como os futuristas procuravam a expressÃo do prÓprio movimento, usavam linhas retas e curvas e...

20
COMO OS FUTURISTAS PROCURAVAM A EXPRESSÃO DO PRÓPRIO MOVIMENTO, USAVAM LINHAS RETAS E CURVAS E CORES QUE SUGERIAM VELOCIDADE. SÃO EXEMPLOS DO EMPREGO DESSES PRINCÍPIOS AS OBRAS DO ESCULTOR UMBERTO BOCCIONI (1882- 1916) E DO PINTOR GIACOMO BALLA (1807-1958). Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913) Automóvel + velocidade + luz, Giacomo Balla

Upload: aurora-regina-almada-lameira

Post on 07-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMO OS FUTURISTAS PROCURAVAM A EXPRESSÃO DO PRÓPRIO MOVIMENTO, USAVAM LINHAS RETAS E CURVAS E CORES QUE SUGERIAM VELOCIDADE. SÃO EXEMPLOS DO EMPREGO DESSES PRINCÍPIOS AS OBRAS DO ESCULTOR UMBERTO BOCCIONI (1882-1916) E DO PINTOR GIACOMO BALLA (1807-1958).

Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913) Automóvel + velocidade + luz, Giacomo Balla

A IDEIA DE QUE O MOVIMENTO PODERIA SER TRATADO DE FORMA ARTÍSTICA LEVOU ALEXANDER CALDER (1898-1976) A INVENTAR OS MÓBILES.

A ESCULTURA E O MÓBILE

O MOVIMENTO DOS PRIMEIROS TRABALHOS DE CALDER TINHA DE SER ACIONADO MANUALMENTE PELO OBSERVADOR. DEPOIS DE 1932 O ARTISTA VIU QUE, SE OS OBJETOS FICASSEM SUSPENSOS, SE MOVERIAM PELA AÇÃO DAS CORRENTES DE AR.

EMBORA OS MÓBILES PAREÇAM SIMPLES, SUA MONTAGEM É MUITO COMPLEXA, POIS EXIGE UM SISTEMA DE PESO E CONTRAPESO BEM ESTUDADO PARA QUE O MOVIMENTO TENHA RITMO E SEJA PROLONGADO.

O MÓBILES DE CALDER

O TERMO MÓBILE FOI CRIADO PELO ARTISTA MARCEL DUCHAMP (1887-1068) PARA DESIGNAR AS ESCULTURAS DE ALEXANDER CALDER, QUE COMO ESSA, ERAM FEITAS PEÇAS PLANAS DE METAL, QUE COMO A DA IMAGEM, ERAM FEITAS DE PEÇAS PLANAS DE METAL COLORIDO SUSPENSAS POR FIOS E QUE SE MOVIMENTAM AO SABOR DAS CORRENTES DE AR. OS MÓBILES TORNARAM-SE POPULARES E PASSARAM A SER MUITO USADOS COMO OBJETOS DE DECORAÇÃO.

PODEMOS DISTINGUIR DIFERENTES TENDÊNCIAS DENTRO DA ESCULTURA MODERNA. ALGUNS ESCULTORES PERMANECERAM LIGADOS AO ESTILO DE RODIN, ISTO É, À REPRESENTAÇÃO REALISTA. OUTROS DERAM LIBERDADE À IMAGINAÇÃO, MUITAS VEZES INSPIRANDO-SE NAS FORMAS DA NATUREZA OU EM CULTURAS ANTIGAS, COMO AFRICANAS.

TENDÊNCIAS DA ESCULTURA MODERNA

DENTRO DESSA SEGUNDA TENDÊNCIA DESTACA-SE CONSTANTIN BRANCUSI (1876-1957), UM DOS MAIS IMPORTANTES ESCULTORES DO SÉCULO XX. ELE CRIOU FORMAS EM GERAL ABSTRATAS, RESULTANTES DE RIGOROSO PROCESSO DE SIMPLIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO REPRESENTADO. ASSIM, BRANCUSI DAVA A SUAS OBRAS DE METAL UM PRIMOROSO POLIMENTO, DE MODO A REFLETIREM OS EFEITOS LUMINOSOS.

ENQUANTO RODIN REPRESENTOU DE MODO BASTANTE REALISTA UM BEIJO TROCADO ENTRE UM CASAL, BRANCUSI CRIOU FORMAS MUITO SIMPLES PARA REPRESENTAR A MESMA CENA. ERAM COM ESSA SIMPLICIDADE DE FORMAS QUE O ESCULTOR PROCURAVA EXPRESSAR SEUS TEMAS.

DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE UM BEIJO

O beijo (1886), de Augute Rodin O beijo (1916), de Brancusi

NESSA ESCULTURA DE BRONZE BRANCUSI SE LIMITOU ÀS LINHAS ESSENCIAIS DO CORPO DE UM PÁSSARO. NOTE QUE O METAL FOI BASTANTE POLIDO: TORNANDO-SE UMA SUPERFÍCIE BASTANTE POLIDO: TORNADO –SE UMA SUPERFÍCIE QUE REFLETE LUZ COMO UM ESPELHO, ELE REFLETE O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. É UMA FORMA DE CRIAR INTERAÇÃO ENTRE OBRA E O AMBIENTE EM QUE ELA ESTÁ.

A INTENÇÃO ENTRE A OBRA E SEU ESPAÇO

Pássaro no espaço (1928) Brancusi.

A MÁQUINA E A ARTE

COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, INICIADA NO SÉCULO XVIII, CRIARAM-SE AS MÁQUINAS, QUE PERMITIRAM AO SER HUMANO CONHECER A VELOCIDADE E DESENVOLVER A PRODUÇÃO EM SÉRIE, ISTO É, A FABRICAÇÃO, EM POUCO TEMPO, DE INÚMERAS CÓPIAS DE UM MESMO PRODUTO.

A PARTIR DE ENTÃO ESTABELECEU-SE UMA NÍTIDA DISTINÇÃO ENTRE OBJETOS INDUSTRIALIZADOS E OBRAS DE ARTE: UMA OBRA ÚNICA, FEITA POR UM ARTISTA ERA ARTE; JÁ UM OBJETO DO QUAL SE PRODUZISSEM MUITAS CÓPIAS POR MEIO DE UMA MÁQUINA NÃO PODERIA SER CATALOGADO COMO ARTE. DESSE MODO, POR SER ÚNICA, A OBRA DE ARTE GANHOU UM CARÁTER QUASE SAGRADO E PASSOU A SER CULTUADA, ESPECIALMENTE NOS MUSEUS.

COM O TEMPO, DESENVOLVERAM-SE NOVAS FORMAS ARTÍSTICAS NAS QUAIS A RÍGIDA SEPARAÇÃO ENTRE OBJETOS INDUSTRIALIZADOS E OBRAS DE ARTE FOI SENDO SUPERADA. A FOTOGRAFIA E O CINEMA SÃO EXEMPLOS MAIS EXPRESSIVOS DESSE FENÔMENO. O DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA FOI PROPICIADA PELA CRIAÇÃO DO DANGUERRÓTIPO, EM 1839, POR LOUIS DANGUERRE.

A FOTOGRAFIA E O CINEMA

A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DE CINEMA FOI FEITA EM 1895, PELOS IRMÃOS LUMIÈRE. AMBOS OS FATOS ALTERARAM PROFUNDAMENTE A SOCIEDADE E MUDARAM A MANEIRA DAS PESSOAS CONCEBEREM A ARTE E COM ELA SE RELACIONAREM. A OBRA DE ARTE DEIXA DE SER RESULTADO EXCLUSIVO DO TRABALHO DAS “MÃOS DO ARTISTA”.

L'Arrivée d'un train à La Ciotat (pt: Chegada de um comboio / br: A chegada do trem na estação)

COM A FOTOGRAFIA, POR EXEMPLO, O “ARTISTA FOTÓGRAFO” QUASE JÁ NÃO USA AS MÃOS, COMO FAZIA O PINTOR, MAS SIM OPERA A MÁQUINA E SUBMETE O FILME A PROCESSOS QUÍMICOS ATÉ OBTER UM NEGATIVO, DO QUAL PODEM SER FEITAS INÚMERAS CÓPIAS.