comida mais cara está em bh

12
J Pesquisa também mostrou valores de self-service e prato feito PEDRO VILELA/AGENCIA I7 Comida mais cara está em BH U Pesquisa da Assert Brasil em 49 cidades mostra que capital tem pratos executivos e a la carte mais caros do país. Página 5 Semana Francesa traz delícias culinárias pelo valor de R$ 80. Pág. 11 “Poderoso Castiga” promete gargalhadas no Cine Brasil . Pág. 8 Almir Sater, Elba e Geral- do Azevedo recheiam a agenda musical. Pág. 8 Bon appétit! U Coluna do PCO PÁGINA 2 U Artigo Alexandre Poni, da Amis: “Otimismo e trabalho” PÁGINA 4 AJUDE O PLANETA. RECICLE . ANIVERSÁRIO ANO 3 / NÚMERO 156 / 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br Há 3 anos, estamos todas as semanas com você! Imperdíveis No lançamento da nova edição da Viver Casa, Ma- teus Corradi, diretor de marketing da Florense, falou sobre a importância do design . Página 3 Presença ilustre no design O cupê One:1, da Koenigsseg, é um dos modelos que brilhou no Salão de Genebra Pág. 7 TIÃO MOURÃO FONTE: ASSERT BRASIL COMERCIAL 18,02 18,65 AUTOSSERVIÇO 21,24 22,30 EXECUTIVO 49,98 38,65 A LA CARTE 61,63 47,90 U PREÇO MÉDIO DA REFEIÇÃO TIPO EM BH NO BRASIL

Upload: buikhanh

Post on 10-Jan-2017

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comida mais cara está em BH

J Pesquisa também mostrou valores de self-service e prato feito

PEDRO VILELA/AGENCIA I7

Comida mais cara está em BHU Pesquisa da Assert Brasil em 49 cidades mostra que capital tem pratos executivos e a la carte mais caros do país. Página 5 Semana Francesa traz

delícias culinárias pelo valor de R$ 80. Pág. 11

“Poderoso Castiga” promete gargalhadas no Cine Brasil. Pág. 8

Almir Sater, Elba e Geral-do Azevedo recheiam a agenda musical. Pág. 8

Bon appétit!

U Coluna doPCOPÁGINA 2

U ArtigoAlexandre Poni, da Amis: “Otimismo e trabalho”PÁGINA 4

AJU

DE O

PLA

NETA

. REC

ICLE

.

ANIVERSÁRIO

ANO 3 / NÚMERO 156 / 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br

Há 3 anos, estamos todas as semanas com você!

Imperdíveis

No lançamento da nova edição da Viver Casa, Ma-teus Corradi, diretor de marketing da Florense, falou sobre a importância do design . Página 3

Presença ilustre no design

O cupê One:1, da Koenigsseg, é um dos

modelos que brilhou no Salão de Genebra

Pág. 7

TIÃO MOURÃO

FONTE: ASSERT BRASIL

COMERCIAL 18,02 18,65AUTOSSERVIÇO 21,24 22,30EXECUTIVO 49,98 38,65A LA CARTE 61,63 47,90

U PREÇO MÉDIO DA REFEIÇÃO

TIPO EM BH NO BRASIL

PAGINA 001_CAPA.indd 1 28/03/14 18:15

Page 2: Comida mais cara está em BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOTerrorismo eleitoral

Natura lidera o Facebook

Com 7 m i l hões de seguidores, a Natura é a marca de seu segmento que mais cresceu no Fa-cebook Brasil, em 2013. A página, criada em 2009, t inha 274.890 fãs em 2012, subiu para mais de 2 milhões em 2013 e agora passou dos 7 milhões. O número foi atingido graças à integração das fanpages da Natura em Brasil, Argen-tina, Chile, Peru, Colômbia, México e França, países onde a empresa possui unidades de negócios.

Homenagem às mulheres

Na segunda-feira (31), às 19h, a Câmara Muni-cipal de Belo Horizonte realiza cerimônia em ho-menagem às Mulheres Empreendedoras de 2014. A iniciativa é do vereador Joel Moreira Filho (PTC). Angela Pace, presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, fará o agra-decimento em nome das homenageadas.

Air France de BSB a Paris

A Air France volta a

O governador Eduardo Campos (PSB), candidato à Presidência da República, disse, em São Paulo, que o PT faz “terrorismo eleitoral” ao afi rmar que só a legenda petista pode garantir a continuidade do programa Bolsa Família. Eduardo falou sobre o assunto num fórum promovido pela American Society e Council of Americas, cujo debate incluiu painéis com jornalistas e economistas. “Nós não podemos permitir que o terrorismo eleitoral diga que só uma força política manterá o Bolsa Família no Brasil”, afi rmou Campos. “Isso é terrorismo, é mentira. É uma tentativa de fazer o medo derrotar a esperança”, acrescentou.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O presidente da PHV Engenhar ia, Paulo Henrique Pinheiro de Vasconcelos apresentou à diretoria da OAB/MG, lidera-da por Luis Cláudio Chaves, o projeto de-senvolvido para instalação da sede própria da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados. O novo prédio será construído no terreno da rua Guajajaras, onde atualmente funciona o Protocolo, Estacionamento e Café (PEC).

O cardiologista Samuel Flan – que foi colega de infância do empresário Salvador Ohana – é o novo presidente da Unimed-BH. Chega para dar conti-nuidade à excelente administração de Helton Freitas nos últimos oito anos. “O resultado das urnas representa o reconhecimento dos médicos co-operados ao trabalho desenvolvido pela Unimed-BH. Nosso compro-misso é preservar essas conquistas e avançar”, afi rma o presidente eleito, que tomará posse em abril.

PHV Engenharia faz prédio da OAB/MG

Novo presidente da Unimed-BH

Menores: infratores ou criminosos?

O assunto é recorrente e tem gente que nem suporta falar ou ler sobre ele. Mas, como é grave e vai se agravando a cada dia, não há como desconhecê-lo, fi car omisso. A juíza Valéria da Silva Rodrigues, da Vara da Infância, em entrevista à rádio Itatiaia, deu a dimensão do problema e da urgência de se encontrar uma solução. Segundo a juíza, pelo menos 20 menores passam pelo Juizado, diariamente, por infra-ções diversas. Foram 11 mil no ano passado, sendo pelo menos 6% deles envolvidos em crimes violentos, como homicídios, es-tupros, latrocínios. E não há lei para contê-los. A juíza lembra que, independente da infração, ou crime mesmo, cometido pelo menor, o tempo máximo de inter-nação é três anos. Uma falha do Estatuto da Criança e do Adoles-cente, que nem mesmo os “pobres dos meninos” aceitam, tanto que chegam a cobrar da juíza essa incoerência da lei, que ela exige ser alterada, sob pena de a socie-dade ficar ainda mais refém da violência. E alguém precisa mes-mo reagir. Não é mais possível continuarmos tratando menores violentos como vítimas de uma sociedade injusta, como pobres excluídos. Não é bem assim. Os menores infratores – infratores para a lei, criminosos para o povo – de hoje são da geração Bolsa Família, filhos de famílias que recebem o benefício do gover-no e, em troca, deveriam estar na escola. Mas os filhos das classes média e alta também estão de-linquindo, levados pelas drogas, pelo consumismo ou mesmo pela busca de aventuras. Em todas as situações, porém, o combustível do crime é a impunidade. Impu-nidade que começa em casa, pelo abandono moral da família, e segue pela vida, pela inexistência de leis mais duras. Para agravar, há ainda a turma do politica-mente correto, que atribui tudo a uma suposta exclusão e a uma real, e histórica, injustiça social. Enquanto isso, a violência está só aumentando.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Flávio Penna e Jaqueline da Mata

fazer a rota de Brasília a Paris, a partir da segun-da-feira (31). Com os novos voos, com três frequências semanais, Brasília passa a ser o terceiro destino no Bra-sil da companhia aérea f rancesa. Os voos serão operados com o Boeing 777-200.

Pela InternetA partir de 30 de

abril, o cidadão que se envolver em acidentes de trânsito sem vítima poderá fazer o boletim de ocor rênc ia pe la internet. A informação é da superintendente de Informações e In-

teligência Policial de MG, delegada Yucari Myata. Outros cinco tipos de registro se-rão implementados a té o f ina l do ano: perda ou extravio de d o c u m e n t o s e d e material; dano; pes-soa desaparecida e pessoa localizada.

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

DIRETORA Eliana Paula

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]ária: Patrícia CarvalhoAssistente de Fotografi a:

Tamara JesusRevisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected] de arte: Renato Luiz

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

EDITORA DE WEB Denise MottaAssistente de web: Marcela Soares

Superintendente comercial Gino Murta

Departamento Comercial (31) 3503-8888

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: [email protected]

Impressão: Rede Editora Gráfi caTiragem semanal: 38 mil exemplares

ARTIGO:

Terrorismo eleitoralO governador Eduardo Campos (PSB), candidato à Presidência da

República, disse, em São Paulo, que o PT faz “terrorismo eleitoral” ao afi rmar que só a legenda petista pode garantir a continuidade do programa Bolsa Família. Eduardo falou sobre o assunto num fórum promovido pela American Society e Council of Americas, cujo debate incluiu painéis com jornalistas e economistas. “Nós não podemos permitir que o terrorismo eleitoral diga que só uma força

PAGINA 002_PCO.indd 1 28/03/14 16:18

Page 3: Comida mais cara está em BH

Luciana AvelinoSUBEDITORAlll

A 3 ª e d i ç ã o d o E m Casa, evento da VB Co-m u n i c a ç ã o q u e m a r -ca, trimestralmente, o lançamento da revista Viver Casa, trouxe como palestrante Mateus Au-gusto Corradi, diretor de marketing da Florense e herdeiro do grupo. Du-rante o brunch servido no Espaço VB, que reuniu profi ssionais dos setores de decoração, arquitetu-ra, design e paisagismo, o convidado, que integra a terceira geração do fundador da fábrica de móveis, instalada há 61

anos na cidade gaúcha d e F l o r e s d a C u n h a , abordou questões acerca de produção, matérias--primas, gestão familiar, sustentabilidade, inter-nacionalização da marca.

U m d o s d e s t a q u e s da palestra foi o inves-timento na equipe de designers da Florense, iniciado em 1997 e ainda hoje comandado pelo escritório de Lourenço Negrão, em Padova, na Itália. Presente profis-sionalmente na Florense desde os 18 anos, Mateus passou pelos cargos de estagiário, no setor de exportação, e gerente de marketing. “A política da

empresa sempre foi fun-damentada no trabalho dos sucessores, que têm de mostrar capacidade, comprometimento, com-portamento correto. Meu avô costumava dizer que a intenção dele não era

passar o patrimônio, e sim o legado.”

Considerada uma das marcas nacionais mais valorizadas, a Florense possui nada mais nada menos do que 1 milhão e 200 itens de venda, sendo

90% produzidos em fá-brica própria. Atualmen-te, está presente em oito países, além do Brasil: Estados Unidos, México, Guatemala, Panamá, Pa-raguai, Chile, Uruguai e Nova Zelândia.

U Mateus Corradi, diretor de marketing da Florense, foi o palestrante convidado para o lançamento da Viver Casa

Design em destaqueFOTOS: TIÃO MOURÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 3CIDADE

Forlan Pampulha4009-4000

Forlan da Barão2122-8020

Pisa Ford3388-1000

Inova Ford3359-9455

Inova Ford Betim2571-9494

BH For Cid. Nova 3514-5100

BH For Lourdes3514-5200

Respeite os limites de velocidade.

Preços válidos até 01/04/2014 ou enquanto durarem os estoques - 30 unidades. Ford Focus Hatch S1.6L Flex (cat QAL4) a partir de R$ 60.990,00 à vista ou fi nanciado com taxa de 0,00% a.m. e 0,00% a.a, 50,49% de entrada (R$ 30.793,85) e saldo em 24 parcelas de R$ 1.299,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 61.969,85. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 14/01/2014 a partir de 0,26% a.m. e 3,13% a.a., por meio do Programa Ford Credit. Não abrange seguro, acessórios, documentação e serviços de despachante, manutenção ou qualquer outro serviço prestado pelo Distribuidor. Sujeito à aprovação de crédito. O valor de composição do CET poderá sofrer alteração, quando da data efetiva da contratação, considerando o valor do bem adquirido, as despesas contratadas pelo cliente, custos de Registros de Cartórios variáveis de acordo com a UF (não incluso no valor das parcelas e no cálculo da CET) a data da contratação. Contratos de Financiamento e Arrendamento Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A. Valores válidos para cores sólidas. Frete incluso.

J Corradi: política fundamentada no

trabalho dos sucessores

J Gustavo Cesar de Oliveira, diretor do grupo VB

PAGINA 003_Em Casa.indd 1 28/03/14 16:18

Page 4: Comida mais cara está em BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 20144 OPINIÃO

Este ano será muito interessante para o país. Teremos eleições para presidente, go-vernadores, senadores e deputados e a Copa do Mundo de futebol. São dois temas que tra-zem em si o contraditório, a polêmica, mas também oportunidades. No primeiro caso, é a opção de trocar ou manter os nossos diri-gentes. Tratando da Copa, é a oportunidade de mostrar ao mundo a nossa qualidade.

E é sobre isso que quero discorrer com mais detalhe. Quando digo qualidade, não me refiro ao futebol brasileiro. Esse, o mundo inteiro já conhece. Quero dizer que precisamos apresentar ao mundo o alto nível dos nossos produtos, dos serviços e das em-presas. O setor supermercadista mineiro é o segundo maior do país, com faturamento de R$ 26,8 bilhões no ano passado. Temos a pre-sença das quatro maiores redes do varejo alimentício brasileiro e de várias empresas menores, mas que são referência, em atendimento e em faturamento. Portanto, somos grandes em quantidade e em qualidade. Mas podemos, e vamos, melhorar.

O setor não para de investir na busca de se tornar ainda maior e melhor. Até o fi nal deste ano, teremos investido R$ 340 milhões em expansão e melho-ria. De acordo com projeções da Associação Mineira de Supermercados (Amis), pelo me-nos 85 lojas serão abertas e outras 65 refor-madas. Até dezembro, Minas terá 6.970 lojas supermercadistas. É importante ressaltar que, mesmo com a concorrência das maio-res empresas do país, não temos concentra-ção. Isso signifi ca dizer que nenhuma rede é “dona” do mercado e que há espaço para todos os portes de negócio. O que é positivo, principalmente para o consumidor.

O supermercado, hoje, além de elo fun-damental no abastecimento, é um grande prestador de serviços. Quando uma loja su-permercadista é aberta, ela valoriza a região, gera empregos e traz oportunidades para o fornecedor. Temos, ainda, importante papel na geração de empregos. Hoje, são 156 mil profissionais empregados, aos quais serão acrescentados mais 10 mil em 2014. E o mais importante é que, das pessoas que procuram emprego nas lojas, de 60% a 70% são jovens

que têm ali o primeiro trabalho formal. É no supermercado que ele aprende a trabalhar, conhece a vida corporativa e tem a possibi-lidade de crescer profissionalmente. Tudo isso com uma contribuição enorme da em-presa, que precisa investir em treinamento para formar esse profi ssional com o objetivo de melhor atender o cliente.

Nessa formação, merece destaque especial a contribuição da Amis. Supermer-cadistas e colaboradores de todas as regiões mineiras têm a oportunidade de participar de eventos, cursos e palestras promovidas pela entidade. O maior desses eventos é a Superminas, congresso realizado em parce-ria com a Amipão, entre 21 e 23 de outubro, quando esperamos receber, no Expominas, em BH, 55 mil varejistas e colaboradores,

atacadistas, fornecedores, pessoas que buscam quali-ficação profissional e rela-cionamento empresarial. Ainda no campo profi ssional, a entidade oferece cursos adequados a todos os setores e níveis hierárquicos da em-presa e promove eventos de relacionamento. Este, aliás, é um tema em que vamos in-vestir. Acreditamos na força do relacionamento, pessoal,

empresarial ou institucional. Como primei-ro passo, a Amis escolheu para seu tema central “A era do relacionamento”, que vai nortear todas as ações da entidade em 2014.

Em nome desse relacionamento e bus-cando fortalecer os segmentos, avançamos em uma parceria com a ACMinas, a CDL-BH e a Federação do Comércio para criarmos um conselho empresarial de defesa do em-presário do comércio. Juntos e mais fortes, podemos defender o varejo e propor mudan-ça em questões como redução e simplifica-ção da carga tributária, melhoria da mão de obra, a mobilidade urbana e outra questão que nos preocupa: a sustentabilidade. Vamos desenvolver um trabalho contínuo em defesa do meio ambiente.

Portanto, teremos um ano de muito oti-mismo, mas, sobretudo, de muito trabalho.

Alexandre Poni é presidente do Conselho Diretor da Amis

Otimismo e trabalho

Não é raro ouvirmos que, ao citar a valorização de determinado local, o supermercado sempre aparece como um dos elementos que contribuem com isso”

Alexandre Poni

TEM SEMPRE UMA FESTA DE

OFERTAS NO SEU CAMINHO.

Araujo 108 anos.TEM SEMPRE UMA FESTA TEM SEMPRE UMA FESTA

OFERTAS NO SEU CAMINHO.OFERTAS NO SEU CAMINHO.

Araujo 108 anos.Araujo 108 anos.Araujo 108 anos.

ARAUJO ENTREGA EM TODO O BRASIL.

Consulte área de entrega. Alguns produtos não podem ser comercializados devido à legislação vigente ou por restrições da logística de entrega.

Custo de ligação local.

Custo de ligação local.Em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Sete Lagoas.

PARA OUTRAS LOCALIDADES,

LIGUE: 0300 313 1010.

AS MAIS LIDAS DO PORTAL ENTRE OS DIAS 22 E 28 DE MARÇO.

1 - Turma da Mônica é família mineira, diz Maurício de Sousa2 - Vereador tucano ataca falta de diálogo no PSDB3 - Confi ra dicas de como assar peixes na churrasqueira4 - Conheça a lipo sem cortes5 - Brasileiro produz mais de um quilo de lixo por dia

Facebook: www.facebook.com/TudoBHTwitter: @TudoBH ● Portal: www.jornaltudobh.com.br

O PORTAL DE NOTÍCIAS DA VB COMUNICAÇÃO

NO TWITTER

FRASES

BRASIL eliminado no BBB - agência internacional manda economia pro paredão. @lapena, humorista.

lll

Muito triste com as declarações do Lelio Gustavo, por-que era um cara que eu acompanhava e sempre gostei! @NetoBerola7, jogador

lll

Johan Cruyff paga mico feio por Neymar: “ninguém aos 21 anos é uma grande fi gura”. Verdade. Pelé só tinha 16 quando virou o Rei do futebol. @HelioCosta15 , ex senador.

Só há uma força maior do que a força do Executivo sobre o Legislativo, é a força da opinião pública”,

Aécio Neves, senador, sobre o recolhimento de assinaturas para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para inves-tigar a Petrobras

A turma da Mônica é a família mineira. Passamos valores, ética”

Maurício de Sousa, cartunista, sobre a inspiração na família mineira para criar seus quadrinhos.

TUDOBH

PAULO WERNER

PAGINA 004_OPINIÃO.indd 1 28/03/14 16:19

Page 5: Comida mais cara está em BH

Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTAlll

Alimentar-se em Belo Horizonte não está nada barato. Talvez isso não seja novidade, tanto para quem faz comida em casa quanto para os vão a restauran-tes. O dado a mais dessa realidade veio assombrar os moradores da cidade quando a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert Brasil) divulgou dado que mostra a capital mineira como a mais cara dentre 49 cidades brasileiras para re-feições dos tipos “executi-vo” e “a la carte”. A primei-ra tem o preço médio de R$ 49,98 aqui e a segunda, de R$ 61,63. No Brasil, os valo-res são R$ 39,65 e R$ 47,90, respectivamente.

O dado foi surpresa até para o presidente da Assert Brasil, Artur Almeida. “É certo que os alimentos têm pressionado fortemente a inflação e isso atinge todo o Brasil. Não tínhamos no-ção de que Belo Horizonte seria a cidade mais cara”. O lenvantamento, feito entre 1º de novembro e 5 de dezembro de 2013, tam-bém identifi cou os valores de refeições dos tipos “co-mercial” e “autosserviço” (com preço fi xo ou a quilo). Nesses dois, a cidade apre-sentou valores abaixo da média brasileira: R$ 18,02 e R$ 21,24 contra R$ 18,65 e

R$ 22,30. “No caso de Belo Horizonte, o preço médio apurado sofre decisiva in-fl uência de valores do prato ‘a la carte’”, acrescenta. Os valores são relativos à com-posição: prato + bebida (água, suco, refrigerante) +

sobremesa + café.C o n f o r m e A r t u r , a

pesquisa foi feita para for-necer um parâmetro do comportamento de preços de refeições na hora do almoço, em restaurantes e similares que aceitam

vales-refeição nas cinco regiões brasileiras. As en-trevistas foram feitas com donos ou responsáveis pelos locais. As cidades foram escolhidas a partir da movimentação de vales.

Representante dos em-

presários que trabalham com alimentação fora do lar, Lucas Pêgo, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), não concor-da muito com os resultados encontrados, mas não questiona a pesquisa. “Ela tem a metodologia dela. Só acho que não representa a realidade”, diz. Segundo ele, a alta nos preços da alimentação fora do lar ocorre porque o segmento passa por todos os proble-mas relacionados à eco-nomia, especificamente a alta do IPCA. “A comida sempre puxa o IPCA, horta-liças, frutas, ovos, tomate, batata”.

Os custeios também puxam os preços, diz Lu-cas. Dois dos gastos que mais pesam são aluguel, principalmente na região Centro-Sul, e mão de obra, além dos tributos. “Os donos de bares e restau-rantes não estão satisfeitos em cobrar esses valores”, afirma. O representante da Abrasel diz, ainda, que a margem dos lucros dos empresários caiu de 25% do faturamento para 7% a 11%, nos cinco anos. Agora, ressalta, o desafio é usar a criatividade para tentar aumentar o lucro e reduzir os preços a partir de melhoria na produtivi-dade, por exemplo, com a implantação de softwares que possam diminuir o número de funcionários.

U Levantamento da Assert Brasil, em 49 cidades, mostra que as refeições prato executivo e a la carte na capital mineira têm os maiores valores

Comer é mais caro aqui

Preços na cidade variam quase 300%

PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 5ESPECIAL

FONTE: ASSERT BRASIL

COMERCIAL 18,02 18,65AUTOSSERVIÇO 21,24 22,30EXECUTIVO 49,98 38,65A LA CARTE 61,63 47,90

U PREÇO MÉDIO DA REFEIÇÃO

TIPO EM BH NO BRASIL

[email protected]

Em fevereiro deste a n o , o u t r a p e s q u i s a revelou o quanto a ali-mentação fora do lar está elevada em Belo Horizonte e o quanto os valores são díspares, de acordo com a região e o estabelecimento. Quem realizou o levantamento

foi o site Mercado Minei-ro. O levantamento abor-dou os valores cobrados para refeições dos tipos marmitex, prato feito e self-service a quilo, além da bebida – suco natural e refrigerante lata.

De acordo com a pes-quisa, os preços variaram

e n t r e 1 0 0 % e 3 0 0 % na capital. No caso do marmitex, a variação foi de 208,33% (grande) e 140% (pequena), do pra-to feito, foi de 200%, e do self-service a quilo, de 286,82%. O refrigerante variou 127,27% e o suco natural, 160%.

PAGINA 005_ESPECIAL.indd 1 28/03/14 17:58

Page 6: Comida mais cara está em BH

Os mais de 90 mil advogados mineiros ins-critos na Ordem dos Ad-vogados do Brasil (OAB) registram duas grandes conquistas no primeiro trimestre deste ano, por meio da Caixa de Assis-tência dos Advogados (CAA) de Minas Gerais: o programa Minas Digi-tal, que surgiu de uma parceria entre a Nova CAA, a Seccional Minas Gerais da OAB e a Escola Superior de Advocacia, e o Sistema Integrado de Multisserviços (SIM), q u e f u n c i o n a r á n a s proximidades do Fórum Lafayette, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.

Por meio do Minas Digital, a CAA fará a certificação dos advoga-dos mineiros, além de

qualifi cá-los para traba-lharem com o Processo J u d i c i a l E l e t r ô n i c o (PJ-e) que, por determi-nação do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ), substituirá a papelada dos processos judiciais no Brasil. O primeiro laboratório do Minas Digital foi inaugurado em Belo Horizonte. Nos próximos dias, Juiz de Fora e Uberlândia tam-bém terão suas unidades em funcionamento. Pos-teriormente, as maiores s u b s e ç õ e s t a m b é m terão seus laboratórios. Além disso, haverá o Minas Digital Itinerante, que percorrerá todo o estado para facilitar a certificação dos profis-sionais. “Nosso objetivo é, somente este ano, cer-tifi car 20 mil advogados

mineiros”, prevê o pre-sidente da CAA, Sérgio Murilo Braga.

O Barro Preto, consi-derado o núcleo nervoso da advocacia mineira, por abrigar o Fórum La-fayette e a Justiça do Tra-balho, foi estrategica-mente escolhido para abrigar a unidade do Sistema Integrado de Multisserviços (SIM). O espaço terá uma uni-dade da Rede Santo Ivo (drogaria e ótica), Li-vraria Virtual (onde ad-vogados poderão con-sultar e adquirir obras), será o centro do Minas Digital, funcionará a OAB Saúde, plano geri-

do pela Caixa de Assis-tência dos Advogados, além de outros serviços que serão implantados p e l a OA B M G, c o m o o setor de protocolo. “O SIM é um imenso espaço para facilitar a vida dos advogados tanto da capital quanto do interior, que sempre estão naquela região da cidade em virtude do desenvolvimento de seu trabalho”, destaca Sérgio Murilo Braga. O espaço tem área de 300 m2 e é de fácil acesso.

SIMEndereço: Avenida Augusto de Lima, 1.756, Barro Preto

U Caixa de Assistência inaugura unidade de serviços no Barro Preto

Vida mais fácil para advogados6 GERALBlindagem

patrimonial e planejamento

SucessórioTema em voga no direito brasileiro e antes

utilizado apenas por grandes empresários e corporações, a criação de empresas Holding Familiar e Patrimoniais tem cada vez mais sido utilizada por profissionais e empresários de médio e pequeno porte, visando a busca de estratégias para garantia da continuidade do negócio e da proteção do patrimônio da família.

O planejamento sucessório, uti l izado adequadamente seus aspectos societários e tributários, demonstra vantagens signifi cativas para a administração dos negócios, conciliando-se ao conceito de governança corporativa, efetivando uma redução da carga tributária e proteção do patrimônio familiar, podendo eliminar, inclusive, a necessidade de realização de inventários quando do falecimento do empresário.

Antes contudo, é necessário entender e separar a finalidade de duas empresas distintas, para que a estratégia a ser traçada seja realmente alcançada.

Holding é uma sociedade que tem como atividade o exercício do controle acionário de outras empresas e a administração dos bens das empresas que controla, bem como o do desenvolvimento do planejamento estratégico, fi nanceiro e jurídico dos investimentos do grupo, centralizando as decisões e a administração de várias empresas de um mesmo grupo empresarial.

Contudo, a Holding tem sido cada vez mais utilizada para o controle de apenas uma empresa, especialmente empresas familiares, objetivando o planejamento sucessório destas, e evitando, não só os elevados custos de um inventário, mas também a continuidade da empresa, para que esta não paralise suas operações em quanto os herdeiros não resolvem suas questões familiares relativas a herança.

De sorte, a existência de um planejamento sucessório adequado, insere a empresa no conceito de governança corporativa, agregando confiabilidade e valor à mesma, já que os clientes, fornecedores e investidores poderão ter a garantia pela continuidade do negócio.

Diferentemente da holding, a Empresa Patrimonial não objetiva o controle acionário de outras empresas, mas sim a reunião dos bens da família em uma pessoa jurídica, ocas ionando uma considerável redução t r ibutár ia sobre os rendimentos destes bens, especialmente os relativos a aluguéis e ganhos de capital quando da sua venda.

Além mais, e desde que elaborada uma estratégia bem defi nida, a Empresa Patrimonial é uma importante ferramenta para a transferência dos bens entre os componentes da família, especialmente pelo possível dispensa do inventário quando do falecimento dos patriarcas, resultando numa economia significativa de despesas, bem como evitando desentendimento entre os herdeiros na divisão do patrimônio, e com isso a dilapidação dos bens da família.

Estes são mecanismos que a Sociedade inteligentemente pode utilizar em substituição aos morosos e caros processos e procedimentos de inventário, garantindo a integridade dos bens e negócios da família.

Gilberto NettoAdvogado e Consultor Jurídico de Negócios

Imobiliários Presidente da Comissão de Direito Notarial

e Registral da OAB/MGMBA em Empreendimentos

e Financiamentos Imobiliários

Presidente da Oliveira Netto

Advogados Associados

com.br

email [email protected]

Aprovada lei para internet Aprovado na terça, 25, pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei do Marco Civil da Internet seguiu para o Senado e, em seguida, vai para a sanção presidencial. O projeto, que vem sendo debatido desde 2009, estabelece princípios e garantias do uso da rede no Brasil. O Marco Civil proíbe o acesso de terceiros a dados, correspondências ou comunicação pela rede e garante a liberdade de expressão e a proteção da privacidade e dos dados pessoais na internet.

Capital Brasileira da Hora do PlanetaO projeto Hora do Planeta: o Desafi o das Cidades, promovido pela WWF, organização não governa-mental brasileira, em parceria com o Iclei, pre-miou Belo Horizonte como a Capital Brasileira da Hora do Planeta. O anúncio foi feito na segunda, 24. Essa foi a primeira vez que o Brasil participou da disputa. O Desafi o das Cidades avaliou os inves-timentos na reestruturação das matrizes energéti-cas para fontes limpas.

Elevado agora é “Helena Greco” Os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovaram na terça, 25, a mudança de nome do elevado Castelo Branco, que liga a ave-nida Dom Pedro 2º à praça Raul Soares. O viaduto tinha o nome do marechal Humberto de Alencar Castelo, primeiro presidente do governo militar brasileiro. Agora homenageia umas das mineiras que lutaram contra o regime militar, Helena Gre-co, que foi a primeira vereadora mulher de BH.

Três anos do TUDO BHCom tiragem se-manal e distribui-ç ã o g r a t u i t a n a Drogaria Araujo, nos aeroportos In-ternacional Tancredo Neves e de Confi ns e nas princi-pais vias da capital mineira, o Jornal Tudo BH foi lança-do em abril de 2011, como proposta editorial inovadora do Grupo VB Comunicação. Nesse período, tem levado aos leitores os principais assuntos da semana, sempre com uma linguagem fácil, direta e agradável.

Aconteceu na semanaAconteceu na semana

D S ST Q Q S

BERNARDO SALCE/AGENCIA i7

J Sérgio Braga: objetivo é certifi car 20 mil advogados

PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7

TIÃO MOURÃO

Vale tudo pelo Galo

AJU

DE O

PLA

NETA

. REC

ICLE

.

O gorila que dominou o

Zoológico de BH, por tantos

anos, está de volta. O corpo

de Idi Amin passou por um

processo de curtimento e

é uma das atrações do Mu-

seu de Ciências Naturais

da PUC Minas, que será

reaberto para o público,

no dia 17, completamente

reformado. Página 9

Idi Amin é atração no museu da PUC Minas

Alta gastronomia e boa música são a pedida na praça Marília de Dirceu. Veja duas receitas do

evento. Pág. 12

A Orquestra Sinfônica de Minas ganha o balanço de João Bosco para homenagear

Vinicius. Pág. 13

Gastronomia na praça

João Bosco e orquestra

U Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 3 / NÚMERO 141 / 14 A 20 DE DEZEMBRO DE 2013 / www.jornaltudobh.com.br

Confi ra seleção de carros com

pegada esportiva.Pág. 11

U ArtigoJoaquim Herculano, presidente do TJMG: “Justiça e clamor social”

PÁGINA 4

U Torcida invade o Marrocos para apoiar time no Mundial de Clubes U Na bagagem, além das camisas, vão as superstições. Págs. 6 e 7

J Os irmãos

Henrique e Marcelo

Pedrosa: camisas,

bandeiras e imagem

de Nossa Senhora das Graças

O prefeito de BH,

Marcio Lacerda, no

Conexão Empresarial,

destacou que as gran-

des cidades oferecem

oportunidades de ne-

gócios com sustentabi-

lidade. Violência e mo-

bilidade são principais

desafi os. Página 5

Cidade é boa para negócio sustentável

Gustavo Cesar de

Oliveira e Marcio Lacerda

PAGINA 001_CAPA.indd 1

13/12/13 17:45

BH para foliões e sossegadosU Mais de 140 blocos nas ruas, shows, festas nas regionais. Capital abre o que promete ser o seu maior Carnaval. U Mas quem não curte o agito de momo não fi ca sem opção de bar, mostra e teatro U Roteiro traz programação para todos. Páginas 6 e 7

AJU

DE O

PLA

NETA

. REC

ICLE

.

Página 3

Página 9

Nove presos por ‘Máfia dos Órgãos’

Longa infantil estreia no fim de semana

Os quarenta dias entre o Carnaval e a Semana Santa são uma boa desculpa para experimentar receitas que levam pescados. Salmão, camarão, badejo... Aventure-se! Pág. 8

Sai a carne, entra o sabor dos peixes e frutos do mar

U Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 3 / NÚMERO 152 / 1º A 7 DE MARÇO DE 2014 / www.jornaltudobh.com.br

A italiana Ducati Monster chega ao Brasil no fi nal do semestre

Pág. 5

U Artigo Fábio Veras, diretor do Sebrae-MG: “Ler, escrever e empreender”. PÁGINA 4

Os quarenta dias entre o Carnaval e a Semana Santa são uma boa desculpa para experimentar receitas que levam pescados. Salmão, camarão, badejo... Aventure-se!

IGOR COELHO/AGÊNCIA I7

RODRIGO CAMPOS

semestrePág. 5

PAGINA 001_CAPA.indd 1

28/02/14 17:50

J A dentista Flávia Vasconcelos pagou a vacina para a fi lha mais velha e agora vai vacinar a caçula na rede pública

PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7

Guerra contra o HPV U Pela primeira vez, calendário inclui vacina contra um dos responsáveis pelo câncer de colo de útero U Público-alvo são as meninas entre 11 e 13 anos. Página 6

AJU

DE O

PLA

NETA

. REC

ICLE

.

A galinha mais querida do Brasil chega a BH com “Galinha Pintadinha - Cadê o Popó”Pág. 8

“ E m i l i n h a e M a r -l e n e – a s r a i n h a s d o

rádio”relembra a rixa en-tre as duas divas, enquanto

“Lampião e Lancelote” propõe um duelo de re-

pentes . Página 8

Musicais encantam a capital

Rodrigo Santoro volta à pele de

Xerxes na continuação de 300 – A

ascensão do império. “Xerxes paira

sobre todo mundo, como algo poderoso e cruel”, diz o ator. Pág. 9

“O que o mordomo viu” marca o reencontro de

Marisa Orth e Miguel Falabella. Pág. 8

Cinema

Teatro

U Coluna doPCOPÁGINA 2

ANO 3 / NÚMERO 153 / 8 A 14 DE MARÇO DE 2014 / www.jornaltudobh.com.br

Recheios incrementam e dão aos legumes cara de prato principal. Pág. 11

U ArtigoHelvécio Magalhães, secretário nacional de Atenção à Saúde:

“Armados contra o HPV”PÁGINA 4

“O que o mordomo viu” marca o reencontro de

Marisa Orth e Miguel Pág. 8

de prato principal. Pág. 11

de prato principal. Pág. 11

PAGINA 001_CAPA.indd 1

07/03/14 17:20

PAGINA 006_ MATERIA.indd 1 28/03/14 17:47

Page 7: Comida mais cara está em BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 7VEÍCULOS

PARE E SIGAU Alemão à brasileira U Feitos para brilhar

U Líder de vendas

O BMW 320i ActiveFlex é um alemão à brasileira. O sedã, cujo preço sugerido parte de R$ 133.950, mantém as características do tradicional carro feito na Alemanha, mas ganha um toque de Brasil com a possibilidade de usar etanol, além da gasolina. É a primeira amostra da nacio-nalização dos BMW, que será concluída quando a marca passar a produzir carros em Araquari (SC), até o início de 2015. O Série 3 – do qual o 320i é uma versão – é um dos confi rmados para ser brasileiro. O motor 2.0 é o pri-meiro turbo do mundo com tecnologia fl exível. Ele dispen-sa o uso do tanque de gasolina auxiliar para partida, ainda presente na maioria dos carros nacionais. Com 184 cv de potência e 27,5 mkgf de torque – independentemente do combustível utilizado –, o 320i mantém os números do modelo apenas a gasolina. Inclusive na hora de acelerar. De acordo com informações da BMW, o sedã fl exível con-tinua levando 7,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O único câmbio disponível é o automático de oito marchas.

Dois modelos que brilharam no Salão de Genebra são os cupês One:1 e TT. O primeiro, produzido pela Koe-nigsegg, tem motor 5.0 V8 biturbo com 1.341 cv. Sua relação peso/potência é de arrepiar: 1 kg/cv. Já o TT, da Audi, chega à terceira geração com a mesma base usada no A3. O compri-mento foi mantido em 4,18 m, o desenho

passou por renovação. Motores tiveram potências ampliadas. A versão mais forte, S, tem 310 cv, 38 cv extras. O carro deve chegar ao Brasil no fi m do ano.

O Gol foi, em fevereiro, o carro ma is vend ido do pa ís . Desta vez , no en tan to , a v i tó r ia do Vo lkswagen fo i aper tada. E le f icou apenas 618 unidades à frente da segunda colocada, a surpreendente Fiat Strada. Os dados fo ram d ivu lgados pe la Fenabrave, federação que reúne concessionárias do país. Outro F iat , o Pa l io f icou na terce i ra colocação no mês passado. Já o Volkswagen Up, principal no-vidade deste início de ano, es-treou no mercado no 25º lugar.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

U RANKINGVendas em fevereiro

1º Volkswagen Gol 14.077

2º Fiat Strada 13.459

3º Fiat Palio 13.286

4º Fiat Uno 10.410

5º Chevrolet Onix 9.561

PAGINA 007_Veiculos.indd 1 28/03/14 17:53

Page 8: Comida mais cara está em BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 20148 CULTURA

Com 40 anos de ami-zade, os cantores nordes-tinos Geraldo Azeredo e Elba ramalho se reencon-tram mais uma vez no dia 4 de abril, em Belo Horizon-te. A turnê “Um encontro inesquecível” será no Chevrolet Hall e começa com Azevedo, e seu violão, cantando músicas novas e antigas. Elba sobe ao palco com o trio Marcos Arcanjo (guitarra e violão), Mestri-nho (Acordeon) e Anjo Cal-das (Percussão). Ao lado do amigo Geraldo Azevedo, relembra parcerias. Entre os clássicos que fazem par-te do show, estão “Chão de giz”, “Aconchego” e “Ba-nho de cheiro”. Ingressos: mesa - R$ 550; arquibanca-da 1º lote - R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia). Informações: (31) 4003-5588.

O violeiro mato-gros-sense Almir Sater, acom-panhado por sua banda, apresenta-se nos dias 3 e 4

de abril, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Com mais de 30 anos de carreira e dez discos gravados, Almir é conhecido por ser um dos responsáveis pelo res-gate da viola caipira. Em uma mistura de música fol-clórica, erudita e popular, considerada atemporal, o violeiro revisita sucessos e canta músicas do seu último CD, “7 Sinais”. In-gressos: plateia 1 - R$ 180; plateia 2 - R$ 150. Informa-ções: (31) 3201- 5211.

Já o mineiro de Ma-nhuaçu Walter Cicarini

e s t r e i a n o v o s h o w d e MPB na capital, o “Soneto de Amor”, inspirado na poesia de Vinicius de Mo-raes. A apresentação tem canções de outros nomes, como Caetano Veloso, Car-tola, João Bosco e Milton Nascimento. Será no dia 29 de março, às 21h, no teatro Dom Helder Câma-ra. Entre as 18 músicas do repertório, estão “Luz do sol”,”Eu e a brisa”, “Corsá-rio”, “Último romântico” e Codinome beija-flor”. Ingressos: R$ 20. Informa-ções: (31) 3287-0110.

U BH recebe Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Almir Sater e Walter Cicarini

Hora dos regionais

NAMOUR ART PHOTOGRAFY

ALLISON VALENTIM

Dicas...para você se divertir em BH

1.

3.

2.

4.

O humorista Eduardo Sterblich se apre-senta com a comédia “Poderoso Castiga” no sábado, 29, às 19h e às 21h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Na montagem, Eduardo di-verte o público, interpretando o carismático pastor Poderoso Castiga em um culto para es-pantar o mau humor. Ingressos: plateia 1 - R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia). Informações: (31) 3889-2003.

A Companhia Nós no Bambu apresenta, pela primeira vez em BH, o espetáculo “Teia” (paralaxes do imaginário). A montagem, com artistas internacionais e direção do italiano Roberto Magro Laurent Delforge, fica em cartaz nos dias 29 e 30 de março, no teatro Se-siminas – rua Padre Marinho, 60, Santa Efigê-nia. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Informações: (31) 3241-7181.

Denise Fraga chega a BH com o espetáculo “Chori-nho”, com Cláudia Mello, no projeto Teatro em Movimen-to. O espetáculo é dirigido por Fauzi Arap e mostra o en-contro de duas mulheres na praça de uma cidade grande. Cláudia faz o papel de uma aposentada e Denise, de uma moradora de rua. As apresenta-ções serão em 5 e 6 de abril, no Palácio das Artes. Ingressos entre R$ 50 (balcão) e R$ 70 (plateia 1). Informações: (31) 3236-7400.

Fruto da união do G r u p o 1 9 d e t e a t r o (SP) e Espanca! (BH), o espetáculo “Marcha para Zenturo”, com texto da mineira Grace Passô e direção do paulista Luiz Fernando Marques, está em car-taz nos dias 29 e 30 de março, no Galpão Cine Horto. Ingressos: R$ 10 (inteira). Informações: (31) 3481-5580.

O Poderoso Castiga

A Teia em BH

‘Chorinho’ com Denise

Marcha para Zenturo

JOÃO CALDAS

GUTO MUNIZ

PAGINA 008_Cultura.indd 1 28/03/14 16:21

Page 9: Comida mais cara está em BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 9CINEMA

1 CINEMARK BH SHOPPING – TEL.: (31) 4005-1414Sala 1 – Rio 2 (dublado) – 11h30, 13h50, 16h20, 18h50 Sala 2 – Rio 2 3D (dublado) – 10h40, 13h, 15h30, 18h, 20h30 Sala 3 – Alemão – 22h; Rio 2 3D (dublado) – 12h10, 14h40, 17h10, 19h40 Sala 4 - 300: A ascensão do império – 21h45; Rio 2 (dublado) – 11h50, 14h10, 16h50, 19h10 Sala 5 – 300: A ascensão do império 3D – 11h20, 14h30, 17h, 19h30, 22h10 Sala 6 – Entre nós – 12h, 14h20, 16h40, 19h, 21h30 Sala 7 – S.O.S Mulheres ao mar – 13h20, 15h50, 18h20, 21h10 Sala 8 – Rio 2 3D (dublado) – 11h, 13h30, 16h, 18h30; Robocop – 21h Sala 9 – Alemão – 12h30, 20h; S.O.S Mulheres ao mar – 15h, 17h30, 22h30 Sala 10 – Need For Speed – O fi lme – 11h10, 14h, 17h20, 20h10. Ingressos de R$ 12 a R$ 25.

1 CINEMARK CINEMARK PÁTIO SAVASSI – TEL.: (31) 3209-0079Sala 1 – Namoro ou liberdade? – 11h20, 14h, 16h10, 18h20, 20h50, 23h20 Sala 2 – 300: A ascensão do império – 13h20, 15h50, 18h50, 21h20 Sala 3 – Rio 2 3D (dublado) – 12h10, 14h40, 17h10, 19h40; Rio 2 3D – 22h Sala 4 – Rio 2 3D (dublado) – 11h30, 13h50, 16h20, 19h; Sem escalas – 21h30 Sala 5 – Rio 2 3D (dublado) – 10h40, 13h, 15h30, 18h, 20h30, 23h Sala 6 – Rio 2 3D (dublado) – 12h40, 16h, 18h30, 21h Sala 7 – S.O.S Mulheres ao mar – 13h30, 15h40, 17h50, 20h, 22h20 Sala 8 – Tinker Bell – Fadas e piratas (dublado) – 12h30, 14h30; Tudo por justiça – 16h30, 19h20, 21h50.Ingressos de R$ 12 a R$ 25.

1 DIAMOND MALL – TEL.: (31) 4005-1414Sala 1 – Rio 2 3D (dublado) – 10h40, 13h, 15h30, 18h, 20h30 Sala 2 – Namoro ou liberdade? – 21h20; Rio 2 3D (dublado) – 11h30, 13h50, 16h20, 18h50 Sala 3 – Entre nós – 12h50, 17h50, 20h10; Trapaça – 15h Sala 4 – 12 anos de escravidão – 18h20, 21h40; As aventuras de Peabody e Sherman (dublado) – 11h50, 14h ; Namoro ou liberdade? – 16h10 Sala 5 – 300: A ascensão do império 3D – 22h; Rio 2 3D (dublado) – 12h10, 14h40, 17h10, 19h40; Somos o que somos – 22h Sala 6 – S.O.S Mulheres ao mar – 12h, 14h10, 16h50, 19h20, 21h30.Ingressos de R$ 12 a R$ 25.

1 USIMINAS BELAS ARTES – TEL.: (31) 3252-7232Sala 1 – Ninfomaníaca – 16h30, 19h, 21h30 21h30 Sala 2 – Ela vai – 14h30; A música nunca parou – 17h, 19h30, 21h20 Sala 3 – Philomena – 14h, 18h, 21h40; Até o fi m – 16h, 19h50; Alabama Monroe (pré-estreia) –19h50. Ingressos de R$ 13 a R$ 17.

1 CINEART BOULEVARD SHOPPING – TEL.: (31) 2571-7538Sala 1 – Alemão – 13h, 17h10; Entre nós – 15h10, 19h20, 21h15 Sala 2 – Tinker Bell: Fadas e Piratas 3D (dublado) – 13h50; Need For Speed – O fi lme 3D (dublado) – 15h30; 300: A ascensão do império 3D (dublado) – 18h20, 20h40 Sala 3 – S.O.S Mulheres ao mar – 14h30, 16h30, 18h30, 20h30 Sala 4 – Rio 2 (dublado) – 13h, 15h05, 17h10, 19h15, 21h15 Sala 5 – Tudo por justiça – 13h30, 16h, 18h20, 20h50 Sala 6 – Rio 2 3D (dublado) – 13h30, 15h45, 18h, 20h30. Ingressos de R$ 12 a R$ 24.

1 CINEART SHOPPING CIDADE – TEL.: (31) 3264-5959Sala 1 – O grande herói (dublado) – 13h40, 18h45; Need for Speed – O fi lme (dublado) – 16h, 21h10 Sala 2 – Alemão – 14h, 16h20, 18h30, 20h50 Sala 3 – S.O.S Mulheres ao mar – 14h50, 16h50, 18h50, 20h50 Sala 4 – Rio 2 3D (dublado) – 13h30, 15h45, 18h, 20h30 Sala 5 – Rio 2 3D (dublado) – 13h, 15h05, 17h15; Namoro ou liberdade? (dublado) – 19h15, 21h15 Sala 6 – Robocop (dublado) – 13h50; 300: A ascensão do império (dublado) – 16h10, 18h40, 20h10 Sala 7 – Rio 2 (dublado) – 13h40, 16h, 18h15, 20h40 Sala 8 – 13h40, 16h, 18h15, 20h40. Ingressos de R$ 11 a R$ 24.

1 CINEART SHOPPING DEL REY – TEL.: (31) 3264-5959 Sala 1 – S.O.S Mulheres ao mar – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 2 – Rio 2 3D (dublado) – 13h40, 15h50, 18h, 20h20 Sala 3 – Need For Speed – O fi lme – 13h20; 300: A ascensão do império – 16h, 18h20, 20h30 Sala 4 – O grande herói – 13h50, 16h30; Namoro ou liber-dade? – 19h, 21h10 Sala 5 – Rio 2 (dublado) – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Sala 6 – Rio 2 (dublado) – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Sala 7 – Alemão – 14h10, 16h40, 18h50, 21h. Ingressos de R$ 12 a R$ 24.

1 CINEART MINAS SHOPPING – TEL.: (31) 2111-8851Sala 1 – Rio 2 3D (dublado) – 14h, 16h10, 18h20; 300: A ascensão do império 3D (dublado) – 20h30 Sala 2 – Rio 2 3D (dublado) – 12h50, 15h, 17h10, 19h20, 21h20 Sala 3 – Alemão – 14h15, 16h30, 18h45; Need for Speed – O fi lme (dublado) – 21h Sala 4 - Tinker Bell: Fadas e Piratas (dublado) – 13h35; S.OS Mulheres ao mar – 15h, 17h, 19h10, 21h15 Sala 5 – Rio 2 (dublado) – 13h30, 15h45, 18h, 20h20 Sala 6 – O grande herói (dublado) – 13h50, 18h40; 300: A ascensão do império (dublado) – 16h20, 21h10.Ingressos de R$ 11 a R$ 24.

1 CINEART PARAGEM –TEL.: (31) 3378 0216/(31) 3377-2552Sala 1 – Rio 2 3D (dublado) – 13h30, 15h30, 17h40; Na-moro ou liberdade? – 19h40; 300: A ascensão do império 3D (dublado) – 21h30 14h15, 18h40; 300: A ascensão do império 3D – 16h30, 20h45 Sala 2 – Rio 2 (dublado) – 13h40, 15h50, 18h, 20h20 Sala 3 – S.O.S Mulheres ao mar – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 4 – Refém da paixão – 13h50; Need for Speed – O filme – 16h10; Tudo por justiça – 18h50, 21h10 Sala 5 – O grande herói – 14h; Alemão – 16h25, 18h40, 20h50.Ingressos de R$ 9 a R$ 24.

1 PONTEIO – TEL: (31) 3264-5959Premier – A grande beleza – 15h, 18h, 21h Sala 2 – Ale-mão – 13h20, 15h30; Entre anos – 17h40, 19h40, 21h40 Sala 3 – Rio 2 3D (dublado) – 14h, 18h20; Rio 2 (dublado) – 16h10; 300: A ascensão do império 3D – 20h30 Sala 4 – 12 anos de escravidão – 13h40, 16h15; Clube de compras Dalas – 18h50, 21h25. Ingressos de R$ 23 a R$ 48.

1 CINE TJ PAMPULHA MALL – TEL.: (31) 3209-0915/(31) 3492-9155Sala 1 – Tinker Bell: Fadas e Piratas – 14h05, 16h50; O grande herói – 18h50, 21h10 Sala 2 – Need for Speed – O filme – 14h15, 16h40, 19h05, 21h30 Sala 3 – Rio 2 – 14h30, 16h50, 19h10, 21h30 Sala 4 – S.O.S Mulheres ao mar – 14h, 15h50, 17h40, 19h30 Sala 5 – Alemão – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Sala 6 – Rio 2 3D – 14h15, 16h15, 18h45; 300: A ascensão do império – 21.Ingressos de R$ 6 a R$ 17.

1 CINÉPOLIS SHOPPING ESTAÇÃO BH – TEL.: (31) 3118-9770/(31) 3118-9771 Sala 1 – Entre nós – 12h30, 14h45, 17h15, 19h45, 22h30 Sala 2 – Rio 2 3d (dublado) – 12h45, 15h15, 17h45; Namoro ou liberdade? (dublado) – 20h05; Need For Speed – O filme 3D (dublado) – 22h15 Sala 3 – Rio 2 3D (dublado) – 14h30, 17h, 19h30, 22h Sala 4 – Rio 2 3D (dublado) – 13h30, 16h, 18h30, 21h Sala 5 – 300: A ascensão do império 3D (dubla-do) – 15h30, 20h30; 300: A ascensão do império – 18h Sala 6 – S.O.S Mulheres ao mar – 13h45, 16h15, 18h45, 21h15. Ingressos a R$ 8 a R$ 23.

ROTEIRO

LR002514E-AdJ_Tudo_Aniversário_220x160mm_Fin.indd 1 3/27/14 4:02 PM

PAGINA 009_Cinema.indd 1 28/03/14 17:42

Page 10: Comida mais cara está em BH

ÁRIES 20/3 a 20/4 l As características de um signo se sobressaem quando a Lua está sob ele, e é exatamente isso que está acontecendo nestes dias para os amigos arianos. Mãos à obra para transformar seus sonhos em realidade.

TOURO 21/4 a 20/5 l Momento de defi nições importantes que poderão trazer a estabilidade que você tanto aprecia em um futuro muito próximo. Reserve alguns períodos para apreciar as coisas boas da vida.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 l Você pode contar com uma semana tranquila onde poucas novidades poderão surgir, e isso poderá deixá-lo um pouco entediado. Aproveite para descansar e se refazer.

CÂNCER 21/6 a 21/7 l Mantenha o foco em si mesmo e em todos os pontos importantes que dizem respeito à sua vida. Observe que, durante o dia, você utiliza a própria energia desnecessariamente com a vida alheia.

LEÃO 22/7 a 22/8 l Ciclos de calmaria se revezam em meio a períodos de muito estresse. Enquanto você estiver sintonizado com a irritação e a agitação, isso será uma constante em sua vida. A vida quer lhe proporcionar muito mais.

VIRGEM 23/8 a 22/9 l É difícil para você encontrar no mundo exterior a perfeição que tanto sentido faz em sua vida. Com isso, o sentimento de frustração e insatisfação podem ser seus grandes companheiros.

LIBRA 23/9 a 22/10 l Assuntos do passado podem ressurgir e neste mo-mento eles servem de exemplo e de base para que o seu futuro seja brilhante. Observe isso e deixe de lado mágoas e arrependimentos.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 l Enquanto você resistir ao fl uxo da vida e continuar querendo que as coisas aconteçam como num passe de mágica, você terá a sensação de peso e desconforto. Relaxe.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 l Parece que você está defi nitivamente se liber-tando de alguns comportamentos e atitudes nocivas. Seja sincero e exigente consigo mesmo, pois, de outra maneira, você estará somente tapando o sol com a peneira.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 l As transformações têm sido uma constan-te, fazendo com que muitos setores da vida fi cassem de cabeça para baixo. Saiba que este momento poderá lhe dar a estabilidade de que você tanto precisa.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 l Observe a grande mudança que aconteceu na sua vida nos últimos tempos. Fazer uma retrospectiva poderá gerar uma grande motiva-ção, provocando um grande amadurecimento.

PEIXES 19/2 a 19/3 lO passado, muitas vezes, ressurge para evitar que os mesmos erros sejam cometidos, mas ele também pode ressurgir para cobrar a reso-lução de situações mal resolvidas. Esse é o seu caso.

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 201410 PASSATEMPOH

OR

ÓS

CO

PO CÉU DA SEMANA

Ótima semana para os que gostam de desafi os e para os que têm espírito de competição. A vontade estará em alta e, nesses quesitos, tudo estará facilitado. Atenção para que tanto ânimo não se transforme em comportamentos agressivos.

C

OVER SHOW MÁGICO BRINQUEDOS SOM PROFISIONAL DJ

ANIMAÇÃO MÁGICO PERSONAGEM TEMÁTICO BRINQUEDOS

31 3224.5250 31 3324.5131 31 9206.2000Qualidade Garantida:

Faça sua festa um SHOW!

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Jornal Tudo - TG 2013 13 x 13,5 cm.pdf 10/10/2013 14:56:09

Tem sempre lugar pra quem quer economizar.Não perca tempo nem dinheiro procurando estacionamento.

conexaoaeroporto.com.br

Ônibus executivos, Confins-BH-Confins.

Av. Álvares Cabral, 387 - Lourdes3224-1002

conexaoaeroporto.com.br

Vagaaaaprocurando estacionamento.

3224-1002

Valor da passagem:R$ 19,70.

hA BOA NOTÍCIA

Dados divulgados na quarta, 26, pelo Banco Central do Brasil apontaram que a taxa de inadimplência das pes-soas físicas, nos empréstimos bancários com recursos livres, recuou pelo segundo mês consecutivo em fevereiro e atingiu a menor marca em quase três anos.

hA MÁ NOTÍCIATrinta e nove pistolas e seis submetralhadoras manti-das pela Central de Escoltas, próxima ao presídio Du-tra Ladeira, foram roubadas na segunda, 24, durante a troca de turno dos agentes. A Secretaria de Estado de Defesa Social está apurando o caso.

PAGINA 010_Passatempo.indd 1 28/03/14 16:22

Page 11: Comida mais cara está em BH

INGREDIENTES l 2 kg de carne de vitela

cortada em cubosl 2 cenourasl 1 talo de aipol 1 cebolal 1 cravinhol 1 bouquet garni (louro,

alho-francês, tomilho, alecrim, salsa, atadas juntamente com fi o de cozinha)l 250 g de cogumelos

frescosl 100 g de manteigal suco de ½ limãol 20 cebolinhasl 2 colheres de sopa de

açúcarl 3 colheres de sopa de

farinhal 20 ml de creme de leitel 2 gemasl sal e pimenta a gostol 10 grãos de pimenta-

-pretal 3 ramos de salsa

MODO DE PREPARO Descasque as cenouras e corte-as em pedaços. Remova a rama do aipo, assim como os fi os, e corte o talo em pedaços. Des-casque a cebola. Pique o cravinho na cebola. Reserve. Coloque os cubos de carne numa panela e cubra com bastante água fria. Deixe ferver. Tempere com sal e remova a espuma que

vai se formando. Junte as cenouras, o aipo, a cebola, o bouquet garni e os grãos de pimenta. Tampe tudo e deixar fervilhar lentamente por 1h30. Retire os cubos de carne da panela. Filtre o caldo e reserve. Limpe muito bem os cogumelos, removendo os pés terrosos. Corte em quartos. Refogue por 5 minutos, em 10 g de manteiga aquecida, sem deixar tomar cor. Regue com o suco de limão e um copinho de água. Cozinhe em fogo brando por mais 10 minutos. Reserve. Des-casque as cebolinhas. Aloure as cebolinhas inteiras em 40 g de manteiga. Polvilhe com açúcar e deixe caramelizar um pouco. Regue com um copinho de água. Tempere

com sal e pimenta. Cozinhe em fogo brando por 15 minutos. Derreta o restante da manteiga em uma pa-nela. Polvilhe com a farinha e regue aos poucos com o caldo reservado, mexa para evitar grumos. Retifi que os temperos e coloque os cubos de vitela na panela. Adicionar os cogumelos e as cebolinhas. Aqueça em fogo brando. Tire uma concha de molho para uma tigela. Incorpore delicada-mente as gemas e o creme de leite. Junte a mistura à panela e aqueça em fogo muito brando, sem deixar ferver. Polvilhe com a salsa previamente picada fi na-mente e sirva em seguida, acompanhando com arroz de manteiga.

INGREDIENTESl 1 kg de lombo de robalol Sal a gostol Pimenta-do-reino a gosto l 3 g de açafrão.l 600 ml de caldo de

peixe.l 200 g de minicebolas.l 200 g de tomate cereja.l 1 alho-porro.l Brotos para decorarl Torradas de alho a gosto l ½ salsão.l 300 g de purê de

inhame.l 15 g de manteigal Purê de inhamel 300 g de inhame.l 30 g de manteiga.l Noz-moscada.l Sal a gosto.

MODO DE PREPAROCozinhe o inhame em bastante água. Em seguida, amasse e junte a manteiga, a noz-moscada e o sal. Reserve. Tempere o robalo com sal e pimenta. Deixe marinar por 15 minutos no tempero. Doure o açafrão na manteiga, coloque o peixe e o salsão. Acrescen-te o caldo e o alho frito e deixe cozinhar em fogo baixo por 35 minutos. Em seguida, quando o peixe estiver fi rme e cozido junte o alho-porro, a cebola e o tomate salteado no azeite. Sirva decorado com brotos e acompanhado do purê de inhame com torradas de alho.

UEntre os dias 4 e 17 de abril, 12 restaurantes de BH participarão do festival temático do país, com pratos típicos especias e ao custo fixo de R$ 80.

Semana francesa

DIVULGAÇÃO

BLANQUETTE DE VEAUReceita Au Bon Vivant

ROBALO ENSOPADO COM MUSSELINE DE INHAME Receita do Eloi Moreira Art Cuisine

TODA EMPRESA TEM UM CARRO-CHEFE.NÓS TEMOS VÁRIOS.

(31)3253-5050www.lokamig.com.br

CARROS COMPLETOS PARA A EMPRESA QUE PENSA COMO LÍDER.

• Toda frota com airbag e freio ABS.

• Atendimento diferenciado com agilidade e eficiência, inclusive na análise de crédito.

• Orçamento de acordo com a necessidade da sua empresa, seja ela micro, pequena,

média ou grande.

• Aluguel diário, mensal ou anual.

LO-000-14D_ad_empresas_22x6cm.indd 1 21/03/14 11:19

TUDO - BELO HORIZONTE, 29 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2014 11GASTRONOMIA

PEDRO VILELA/AGÊNCIA i7

PAGINA 011_Gastronomia.indd 1 28/03/14 16:23

Page 12: Comida mais cara está em BH

Beber e dir igir é uma questão séria. Milhares de pessoas já morreram ou f icaram imobil izadas porque alguém desrespeitou a lei e conduziu um veículo embriagado. O Governo de Minas conhece bem esta real idade e está trabalhando cada vez mais para transformá-la através da campanha ‘‘Sou pela vida, dir i jo sem bebida’’. Já foram investidos R$ 3,6 milhões para aquisição de novos veículos e equipamentos que reforçam a campanha em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras. Os resultados desse investimento são claros: só em Belo Horizonte a campanha reduziu em 30% o número de acidentes. Essas ações são, acima de tudo, para valorizar a vida, a segurança e a paz no trânsito.

Seja pela vida, dirija sem bebida.

PAGINA 012_ANUNCIO TUDO.indd 1 28/03/14 18:07