compota fashion 002 sinvesd news divinopolis moda

4
COMPOTA FASHION NEWS Você deve estar se perguntando o que é Compota Fashion? Então... Compota Fashion, é o jeitinho mineiro que o SINVESD planejou para trazer conceitos, informações relacionados a moda, ao setor do vestuário e afins, aos profissionais e pessoas interessadas e envolvidas, para juntos podermos criar uma cultura e fortalecer a identidade local na área. Portanto a cada edição essa compota não será recheada nem de doce e nem de pimenta, mas de coisinhas que vão nos ajudar no crescimento do nosso setor. Desejamos a você uma boa e divertida leitura. 03•2011

Upload: sinvesd

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Compota Fashion, é o jeitinho mineiro que o SINVESD planejou para trazer conceitos, informações relacionados a moda, ao setor do vestuário e afins, aos profissionais e pessoas interessadas e envolvidas, para juntos podermos criar uma cultura e fortalecer a identidade local na área. Portanto a cada edição essa compota não será recheada nem de doce e nem de pimenta, mas de coisinhas que vão nos ajudar no crescimento do nosso setor. Desejamos a você uma boa e divertida leitura.

TRANSCRIPT

Page 1: COMPOTA FASHION 002 SINVESD NEWS DIVINOPOLIS MODA

COMPOTAFASHION

NEWS

Você deve estar se perguntando o que é Compota Fashion?

Então...Compota Fashion, é o jeitinho mineiro que o SINVESD planejou para trazer conceitos, informações relacionados a moda, ao setor do vestuário e afins, aos profissionais e pessoas interessadas e envolvidas, para juntos podermos criar uma cultura e fortalecer a identidade local na área.Portanto a cada edição essa compota não será recheada nem de doce e nem de pimenta, mas de coisinhas que vão nos ajudar no crescimento do nosso setor. Desejamos a você uma boa e divertida leitura.

03•2011

Page 2: COMPOTA FASHION 002 SINVESD NEWS DIVINOPOLIS MODA

O visual merchandise é uma ferramenta das últimas etapas do marketing, e de longe a menos importante. É um dos primeiros contatos que o consumidor tem com uma marca e dependendo de seu impacto pode ser o fator decisivo na hora da venda.

Trata-se do conjunto de todas as ações visuais que a marca faz, não só a vitrine, é também toda a comunicação visual da loja: banners, etiquetas, menus, painéis de parede, teto, adesivos e toda a forma de exposição das mercadorias.

A climatização do ambiente, a iluminação, a forma como estão dispostos os produtos, as cores e texturas das paredes, teto, até mesmo o aroma, tudo isso forma um conjunto, traçando na cabeça de quem entra na loja o conceito da marca unido à temática da coleção.

A vitrine hoje é considerada a principal forma de mídia de uma marca, mais importante que catálogos, outdoors, publicidade em revista ou qualquer outro tipo. Não desmerecendo a publicidade, que também é muito importante para firmar todo o trabalho do visual merchandise e captar os clientes à distancia. Porém a vitrine tem o papel de laçar o cliente em potencial que está passando em frente ao estabelecimento.

É importante que o trabalho da vitrine seja coerente com o restante do ambiente da loja, senão a mensagem fica confusa para o consumidor causando uma impressão ruim. Não adianta ter uma vitrine belíssima, com toda uma temática elaborada de forma a passar a mensagem da marca, se quando o cliente

não encontra toda aquela fantasia no interior do estabelecimento.

Este processo engloba também a ação dos vendedores, como a abordagem do cliente, a linguagem usada, e a apresentação que o mesmo faz do produto.

Nos E.U.A. é comprovado que 71% das decisões de compra acontecem dentro do ponto de venda, estamos falando do país mais consumista do mundo, será que eles entendem do assunto?

Todo investimento em marketing deve ser muito bem estudado, e estar de acordo com a realidade financeira de cada empresa. É imprescindível antes de qualquer ação conhecer muito bem o seu público para não jogar dinheiro fora. Um bom começo para qualquer interessado nesse tipo de investimento é fazer uma boa pesquisa para descobrir como é o estilo de vida de seu consumidor e quais as suas necessidades. Segundo a filosofia da publicidade(outra ferramenta do marketing), todo dinheiro investido em pesquisas para conhecer melhor o seu cliente é pouco, e nunca um desperdício.

Fala-se em... Visual Merchandise.

Page 3: COMPOTA FASHION 002 SINVESD NEWS DIVINOPOLIS MODA

A criação da São Paulo Fashion Week foi um enorme avanço para o setor confeccionista no Brasil, pois através deste evento foi criado o calendário brasileiro oficial para lançamento de coleções, e a moda ganhou um espaço inédito na mídia do país. Mas isso é só um começo, o país ainda está engatinhando em termos de negócios no setor de vestuário. Foi criada uma enorme ilusão sobre a grandiosidade da moda brasileira, mas a verdade é que o segundo setor que mais gera empregos no país ainda não é rentável e muito menos maduro.

Pensando em buscar reflexões e soluções para os questionamentos sobre os rumos da moda no país, a consultora Glória Kalil iniciou em 2006 o Fashion Marketing. Um evento que trouxe para o Brasil, em três edições, vários nomes de peso do exterior e muitos brasileiros que são hoje referência no cenário, para debates e palestras com único e exclusivo objetivo de desvendar os sentidos da moda nacional.

A primeira edição em 2006 o evento teve como tema “A moda no Brasil brilha, mas não vende”, traçando um panorama global, buscando a posição da moda brasileira no mundo, e o desafio de competir com grifes internacionais e mão de obra chinesa e indiana.

Sua segunda edição em 2007 teve como tema “O que é que a moda brasileira tem?”, com a seguinte provocação: “Os italianos têm design, os norte-americanos têm mercado interno, os franceses têm marcas,

os chineses têm preço. E nós, temos o quê?”.

Na terceira edição em 2008 o tema era “Criatividade que dá lucro”, onde foi debatido o altamente desejável lifestyle brasileiro, a imagem de felicidade e sensualidade que o país transmite no exterior, e como isso poderia ser aplicado na moda. Além dos trabalhos de grifes nacionais que conseguiram um lugar ao sol no mercado internacional.

Os seminários que aconteceram em São Paulo foram assistidos por um seleto grupo de pagantes, já que o custo do evento foi bastante salgado, mas o conteúdo geral agora está disponível no livro Fashion Marketing – Relação da moda com o mercado, recém lançado pela editora SENAC São Paulo.

Em tempos em que os profissionais da moda estão cansados de falso glamour e preocupados com a saúde de seus negócios, é uma leitura obrigatória. Principalmente por se tratar do Brasil, um país que está atravessando um momento economicamente novo, e que sua cultura de moda é bastante recente e confusa.

Abraço, Eduardo Malta.

Eu indico...Fashion Marketing

Page 4: COMPOTA FASHION 002 SINVESD NEWS DIVINOPOLIS MODA

Formado em Design de Moda pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, Eduardo

Acesse: www.sintoniamoda.com.br, e em breve no ar: www.altamodamagazine.com.br

Para mais informações: (37) 3222 8919 ou (37) 9135 1298

SINDICATODAS INDÚSTRIASDO VESTUÁRIODE DIVINÓPOLIS

Se sua empresa faz parte da cadeia produtiva do vestuário, este anúncio te interessa.

O Sinvesd – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis trabalha para o fortalecimento do setor e rea�rma, a cada dia, seu compromisso com a cadeia produtiva do Vestuário.

Faça-nos uma visita

Associe-se ao Sinvesd.Juntos podemos muito mais.

Nossocompromissoé como sucessodo seunegócio.

Av. Antônio Olímpio de Morais, 2175Santa Clara • 35500-071 • Divinópolis MG(37) 3222-3854 / 9981 1210 / 9989 1940 www.sinvesd.com.br • [email protected]@sinvesd2009

Mostrandoa cara.

Malta hoje atua como um profissional multimídia, se aventurando nas áreas de estilo, produção de moda, cenografia, vitrinismo, marketing, design gráfico e por fim jornalismo. Com vários parentes no ramo de moda, tem a estética e o perfeccionismo correndo no sangue. Atualmente trabalha com sua mãe Cida Malta na Sintonia Alta Moda e lançou recentemente a Alta Moda Magazine, uma revista que visa fomentar e divulgar o mercado de moda, luxo e estética em Divinópolis e macro-região.