comit tcico coi-1araguaina.to.gov.br/portal/pdf/28abrilboletim...comit tcico coi-1 boletim...

4
COMITÊ TÉCNICO COVID-19 Bolem Epidemiológico do dia 28.04.2020 COVID-19 Araguaína - Tocanns A Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína (TO) vem monitorando diariamente a situação epidemiológica de COVID-19 por meio da Vigilância Epidemiológica. No dia 27/03/2020, vemos o primeiro caso confirmado. Este bolem apresenta as análises da situação epidemiológica atualizada dos casos confirmados. Os dados apresentados são preliminares e sujeitos a alterações. Informações sobre a doença A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, foi posteriormente denominado SARS-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 pode ser assintomáca (sem sintomas) ou oligissintomáca (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentar dificuldades respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte venlatório. O vírus SARS-CoV-2 é transmido de pessoa a pessoa, por meio de goculas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. No momento não existe vacinas ou tratamentos específicos para a COVID-19, embora existam muitas pesquisas em andamento. O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias, em geral de 5 dias. Recomenda-se o isolamento domiciliar de todos os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, bem como seus contactantes domiciliares, por 14 dias após o início dos sintomas. Esse tempo de isolamento deverá ser ampliado caso um contactante domiciliar venha apresentar sintomas. O período de transmissão do SARS-CoV-2 não está totalmente elucidado, a pessoa infectada pode transmir a doença durante o período sintomáco, é sugerido que a transmissão também possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Upload: others

Post on 09-Jul-2020

24 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMIT TCICO COI-1araguaina.to.gov.br/portal/pdf/28AbrilBoletim...COMIT TCICO COI-1 Boletim Epidemiológico do dia 28.04.2020 COVID-19 Araguaína - Tocantins A Secretaria Municipal

COMITÊ TÉCNICOCOVID-19

Boletim Epidemiológico do dia 28.04.2020COVID-19 Araguaína - Tocantins

A Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína (TO) vem monitorando diariamente a situação epidemiológica de COVID-19 por meio da Vigilância Epidemiológica. No dia 27/03/2020, tivemos o primeiro caso confirmado. Este boletim apresenta as análises da situação epidemiológica atualizada dos casos confirmados. Os dados apresentados são preliminares e sujeitos a alterações.

Informações sobre a doença

A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, foi posteriormente denominado SARS-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 pode ser assintomática (sem sintomas) ou oligissintomática (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentar dificuldades respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

O vírus SARS-CoV-2 é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. No momento não existe vacinas ou tratamentos específicos para a COVID-19, embora existam muitas pesquisas em andamento.

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias, em geral de 5 dias.

Recomenda-se o isolamento domiciliar de todos os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, bem como seus contactantes domiciliares, por 14 dias após o início dos sintomas. Esse tempo de isolamento deverá ser ampliado caso um contactante domiciliar venha apresentar sintomas.

O período de transmissão do SARS-CoV-2 não está totalmente elucidado, a pessoa infectada pode transmitir a doença durante o período sintomático, é sugerido que a transmissão também possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Page 2: COMIT TCICO COI-1araguaina.to.gov.br/portal/pdf/28AbrilBoletim...COMIT TCICO COI-1 Boletim Epidemiológico do dia 28.04.2020 COVID-19 Araguaína - Tocantins A Secretaria Municipal

COMITÊ TÉCNICOCOVID-19

Situação epidemiológica de Araguaína

Até às 18 horas do dia 28/04/2020 havia 135 casos suspeitos, todos sendo monitorados conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, os quais devem permanecer em isolamento domiciliar, outros 523 foram encerrados por critério clinico-epidemiológico e/ou por exames complementares.

Foram confirmados 46 casos de COVID-19 em Araguaína. Desses, 28 são do sexo masculino e 18 do sexo feminino (figura 1), na distribuição por faixa etária quatro tinham de 10 a 19 anos, doze de 20 a 29, doze de 30 a 39, oito de 40 a 49, sete de 50 a 59 e três de 60 a 69 anos (figura 2). Quatro casos de residentes em Araguaína estão hospitalizados, em situação estável.

Na figura 3, pode ser observada a curva da taxa de incidência acumulada por 1 milhão de habitantes da COVID-19, no Estado do Tocantins e em Araguaína. No Estado houve a confirmação do primeiro caso em 20/03, tendo na presente data taxa de incidência acumulada de aproximadamente 74 casos por 1 milhão de habitantes. Em Araguaína o primeiro caso foi confirmado no dia 27/03, tendo hoje taxa de incidência acumulada de aproximadamente 255 casos por 1 milhão de habitantes.

Na distribuição espacial segundo bairros, os 46 casos confirmados estão alocados nos setores Araguaína Sul (3), Centro (2), Jardim das Palmeiras (1), Jardim Paulista (2), Lago Azul (3), Maracanã (2), Monte Sinai (2), Morado do Sol (1), Nova Araguaína (2), Parque Bom Viver (1), Parque do Lago (4), Planalto (1), Povoado Ponte (1), Setor Itaipu (1), Santa Mônica (2), São João (5), São Miguel (1), Senador (2), Setor Ana Maria (2), Setor Itapuã (1), Setor Raizal (1), Setor Sonhos Dourados (1), Setor Vitória (1), Vila Azul (2) e Vila Couto Magalhães (2) (figura 4).

Page 3: COMIT TCICO COI-1araguaina.to.gov.br/portal/pdf/28AbrilBoletim...COMIT TCICO COI-1 Boletim Epidemiológico do dia 28.04.2020 COVID-19 Araguaína - Tocantins A Secretaria Municipal

COMITÊ TÉCNICOCOVID-19

Cabe ressaltar que esses casos positivos aqui apresentados são aqueles que apresentaram sinais e sintomas e procuraram uma unidade de saúde local para atendimento médico. Conforme estudos, a maioria dos casos de COVID-19 é assintomática (sem sintomas) ou oligissintomática (poucos sintomas). A partir da confirmação dos casos, os contatos são investigados, monitorados e examinados.

A partir da suspeição e/ou confirmações dos casos, os pacientes que tiverem sintomatologia leve são colocados em isolamento domiciliar e monitorados via telefone, os moderados e graves necessitam de maiores cuidados, portanto devem ser encaminhados a unidades hospitalares de referência.

Medidas restritivas e ações preventivas

Motivado pelo aumento do número de casos de COVID-19 é pela consecução de critérios de revisão previstos nos decretos anteriores, aderindo às recomendações e políticas públicas Estadual e Federal, o poder público municipal emitiu o Decreto nº 222, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (28), com validade por tempo indeterminado.

O novo decreto limita o número de pessoas em reuniões familiares, retorna o atendimento comercial somente por entrega ou retirada no local, suspende a realização de cultos e missas com público, responsabiliza instituição e estabelecimentos pelo uso da máscara no interior e proíbe totalmente a venda de bebidas alcoólicas no Município.

O decreto também suspende as atividades das academias, feiras, motéis e estabelecimentos de embelezamento, como clínicas de estética e barbearias. Os serviços se juntam ao grupo em que estão bares, locais de eventos, clubes recreativos, campos esportivos, salões e comércio ambulante em geral.

Capacidade de atendimento para casos moderados e graves de COVID-19

As unidades hospitalares e pré-hospitalares de Araguaína contam com os seguintes leitos:

HRA (Hospital Regional de Araguaína) – 10 leitos de UTI;

Page 4: COMIT TCICO COI-1araguaina.to.gov.br/portal/pdf/28AbrilBoletim...COMIT TCICO COI-1 Boletim Epidemiológico do dia 28.04.2020 COVID-19 Araguaína - Tocantins A Secretaria Municipal

COMITÊ TÉCNICOCOVID-19

HDT (Hospital de Doenças Tropicais) – três leitos de suporte avançado e sete clínicos para pacientes moderados;

HMA (Hospital Municipal de Araguaína) – dois leitos de suporte avançado e dois leitos clínicos para pacientes pediátricos;

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – um leito de suporte avançado e cinco leitos clínicos de isolamento para estabilização e transferência para unidades hospitalares.