compromisso empresarial brasileiro -...

6

Upload: phamnguyet

Post on 20-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Compromisso Empresarial Brasileiropela Segurança Hídrica

O Brasil sedia o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em um momento em que a crise hí-drica se agrava novamente no País. Como empresas, sofremos fortemente os efeitos decorrentes de uma crise, e - embora sabendo serem necessárias ações dos demais atores da sociedade e a criação de mecanismos que incentivem soluções para enfrentar essa crise - entendemos ser imprescindível nossa participação e engajamento em um amplo movimento capaz de contribuir para garantirmos a segurança hídrica nacional.

Por isso, aproveitamos a visibilidade dada ao tema, por ocasião do Fórum, para deixar como legado para as futuras gerações nosso compromisso com a sociedade em prol da gestão responsá-vel da água. Acreditamos ser fundamental que, nós, como empresas cientes de nosso papel indutor de boas práticas no desenvolvimento socioeconômico brasileiro, podemos ampliar ações efetivas que já estamos adotando em nossos processos produtivos, sendo importantes impulsionadoras para uma melhora signifi cativa no macro cenário hídrico do País.

Diante da atual realidade de escassez hídrica, já estamos desenvolvendo diversas soluções compartilhadas para enfrentar a crise e reduzir o consumo de grandes volumes de água potável, utilizando técnicas tais como reúso, gestão de perdas, tratamentos sustentáveis para reutilização de efl uentes industriais e domésticos, reservatórios de acumulação, soluções de dessalinização, uso de fontes de energia renovável, recuperação e preservação de bacias e mananciais visando o incre-mento da infraestrutura natural, ações de refl orestamento, dentre outras; todas como resposta ao impacto que essa crise traz para as empresas, para a biodiversidade, para a economia e, principal-mente, para a sociedade.

Entendendo a urgente necessidade em tratar a crítica realidade da segurança hídrica brasilei-ra, lançamos, sob liderança do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica, que além de consolidar contribuição efetiva do empresariado brasileiro ao País, possibilitará que o Brasil desponte no cená-rio das grandes agendas e marcos globais de água, como protagonista na implantação de soluções inovadoras, levando este legado ao próximo Fórum Mundial da Água, no Senegal em 2021.

Trabalhamos para que o nosso Compromisso se torne uma referência nacional de contribui-ção efetiva das empresas para a segurança hídrica no País. Isso trará transparência e visibilidade a dados e informações sobre ações, projetos, metas e compromissos assumidos, individual e coleti-vamente, pelas companhias signatárias, permitindo maior engajamento e difusão de experiências, aprendizados e informações entre o setor empresarial brasileiro.

Como líderes desse processo, endossamos essa iniciativa e nos comprometemos a contribuir com as seguintes metas, endereçadas nos pilares da DISPONIBILIDADE, do USO e da DESTINAÇÃO da água, até 2025:

1. AMPLIAR A INSERÇÃO DO TEMA ÁGUA NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Identifi car as oportunidades relacionadas à gestão da água nos negócios (redução de con-sumo, reúso, fontes de energias renováveis e efi ciência), e defi nir estratégias para realizá-las nas operações diretas e na cadeia de valor, a fi m de reduzir a dependência do recurso e/ou aumentar a efi ciência no uso.

Identificação anual das oportunidades, estabelecendo metas e planos de ação para endereçá-las.

2. MITIGAR OS RISCOS DA ÁGUA PARA O NEGÓCIO

Incluir nos procedimentos de avaliação de risco da empresa, uma análise dos riscos sociais, ambientais e fi nanceiros do negócio, relacionados direta ou indiretamente à água.

Mapear anualmente os riscos do negócio e da cadeia de valor relacionados direta ou indire-tamente à água, e criar um plano de ação endereçando cada um deles por meio de ações de mitigação, bem como de adaptação frente à mudança do clima.

3. MEDIR E COMUNICAR PUBLICAMENTE A GESTÃO DA ÁGUA NA EMPRESA

Medir e divulgar dados da gestão de água, utilizando o questionário de água do CDP, rela-tórios anuais de sustentabilidade, comunicação sobre participação em iniciativas nacionais e globais de água, website ou outros veículos abertos ao público.

Medir e comunicar publicamente em instrumentos ofi ciais e reconhecidos, as ações relacio-nadas à água na empresa.

4. INCENTIVAR PROJETOS COMPARTILHADOS EM PROL DA ÁGUA

Apresentar 1 (um) projeto e\ou ação por ano, nova ou em continuidade, individual ou cole-tivamente, sendo preferencialmente 1 (um) projeto relacionado à proteção de mananciais e bacias. O projeto e\ou ação apresentada deverá estar em atividade, tendo reports, acompa-nhamentos e resultados com indicadores do impacto causado na segurança hídrica. Para as empresas que estão desenvolvendo os projetos no 1º ano, não serão exigidos resultados para as metas, mas a criação e apresentação do plano de ação para alcançá-las;

Promover programas de aproximação e parcerias com a academia, ONGs, setor público, comunidade local e sociedade civil, em projetos relacionados à conservação, proteção, redu-ção de consumo, acesso e disponibilidade da água, serviços ambientais e refl orestamento, envolvendo o maior número de atores possível em uma grande rede para uma sensibiliza-ção efetiva ao tema água, promovendo as soluções baseadas na natureza como soluções efetivas aplicadas aos negócios.

5. PROMOVER O ENGAJAMENTO DA CADEIA

Infl uenciar positivamente as operações da cadeia de valor da empresa e seus impactos nos processos relacionados direta e indiretamente à água, incluindo ações de conscientização, envolvimento em projetos em prol da água e troca de experiência sobre boas práticas na cadeia.

Apresentar anualmente os critérios e indicadores de acompanhamento das operações da cadeia de valor da empresa, incluindo o consumo de água por unidade de produção.

6. CONTRIBUIR COM TECNOLOGIAS, CONHECIMENTOS, PROCESSOS E RECURSOS HUMANOS, físicos e materiais, no apoio a grandes, médias e pequenas empresas brasileiras, na construção e desenvolvimento de uma melhor gestão hídrica em seus processos produtivos, cadeia de valor e entorno.

Participar anualmente de pelo menos 1 (uma) iniciativa, ação ou projeto colaborativo, que promova intercâmbio de tecnologias, conhecimentos, experiências e boas práticas entre as empresas signatárias.

Além dessas metas, o CEBDS e as empresas signatárias elegerão bianualmente campanhas com temas para projetos de base colaborativa para estimular o engajamento conjunto com governo, terceiro setor, sociedade civil, empresas e outros setores de atuação, por meio de uma campanha,

no esforço de implantação de acordos, projetos e abordagens conjuntas em temas que fortaleçam uma agenda nacional de segurança hídrica como: gestão de bacias hidrográfi cas, reúso, agricultura, acesso a água potável e saneamento.

As empresas signatárias deste documento se comprometem a disponibilizar publicamente infor-mações referentes às suas ações; seus projetos (desenvolvidos ou apoiados); seus conhecimentos específi cos; e suas campanhas, em uma Plataforma do Compromisso Empresarial Brasileiro pela Segurança Hídrica, de forma transparente, clara e aberta à sociedade, para que se possa sensibilizar e engajar o maior número de empresas brasileiras comprometidas com a segurança hídrica no Bra-sil e com o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 6 - “Água e Saneamento para Todos”, oferecendo um ambiente vivo, dinâmico e compartilhado pelas empresas e a sociedade.

Tendo declarado nossos compromissos com a gestão sustentável da água e a segurança hídrica do País, acreditamos que estaremos contribuindo positivamente com soluções para enfrentar a crise hídrica e reduzir o consumo de grandes volumes de água potável.

Esperamos que no futuro sejam de uso comum, completamente absorvidas em larga escala e longo alcance, as diversas soluções hoje presentes nas rotinas das grandes empresas. Nosso compromisso é com a efetividade do cumprimento de nossas metas e com a união de esforços e experiências em prol de um objetivo comum, que é o máximo aproveitamento e mínimo desperdício da água.

Esse futuro começa a ser construído aqui.

Didier DebrosseCEO Heineken

Didier Debrosse

Bernardo PaivaCEO Ambev

André DorfPresidente do Grupo CPFL Energia

Fernando ManoPresidente da CPFL

Renováveis

Artur GrynbaumPresidente do Grupo

Boticário

Benjamin Baptista Presidente ArcelorMittal

Brasil

Marcos BicudoCEO da Vedacit

Ruben Marcus FernandesPresidente da Anglo American

Wilson Ferreira JúniorPresidente da Eletrobras

Orson LedezmaVP e Gerente Geral Ecolab Brasil

Rogério ZampronhaPresidente da Vestas no Brasil

Rodrigo SantosPresidente da Monsanto do Brasil

Hamilton AmadeoCEO Aegea

Fernando MusaPresidente da Braskem

Gustavo EminaDiretor-presidente da New Steel

Haakon LorentzenPresidente-executivo do

Grupo Lorentzen

João Paulo FerreiraDiretor-presidente da

Natura

Henrique BraunPresidente da Coca-Cola Brasil

Realização

Signatárias