como participar da conferência? - icmbio.gov.br · a questão dos resíduos e rejeitos, também...

2
Zig Koch/Banco de imagens ANA O IMPACTO DOS RESÍDUOS NA ÁGUA O IMPACTO DOS RESÍDUOS NA ÁGUA Todos os brasileiros terão a oportunidade de participar e contribuir com a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Participe das conferências municipais, regionais e estaduais, das conferências livres e também das virtuais. A Conferência vai discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a sua relação com a gestão de recursos hídricos, com foco nos seguintes temas e questões: 1. Produção e Consumo Sustentáveis: Como podemos consumir de forma mais inteligente, produzindo menos lixo? 2. Redução dos Impactos Ambientais: Como acabar com os lixões até 2014? Como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz, minimizando o impacto sobre as águas? 3. Geração de Emprego e Renda: Como melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento de suas famílias da catação do lixo? 4. Educação Ambiental: Como o novo marco legal, os agentes públicos e a sociedade podem fazer essa grande mudança cultural? Banco de imagens MMA Como participar da Conferência? Como participar da Conferência? Para mais informações, acesse: www.conferenciameioambiente.gov.br

Upload: buitruc

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Zig

Ko

ch

/Ban

co

de im

ag

en

s AN

A

O IMPACTODOS RESÍDUOS

NA ÁGUA

O IMPACTODOS RESÍDUOS

NA ÁGUA

Todos os brasileiros terão a oportunidade de participar e contribuir com a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Participe das conferências municipais, regionais e estaduais, das conferências livres e também das virtuais.

A Conferência vai discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a sua relação com a gestão de recursos hídricos, com foco nos seguintes temas e questões:

1. Produção e Consumo Sustentáveis:Como podemos consumir de forma mais inteligente, produzindo menos lixo?

2. Redução dos Impactos Ambientais:Como acabar com os lixões até 2014? Como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz, minimizando o impacto sobre as águas?

3. Geração de Emprego e Renda:Como melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento de suas famílias da catação do lixo?

4. Educação Ambiental:Como o novo marco legal, os agentes públicos e a sociedade podem fazer essa grande mudança cultural?

Ban

co

de im

ag

en

s M

MA

Como participar da Conferência? Como participar da Conferência?

Para mais informações, acesse: www.conferenciameioambiente.gov.br

Nos lixões, os dejetos são dispostos a céu aberto e sem nenhum tratamento. Muitos estão próximos a locais onde a água é coletada para o abastecimento da população.

O lixo orgânico, durante seu processo de decomposição, produz o chorume, que possui coloração escura com cheiro forte e desagradável.

O chorume atinge as águas subterrâneas (aquíferos, lençol freático) e contamina solo e ar ao produzir gases do efeito estufa, especialmente o metano.

Além de contaminar o solo, o chorume afeta a saúde das plantas, animais e pessoas.

Os lixões agravam deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais e também a degradação da paisagem.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como meta promover o encerramento dos lixões, em todo o país, até 2014.

Os lixõesOs lixões

Nos aterros sanitários, os resíduos são enterrados e compactados em terreno impermeabilizado, evitando que o lençol freático seja contaminado pelo chorume. Além disso, é realizada uma cobertura diária do lixo, impedindo a proliferação de vetores e de mau cheiro.

Os aterros sanitários devem ser sustentáveis, com tratamento do chorume e aproveitamento do metano. Eles devem se situar o mais distante possível dos corpos hídricos.

Os aterrosOs aterros

A Caminho da MudançaA Caminho da Mudança

A questão dos resíduos e rejeitos, também conhecidos como lixo, corresponde diretamente ao modelo de desenvolvimento dominante, que incentiva o consumo desenfreado, gerando diversos impactos como a contaminação de rios, lagos e água subterrânea.

Para mudar os hábitos de nossa sociedade, é necessário um conjunto de ações educativas – mobilização, capacitação e sensibilização - que propiciem a redução da produção de resíduos, por meio do consumo mais consciente.

Essas ações devem orientar medidas como a compostagem de matéria orgânica, o reaproveitamento e a reciclagem, de maneira a ser destinados aos aterros sanitários apenas os rejeitos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como meta promover o encerramento dos lixões, em todo o país, até 2014.

Ban

co

de im

ag

en

s M

MA

A geração de resíduos e sua má disposição afetam a gestão de recursos hídricos. A presença do lixo

aumenta os riscos de enchentes urbanas, com o entupimento de bueiros nas cidades e obstruções à

mananciais e lençóis subterrâneos.

No mar, os resíduos são levados a todos os cantos do planeta, interferindo negativamente na vida

marinha e acumulando em corais, gelo, ilhas ou no fundo dos oceanos. Peixes, tartarugas, aves e toda

a fauna marinha podem ser seriamente atingidos e contaminados por substâncias tóxicas decorrentes.

Ban

co

de im

ag

en

s M

MA