comunica pet setembro 2013

3
SÉRIES DE TV Qual a sua preferida? Boletim do Grupo PET Rádio e TV e do Departamento de Comunicação Social da FAAC | Setembro de 2013 | nº 11 ISSN 2238-6556

Upload: pet-rtv

Post on 13-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Comunica pet setembro 2013

SÉRIES DE TVQual a sua preferida?

Boletim do Grupo PET Rádio e TV e do Departamento de Comunicação Social da FAAC | Setembro de 2013 | nº 11 ISSN 2238-6556

Page 2: Comunica pet setembro 2013

Os seriados de TV têm sua origem em folhetins existentes no século XIX. Fo-lhetins são obras publicadas em peri-ódicos, muito comuns para autores de romance. Cada capítulo era publicado em um dia diferente, popularizando--os por toda Europa e, posteriormen-te, na América. Após a criação do rádio, esses folhe-tins acabaram sendo adaptados para a plataforma em questão e iniciou-se a produção das famosas rádionovelas, que tinham como principal caracterís-tica os acontecimentos rápidos, com a intenção de prender a atenção dos ouvintes. Com o advento da televisão, esses programas se adaptaram novamente, até serem como os conhecemos hoje. Seriados exibidos na televisão não são

como telenovelas, apesar de terem pontos em comum, pois não possuem um tempo anteriormente estabelecido e podem ter um número indetermina-do de temporadas (de acordo com sua audiência). A primeira série exibida na televisão é do ano de 1951 e se chamava “I Love Lucy”. Era uma comédia familiar (si-tcom) que teve altíssimos níveis de au-diência durante os dez anos em que se manteve no ar. Os atores responsáveis por interpretar o casal protagonista do enredo, Lucille Ball e Deise Arnaz, são casados na vida real e possuíam um programa de rádio no mesmo formato que o televisivo, no qual foi inspirado, e se chamava “My favorite Husband”. “I Love Lucy” foi indicado ao Emmy inúmeras vezes e ganhou o título de melhor programa da televisão ameri-cana por muitos jornais no EUA.

Os seriados também podem ser con-siderados como filmes B por se basea-rem na simplicidade e por possuírem, na maioria das vezes, um orçamento baixo. Usualmente as séries costuma-vam ter entre dez e quinze episódios, originalmente eram semanais, e sem-pre terminavam com um convite ao público para assistir o próximo capí-tulo.

Dos folhetins aos Sitcoms

2

Comunica PET - Setembro 2013Comunica PET - Setembro 2013

3

O Comunica desse mês traz a história dos seriados pra você que não passa a semana sem eles.

Por Letícia de MacenoSitcom, abreviatura da expressão in-glesa situation comedy (“comédia de situação”, numa tradução livre), é um estrangeirismo usado para de-signar uma série de televisão com personagens comuns, onde existem uma ou mais histórias de humor en-cenadas em ambientes, comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho. Em geral são gravados em frente de uma plateia ao vivo e ca-racterizados pelos “sacos de risadas”, embora isso não seja uma regra.

Star Trek (Jornada nas Estrelas / 1966 – 1969):Já existiram diversas versões e remakes desta clássica série norte-americana, mas a original continua sendo uma das preferidas entre os “trekkers” de plantão. Ambientada na aeronave espacial Starship Enterprise, a história acompanha o capitão Kirk e sua tripulação explorando o mundo aeroespacial. O impacto mundial foi tão grande que, até hoje, existe uma cultura underground de “trekkers”, que participam de convenções ao redor do mundo para discutir a história dos personagens da série. Além da original, a franquia inclui outras cinco séries, 11 longas metragens e serviu de inspiração para histórias em quadrinhos, jogos e brinquedos diversos.

Os Simpsons (1989 – atual)Fenômeno mundial, “Os Simpsons” é a série animada de maior duração já produzida nos Estados Unidos. Com-pletando 23 anos no ar em 2012, tem mais de 500 episódios que contam a história de uma típica família de classe média do interior norte-americana. Cheia de sátiras e com humor sarcástico, “Os Simpsons” não se restringe a falar apenas da vida cotidiana do país. Diversos episódios temáticos, um deles inclusive ambientado no Rio de Janeiro, já deram muito o que falar.

Seinfeld (1990 – 1998)“Seinfeld” redefiniu os conceitos da sitcom norte-americana nos anos 90. Criada, protagonizada e produzida pelo ator e comediante, Jerry Seinfeld, traz a cada episódio situações mundanas que poderiam acontecer com qualquer pessoa. Talvez daí que surgiu seu fascínio: a simplicidade de mostrar histórias comuns da realidade absurda e cômica que todos enfrentam dia após dia. A série, que se dizia ser “sobre nada”, fez tanto sucesso que é reprisada, até hoje, em canais fechados.

Sex and the City (1998 – 2004)Hit total entre as mulheres, “Sex in the city” foi uma das primeiras séries a tratar sexualidade como algo natural, um direito feminino. Cada episódio conta as dificuldades de Carrie Bradshaw para encontrar um amor em Nova York. Ela e mais três amigas batalham para conciliar a vida amorosa com carreiras de sucesso numa das principais metrópoles do mundo. A série fez tanto sucesso que já rendeu dois longas e serviu de inspiração para outra série que irá contar a história de Carrie antes de se tornar a guru das mulheres de 30 e poucos anos mundo afora.

The Sopranos (1999 – 2007)Pegando emprestado inspirações dos clássicos filmes de gângsteres da década de 1970, a série “Os Sopranos” conta a história de uma família tipicamente italiana que vive em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Já seguindo o formato de alta qualidade das produções do canal HBO, a série trouxe uma novidade às telas da TV: a possibilidade de falar aber-tamente sobre assuntos pesados sem precisar de camuflagem para se adequarem às regras da televisão aberta.

Lost (2004 – 2010)Nunca uma série tinha feito tamanho sucesso e interagido tanto com sua legião de fãs como fez “Lost”. Criada já no contexto da revolução digital, que permite ao telespectador ser também um participante ativo no mundo da comuni-cação, a série fascinou e encantou com seus inúmeros mistérios sobre um grupo de pessoas perdido numa ilha deserta depois de sofrer um acidente de avião. Com tanto suspense e segredo, a história continua conquistando novos fãs mesmo após ter exibido seu capítulo final.

Mad Men (2007 – atual)Outra pérola produzida pelo canal HBO, conta a história de uma das agências de publicidade mais bem sucedidas de Nova York, nas décadas de 1950 e 1960. Além de mostrar os bastidores da guerra corporativa inerente ao ramo, foca também na vida de um dos principais executivos da empresa, Don Draper. Como em todo e qualquer bom drama, os segredos de seu passado e presente correm o risco de comprometer o bem-estar da empresa.

True blood (2008 – atual)Muito antes de os vampiros virarem o fenômeno teen, Charlaine Harris já escrevia livros sobre um mundo onde esses seres sobrenaturais viviam em paz com os humanos. Tudo graças a uma substância sintética que imita o sangue huma-no. Assim, os vampiros não precisam morder e sugar suas vítimas para sobreviver. Os livros serviram de inspiração para a versão “adulta” do fenômeno mundial dos vampiros. A série “True Blood”, exibida pelo canal pago HBO, inclui histórias de personagens que vão muito além dos meros sugadores da noite e tem uma qualidade de produção de outro mundo.

Glee (2009 – atual)Ser nerd está em alta! Essa série de adolescentes acompanha a história de um grupo de colegas do colégio McKinley High, no interior dos Estados Unidos. O professor de espanhol, que sempre gostou de cantar, resolve montar um coral no colégio para reunir os excluídos e mostrar que ser diferente também pode ser divertido. A série virou fenômeno quase instantaneamente e levou à criação de uma espécie de reality show para escolher os novos personagens, que precisam saber cantar e dançar muito bem.

Friends (1994-2004)Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Como não lembrar das aventuras desses seis amigos de Manhat-tan, na cidade de Nova York? “Friends” talvez tenha sido a série de mais sucesso e mais divertida que a televisão já produziu para contar histórias de amizade. Criada por David Crane e Martha Kauffman, a série teve um total de 236 episódios e durou dez temporadas com exibição de 22 de setembro de 1994 a 6 de maio de 2004.

Game of Thrones (2011 - atual)“Verões duram décadas e os invernos podem durar uma vida toda” Com certeza quem já assistiu a série já ouviu essa frase. “Game of Thrones” mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. A série foi criada por David Benioff e D.B.Weiss para o canal HBO e estreou a sua primeira tem-porada em 2011. O sucesso foi tanto que as próximas temporadas são renovadas no máximo dois dias após a estreia da temporada anterior.

Breaking Bad (2008 - 2013)“Breaking Bad” foi muito prestigiado pelo seu roteiro original e peculiar. É considerado por muitos uma das melhores produções de drama para a Tv. A história se passa em Albuquerque, Novo México e gira em torno de Walter White , um professor de química que quando é diagnosticado com câncer de pulmão, se entrega a uma vida de crimes produ-zindo e vendendo metanfetamina com o objetivo de assegurar o futuro financeiro de sua família caso ele morra.

The Big Bang Theory (2007 - atual)Bazinga! De maneira bem humorada, a série retrata a vida dos famosos geeks (nerds) Shledon, Leonard, Howard e Raj e a relação deles com a vizinha nem tão inteligente assim, Penny. “The Big Bang Theory” já está em sua sétima temporada e é uma das séries mais famosas atualmente.

The Newsroom (2012 - atual)Mais uma das produções da HBO. “The Newsroom” é mais uma série de sucesso. A trama conta a história do âncora Will McAvoy (Jeff Daniels) que ao retornar de suas férias, descobre que sua equipe para a redação de seu telejornal foi substituida. Ele, então, deve aprender a lidar com seu novo time, que inclui sua ex-namorada Mackenzie McHale como a produtora executiva do programa.

Atenção!!! Em parceria inédita com a HBO e Warner Bros, a SECOM 2013 (Semana de Comunicação) traz como atração a mesa específica de Jornalismo que exibirá o episódio piloto da série The Newsroom e uma discus-

são sobre inovação e críticas no telejornalismo! Não percam!

Page 3: Comunica pet setembro 2013

4

EXPEDIENTE:

O COMUNICA PET é uma publicação do Sistema de Comunicação do PET/RTV (SICOM - PET) com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Facudade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Redação: Wanessa Medeiros, Pepita Martin Ortega e Letícia de Maceno Edição: Wanessa Medeiros Projeto Gráfico: Henrique César e Rafael Rodrigues Diagramação: Rafael Rodrigues Jornalista Responsável: Angelo Sottovia Aranha Responsáveis SICOM - PET: Antônio Francisco Magnoni e Angelo Sottovia Aranha.

Comunica PET - Setembro 2013

Não precisamos nem falar da popularidade que as séries- principalmente as americanas- têm no mundo todo, né? Pen-sando nisso, a equipe do Comunica resolveu trazer, este mês, a opinião dos nossos leitores sobre suas séries favoritas. E você, qual a sua preferida?

“Eu odeio a televisão. Odeio a televisão tanto quanto odeio amendoins. E eu não consigo parar de comer amendoins.”

Orson Welles

Sillas Carlos – Estudante de Rádio e TV da Unesp Bauru

Marina Moia – Estudante de Jornalismo da Unesp Bauru

William Camara – Estudante de Relações Públicas da Unesp Bauru

Forada Caixa