compondo o cenário digital

42
NASCIMENTO Nasci no dia 28 de setembro de 1974 no Hospital São Camilo, em Imbituba, SC. Percebeu que minha data de nascimento está 30.09. Não é verdade. É que meu pai registrou o dia que fez a certidão e não o dia que nasci. Portanto ganho presente em duas datas: 28.09 e 30.09. Ehehehe. Na real, comemoro meu aniversário na data oficial: 30 de setembro.

Upload: odairdesouza

Post on 18-Jun-2015

482 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Compondo o Cenário Digital

NASCIMENTONasci no dia 28 de setembro de 1974 no Hospital São Camilo, em Imbituba, SC. Percebeu que minha data de nascimento está 30.09. Não é verdade. É que meu pai registrou o dia que fez a certidão e não o dia que nasci. Portanto ganho presente em duas datas: 28.09 e 30.09. Ehehehe. Na real, comemoro meu aniversário na data oficial: 30 de setembro.

Page 2: Compondo o Cenário Digital

A PRIMEIRA CONQUISTA

Não foi fácil. Estudava à tarde e pela manhã cuidava do meu irmão mais novo - e único – pois minha mãe precisava trabalhar para ajudar no orçamento familiar e à tarde ia com ele pra escola. Mas com força de vontade, desejo e determinação consegui meu primeiro grande objetivo: Conseguir o DIPLOMA do Antigo 1º Grau. Hoje Ensino Fundamental Final. 8ª Série.

Page 3: Compondo o Cenário Digital

UM GRANDE DIANA MINHA

ADOLESCÊNCIA

Este dia foi fantástico, pois a primeira formatura a gente nunca esquece. Não imaginava eu que de lá pra cá seria uma sequência de outras formatura: Ensino Médio e Ensino Superior. Veja na foto a minha mãe toda faceira. Era ela que me acompanhava em tudo: escola, igreja, festas. Meu pai era mais alheio às coisas. Mas minha mãe, companheira sempre

Page 4: Compondo o Cenário Digital

ENSINO MÉDIOCerta vez fui procurar uns cadernos velhos que eu guardava, do Ensino Fundamental. No de 5ª série tinha uma pergunta feita pela professora de Língua Portuguesa: O que você quer ser quando crescer: Respondi: Professor. Depois de vários anos a “profecia” se cumpriu. Tornei professor das séries iniciais no dia: 20 de dezembro de 1996.

Page 5: Compondo o Cenário Digital

MEU PRIMEIRO DESAFIO

Meu primeiro desafio foi numa escola no centro de Florianópolis, pois lá iniciei o estágio numa quarta – série. Ai você vê uma das turmas que iniciei. Também estagiei na Escola Aníbal – em São José e no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Page 6: Compondo o Cenário Digital

FORMATURA: MAGISTÉRIO

Minha segunda grande realização do ponto de vista profissional: Formatura em Habilitação em Magistério para Séries Iniciais ( 1ª à 4ª série) no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis, SC. Lembrando que eu morava em Imbituba, mas trabalhava e estudava em Florianópolis e ai conclui mais uma etapa da minha vida estudantil que achava que seria a última

Page 7: Compondo o Cenário Digital

MINHA GRANDE REALIZAÇÃO

Filho de pai e mãe pobres, que “trabalhavam de dia pra comer de noite”, como se diz, achava quase impossível realizar essa grande façanha: conclui um curso superior. Mas com o grande apoio da minha mãe, incansável batalhadora e com minha dedicação e esforço consegui conclui essa proeza no dia 22.02.2002. Um dos grandes momentos da minha vida estudantil.

Page 8: Compondo o Cenário Digital

GRANDE MOMENTO

Page 9: Compondo o Cenário Digital

NA BUSCA DE RESPOSTAS PARA PERGUNTAS SOBRE O “EXISTIR HUMANO” CAMINHEI POR DIVERSAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS. MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

ESPIRITUAL FOI NO CATOLICISMO, FRUTO DA INFLUÊNCIA DE MINHA FAMÍLIA E NESTA CONCLUI VÁRIAS ETAPAS DA DOUTRINA COMO PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA.

Certificado do CrismaCertificado da primeira

Eucaristia

Page 10: Compondo o Cenário Digital

A Espiritualidade faz parte do Ser HumanoMomento do Crisma

Momento da Primeira Eucaristia

Page 11: Compondo o Cenário Digital

MAS AS PERGUNTAS E AS CURIOSIDADES SOBRE O “EXISTIR HUMANO” ME LEVARAM À OUTRAS MANIFESTAÇÕES

RELIGIOSAS.E A FREQUENTEI

OUTRAS IGREJAS QUE PODERIAM ME TRAZER RESPOSTA ÀS PERGUNTAS FUNDAMENTAIS DA VIDA: QUEM SOU, POR QUE ESTOU AQUI, PARA ONDE VOU?

Page 12: Compondo o Cenário Digital

E ALGUNS CURSOS FEITOS. BUSCANDO CONHECER MELHOR DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA

Page 13: Compondo o Cenário Digital

E ALGUNS CURSOS FEITOS. BUSCANDO CONHECER MELHOR DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA

Page 14: Compondo o Cenário Digital

E AINDA BUSCO RESPOSTAS: Hoje estou aqui: buscando

respostas, indagando, tentando compreender a existência. Não que eu precise dessa compreensão para existir ou para ser feliz. Mas preciso dessa compreensão para ajudar os outros. Aqueles que não tem sentido na vida. Que não sabem o que é felicidade. Que só tem amargura. Quem sabe eu poderei trazer uma palavra amiga, de conforto. Mostrar teoricamente o sentido do existir. E assim poder tornar um pouquinho mais feliz a vida de outros.

Page 15: Compondo o Cenário Digital

BUSCANDO COMPREENDER A

VIDA EM SOCIEDADEDepois de um certo tempo a curiosidade natural de adolescente sobre as perguntas fundamentais do existir humano foram deslocados para as questões fundamentais da sociedade humana: porque existem pobrezas, uns com tantos e tantos sem nada? Por que as pessoas se matam por dinheiro. Enfim, a militância política, dos movimentos sociais e sindical começava a brotar.

Page 16: Compondo o Cenário Digital

AI ESTÁ O PODERNesta tentativa de compreender a sociedade humana e sobretudo a brasileira, várias vezes fui até Brasília, acompanhada dos sindicatos para conversar, dialogar com os deputados sobre os direitos dos trabalhadores que são retirados, fazer manifestação contra o governo, enfim, lutar por uma vida melhor para todos. Aqui eu em Brasília, em frente ao Congresso. Estávamos indo exigir a retirada da Lei que formularia a Nova Reforma da Previdência.

Page 17: Compondo o Cenário Digital

MAS UM GRANDE MOMENTO: Meu

CasamentoA Vida não é feita só de trabalhos e estudos, mas também de amor, carinho, paixão, sentimentos, companheirismo. E isto eu encontrei na minha esposa amada: Sandra Fernandes, agora, Sandra Fernandes de Souza. Depois de nos conhecermos, namorarmos, nos casamos para formarmos um casal feliz , com permanentes sentimentos de amor, companheirismo e amizade. Minha verdadeira cara-metade. Consagramos essa nossa união no dia 21.11.2010.

Page 18: Compondo o Cenário Digital

DIA DO CASAMENTO

Page 19: Compondo o Cenário Digital

GRANDES MOMENTOSAS FOTOS A SEGUIR SÃO DE GRANDES

MOMENTOS DA MINHA VIDA NA ATUALIDADE: FESTAS, PESSOAS, CURSOS, TRABALHO,ETC. O OBJETIVO É MOSTRAR QUE A VIDA É MUITO DIALÉTICA, FEITA DE DORES, SOFRIMENTOS, TRISTEZAS, MAS TAMBÉM DE MUITAS ALEGRIAS, FESTAS E COMEMORAÇÕES. COMO DIZIA FERNANDO PESSOA: “ Tudo Vale a Pena quando a Alma não é pequena”.

Vou começar com pessoas inesquecíveis.

Page 20: Compondo o Cenário Digital

PESSOASPESSOAS QUE AMO DE VERDADE. QUE

PASSARAM OU AINDA ESTÃO PASSANDO PELA MINHA VIDA E TRANSMITINDO SENTIMENTOS DE AMOR, AMIZADE E CARINHO E DE QUÃO BOM É TER PESSOAS MARAVILHOSAS PERTO DE NÓS! MUITAS DELAS SÃO INESQUECÍVEIS E FAÇO QUESTÃO QUE VIVAM MUITO TEMPO PARA COMPARTILHAR COMIGO MUITAS ALEGRIAS, FELICIDADES E SONHOS, MAS SE NECESSÁRIO FOR, MUITAS TRISTEZAS, ANGÚSTIAS E AMARGURAS.

Page 21: Compondo o Cenário Digital

ALICERCE PARA UMA VIDA MELHOR!

Page 22: Compondo o Cenário Digital

Minha Mãe: Uma pessoa Inesquecível:

“In Memorian”Tinha um espírito de Guerra. Lutava por seus objetivos. Não desistia jamais por aquilo que queria. Junto com meu pai e com muito trabalho conseguiu criar eu e meu irmão. Apesar de sua força de vontade de viver, sua determinação, seu corpo não agüentou as enfermidades de uma insuficiência renal crônica aliado a um diabete e ela veio a deixar esse mundo muito cedo: com 48 anos. Mas sua determinação, firmeza e segurança para enfrentar a vida permanecem sempre comigo. Sempre que tenho problemas a resolver lembro dela como exemplo e modelo. Sua alegria era contagiante. Mas era durona e firme quando tinha que ser.

Page 23: Compondo o Cenário Digital

MEU PAIMeu pai. Exemplo de força e de guerra. Durante 11 anos teve força e coragem para cuidar de nossa mãe doente. Não nos abandonou jamais, apesar dos sofrimentos e das agruras que a vida lhe trouxe. Um homem trabalhador, aguerrido, batalhador por aquilo que acredita e que quer. Tem 60 anos , mas ainda diz que é um mocinho e que está em pleno vigor físico. A morte. Ele ri dela. Não se preocupa com isso. Diz que já tem tempo suficiente, já viu seus filhos crescerem, casarem e terem filhos e que está muito feliz. Já ta casado novamente. É uma pessoa especial.

Page 24: Compondo o Cenário Digital

MEU IRMÃOMeu irmão. Aliás meu único irmão. Enfim, o que dizer dele.Ele é tudo pra mim. É uma pessoa batalhadora. Serviço pesado. Construção civil. Mas não desiste jamais. Acorda cedo e chega tarde do trabalho. Com chuva ou vento. Mas está sempre alegre. Sorrindo. Não reclamam jamais. Dizem que querem lutar muito pra vencer e eu torço por isso. É um verdadeiro guerreiro. Não perde momento de fazer uma festa. Reunir os amigos, a família. É casado e tem dois filhos. Ele é uma da razão do meu existir. EU AMO ESSE MEU IRMÃO

Page 25: Compondo o Cenário Digital

MINHA CUNHADAAjuda meu irmão em tudo. Ela é o alicerce dele. Batalhadora. Guerreira. Luta por seus objetivo e por aquilo que quer. Não desiste jamais. Já passou por momentos difíceis na vida, mas teve força suficiente para superar e hoje é muito feliz com meu irmão. Dois guerreiros. Sonhos são alimentados juntos. As conquistas também. Torço por esse casal e que eles sempre tenham muitos sucesso e sejam repletos de felicidades

Page 26: Compondo o Cenário Digital

MEU SOBRINHO 1Como não falar desse sapeca danado. É pura energia. Corre, pula, chora, ri. Dorme a meia noite e acorda cedo. Tem energia pra tudo. Adora ganhar presente do tio. Adoro essa criança. Ta no prezinho e dizem que apronta todas. Mas ele diz pra mim: tio, vou ficar quietinho. Pensa. Não demora segundos tá aprontando outras. Coisas de criança. Mas amo demais esse menino. Desejo toda a felicidade do mundo pra ele. Muita alegria e paz.

Page 27: Compondo o Cenário Digital

MEU SOBRINHO 2Diferente do primeiro sobrinho esse é calmo, tranqüilo, reservado. Dorme cedo e acordo cedo. Estuda na quarta série e diz que quer ser PASTOR quando crescer. Tem vitalidade. É alegre e feliz. Uma criança maravilhosa. Adoro esse sobrinho e desejo que ele e seu irmão sejam muitos felizes, saudáveis e alegres. Que todo de bom aconteça a eles. SOBRINHOS, AMO VOCÊS!

Page 28: Compondo o Cenário Digital

MINHA ESPOSAO que dizer dela: Uma mulher especial, trabalhadora, meiga, carinhosa. Não mede esforços pra ajudar o marido. É meu alicerce. Minha segurança. Não sei dizer o que seria minha vida sem ela. É minha, paixão, meu amor eterno. Razão da minha felicidade. Lutamos juntos por nossa felicidade, por nossos sonhos, nossas realizações. É vaidosa., meiga e simpática. Eu À AMO DEMAIS e desejo a ela tudo de bom que possa existir neste mundo. E que ela seja muito feliz, alegre, que tenha sucesso em tudo que faça. Muita saúde e paz.AMOR, VOCÊ É A PAIXÃO DA MINHA VIDA!

Page 29: Compondo o Cenário Digital

ESSE SOU EUSerá que será muita pretensão falar de mim. Esse sou eu. Um cara batalhador. Que luta pela vida. È professor e muito feliz com a profissão que tem. Pois nesta profissão arrumou muitas amizades, colegas. Viveu momentos alegres e tristes. Já chorou em formaturas de alunos e já chorou arrasado ante a morte de ex-alunos. Ele diz que não tem alunos. Tem amigos. Gosta de todos os níveis de ensino, mas adora o ensino Médio. Se identifica mais. Tem ainda outras objetivos e sonhos: fazer mestrado, doutorado e ter um filho ou filha. Apesar de casal recente, mas já tá na hora de deixar um herdeiro. Amante da vida e das pessoas dificilmente se deixa abater e encara tudo com naturalidade

Page 30: Compondo o Cenário Digital

AGORA OS AMIGOSVIVER A VIDA EM FAMÍLIA É

MARAVILHOSO. MUITO BOM, AGRADÁVEL E SALUTAR. SEM FAMÍLIA QUE NOS APOIE NOS MOMENTOS AMARGOS DA NOSSA VIDA TUDO FICA MAIS DIFÍCIL. MAS TAMBÉM TEM OS AMIGOS QUE SÃO NOSSOS VERDADEIROS AUXILIADORES QUANDO PRECISAMOS DELES. E EU TENHO ALGUNS E FAÇO QUESTÃO DE HOMENAGEÁ-LOS NESTE SLIDES.

Page 31: Compondo o Cenário Digital

MARCOS ANTÔNIOJovem, alegre e feliz. Tá sempre rindo. Batalhador pela vida e pelos estudos. Faz faculdade de História e diz que quer ser um bom profissional. Torço por isso. Espero que ele seja muito feliz nesta profissão. É um grande amigo e prestativo. Não mede esforço para ajudar quando precisamos dele. Sério em suas atitudes. Gosta de ir até o fim em tudo que faz. Busca alcançar seus objetivos. Me atrevo a dizer que ele é uma dessas pessoas que Deus põe na nossa vida para iluminar nossos caminhos. MARCOS, VOCÊ É MUITO ESPECIAL E UM GRANDE AMIGO. NUNCA ESQUEÇA DISSO.

Page 32: Compondo o Cenário Digital

DIOGOEsse não é só amigo. É muito mais que isso. É quase um irmão. Pense em duas pessoas se darem tão bem. Eu sei tudo dele. E ele sabe tudo de mim. Um grande amigão mesmo. Dessas raras pessoas que quando partirem desse mundo deixarão muita saudade. Calmo. Tranqüilo. Leva a vida numa boa. Não se irrita fácil. Gosta de viver a vida a seu tipo: devagar e sempre. Compartilhamos muitas coisas juntos: já morou comigo, fomos a congressos sindicais, a festas e tudo mais. AMIGO. FIQUE SABENDO QUE VOCÊ É MUITO MAIS QUE UM AMIGO . VOCÊ É UM IRMÃO.

Page 33: Compondo o Cenário Digital

CLEITONUm dos raros primos que a gente nunca esquece na vida. Jovem, estudioso, batalhador. Luta pelo que quer. Já alcançou parte de seus objetivos. Estuda Administração. É um garoto que compartilha comigo algumas experiências, situações, traduz suas angústias e decepções. Sempre estive com ele no que fosse preciso. Hoje em dia estamos um pouco afastados. Ele mora em Imbituba e eu em São José. Mas adoro ele. Um grande primo, um grande amigão.

Page 34: Compondo o Cenário Digital

MOMENTOSAbaixo alguns momentos da minha vida: Em festas.

Comemorações, aniversários, realizações,

etc.

Page 35: Compondo o Cenário Digital

PRIMEIRO DO ANO COM MINHA ESPOSA NO BEIRA-MAR FLORIANOPOLIS.2011

Page 36: Compondo o Cenário Digital

MEU ANIVERSÁRIO EM SETEMBRO DE 2010. FESTA OFERECIDA PELOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO

Page 37: Compondo o Cenário Digital

CASAMENTO DO MEU IRMÃO - 2011

Page 38: Compondo o Cenário Digital

CAVERÁ COUNTRY PARK - 2011

Page 39: Compondo o Cenário Digital

ESSAS COISAS NÃO SÃO MARAVILHOSAS?RECADINHO 01 RECADINHO 02

Page 40: Compondo o Cenário Digital

ESSAS COISAS NÃO SÃO MARAVILHOSAS?RECADINHO 03 RECADINHO 04

Page 41: Compondo o Cenário Digital

FINALIZANDO Finalizo esses slides dizendo que a vida é uma grande

aventura. Aventura do existir humano. Algo dialético, conflituoso. Mas que nos trazem experiências gratificantes de conhecer outras pessoas, de ter amigos, famílias. De poder compartilhar e ajudar. Muitas vezes elas nos pega surpresas desagradáveis que nos fazem refletir sobre o nosso existir. Por que estou aqui? Para onde vou? Qual o sentido de existir? Se Você me perguntasse hoje essas resposta talvez eu não saberia responder. Só diria o seguinte: Viva. Ame. Seja Feliz. Diga para as pessoas que estão próxima a vocês o quanto vocês a amam. Sorria quando for pra sorrir, mas tenha sensibilidade pra chorar quando for o momento. Não julgue. Não critique por criticar. Critique pra construir. Ajude se puder. Se não puder não atrapalhe. Não se imponha sobre a escolha do outro. Oriente se necessário for. Mas não imponha. Viva o dia de hoje como se fosse o último. Agradeça a Deus por tudo e por todos.

Page 42: Compondo o Cenário Digital

REFLETINDOConta uma História que dois homens estavam

presos: ambos olharam na janela do presídio. Um disse pro outro, visse na rua que lamaçal. Deve ter chovido muito. O outro olhou pela mesma janela e perguntou: visse que sol bonito que está surgindo e que dia radiante? E você: quando olha para sua vida, sua existência, o que consegue ver: O lamaçal ou o sol radiante que vem brilhando.

Sua vida. Sua vida é resultado de sua percepção!!