comunicaÇÃo À imprensa - gneuss.com · a limpeza de segmentos de filtração com pressão...

3
COMUNICAÇÃO À IMPRENSA Page 1 Fig.1: Lâmina para termoformagem da ClearPET Em 2010 foi aprovada pelo congresso brasileiro, a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS. Com isto se tornou proibido o descarte de resíduos em locais que não estivessem com prévia preparação adequada, sen- do a sociedade obrigada a instituir a coleta de resíduos seletiva. Inúmeros pequenos empreendimentos, coope- rativas de catadores de resíduos coletam e separam o descarte urbano, que é vendido para empresas trans- formadoras de materiais reciclados. Um dos grandes consumidores no Brasil é o Grupo Art- plast, empresa familiar existente há 15 anos que opera entre outras, planta de reciclagem em São Ludgero- SC. A Artplast separa, tritura e lava o material de reciclagem fornecendo, entre outros, à empresa afiliada ClearPET os flakes de PET reciclado para posterior processamen- to. A ClearPET que também está sediada em São Ludgero, é uma firma jovem e pioneira que se impôs a meta de fabricar lâminas de PET de alta qualidade a partir de resí- duos pós-consumo e industriais. Caracteriza a empresa a premissa em qualidade assim como a rápida reação às exigências específicas dos clientes. Isto se torna possível através da intensiva seleção e controle de qualidade da matéria prima recebida, assim como pelo investimento em altas tecnologias assim pesquisas internas para lim- peza e processamento de resíduos de PET. Este foi o motivo que levou a ClearPET em 2014 à in- stalação de um filtro Gneuss modelo RSFgenius com autolimpeza para uma linha de extrusão monorosca existente. A segunda linha de extrusão adquirida em 2015 também foi provida com o potente filtro rotativo RSFgenius. „Nos primeiros anos usávamos um trocador de telas hi- dráulico de placas“ comenta Ilson Hobold, diretor da ClearPET, era o início da empresa. „Este tipo de troca- dor de telas ocasionava muitas perdas, visto que tínha- mos que trocar as telas a cada meia hora, com perdas de produção.“ Fig.2: Ilson Hobold, Diretor da ClearPET Primeira empresa brasileira recebe a homologação da Anvisa para fabricação de lâminas para embalagens alimentícias termoformadas usando material reciclado com uso da tecnologia MRS - Gneuss Planejamento prospectivo – implementação inovadora

Upload: doandang

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMUNICAÇÃO À IMPRENSA Page 1

Fig.1: Lâmina para termoformagem da ClearPET

Em 2010 foi aprovada pelo congresso brasileiro, a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS. Com isto se tornou proibido o descarte de resíduos em locais que não estivessem com prévia preparação adequada, sen-do a sociedade obrigada a instituir a coleta de resíduos seletiva. Inúmeros pequenos empreendimentos, coope-rativas de catadores de resíduos coletam e separam o descarte urbano, que é vendido para empresas trans-formadoras de materiais reciclados.

Um dos grandes consumidores no Brasil é o Grupo Art-plast, empresa familiar existente há 15 anos que opera entre outras, planta de reciclagem em São Ludgero- SC. A Artplast separa, tritura e lava o material de reciclagem fornecendo, entre outros, à empresa afiliada ClearPET os flakes de PET reciclado para posterior processamen-to.

A ClearPET que também está sediada em São Ludgero, é uma firma jovem e pioneira que se impôs a meta de fabricar lâminas de PET de alta qualidade a partir de resí-duos pós-consumo e industriais. Caracteriza a empresa a premissa em qualidade assim como a rápida reação às exigências específicas dos clientes. Isto se torna possível através da intensiva seleção e controle de qualidade da

matéria prima recebida, assim como pelo investimento em altas tecnologias assim pesquisas internas para lim-peza e processamento de resíduos de PET.

Este foi o motivo que levou a ClearPET em 2014 à in-stalação de um filtro Gneuss modelo RSFgenius com autolimpeza para uma linha de extrusão monorosca existente. A segunda linha de extrusão adquirida em 2015 também foi provida com o potente filtro rotativo RSFgenius.

„Nos primeiros anos usávamos um trocador de telas hi-dráulico de placas“ comenta Ilson Hobold, diretor da ClearPET, era o início da empresa. „Este tipo de troca-dor de telas ocasionava muitas perdas, visto que tínha-mos que trocar as telas a cada meia hora, com perdas de produção.“

Fig.2: Ilson Hobold, Diretor da ClearPET

Primeira empresa brasileira recebe a homologação da Anvisa para fabricação de lâminas para embalagens alimentícias termoformadas usando material reciclado com uso da tecnologia MRS - Gneuss

Planejamento prospectivo – implementação inovadora

COMUNICAÇÃO À IMPRENSA Page 2

„ Depois que passamos a utilizar o filtro RSFgenius da Gneuss tivemos considerável redução na geração de aparas internas (que por sua vez precisavam ser repro-cessadas). Isto por sua vez elevou a qualidade da lamina porque foi possível adicionar uma parte maior flakes de garrafas“.

O filtro para massas fundidas RSFgenius com pressão e processo constantes remove impurezas como alumí-nio, areia ou papel, trabalhando de forma totalmente automática. A limpeza de segmentos de filtração com pressão permite uma disponibilidade de 100% dos equipamentos e se destaca pela reduzida perda de ma-terial na retrolavagem. A grande área ativa de filtração permite manter permanentemente constante a pres-são, a temperatura e a viscosidade garantindo a alta e estável qualidade do produto final. A empresa ClearPET, além de flakes de garrafas ori-undos da Artplast e também comprados no merca-do, processa resíduos pós-industriais dos seus clientes

como por exemplo esqueletos de termoformagem de diferentes qualidades.

„Diariamente estamos diante de grandes desafios no processo de producao“ informa Guilherme Becker, ge-rente de planta da ClearPET, „Por um lado temos que lidar com os mais diversos tipos de materiais, os quais somos obrigados a analisar e combinar criteriosamente. Por outro lado, trabalhamos em estreita colaboração às especificações de nossos clientes atendendo às suas especificações particulares. A nossa meta é sempre ofe-recer a mais alta qualidade“.

Em 2016, a Clearpet decidiu substituir uma extrusora monorosca por uma extrusora Gneuss MRS de múlti-plas roscas.

O processo MRS cumpre com as exigências dos órgãos de saúde internacionais e regionais como o FDA (USA), EFSA (Europa), Invima (Colômbia) e Senasa (Argentina).

Fig.3: (da esquerda para direita) Andres Grunewald, Diretor da Gneuss Latinoamericana, Guilherme Becker, Gerente de fábrica da ClearPET, Daniel Gneuss, Presidente da Gneuss Inc., Ilson Hobold, Diretor da ClearPET

COMUNICAÇÃO À IMPRENSA Page 3

„Até agora nenhuma empresa no Brasil havia conse-guido a homologação local (pela Anvisa) para aplicação de laminas de PET reciclado para o contato direto com alimentos“ na opinião de Ilson Hobold. „A ClearPET lo-grou a homologação pioneiramente com a utilização da extrusora MRS, e temos a certeza que o mercado vai se modificar radicalmente nos próximos anos“.

A extrusora MRS processa e transforma os resíduos moídos e úmidos diretamente em lâminas para termo-formagem. Por meio das múltiplas roscas a massa é in-tensivamente renovada e descontaminada de impure-zas voláteis, como óleos e cheiros.

Baseado em uma extrusora de uma rosca, a área de multirotação da extrusora MRS se compõe por um tam-bor contendo oito roscas embutidas que são acionadas por um sistema de coroa e pinhão. Com isto a capacida-de de degaseificação é de aproximadamente 50 vezes maior que uma extrusora convencional de uma rosca, ainda que utilizando um simples sistema de bombas de anel liquido com nível de vácuo de 25 a 40 mbar. O pro-cesso já tem o NOL (carta de não objeção) do FDA (Food and Drug Administration dos EUA) para até 100% de flocos de garrafas, do EFSA (Europa), Invima (Colombia) entre outras diversas homologações locais assim como licenças de diversos proprietários de marcas.

Na extrusora MRS o material é processado de modo al-tamente cuidadoso, para que o filme tenha excepcional qualidade com baixo nível de amarelamento com alta transparência.

„A utilização da extrusora MRS nos possibilitou amp-liar a nossa oferta de lâminas“ aponta satisfeito Ilson Hobold. „As características mecânicas das chapas mel-horaram e é mais fácil termoformá-las, de maneira que, apesar do eventual alto índice de umidade na matéria-prima, podemos confeccionar laminas também de ma-ior espessura“.

A ClearPET processa cerca de 500 toneladas de materi-al de reciclagem por mes, produzindo laminas transpa-rentes e coloridas com espessuras de 180 a 900 µm e largura de até 1350 mm.

„Nós estamos bem posicionados e vamos continuar a promover com entusiasmo e dedicação nossas pesqui-sas e investimentos no futuro“, diz de forma contun-dente Ilson Hobold.

Per qualsiasi domanda, si prega di contattare:

Andrea Kossmann / MarketingGneuss Kunststofftechnik GmbHMoenichhusen 4232549 Bad OeynhausenGermanyTel: + 49 5731 / 5307 -10Fax: + 49 5731 / 5307- 77Email: [email protected]