como a rd faz: o dia a dia do blog - cloud object storage · se você gostar do conteúdo, fique à...

29
Como a RD faz: O dia a dia do blog

Upload: hadien

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Como a RD faz:

O dia a diado blog

2

Como a RD faz: O dia a dia do blog

ir para o índice

Dicas para a leitura deste eBook

Olá! Este eBook é um PDF interativo. Isso quer dizer que aqui, além do texto, você também vai encontrar links, botões e um índice clicável.

Os botões no canto esquerdo superior de todas as páginas servem para compartilhar o eBook em suas redes sociais favoritas. Se você gostar do conteúdo, fique à vontade para compartilhar o material com seus amigos. :)

Na parte inferior, temos um botão que leva você, automaticamente, de volta ao Índice. No Índice você pode clicar em cada capítulo e ir diretamente para a parte do livro que quer ler. Caso seu leitor de PDFs tenha uma área de "Table of Contents", lá é mais um lugar por onde você pode navegar pelo conteúdo desse livro.

Como última dica, saiba que quando o texto estiver assim, quer dizer que ele é um link para uma página externa que vai ajudar você a aprofundar o conteúdo. Sinta-se à vontade para clicá-lo!

Esperamos que essas funções te ajudem na leitura do texto.

Boa leitura!

3

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Índice

Dicas para a leitura deste eBook ................................................................................... 2Introdução ........................................................................................................................4Qual o papel do blog em uma empresa? ...................................................................... 5Quem faz o blog da RD ................................................................................................... 7Quais conteúdos são publicados ...................................................................................9A estrutura de um post da RD ......................................................................................12Como é feita a distribuição ...........................................................................................16

Redes sociais ........................................................................................................................... 16Email Marketing .......................................................................................................................17Distribuição interna ................................................................................................................17

Organização e manutenção..........................................................................................18Gestão dos conteúdos ......................................................................................................... 18Periodicidade .......................................................................................................................... 19Gestão dos comentários ...................................................................................................... 19

Como o blog converte visitantes em Leads ................................................................20Passo a passo para publicação no blog da RD ...........................................................22Análises e métricas ........................................................................................................24Avançado: Otimizações .................................................................................................26

SEO ............................................................................................................................................ 26CRO (Conversion Rate Optimization) ................................................................................ 26

Conclusão ....................................................................................................................... 27Materiais Relacionados .................................................................................................28

voltar para o índice 4

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Introdução

Você sabia que a Resultados Digitais começou com um blog?

No dia 2 de julho de 2010 foi feita a primeira publicação no blog da RD. O post “manifesto” teve como título Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas e foi publicado pelo CEO da RD, Eric Santos.

Nessa época, o RD Station, nosso software de Marketing Digital, ainda nem havia sido lançado - isso só aconteceria 2 anos depois. Antes de lançar o produto, o blog ajudou a RD a ganhar audiência, a validar hipó-teses para o desenvolvimento do produto e a educar o mercado sobre Marketing Digital.

No início, publicávamos um post por semana, mas, com o passar do tempo, a frequência aumentou, acompa-nhando também o crescimento da empresa e do time. Fomos para 2 posts por semana e depois para um post por dia útil até chegarmos à periodicidade atual, que varia de 6 a 8 posts por semana.

Ou seja, logo cedo entendemos a importância de um blog e o potencial que esse canal tem para gerar negó-cios para uma empresa.

Sabendo disso, decidimos reunir neste eBook todos os processos, estratégias e diretrizes do blog da Resultados Digitais para compartilhar com você o nosso dia a dia.

Neste eBook, vamos mostrar qual o papel do blog, quem publica e quem é responsável por ele, quais conteúdos são postados, como é a estrutura de um post, como são distribuídos os conteúdos, como é feita a organização e manutenção do blog, como o blog converte visitantes em Leads e quais métricas analisa-mos, além de um tópico avançado: como otimizamos os nossos posts para conversão e para SEO.

Preparado para entender como o blog da RD funciona? Continue lendo este eBook e tenha um ótimo aprendizado!

voltar para o índice 5

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Qual o papel do blog em uma empresa?

Como você leu no capítulo anterior, nós começamos a Resultados Digitais com um blog. Essa decisão não surgiu por acaso. Tanto estudando o assunto quanto em nossas experiências com outras empresas, vimos que blogs são excelentes ferramentas de marketing.

Abaixo, vamos listar os principais motivos para sua empre-sa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital:

Estabelece liderança

Quando você escreve sobre algum assunto, está cons-tantemente colocando seu conhecimento à prova. Se você não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas mídias sociais e nos comentários do blog.

No entanto, se o seu blog tem qualidade, faz sucesso e é bastante comentado, você passa a ser uma autorida-de no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.

Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no GooglePublicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum.

Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.

É interativo

A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes.

Além disso, você pode tirar deste espaço diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.

voltar para o índice 6

Como a RD faz: O dia a dia do blog

É dinâmico

Um website comum pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, tem-se a ideia totalmente oposta: atuali-zações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o blog de forma recorrente.

Facilita o processo de venda

O blog ajuda muito nos casos em que o cliente aborda-do ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quan-do finalmente decidir que é a hora de comprar.

Resultados permanentes

Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semá-foro, o blog é um ativo permanente.

Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixa de escre-ver no blog, no entanto, os links de indicação e a auto-ridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.

Gera aprendizado

Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância. Escrever um blog é uma responsabilidade que força você a estar sempre atento com o que acon-tece na sua indústria.

Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diver-sas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.

voltar para o índice 7

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Quem faz o blog da RD

O blog da Resultados Digitais é um blog colaborativo, ou seja, todos da empresa podem participar quando e se quiserem. Por isso, não temos exatamente um time fechado que produz conteúdo para o blog.

É claro que há algumas pessoas que se responsabilizam pela manutenção do blog, mas elas não são as únicas a criar conteúdo. São elas que garantem a frequência das postagens (publicamos no blog praticamente todos os dias) e ajudam o restante dos colaboradores na produção.

E por que não temos apenas um time de conteúdo focado na produção do blog? Porque acreditamos que conteúdo que realmente gera valor para os leitores provém da experiência de quem escreve.

Assim, quem seria melhor do que os colaboradores - que têm contato direto com o cliente - para escrever sobre as dúvidas e dores da nossa audiência? Quem seria melhor para escrever sobre vendas do que nossa equipe de vendedores? Quem seria melhor do que nosso time de growth para falar sobre hacks de cresci-mento? E assim sucessivamente.

voltar para o índice 8

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Basicamente, dividimos os participantes do blog em:

Editor

Responsável por gerenciar o blog, definir os temas com os colaboradores e parceiros e revisar os posts, além de publicá-los e agendá-los no WordPress.

Produtores de conteúdo

São responsáveis por produzir conteúdos com foco em geração de Leads, conteúdos factuais (notícias) e outros formatos.

Colaboradores de outras áreasTodos os colaboradores da RD são convidados e incen-tivados a participar do blog e a escreverem sobre aquilo que vivenciam como profissionais. Não é à toa que já atingimos um grande número de autores, chegando a mais de 100. Atualmente, possuímos um programa de incentivo à participação no blog, o RD Influencers.

Time de criação:

Responsáveis por criar materiais relacionados ao conte-údo do blog, como imagens para posts, CTAs, layout e manutenção técnica do blog.

Parceiros de guest posts

Alguns parceiros de negócios e agências parceiras da RD (nível silver ou mais) que publicam no blog como convidados.

voltar para o índice 9

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Quais conteúdos são publicados

Quando se tem um blog - sobretudo corporativo - é muito comum perguntar-se que tipo de conteúdo deve ser abordado e o que deve ficar de fora.

Bom, não existe uma receita de bolo que mostra o que é um bom conteúdo e o que não é; tudo depende do seu tipo de negócio, como é o seu mercado e quem é o seu público-alvo. O que pode funcionar para outro segmento pode não ser o ideal para você.

Mas uma das coisas que fazemos aqui na RD e que ajuda a definir o tipo de conteúdo mais certo para o seu blog é criar e manter um posicionamento editorial. Em seu clássico livro sobre o assunto, Al Ries e Jack Trout suge-rem que o posicionamento não é algo que acontece na empresa, e sim na mente do cliente: é a posição que a marca ocupa para ele e como ela é vista pelas pessoas.

Por isso, se você quer chegar a uma boa política de conteúdo, alguns pontos podem ajudar você a chegar lá:

Identifique a imagem que sua empresa deseja conquis-tar: ser especialista em determinado assunto, ser conhe-cida por descomplicar, ser a mais barata, a que garante resultados, focada em determinado segmento etc.

Identifique as características da sua audiência e crie uma representação do seu cliente ideal: seus hábitos,

gênero, graus de instrução, tipo de empresa e cargo em que trabalha, principais dores etc. Uma forma de fazer isso é a através da criação de uma persona.

Delimite os temas que são atrativos para esta persona e que reforçam (ou, ao menos, que não prejudicam) a imagem que você deseja transmitir.

O blog da Resultados Digitais tem, desde seu surgi-mento, foco em Marketing Digital e Inbound Marketing, educando profissionais da área e empreendedores sobre a importância deste mercado e sobre as princi-pais novidades do segmento através de um conteúdo educativo e atrativo.

Tendo isso em mente, sempre que pensamos em publi-car um conteúdo sobre determinado assunto questio-namos: será que nosso público quer ou precisa disso?

Se a resposta é afirmativa, levamos o tema adiante. Caso não seja, paramos por aí, pois não há razão para publicarmos uma coisa que não esteja alinhada aos desejos e necessidades da nossa audiência.

voltar para o índice 10

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Caso publicássemos algo sobre um tema desligado do nosso mercado, estaríamos atraindo um público não qualificado para ser nosso cliente e consumidor da nossa solução, ou seja, pessoas que provavelmente não veriam valor naquilo que oferecemos.

Mas como definimos nossos temas? Bom, há uma série de formas, mas, entre as mais comuns, estão:

Pesquisa de palavras-chave: de forma resumida, reali-zamos uma seleção dos termos relacionados ao nosso negócio que são mais pesquisados nos meca-nismos de busca e criamos conteúdo de qualidade e otimizado para estes mecanismos, a fim de figurarmos entre as primeiras posições. Por exemplo, se desco-brimos que a palavra “como criar uma Landing Page” é bastante procurada, criamos um conteúdo sobre o assunto e o otimizamos.

Dor de um cliente/Lead: identificamos quais as prin-cipais dúvidas e problemas que são enfrentados por nossos clientes e Leads com relação ao nosso mercado e criamos um conteúdo para ajudar a resolvê-los. Por exemplo, se muitos clientes possuem dificuldade em criar um blog, podemos escrever um post sobre como montar o blog para a sua empresa.

Aprendizado ou experiência: a trajetória profissional de nossos colaboradores é muito importante para o blog, já que é insumo para a produção de conteúdo. Os aprendizados que eles têm, principalmente no contato

diário com os clientes, gera um material muito rico a ser explorado em nossos posts. Se um colaborador apren-deu como resolver um problema comum entre seus clientes, a forma de resolução do problema é um bom tema para um post.

Objeções comuns de prospects: quando nossos Leads se transformam em oportunidades de negócio, alguns deles possuem objeções a serem vencidas antes de conseguirmos fechar a venda. Estas objeções geram vários insights para a produção de conteúdo. Quando temos o conteúdo pronto, ele nos ajuda a combater a objeção e fechar negócio. Por exemplo, se os pros-pects nos questionam qual é a importância de enviar Email Marketing para a criação de novas oportunida-des de negócio, selecionamos este assunto para criar um material.

Além do posicionamento editorial, que vai ajudar a determinar quais conteúdos devem ser abordados pelo seu blog, o formato do conteúdo também é algo a ser levado em consideração. Isso porque o interesse por determinado formato pode mudar de acordo com sua persona: ela pode gostar mais de ler ou de consumir vídeos, por exemplo.

Além da mídia utilizada, o formato também determinada como você vai abordar um conteúdo, se será um passo a passo, uma notícia, um case de sucesso etc.

voltar para o índice 11

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Na RD, com nossa experiência de 7 anos com blog, pudemos testar vários formatos e verificar quais eram mais eficientes para nós. Entre os mais populares, estão conteúdo educativo, tutoriais, listas, guias, notí-cias e experiências.

Conheça mais sobre outros tipos de conteúdo em nosso eBook 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog.

voltar para o índice 12

Como a RD faz: O dia a dia do blog

A estrutura de um post da RD

Uma coisa que ajuda muito na produção do blog é ter uma estrutura pré-definida de post. Isso ajuda não só o colaborador do blog a organizar o conteúdo, mas também na produtividade de quem escreve, já que fica muito mais fácil desenvolver as ideias quando elas estão colocadas de forma clara.

Abaixo, vamos falar sobre todos os itens que compõem a estrutura de um post da RD e dar algumas dicas de cada um:

Título + Resumo

O título do post é o que define se as pessoas vão clicar no link do seu conteúdo ou não. Uma das coisas que recomendamos é que você pense no seu título apenas depois de escrever o texto, para não causar uma quebra na expectativa. Uma vez que o artigo esteja pronto, é mais fácil criar um título que esteja bem rela-cionado ao conteúdo e que, além disso, seja atrativo. A mesma coisa vale para o resumo ou linha fina (aquela frase utilizada logo abaixo do título para explicar um pouco melhor a ideia do post).

Uma dica importante é que você pode utilizar títulos e resumos diferentes para os diferentes canais que utilizar na divulgação do seu post. Se você utiliza o WordPress, pode utilizar o plugin Yoast para este fim.

Ele permite que você use um título e um resumo para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismo de Busca), outro para o blog e outro ainda para as redes sociais.

E por que isso é importante? Porque desta forma você pode otimizar os títulos para a palavra-chave com foco na busca do Google (que geralmente precisam ser mais curtos), e também títulos mais longos e um pouco mais chamativos para as redes sociais.

Introdução

Nunca subestime as primeiras palavras de um texto, pois o fato de você ter feito o usuário clicar para acessar o seu conteúdo não significa que ele vai ler o artigo. Por isso, a introdução do seu texto precisa fazer com que seu leitor se identifique com o tema que você está propondo.

voltar para o índice 13

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Se você não apresenta seu conteúdo de forma atrativa - mesmo que ele tenha muita qualidade - todo o trabalho de levantamento de informações e desenvolvimento do conteúdo pode ser desperdiçado, pois você não vai conseguir fazê-lo permanecer na página.

Mas sabemos que, muitas vezes, começar um texto pode ser uma das partes mais difíceis do processo de produção. Por isso, você pode iniciar seu texto usando:

Estatísticas: 9 em cada 10 pessoas checam os emails todos os dias. Esse dado demonstra que…

Uma pergunta:

Você costuma checar seus emails todos os dias? Pois saiba que esse é um hábito…

Analogia:

Checar emails diariamente é um hábito tão comum quanto escovar os dentes para a maioria das pessoas…

Citação:

“A base de emails é um dos ativos de marketing mais valiosos que uma empresa pode ter”. Como bem afirma Ricardo Palma…

Contar uma história:

O ano era 1994. A internet ainda engatinhava quando abri meu primeiro email. Eu, que costumava trocar dezenas de cartas com amigos e parentes que mora-vam em outros estados, quando recebi pela primeira vez uma mensagem, fiquei profundamente emociona-da. Some-se a isso o fato de se tratar do email de uma amiga querida que estava em intercâmbio na Austrália. Hoje, receber emails é tão comum que…

Uma frase polêmica ou controversa:O email não morreu. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa…

voltar para o índice 14

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Desenvolvimento em tópicos

Quando falamos sobre ler na internet, muitas pessoas ainda relacionam esta leitura com a de um livro. Mas não é bem assim que funciona. Ao contrário do que acontece nos livros, se você escrever um bloco de texto longo e sem destaque na internet as pessoas provavelmente vão ignorar sua mensagem.

Isso porque, no mundo online, as pessoas consumam ser multitarefas. Ao mesmo tempo em que visitam seu site, conversam com os amigos em alguma rede social, respondem seus emails, procuram alguma informação em mecanismos de busca etc.

Por isso, é preciso criar mecanismos para que seus leitores consigam obter as informações facilmente, de modo a manter o interesse em seu conteúdo. Caso contrário, podem abandonar a sua página. E o que você pode fazer para tornar seu conteúdo mais escaneável?

• Quebre o texto em parágrafos curtos;• Use subtítulos;• Use bullet points (como estes);• Use negrito, itálico, citações e outros estilos (mas

cuidado para não poluir o texto);• Incorpore outras mídias (imagens, vídeos, áudios,

tweets, posts no Facebook e Instagram).

Como fazer um manual de redação

Os posts de um blog devem refletir também o posicionamento da empresa e

manterem uma unidade entre si.

Nesse sentido, o manual de redação é uma ferramenta útil. Para aprender a fazer o seu próprio, confira nosso guia prático.

Acessar o material

Bônus

voltar para o índice 15

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Fechamento

Após produzir o conteúdo, é preciso terminá-lo. E não é porque você se empenhou até agora que pode escrever qualquer coisa no final do seu texto, deixando aquela sensação de que faltou alguma coisa, como aquele filme ou livro que não conta bem o final da história.

Por isso, conclua bem o seu conteúdo. Aqui na Resultados Digitais, é bem comum utilizarmos um capí-tulo de “conclusão” para fechar o texto, amarrar bem as ideias e sugerir ações a partir dos aprendizados do conteúdo. A ideia é recapitular o que foi dito e reforçar o objetivo principal do artigo.

Call-to-action (CTA)

Depois do final do texto, muitas vezes é recomendado utilizar um CTA logo abaixo do post. Isso porque, ao terminar a leitura, é indicado levar o leitor a realizar alguma ação dentro do seu site para conduzi-lo pela jornada de compra.

Aqui no blog da RD, costumamos criar CTAs para que o leitor baixe algum material complementar à leitura. Mas não se esqueça de que você não deve forçar o leitor a fazer isso, apenas conduzi-lo. Se você ainda não tem um material complementar sobre o assunto, faça um CTA como comentário no blog, pedido para compartilhar nas mídias ou para assinar a newsletter.

No final do post, o CTA pode ser basicamente de duas formas: um trecho de texto convocando o leitor a reali-zar uma ação - como “se quiser saber mais sobre este tema, baixe agora nosso eBook sobre X” - ou um botão com esta mesma função. Você pode ainda utilizar os dois ao mesmo tempo.

Para aprender mais sobre CTAs, leia nossos eBooks O Guia Prático do Call-to-action e o eBook + 10 Templates de Call-to-action Customizáveis.

voltar para o índice 16

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Como é feita a distribuição

A criação do post é uma das tarefas mais importantes e difíceis em um blog, mas o processo não pode parar por aí. Depois que o conteúdo é publicado, é preciso promovê-lo, pois não se deve depender apenas do tráfego orgânico.

Aqui no blog da RD, por exemplo, muito do tráfego é adquirido organicamente, mas isso não significa que ficamos esperando as pessoas nos procurarem nos mecanismos de busca. Nós também facilitamos para elas, tentando chegar onde elas estão. Por isso, utiliza-mos alguns canais importantes para distribuir nosso conteúdo. São eles:

Redes sociaisAs redes sociais mais utilizadas pela Resultados Digitais para promover seus posts são o Facebook, o LinkedIn e Twitter. Mas nós não as usamos todas da mesma manei-ra, pois sabemos que cada uma tem suas próprias características e peculiaridades e que os usuários não se comportam da mesma maneira quando estão aces-sando uma ou outra.

Tanto a forma de comunicação como os horários de aces-so são diferentes e tentamos seguir a lógica de cada uma

das redes na hora de publicarmos nosso conteúdo. Por exemplo, cada vez que um conteúdo é publicado no blog, nós o divulgamos nas 3 redes, mas com um planejamento particular para cada uma delas. Por exemplo:

Facebook:

Quando o post sai no blog, fazemos uma publicação divulgando-o no Facebook no mesmo dia, no mês seguinte e 3 meses depois.

LinkedIn:

Colocamos um post no mesmo dia em que o conteúdo sai no blog e programamos outro post na rede para 3 meses depois.

voltar para o índice 17

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Twitter:

No Twitter postamos com mais frequência, então a divulgação do conteúdo é repetida 4 vezes: no mesmo dia, uma semana depois, 2 semanas depois e um mês depois.

Email Marketing

O Email Marketing é um canal importante na gera-ção de tráfego para o blog, por isso a newsletter da Resultados Digitais é disparada automaticamente para a base de inscritos do blog. Essa base é segmentada e diferente da base total de Leads. A newsletter, que é diária, é disparada sempre no dia seguinte à publica-ção do post do dia.

Distribuição interna

Para reforçar a distribuição realizada através dos outros canais, nós também pedimos ajuda dos próprios cola-boradores da RD para compartilhar o conteúdo.

Assim, sempre que um novo post é publicado no blog, o autor envia um email para toda a empresa falando sobre o novo post e o que ele aborda, além de inserir no email o link do conteúdo e também das publicações nas redes sociais.

Isso não só ajuda no compartilhamento interno, mas também faz com que os colaboradores fiquem por dentro do conteúdo que é produzido na empresa, refor-çando seus aprendizados e ajudando os clientes e Leads com suas dúvidas e problemas através do conteúdo.

voltar para o índice 18

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Organização e manutenção

Gestão dos conteúdos

Usar uma ferramenta que ajude na organização do calendário editorial de um blog é sempre recomendável.

No blog da Resultados Digitais, o que nos ajuda nessa tarefa é o quadro que mantemos no Trello, uma ferramenta que permite organizar a produção dos posts seguindo a metodologia japonesa kanban, que consiste em usar cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção.

Nosso board no Trello tem várias colunas, cada uma representando uma etapa da produção: calendário do blog (onde ficam os posts que estão em produção e serão publicados em breve), feitos, atrasados, guest posts, posts a atualizar, dentre outros.

Dentro de cada coluna, estão os cartões. Cada cartão equivale a um post ao qual é possível atribuir etiquetas que mostram o andamento da produção do texto.

Também atribuímos checklists aos cartões - assim, evita-se que algum detalhe do processo seja esquecido.

voltar para o índice 19

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Periodicidade

A periodicidade de publicações no blog da RD tem aumentado com o passar do tempo. No início, lá em 2010, publicávamos um post por semana; hoje, lançamos entre 6 e 8 posts no mesmo intervalo de tempo. Mas isso só aconteceu porque nosso time aumentou, fazendo com que conseguíssemos aliar qualidade e quantidade.

De qualquer forma, acreditamos que, em um blog, mais importante do que o volume de publicações é manter uma frequência pré-definida de publicações. O mais inteligente a ser feito - e foi o que fizemos no blog da RD - é entender o seu caso e tirar o máximo proveito respeitando suas limitações, tanto estruturais quanto editoriais.

Gestão dos comentários

A gestão dos comentários é feita pelo time de conteúdo da própria RD, mas sempre incentivamos os próprios autores dos posts a responderem os comentários feitos. Isso porque acreditamos que um post publicado não acaba por ali: quando você abre espaço para outras pessoas comentarem, está propondo uma interação e assumindo esse compromisso.

Portanto, se você possui um blog ou se é o adminis-trador ou editor do blog de sua empresa precisa saber que deixar esse canal aberto é a forma mais rápida de interação que você tem com seu leitor.

Para ajudar na tarefa de moderar e responder os comentários, é útil escolher um sistema. Na Resultados Digitais optamos pelo Disqus por possuir um dashbo-ard de fácil utilização e personalização, além de permitir login de várias redes sociais diferentes - e não só do Facebook, por exemplo.

Essa escolha não é tão simples, pois depende de variáveis como layout, propósito, audiência e nicho. O ideal é que você analise sua audiência antes. Por exemplo, se o seu tráfego é majoritariamente oriundo do Facebook, talvez seja uma vantagem utilizar esse sistema de comentários em seu blog. Caso haja uma variedade dos canais de tráfego, o ideal pode ser um sistema mais híbrido.

É muito recomendado que você faça alguns testes e que os documente para entender qual sistema gera um melhor resultado para você.

voltar para o índice 20

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Como o blog converte visitantes em Leads

Além de geração de tráfego e um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads.

Na RD, identificamos alguns pontos de conversão que têm gerado resultados bem legais. São eles:

Assinatura no rodapé

No final da página, há um campo onde o leitor pode colocar seu email e se inscrever na newsletter do blog. Assim, ele recebe os posts futuros diretamente na caixa de entrada.

voltar para o índice 21

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Banner na sidebar

Uma oferta contextual aparece no lado direito da pági-na. Ela é inserida automaticamente, de acordo com a categoria do post.

Links internos - na introdução, no meio ou no fim

Para reforçar, fazemos o uso de links internos com foco em conversão. Esses links podem ser em imagens ou em texto e sempre têm relação com o post ou com a frase. São uma boa maneira de relacionar o post com outros materiais que já foram lançados.

Popups exit intent

Popups são polêmicos, mas utilizados com boas práti-cas podem ajudar bastante na geração de Leads da empresa. Na RD só utilizamos popups contextuais e que são disparados quando o usuário tenta fechar a aba. Ou seja, nada daquele popup que surge enquanto você está no meio do artigo e que atrapalha a sua experiên-cia de leitura.

Scrollbox

Outro tipo de popup é o scrollbox, que aparece no canto inferior esquerdo da página e só é disparado quando o usuário clica nele. Esse ponto de conversão também é para a assinatura de newsletter.

voltar para o índice 22

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Passo a passo para publicação no blog da RD

Para escalar a produção de conteúdo, é importante que uma empresa tenha um processo de publicação e, no mínimo, uma pessoa responsável para acompanhar esses passos.

Na RD, temos um processo bastante simples e que tem funcionado muito bem nos últimos anos.

Esse processo é centralizado no editor do blog, que acompanha o andamento de todos os posts que estão sendo produzidos, garante o cumprimento das entregas, organiza todo o calendário de publicações e realiza as postagens.

As ferramentas mais importantes que utilizamos duran-te o processo são:

• Para produção: Google Docs• Para gestão: Trello• Para publicação: WordPress• Basicamente, os passos são os seguintes:

Definição de tema

Antes de escrever, o colaborador entra em contato com o editor para validar o tema. Isso é feito para garantir, principalmente, dois pontos: que o assunto tenha rela-ção com a audiência da RD e que o tema do post ainda não tenha sido explorado por outra pessoa no passado.

Outline

O outline é o esqueleto de um post junto a outras anotações importantes. É importante criar essa estru-tura antes de começar o desenvolvimento para garantir que o artigo seja adequado ao blog e evitar retrabalhos no futuro. Esse outline é compartilhado com o editor, que indica se a estrutura está correta, se há algum tópico a ser acrescentado ou cortado. Para saber mais, leia o post Outline: como criar uma estrutura de post matadora.

voltar para o índice 23

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Desenvolvimento

Após a revisão do outline, o colaborador fica livre para desenvolver o artigo de acordo com os feedbacks e orientações do editor do blog.

Revisão

Assim que o post é finalizado, ele é novamente revisa-do pelo editor, que indica se ainda há algo a ser apri-morado ou se está tudo certo para a publicação. Na revisão também é feita a inserção de links internos, a criação de pontos de conversão e a correção ortográ-fica e gramatical.

Publicação

Depois de revisado, o conteúdo do post é transfe-rido do Google Docs para o WordPress, o CMS que usamos no blog da RD. Aqui, o maior cuidado é não esquecer de nenhum detalhe importante na configu-ração. Para isso, criamos um checklist e verificamos sempre se está completo: Título (às vezes diferentes para o blog, para SEO e para redes sociais), Resumo, Autor, CTA, SEO, Categoria e Imagens (ao menos uma, que fica em destaque).

Promoção

Após a publicação, o post é agendado em 3 mídias sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Essa tarefa é de responsabilidade de uma pessoa totalmente focada em social media aqui na RD.

Análise e relatório

Por fim, é feita a análise do post. Essa etapa é impor-tantíssima para entender quais posts estão dando mais resultados para a empresa. Vamos falar sobre essa parte no próximo capítulo.

voltar para o índice 24

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Análises e métricas

Para manter um blog de qualidade é preciso ir além da qualidade do conteúdo: é preciso entender os resultados que esses conteúdos estão trazendo para o seu negócio. E a melhor maneira de fazer isso é metrificando esses resultados.

Ao contrário das ações de marketing tradicional, as estratégias de Marketing Digital podem - e devem - ser mensuradas para entendermos os resultados e poder-mos trabalhar em melhorias quando necessário.

Mas é preciso tomar cuidado para não se prender apenas às chamadas “métricas de vaidade” - que não influenciam nos resultados da empresa - e mensurar aquilo que realmente é um indicativo importante.

A seguir, alguns dos indicativos que mensuramos no blog - e por que os utilizamos:

Número de posts: É a quantidade de posts que publica-mos em determinado período de tempo. No caso da RD, medimos o número de posts por mês. Essa métrica nos ajuda a controlar a produção de conteúdo e também planejarmos o calendário e as demandas do próximo mês. Quando percebemos que o número baixou, é preciso organizar melhor as demandas do mês para

que não falte conteúdo em nenhum dos dias nos quais nos comprometemos a publicar.

Número de autores: É a quantidade de colaboradores/convidados que publicam no blog. Também mensura-mos este dado mensalmente. É outra métrica que ajuda a entender como está o engajamento dos colaborado-res e parceiros. Um baixo número de autores pode indi-car que há falta de engajamento e/ou de organização na demanda por pautas.

Pageviews: São as visualizaçõe de páginas de um site ou blog. Atenção: pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview em uma mesma página - isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela. De qualquer forma, mensurar pageviews é importante para identificar, por exemplo, quais são as páginas mais aces-sadas. Isso nos dá insights sobre quais tipos e temas de

voltar para o índice 25

Como a RD faz: O dia a dia do blog

conteúdos devemos focar, e o que podemos fazer para melhorar aqueles cujas pageviews não estão satisfatórias.

Visitante único: É o visitante que, se já entrou em deter-minado site e teve um cookie instalado em seu compu-tador, contabilizará como o mesmo visitante em dife-rentes ocasiões. Dessa forma, é possível saber quantos visitantes um site teve sem contar o mesmo usuário mais de uma vez. Usamos esta métrica para acompa-nhar o número de visitantes no blog, detectar quando há alterações bruscas e qual o motivo destas alterações.

Conversões: O número total de conversões que o post gerou, tanto via links internos como via popups.

Taxa de conversão: Porcentagem de visitantes que realiza uma conversão. Por exemplo, se um post teve 100 visitantes e 20 conversões, isso significa que a taxa de conversão é de 20%.

Taxa de rejeição: A taxa de rejeição - ou bounce rate - é um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram uma única página do site de sua empresa e em seguida saíram, sem continuar a navega-ção em uma próxima página. Cada vez que isso aconte-ce, é contabilizada uma rejeição.

Tráfego por canal: Quando alguém acessa o seu site, certamente veio de algum lugar da internet. Buscamos saber de qual canal - ferramentas de busca, redes sociais, email etc. - os visitantes do blog da RD são

provenientes. Isso é importante para podermos priori-zar os canais que necessitam de otimização.

Essas métricas são analisadas semanalmente no Google Analytics e no RD Station e reportadas mensalmente para a diretoria de marketing. A análise é feita de forma geral (dados de todo o blog) e específica (dados de cada post publicado no mês).

Além de analisar os resultados dos posts do mês, anali-samos também os melhores posts, independentemente da data de publicação. Assim, conseguimos identificar quais posts estão gerando mais tráfego orgânico, quais estão tendo uma taxa de conversão baixa (ou alta) e tirar insights para otimizações futuras.

Além do mais, sempre no início do mês enviamos um relatório resumido para toda a empresa com os posts publicados e quantos acessos cada post teve. Assim, os colaboradores conseguem visualizar qual foi a repercus-são de seus artigos.

voltar para o índice 26

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Avançado: Otimizações

Depois de realizar as análises, é hora de usar esses dados para fazer melhorias no blog. Uma técnica que utilizamos com certa frequência na RD é a de atualização de posts antigos.

Falamos mais sobre isso no post Atualizar conteúdos antigos pode fazer uma grande diferença em sua estra-tégia de marketing, mas, explicando de forma breve, a tática consiste em editar posts antigos, atualizando infor-mações e otimizando-os para SEO e para conversão.

SEO

Identifique as palavras-chave mais relevantes para seu negócio e veja em que posição do Google seu post está.

Se você já tiver um post dedicado para essa palavra--chave, talvez valha a pena otimizá-lo melhor para os mecanismos de busca do que criar um post totalmente do zero.

Mas lembre-se: essa é uma análise constante. Um post atualizado pode subir no ranking, mas nada garante que ele ficará lá para sempre.

SEO é um assunto bem abrangente e, por isso, produ-zimos um eBook somente sobre o tema. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

CRO (Conversion Rate Optimization)Identifique na análise como estão as taxas de conver-são de seus posts. Pode acontecer de algum post estar recebendo muitas visitas e poucas conversões.

Portanto, se as taxas estiverem muito baixas, você pode atualizá-los inserindo novos CTAs para tentar aumentar essa taxa.

Mas lembre-se sempre de comparar os resultados antes e depois para verificar se houve mudança.

voltar para o índice 27

Como a RD faz: O dia a dia do blog

Conclusão

O blog é comprovadamente uma ferramenta importantíssima para a estratégia de Inbound Marketing de uma empresa. O potencial que ele tem para atrair tráfego e potenciais consumidores é imenso.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o blog não é uma ferramenta ultrapassada e nem foi substituída pelas redes sociais ou por outra mídia. A prova disso é o próprio blog da Resultados Digitais. Confira abaixo o gráfico de crescimento de tráfego desde o lançamento até o ano de 2016:

Se sua empresa ainda não tem um blog, considere criar um em curto prazo. Se já tem e ainda não está atingin-do os resultados esperados, olhe novamente o gráfico acima. Não foi do dia para a noite que a RD transformou o blog em uma máquina de tráfego. Mas, analisando hoje, percebemos que o tempo investido valeu muito a pena. E se a sua empresa já tem um blog e está satis-feita, lembre-se de otimizá-lo para melhorar ainda mais sua performance.

Esperamos que as práticas que utilizamos no dia a dia do blog da RD ajudem também a sua empresa a gerar grandes resultados!