comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

17

Upload: rosangela-florczak

Post on 21-Jun-2015

2.086 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Um modelo possível para inclusão da comunicação nas organizações educacionais, a partir do estudo de caso de experiência desenvolvida em escola de Ensino Médio.

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis
Page 2: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Para introduzir o problemaPara introduzir o problema

A gestão de uma organização educacional assume relevância efetiva quando todos os seus atos, iniciativas e processos impactam na sua finalidade de existir ou seja, quando melhoram o resultado da aprendizagem dos alunos.

o sistema de comunicação de uma organização educacional torna-se efetivo e relevante quando, sendo parte integrante da gestão, assume o compromisso do todo e produz impacto no processo principal da educação: a aprendizagem.

Page 3: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

DilemaDilema

Concebida e configurada na modernidade, baseada no modelo burocrático que se estabelece a partir do poder da autoridade e sobre a rigorosa divisão de tarefas e funções, a organização educacional encontra dificuldade de reinventar-se no cenário contemporâneo. Apesar da reflexão instalada e do desconforto evidente há dificuldade expressiva na transformação.

“A imensa máquina da educação é rígida, inflexível, fechada e burocratizada. Muitos professores estão instalados em seus hábitos e autonomias disciplinares. Estes, [...], são como os lobos que urinam para marcar seu território e mordem os que nele penetram. Há uma resistência obtusa, inclusive entre os espíritos refinados. Para eles, o desafio é invisível.” (MORIN, 2003b, p.99)

Page 4: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Saberes Saberes além do além do pedagógpedagógicoico

Nóvoa (1982) argumenta que é preciso tratar a instituição de educação como organização e, portanto, incluí-la no universo da gestão para evitar que a inovação pedagógica seja destruída por argumentos burocráticos e permitir que os educadores participem e protagonizem as dinâmicas da mudança. Na abordagem que visualiza o espaço de aprendizagem formal como uma organização, Nóvoa (ibiden) vai além e aponta a necessidade de incluir novos saberes, além do pedagógico, nesta organização. Pressuposto assumido no presente artigo.

 Pesquisamos as possibilidades de atuação efetiva do saber das ciências da comunicação e, mais

especificamente, do saber da comunicação organizacional no processo de aprendizagem

de uma escola da educação básica.

ComunicaComunicaçãoção

ComunicaComunicaçãoçãoorganizaciorganizacionalonal

Page 5: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Estudo de CasoEstudo de Caso A comunicação organizacional,

enquanto saber incluído na gestão educacional, apresenta condições de superar a dimensão estritamente operacional-instrumental e apoiar a promoção de melhores resultados de aprendizagem?

Ampliar o entendimento do lugar que pode ser assumido pela comunicação e pelos comunicadores na gestão de uma organização educacional.

Page 6: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Colégio AColégio A

Saber da comunicação organizacional, configurado como setor técnico, foi convidado a apoiar o grupo de gestores na busca de entender inquietações e insatisfações dos estudantes de Ensino Médio e encontrar caminhos para reverter o desinteresse dos alunos - Resultados insatisfatório no em concursos como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, a queda no número de novos alunos e, ainda, as manifestações de insatisfação na avaliação institucional promovida pela escola.

 

A proposta dos profissionais de comunicação do Colégio A e de sua mantenedora, foi de ampliar o olhar e aprofundar o diagnóstico do problema.

A receptividade de um projeto ou de uma estratégia de comunicação de caráter mais abrangente, baseado no diálogo e não apenas na transmissão, é vista com alguma (in) segurança e/ou (des) confiança em decorrência da longa trajetória da comunicação organizacional, atuando com ênfase no aspecto operacional-instrumental.

Page 7: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Interlocutores em diálogoInterlocutores em diálogo

Baseado em Wolton (2006), a equipe de comunicação compreendeu que, muito mais do que informar, emitir ou transmitir informações sobre o Ensino Médio do Colégio A, a comunicação poderia contribuir para que fosse estabelecido o diálogo entre gestores, educadores e estudantes, dando sentido para a informação, produzindo novo conhecimento e (re) estabelecendo relações produtivas de entendimento entre os envolvidos no projeto.

Complexa estratégia de diálogo.

 

Page 8: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

InterlocutoresInterlocutores

O primeiro público buscado foi justamente o dos estudantes. Um amplo levantamento apurou limitadores, dificuldades e insatisfações dos mesmos com a proposta de Ensino Médio.

Ao ouvir o outro que é o estudante, ficou evidente para a equipe de comunicação, um grande descompasso entre a rotina vivida pelo estudante e o ambiente que a escola oferece.

O desencontro de interesses e expectativas se materializava no conceito a partir do qual equipe diretiva e educadores compreendiam e planejavam o processo de aprendizagem, as instalações e os serviços oferecidos.

Na manifestação dos estudantes ficou claro que a escola estava distante do mundo por ele vivido, um mundo de conexões, ligações / religações, relacional / virtual, em movimento. Na escola, se deparavam com um ambiente fragmentado, estático, desconectado.

Page 9: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

InterlocutoresInterlocutores

O segundo grupo de interlocutores foi o dos gestores do Ensino Médio do Colégio A: coordenação pedagógica, coordenação de ensino e supervisão de orientação educacional específicos do nível.

Além de estabelecer o espírito de co-autoria, a participação ampliada se impõe diante das dimensões múltiplas dos desafios.

Formou-se, então, um grupo de estudo / trabalho que se debruçou na discussão de um novo conceito que pautasse, a partir de então a maneira de planejar o Ensino Médio.

[...] a realidade é dinâmica e que os desafios e dificuldades experimentados no processo educacional são globais e abrangentes, demandando ação compreensiva, perspicaz e criativa pelo empenho de pessoas organizadas em torno de um projeto comum (LÜCK, 206, p. 25).

Page 10: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

InterlocutoresInterlocutores

O terceiro grupo de interlocutores foi o de professores de Ensino Médio. Inúmeras novas considerações, especialmente relacionadas com a infra-estrutura da sala de aula no sentido de proporcionar condições para implementar o novo conceito foram apontadas por eles.

 

Como mediador do processo de aprendizagem do estudante, o professor foi considerado público estratégico na implementação do projeto. Apesar de todo o envolvimento de gestores e profissionais de comunicação, o conceito e os serviços planejados só tem afetividade assegurada no agir dos docentes em interação com os estudantes.

Page 11: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

O que foi realizado!O que foi realizado!Podendo limitar-se à dimensão instrumental, a equipe de comunicação do Colégio A investiu na metodologia do diálogo e da interlocução, colocando-se como parte do sistema de gestão, portanto, buscando contribuir para o aspecto principal da escola: a aprendizagem do aluno.

Grupo de estudo

pedagógico/ metodologia e planejamento

Novos serviços

Mudanças no ambiente de

aprendizagem

Page 12: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

ConsideraçõesConsiderações O projeto desenvolvido em fins de 2009, com

continuidade assegurada ao longo de 2010, teve sua primeira etapa concluída e começa a ser desenvolvido na sua segunda etapa, na busca de consolidar uma práxis alinhada com o conceito Ensino Médio que se abre para o mundo.

Os resultados já alcançados atendem boa parte dos objetivos e metas definidos. Reversão da queda na captação e retomada das

matrículas de novos alunos para o Ensino Médio do Colégio A,

Melhoria na satisfação dos alunos, também pode ser sentida tanto nas manifestações informais quanto na adesão às promoções e no envolvimento com o projeto.

Uma nova escuta foi desencadeada por meio de pesquisa de satisfação tão logo foi concluída a primeira etapa de implementação.

Page 13: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

ConsideraçõesConsiderações A experiência desenvolvida evidenciou

ser possível a ampliação do lugar da comunicação organizacional no ambiente educacional, assumindo espaço relevante nas dimensões pedagógicas e de sustentabilidade / negocial da organização e transcendendo, porém, incluindo o aspecto instrumental.

Page 14: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Estratégia – Dimensões possíveis da comunicação

Page 15: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

ConsideraçõesConsiderações A experiência desenvolvida evidenciou

ser possível a ampliação do lugar da comunicação organizacional no ambiente educacional, assumindo espaço relevante nas dimensões pedagógicas e de sustentabilidade / negocial da organização e transcendendo, porém, incluindo o aspecto instrumental.

Page 16: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

ConsideraçõesConsiderações Considera-se como avanço

importante, o envolvimento com uma nova abordagem do trabalho na área de comunicação ampliou as condições de diálogo entre a gestão, os estudantes e os professores, configurando-se como uma verdadeira “ação compreensiva, perspicaz e criativa pelo empenho de pessoas organizadas em torno de um projeto comum” (LÜCK, 2006, p. 25).

Page 17: Comunicação na gestão educacional_dimensões possíveis

Obrigado!

Rosângela Florczak

[email protected]

comunicaeducacional.blogspot.com