como usar a sua imaginação criativaportuguese.csa-davis.org/sites/portuguese/files/ci...

36
1 Como Usar a Sua Imaginação Criativa Para Realizar os Desejos, ter Uma Vida Melhor, Realizar propósitos de Verdadeiro Valor, e Experienciar um Crescimento Espiritual Rápido e Satisfatório. ROY EUGENE DAVIS Tradução de Raquel Fischer Barros CSA Press Center for Spiritual Awareness (Centro para a conscientização espiritual) Lakemont, Georgia

Upload: lykhue

Post on 10-Nov-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Como Usar a Sua

ImaginaçãoCriativa

Para Realizar os Desejos, ter Uma Vida Melhor, Realizar propósitos de Verdadeiro Valor,

e Experienciar um Crescimento Espiritual Rápido e Satisfatório.

ROY EUGENE DAVISTradução de

Raquel Fischer Barros

CSA PressCenter for Spiritual Awareness

(Centro para a conscientização espiritual)Lakemont, Georgia

2

copyright © 2002 by Roy Eugene DavisPortuguese Digital Edition

copyright © 2015 by Roy Eugene Davis

Qualquer parte deste livro pode ser livrementeusado em revisões ou artigos dando créditos à

fonte do mesmo.

CSA Press, Post Office Box 7Lakemont, Georgia 30552-0001

Telefone (001) 706-782-4723Fax (001) 706-782-4560

e-mail: [email protected]: www.csa-davis.org

CSA Press é a editoraDo Centro de Conscientização Espiritual

3

INTRODUÇÃO

O tema central deste texto é sobre o fato que existe uma Única Realidade, e que nós pode-mos aprender a pensar e a viver em um modo harmônico e de acordo com as nossas próprias inclinações. Quando somos capazes disso; aí então, a infelicidade, as confusões e os proble-mas, comumente experimentados pelas pes-soas cuja a consciência é desfocada e confusa, deixam de existir para todos nós.Independentemente do seu estado atual de consciência e na vida: você tem o potencial de ser completamente consciente e de usar os seus poderes mentais excepcionais de maneira sábia e eficaz. Você é capaz de usar as suas ha-bilidades funcionais que lhes permitirão viver como sempre imaginaram.Reconheça o fato de que você é um ser espiri-tual e imortal; pense e tome atitudes de acordo com esse entendimento. Escolha ser espiritu-almente consciente, saudável, feliz, próspero e livremente expressivo em maneiras que me-lhorem a sua vida. Imagine que é possível e experimente isso. Você pode!

Roy Eugene Davis1 de maio, de 2002.

Lakemont, Georgia.

4

5

CONTEÚDO

Significados das Palavras / 6

Você Pode Remover ou Levantar-seAcima de Todos os Obstáculos

Para Viver Eficazmentee Ter Liberdade de Expressão / 9

Como Usar Efetivamentea Sua Criatividade / 23

Perguntas e Respostas / 29

6

Significados das Palavras

Absoluto: Puro. Perfeito. Não é misturado com nada.

Capacidade: a habilidade de receber, agarrar e absorver. Uma medida desta capacidade. Uma quantidade máxima que pode ser contida. Se sin-ceramente aspiramos em ser espiritualmente cons-cientes, livremente funcionais, ter os nossos desejos facilmente realizados, e as nossas necessidades sa-tisfeitas; então a nossa receptividade e a capaci-dade devem ser iguais àquelas que aspiramos.

Compaixão: a sincera preocupação com a desgraça dos outros, juntamente com uma vontade de ajudá--los ou aliviá-los do desconforto.

Contemplação: refletir ou olhar algo em maneira meditativa. Considerar possível.

Criativo: ter a habilidade de criar ou ser produtivo, especialmente usando a imaginação.

Ego: o sentido ilusional da individualidade, que não é a verdadeira essência do nosso ser.

Fé: a confiante e inabalável crença numa verdade ou num valor. Crer fielmente em uma ideia, coisa ou processo. Acreditar, não baseando-se numa prova ló-gica ou evidência material. Ter convicção espiritual.

Deus: a única realidade. O seu aspecto absoluto (puro) é sem atributos. O seu aspecto manifestado tem atributos que permitem a expressão e a mani-festação Cósmica.

Graça: são influências positivas que se expressam no campo da Consciência onipresente e em nós.

7

Felicidade: marcada pela boa sorte, bom aproveito e satisfação.

Saúde: uma condição geral de bem-estar ideal.

Imaginação: a habilidade de formar uma imagem mental ou o conceito de algo que não existe ainda ou não é atualmente percebida.

Intelecto: a faculdade mental do discernimento.

Intuição: a habilidade inata de perceber direta-mente (ou saber) independentemente dos sentidos.

Meditação: conscientemente interiorizar a atenção das condições externas, dos sentidos, das emoções e dos processos mentais para clarear a mente e as-sim experienciar a Auto-Realização e a ter a Reali-zação de Deus.

Mente: é a faculdade que processa as percepções, a vontade, os pensamentos, a memória, o senti-mento e a imaginação. É usada para raciocionar, pensar e aplicar conhecimentos. As nossas mentes são unidades da Mente Universal ou Cósmica que é responsável pelos nossos pensamentos e estados de consciência. E os nossos estados de consciência e mentais, por sua vez, determinam os nossos pensa-mentos, humores e comportamentos.

Próspero: prosperar, florecer, ser bem sucedido em todos os sentidos. A prosperidade é naturalmente experienciada quando os aspectos espirituais, men-tais, físicos, emocionais e ambientais das nossas vi-das são harmoniosamente integrados.

Realização: A percepção direta e experienciada.

Ser: a essência do nosso ser. Uma unidade do campo da Consciência Suprema.

8

Alma: unidade de Pura Consciência (Ser) que é in-conscientemente, ou por escolha, identificada com estados modificados da mente, emoções e percep-ções sensoriais até o ponto que sua consciência fi-que ofuscada ou fragmentada.

Superconsciência: é a consciência esclarecida que vai além do estado da inconsciência, do sono, ou de qual-quer outro estado ordinário (modificado) consciente.

Transcendente: concerne com a primeiro conheci-mento básico. Erguer-se acima de pensamentos e ideias comuns. Transcender é ir além de todos os limites ordinários. Quando a mente está quieta e as emoções estão passivas, a imaginação criativa concentrada nos permite transcender pensamentos e sentimentos limitados.

“Nós vivemos em sucessões, em divisões, em par-tes... Dentro, a alma é completa, é o sábio silêncio; é a beleza universal da qual todas as partes são igualmente relacionadas: no Eterno Um. E neste poder profundo no qual nós existimos, e que é a be-atitude completamente acessível a todos nós, não somente é autossuficiente e perfeito sempre: é o ato de ver e o que se é visto, o vidente e o espetáculo, o sujeito e o objeto, são um.”

- Ralph Waldo Emerson (1803-1882)

9

CAPÍTULO UM

Você Pode Remover ou Levantar-seAcima de Todos os Obstáculos

Para Viver Eficazmente eTer Liberdade de Expressão

Você é um ser Espiritual, sendo assim, você já possui a habilidade de remover ou transcen-der todas as condições limitantes que podem ter sido opostas, até agora, aos seus esforços pessoais para viver livremente, felizmente e efetivamente. Ao mesmo tempo em que você vai realizando isso, os recursos necessários, os eventos positivos, as circunstâncias e as re-lações para o seu bem mais alto surgirão es-pontaneamente e o seu crescimento espiritual será rápido e satisfatório.

Nutra a Consciência Espiritual

A falta de compreensão é o principal obstá-culo ao crescimento espiritual. Substitua este “não saber” com insights sobre a sua verda-deira natureza e a sua relação com o Infinito. Você é uma unidade de um campo de Cons-ciência (Deus). Reflita sobre isso até chegar à compreensão. Acreditar nisso pode ajudar, mas realizar (saber e experienciar) é libera-tório; ela nos restaura à consciência da alma, plenamente. Descarte a noção errada de que existe uma separação entre as realidades ma-teriais e espirituais. O Universo é uma mani-festação de forças cósmicas emanadas dele e sustentado por um campo de consciência.

10

Nutra a consciência espiritual usando os seus poderes de inteligência e de intuição para discernir as diferenças entre a essência do ser, estados ordinários de consciência (confusos e fragmentados), e os variados humores que você pode algumas vezes experienciar. Observe a distinção entre você, como um observador, e o que você está observando. O hábito adquirido de identificação com os estados mentais modi-ficados e os fenômenos objetivos são as únicas causas que sustentam a ilusão (o equívoco) de existência independente. Substitua esses há-bitos problemáticos com o hábito libertador--da-alma de constante auto memória divina e consciência de Deus.

Medite diariamente até o estado supercons-ciente, e então, sente-se em silêncio profundo. Assim que a sua cosciência se torne mais escla-recida, o seu conhecimento inato de ̈ um campo de Consciência¨ e os seus processos serão reve-lados. Os seus poderes excepcionais de percep-ções e extraordinárias habilidades funcionais vão surgir. E você vai descobrir que qualquer coisa que puder imaginar vividamente e acre-ditar que é real; se puder ser manifestado de acordo com as leis da natureza; será expres-sado ou experimentado.

Desenvolva e Use Sabiamente as Suas Habili-dades Mentais

O poder de percepção, o sentido ilusório de individualidade (ego), a inteligência e a mente são os quatro aspectos da consciência individu-

11

alizada. A sua mente emana de você mesmo. Ela registra e processa percepções e é superior ao cérebro. A sua mente é misturada com e é parte da ¨Mente Cósmica Onipresente¨ que é responsável pelos estados mentais que você assume ou que você permite prevaler, os pen-samentos que você pensa, e os desejos e aspi-rações que você mantém.

Algumas das condições mentais problemáti-cas e comuns que acontecem quando a nossa consciência é ordinária são: confusão, inquie-tação, dúvida, pessimismo, fantasia, alucina-ção, ilusão, incapacidade de concentração e condições, tendências e influências sublimi-nares (abaixo da percepção consciente limiar). Eles borram e fragmentam a consciência e contribuem ao pensamento irracional.

Elimine a confusão com a aquisição de infor-mações acuradas e cultive o hábito do pensa-mento racional.

Substitua a inquietação pelo contentamento da alma.

Substitua a dúvida pela auto confiança e a fé. Renuncie os hábitos do pessimismo, nutrindo

o otimismo: esperando o melhor de cada situa-ção. Imagine e anticipe o seu bem mais alto e crie circunstâncias ideais ou atraia as mesmas para as suas vidas.

A fantasia é a imaginação incontrolada. Evite as fantasias, pensando racionalmente e cultivando o domínio da atenção e dos estados mentais.

12

As alucinações são ideias erradas, opiniões ou crenças. Algumas dessas ilusões que as pes-soas de consciência ordinária podem ter, são:

• Que eles são seres físicos ao invés de se-rem almas que se exprimem através de uma mente e um corpo.

• Que Deus não existe. Ou que Deus existe mas não se envolve com os assuntos dos ho-mens. Ou então que Deus é uma pessoa Cós-mica. Que Deus não pode ser conhecido ou experimentado. Que Deus recompensa as pessoas boas e pune aquelas ruins e que Ele cria desafios para nós para superá-los e nos incentivar o nosso crescimento.

• Que tem uma força do mal que produz a desgraça e causa coisas ruins às pessoas.

• Que nós somos limitados por caracterís-ticas herdadas; pelas experiências infelizes que tivemos; pelas informações falsas que adquirimos durante a nossa infância ou dos últimos anos; pelo karma (condições sub-conscientes); influências planetárias; as nos-sas características étnicas ou culturais; ou as nossas condições sociais, políticas ou eco-nômicas.

Adquira conhecimento válido (lógico ou ve-rificado). Desconsidere ideias, opiniões e cren-ças que não são baseadas em fatos. Evite as ilusões através da observação perspicaz e da análise do que é observado, pensado, escutado ou experienciado.

13

A incapacidade de concentração pode acon-tecer pela falta de interesse, agitação emocio-nal e mental ou confusão, sono insuficiente, cansaço ou fraqueza física, falta de auto-dis-ciplina, ou relutância a usar a força de von-tade. Substitua a indiferença por curiosidade e a preguiça por vida. Cultive a paz mental e emocional. Obtenha sono suficiente. Nutra a saúde física. Discipline os seus pensamentos, humores, e comportamentos. Evite atitudes e comportamentos obstinados do autocentrismo e seja decidido e intencional nos pensamentos e nas ações.

Tem quatro características de influências subliminares que podem ser problemáticas:

1. As condições ou inclinações adormecidas que podem ou não ser ativadas em um pró-ximo ou distante futuro.

2. As influências fracas que podem ser facil-mente resistidas.

3. As influências mais fortes resistidas pela decisão, força de vontade e pelas ações cons-trutivas e intencionais.

4. As influências que nós permitimos deter-minar nossos estados de consciência, nossos pensamentos, sentimentos e comportamen-tos.

O que é percebido, pensado ou sentido fica imprimido nos níveis subconscientes da mente como memória. Referindo-se a nossa memória, podemos ser conscientes de eventos passados

14

e reconhecê-los. A capacidade da mente em gravar e armaze-

nar impressões nos permite também adquirir hábitos construtivos de pensamentos e com-portamentos e de executar as tarefas da rotina sem necessariamente pensar nelas intencio-nalmente.

As impressões mentais problemáticas podem também ser adquiridas. Se quisermos viver li-vremente, estas impressões devem ser enfra-quecidas, neutralizadas ou transcendidas. Se permitimos que elas nos influenciem poderão resultar em tendências viciantes, maneiras de pensar e comportamentos imprudentes ou pre-judicias, assim como reações inapropriadas e emocionais a eventos e circunstâncias.

Quando as influências subconscientes pro-blemáticas são permitidas a prevaler, elas po-derão se fortalecer. O modo mais eficaz para enfraquecer e neutralizar estas são:

1. Cultivar um objetivo, com uma atitude não emocional em relação a eles.

2. Implementar pensamentos, sentimentos e ações construtivas para enfraquecer as ou-tras tendências negativas.

3. Nutrir a consciência espiritual que nos permitirá a transcendência deles.

4. Praticar a meditação superconsciente para os acalmar e temporariamente remover a sua atenção deles. As impressões mentais que ficam pela experiência superconsciente

15

são inteiramente construtivas. As influên-cias mentais problemáticas serão, então, gradualmente (e, às vezes, rapidamente) enfraquecidas enquanto a mente vai sendo purificada e iluminada. Os estados super-conscientes nos permitem também discernir e experienciar a diferença entre os mesmos e os estados ordinários de consciência.

Com a prática, você será capaz de manter o estado superconsciente durante todas as circunstâncias ao longo de todo dia. Os esta-dos superconscientes misturados com os es-tados ordinários de consciência e processos mentais se tornam, progressivamente, domi-nantes, resultando a iluminação mental e o esclarecimento da consciência até o nível da consciência Cósmica.

Evite sentir, pensar ou dizer que você não pode regular os seus próprios estados mentais, seus pensamentos, humores ou comportamen-tos. Visto que você é um ser espiritual que vive em uma experiência humana, você é superior à sua mente com seus conteúdos. É de sua li-vre escolha observar, pensar, sentir e agir de acordo com o conhecimento útil que você já tem junto ao conhecimento inato da alma, que serão sempre mais evidentes a medida em que você continuar as fases do despertar no cresci-mento espiritual.

Veja as memórias objetivamente. Lembre-se de eventos e experiências agradáveis sem ficar excessivamente apegadas a eles. Lembre-se

16

das ações de sucesso anteriores e duplique-as, conforme necessário, para viver efetivamente.

Se as memórias de infortúnio ou trauma des-pertarem sentimentos de vergonha, de culpa, de perda, de desvalorização ou de dor, tente aceitar esses eventos passados, liberando os pensamentos e sentimentos debilitantes as-sociados a estas memórias. Se o impacto emo-cional é muito desagradável: enquanto estás observando essas memórias que ativam re-ações em ti, faça algumas inspirações e expi-rações mais profundas, até que você se sinta mais calmo e objetivo novamente. Respirar profundamente produz também um prazer fí-sico que vai de alguma maneira enfraquecer e neutralizar essas condições emocionais dese-quilibradas.

Se respirar profundamente não te levar à um estado mental e emocional mais objetivo, caminhe a passos rápidos por vinte minutos ou mais, mantendo a atenção a tudo que está acontecendo ao seu redor, até que você se sinta renovado e entusiasmado. Ou então, faça ou-tros exercícios físicos que vão focalizar a sua atenção e produzir sentimentos agradáveis como: levantar pesos leves, fazer exercícios de alongamento, nadar, jogar golf ou tênis, ou praticar hatha yoga ou Tai Chi. Concentre a sua atenção e as suas ações no seu dever pes-soal, obtendo objetivos e realizando propósitos que são de valor para você.

Ações construtivas e felizes substituem os sentimentos desagradáveis associados às me-

17

mórias de infortúnios, falência, perda ou dor. Você vai logo ser capaz de relacionar-se com to-das as suas memórias, sem ter aquelas reações mentais ou emocionais que fazem mal a nós mesmos. A força psíquica (ou alma) que “cres-ceu” identificando-se com as desagradáveis memórias deixando sua consciência confusa, será então liberada para ser usada construti-vamente para propósitos de elevação na vida.

Mantenha a Estabilidade Emocional

As emoções são respostas subjetivas a pen-samentos e situações externas. Elas podem também elicitar sentimentos fortes e mudan-ças fisiológicas. A estabilidade emocional é ne-cessária para o pensamento racional e a saúde física. Sentimentos de felicidade, de amor, de gratidão, de compaixão, de auto-respeito, de segurança, de auto-confiança e de satisfação emanam construção. Já os sentimentos como a tristeza, a forte repulsão por algo, a inveja, os ciúmes, a desvalorização, a insegurança, a inferioridade, a incompetência e a insatisfação trazem junto a eles a destruição.

Substitua os sentimentos negativos com aqueles positivos e as atitudes mentais negati-vas com as atitudes mentais positivas.

Nutra a felicidade da alma. No centro do seu ser você já é em paz e feliz, e já tens o conhe-cimento de Ti mesmo e de Deus. É somente na consciência mais superficial que a confusão pode ocorrer. Escolha colocar para fora as suas qualidades inatas.

18

Seja grato pela boa sorte que você tem agora e pelas oportunidades que chegam para apren-der, para crescer emocionalmente e ter uma maior maturidade espiritual.

Demonstre compaixão pelos outros e por to-das as formas de vida.

Respeite a sua verdadeira natureza, a sua essência espiritual e viva a partir do centro do seu ser.

A sua segurança e bem-estar são relacio-nados ao seu conhecimento e consciência da unicidade com a inteireza da vida que é de su-porte a ti. Faça o seu melhor para ser respon-sável pelo seu bem-estar, enquanto permita o nutrimento que a vida provê.

Cultive auto-confiança, sendo centrado na alma e tendo fé em Deus ao invés de ter o pen-samento e sentimento ilusório de ser um pe-queno ego.

Aproveite o sentimento de satisfação dos re-sultados dados pelo seu pensamento positivo, e por viver corretamente, sem ser apegado por esse sentimento de satisfação ou aos resulta-dos obtidos por ter agido efetivamente.

Se você se sentir, às vezes, apático – ausente de sentimentos, mentalmente depressivo, fi-sicamente preguiçoso e desinteressado – aja construtivamente para despertar emoções positivas, elicitar pensamentos positivos, e energizar o seu corpo. Viva com um propósito inspirado e um potente entusiasmo. Você é um ser imortal, espiritual: viva como você deve vi-ver!

19

Cultive saúde física e vitalidade

Uma vida saudável e com propósitos posi-tivos vai permitir que você realize todos os seus objetivos de valor nesta encarnação – in-cluindo o mais importante deles, que é aquele de ser Auto-realizado e Realizado em Deus.

Cultive saúde física e vitalidade: mantenha a sua consciência espiritual, a sua paz men-tal e a sua estabilidade emocional; tenha uma rotina regulada por atividade e descanso; ob-tenha sono suficiente; faça exercícios físicos regularmente; escolha uma dieta balanceada nutritiva (a comida vegetariana é mais saudá-vel) e de baixas calorias (mas suficiente). Evite o corpo de peso excessivo.

Para reforçar o seu sistema imunológico:

• Adote os conselhos recomendados no pará-grafo precedente.

• Mantenha uma atitude mental positiva.

• As pessoas otimistas são tendencialmente mais saudáveis e vivem mais longamente do que aqueles que pensam negativamente.

• Conserve as suas forças vitais. Não gaste--as com o falar excessivo; com interações so-ciais excessivas e/ou inúteis; privando o seu corpo de dormir, com comportamentos vicia-dos, ou com preocupações sem importância.

• Pratique a meditação cotidianamente para relaxar profundamente, para reduzir o es-tresse e reforçar o seu sistema imunológico.

20

• Evite o contato com produtos ou substân-cias químicas e tóxicas destrutivas, ou com bactérias e vírus. Lave as mãos antes de pre-parar a comida ou antes de comer.

Se você precisa de cura, cultive uma “cons-ciência saudável” e faça o que for preciso para reestabelecer a saúde total.

Escolha um ambiente e circunstâncias ideiais

Viva em um ambiente limpo, calmo e quieto. Tire os sapatos antes de entrar na sua casa ou seu apartamento. Tenha um espaço privado para ser usado somente para a meditação e as reflexões interiores. Quando você estiver lá, deixe de lado todas as preocupações munda-nas.

Quando possível, escolha um ambiente ideal também no trabalho, com colegas harmonio-sos. Se, de vez em quando, é necessário estar em um ambiente desagradável ou ter circuns-tâncias e relacionamentos que não são satis-fatórios e de suporte: pacientemente aguente firme neles, sem reclamar dos mesmos, até que você possa melhorá-los, ou até mesmo se retirar deles. Não permita que nada afete a sua paz interior e a sua Auto-conscientização e a consciência em Deus.

Quando eventos e circunstâncias (sociais ou econômicos), desagradáveis ou desafiadores, acontecem mantenha a sua calma interior. Se tais eventos requerem decisões ou ações imediatas, faça-as calma e racionalmente. Os eventos emergem e desaparecem na tela do es-

21

paço e do tempo. Todas as circunstâncias mun-danas estão sujeitas à mudança.

Meu Guru Paramhansa Yogananda aconse-lhava-me, e também a outros discípulos, a ver o drama da vida com discernimento e a interpre-tar o nosso papel sabiamente e bem. Enquanto fazemos isso, aprendemos com a experiência como viver efetivamente, concordando harmo-niosamente com os outros e com os processos da natureza. Aprendemos a entender as leis universais e impessoais de causa e efeito e a como cooperar com elas para o nosso mais alto bem e o mais alto bem de todos.

Nutra relações pessoais de suporte e comple-tas, sendo entusiasmado, amigo, e cuidadoso e observador às necessidades dos outros.

Afirme com intenção decisiva

Firme e concentrado no conhecimento da minha verdadeira natureza e da minha relação com o Infinito, eu decido agora a remover os obstá-culos, ou elevar-me além deles, a viver efetiva-

mente e a ter liberdade de expressão.

22

Descarte a falsa crença de separação entre a vida espiritual e a vida material. Faça os seus deveres cuidadosamente. Todo o trabalho construtivo é pu-rificador quando feito com a motivação correta. Se você às vezes fali ao realizar os seus propósitos, não fique desencorajado; este é o momento melhor para plantar as sementes do sucesso. Em tudo o que você fizer, expresse as suas ilimitadas qualidades da alma.

- Paramhansa Yogananda (1893 – 1952)

23

CAPÍTULO DOIS

Como usar efetivamente a sua imaginação criativa

A criatividade é a habilidade de manifestar ou produzir algo, um evento ou uma circunstân-cia. A imaginação é o poder espiritual inato que temos para formar uma imagem mental ou o conceito de algo que não existe ainda ou que não é percebido no momento presente.

A imaginação poderia e deveria ser usada criativamente para realizar desejos construti-vos, propósitos de valor; melhorar todos os as-pectos da nossa vida, e para facilitar o rápido e satisfatório crescimento espiritual.

A lei fundamental de causa e efeito em rela-ção às nossas circunstâncias é que os nossos estados de consciência determinam os nossos estados mentais. E que nossos estados de cons-ciência assim como nossos estados mentais de-terminem as nossas percepções e as nossas experiências pessoais.

Quando a nossa consciência é clara, pode-mos perceber acuradamente e pensar racio-nalmente. Quando nossa consciência é confusa e embaçada, as percepções vem tendencial-mente perturbadas e o nosso pensamento: de-sorganizado.

No nível da Auto – Consciência, nós somos um com a Consciência suprema na qual tudo existe. A nível mental nós somos um com a Mente Universal através da qual a suprema

24

Consciência se exprime e responde aos nossos estados mentais, desejos, necessidades, e in-tenções habituais.

Não tem nenhuma separação entre nós e a Consciência suprema porque nós somos unida-des individualizadas desta Consciência. Não existe separação entre a mente que usamos e a Mente Universal porque todas as mentes são unidades desta mesma Mente. Para usar a imaginação criativa efetivamente, é neces-sário lembrar da unificação da vida, que de acordo com as suas inclinações, se expressa em várias maneiras, infinitas.

Cada pessoa está agora, consciente ou in-conscientemente, usando o seus próprios po-deres da imaginação criativa. Aqueles que a usam conscientemente têm seus desejos rea-lizados facilmente e vivem livre e felizmente.

Aqueles que a usam inconscientemente – que não são sabem da possibilidade de usá-los com intenção consciente, ou que reconhecem que isso pode ser feito, mas escolhem não ser responsáveis pelas próprias ações – são “au-toconfinados” pelos seus comportamentos in-disciplinados. Estas mesmas pessoas podem, tendencialmente, culpar as circuntâncias ex-ternas pelas suas infelicidades ou azar.

Para, efetivamente, usar o nosso poder inato de imaginação das circunstâncias ideais e ter elas realizadas, nós precisamos ter conceitos claramente definidos do que consideramos ser essencial para o nosso mais alto bem e deve-mos dominar a nossa atenção concentrada. A

25

geração de conceitos claramente definidos é fá-cil quando a nossa consciência é clara e os nos-sos pensamentos são racionais. Para adquirir o domínio da atenção, nós precisamos somente observar com cuidado a nossa consciência e melhorar os nossos poderes de concentração.

Os poderes de observação e concentração po-dem ser vastamente melhorados nutrindo o entusiasmo; e pela prática, alerta e regular, da meditação. Ser entusiamado acaba com a apa-tia e o desinteresse. A prática regular e alerta da meditação (e não sentar passivamente e semi-consciente), acalma a mente e as emo-ções e restaura a consciência à sua inteireza.

Use Esta Técnica da Imaginação Criativa

Sabendo que você é um ser Espiritual, supe-rior à sua mente e às circunstâncias munda-nas, faça o seguinte:

1. Sozinho, num lugar tranquilo, medite até a sua mente ficar calma e a sua consciência ficar clara.

2. Vividamente imagine o que você deseja experienciar ou experimentar. Não precisa usar a sua força de vontade. Claramente veja, e sinta no nível mais profundo do seu ser, que você já tem o que deseja ter ou que você já experimenta a circunstância que deseja que prevaleça na sua vida. O senti-mento que você deveria ter neste momento é de calma aceitação e gratidão, e não uma emoção turbulenta.

26

3. Fique por um momento nesta conscienti-zação e sentimento de realização.

4. Mantenha a sua consciência clara e este sentimento de realização depois da sessão prática.

Para aumentar a sua conscientização Espi-ritual, imagine como será quando você estará mais desperto espiritualmente e contemple esta possibilidade até que você a experimente. Complemente as suas práticas meditativas e estudos metafísicos.

Para a paz mental e melhorar as habilidades mentais, sinta pacificamente e tenha confiança nas suas habilidades em pensar racionalmente e em usar os seus poderes de inteligência dis-criminativa.

Para o equilíbrio emocional, se sinta sereno e otimista. Veja você mesmo emocionalmente maduro e tenha vontade de se responsabilizar pelos seus pensamentos, sentimentos e ações.

Para melhorar o bem-estar físico, imagine e sinta que você já é saudável e totalmente fun-cional. Suplemente os seus atos imaginários com rotinas construtivas de autocuidado, es-colhas alimentares saudáveis e exercício físico.

Para relações pessoais harmoniosas e de apoio, nutra sentimentos de amor e de com-paixão. Imagine e sinta que você já tem rela-ções harmoniosas e de apoio que são ideais em todos os sentidos.

Para a prosperidade, imagine e sinta que você é agora próspero. Suplemente o seu es-tado imaginário com ações que vão harmo-

27

nicamente integrar os aspectos espirituais, mentais, emocionais, físicos e ambientais da sua vida.

Para alcançar objetivos de valor, imagine e sinta que eles já são realizados.

Para ajudar os outros, reconheça a natu-reza inata e Divina neles. Veja eles sendo já espiritualmente conscientes, mentalmente competentes, emocionalmente equilibrados, fi-sicamente saudáveis e funcionais, e nos seus lugares certos no drama da vida.

Se você não conseguir imaginar circunstân-cias específicas ideais, imagine e sinta ser rea-lizado e feliz. Quando você estiver realizado e feliz, as circunstâncias ideais estarão em con-formidade com seu estado de consciência e es-tado mental.

Quando a imaginação criativa é usada para melhorar a sua conscientização da sua verda-deira natureza em relação com o Infinito, o trabalho é feito assim que você realmente ex-perienciar este desejo e transformar em Auto--Consciência e conhecimento. Quando ela é usada para realizar objetivos e propósitos, eventos em cadeia inesperados irão ocorrer es-pontaneamente para tornar possível o resul-tado desejado.

Se você puder participar deste processo de manifestação, as suas ações serão de ajuda. Habilmente faça-as. Se não há nada que você possa fazer que será de ajuda, mantenha a sua fé e a certeza que se realizará. Deixe que seja a favorável resposta da Mente Universal

28

a produzir os eventos que são necessários para obter os resultados ideais. Evite a ansiedade, a preocupação e a impaciência. Seja interior-mente calmo e confiante.

“É das condições interiores que a realidade externa depende. Temos uma razão a olhar para o que for invisível – para fazer dele o objeto principal da nossa atenção. Fazendo isso, nos tornamos conver-sadores com a fonte Primal do Ser. Nos ascende-mos à fonte original do Ser, do qual os córregos, que fluem para frente, recebem suas propriedades e direção.”

- George Ripley (1802 – 1880)Discourses on the Philosophy of Religion

Discurso sobre a Filosofia da Religião.

29

CAPÍTULO TRÊS

Respostas às Perguntas sobreo Processo Criativo

O que pode ser feito se alguém não conseguir criar uma imagem vívida mental enquanto es-tiver usando a técnica da imaginação criativa?

Formar uma vívida imagem mental não é tão importante quanto a ter a conscientização junto ao sentimento de segurança e certeza de que o que for desejado é já um fato reali-zado. Como você se sentirá quando seu obje-tivo é realizado ou seu propósito é cumprido? De dentro de si mesmo, provoque esta sensa-ção juntamente com sentimentos de liberdade, felicidade e gratidão.

Imagine uma situação que confirme a sua realização. Quais serão os seus pensamentos? Pense assim. Como você agirá? Depois da sua sessão prática, aja desta maneira.

Quantas vezes a técnica deve ser usada para uma finalidade específica?

Até que a sua conscientização e convicção de que o que você imaginou é firmemente estabe-lecido. Quando isso acontece, a repetição não será mais necessária. Se você usa a imagina-ção para mudar os seus estados mentais ou os seus estados de conscientização, mantenha es-ses estados. Se você usa para realizar objetivos ou para criar ou atrair circunstâncias ideais, tenha fé e deixe que os eventos externos acon-

30

teçam. Seja receptivo à sorte não planejada que pode

chegar e será sua. Quanto mais você se abrir à vida, mais a graça de Deus será evidente. Quando você estiver fluindo com as inclinações inatas da vida que se exprimem espontânea-mente, você não terá que se sentar em silêncio para praticar a imaginação criativa. O mo-mento em que um dos seus pensamentos sur-girem referindo-se às possibilidades de valor, você irá aceitar imediatamente os resultados e o que a vida irá lhe oferecer. Você será cons-ciente de ser mais conscientemente cósmico: capaz de compreender a inteireza da vida e o seu papel neste processo.

Com o passar do tempo, quando você com-parar como você está pensando, sentindo e agindo agora com como você costumava pen-sar, sentir e agir no passado; você será grato pelo progresso que fez. Você compreenderá que a sua consciência não é mais ordinária ou confusa pelas condições que anteriormente a modificava.

Deveríamos imaginar diversos objetivos e me-tas durante uma sessão ou deveríamos nos con-centrar em uma coisa por vez a realizar?

Se você tiver um desejo específico ou uma ne-cessidade, focalize sua atenção nesta. Quando a sua conscientização for mais clara e as suas capacidades mais alargadas, imagine e sinta que todas as circunstâncias na sua vida são ideais. Cultive a tranquilidade, o entusiasmo e o otimismo. Quando você estiver pacífico,

31

entusiasmado e otimista, você vai ver opor-tunidades que não conseguia ver antes e você será capaz de pensar e funcionar mais efetiva-mente.

Evite pensar em razões que não te permitam ser feliz e livremente funcional. Desconsidere os pensamentos e os sentimentos de limitação e inércia. Não remoa ou fique influenciado por lembranças do passado de falência ou erros. Esqueça a opinião negativa que outros pos-sam ter manifestado sobre você. Você é um ser espiritual com potenciais ilimitados. Siga em frente com a sua vida.

Considere viver como uma grande aventura. Seja interessado nas possibilidades em apren-der, fazer e realizar. O entusiasmo é uma evi-dência do seu agradecimento pela vida e por viver. A apatia e o desinteresse indicam uma inclinação à morte.

Você nunca pode morrer, você pode simples-mente estar temporariamente inconsciente. Preferir a inconsciência a ser completamente consciente é ser emocionalmente imaturo. Antes que o crescimento espiritual possa ser experimentado e a vida possa ser vivida efe-tivamente, você deve estar disposto a crescer sua maturidade emocional. Somente assim você poderá ser livremente funcional e reali-zado.

É correto usar a imaginação para atrair coisas materiais?

Não tem alguma separação entre as realida-des espirituais e materiais. As coisas materiais

32

são formadas pela energia da Consciência. Deseje ter o que você precisa e adquira-

-o através da realização de ações corretas e usando a imaginação para atrair eventos e cir-cunstâncias de apoio. Tudo o que você precisa para seu bem-estar é disponível para você re-conhecer e aceitar.

Evite comportamentos e pensamentos ego-cêntricos. Nutra as suas qualidades inatas Divinas. Medite no silêncio até você ter esta-belecido a consciência da sua verdadeira natu-reza e a sua relação com o Infinito. Medite em Deus. Sinta que você é uma bola de consciên-cia no oceano da Consciência Infinita.

Evite pessoas egocêntricas ou que não estão sinceramente interessadas em aprender como viver sendo seres espirituais iluminados.

Seja gentil, sincero e honesto. Discipline os seus pensamentos e ações. Concentre no es-sencial e ignore o que não é essencial. Pense no que é mais importante para você e focalize a sua atenção no que realmente importa.Você está neste mundo para realizar quatro metas da vida, que são:

1. Usar o seu conhecimento e habilidades, efetivamente, de acordo com os ordenados processos da natureza. Assim, você vai fa-zer o que é melhor qualificado a fazer e saber que você está no “lugar certo” no cosmos.

2. Ter seus desejos para uma vida melhor, facilmente realizados. Aprenda a fazer isso, vivendo construtivamente e usando sabia-mente a imaginação criativa.

33

3. Ter fontes abundantes para suas necessi-dades, para a necessidade daqueles de quem você é responsável, e que permitão a você re-alizar propósitos que são de valor.

4. Despertar através dos estágios de cresci-mento espiritual até que você chegue à com-pleta iluminação.

Estabelecido na Auto-Consciência e conhe-cimento da inteireza da vida, pense racional-mente e execute ações efetivas. Lembre-se que a realidade total de Deus inclui este reino ma-terial.

O que eu imagino deveria permanecer privado ou é correto compartilhar as minhas esperan-ças e sonhos com os outros?

Mantenha os assuntos pessoais privada-mente. Falar sobre eles com outras pessoas vai dissipar as suas energias físicas e mentais, distrair a sua atenção, enfraquecer a sua con-centração, e pode convidar indesejadas opini-ões ou comentários negativos. Deixe que os resultados do seu trabalho interior sejam as evidências externas da sua dedicação a este.

Os projetos que envolvem outras pessoas que são “pensadores de possibilidades” e que vão trabalhar construtivamente com você, podem ser compartilhados com os mesmos. Para tais empreendimentos, certifique-se que todos os que estão envolvidos têm os mesmos objetivos e são orientados para o sucesso.

34

No que se refere a ter desejos realizados ou a ter necessidades atendidas, qual é a diferença entre este processo e oração?

Os procedimentos são semelhantes. A oração eficaz e a prática hábil da imaginação criativa produzem os mesmos resultados. Quando você acredita, com certeza, que você tem o que você orou ter, e quando você experiencia o que você imaginou como realidade, o desejo do seu cora-ção (a essência do seu ser) é realizado.

A imaginação, quando usada em oração, com devoção, é mais eficaz. Quando você estiver fa-zendo o seu trabalho interior, faça-o como um ser espiritual competente, e não pensando em ser uma criatura humana carente, tentando realizar algo que possa melhorar a sua exis-tência ordinária.

Depois da imaginação criativa, o que pode ser feito para manter a fé e a receptividade?

Viva com um senso claro de um propósito significativo. Escolha ser feliz e otimista. Lem-bre-se que você é um ser espiritual em um universo que emana e é mantido pelo Poder da Consciência. Sabendo que os seus próprios estados de consciência e estados mentais de-terminam as suas experiências, escolha ser Auto-consciente e a pensar construtivamente enquanto aja de maneira a produzir os resul-tados que você deseja ter.

35

O que eu posso fazer para ajudar outros no mundo?

Compartilhe as informações úteis e ajude em maneiras práticas quando você puder, en-quanto você vive eficazmente e completamente o vosso próprio crescimento espiritual.

Quanto mais espiritualmente iluminado você for, mais a radiância da sua Auto-reali-zação e realização em Deus vai beneficiar os outros, influenciando a consciência coletiva de todos.

36

CENTRO PARA ACONSCIENTIZAÇÃO ESPIRITUAL

A nossa sede internacional é localizada nas mon-tanhas baixas, no nordeste da Geórgia, a 130 qui-lômetros de Atlanta. Os retiros de meditação são agendados a partir da primavera até o início do ou-tono (do outono à primavera se estamos localizados geograficamente na parte sul do globo). Alojamento e refeições vegetarianas equilibradas são forneci-dos a base de doação durante as sessões de retiro. A CSA é o departamento de publicação.

A revista Truth Journal – Jornal Verdade, An easy guide to meditation – uma fácil guia à meditação, e outros livros, DVDs e CDs, e as programações dos retiros de meditação, podem ser vistos online: www.csa-davis.org

Endereço:Center for Spiritual Awareness

Post Office Box 7Lakemont, Georgia 30552-0001

Tel: 706-782-4723 Fax: 706-782-4560Email: [email protected]

Web Site: www.csa-davis.org

Muitos dos livros do Senhor Davis foram publicados na Índiapor Motilal Banarsidass,

Endereço:40 U.A., Bungalow Road, Jawahar Nagar.

Delhi 110 007Email: [email protected]