comoagradaradeus

5
www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores. www.escoladominical.com.br - Pag. 1 Lição 4 – Juniores – CPAD Data Da Lição: 23/10/05 LIÇÃO 4 – COMO AGRADAR A DEUS Para memorizar:”De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” (Fp 2.5) Leia em sua Bíblia: Sl 24.1-5; Mt 5.23-25 Objetivos Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir o aluno a: Aprender que o nosso louvor pra ser aceito por Deus, devemos estar com a vida verdadeiramente voltada para Ele e em obediência aos seus preceitos. Compreender que faz-se necessário termos uma vida santa, ou seja, um modo de viver “separado” dos costumes e práticas que presenciamos no mundo. Sentir o desejo de verdadeiramente obedecer a Palavra de Deus e louvá-lo com suas ações. Introdução Amado (a), sempre na introdução, tenho procurado falar-lhes um pouco acerca da didática, e métodos (que espero) que possa auxiliá-los, neste tão grande trabalho que o Senhor Deus nos confiou para realizarmos. Na lição de hoje, estaremos discorrendo acerca do louvor, e aproveitando o assunto, gostaria de falar com os amados (as), acerca de um dos Método de Ensino chamado Método Demonstrativo, esse método conduz o aluno a impressão e a expressão, isto é, visa impressionar a mente e o coração do aluno, para levá-lo a expressar-se educacionalmente. O Método Demonstrativo inclui, marchas e cânticos com gestos, a dramatização, etc. Mas já que o assunto da lição é cântico, gostaria de salientar acerca da eficácia que há no ensino através da música. Pense amados (as), com certeza todos vocês se lembram de alguma canção de quando eram pequenos, vê como ficou gravado em sua mente? É um método eficientíssimo de ensino, e “os pequenos” têm uma mente ótima para assimilar com rapidez a música.Infelizmente, hoje vemos um imenso comércio na área do louvor. Os cânticos, que hoje entram em nossas igrejas, em sua maioria nada têm em conformidade com a Palavra de Deus. Amado(a), faça uso desse recurso tão eficaz, procure hinos (ou,corinhos)que verdadeiramente tenham em seu conteúdo respaldo bíblico, e introduza em sua aula, isto terá um grande valor, pois daqui há muitos anos seu aluno ainda se lembrará desse ensino ministrado a ele através desse cântico. Faça uma experiência.

Upload: sandra-fuso

Post on 31-Jul-2015

3.748 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comoagradaradeus

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 1

Lição 4 – Juniores – CPAD Data Da Lição: 23/10/05 LIÇÃO 4 – COMO AGRADAR A DEUS Para memorizar:”De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.” (Fp 2.5) Leia em sua Bíblia: Sl 24.1-5; Mt 5.23-25 Objetivos Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir o aluno a: Ø Aprender que o nosso louvor pra ser aceito por Deus, devemos estar

com a vida verdadeiramente voltada para Ele e em obediência aos seus preceitos.

Ø Compreender que faz-se necessário termos uma vida santa, ou seja, um modo de viver “separado” dos costumes e práticas que presenciamos no mundo.

Ø Sentir o desejo de verdadeiramente obedecer a Palavra de Deus e louvá-lo com suas ações.

Introdução Amado (a), sempre na introdução, tenho procurado falar-lhes um pouco acerca da didática, e métodos (que espero) que possa auxiliá-los, neste tão grande trabalho que o Senhor Deus nos confiou para realizarmos. Na lição de hoje, estaremos discorrendo acerca do louvor, e aproveitando o assunto, gostaria de falar com os amados (as), acerca de um dos Método de Ensino chamado Método Demonstrativo, esse método conduz o aluno a impressão e a expressão, isto é, visa impressionar a mente e o coração do aluno, para levá-lo a expressar-se educacionalmente. O Método Demonstrativo inclui, marchas e cânticos com gestos, a dramatização, etc. Mas já que o assunto da lição é cântico, gostaria de salientar acerca da eficácia que há no ensino através da música. Pense amados (as), com certeza todos vocês se lembram de alguma canção de quando eram pequenos, vê como ficou gravado em sua mente? É um método eficientíssimo de ensino, e “os pequenos” têm uma mente ótima para assimilar com rapidez a música.Infelizmente, hoje vemos um imenso comércio na área do louvor. Os cânticos, que hoje entram em nossas igrejas, em sua maioria nada têm em conformidade com a Palavra de Deus. Amado(a), faça uso desse recurso tão eficaz, procure hinos (ou,corinhos)que verdadeiramente tenham em seu conteúdo respaldo bíblico, e introduza em sua aula, isto terá um grande valor, pois daqui há muitos anos seu aluno ainda se lembrará desse ensino ministrado a ele através desse cântico. Faça uma experiência.

Page 2: Comoagradaradeus

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 2

I. Enaltecendo a Deus Segundo o Dicionário Aurélio – enaltecer é:

1. tornar alto; elevar. 2. exaltar; engrandecer.

Os Salmos na sua maioria são orações e, em sua maior parte incluem o louvor à Deus, que expressa a admiração, o apreço e a gratidão do salmista. O louvor no livro de Salmos, frequentemente o louvor dirigido à Deus é compartilhado com outras pessoas. Considerando tudo o que Deus fez e faz por nós, o que poderia ser mais natural do expressarmos à Ele o nosso louvor sincero, com todo o nosso coração? Nos Salmos Deus é louvado não somente pelas suas Obras – por sua criação, suas bençãos, seu perdão – mas também por quem Ele é – Amoroso, Justo, Fiel, Perdoador, Paciente. Lembre-se que quando o louvor à Deus é partilhado com outras pessoas, estas são encorajadas a louvá-lo também. O louvor genuíno deve fluir do coração, mesmo em tempos de sofrimento, de desânimo, de tribulação e de tentação (Sl 42.5). Através do louvor enaltecemos à Deus. Que privilégio o Senhor Deus atentar para o nosso louvor. II. O que Deus requer de nós Professor (a), pergunte aos “pequenos” se eles sabem que para louvarmos ao Senhor Deus, requer que em nossa vida haja alguns requisitos. De que modo temos louvado ao Senhor? Será que Ele está se agradando do nosso louvor? Para se prestar culto a Deus, é necessário estar em comunhão com Deus. O salmista Davi no Salmo 15.1, pergunta: “Senhor, quem habitará no teu Tabernáculo?”. O “tabernáculo” e o “santo monte” refere-se ao lugar em que foi colocada a Arca da Aliança da Presença de Deus e ao lugar em que os adoradores se reuniam. Em outras palavras, a pergunta de Davi seria: “Que tipo de pessoa desfruta da intima presença de Deus e tem comunhão com Ele?”. Nisso subentende-se que nós devemos ter uma atitude correta para que possamos estar em posição para louvarmos à Deus, e nosso culto ser aceitável. O culto aceitável à Deus precede de um viver puro, da prática da justiça e do coração que fala a verdade. Aquele que vive em integridade, concentra-se em Deus tanto em relação a suas atitudes, quanto em relação a suas palavras e ao relacionamento com o seu próximo – sendo íntegro em sua vida diária - Davi em suas palavras nos dá a entender que o louvar à Deus exige um auto-exame como preparação para o cultuar e o louvar a Deus.

Page 3: Comoagradaradeus

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 3

III. O comportamento de Davi

Davi talvez seja um dos maiores homens do Antigo Testamento – era pastor, poeta, matou um gigante, foi antepassado do Senhor Jesus – mas será que Davi só tenha qualidades? – não. A Bíblia é fiel em seus relatos, sejam eles bons ou maus, e a Bíblia não escondeu os erros de Davi – mas Davi também é lembrado por sua humildade, e por seu coração voltado para Deus – quanto aprendemos com esse servo de Deus acerca humilhação, do louvor e da adoração a Deus. O mesmo Senhor Deus, se refere a Davi como “o homem segundo o meu coração” (At 13.22). Davi apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fidelidade e na misericórdia de Deus. Davi pecou – mas confessou e arrependeu-se – suas confissões eram do fundo do seu ser e seu arrependimento genuíno. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve de sofrer as conseqüências de seus pecados. Davi aprendeu com suas falhas, porque aceitou o sofrimento que essas lhe trouxeram.Nós também devemos aprender com nossos enganos e com as conseqüências que eles resultam em nossa vida – será que Deus pode encontrar a atitude de Davi em nós?

Page 4: Comoagradaradeus

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 4

Davi nos deixou três preciosas lições para nossa vida: 1) A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro

passo para lidar com eles. 2) O perdão não remove as conseqüências dos erros que cometemos. 3) Deus deseja a nossa total confiança e adoração.

Amado(a), enfatize aos “pequenos”, que não devemos mentir ou esconder nossos erros e mentiras, pois isso somente vai piorar as coisas, devemos admitir e resolvermos com sinceridade e humildade, sabendo que mesmo assim teremos que arcar com as conseqüências de nossos atos – e o melhor mesmo é não cometermos tais coisas. Davi apesar de suas falhas, é citado na Galeria dos Heróis da Fé (Hb cap. 11) e quando se menciona o antepassado do Senhor Jesus não chamam Jesus de Filho de Abraão ou de Moisés, mas sim, “Filho de Davi”. Davi confiou no infinito amor de Deus – no amor compassivo e misericordioso – com essa confiança O louvava com todo o seu ser. Pois apesar de ter cometido erros – ao arrepender-se aprendeu – e sua vida foi uma sincera tentativa de observar em primeiro lugar a vontade de Deus, com humildade e perseverança. Louvemos pois ao Senhor com sinceridade e praticando a Sua Vontade – um dos maiores requisitos é amar ao nosso próximo – mesmo àqueles que nos ofende e maltrata. IV. Os ensinos de Jesus (Mt 5.23-25)

Page 5: Comoagradaradeus

www.escoladominical.com.br dicas de lições bíblicas

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem necessariamente a opinião deste Site e/ou de seus patrocinadores.

www.escoladominical.com.br - Pag. 5

Neste texto, o Senhor Jesus nos ensina acerca da importância de termos um bom relacionamento com o nosso próximo, deixando bem claro que relações rompidas podem dificultar o nosso relacionamento com Deus. Se tivermos uma magoa ou uma queixa contar alguém, devemos procurá-lo para solucionar o problema o mais depressa possível. Todos os que dizem que amam a Deus, e odeia o seu próximo mentem. Professores (as), explique aos seus alunos, que a nossa atitude para com o nosso próximo refletem em nosso relacionamento com Deus (1 Jo 4.20). Amados (as), deixe claro aos “pequenos” que muitas vezes não conseguimos evitar discordâncias, ou conflitos – mas devemos o mais breve possível fazer as pazes com o nosso próximo – os versículos 25,26 nos aconselham a agir rapidamente, procurando ter a paz com os nossos semelhantes, antes que sejamos obrigados a apresentar-se perante o Senhor. Quando o Senhor Jesus refere-se a “trazeres a tua oferta”, o Senhor esta referindo-se acerca de quando nos colocamos diante de Deus para ofertar-lhe o nosso louvor ou adoração, você já pensou nisso? No inicio da lição falamos que para louvarmos a Deus e o nosso louvor ser aceitável, é necessário alguns requisito – eis um muito importante – o nosso relacionamento com o nosso próximo. “Amar ao próximo como a ti mesmo: fazer aos outros o que desejamos que os outros nos façam”, são ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é a mais completa expressão de amor, pois resume todos os deveres para com o próximo, se a cumprirmos, com certeza praticaremos a verdadeira fraternidade, e entre nós e nossos amigos, nosso próximo, nossos colegas, nosso inimigo – irá reinar a paz, a justiça, a união e a benevolência mutua. Aplicação da lição Lembremos-nos de Davi, mesmo que tenha errado – arrependeu-se. Mesmo que você tenha praticado algo que você sabe que não agrada à Deus, arrependa-se e peça perdão a Ele, e como Deus perdoou Davi também perdoará você, se você se lembra de alguém com quem você teve algum problema – procure-o e reconcilie-se com essa pessoa, e com certeza Deus muito se alegrará com você, e o seu louvor subirá até o Trono de Deus. Aleluia! Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profa. Jaciara da Silva