como funcionam as tatuagens - escola personalizze · podem levar à transmissão de sífilis,...

15
www.escolapersonalizze.com.br Como funcionam as tatuagens Introdução Não faz muito tempo que muita gente associava as tatuagens a piratas, gangues de motoqueiros e presidiários. Mas as tatuagens se popularizaram recentemente, e as pessoas que as fazem são tão diversas quanto os estilos e os desenhos que escolhem. E algumas pessoas que nunca pensariam em tatuar desenhos ou símbolos no corpo usam maquiagem definitiva - um tipo de tatuagem - para realçar os olhos e os lábios. Neste artigo, veremos como funciona o processo de tatuagem e examinaremos as questões legais e de segurança que a cercam. Os primeiros métodos de tatuagem usavam palitos, pregos, cinzéis e outros objetos pontiagudos para cortar ou perfurar a pele antes de injetar os pigmentos. Algumas tribos do Ártico e do Subártico criavam tatuagens ao passar sob a pele um fio coberto de fuligem. A palavra tatuagem vem da palavra taitiana tattau, que significa "marcar," e foi mencionada pela primeira vez nos registros do explorador James Cook em sua expedição ao Pacífico Sul, em 1769 Os princípios fundamentais da tatuagem Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração. A máquina de tatuar continua relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel O'Reilly, no final do século 19. O'Reilly baseou seu projeto na impressora autográfica, uma máquina de gravação inventada por Thomas Edison. Edison criou a impressora para gravar sobre superfícies duras. O'Reilly modificou a máquina de Edison ao alterar o sistema de tubos e sua unidade oscilatória eletromagnética móvel para permitir que a máquina movimentasse a agulha. As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos: uma agulha esterilizada um sistema de tubos, por onde passa a tinta um motor elétrico um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha

Upload: trinhtuong

Post on 07-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.escolapersonalizze.com.br

Como funcionam as tatuagens Introdução Não faz muito tempo que muita gente associava as tatuagens a piratas, gangues de motoqueiros e presidiários. Mas as tatuagens se popularizaram recentemente, e as pessoas que as fazem são tão diversas quanto os estilos e os desenhos que escolhem. E algumas pessoas que nunca pensariam em tatuar desenhos ou símbolos no corpo usam maquiagem definitiva - um tipo de tatuagem - para realçar os olhos e os lábios.

Neste artigo, veremos como funciona o processo de tatuagem e examinaremos as questões legais e de segurança que a cercam.

Os primeiros métodos de tatuagem usavam palitos, pregos, cinzéis e outros objetos pontiagudos para cortar ou perfurar a pele antes de injetar os pigmentos. Algumas tribos do Ártico e do Subártico criavam tatuagens ao passar sob a pele um fio coberto de fuligem.

A palavra tatuagem vem da palavra taitiana tattau, que significa "marcar," e foi mencionada pela primeira vez nos registros do explorador James Cook em sua expedição ao Pacífico Sul, em 1769

Os princípios fundamentais da tatuagem

Os tatuadores criam tatuagens por meio de injeção de tinta na pele. Para isso, usam uma máquina elétrica de tatuagem que se assemelha (na aparência e no barulho) à broca de dentista. A máquina movimenta uma agulha sólida para cima e para baixo para perfurar a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. A agulha penetra cerca de um milímetro na pele e ali deposita uma gota de tinta insolúvel a cada perfuração.

A máquina de tatuar continua relativamente inalterada desde sua invenção por Samuel O'Reilly, no final do século 19. O'Reilly baseou seu projeto na impressora autográfica, uma máquina de gravação inventada por Thomas Edison. Edison criou a impressora para gravar sobre superfícies duras. O'Reilly modificou a máquina de Edison ao alterar o sistema de tubos e sua unidade oscilatória eletromagnética móvel para permitir que a máquina movimentasse a agulha.

As máquinas de tatuar modernas têm diversos componentes básicos:

uma agulha esterilizada

um sistema de tubos, por onde passa a tinta

um motor elétrico

um pedal, como aqueles usados em máquinas de costura, que controla o movimento vertical da agulha

www.escolapersonalizze.com.br

Uma máquina de tatuar requer um vibrador magnético para movimentar a agulha para cima e para baixo. Clique aqui para ver como a máquina é montada.

Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.

A seguir, veremos como os tatuadores criam as tatuagens, desde a preparação até os retoques finais.

Criação da tatuagem: esterilização e trabalho preparatório Uma máquina de tatuar faz uma perfuração cada vez que vai injetar uma gota de tinta na pele. Visto que qualquer perfuração tem o potencial de infecção e transmissão de doenças, grande parte do processo de aplicação dá prioridade à segurança. Os tatuadores usam esterilização, materiais descartáveis e higienização das mãos para se proteger e manter seguros seus clientes.

Para eliminar a possibilidade de contaminação, a maioria dos materiais de tatuagem, entre os quais tintas, frascos de tintas, luvas e agulhas, precisam ser descartáveis. Muitos itens descartáveis vêm em embalagem estéril, que o tatuador abre na frente do cliente antes de começar a trabalhar.

www.escolapersonalizze.com.br

A autoclave esteriliza os equipamentos de tatuagem antes de cada uso

Materiais reutilizáveis, como o tubo e a barra da agulha, são esterilizados antes de cada uso. O único método de esterilização aceitável é a autoclave, uma unidade de calor/vapor/pressão que costuma ser usada em hospitais. A maioria das unidades tem um ciclo de 55 minutos e mata todos os organismos presentes nos equipamentos. Para isso, uma autoclave usa tempo, temperatura e pressão em duas combinações distintas:

uma temperatura de 121 ºC sob 10 libras de pressão durante 30 minutos

uma temperatura de 132 ºC sob 15 libras de pressão durante 15 minutos

Antes de esterilizar os equipamentos, o tatuador limpa cada item e o coloca em uma bolsa especial. Uma fita indicadora na bolsa muda de cor quando os itens em seu interior estão estéreis.

Antes de começar a trabalhar, os tatuadores lavam e inspecionam as mãos para ver se há cortes ou lesões. Depois, eles devem:

desinfetar a área de trabalho com viricida aprovado pela EPA;

colocar sacos plásticos sobre os frascos de spray para impedir a contaminação de um pelo outro;

explicar ao cliente o processo de esterilização;

retirar todos os equipamentos da embalagem estéril na frente do cliente;

depilar e desinfetar (com uma mistura de água e sabão antisséptico) a área a ser tatuada.

No Brasil, estava em processo final de regulamentação, em dezembro de 2006, o registro dos produtos usados na tatuagem, como pigmentos, agulhas e aparelhos. Pela proposta eles teriam que ser registrados na Anvisa como produtos para a saúde, ficando sujeitos às disposições da resolução RDC nº185/01.

Agora, veremos como o tatuador cria a tatuagem.

Criação da tatuagem: delineamento, preenchimento e coloração Os clientes trabalham em conjunto com os artistas para criar modelos de tatuagens, ou escolhem modelos nas lâminas, que são desenhos de tatuagens existentes no estúdio. O tatuador desenha ou usa estêncil para definir a imagem sobre a pele do cliente, porque a pele pode esticar enquanto ele usa a máquina de tatuar. Além disso, o tatuador tem de saber com que profundidade as agulhas precisam perfurar a pele. Perfurações muito profundas causam sangramento e dor excessiva, e as muito superficiais causam linhas irregulares.

www.escolapersonalizze.com.br

A maioria dos estúdios tem uma grande coleção de lâminas

A tatuagem compreende diversas etapas:

delineamento ou trabalho em preto: usando uma agulha de ponta única e tinta fina, o artista cria uma linha definitiva sobre o estêncil. A maioria começa na parte inferior do lado direito e prossegue para cima (os canhotos costumam começar do lado esquerdo) para não borrar o estêncil ao limpar o excesso de tinta da linha definitiva;

preenchimento: depois de limpar a área com sabão e água, o tatuador usa uma tinta mais espessa e uma variedade de agulhas para criar uma linha mais sólida e regular. O uso de técnica inadequada durante esta etapa pode resultar em linhas indefinidas, dor excessiva e cicatrização lenta;

cor: o tatuador limpa a tatuagem e depois sobrepõe cada linha colorida para garantir colorações regulares e sólidas sem vazios - áreas irregulares onde a cor saiu durante a cicatrização ou onde o tatuador deixou de trabalhar uma seção da pele.

limpeza final e curativos: depois de usar uma toalha descartável para remover qualquer vestígio de sangue e plasma, o tatuador cobre a tatuagem com um curativo estéril. Pode ocorrer sangramento durante a tatuagem, mas em geral ele cessa em questão de minutos.

O tatuador preenche a tatuagem com uma agulha mais grossa. Clique aqui para ver a agulha em ação.

www.escolapersonalizze.com.br

A seguir, veremos como cuidar de uma tatuagem recente.

Dói muito? As pessoas dizem que a sensação de ser tatuadas é semelhante a picadas de abelhas, queimadura de sol ou beliscões. Algumas dizem que sentem um leve formigamento ou "alfinetadas". A tolerância do indivíduo à dor, o tamanho e o tipo de tatuagem e a habilidade do tatuador contribuem para a intensidade da dor. O local também faz diferença - a pele diretamente sobre o osso é mais sensível.

Cuidados com uma tatuagem recente

Cuidar de uma tatuagem recente pode prevenir problemas de saúde e proteger a qualidade da imagem. A maioria dos tatuadores dá aos clientes um panfleto que explica todos os procedimentos necessários. De modo geral, os clientes recebem instruções para:

retirar o curativo uma a duas horas depois de concluída a tatuagem;

lavar cuidadosamente com água fria ou morna, usando sabão antibacteriano suave;

secar batendo a toalha de leve (sem esfregar);

aplicar camadas bem finas de pomada antibacteriana, espalhando-as para que penetrem na pele. O excesso de pomada pode retirar a cor da tatuagem;

evitar molhar muito a tatuagem ou deixar que a água do chuveiro caia diretamente sobre ela;

evitar o sol, o mar e a piscina até que a tatuagem esteja cicatrizada;

evitar arrancar as crostas. Elas caem sozinhas à medida que a tatuagem cicatriza, geralmente em uma a três semanas;

usar bolsas de gelo caso ocorra edema ou vermelhidão;

procurar auxílio médico ao menor sinal de infecção.

Riscos para a saúde

Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Segundo os Centros para controle e prevenção de doenças - CDC (site em inglês) não há registro de nenhum caso de transmissão de HIV por tatuagem. Contudo, os médicos alertam que práticas não-estéreis podem levar à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.

Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em conseqüência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em conseqüência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.

Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adota restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais. Porém, a maioria dos Estados não controla os estúdios de tatuagem. [ref - em inglês]

Os tatuadores usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a disseminação de doenças durante a tatuagem. Essas precauções fazem parte da Bloodborne

www.escolapersonalizze.com.br

Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue) promulgada pela U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA- EPA). As mesmas regras se aplicam aos hospitais e consultórios médicos. O CDC é uma boa fonte de informações sobre precauções universais.

Entre as precauções que devem ser tomadas pelos estúdios de tatuagem estão o uso de luvas, esterilização e proteção de frascos e instrumentos

Outras precauções específicas para a tatuagem são:

durante a tatuagem, verificar se as luvas estão perfuradas, porque o ungüento à base de petróleo corrói o látex;

despejar a tinta previamente, usar lenço de papel limpo para abrir os frascos de tinta durante a tatuagem e impedir que seus bocais entrem em contato com superfícies contaminadas;

bater os tubos até secarem depois de enxaguá-los durante as trocas de cores - nunca soprar o excesso de água dentro deles;

espalhar sabão líquido em um lenço de papel, não diretamente sobre a área do sangramento, porque o sangue pode se espalhar pelo ar quando o jato de sabão atingir a pele;

dar ao cliente as canetas usadas para desenhar sobre a pele, que devem ser estéreis e de nível médico.

Além disso, os tatuadores precisam tomar medidas especiais de segurança com as mãos. Luvas ajudam a prevenir a transmissão de doenças por fluidos corporais, mas as bactérias se reproduzem no ambiente quente e úmido que as luvas criam. Isso significa que os tatuadores devem:

lavar as mãos com muito cuidado e freqüência;

verificar se há cortes ou ferimentos nas mãos e protegê-los com curativos;

cortar unhas lascadas e mantê-las curtas para evitar que perfurem as luvas;

evitar tatuar quando estiver com lesões, dermatite ou reações alérgicas.

Não tente fazer em casa

As leis (por exemplo, em Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo) exigem que menores de idade tenham permissão dos pais para fazer tatuagem. Por isso, alguns adolescentes fazem tatuagens com amigos ou amadores, que usam instrumentos improvisados, como canetas e clipes de papel, sem medidas de higiene. Isso é perigosíssimo, porque só os equipamentos adequados e as medidas de higiene protegem contra doenças e infecção.

Como identificar um estúdio de tatuagem seguro

Além do uso de precauções universais e das leis que exigem que os menores tenham permissão dos pais, a tatuagem está sujeita a pouquíssimos regulamentos. O alvará de licença para funcionamento geralmente requer que se faça um curso reconhecido pelo Ministério da

www.escolapersonalizze.com.br

Saúde sobre a transmissão de doenças infecciosas e a aprovação em um exame, mas nenhum órgão governamental inspeciona os estúdios de tatuagem. As leis permitem que qualquer pessoa compre uma máquina, obtenha o alvará de licença e comece a tatuar, tendo ou não habilidade artística, uma situação que os tatuadores profissionais não aprovam.

Os bons estúdios de tatuagem são limpos e organizados

Eis alguns passos básicos para se escolher um estúdio de tatuagem seguro.

Veja se o estúdio é limpo e profissional.

Faça perguntas: há uma autoclave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados desinfetantes aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental)? Os tatuadores usam luvas? Os verdadeiros profissionais não se aborrecem com as perguntas.

Observe o tatuador e preste atenção às suas medidas de segurança e de higiene.

Observe o tatuador abrir todas as agulhas antes de começar a trabalhar.

Pergunte se o pessoal que trabalha no estúdio pertence a alguma associação profissional. Isso não é uma exigência, mas tatuadores que pertencem às associações têm informações atualizadas sobre tendências, inovações e questões de segurança.

A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“. Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo. Veja abaixo:as tatuagens e seus significados. História da Tatuagem A tatuagem é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea. Esses pigmentos são introduzidos com o uso de agulhas especiais na segunda camada do tecido epitelial (pele), na região da derme. A tatuagem surgiu como forma de expressão da personalidade há mais de 3500 anos atrás. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. Segundo o jornalista João do Rio: “primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem“. Outra forma de uso da tatuagem era para marcar os fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável; garantir a vida do espírito durante e depois do corpo. Fonte:http://www.mundodastatuagens.com.br/historia-da-tatuagem/?ref=sidebar Abelha

www.escolapersonalizze.com.br

Abelha : Prosperidade e fartura. Na cultura muçulmana a abelha simboliza a alma. Águia

Águia : Símbolo da guerra e da estratégia. Para os

índios americanos a águia simboliza o poder e a sabedoria.

Âncora

Âncora: Uma âncora é utilizada para dar segurança ao um navio, impedir que ele fique a deriva. Para os marinheiros em geral uma âncora significa segurança, um abrigo seguro, o caminho de volta para casa . No plano espiritual a ancora representa a salvação e a esperança.

Anjos

Anjos : O significado original dos anjos os aponta como mensageiros divinos, aqueles que trazem as mensagens de Deus aos homens. Podem

www.escolapersonalizze.com.br

significar, proteção e protetor, criança educada e acomodada um verdadeiro "anjinho", ou mesmo uma pessoa repleta de virtudes.

Borboleta

Borboleta: símbolo da liberdade e da metamorfose ou

transformação. Na China, ela representa alegria e felicidade no casamento.

Cruz

Cruz : Normalmente de simbologia religiosa, as tatuagens de cruz representam na cultura pagã o equilíbrio das forças da natureza. Para os Cristãos representam o amor e o sacrifício por amor. Como conotação negativa se coloca a cruz de ponta cabeça, de cabeça para baixo, representando o desejo de coisas materiais, o materialismo em si. Como se o indivíduo tivesse a cabeça voltada para a terra em detrimento das coisas celestes.

Coração

Coração: O significado de tatuagens de coração podem variar entre amor, paixão , amizade, religiosidade, misticismo ou mesmo decepção no amor e uma mágoa causada por paixão rompida.

O Coração com punhal representa normalmente uma forte mágoa ou perda de algum ente querido. O coração rachado é símbolo claro de um amor que o magoou , ou traiu.

www.escolapersonalizze.com.br

Dragão

Dragão: simboliza nobreza, magia, transformação, imaginação, perseverança, lealdade. O dragão representa também a coragem, o dever e honra. Os Dragões representam os quatro elementos: Ar, água, terra e fogo. Dependendo da cultura, o dragão pode representar seres bons ou malévolos. Estrelas

Estrelas : O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado. Podem representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz. Uma estrela pode também ter conotação religiosa, como é o caso da estrela de David e dos pentagramas usado na magia negra. A estrela Náutica normalmente é relacionada a viagens, aventuras e o desconhecido. Golfinhos

Golfinhos :simbolizam a superação de um problema,

principalmente a depressão, ou a angustia psicológica que sofremos diante dos problemas.

Lua

www.escolapersonalizze.com.br

Lua : Símbolo do feminino.A Lua representa renascimento, regeneração e poderes mentais.

Tigre

Tigre: é símbolo da coragem e da persistência.

Tribal

Tribal:Como o próprio nome já diz, tribal é relativamente ligado a tribo. A cultura indígena possuem costumes comuns entre sua tribo fazer pinturas e outros elementos que são reconhecidos como pertencentes a uma tribo. Os desenhos inspiraram a criação de tatuagens escolhidas por homens e mulheres em todo o mundo. As tatuagens tribais podem possuir significados múltiplos. Os tribais são escolhidos apenas pela sua beleza e mistério que as representam. Fique atento no significados ao escolher uma tatuagem

A tatuagem é uma arte antiga para expressar a personalidade e outras coisas através de desenhos pelo corpo. Muitas pessoas escolhem um desenho que significa muito pra ela ou que represente algo e resolve marca-la e seu corpo. Quando perdemos um ente querido

ou quando queremos homenagear alguém e mostrar nosso carinho, acabamos tatuando ou o rosto da pessoa ou o nome. Outras pessoas escolhem outros desenhos ou até mesmo

tatuagem escrita, sendo mais direta. Diversas tatuagens possuem certos significados, por isso é interessante você pesquisar bastante antes de fazer. Primeiro de tudo, para você não se arrepender e depois para que

www.escolapersonalizze.com.br

você não corra o risco de fazer algo que tenha um significado completamente o contrário do que você pensou. A tatuagem é uma arte expressa no nosso corpo, mas também é utilizada para marcar a união de facções criminosas, para que possam obter comunicação entre elas. Muitas tatuagens servem como indicação para investigação policial, como por exemplo a tatuagem com desenhos de palhaços.

Muito cuidado ao desenhar um palhaço em sua pele, pois a tatuagem de palhaço pode identificar assaltantes de banco. Normalmente os palhaços que são tatuados de forma macabra ou com armas e isso é associada a malandragem. Portanto, fique atento ao escolher uma tatuagem, pois para remover uma você gastará bem mais e também sentirá mais dor.

Pistola Simboliza: Latrocínio.Usuários: Presos por assalto com morte.Local: Geralmente na perna.

Caveira com punhal Simboliza: Latrocinio e/ou advertência, matador de policiais.Usuários: Assaltantes e homicidas.

www.escolapersonalizze.com.br

Saci Simboliza: Tráfico de drogas.Usuários: Traficantes de drogas.Local: Geralmente na perna direita.

Remover tatuagens, Dói no corpo e no bolso

Carregadas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial da vida, um amor, uma convicção política, etc. Mas o tempo passa, a vida muda e, em alguns casos, essas figuras podem perder o significado que antes possuíam, passando a se tornar indesejáveis. Mas como fazer para livrar-se da tatuagem, indaga a maioria dos que se arrependem de ter os sinais na pele.

Até há alguns anos a saída era apenas a retirada cirúrgica e a dermoabrasão (raspagem), métodos até hoje utilizados, mas que deixam uma cicatriz parecida com uma queimadura. Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as marcas do passado, utilizando-se o laser. “É possível remover a tatuagem completamente. Porém, em alguns tipos pode ser que fique um sombreado que com o tempo vai desaparecendo”, avalia o dermatologista Gilvan Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional DF. O tratamento é feito em várias sessões — com duração de 15 minutos cada —, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, das cores usadas nos desenhos. “Na maioria das vezes, a média é de seis a 20 sessões, com intervalos de dois meses, no mínimo”, informa o dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Regional DF. O tratamento das tatuagens com o laser era feito com aparelhos que vaporizavam os tecidos, como o laser de argônio e de dióxido de carbono, que apresentavam resultados fracos para a remoção dos pigmentos e alta incidência de efeitos colaterais e complicações, como cicatrizes. O princípio da foto termólise seletiva revolucionou o tratamento das tatuagens. Esta técnica utiliza lasers que atingem um alvo específico, no caso das tatuagens, um tipo de cor. Esse alvo atrai o raio, absorvendo a sua energia, o que causa a sua destruição sem dano aos tecidos adjacentes. Cores A maior dificuldade na remoção da tatuagem são as cores. O amarelo e o vermelho são os pigmentos mais difíceis de serem removidos. “Essas cores exigem uma associação de lasers para despigmentar. Normalmente, são usados dois tipos de lasers diferentes para alcançar o resultado”, disse Gilvan. De acordo com Tokarski, o vermelho e o amarelo exigem uma intensidade maior de luz para desaparecer. O cirurgião explica que para essas

www.escolapersonalizze.com.br

cores são aplicadas ondas de luz mais curtas e intensas do que para as tintas preta e azul. “Eu diria para não fazer uma tatuagem. Mas se quiser fazer, faça com cores escuras, de preferência preta e azul, que são bem mais fáceis de serem removidas”, sugere Erasmo. Outra dificuldade na remoção do desenho é a profundidade com que foi cravada na pele. Segundo Tokarski, quando a tatuagem é benfeita, fica na mesma profundidade e isso facilita uma ação melhor do laser no pigmento. “O problema é quando o tatuador ultrapassa a membrana basal, que divide a epiderme da derme. Nesse caso, a pessoa vai precisar de mais sessões para chegar até o pigmento”, explica Tokarski.

A localização também é outro fator que dificulta a remoção do desenho. Os dermatologistas listam o peito, as costas, a nuca e os dorsos das mãos e dos pés como os locais mais difíceis de se obter um bom resultado. O motivo é que esses lugares apresentam grande probabilidade de desenvolver queloide (cicatriz saliente, dura, de cor rosa), apesar de sumir a tatuagem, segundo Gilvan Alves.

Dói no corpo e no bolso

A geóloga Letícia Lemos, 31 anos, está na oitava sessão de laser para remover um duende que tatuou nas costas quando tinha 17 anos. “A tatuagem não me atrapalha em nada, mas ela não tem mais nada a ver comigo. Por isso decidi removê-la”, justifica. “Vi a cirurgia plástica e a raspagem, mas todas iriam deixar cicatriz”, ponderou Letícia, agora satisfeita com os resultados do laser. A estilista Fernanda Ferrugem, 33, não teve a mesma sorte de achar um tratamento a laser e retirou sua antiga tatuagem — uma aranha na mão. “Não conhecia outro método. Aproveitei que iria para a mesa de cirurgia, por conta de outro problema, para me livrar da tatuagem”, disse. O resultado foi uma cicatriz que parece queimadura. “Ainda bem que o desenho era pequeno e não senti dor”,contou. “Para fazer uma tatuagem, a pessoa leva até três sessões, ou seja, sofre três vezes. Para retirá-la é quase um ano. O sofrimento é maior”, compara Tokarski. Para amenizar a dor, é recomendável usar uma pomada anestésica 30 minutos antes da sessão.

A fotógrafa Priscilla Debatista Brito, 30 anos, está no fim do tratamento. Ela começou as sessões há exatamante dois anos e só agora sua tatuagem — um tribal no braço — está sumindo. “Na primeira sessão, quase morri de dor. Achei que não fosse aguentar. Mesmo com um jato gelado, que a assistente joga enquanto o laser atua, é como se estivesse queimando a pele”, relata. “O alívio é que a dor vai diminuindo no decorrer das sessões”, comemora. “Tatuagem é algo permanente. Dá para remover, mas existem os ônus que a pessoa paga, a dor e o dinheiro gasto”, avalia Gilvan Alves. Dependendo do tamanho da tatuagem, uma sessão pode custar de R$ 550 a R$ 1,2 mil. Três perguntas para Erasmo Tokarski Cirurgião dermatologista.

A aplicação do laser é segura?

Estes lasers, que são específicos para agir no pigmento, têm sido largamente aplicados aqui no Brasil e no exterior por milhares de pacientes e não se conhecem efeitos danosos à saúde. Em geral o risco de cicatriz é mínimo, pois a luz do laser danifica apenas a tinta da tatuagem e não a estrutura da pele. Dentro da sala de procedimento com laser, a permanência só é permitida com o uso deóculos especiais.

O que acontece após o tratamento?

Imediatamente após a exposição ao laser, a região tratada se torna ligeiramente branca, o que usualmente regride em 20 minutos. Nos dias seguintes uma casquinha irá se formar na região, que em alguns casos terá a mesma cor da

www.escolapersonalizze.com.br

antiga tatuagem; isso ocorre porque a tinta superficial estará saindo naquela crosta. A pele habitualmente volta ao normal de 10 a 15 dias faltando apenas a repigmentação natural através da melanina (pigmento marrom-escuro encontrado na pele, pelos e íris).

Quais são os efeitos colaterais?

A nossa pele tem um pigmento natural que é exatamente a melanina, que também absorve a energia do laser. Nas pessoas com a pele escura, a área tratada pode ficar um pouco mais clara por um período de alguns meses. A melanina normalmente volta a repovoar essa área restaurando a cor natural, mas a tinta da tatuagem, uma vez retirada, não volta mais.