na UFABC

As atitudes estranhas de um estudante que sai por aí mandando nas pessoas têm cha-mado a atenção de discentes e servidores da UFABC na internet. Os vídeos, que criam situa-ções diferentes do habitual e arrancam boas risadas, são publicados no YouTube e alguns, ambientados em ambos os câmpus da uni-versidade. Tudo não passa de uma brincadei-ra do aluno Edgard Ricardo, de 22 anos, que cursa o Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BC&T).

A ideia de criar o canal BrotherAGI na rede social e protagonizar as produções surgiu em 2012, mas só se concretizou no ano seguin-te. Seu primeiro vídeo foi “Atitudes Estranhas De Um Estudante”, gravado na UFABC e que atualmente conta com mais de 14 mil visua-lizações. Edgard recorda que encontrou difi-culdades no início do projeto. “Foi muito difícil gravar na universidade que estudo. Enquanto estava em cena, imaginava o que os colegas

pensariam quando me vissem no dia seguin-te”.

Logo após o sucesso da primeira produção, o aluno, que tem planos de seguir o curso de Engenharia de Gestão, decidiu continuar o projeto. Na sequência, gravou os vídeos “Per-turbando Pessoas”, “Cantando no Metrô”, “Mandando nas Pessoas”, entre outros. Atual-mente, é acompanhado por amigos nas gra-vações, que não são roteirizadas.

De acordo com ele, que é fã de conteúdos improvisados, a ideia dos vídeos sempre foi divertir, retratando personagens da vida real que podem ser vistos no cotidiano. “Acho que o BrotherAGI consegue retratar, em forma de vídeo, exemplos de cenas cotidianas, engra-çadas, diferentes, e que, quando expostas, acabam sendo intituladas como estranhas. Eu me divirto com essa característica e perso-nalidade que estou construindo”, afirma.

A produção mais recente do estudante é o vídeo “Guerra de Travesseiros”, também ambientado na UFABC. Segundo o discente, o fato de estar conhecido no câmpus não atrapalhou as gravações. “Estava tudo bem explícito que era uma brincadeira e nem nos preocupamos tanto em filmar escondido. Es-ses estudantes aliviaram o estresse das provas nas guerrinhas. Foi muito legal fazer esse ví-deo”, conta.

Os vídeos do canal BrotherAGI, do estudan-te Edgard Ricardo, são dedicados ao públi-co em geral e trazem diversas situações em locais variados como, por exemplo, o metrô. Para conhecer um pouco mais deste projeto, acesse: http://www.youtube.com/brotheragi

Estudante cria situações diferentes em vídeos e arranca boas risadas

A pergunta “quando o ônibus da UFABC vai passar?” ganhou uma resposta certeira na web. O aluno do Bacharelado em Ciência & Tecnologia Wesley Oliveira e sua equipe cria-ram o aplicativo Cadê o Bus, lançado oficial-mente no dia 6. Nele é possível indicar a uni-dade de origem e o destino do trajeto para ser informado o tempo que resta para que o ônibus passe.

O aplicativo integra o site UFABC Help!, ini-ciativa de alunos da Universidade que con-centra ferramentas que ajudam os colegas a enfrentar a rotina acadêmica. Wesley afirma que o aplicativo foi criado pensando no uso em celular. “Até o nome curto foi planejado

para quem acessa por essa plataforma”, dis-se o aluno, que desenvolveu o aplicativo com Marcellus Amadeus, Gabriel Capano e Júlio Cotta.

Wesley disse que trabalha em um sistema de avaliação das refeições do Restaurante Uni-versitário que, em breve, deve fazer parte do UFABC Help!. Ele também não descarta inova-ções no Cadê o Bus. “Testamos primeiro nessa funcionalidade básica para depois, conforme as sugestões dos usuários, ir aprimorando”, dis-se.

Acesse: http://ufabchelp.me/cadeobus/

Perdi o ônibus?

EXPEDIENTE

Produção

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e Revisão:

• Alessandra de Castilho

• Denilson Oliveira - MTb: 54421

• Maria Eunice R. do Nascimento

• Renato Vitorino • Marcela dos Santos

• Mariella Mian • Vanessa do Carmo

• Bruno de Carvalho Souza

Editoração:

• Edna Atsué Watanabe • Isabel B L Franca

• Rodrigo Müller • Sandra Felix Santos

Gostou do Comunicare

?

Dúvidas, críticas e su

gestões. Enviem p/

[email protected]

u.br