comentÁrio da prova de literatura - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico...

6
COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA Das dez obras indicadas para leitura, sete foram objeto das questões do vestibular da UFPR – 2014. A prova exigiu que os candidatos tivessem feito a leitura integral das obras, cobrando detalhes do enredo, trajetória das personagens, foco narrativo, entre outros aspectos. Um reparo deve ser feito ao item 3 da questão 50 em que se afirma que a filha do Cel. Lula também enlouqueceu, como Marta, filha do mestre Amaro. O candidato deveria tomar extremo cuidado para não considerar loucura apenas as manifestações “furiosas” como as de Marta, pois a loucura também pode ser “silenciosa”. O texto da questão 54 já havia aparecido na UFPRLitoral. Nessa questão o candidato poderia ter dificuldade para identificar a temática do texto (lírica, ou satírica, ou filosófica, ou todas?). No conjunto a prova apresentou questões de bom nível, de médias a difíceis, o que beneficiou nossos alunos, principalmente os que se dedicaram à leitura dos textos e que participaram de todas as aulas. EQUIPE DE LITERATURA DO CURSO POSITIVO 1 LITERATURA

Upload: hoangngoc

Post on 29-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA

Das dez obras indicadas para leitura, sete foram objeto das questões do vestibular da UFPR – 2014.

A prova exigiu que os candidatos tivessem feito a leitura integral das obras, cobrando detalhes do enredo, trajetóriadas personagens, foco narrativo, entre outros aspectos.

Um reparo deve ser feito ao item 3 da questão 50 em que se afirma que a filha do Cel. Lula também enlouqueceu,como Marta, filha do mestre Amaro. O candidato deveria tomar extremo cuidado para não considerar loucura apenas asmanifestações “furiosas” como as de Marta, pois a loucura também pode ser “silenciosa”.

O texto da questão 54 já havia aparecido na UFPRLitoral. Nessa questão o candidato poderia ter dificuldade paraidentificar a temática do texto (lírica, ou satírica, ou filosófica, ou todas?).

No conjunto a prova apresentou questões de bom nível, de médias a difíceis, o que beneficiou nossos alunos,principalmente os que se dedicaram à leitura dos textos e que participaram de todas as aulas.

EQUIPE DE LITERATURA DO CURSO POSITIVO

1 LITERATURA

Page 2: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

Resolução:Questão básica sobre a obra de Ana Miranda que aborda conhecimentos sobre a estrutura e o enredo da narrativa.

a) Incorreta – As epígrafes que abrem o livro são o verso “A mão que afaga é a mesma que apedreja”, e o texto em espanholLA QUIMERA, que explica a origem da palavra QUIMERA e a evolução de seu significado até os dias de hoje. Ao versodonde foi tirado o título do livro pertence ao mesmo poema da primeira epígrafe, “Versos íntimos”, que o narradordeclama para o personagem Olavo Bilac logo no início do enredo.

b) Incorreta – As cenas do Rio de Janeiro ilustram os anos de penúria, dificuldades e de isolamento vividos por Augusto dosAnjos na Capital Federal. Entretanto sua morte ocorreu em Leopoldina, interior de Mias Gerais.

c) Incorreta - A poesia de Augusto dos Anjos não adota nem a temática, nem a linguagem, nem o estilo da poesia parnasia-na de Olavo Bilac.

d) Correta – Realmente, a relação obsessiva do narrador com Augusto dos Anjos, uma amizade e convivência queremontam à infância e juventude na Paraíba, é marcada por uma grande admiração que se mistura com a rivali-dade, principalmente por causa de Esther, mulher de Augusto, por quem o narrador sempre foi apaixonado.

e) Incorreta – A narrativa não segue uma ordem cronológica rigorosa, apresentando inúmeras cenas e descrições emretrospectiva, que seguem o tempo cronológico das lembranças do narrador-personagem.

Resolução:Excelente abordagem a respeito das características sociais, psicológicas e morais dos três personagens fundamentais daobra Fogo morto e de suas famílias. Sem a leitura integral do livro, o candidato teria sérias dificuldades para responder cor-retamente à questão.

1. Correta – O mestre Amaro é um artesão que vive há muitos anos nas terras do Santa Fé. Sua revolta “contra tudoe contra todos”, acompanhada da decadência mental do coronel Lula e dos fuxicos de Floripes, indispõe o donodo Santa Fé contra ele.

2 LITERATURA

Page 3: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

2. Incorreta – O coronel Lula não tem tradição na indústria açucareira. Tornou-se dono de engenho por ter-se casado com afilha do antigo proprietário, o capitão Tomás. Sua falta de jeito contribuiu para a decadência sua e do engenho.

3. Correta – Marta e D. Neném são vítimas da decadência, econômica, social e mental de seus pais, mestre Amaro ecel. Lula. A violência verbal de um e o orgulho possessivo de outro, provocam e agravam a fragilidade psicoló-gica das filhas. A loucura da primeira se externa em manifestações ruidosas, enquanto a de D. Neném é silenci-osa.

4. Incorreta –o cap. Vitorino, com sua aparente insanidade, mantém constante sua coerência de princípios, esbravejando edenunciando de dedo em riste a injustiça e a opressão, venham elas dos coronéis, seus parentes, da polícia ou dos can-gaceiros.

Resolução:Nesta questão, além de conhecer detalhes do contexto da trama, o candidato deveria interpretar as intenções subjacentesapresentadas no diálogo das personagens.

a) Incorreta – Embora Cirino pense diferentemente de Pereira quando o assunto são as mulheres, no que diz respeito aoalemão, ele concorda com que o fazendeiro vigie o visitante, talvez porque assim ele poderá ter mais liberdade para verInocência.

b) Incorreta – A desconfiança de Pereira não tem fundamento. Meyer não é soberbo.

Seus elogios a Inocência foram fruto de um impulso espontâneo, sem nenhuma segunda intenção. Ele fica extasiadodiante da beleza pura e natural da moça.

c) Correta – Cirino será a vítima da mentalidade retrógrada e tacanha dos sertanejos. O rapaz será assassinado porManecão.

d) Incorreta – Manecão foi escolhido por Pereira por ser um caboclo trabalhador, honesto, econômico, que não andava emfarras com mulheres e, claro, por compartilhar as mesmas ideias a respeito da honra e da família.

e) Incorreta – O casamento de Inocência que ainda seria marcado no regresso de Manecão dali a dias, não se realizaria,porque, após matar Cirino, o vaqueiro fugiria.

3 LITERATURA

Page 4: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

Resolução:Questão a respeito de Lucíola e Bom-Crioulo, duas obras que apresentam estilos, situações e intenções muito diferentes.Foram exigidas dos vestibulandos, além da compreensão do texto, uma análise e interpretação profundas do contexto deambas as narrativas.

1. Incorreta – Maria da Glória colocou seu nome no atestado de óbito de uma colega e adotou o nome da moça morta paraacreditarem que ela havia morrido e assim poupar a família do vexame de ter uma filha perdida. O apelido Bom-Crioulodado ao negro Amaro refletia a admiração por seu bom comportamento no início da carreira. Esse comportamento inicial,no quartel e no navio vai-se deteriorar, tonando-se violento, indisciplinado e revoltado.

2. Correta – Apesar da vida desregrada que leva, Lúcia (como uma Lucíola, um pirilampo que brilha no escuro) con-serva a íntima dignidade e retidão espiritual daquela Maria da Glória, menina ingênua e desamparada.

3. Correta – De acordo com os princípios naturalistas, o homem está sujeito, é escravo das leis da natureza, dosimpulsos e instintos animalescos. Essa dependência natural e incontrolável determina o tormento do protago-nista com a separação.

4. Incorreta – Em ambos os romances, algumas cenas são descritas sem véus, sem reticências, o que provocou reações deescândalo e repulsa em parte da sociedade, principalmente nos leitores de o Bom-Crioulo.

4 LITERATURA

Page 5: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

Resolução:Esta é uma questão que aborda diversos aspectos importantes da obra de Martins Pena: a linguagem, a temática escravo-crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-dores, há na peça uma fala que vem das negras da cozinha.

1. Incorreta – As personagens realmente representam classes e tipos humanos da sociedade da época, mas não apresen-tam nem grande densidade, nem aprofundamento psicológico.

2. Correta – O trabalho de Martins Pena com a linguagem revela a capacidade incrível do autor de registrar a fala daépoca, construindo diálogos espontâneos, dinâmicos e de grande naturalidade, além de um total domínio da artecênica.

3. Incorreta – Martins Pena frequentemente foge às idealizações do Romantismo, mostrando a diferença das atitudes deMariquinha, pura e sincera em seu namoro com Felício, e a postura de Cecília, estouvada e leviana que vê no casamentocom um pretendente rico apenas uma oportunidade de viver em alto estilo.

4. Correta – O fato de os elementos negros da peça serem colocados em segundo plano, mostra a intenção doautor de criticar os maus-tratos a eles infligidos, as condições sub-humanas em que vivem e a condição de ani-mais ou coisas com que são identificados.

5. Correta – A crítica social e a denúncia das falcatruas nas altas esferas da sociedade e da política dão às obras deGregório de Matos e Martins Pena uma evidente atualidade. É impressionante a semelhança daquele Brasil colo-nial e monárquico com o nosso do século XXI.

5 LITERATURA

Page 6: COMENTÁRIO DA PROVA DE LITERATURA - … a 54... · crata, a crítica social, o contexto histórico e estilístico. Deve-se apenas observar que, apesar de ser fora de cena, nos basti-

Resolução:Questão que trata de um tema recorrente na literatura de várias épocas, o “desconcerto do mundo”. No poema de Gregóriode Matos o assunto é abordado de forma irônica e desencantada. Este poema foi estudado numa das várias revisões docursinho, além de já ter aparecido no vestibular da UFPRLitoral.

a) Correta – Já que o mundo está “de pernas para o ar”, o eu poético, para evitar o isolamento , a rejeição e a soli-dão, dispõe-se até a adotar o modo de viver como se fosse idiota, ignorante e insano, tal qual a maioria das pes-soas.

b) Incorreta – Ao contrário do que é afirmado, o texto mostra o desacerto da sociedade atual.

c) Incorreta – Não há no poema referência aos conflitos espirituais e religiosos.

d) Incorreta – O poema tem um caráter filosófico por tecer considerações a respeito da existência e da vida em sociedade,sem prejuízo da intenção satírica que percorre todo o poema.

e) Incorreto – O poema apresenta a situação caótica do mundo, mas a solução que ele propõe é irônica dispondo-se o eupoético a acompanhar ovinamente a maioria.

6 LITERATURA