como parar a absorver as emoções de outras pessoas

7
Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas As emoções, como o medo, a raiva, a frustração, e imobilidade são energias. E você pode "apanhar", sem que se aperceba, estas energias das pessoas que a rodeiam. Se você tende a ser uma esponja emocional, é essencial saber como evitar apanhar ou levar de um indivíduo as emoções negativas, ou mesmo como desviar a livre flutuação da negatividade em multidões. Outra reviravolta é que a ansiedade crônica, a depressão ou stress pode transformá-lo numa esponja emocional, mesmo sem se aperceber, devido ao facto de deitar a baixo ou minimizar as suas defesas. De repente, torna-se hiper-sensivel aos outros, principalmente sofrendo de dores semelhantes. Esta é a forma como a empatia funciona; devemos “colocar a zeros” as nossas questões polémicas que estão por resolver em nós mesmos. Do ponto de vista energético, as emoções negativas podem ser provenientes de várias fontes: o que podes estar a sentir pode ser mesmo teu; pode ser de outra pessoa qualquer; ou pode ser uma combinação das duas situações. Aqui vamos mostar a diferença e estrategicamente reforçar suas emoções positivas para que não assum a negatividade que não lhe pertence. Parar de Absorver as Emoções das Outras Pessoas 1 - Identifique se está suscetível/vulnerável. A pessoa mais susceptível /vulnerável de ser dominado por energias negativas ao seu redor é um "empata", alguém que age como uma "esponja emocional". Sinais de que você pode ser um empata: - As pessoas chamam-lhe "hiper-sensível", "muito sensível", etc., e não o dizem como um elogio! - Você sente o medo, a ansiedade, e o stress por parte de outras pessoas e reflete isso no seu próprio corpo, resolvendo-os como sua própria dor física e os seus sintomas.

Upload: telma-martins

Post on 24-Dec-2015

39 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

energias

TRANSCRIPT

Page 1: Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

As emoções, como o medo, a raiva, a frustração, e imobilidade são energias. E você pode "apanhar", sem que se aperceba, estas energias das pessoas que a rodeiam. Se você tende a ser uma esponja emocional, é essencial saber como evitar apanhar ou levar de um indivíduo as emoções negativas, ou mesmo como desviar a livre flutuação da negatividade em multidões.

Outra reviravolta é que a ansiedade crônica, a depressão ou stress pode transformá-lo numa esponja emocional, mesmo sem se aperceber, devido ao facto de deitar a baixo ou minimizar as suas defesas. De repente, torna-se hiper-sensivel aos outros, principalmente sofrendo de dores semelhantes. Esta é a forma como a empatia funciona; devemos “colocar a zeros” as nossas questões polémicas que estão por resolver em nós mesmos.

Do ponto de vista energético, as emoções negativas podem ser provenientes de várias fontes: o que podes estar a sentir pode ser mesmo teu; pode ser de outra pessoa qualquer; ou pode ser uma combinação das duas situações.

Aqui vamos mostar a diferença e estrategicamente reforçar suas emoções positivas para que não assum a negatividade que não lhe pertence.

Parar de Absorver as Emoções das Outras Pessoas

1 - Identifique se está suscetível/vulnerável. A pessoa mais susceptível /vulnerável de ser dominado por energias negativas ao seu redor é um "empata", alguém que age como uma "esponja emocional". Sinais de que você pode ser um empata:

- As pessoas chamam-lhe "hiper-sensível", "muito sensível", etc., e não o dizem como um elogio!

- Você sente o medo, a ansiedade, e o stress por parte de outras pessoas e reflete isso no seu próprio corpo, resolvendo-os como sua própria dor física e os seus sintomas. Não têm que ser pessoas que não conhece ou não gosta; pode também influenciado por amigos, familiares e colegas de trabalho.

- Você rapidamente se sente esgotado, drenado e descontente na presença de multidões.

- Ruídos, cheiros e muita conversa pode desencadear os teus nervos e ansiedade.

Page 2: Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

- Precisas estar sozinho para recarregar as suas energias.

- É pouco provável que intellectualize aquilo que está sentindo. Os seus sentimentos são facilmente magoados.

- Você, naturalmente, dado, generoso, espiritual, e um bom ouvinte.

- Tende a assegurar que tem um plano de fuga, para que possa fugir rápido, como, por exemplo, levar o seu próprio carro para eventos, etc.

- A intimidade num relacionamento próximo pode fazer sentir como uma asfixia ou perda de seu próprio “Eu”.

2 - Procure a origem. Primeiro, pergunte a si mesmo se o sentimento é mesmo seu ou de outra pessoa. Pode ser dos dois. Se as emoções, como o medo ou raiva são suas, delicadamente confronte o que lhe está causandoisso, poderá fazê-lo sozinho ou com ajuda de um profissional. Se não, tente identificar quem é o gerador de tal emoção.

- Por exemplo, você foi assistir a uma comédia, no entanto ao regressar a casa sente-se triste. Pode ter incorporado a depressão ou tristeza das pessoas que estavam sentadas à sua volta ou nas próximidades. As àreas de energia se sobrepõem.

- O mesmo é verdadeiro quando vai a um concerto ou um centro comercial ou supermercado. Se lugares com muita gente o perturbam ou te dominam pode ser perfeitamente porque estás a absorver toda a energia negativa que está em seu redor.

3 – Distancie-se, sempre que possivel, da fonte suspeita de causar essas sensações. Mova-se a pelo menos 6 metros de distância; veja se se sente aliviado. Num local público não hesite em mudar de lugar se sentir que uma sensação de depressão se impõem a você.

4 - Centre-se concentrando-se na sua respiração. Isso faz conectar-se com a sua essência. Durante alguns minutos, vá expirando a negatividade e inspirando tranquilidade, calma. Isso irá ajuda a se proteger e a purificar medo ou outras emoções difíceis. Visualize a negatividade como nevoeiro cinzento que vai deixando o seu corpo, e visualize a esperança, de luz dourada entrando nele. Isso pode trazer resultados rápidos.

5 – Lave/descarregue o mal. As emoções negativas, como o medo, freqüentemente se apresentam/alojam no seu centro emocional, o plexo solar (plexo celíaco).

Page 3: Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

- Coloque a palma da mão sobre o plexo solar e vá enviando amor e carinho para essa àrea (plexo solar).

- Tendo uma longa depressão ou ansiedade, use este método diariamente para fortalecer este centro. É reconfortante e cria uma sensação de segurança e optimismo, uma vez que se torna num ritual.

6 – Defenda-se. Uma forma simples de protecção e que muita gente usa, incluindo os curandeiros ou terapeutas com os seus pacientes é visualizar um capa de luz branca (ou de qualquer outra cor que você sinta que confere poder) à volta do seu corpo (todo ele). Pense nele como um escudo que bloqueia a negatividade ou desconforto físico, mas permite o que é positivo entrar.

7 – Gira a sobrecarga emocional. Você não precisa estar obrigada à sua capacidade de absorver as emoções dos outros; torne a maldição num presente praticando estratégias que podem libertá-lo.

- Aprenda a reconhecer as pessoas que podem levá-lo para baixo. Pessoas que são particularmente difíceis para gerar uma empatia emocional, como o critico, a vítima, o narcisista, e o controlador. Judith

Page 4: Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

Orloff denomina estas pessoas "vampiros emocionais". Quando você sabe como identificar estes comportamentos, pode proteger-se deles, inclusive removendo-se da sua presença  e dizendo a si mesmo: "Eu respeito a pessoa que está ai dentro de ti, embora eu não goste do que estás a fazer."

- Comer uma refeição com alto teor em proteína antes de entrar situações estressantes como por exemplo fazendo parte de uma multidão. Quando estiver no meio de uma multidão, encontre lugares de refúgio, como sentar nos cantos, ou ficando mais à parte.

- Certifique-se de que não tem que depender de outras pessoas para o tirar de situações difíceis. Traga o seu próprio carro ou saiba como chegar a casa facilmente quando necessário. Tenha fundos suficientes para ser capaz de fazer programas alternativos se se começar a sentir sobrecarregado.

- Defina os limites de tempo. É essencial saber os seus limites para garantir o seu bem-estar mental. Defina também barreiras significativas mas cuidadosas aos outros que o sobrecarregam ; não fique a falar com eles durante duas horas quando você só consegue lidar com eles durante meia hora.

- Tenha o seu próprio local privado em uma casa partilhadando com os outros. Peça aos outros para que respeitem o seu tempo de inatividade durante o qual você pode rejuvenescer. Isto é especialmente importante para impedi-lo de assumir os sentimentos do seu parceiro em demasia. Um estudio, uma caverna, sala de costura, de leitura, etc., todas lhe oferecem o seu próprio espaço.

- Pratique meditação e a atenção.

8 - Procure pessoas e situações positivas. Chame um amigo que vê o que há de bom nos outros. Passe tempo com um colega que vê o lado bom das coisas. Ouça as pessoas esperançosas. Ouça a fé que eles têm em si mesmos e nos outros. Aprecie também palavras de esperança, músicas e formas de arte. A esperança é contagiosa e vai levantar o seu humor.

- Cultive emoções positivas que aumentam a sua força interior.  Se estiver cercado por paz e amor, vai florescer tão fortemente como emoções negativas te fazem murchar. Respeitando as suas próprias necessidades através de um saudável amor próprio irá aumentar a sua capacidade de respeitar os outros.

- Aprenda a usar a compaixão como uma forma de defender-se contra emoções opressivas. A compaixão permite-lhe ser empático com o sofrimento de outras pessoas, mas também requer que você seja compassivo para consigo mesmo. Isto significa que não precisa de se sentir culpado quando procurar refúgio por se estar a sentir sobrecarregado; fazendo isto irá garantir que possa estar mais envolvido com os outros a

Page 5: Como Parar a Absorver as Emoções de Outras Pessoas

longo prazo.  Isto significa também que você se mantenha um todo, não mergulhando assim no mundo das pessoas negativas.

9 – Criar e manter um refúgio para a libertação. Deixe muitos caminhos abertos que levam à comunhão com a ressonância da natureza. Voltando para o seu verdadeiro lar como uma criatura da natureza desligue-se da sua vitimização mental e recarrega-se energetica e espiritualmente.

- Mantenha a imagem de uma cascata ou uma floresta exuberante consigo para observar quando se sentir sobregarregada/oprimida.

- Entre na tranquilidade de um caminho florestal ou absorva a frieza de um riacho levemente murmurante de baixo de um salgueiro-chorão.

- Mantenha o seu espaço pessoal de retiro acolhedor, onde você se possa ligar com o seu próprio poder pessoal e energético.

- Praticar Yoga e técnicas de respiração. Estes baseam-se na centralização emocional e oferecem um porto seguro em tempos de tempestade.

Tradução do texto original:

http://themindunleashed.org/2014/06/stop-absorbing-peoples-emotions.html