comentário músicas

2
INVOCAÇÃO EM DEFESA DA PÁTRIA Composta em 1943, na cidade do Rio de Janeiro, em pleno fulgor estado-novista de Getulio Vargas e a Segunda Guerra Mundial, Invocação em Defesa da Pátria, de Heitor, é uma obra nacionalista que enaltece a nação brasileira e a nobreza do seu povo. Com texto de Manuel Bandeira, a obra foi executada pela primeira no dia 7 de setembro de 1943 sob a regência do próprio compositor. Assim como o italiano Giuseppe Verdi, no Coro dos Escravos, da ópera Aída, nesta obra Villa-Lobos trás a tona a ideia de uma nação livre, que vive em paz, longe do terror da guerra que assolava o mundo. Em julho de 1944, A Invocação Defesa da Pátria foi cantada por 25.000 vozes enquanto os soldados da Força Expedicionária Brasileira embarcavam para a Itália, rumo á guerra. Com a apresentação desse canto cívico-patriótico propunha-se o encorajamento das tropas brasileiras, que permaneceria nos campos de batalha até março de 1945. (pronta) CAVALARIA LIGEIRA Cavalaria Ligeira é a abertura de uma opereta com o mesmo nome composta em 1866 pelo compositor austríaco Franz von Suppé e estreada em Viena no dia 21 de março no Carltheate. Seguramente é a obra mais conhecida do compositor, sendo utilizada como trilha sonora em diversos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Studios de Walt Disney. Nesta obra Suppé expõe os feitos da cavalaria ligeira austríaca, tida como a melhor da Europa, que, comanada pelo general Andreas O'Reilly von Ballinlough , venceu cinco dos seis regimentos da cavalaria francesa de Napoleão na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. (pronta) NESSUM DORMA Nessun Dorma em italiano significa ‘ninguém durma’. É a ária do último ato da opera Turandot, composta por Giacomo Pucini em 1926. A ária refere à proclamação da princesa Turandot determinando que ninguém deve dormir até que se descubra o nome do príncipe desconhecido, que mesmo sabendo que morreria se não decifrasse, aceitou o desafio de desvendar os três enigmas propostos por Turandot a todos os seus pretendentes. Aquele que decifrasse os

Upload: ana-clara-marinho

Post on 30-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

d

TRANSCRIPT

Page 1: Comentário Músicas

INVOCAÇÃO EM DEFESA DA PÁTRIA

Composta em 1943, na cidade do Rio de Janeiro, em pleno fulgor estado-novista de Getulio Vargas e a Segunda Guerra Mundial, Invocação em Defesa da Pátria, de Heitor, é uma obra nacionalista que enaltece a nação brasileira e a nobreza do seu povo. Com texto de Manuel Bandeira, a obra foi executada pela primeira no dia 7 de setembro de 1943 sob a regência do próprio compositor. Assim como o italiano Giuseppe Verdi, no Coro dos Escravos, da ópera Aída, nesta obra Villa-Lobos trás a tona a ideia de uma nação livre, que vive em paz, longe do terror da guerra que assolava o mundo. Em julho de 1944, A Invocação Defesa da Pátria foi cantada por 25.000 vozes enquanto os soldados da Força Expedicionária Brasileira embarcavam para a Itália, rumo á guerra. Com a apresentação desse canto cívico-patriótico propunha-se o encorajamento das tropas brasileiras, que permaneceria nos campos de batalha até março de 1945. (pronta)

CAVALARIA LIGEIRACavalaria Ligeira é a abertura de uma opereta com o mesmo nome composta em 1866 pelo compositor austríaco Franz von Suppé e estreada em Viena no dia 21 de março no Carltheate. Seguramente é a obra mais conhecida do compositor, sendo utilizada como trilha sonora em diversos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Studios de Walt Disney. Nesta obra Suppé expõe os feitos da cavalaria ligeira austríaca, tida como a melhor da Europa, que, comanada pelo general Andreas O'Reilly von Ballinlough, venceu cinco dos seis regimentos da cavalaria francesa de Napoleão na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. (pronta)

NESSUM DORMA

Nessun Dorma em italiano significa ‘ninguém durma’. É a ária do último ato da opera Turandot, composta por Giacomo Pucini em 1926. A ária refere à proclamação da princesa Turandot determinando que ninguém deve dormir até que se descubra o nome do príncipe  desconhecido, que mesmo sabendo que morreria se não decifrasse, aceitou o desafio de desvendar os três enigmas propostos por Turandot a todos os seus pretendentes. Aquele que decifrasse os enigmas se casaria com princesa, que jurou nunca a se entregar a nenhum homem, e os que não conseguissem decifrar seriam decapitados. Nessun Dorma foi cantada por Luciano Pavarotti na abertura da copa da Itália, em 1990, e na abertura dos jogos olímpicos de Torino, em 2006. (pronta).

TURANDOT

Adaptada por Friedrich von Schiller a partir da obra do escritor italiano Carlo Gozzi, (1720-1806), Turandot foi a última ópera de Giacomo Puccini. Estreou no Teatro alla Scala, em Milão, no dia 25 de abril de 1926, sob a regência de Arturo Toscanini. Turandot ficou inacabada em consequência da morte de Puccini em 29 de novembro de 1924 e como em Madame Butterfly, apresenta temas de origem oriental, remetendo ao folclore musical chinês.

LA TRAVIATALa traviata é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance do escritor francês Alexandre Dumas Filho ‘A Dama das Camélias,’ publicado em 1848 e considerado um clássico da dramaturgia mundial. A ópera de marcou sua estreia no Teatro La Fenice, em Veneza, no dia seis de março de 1853. Em La traviata Verdi usa a melodia para acomodar o crescente realismo

Page 2: Comentário Músicas

das personagens. Mantendo-se fiel às raízes bel canto, o compositor cria uma linha melódica que vai de coloratura à fusão de lirismo e declamação dramática.

GONZAGUEANAGonzagueana é um pot-pourri (forma musical sem repetição de temas) de baiões do cantor Luiz Gonzaga com arranjo e orquestração do maestro gaúcho Cyro Pereira (1930-2011). No início dos anos 80 Benito Juarez, regente da Orquestra Municipal de Campinas, encomendou a Cyro Pereira, que imprimia sua identidade de arranjador no estilo pot-pourri, uma série de arranjos de música popular. Este foi o marco inicial para a criação de arranjos a partir de temas de um único compositor, como Jobimniana, (Tom Jobim); Caymminiana (Dorival Caymmi) e Gonzagueana, (Luiz Gonzaga).