com nova gerÊncia cozinha tradicional … / sÁbado / diÁrio do minho 03 câmara chama...

40
SÁBADO. 07. JUL 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31814 REABRIU Rua José Afonso, n.º 50 - Braga | Telf: 253 290 166 | Telm: 937 737 837 | Email: [email protected] COM NOVA GERÊNCIA Aceite o nosso convite e venha apreciar as nossas especialidades: Entrecote Café de Paris • Tartar de Vitela • Tapas Cozinha Tradicional Portuguesa Avelino Lima Câmara de Braga quer instituições e privados a colaborar nas Sete Fontes Nuno Cerqueira CMVC Escritores da “casa” são aposta da Feira do Livro de Barcelos Viana reforça dispositivo de combate aos incêndios REGIÃO P.11 REGIÃO P.33 BRAGA P.03 CALDELAS SERVE IGUARIAS DE BACALHAU E PETISCOS NO PARQUE DAS TERMAS DM STAND Nº1 DESPORTO P.25 SP. BRAGA COMEÇA EM CASA COM O NACIONAL E VITÓRIA JOGA NA LUZ BRAGA P.07 D. JORGE ORTIGA DESAFIA À CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS SEGUROS PARA PEREGRINOS REGIÃO P.09

Upload: dinhque

Post on 07-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

SÁBADO.07.JUL 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31814

R E A B R I URua José Afonso, n.º 50 - Braga | Telf: 253 290 166 | Telm: 937 737 837 | Email: [email protected]

C O M N O VA G E R Ê N C I A

Aceite o nosso convitee venha apreciar as nossas especialidades:

Entrecote Café de Paris • Tartar de Vitela • TapasCozinha Tradicional Portuguesa

Ave

lino

Lim

a

Câmara de Braga quer instituições e privadosa colaborar nas Sete Fontes N

un

o C

erq

ue

ira

CM

VC

Escritores da “casa” são apostada Feira do Livro de Barcelos

Viana reforça dispositivode combate aos incêndios

REGIÃO P.11

REGIÃO P.33

BRAGA P.03

CALDELAS SERVE IGUARIAS DE BACALHAU E PETISCOS NO PARQUE DAS TERMAS

DM

STAND Nº1DESPORTO P.25

SP. BRAGA COMEÇA EM CASA COM O NACIONAL E VITÓRIA JOGA NA LUZ

BRAGA P.07

D. JORGE ORTIGADESAFIA À CONSTRUÇÃODE CAMINHOS SEGUROS PARA PEREGRINOS REGIÃO P.09

Page 2: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Como implicar mais as criançasna primeira comunhão?

Sogras e noras: a propósitode uma comédia e da cultura intelectual!

É tempo de trazermos à colação um assunto que, na época, século II a. C., nos vai servir para equacionar o distanciamento que existia en-tre a cultura e o povo, na Roma Antiga. E es-te é também o pretexto para introduzir aqui a sugestão de uma proposta de leitura que man-

tém a sua actualidade: “A Sogra”, uma peça de teatro escri-ta por Terêncio, um poeta de ascendência africana, natural de Cartago, no norte de África. A comédia subiu ao palco num momento em que Roma despertava para a impor-tância da formação intelectual dos seus cidadãos; o livro escolar, por onde se aprendiam as primeiras letras, era a Odisseia de Homero, que no século anterior havia ocupado o lugar da Lei das XII Tábuas. A sociedade romana abria--se a uma nova mentalidade insuflada pela crescente hele-nização da cultura, sendo o seu principal impulsionador o denominado Círculo dos Cipiões, dinamizado por Cipião Emiliano, que acolhia em sua casa pessoas irmanadas no mesmo ideal de mudança e afeição à cultura intelectual.

E terá sido este tempo de mudança a causa próxima das dificuldades para levar ao palco esta comédia. Com efeito, o poeta ousou afrontar uma certa visão tradicio-nal, ou seja, em lugar das diabruras de uma sogra a infer-nizar a vida dos recém-casados, num ambiente cheio de alegres peripécias protagonizadas por escravos ladinos e jovens tão apaixonados quanto irresolutos, por velhos re-zingões e prostitutas, um cómico bem alegre à maneira do teatro plautino, Terêncio, para usar as palavras do co-mentário de Donato, «às sogras, torna-as boas, e às mu-lheres da vida, fá-las sedentas de honestidade – contra o que a praxe havia divulgado», já sublinhou Delfim Leão. Em suma, trata-se de uma luta contra os preconceitos so-ciais e a incompreensão, onde se põe em foco uma agu-da problematização do papel feminino. E isto surpreen-deu os espectadores, que o poeta decidiu contrariar, com consequências nefastas. Na verdade, a primeira tentativa de representação sucedeu nos Jogos Megalenses, em hon-ra da deusa Cíbele, a Magna Mater, em Abril do ano 165 a. C. Foi em vão, «um autêntico fracasso: – lê-se no Pró-logo I – de tal ordem que não foi possível ver nem apre-ciar a peça. O povo, possesso da sua paixão, só tinha olhos e ouvidos para um equilibrista», como se pode ler na tra-dução aprimorada de Walter de Medeiros. A este desfe-cho ajudou ainda a fama de uns puglistas, como se lê no Prólogo II. E é neste texto, que abria a terceira tentativa de representação da Sogra, que se fala da segunda tenta-tiva falhada, por ocasião dos jogos fúnebres em memória de Lúcio Emílio Paulo, em 160 a. C.: «No início da peça eu estava a agradar; vai senão quando espalha-se o rumor de que iam dar um espectáculo de gladiadores; o povo con-corre a toda a pressa, entra em polvorosa, a fazer escar-céu, a disputar lugares…».

Desabafava um sacerdote espanhol que es-tava farto de «casar pagãos, baptizar fi-lhos de pagãos e enterrar pagãos». Por isso se sentia frustrado com o trabalho na paróquia.

Li uma notícia em que o bispo de Ca-lahorra e La Calzada-Logroño, região de La Rioja, na vizinha Espanha, há já dez anos que escreve uma car-ta aos que vão fazer a primeira comunhão. Na deste ano, explicava-lhes como a prenda melhor que iam receber na sua vida seria o Pão da Eucaristia «que te alimentará e te dará força para seres um bom cristão e uma grande pessoa». Recordava-lhes ainda que «A amizade com Jesus exige que cuides dela, como fazes com o teu grupo de amigos: indo à sua Casa (a Igreja); celebrando festas juntos (a Missa do Domingo) e falan-do com Ele para lhe contares as tuas coisas (a oração)».

Na carta deste ano, pedia-lhes mais uma coisa: que lhe respondessem à carta que lhes dirigia: «quando es-tiveres no teu quarto, dedica algum tempo a recordar tudo o que aprendeste na catequese sobre quem é Je-sus, e escreve-me uma carta com as parábolas, mila-

gres ou ensinamentos do Evangelho que tenham fica-do gravados no teu coração. Lerei a carta com muito interesse e rezarei por ti e pela tua família».

O pedido foi correspondido. Mais de 300 jovens escreveram ao seu bispo. Alguns aproveitaram a visi-ta pastoral para lhe entregarem a carta em mão. Uma das cartas dizia: «Querido bispo: Chamo-me Ángel e no dia 12 de Maio vou fazer a minha Primeira Comu-nhão. Nestes dois anos de catequese, preparei-me para receber a comunhão com muito entusiasmo. Aprendi como Jesus perdoava às pessoas injustas. Aprendi a re-zar o Pai Nosso, a ser melhor pessoa para compreen-der outros que não são tão afortunados como eu».

Uma menina contava-lhe que, no colégio onde es-tuda, são poucos os meninos e meninas que fazem a primeira comunhão. «Até se riam dos meninos e me-ninas que frequentam a aula de Religião. Mas a mim pouco me importa o que eles dizem, porque não vão sentir a emoção que eu sinto ao poder receber Jesus pela primeira vez. Só de o pensar, até fico nervosa». Acrescentava esta menina de 9 anos: «Causa-me mui-ta ilusão vestir um vestido tão bonito. Mas aborrece--me que as pessoas pensem que só faço a Primeira

Comunhão por causa do vestido». Não, a razão está em que esse vestido assinala quão impor-tante é esse dia para ela, pois a catequese aju-dou-a a compreender quão importante é Deus na sua vida, «porque sempre me acompanha e me ajuda na minha vida».

Dom Carlos Escribano, o bispo, quer respon-der às cartas das criança e promete reunir-se pessoalmente com elas quando visitar as suas paróquias. Nessa cartas às crianças, pede-lhes também que pensem noutras crianças que não têm quase nada para viver. Neste ano, concre-tamente, pedia-lhes para, com o seu contribu-to, ajudarem uma religiosa natural da diocese e que trabalha num orfanato na República De-mocrática do Congo, onde faz de mãe de mais de 20 crianças. Diz-lhes ainda: «com o teu do-nativo, vais poder ajudar estas crianças africa-nas, que vivem num país com muita guerra, para que possam receber o alimento necessário pa-ra crescerem saudáveis, e pagar os gastos com a escola». No ano 2017, já enviaram 20.700 euros. Nos 9 anos já passados em que o bispo lhes es-creveu a carta, já juntaram um total de 110.000 euros que serviram para ajudar 5 missionários oriundos da Diocese e que trabalham em dis-tintas partes do mundo.

Parecendo simples, esta carta do bispo está a levar as crianças a saírem para fora dos seus es-quemas, sentindo dor com os que mais sofrem. Porque no sentir dor com os que sentem dor é que reside a quinta essência do cristianismo. Ser missionário é isso mesmo: esquecer-se de si, descobrir o outro que sofre, absorver a dor e transformá-la em amor, serviço, esperança e sorriso. Onde há concentração de sofrimento, o coração missionário transforma-se nos braços da misericórdia de Deus, e dá-lhe olhos, braços, pernas, coração e inteligência.

E nem é preciso ir a África para descobrir o sofrimento e ser missionário. Quanto sofrimen-to invisível e silencioso, ao nosso lado! O im-portante é fazermo-nos próximos de quem so-fre, sentir com ele, darmo-nos, absorver a dor e transformá-la em alegria. Até porque a alegria mais profunda de cada um de nós está precisa-mente em ajudar o próximo a estar alegre.

O desafio lançado nas cartas deste bispo é uma óptima catequese para que Primeira Comu-nhão não seja apenas um rito sociológico, mas ajude a despertar para o essencial da vida cristã.

No sentir dor com os que sentem dor é que reside a quinta essência do cristianismo.

carlos nuno [email protected]

António Maria Martins [email protected]

Page 3: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Câmara chama instituições e proprietáriosa colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga quer que as instituições que se têm batido pela preservação do monumento das Sete Fontes também contribuam para a criação do parque EcoMonumental. O pedido de colaboração estende-se aos proprietários dos terrenos privados que vão ser necessários à concretização do projeto. O apelo à colaboração é feito em nome da «transparência».

joaquim martins fernandes

A estratégia de convo-car instituições pú-blicas e privadas, os cidadãos que luta-

ram pelo processo de clas-sificação das Sete Fontes como Monumento Nacio-nal e os donos dos terre-nos privados que terão de ser negociados para inte-grarem o parque EcoMo-numental é expressa num documento que traça o "Ponto da Situação e a Es-

O Município dá também voz aos donos dos terrenos privados que vão integrar o projeto, que tem já um «es-tudo preliminar de enqua-dramento urbanístico». O trabalho realizado por uma «equipa técnica» coorde-nada pelo especialista Jor-ge Carvalho é apresentado como «capaz de afirmar a salvaguarda [do complexo monumental], viabilizar o seu usufruto pela popula-ção e assegurar o enquadra-mento urbanístico e poten-ciar o valor patrimonial e paisagístico» do complexo.

Processo de construção do Parque EcoMonumental das Sete Fontes já tem um "Estudo Preliminar" de execução

tivo», precisa o documen-to da responsabilidade do vereador que tutela o pe-louro do Urbanismo, Mi-guel Bandeira.

Os membros do atual executivo municipal, os líderes de bancada da Assembleia Municipal, as juntas de freguesia deS. Victor, de Gualtar e de Adaúfe, a Associação pa-ra a Defesa, Estudo e Di-vulgação do Património

tratégia Executória para o Complexo Econonumen-tal das Sete Fontes" e que vai ser apreciado na reu-nião camarária de segun-da-feira, dia 9 de julho.

«Pretendemos [que a execução do Parque Eco-Monumental] seja um pro-cesso transparente e aberto a todos os intervenientes, designadamente todos aqueles que participaram ativamente por este obje-

Cultural e Natural, a As-sociação Jovem Coope-rante Natureza/Cultura, os subscritores da peti-ção que levou à classifi-cação das Sete Fontes co-mo monumento nacional e os agentes associados ao processo de classifica-ção do complexo monu-mental são os "convoca-dos" para a fase decisiva de elaboração do parque EcoMonumental.

BragaEstudo Preliminar já existee é apontado como «um passo determinante» para a execução do Parque EcoMonumentaldas Sete Fontes.

O Rancho Folclóricode Santa Cecíliade Vilaça realiza,às 16h00, junto da igreja paroquial,0 4.º Festival e 1.º Internacionalde Folclore de Vilaça.

hoje

Ave

lino

Lim

a

Município foge da via da expropriaçãoe propõe duas soluções para negociação A Câmara Municipal de Braga está a afastar a pos-sibilidade do recurso à expropriação dos terrenos privados que vão ser necessários para a construção do Parque EcoMonumental. Na reunião que já man-teve com donos dos terrenos, o executivo lidera-do por Ricardo Rio colocou em cima da mesa duas possibilidades de negócio: a compra imediata dos terrenos ou a realização de acordos que viabilizam

Ave

lino

Lim

a

Pormenor

Câmara Municipal já reuniu com proprietários dos terrenos privados necessários à elaboração da primeira fase do parque EcoMonumental.

«futuras operações urbanísticas», que serão realiza-das no regime de parceria. O valor apontado para a compra dos terrenos de área florestal é de 10 euros por metro quadrado, revela o documento que sobe à reunião de vereação da próxima segunda-feira.

O documento precisa que a haver opção pelas operações urbanísticas futuras, «o processo avança-rá com uma alteração do Plano Diretor Municipal, aprofundando e qualificando a sua relação com a en-volvente e perspetivando acordos institucionais e a elaboração de processos urbanísticos e fundiários».

Projeto vai manter a extensa área florestal das Sete Fontes, requalificar a relação do ecoparque com a ocupação envolvente e criará "portas" de entrada que promovem o usufruto do espaço em condições de segurança.

Page 4: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

04 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

MILobs quer constribuirpara a cidadania e inclusão

Jorge Oliveira

O MILobs – Obser-vatório Média, In-formação e Litera-cia, lançado ontem

na Universidade do Mi-nho, quer envolver os ci-dadãos no conhecimen-to dos media para uma maior cidadania e a inclu-são social. O objetivo foi assumido pelo diretor do Centro de Estudos de Co-municação e Sociedade da UMinho, na apresentação deste projeto pioneiro no país que disponibiliza in-formação, estudos, forma-ção e um conjunto de ou-tros recursos para consulta como revistas, artigos, re-latório, vídeos, fotos, etc.

A plataforma (Milobs.pt) quer ter um papel de relevo na vertente docu-mental e informativa li-gada à literacia mediática, educação, comunicação e cultura, acompanhando e registando o que vai ocor-rendo na investigação, na formação, na produção de recursos, em projetos no terreno e nas políticas deste âmbito em Portugal e no estrangeiro.

Segundo Moisés de Le-mos Martins, a ambição e o horizonte do MILo-bs são nacionais, mas a

plataforma realiza tare-fas de alcance internacio-nal, reunindo as «compe-tências e esforços de um vasto consórcio», articu-lando a universidade com entidades públicas, po-dendo associar-se ainda a empresas de comuni-cação social.

leitura informada quer de utilização esclarecida».

«A literacia mediáti-ca diz respeito a todos os cidadãos ao longo da vi-da», acrescentou o docen-te, notando que a litera-cia mediática é também uma forma de «inclusão cultural e educativa».

«A ideia é que seja um ponto de encontro de in-vestigadores, formadores, peritos, professores, es-tudantes, em que se vai recolhendo o que existe sobre literacia para os média», disse Sara Pinto, que partilha a coordena-ção com Manuel Pinto.

A docente lembrou que já há algum trabalho realizado sobre literacia para os média, nomea-damente em bibliotecas escolares, e existe o Re-ferencial de Educação pa-ra os Média (2014), mas «é preciso sustentar me-lhor este trabalho e levá--lo mais para o terreno, envolvendo a população adulta e idosa».

«Por isso é que nasceu este observatório, ele não é só para crianças nem só para jovens, é para ser transversal, para ser uma formação ao longo da vi-da», acrescentou.

A sessão contou tam-bém com a comissária do Plano Nacional de Leitu-ra que deu os parabéns ao Centro de Estudos por es-te projeto e apelou a que se constribua para a sua afirmação.

«Isto é importante por-que somos pouco dados a partilhar os trabalhos de investigação que fa-zemos e convém que nos habituemos a partilhá-los para que aqueles que es-tão mais afastados pos-sam aceder», disse Tere-sa Calçada.

A responsável falou também da importância da literacia neste mundo digital, notando que ci-dadãos capacitados têm mais possibilidades de se defenderem daquilo que não controlam.

Encerrou a sessão Agustín Garcia Matilla, perito de educação para os média e vice-reitor da Universidade deVallado-lid, que faz parte da rede do MILobs.

Observatório de educação para os media apresentado na UMinhoBREVE

Apresentação teve lugar no Instituto de Ciências Sociais

DM

HOSPITAL DE BRAGA PROMOVEFESTA ANUAL DOS CELÍACOS

Dia 7, no Sameiro A equipa de gastrenterolo-gia do Serviço de Pediatria do Hospital de Bra-ga organiza hoje, no Colégio Imaculada Concei-ção, em Braga, a XXII Festa Anual dos Celíacos.

Este encontro inicia-se às 15h00 com um es-petáculo que conta com a participação de um grupo musical do Centro Cultural e Social de Santro Adrião, bem como da atuação de Hugo Costa e Luís Torre que vão proporcionar um momento musical com oboé e saxofone, res-petivamente. Após este momento segue-se um lanche inteiramente confecionado sem glúten.

A festa, que se organiza há 22 anos consecu-tivos, junta crianças e adolescentes celíacos, e as respectivas famílias, no sentido de «promo-ver a integração e partilha de informações e contribuir para a melhoria da qualidade de vi-da e controlo da doença», disse a organização.

A doença celíaca é uma patologia que afeta, em média, no distrito de Braga, uma em cada 134 pessoas e carateriza-se pela intolerância cró-nica ao glúten, contido no trigo, cevada e cen-teio. De acordo com um estudo recente coorde-nado por Henedina Antunes, responsável pela área de gastrenterologia e nutrição pediátrica do Hospital de Braga e desenvolvido por Daniela Araújo, no âmbito de um mestrado integrado em Medicina, 50% das crianças do distrito de Braga não são diagnosticadas, isto é, por cada criança diagnosticada existe uma que desconhe-ce ter doença celíaca. A nível europeu este valor eleva-se para 80% de crianças não diagnostica-das, de acordo com os últimos dados divulga-dos pela Sociedade Europeia de Gastrenterolo-gia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica.

DM

Manuel Pinho, um dos coordenadores do obser-vatório, notou que nes-te tempo em que proli-feram a desinformação e as denominadas "fake news'"(notícias falsas) é ne-cessário «apostar na pro-moção de competências críticas face aos "media" e às novas redes e plata-formas digitais, quer de

O observatório de educação para os média, que surge na sequência de quase três décadas de trabalho na área pela UMi-nho, pretende constituir--se também como uma rede alargada de investi-gadores nacionais e inter-nacionais que vão dando conta dos seus projetos e estudos.

Page 5: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Governante assume a natalidadecomo o grande problema do país

joaquim martins fernandes

O ministro do Traba-lho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, afir-

mou ontem que a baixa taxa da natalidade é «o grande problema» com que o país se confronta. «Um dos problemas mais sérios da nossa sociedade e da nossa economia é o tema da demografia», dis-se o governante, que fa-lava num encontro com representantes das insti-tuições civis do distrito de Braga, destinado à re-colha de informações pa-ra o Governo preparar o debate sobre o Estado da Nação, que está agenda-

ministro vieira da silva veio a braga sentir o pulso do distrito para preparar debate do estado da nação

Auditório do Idea Atlântico encheu-se para analisar o estado do distrito de Braga

Ave

lino

Lim

ado para o dia 13 de julho.Embora destacando

que, «pela primeira vez, desde há muitos anos», o país teve em 2017 «um saldo migratório positi-vo», José Vieira da Silva vincou que «a sangria que o país teve na saída de jo-vens para o exterior coloca a Portugal «um problema grave» de baixa natalida-de, uma vez que abando-naram Portugal «muitos jovens em idade fértil».

Na comunicação com que abriu o encontro com os representantes da so-ciedade civil, o titular da pasta do Trabalho, Solida-riedade e Segurança So-cial não deixou de apontar a recuperação económica

como um motivo de espe-rança para os portugueses.

«Portugal teve, em 2017, o maior crescimento do sé-

culo do Produto Interno Bruto», acentou, atribuin-

do a recuperação econó-mica ao «forte crescimen-to» das exportações, a uma maior dinâmica do con-sumo interno e à subida do investimento realiza-do no país.

A criação de 300 mil postos de trabalhos líqui-dos, durante a governação de António Costa, e desci-da acentuada do desem-prego marcaram também o discurso de Vieira da Silva. O governante des-tacou ainda a particulari-dade de, em 2018, o Or-çamento do Estado não precisar de financiar o or-çamento da Segurança So-cial, devido a uma subida de 7 por cento das contri-buições sociais.

Page 6: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Alunos de Medicina ajudamidosos que vivem isolados

O Núcleo de Estudan-tes de Medicina da Universidade do Mi-nho (NEMUM), com

o apoio da Câmara Muni-cipal do Concelho de Pa-redes de Coura, organiza nos próximos dias 10 a 12 de julho, a quinta edição do projeto "Aldeia Feliz".

A campanha, que ex-pressa a capacidade de inovação social dos es-tudantes da UMinho, as-sume-se como um con-tributo para a inclusão social de idosos que vi-vem praticamente isola-dos, muitos dos quais não têm acesso aos cuidados de saúde, que lhes serão prestados pelos estudan-tes universitários.

 «A desertificação e o envelhecimento de mui-tas aldeias portuguesas contribuem para a sus-cetibilidade da sua po-pulação a múltiplos fato-res de fragilidade social, pondo em causa a satis-fação das suas necessida-des mais básicas», disse fonte ligada ao projeto,

projeto inovador de estudantes da uminho vai beneficiar população de paredes de coura

solução "nanogateway" foi desenvolvida a pensar nas empresas do minho e de trás-os-montes

INL desenvolve solução que facilita acesso à inovação

O Instituto Internacio-nal Ibérico de Nano-tecnologia (INL) vai lançar uma aplicação

que visa facilitar o aces-so à inovação científica e tecnológica. A solução, já denominada de “nano-Gateway”, é apresentada como «uma oportunida-de única» para empresas e decisores políticos das regiões do Minho e de Trás-os-Montes.

«O nanoGateway é um projeto ibérico pioneiro, que visa dar resposta aos desafios das empresas, no-meadamente, das empre-

Arq

uiv

o D

M

BREVEs

SÃO LÁZARO E SÃO JOÃO DO SOUTOCOMEMORAM DIA DOS AVÓS

Alheira A União das Freguesias de São Lázaro e São João do Souto organiza no dia 26 de julho, na freguesia de Alheira, Barcelos, o Dia dos Avós.

Os interessados devem inscrever-se de 9 a 20 de julho, nas instalações de São Lázaro. As ins-crições são limitadas.

TUB INTERROMPE CIRCULAÇÃONO LARGO CARLOS AMARANTE

Carreira 41 Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) interrompem hoje, das 8h00 às 13h00, a circulação no Largo Carlos Amarante.

A decisão decorre da realização de obras num edifíco no local da cidade Braga (montagem da autogrua para cargas e descargas de matérias), pelo que os autocarros da "Carreira 41– Circui-to Urbano II" realizam, durante esse horário, um trajeto alternativo.

Mestres em Medicina da UMinho ajudam idosos a ter uma vida mais feliz e saudável

acrescentando que «mui-tos idosos [que vão ser vi-sitados] vivem sozinhos e sem contacto frequen-te com familiares».

Acrescenta a fonte da Universidade do Minho que boa parte dos ido-sos que vão beneficiar do projeto inovador «vi-vem a vários quilóme-tros dos centros de saú-de e em áreas que, muitas

vezes, não têm cobertu-ra telefónica e onde as vias de acessibilidade são mínimas».

«A presença de várias co-morbilidades é fre-quente», o que «impede o normal desempenho nas atividades do seu quoti-diano», continua a fon-te, salientando que essa realidade contribui «pa-ra um estado progressi-

vo de decadência». «É neste quadro social

que se enquadra o alvo de intervenção deste projeto, que envolve um  grande número de idosos inter-vencionados nas dife-rentes aldeias e 25 alu-nos voluntários do curso de Mestrado Integrado Medicina da Universida-de do Minho», resumiu a fonte.

DR

DR

Inovação produzida no INL é direcionada para a economia

sas da região do Minho e Trás-os-Montes. Na práti-ca, trata-se de uma plata-forma que pretende ser o ponto de encontro entre as empresas e as suas ne-cessidades específicas e os especialistas, nacionais ou internacionais, com tra-balho desenvolvido nessa área», disse fonte do Ins-tituto de Nanotecnologia. A mesma fonte acrescen-tou que em causa está «um projeto "ciência chave na mão"», dando conta que os responsáveis pelo de-senvolvimento da plata-forma destacam que em

causa está «um projeto que não exclui desafios».

«É um projeto que quer

promover a investigação de excelência na área da nanotecnologia e a sua

transferência para o te-cido empresarial. O que significa que podemos estar a falar de desafios que tenham hoje já uma resposta com capacidade de aplicação no mercado, mas podem ser também desafios que promovam a investigação de solu-ções adequadas para futu-ras aplicações», explica a responsável pelo projeto.

Além de procurar solu-ções científicas e tecnoló-gicas para as necessidades das empresas, o nanoGa-teway permite ainda iden-tificar oportunidades de

financiamento para o desenvolvimento destes projetos, que podem ser locais, nacionais ou su-pranacionais. O projeto nanoGateway também apoia os governos locais e regionais na identifica-ção de iniciativas, parce-rias e oportunidades de financiamento para im-pulsionar a transição in-dustrial regional com base nos RIS3, ajudando a criar e implementar “hubs” e inovação, plataformas te-máticas e projetos-piloto envolvendo múltiplas re-giões europeias.

Page 7: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Arcebispo Primaz desafia construçãode «caminho seguro e tranquilo para os peregrinos»

D. Jorge Ortiga presidiu à cerimónia de inauguração da exposição "São Bento em São Bento da Porta Aberta e Nós"

Alexandre Gonzaga

O Arcebispo Primaz desafiou ontem a construção de «um caminho seguro e

tranquilo para os pere-grinos que se deslocam a pé, ao longo do ano, ao santuário de São Bento da Porta Aberta».

Na cerimónia de inau-guração da exposição "São Bento em São Bento da Porta Aberta e Nós", que se encontra patente no Museu Pio XII até ao dia 28 de julho, D. Jorge Or-tiga aproveitou a presença dos membros da Irman-dade e do presidente da Câmara de Terras de Bou-ro, Manuel Tibo, para «se sentarem à mesa e con-versarem sobre essa pos-sibilidade», envolvendo

Arcebispo Primaz benzeu a imagem que servirá para as celebrações externas do santuário minhoto, seguindo-se uma apresentação pelos "Sinos da Sé"

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

os municípios vizinhos.O prelado deseja ver

implementado «um tra-jeto marcante, que pode-rá estimular ainda mais as peregrinações futuras».

No evento, que con-tou com a apresentação

musical do grupo Sinos da Sé, o Arcebispo Pri-maz sublinhou também «a vinda a Braga do san-tuário, através da expo-sição, nesta dinâmica de "ir e vir", que poderá re-forçar a sua candidatura

a património cultural e material».

O diretor do Museu Pio XII, cónego José Paulo Abreu, destacou precisa-mente a candidatura do santuário bourense, «uma longa estrada a ser percor-

rida, cuja exposição é um passo importante».

Na presença de dezenas de convidados e autorida-des, Carlos Aguiar Gomes, membro da Irmandade, contextualizou a exposi-ção e referiu o papel dos

beneditinos em Portugal e, particularmente, na re-gião Norte.

No dia 25 de julho, às 21h00, realiza-se a confe-rência "Turista Peregrino", proferidas por José Car-los Miranda.

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

Page 8: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

José Manuel Fernandes criticafalta de apoio à afirmação da região

Alexandre Gonzaga

O eurodeputado Jo-sé Manuel Fernan-des lançou, ontem, na Feira do Livro,

uma crítica contundente ao «centralismo do país». O político minhoto, que apresentou a obra "Es-paços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade" disse não concordar que «Porto e Lisboa, cujas áreas metropolitanas re-presentam apenas 5% do território, possuam 41% da população portugue-sa e concentrem 50% da riqueza nacional».

O livro, editado e or-ganizado pelo Centro de Estudos Lusíadas (CEL) da Universidade do Mi-nho (UMinho), reúne ar-

Eurodeputado apresentou o Livro "Espaços, Culturas Urbanas e Contemporaneidade"

Mostra ficará patente na Videoteca da Ponte até o dia 30 de julho

Braga recebe a exposição "Vila Verde para além do Verde"

Na Videoteca da Pon-te foi inaugurada aexposição "Vila Ver-de para além do

Verde", uma galeria de fotografias que captamo lado mais natural do concelho. O objetivoé revelar e valorizar o pa-trimónio natural vila-

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

A Feira do Livro termina no dia 15 de julho

DR

Mostra encontra-se patente na Videoteca da PonteA exposição visa valorizar o património natural vilaverdense

verdense. A inauguração contou

com a presença da verea-dora da Cultura de Bra-ga, Lídia Dias, a verea-dora da Cultura de Vila Verde, Júlia Fernandes e ainda o coordenador da Casa do Conhecimen-to de Vila Verde, Ismael

Graça.As fotografias expos-

tas resultam de umacolaboração entre o mu-nicípio de Vila Verde, a Casa do Conhecimento de Vila Verde e o STOL – Science Through Our Lives, um projeto dedivulgação da ciência

fundado por professores da Universidade Minho. Segundo Júlia Fernan-des, a exposição resulta do trabalho dos partici-pantes, sendo que qua-se «todos eram amadores e quiseram estar na na-tureza para captar ima-gens maravilhosas da-

quilo que é a fauna e a flora do território de Vi-la Verde».

Para a vereadora da Cultura de Braga, esta exposição é uma oportu-nidade para aproximar os dois concelhos que estão dentro «de um território que nos une». Sublinha

Lídia Dias, que «para Bra-ga receber uma exposi-ção de fotografia, de vi-deo e do digital é para nós a nossa àrea».

"Vila Verde para além do Verde'" vai continuar na Videoteca da Ponte até dia 30 de julho.

Fernando Morant

tigos de diversos profes-sores universitários das áreas social, arquitetóni-ca e urbanística.

«Somos, cada um, "um--ser-num-espaço", o que implica que cada comuni-dade humana é um con-

junto de seres inseridos em espaços e respetivas interações e resultados, aos quais também se pode

dar o nome de Cultura», pode ler-se na introdu-ção da obra, organizada-por José Teixeira.

«Será a partir do espa-ço vivencial concreto em que nos situamos – Bra-ga e Minho – que se pro-curará refletir sobre este e outros espaços e respe-tivas vivências e culturas na contemporaneidade», referiu o também coor-denador do CEL, subli-nhando o que escrevera na obra.

Com este mote, José Manuel Fernandes des-tacou que, «Braga possui, hoje, um papel funda-mental na região». A ci-dade bracarense, «é o seu motor. Neste quadrilátero urbano, que envolve Bra-ga, Guimarães, Vila Nova

de Famalicão e Barcelos, urge pensar nos projetos que poderão desenvolver o espaço, que seja inclu-sivo, coeso e de liberda-de», referiu o eurodepu-tado, acrescentando que «o Norte de Portugal e a Galiza têm uma popula-ção de 6 milhões de ha-bitantes, cujo território é necessário preservar».

Na presença do ve-reador do Urbanismo de Braga, Miguel Ban-deira, José Manuel Fer-nandes disse ser «inacei-tável que, quem está no centro do poder, não te-nha a perceção das difi-culdades que, ao longo dos anos, a região tem tido para a sua afirma-ção nacional e interna-cional», terminando.

DR

Page 9: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

Caldelas serve iguarias de bacalhau e petiscos no parque das termasO Parque das Termas de Caldelas, em Amares, volta a ser o palco do Festival do Bacalhau, entre 13 e 15 deste mês. A terceira edição do certame volta a levar à mesa iguarias de bacalhau e petiscos por apenas cinco euros.

rui de lemos

A excelência da gas-tronomia de Ama-res associada a uma terra de cozinha

e cozinheiros de mão cheia é uma receita que tem tudo para conquistar imensos comensais pelo estômago. Estes são os in-gredientes que suportam a aposta no Festival do Bacalhau, no Parque das Termas de Caldelas, ter-ra do conceituado Chefe Silva, de deliciosos pratos do fiel amigo e de famo-sas rabanadas.

 «Muito do sucesso do nosso concelho passa pe-la gastronomia. Temos uma riqueza tremenda nestes eventos, que são claramente diferencia-dores, desde as papas de sarrabulho, que são a nos-sa grande marca, passando pelas francesinhas e este festival. Nestas e noutras apostas, o nosso objeti-vo é trazer cada vez mais gente ao concelho e esta-mos convencidos que es-te evento vai atrair cada vez mais gente», ilustrou o presidente do Municí-

Festival do Bacalhau oferece refeições de qualidade em ambiente edílico e clima de festa

Região A boa gastronomia é uma imagem de marca do concelho e este festival quer ser mais uma referência.

Amares vai ser palco da rodagem de um grande filme sobre António Variações entre 2 e 9 de agosto.

FILME

DR

pio, Manuel Moreira, on-tem, na apresentação do certame.

Mostrando-se convic-to que «o concelho cresce com este tipo de iniciati-vas», o autarca vaticinou que o Festival do Bacalhau reúne todas as condições para se tornar um evento de referência na região. «Estou plenamente con-vencido que este even-to vai chegar à dimensão das papas de sarrabulho na próxima década», for-mulou, sublinhando a in-tenção de o evento ren-der homenagem ao Chefe Silva na sua terra natal.

O III Festival do Ba-calhau, uma iniciativa conjunta promovida pe-la Câmara Municipal de Amares em parceria com

a União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, volta a decor-rer no edílico Parque das Termas de Caldelas, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, com o objetivo de promo-ver e valorizar a gastrono-mia local e atrair visitan-tes ao concelho. O evento

mantém o figurino tradi-cional, com a oferta de um menu diário de pra-tos de bacalhau e bebida pelo preço simbólico de cinco euros.

Este ano serão quatro os restaurantes presentes no certame gastronómico, a quem compete servir o menu económico, que in-clui arroz de feijão e pata-niscas, pão e bebida, além das suas sugestões, sem-pre dentro do bacalhau e dos seus derivados, além de outros petiscos. No re-pasto são também promo-vidos os vinhos verdes do concelho de Amares e as suas deliciosas sobreme-sas, também com preços simbólicos.

«O Festival do Baca-lhau pretende ser o gran-

de evento gastronómico do concelho no verão», apontou o vice-presiden-te Isídro Araújo, acrescen-tando que a iniciativa vai granjeando sucesso e uma adesão crescente do pú-blico. Este ano, os pro-motores esperam mais um evento de sucesso no "coração" de Caldelas, um espaço paradisíaco, domi-nado pelo verde.

«O senhor presidente da Câmara de Amares teve a clarividência de apostar neste evento, de ter uma política de descentraliza-ção dos eventos e de pro-moção do concelho que deveria ser exemplo pa-ra outros.

Esta terra de cozinhei-ros, boas cozinhas e res-taurantes, com grande tra-

dição e bem saber fazer pratos de bacalhau não podia deixar de se afirmar neste domínio, nem dei-xar de homenagear o sau-doso e conceituado che-fe António Silva», supor-tou o presidente da Fre-guesia de Caldelas, José Almeida. O autarca acres-centou que o certame de-correrá com animação permanente, «num espí-rito de verdadeiro arraial minhoto», que inclui a atuação da Rusga de Go-dinhaços (13), grupos de cavaquinhos e concerti-nas (14), além de canta-res ao desafio, no domin-go. «Vale muito a pena vir desfrutar de uma boa re-feição, neste local edíli-co em ambiente de fes-ta», concluiu.

Festival do Bacalhau pretende ser o grande evento gastronómico do concelho de Amares no período de Verão.

Page 10: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

10 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Câmara de Vila Verde promoveuXX Festa Concelhia Sénior

A Câmara de Vila Ver-de promoveu a XX Festa Concelhia Sé-nior que este ano

juntou mais de dois mil participantes neste pas-seio anual.

Segundo fonte da au-tarquia, a iniciativa te-ve este ano como des-tino a cidade de Viana do Castelo, seguindo-se um almoço convívio em Esposende.

Em comunicado, a Câ-mara de Vila Verde afirma que os mais de dois ido-sos do concelho foram le-vados a Viana do Castelo, para a celebração da Eu-caristia no Santuário de Santa Luzia.

No final, os participan-tes seguiram para Espo-sende, mais concreta-mente para a Quinta da

Malafaia, onde decorreu o almoço convívio.

Para comemorar a vi-gésima edição da "Festa Concelhia Sénior", a Câ-mara de Vila Verde afir-

Iniciativa contou com mais de dois mil participantes

O almoço convívio decorreu na Quinta da Malafaia

DR

ma ter optado por reali-zar este convívio apenas num único dia.

Recorde-se que nos anos anteriores, a autar-quia realizou a iniciativa,

por questões de logística, em dois dias, um para a parte Norte e outro para a parte Sul do concelho. Este ano, num só dia, a Câmara diz ter juntado,

verdadeiramente todos os seniores do concelho de Vila Verde, «numa jornada de excecionais momentos de salutar convívio e de grande animação».

Assim, o passeio incluiu a celebração da Eucaris-tia no Santuário de Santa Luzia, um dos mais belos e importantes exempla-res de arquitetura româ-nica/bizantina que se as-sume como um cartão de visita da cidade de Via-na do Castelo, permitin-do uma excelente vista da região, que concilia o mar e o rio Lima.

Depois teve lugar o al-moço convívio na Quin-ta da Malafaia, com a ani-mação a estender-se pela tarde.

O presidente da Câ-mara Municipal de Vi-

la Verde, António Vilela, que também participou no evento, considera que «é uma das nossas maio-res premissas enquanto eleitos locais, o promo-ver jornadas de convívio entre a população sénior vilaverdense».

«Vila Verde e as novas gerações devem muito a estes nossos seniores pe-lo desenvolvimento que promoveram ao nosso concelho. Por isso, é in-teiramente merecido e da maior importância e re-levância este mimo que a autarquia lhes possibi-lita anualmente», acres-centou o autarca.

A autarquia sublinha a elevada mobilização em torno de mais uma edi-ção da Festa Concelhia Sénior.

Vieira do Minho levou 1600 peregrinosao Santuário de Fátima

A Câmara de Vieira do Minho, cumprindo uma vez mais a tra-dição, voltou a or-

ganizar o passeio conví-vio para os vieirense.

Segundo fonte da au-tarquia foram mais de 1600 pessoas do conce-lho que rumaram ao San-tuário de Nossa Senhora de Fátima.

A mesma fonte subli-nha que este é o passeio anual que o município proporciona aos senio-res do concelho e no qual também marcou presença o presidente da Câmara, António Cardoso.

Provenientes de todas as freguesias do concelho de Vieira do Minho, os

participantes assistiram à celebração da Eucaris-tia na igreja da Santíssima Trindade celebrada pelo

Passeio convívio para os vieirenses

DR

arcipreste de Vieira, pa-dre Alcino Xavier, e con-celebrada pelos párocos, Albano Costa, João La-

meiras, Fernando Eurico e José Alves que também integraram o passeio. De referir, ainda que a cele-

Idosos de Vieira do Minho participaram na celebração da Eucaristia

bração da Eucaristia foi animada pelo Coro da Universidade Sénior de Vieira do Minho. No fi-nal da celebração religio-sa, os participantes neste passeio aproveitaram pa-ra aconchegar o estôma-go, no tradicional almo-ço de confraternização na zona envolvente ao San-tuário, com a partilha de farnéis. Entre os peregri-nos, que aproveitaram es-ta deslocação ao Santuário de Fátima para o cumpri-mento de promessas e a compra de recordações, reinou sempre um am-biente de boa disposição e alegria que se mante-ve durante toda a tarde e durante a viagem de re-

gresso a Vieira do Minho.Distribuídos por 32 au-

tocarros, os participan-tes neste passeio foram acompanhados pelos téc-nicos da autarquia, que ti-veram a colaboração dos vários presidentes de Junta do concelho e de técnicos dos diferentes centros so-ciais e paroquiais. Para o presidente da Câmara de Vieira do Minho, «este ti-po de iniciativa, para além de promover o convívio, é um excelente momen-to para os vieirenses ma-nifestarem a sua fé e de-voção a Nossa Senhora de Fátima». António Cardoso sublinhou ainda a promo-ção de estratégias para o bem estar da população.

Page 11: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

Escritores da "casa" são apostana Feira do Livro de Barcelos

Com menos dois mil euros no orçamen-to, mas «garantida-mente com a quali-

dade de sempre», a Feira do Livro de Barcelos vol-ta a apostar na divulgação dos escritores da "casa" e com muito livreiros bar-celenses. Uma mostra de força que garante as 36 edições de feira, que este ano volta a ter como “li-vraria gigante” a avenida da Liberdade.

O presidente da Câ-mara de Barcelos, jun-tamente com o executi-vo que o ajuda a manter a maioria governativa na edilidade, inaugurou on-tem o Feira do Livro, que começou com “mimos” de jovens que realizaram uma pequena representa-ção teatral.

Com uma aposta cla-ra também na literatu-ra infanto-juvenil, onde inclui um espaço reser-vado aos mais pequenos, Miguel Costa Gomes fez questão de colocar de par-te “o velho fantasma” da simultaneadade da Fei-ra do Livro de Barcelos com a de Braga.

«A administração é fei-ta por cada um dos terri-tórios e esta feira não per-de com a realização da Feira de Braga na mes-ma data. O nível da qua-lidade dos livreiros aqui expostos tem sido cons-tante, e não vemos is-

36.ª edição do certame decorre até 15 de julho

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

«Não levaram nada»

Feira do Livro de Barcelos decorre na avenida da Liberdade

to, eu e o colega de Bra-ga, de uma perspetiva da rivalidade. Cada um faz o seu caminho», apon-tou o presidente da Câ-mara.

Com o objetivo de pro-mover a leitura, a Feira do Livro tem um custo de 96 mil euros. Miguel Costa Gomes, um aman-te do livro, acredita que «o físico ainda é muito procurado».

«A novas tecnologias permitem hoje em dia o acesso ao livro de ou-tra forma, mas eu acre-dito que ainda há muita gente que prefere o con-tacto físico com o livro. Eu sou um deles. Até na Câmara evito o virtual. Tenho um iPad e o res-

AUTARCA DE BARCELOS CONFIRMABUSCAS À SUA RESIDÊNCIA

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, confirmou ontem que a Polí-cia Judiciária de Braga fez buscas na “sua” casa.

«Eu assumo. Foi à minha casa, mas não levou nada. Aliás, fez várias buscas domiciliá-rias em Barcelos», reve-lou o edil, confirmando o que havia avançado o 318 online, que as bus-cas, que passaram tam-bém pela Câmara de Bar-celos, estão relacionadas com contratos relativos ao anos de 2014.

«O dever do município é colaborar com as autoridades. É um processo baseado numa de-núncia anónima. Está relacionado com pres-tações de serviços feitos em 2014 relacionados com a G-Protec», disse.

Miguel Costa Gomes disse mesmo que «nin-guém foi constituído arguido».

Recorde-se que a PJ realizou buscas na quar-ta-feira passada na Câmara de Barcelos e outros locais, incluindo residências pessoais.

Em causa estão suspeitas dos crimes de cor-rupção, abuso de poder e prevaricação tendo em conta contratos de segurança privada.

Nuno Cerqueira

to é papel», referiu, sem algum receio de críticas ambientais.

Com a presença garan-tida de nomes como Jo-sé Milhazes, Joana Ama-ral Dias, Valter Hugo Mãe e Ricardo Carriço, a vice--presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Sa-leiro, preferiu destacar a presença de livreiros e es-critores barcelenses.

«É importante dar va-lor aos escritores barce-lenes, que ao longo das últimas décadas têm con-tribuído para o patri-mónio cultural do conce-lho. Há todo um mundo literário barcelense que é preciso trazer para es-ta feira de forma a divul-gar o trabalho que fazem»,

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

frisou Armandina Sa-leiro.

Nuno Cerqueira

Page 12: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

12 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Associação Gerações mostra trabalhos de seniores no parque

CHMA contrata 21 novos profissionais

O Centro Comunitá-rio da Associação Ge-rações, através do Clube Sénior, está

a concretizar, até 15 des-te mês, nos Serviços Edu-cativos do Parque da De- vesa, a nona “Mostra do Clube Sénior” da institui-ção.

O programa de aber-tura da “mostra” teve al-guns momentos altos, principalmente a entre-ga de diplomas de fre-quência de ateliês aos 150 seniores que frequentam o serviço da Associação Gerações, a abertura das exposições de pintura, fo-tografia e bordados, em que estão representados alguns dos trabalhos rea-lizados ao longo do ano e a animação musical pela TUSEFA (Tuna Sénior de Famalicão).

Aquele é um projeto concretizado há 9 anos consecutivos, servindo a

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) foi autorizado pelo Ministério da Saúde

a proceder à contratação de 21 novos profissionais diretamente relacionados com a atividade assisten-cial, nomeadamente pa-ra a enfermagem, téc-nicos de diagnóstico e terapêutica e assistentes operacionais.

Segundo informação hospitalar, aquelas admis-sões vão permitir colma-tar a redução do período normal de trabalho de 40 para 35 horas semanais, sem que haja qualquer perturbação da qualidade assistencial para os uten-tes. É ainda de salientar

que estas novas contrata-ções vão permitir proce-der a alguns ajustamentos na afetação dos recursos humanos às diferentes atividades hospitalares.

O processo de contra-tação dos novos profis-sionais encontra-se já em fase final de seleção, es-tando prevista ocorrer a sua admissão nos próxi-mos dias.

De igual modo, o Cen-tro Hospitalar do Médio Ave obteve autorização do Ministério da Saúde pa-ra celebrar um contrato de fornecimento de ali-mentação pelo período de três anos, num valor estimado de cerca de 2,3 milhões de euros.

Esta autorização vai permitir dar sequência ao concurso público para a celebração do contrato, tendo o CHMA aprovei-tado a oportunidade para introduzir algumas altera-ções ao perfil das refeições a fornecer, atualizando as ementas (tendo em con-ta as mais recentes orien-tações sobre alimentação saudável) e integrando uma opção vegetariana.

Os responsáveis pela administração hospita-lar sublinham que aque-le novo contrato de for-necimento alimentar, nos próximos anos, permite ir de encontro às orien-tações sobre alimentação saudável.

famalicão

Hospital reforça recursos

Projeto promove trabalhos do clube sénior

DR

Um pôr do sol e o ver-de do Parque da Devesa como cenário e ao som de boa música. É esta a proposta que o Municí-pio de Famalicão tem pa-ra todas as sextas-feiras do mês de agosto, com mais uma edição do De-vesa Sunset.

Beatriz Pessoa, a 3 de agosto, Mathilda, no dia 10, Rubel, a 17 de agosto, e Luís Severo, no dia 24, são os artistas convida-dos da edição deste ano da iniciativa, promovida anualmente pela autar-quia famalicense.

Os concertos são de en-trada gratuita e decorrem

a partir das 19h00, junto ao lago.

O arranque do Deve-sa Sunset dá-se no femi-nino, com a atuação de Beatriz Pessoa, artista in-cluída na lista dos nomes que vamos encontrar nos próximos anos. Depois de um 2017 repleto de apre-sentações especiais – EDP Cool Jazz – primeira parte de Jamie Cullum; Festival MED; Festival F; Cultur-gest; Casa da Música - é no presente ano de 2018 que as canções de toada jazz e estrutura pop da au-toria de Beatriz Pessoa se prestam a um novo pas-so na carreira.

concertos gratuitos

Devesa Sunset anima sextas de agosto

mostra para dar conta pu-blicamente do trabalho que é desenvolvido na ocupa-ção dos tempos livres e no desenvolvimento de pro-jetos de intervenção liga-dos aos mais idosos.

Este ano não foi exce-ção. As exposições de pin-

tura, fotografia e bordados são uma pequena parte das múltiplas iniciativas e atividades desenvolvi-das pelos seniores, que se alargam a outras áreas co-mo a abordagem a línguas estrangeiras, yoga, dan-ça, pilates, ginástica, his-

tórias de vida e informá-tica, uma das atividades que tem sempre “lotação esgotada” na Associação Gerações. Além de tudo isto existem ainda as vi-sitas de estudo, caminha-das ecológicas e sessões de fisioterapia.

Centro Hospitalar do Médio Ave assegura mais profissionais e serviços

DR

DR

Page 13: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

Guimarães veste de branco para noite de verão longa e em festa

Noite Branca impõe trânsito condicionado

Hoje à noite, dia 07 de julho, Guima-rães convida vima-ranenses e visitantes

a vestirem-se de branco na noite de verão mais aguardada do ano. 

Na noite de hoje, a ci-dade-berço não vai pa-rar quando a playlist dos Djs convidados come-çar a tocar. O Largo João Franco, a Praça de S. Tia-go, o Largo de Donães, a Rua de Santo António e a Plataforma das Artes e da Criatividade conver-tem-se em pistas de dan-ça a céu aberto e as ani-mações que percorrem as ruas da cidade prome-tem dar uma inigualável vivacidade a esta noite de pura diversão. Símbolo da festa, o Trio Elétrico promete arrastar Guima-rães e, quando estacionar, ninguém vai querer parar de dançar.

A noite será longa e pa-ra que seja inesquecível Guimarães conta com a presença de todos. Basta não faltar à regra e vestir a cidade de branco. No Lar-

Por motivo da realiza-ção da "Noite Bran-ca", a Câmara Muni-cipal de Guimarães

alerta para o condicio-namento do trânsito em várias artérias da cidade.

Além dos condiciona-mentos referidos no texto em cima, hoje, dia 7, será proibido o trânsito Alame-da de S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascen-te) e na Rua de Santo An-tónio, partir das 20h00. No Centro Histórico in-tramuros, após as 13h00, a partir da Porta de Santa

Luzia e Porta Nova, tam-bém será proibido o trân-sito de veículos.

O estacionamento se-rá condicionado entre o Largo do Toural e a Tra-vessa da Rua de Santo An-tónio. A partir das 13h00 será proibido o estaciona-mento no Largo da Mi-sericórdia, Rua da Rai-nha D. Maria II, Alameda S. Dâmaso (norte) e Rua de Santo António.Na Rua Paio Galvão, a partir das 21h00, será proibido o trânsito por forma a ga-rantir a circulação pedonal

em condições de seguran-ça entre os vários palcos do evento. O acesso a ou-tros arruamentos a partir da Rua Paio Galvão ficará igualmente condicionado.

A partir das 23h00, com uma duração pre-vista de quatro horas, se-rá condicionado o trânsi-to ao longo do percurso do "Trio Elétrico", com início no Largo Condes-sa da Mumadona, percor-rendo a Avenida Alberto Sampaio, Largo Repúbli-ca do Brasil (topo norte), Alameda de S. Dâmaso

timos anos, o Centro In-ternacional das Artes José de Guimarães, o Mu-seu da Sociedade Mar-tins Sarmento e o Museu de Alberto Sampaio as-sociam-se à Noite Bran-ca, abrindo as suas por-tas até à meia-noite. Não perca, por isso, a oportu-nidade de visitar as suas exposições.

Guimarães promete vi-brar até de madrugada e a diversão será garantida na noite mais emblemáti-ca do calendário de verão.

Porém, devido à reali-zação da "Noite Branca", também vei verificar-se o condicionamento do trânsito em algumas arté-rias da cidade. Até ao final do evento será proibido o estacionamento do la-do nascente do Largo da Misericórdia e no mesmo local será condicionado o trânsito no lado poente. No mesmo período, se-rá condicionado o esta-cionamento na Avenida Conde de Margaride, fa-ce à Plataforma das Artes e da Criatividade.

(norte), Largo 25 de abril (nascente), terminando no Largo do Toural (nascen-te). Durante o referido pe-ríodo será condicionado o trânsito nos arruamen-tos que confinam com o percurso descrito.

A Câmara de Guima-rães apela à compreensão e cooperação dos muníci-pes, alertando para o facto das autoridades policiais introduzirem outros con-dicionamentos à circula-ção do trânsito tendo em consideração as condições de segurança.

animação de rua em vários espaços da cidade

guimarães

Cidade Berço promete a noite mais longa do ano

DM

go João Franco será Wilson Honrado a fazer as hon-ras e na Praça de S. Tiago é Ana Isabel Arroja a dar música (ambos Djs da Rá-dio Comercial). 

Este ano, o Largo de

Donães também recebe um dos palcos da Noite Branca com Rob Willow (Cidade FM) a animar a festa. Na Rua de Santo António, Eduardo Duar-te, Tiago TT e André Ro-

cha são os responsáveis pela mesa de som e, na Plataforma das Artes e da Criatividade, é Nelson Mi-guel (M80) a passar discos para os mais nostálgicos.

O Trio Elétrico, símbolo

incontornável da festa, fa-rá o percurso entre o Lar-go da Mumadona e o Lar-go do Toural, com Nuno Luz (Rádio Comercial) ao volante.

 À semelhança dos úl-

Circulação automóvel estará condicionada

DM

Page 14: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

no IV Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos "roteiro de proximidade"

Orçamento ParticipativoCerveira-Tomiñoem destaque na Corunha

Autarca de Monçãofoi conhecer prioridadesna freguesia de Lordelo

Os autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, foram os convidados do segundo dia do IV Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, que terminou ontem na Corunha. O Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño foi analisado como uma experiência inovadora e de sucesso.

Dando continuidade aos encontros cele-brados desde 2012 nas localidades de

Odemira, Mollina e Pon-ta Delgada, o IV Encon-tro Ibérico tem como objetivo ser um espaço de intercâmbio das di-versas experiências dos Orçamentos Participati-

vos implementados em toda a Península Ibérica e ilhas, assim como nal-gumas cidades da Amé-rica Latina.

Ao longo de três dias, o encontro desenvolve--se entre conversas aber-tas, reuniões de trabalho, workshops, conferências, mesas redondas, apresen-tação de livros e mesas de experiências. E foi nesta vertente que o presiden-te da Câmara Municipal de Vila Nova de Cervei-ra, Fernando Nogueira, e a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, foram desafiados pela organi-zação a partilhar e tes-temunhar a experiên-cia do Orçamento Par-ticipativo Transfron-

teiriço que já vai na se-gunda edição, e cuja ade-são cresceu significati-vamente.

Fernando Nogueira realçou que «apesar de oficialmente não existi-rem fronteiras, a verdade é que no dia a dia ainda encontramos barreiras na cooperação transfron-teiriça».

Por sua vez, a alcal-desa complementou a afirmação do homólogo português: «Para nós, o OPT é um meio para fo-mentar a geminação en-tre as duas comunidades vizinhas».

Como resultado des-te trabalho de reflexão em comum do IV En-contro Ibérico de De-mocracia e Orçamentos Participativos, o Conce-llo da Coruña na quali-dade de organizador da iniciativa, em estreita co-laboração com os par-ceiros, pretende avançar com uma agenda parti-lhada dando continuida-de ao aprofundamento em torno da democra-cia participativa.

Com a reunião des-centralizada do Exe-cutivo Municipal de Monção marcada

para a noite de 25 de ju-nho, na sede da junta de Lordelo, o autarca mon-çanense, António Barbo-sa, passou grande parte do dia naquela fregue-sia do Vale do Gadanha superior, identificando necessidades, definindo prioridades e apontan-do soluções para o bem--estar da população local.

Acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Sago, Lor-delo e Parada, José João Machado, foram visita-dos vários locais consi-derados prioritários pela população local para in-tervenção futura. Deslo-

cação ainda a empreita-das em desenvolvimento.

 A cada passo, António Barbosa sentia o peso do carinho das pessoas. Apro-ximavam-se para falar so-bre algumas intervenções necessárias para o desen-volvimento da freguesia, mas também para dar--lhe os parabéns pelo tra-balho que está a ser feito no concelho de Monção.

 António Barbosa des-locou-se a uma das obras estruturantes para a fre-

guesia: o Caminho de Souto de Baixo. Um in-vestimento importante da junta de freguesia, cerca de 55 mil euros, com be-nefícios para a população tanto em termos de circu-lação automóvel como de apoio à agricultura.

 Numa extensão ligei-ramente superior a 400 metros, foram instala-das várias “tolas” ao lon-go do percurso. Assim que a obra estiver concluída, serão utilizadas para o re-gadio dos campos situados junto ao caminho, cujo pavimento será execu-tado em betão. 

 Neste périplo, António Barbosa teve a oportuni-dade de verificar os traba-lhos de limpeza das ber-mas e familiarizar-se com

a toponímia e numeração de habitações, deslocan-do-se ainda à antiga Es-cola Primária de Lorde-lo e Parada, edifício que o autarca monçanense já havia visitado no “Roteiro de Proximidade”, realiza-do à freguesia de Parada.

 Aquele imóvel, onde está localizado o marco divisionário de Parada e Lordelo, encontra-se em estado deteriorado, sen-do intenção do executivo local proceder à recupe-ração desta estrutura le-tiva com memória para as pessoas daquela área do concelho de Monção.

O objetivo é a criação de um espaço polivalen-te adaptado a distintas funções. 

Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez foram os autarcas convidados

António Barbosa visitou vários locais da freguesia de Lordelo, no Vale do Gadanha

DR

DR

DR

Autarcasainda encontrambarreirasnaCooperação transfronteiriça.

Page 15: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Misarela: uma ponte com história(s)

Aguarda-se hoje, 7 de julho, uma gran-de festa para os la-dos do Baixo Bar-

roso. O cenário é a velha Ponte da Misarela sobre o cristalino rio Rabagão, situada na aldeia de Si-drós, na freguesia de Fer-ral, Montalegre.

Este ano, como tem si-do hábito anualmente, a iniciativa, com grande destaque no cartaz cultu-ral do concelho, prome-te atrair um elevado nú-mero de visitantes, que aguardam com grande entusiasmo, uma das fes-tas mais singulares des-ta região transmontana.

A iniciativa, organiza-da pela Junta de Fregue-sia de Ferral e Associação Amigos da Misarela, com apoio da Câmara Munici-pal de Montalegre e Eco-museu de Barroso, decor-re hoje e contempla um programa variado, cujo ponto alto está focado na encenação teatral realiza-da junto à ponte barrosã, um espetáculo que cativa

sempre a atenção de cen-tenas de curiosos, locais e vindos propositadamente de outras paragens pró-ximas, inclusive da vizi-nha Espanha.

A festa deste ano co-meça, às 10h00, com uma caminhada de 12 quiló-metros pelos trilhos da Misarela. Depois, à tar-

de, pelas 14h00, cumpre--se a abertura dos stands do evento, uma espécie de “feirinha tradicional” onde serão expostos pa-ra venda diversos produ-tos regionais com produ-ção local. Por volta das 15h30, há lugar para um momento musical, com os tradicionais cantares ao

desafio, com a presença dos cantadores Geadas de Cabril e Leiras do Soajo.

Para a noite, está re-servado o momento mais alto destas míticas festas com a recreação das len-das da Ponte da Misarela, este ano, intitulada “Uma Ponte do Diabo e o Batis-mo na Ponte da Misarela”,

Realiza-se hoje mítica “Festa da Misarela” que promete atrair inúmeros curiosos a Ferral

Freguesia de Ferral espera centenas de pessoas em festa na Ponte de Misarela

DR produzida pela Filandor-

ra – Teatro do Nordes-te, com a participação da comunidade local. A di-reção artística e encena-ção estão a cargo de Da-vid Carvalho.

Após este espetáculo, a festa continua pela noite dentro, com a atuação de DJ’s, no campo de jogos de Vila Nova. Refira-se que todas as atividades que constam no progra-ma são de livre acesso.

Segundo o presiden-te da Junta de Freguesia de Ferral, Aníbal Ferrei-ra, durante toda a festa «o misticismo e as len-das populares, relaciona-das com a construção da Ponte da Misarela e com os poderes sagrados das águas do rio Rabagão, são uma constante». «Esta ce-lebração já acontece há mais de 20 anos, na pon-te da Misarela, sendo que o número de visitantes tem aumentado signifi-cativamente. Convido to-dos a participar nesta fes-ta que se prevê carregada

de misticismo, assumin-do-se como um ícone da cultura do “Baixo Barro-so”», assinala.

Ponte do Diabo, dos Gervásios e das SenhorinhasRefira-se que a Ponte de Misarela está classifica-da como Imóvel de In-teresse Público e divide dois lugares e dois con-celhos: Sidrós, na fregue-sia de Ferral, concelho de Montalegre (Vila Real), e lugar de Frades, fregue-sia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho (Bra-ga). Para além disso, atra-vessa o rio Rabagão, que divide estes dois Municí-pios e consecutivamente os distritos.

É conhecida pelas suas crenças, lendas e também à fama de que foi palco, tendo servido de pas-sagem em 1809 às tro-pas francesas comanda-das por Soult, fugindo à perseguição dos soldados de Wellesley.

Vasco Alves

amanhã

Chaves recria Lenda da Moura em espetáculo de videomapping e cenografia aquática

A Ponte Romana e o rio Tâmega, em Chaves, vão ser pal-co da recriação da

Lenda da Moura, amanhã, num espetáculo que cruza "videomapping" com pi-rotecnia sincronizada, en-cenação acrobática, mú-sica ao vivo e cenografia aquática.

O espetáculo multi-média, produzido pela Grandpa’s Lab, que acon-tece no Dia da Cidade de Chaves, tem por objetivo valorizar e enaltecer o pa-trimónio edificado, geo-gráfico e cultural desta ci-dade do distrito de Vila

Real, explicou a organi-zação, em comunicado.

«Envolver a comunida-de local é a atividade-cha-ve para, a curto e longo prazo, criar-se uma tradi-ção local que se perpetue anualmente», sublinhou.

O enredo consiste nu-ma expedição comanda-da por um capitão invul-gar que procura vestígios e provas concretas de for-ma a apurar se a Lenda da Moura é verdadeira ou não.

Chegados à Ponte de Chaves montam a esta-ção de observação e re-conhecimento de fenó-

menos não identificados, estando o percurso até à ponte repleta de magia, ilusão e comicidade.

A encenação tem início às 21h30 com uma parada à procura da moura en-cantada, na Praça de Ca-mões, em frente à Câma-ra Municipal de Chaves, e prossegue até à margem do rio, passando pelas ruas do centro histórico.

Depois, pelas 23h00, começa o espetáculo que cruza "videomapping" com pirotecnia sincro-nizada, cenografia aquá-tica, encenação acrobáti-ca, "light design" e música

original ao vivo com uma orquestra.

O "videomapping" ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consis-te na projeção de vídeo em objetos ou superfí-cies irregulares.

Segundo a lenda, de-pois da retoma de Chaves pelos Mouros, em 1129, fi-cou alcaide do castelo um guerreiro que tinha um fi-lho que adorava, Abed, e uma sobrinha que, por sua vontade, ficaram noivos.

Alguns anos mais tar-de, os cristãos iniciaram a conquista da região de Chaves, tendo mesmo ata-

cado a cidade. Numa oca-sião, enquanto apreciava os combates, a sobrinha do alcaide fixou os olhos num guerreiro cristão que ganhava com os seus ho-mens cada vez mais posi-ções no castelo, tendo es-te mandado leva-la para o seu acampamento.

A jovem manteve-se re-fém dos cristãos e passou a viver feliz com o cava-leiro que a raptara, mas Abed nunca lhe perdoou.

Depois de restabelecido de um ferimento de guer-ra, Abed voltou a Chaves disfarçado de mendigo e, certo dia, esperou que

a sua prometida passasse na ponte e pediu-lhe es-mola e, nesse momento, Abed disse-lhe que fica-ria para sempre encan-tada sob o terceiro arco da ponte e que só o amor de um cavaleiro cristão – não aquele que a levou – poderia salvá-la.

Depois destas palavras, a jovem moura desapare-ceu para sempre e Abed fugiu de seguida. Mas, a moura encantada nunca mais apareceu e o cristão morreu numa profunda dor e saudade ao fim de alguns anos.

Redação/Lusa

Page 16: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

16 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

«Deus só se torna visível, ao tornar-se presença humana. Mesmo então,

não é visível como Deus, mas apenas como homem e uma história

humana […]. Deus (como Ele é para si e «em si») permanece para

sempre um mistério, acessível somente à fé e à esperança, e, portanto,

igualmente à mercê da dúvida». TOMÁŠ HALÍK

Sacerdotes desafiados a denunciaremos males que afetam os desprotegidos

D. Jorge Ortiga presidiu ao encerramento de um retiro do clero em Braga

DM jorge Oliveira

O Arcebispo de Bra-ga convidou ontem os sacerdotes a esta-rem mais atentos ao

meio que os rodeia pro-curando, como discípulos missionários que anun-ciam a Palavra de Deus, atender aos mais fragili-zados da sociedade.

D. Jorge Ortiga, que presidia à Eucaristia de encerramento de um Re-tiro do Clero, concelebra-da com o reitor do Semi-nário Conciliar de Braga, o cónego Vítor Novais, e o padre Luís Jácome (Ar-ciprestados de Vieira do Minho), que celebra 50 anos de sacerdócio, con-siderou que o padre não deve desculpabilizar-se com a situação social ou económica ou com a glo-balização e as redes so-ciais no desempenho da sua missão na Igreja.

«Hoje podemos falar dos fenómenos da cor-

No dia em que se cele-brou o terceiro aniversário da encíclica "Laudato Si" do Papa Francisco, D. Jor-ge Ortiga pediu ainda atenção para o "cuidar da casa comum" que exige que se trabalhe por uma ecologia integral (mate-rial e espiritual).

A homília do Arcebis-

po de Braga assentou na dinâmica pastoral dos sa-cerdotes e no programa pastoral deste ano que convida a «despertar a Esperança».

«A nossa missão é apai-xonarmo-nos pela huma-nidade, pelo ser humano, procurando amá-los, em primeiro lugar, e procu-

rupção que avança per-manentemente, podemos falar da exclusão social nu-ma altura em que se fala tanto da integração dos re-fugiados, da responsabi-lidade que a Europa tem deste incluir e não de ex-cluir, deste sentido da uni-versalidade», disse o Ar-cebispo de Braga.

rar ter também uma pre-dileção por aqueles que vivem na marginalidade, pelos que vivem descarta-dos da sociedade a nível social e a nível religioso, a nível intelectual», disse o prelado.

Segundo D. Jorge Or-tiga, esta atitude de saída em busca das fragilidades humanas, proposta pelo Papa Francisco, trará cer-tamente «novidades» pa-ra a missão socerdotal que deve ter como modelo o exemplo de Jesus Cris-to que «andava de terra em terra, não se instala-va, estava sempre pron-to para ir ao encontro das necessidades».

«Neste mundo tão complexo e conturbado, procuremos ir ao encon-tro destas situações que nos deviam apaixonar e não apenas acondicionar no nosso aconchego, nu-ma vida mais ou menos tranquila, à volta de uma comunidade, aquela co-

Arcebispo de Braga disse que a sociedade tem fome da Palavra de Deus

munidade que vamos cui-dando, de uma modo vi-da sacerdotal somente ao redor da sacristia e da pa-róquia», desafiou.

O prelado desafiou ain-da os sacerdotes a procu-rarem conhecer o «mundo da inteligência, o mun-do da cultura, o mundo do trabalho e mundo da saúde com todos os seus problemas, o mundo do desporto».

Nesta celebração fo-ram recordados todos os padres que celebram 50 e 25 anos de vida sa-cerdotal e todos os seus condiscípulos.

Orientador do retiro satisfeitocom recetividade dos sacerdotes

O orientador do retiro referiu que esta semana de encontro de sacerdotes foi «muito positiva».

O padre espanhól José-Román Flecha esteve em Braga, a convite da Arquidiocese, para falar ao clero sobre os ensinamentos do Papa Francisco em rela-ção à família e, especialmente, às pessoas divorcia-das que contrairam segundo matrimónio.

O sacerdote, licenciado em Filosofia e doutora-do em Teologia, orientou um curso de exercícios es-

pirituais no Sameiro sobre o Evangelho de Marcos.«Estou muito agradecido à Diocese pelo convite

e também aos padres pela atenção que prestaram às minhas preleções. Estes sacerdotes são, realmente, muito fiéis e muitos agradáveis. Espero que tenha sido interessante para todos», disse.

Durante o retiro houve momentos de silêncio, mo-mentos de oração, de formação, partilha de ideias e horas de convívio.

O retiro iniciou-se segunda-feira e contou com sacerdotes vindos de vários pontos da Arquidioce-se de Braga.

DM

O padre é um seguidor de Cristo para a missão, uma missão difícil mas que dá frutos.

Page 17: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Religião / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

Os Missionários do Verbo Divino (SVD), reunidos em Itália, elegeu ontem

o padre José Antunes da Silva como vice superior geral da congregação.

O sacerdote portu-guês, nascido em Ma-xial do Campo, Castelo Branco, acompanhará de perto o padre Paulus Budi Kleden, eleito su-perior geral há dois dias, no 18.º Capítulo Geral dos Missionários do Ver-bo Divino, que se realiza até 14 de julho, em Ne-mi, Roma.

O verbita foi ordenado presbítero em 1984. De 1986 a 1989 viveu, segun-do revela, os anos mais marcantes da sua vida. Foi em terras africanas, na missão de Kintam-po, Gana.

Fez estudos superio-res em Ciências da Re-ligião, nos Estados Uni-

Padre José Antunes eleitovice superior do Verbo Divino

O verbita dedicou-se à pastoral Universitária entre 1992 e 2003, em Guimarães

Sacerdote é, atualmente, conselheiro geral da congregação

dos, de 1990 a 1992, e, de 1992 a 2003, dedicou-se à pastoral universitária, em Guimarães.

De 2003 a 2007 fez parte da comunidade de Fátima, tendo acompa-nhado mais de perto o trabalho com os lei-gos missionários e com maior dedicação à revis-ta Contacto svd.

Em 2007 foi eleito su-perior provincial, cargo que desempenhou até 2012. Nesse ano parti-cipou no capítulo ge-ral, em Roma, sendo eleito conselheiro ge-ral, cargo que desem-penha atualmente.

Os Missionários do Verbo Divino, presen-tes em Portugal desde a década de 40 do século XX, têm casas em Tor-tosendo, Fátima, Lisboa, Almodôvar, Nisa, Min-de, Aveiro e Guimarães, onde chegaram em 1952.

DR

Núcleo de Braga inauguracampo escutista em Aveleda

Novo Espaço localiza-se em frente à antiga escola primária

A junta de núcleo de Braga do Cor-po Nacional de Es-cutas (CNE) inau-

gurará amanhã, às 9h30, o Campo Escutista d’O Apeadeiro, localizado na União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

Os escuteiros do nú-cleo bracarense «vivem este momento com pro-funda alegria, uma vez que, no seu 59.º aniversá-rio, inauguram um espa-ço de acampamento», re-ferem os responsáveis em nota ao Diário do Minho.

«Pretende-se que este

seja um espaço disponí-vel a toda a comunidade, privilegiando o contacto com a natureza, e onde as crianças e jovens possam realizar atividades que vi-sem o seu desenvolvimen-to físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual, so-cial», sustentam.

O campo escutis-ta é parte de um proje-to maior – o Centro Es-cutista de Braga – que o núcleo de Braga tem em mãos e que quer ver fi-nalizado o mais rapida-mente possível de mo-do a continuar, em local próprio, a promoção de

oportunidades educativas para os seus associados e para toda a comunidade.

Para Alexandra Gon-çalves, atual chefe de nú-cleo, «trata-se de um pro-jeto muito desafiador para todos os escuteiros do nú-cleo, porque exige uma grande união de todos para o cumprimento de todas as obrigações que a criação de um proje-to desta dimensão exige; porque nos responsabiliza a trabalhar cada vez me-lhor os valores educativos inerentes ao movimento para que cada escuteiro seja efetivamente um ele-

mento ativo e diferencia-dor na comunidade onde está inserido; porque nos provoca a olhar mais pa-ra os outros e a viver mais intensamente as missões a que somos chamados».

«Com a inauguração do campo, pretende-se envolver ainda mais to-dos os associados neste projeto, dar vida e alegria ao espaço privilegiado da natureza que nos foi con-fiado, dar testemunho de uma forma de vida com-prometida com o meio onde crescemos na sua dimensão social, ambien-tal e económica», conclui.

Breves

D. NUNO ALMEIDA PRESIDEORDENAÇÃO SACERDOTALDE TRÊS JESUÍTAS

Braga A igreja de São Pedro e São Paulo (Se-minário Maior) acolhe hoje, às 16h00, as orde-nações sacerdotais mais recentes da Companhia de Jesus. O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Al-meida, preside à celebração, que conta com a presença do Provincial da Companhia de Jesus, o padre José Frazão Correia.

Rui Fernandes é de Santarém, tem 35 anos e entrou para a Companhia de Jesus em 2008. De-pois de uma passagem pelo curso de engenharia mecânica, entrou no seminário diocesano, on-de concluiu o curso de teologia. Em 2008 entrou na Companhia de Jesus, onde fez os seus estu-dos de filosofia, em Braga, teologia fundamen-tal, no Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris, e islâmica, no Institut Catholique de Paris. Neste momento é aluno de doutoramento, na Universi-dade Católica Portuguesa, em Lisboa, na área do diálogo entre Cristianismo e Islão. A missa nova do padre Rui Fernandes realiza-se no dia 15 de julho, às 11h00, no Noviciado dos Missionários Combonianos, em Santarém.

Miguel Pedro Melo tem 31 anos, é de Braga e é jesuíta desde 2006. Após os estudos de filoso-fia, na Universidade Católica em Braga, viveu por um período de três anos na Província chinesa da Companhia de Jesus. Foi depois enviado a come-çar os seus estudos teológicos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. Atualmente, reside em Boston, onde se encontra a terminar a licenciatura em teologia, com especialização em teologia sistemática. A missa nova do sacerdote acontece no dia 8 de Julho, às 15h00, no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.

Samuel Beirão é de Lisboa, tem 33 anos, e é jesuíta desde 2007. Antes de entrar na Compa-nhia estudou Direito na Universidade de Lisboa. Já como jesuíta, estudou filosofia em Braga e teo-logia em Madrid e Boston. Fez o tempo de ma-gistério no Colégio das Caldinhas, colaborando especialmente com a Oficina – Escola Profissio-nal. Neste momento, encontra-se ligado à área de estudo da pedagogia inaciana. A sua missa nova celebra-se no dia 14 de Julho, às 17h00, no Colé-gio do Bom Sucesso, em Lisboa.

INFIAS ORGANIZA SEMANA SOLIDÁRIA

Vizela A Associação Juvenil e Pastoral GJI – Grupos de Jovens de Infias, do arciprestado de Guimarães e Vizela, organiza, de 16 a 20 de ju-lho, a Semana Solidária.

A iniciativa, que se realiza com o apoio da Jun-ta de Freguesia local, começa no dia 16, às 21h00, com uma corrida noturna, que sai da igreja pa-roquial. No dia seguinte, à mesma hora, tem lu-gar uma aula de pilates clínico, e, no dia 18 de julho, também às 21h00, realiza-se a segunda ca-minhada noturna.

Uma mega aula de zumba, com Soraia Bran-dão e Janaína, marca, às 20h00, no Largo do Cru-zeiro, o dia 19 de julho. No dia 20, realiza-se um café-concerto, com Maria João e Filipa Lima.

Page 18: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

18 DIÁRIO DO MINHO / Religião / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Papa critica «hipocrisia estéril»em relação a refugiados

Francisco recebeu, no Vaticano, cerca de 200 refugiados e socorristas

O Papa Francisco pre-sidiu ontem a uma missa com refugia-dos, no Vaticano, pe-

lo 5.º aniversário da sua viagem à ilha italiana de Lampedusa, repetindo o apelo à «responsabilidade humana» pelos migrantes e refugiados.

«Infelizmente, apesar de generosas, as respos-tas a este apelo não foram suficientes e hoje chora-mos milhares de mor-tos», disse na homilia da celebração, na Basílica de São Pedro.

Francisco recordou as vítimas da «cultura do descarte», entre eles os migrantes e os refugiados que «continuam a bater às portas das nações que go-zam de maior bem-estar» e são recebidos com a «hi-pocrisia estéril de quem não quer "sujar as mãos"».

A eucaristia contou com a presença de cer-ca de 200 pessoas, entre refugiados e socorristas, alguns dos quais vindos de Espanha, junto ao al-

Papa recebeu refugiados na basílica de São Pedro

Breve

FALECEU O CARDEAL QUE ANUNCIOUO PAPA FRANCISCO AO MUNDO

Je an-Louis Taur an O cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifí-cio para o Diálogo inter-religioso, faleceu quin-ta-feira nos Estados Unidos da América, aos 75 anos de idade, anunciou o Vaticano.

O responsável, atual camerlengo da Santa Igreja Romana, anunciou ao mundo o nome do Papa Francisco, após o consistório de março de 2013, na varanda da Basílica de São Pedro.

No telegrama de condolências que enviou à irmã do cardeal francês, o Papa Francisco disse que D. Jean-Louis Tauran «marcou pro-fundamente a vida da Igreja universal». «Era um conselheiro ouvido e apreciado, nomea-damente graças às relações de confiança e es-tima que construiu com o mundo muçulma-no», assinala o texto.

Francisco elogia o «sentido de serviço» e «amor pela Igreja» do falecido cardeal, confes-sando-se «emocionado» pela forma como este soube «servir corajosamente a Igreja de Cristo até o fim, apesar do peso da doença».

D. Jean-Louis Tauran nasceu na cidade fran-cesa de Bordéus a 5 de abril de 1943; foi orde-nado sacerdote a 20 de setembro de 1969, e entrou depois ao serviço diplomático da San-ta Sé, antes de ser nomeado secretário da Con-gregação para os Bispos e arquivista e biblio-tecário do Vaticano (2003-2007).

Cardeal desde 2003, foi secretário do Va-ticano para as relações com os Estados, posi-ção na qual se destacou pela oposição à inter-venção militar dos EUA no Iraque. Desde 2007 era o rosto da Santa Sé para as iniciativas do diálogo entre as religiões, uma missão confia-da por Bento XVI que foi confirmada pelo Pa-pa Francisco.

DR

tar da Cátedra.«Quis celebrar o quin-

to aniversário da minha visita a Lampedusa con-vosco, que representais os socorristas e os resga-tados no Mar Mediter-râneo», explicou o Papa.

Em junho, o navio Aquarius, da organiza-ção não-governamental SOS Mediterranée, foi en-caminhado para a Espa-

nha, escoltado por duas embarcações da Marinha Italiana, depois de ter si-do impedido de atracar na Itália e em Malta.

Francisco agradeceu a quem acolhe os migran-tes e refugiados, consi-derando que encarnam hoje a parábola do Bom Samaritano, «que parou para salvar a vida daque-le pobre homem espanca-

do pelos ladrões, sem lhe perguntar pela sua prove-niência, pelos motivos da sua viagem ou pelos seus documentos».

Aos resgatados, o pon-tífice deixou uma palavra de solidariedade e enco-rajamento, recordando as «tragédias» de que es-tão a fugir.

«Peço-vos que conti-nueis a ser testemunhas da esperança num mun-do cada vez mais preo-cupado com o próprio presente, com reduzida visão de futuro e relutan-te a partilhar, e que ela-boreis conjuntamente, no respeito pela cultura e as leis do país de acolhimen-to, o caminho da integra-ção», apelou.

A intervenção denun-ciou o «silêncio, por ve-zes cúmplice», de mui-tos, perante o drama dos que fogem da guerra ou da fome, dos «últi-mos, os rejeitados, os abandonados, os mar-ginalizados».

Redação/Ecclesia

De 2ª a Sábado de Manhã

07:45 | Externato Paulo VI | S. Lázaro 08:00 | Carmo | Bom Jesus (d) | Pópulo | Asilo de S. José | Visitação | Sameiro08:30 | Catedral | Terceiros (h) | S. Victor-o-Velho (b | n)09:00 | Carmo | Senhora-a-Branca (b | h) 09:30 | Misericórdia 10:00 | Sameiro | S. João do Souto 10:30 | Congregados 11:00 | Santa Cruz 11:30 | Catedral 12:00 | Congregados12:30 | Capela de S. Barnabé15:55 | Igreja de S. Marcos (b | h) 16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus (h) | Congregados | Maximinos (c) 17:15 | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) (m)17:30 | Catedral | Salvador (b) 18:00 | Terceiros (a) | Santa Cruz | S. Vicente 18:30 | S. Lázaro | S. Victor | Santo Adrião 19:00 | Sra-a-Branca (b) | Ferreiros | Lamaçães (g) | Gualtar (igreja nova) | Lamaçães (g) | S. João Batista (Nogueira)19:15 | Maximinos | Cividade (b) | Lomar 19:30 | Fraião (i)

Sábados de Tarde e Vésperas de Dias Festivos

16:00 | Pópulo (b | d) | Cemitério (a) 16:30 | Sameiro 17:00 | Congregados | Maximinos | Salvador 17:30 | S. Lázaro | Catedral | Ferreiros (c | d) 18:00 | Santa Cruz | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. Vicente 18:30 | Terceiros (a) | Santo Adrião | Santa Justa (b | j) | Capela do Senhor dos Milagres (Lomar) (b | j) | S. João Baptista (Nogueira) | Gualtar (igreja nova) | S. Victor (g) 19:00 | Senhora-a-Branca (b | o) | Senhor das Ânsias (b) | Fraião19:15 | S. Sebastião das Carvalheiras (b) | Lomar 20:30 | Ferreiros (d)21:00 | Maximinos | Capela do Espírito Santo 22:00 | Congregados

Domingos e Dias Festivos

07:30 | Sameiro | Montariol 07:45 | Lomar | Externato Paulo VI 08:00 | Carmo | Teresinhas | Bom Jesus | Maximinos | Gualtar (igreja velha) | Asilo de S. José | Lamaçães | Terceiros 08:30 | S. Lázaro | Sameiro | Catedral | S. Victor| Ferreiros (C. Misericórdia) | S. Victor-o-Velho (b)09:00 | Pópulo | S. Vicente (Sr. Injúrias) |Congregados | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. João Baptista (Nogueira) | Fraião09:30 | Sameiro | Misericórdia | Ferreiros |Montariol | S. João da Ponte| S. João Batista (Nogueira) 10:00 | Carmo | S. Victor (c) | Maximinos (c) | S. Vicente | Enguardas (b) | Armada | Sta. Maria Madalena | Igreja de São Paulo (Cividade) | Lomar | Colégio S. Caetano (c)| Capela do Espírito Santo10:25 | Igreja de S. Marcos 10:30 | Pópulo (b) | Senhora-a-Branca (b) | Sameiro | Congregados | Visitação | Seminário de Fraião 11:00 | Bom Jesus | Santa Cruz | Santo Adrião | Ferreiros (b) | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) | Gualtar (igreja nova) | S. João Baptista (Nogueira) | Lamaçães (c)11:15 | S. Victor | Lar de Santa Tecla 11:30 | S. Lázaro | Sameiro | Carmo | Catedral | Maximinos | Guadalupe (b) 12:00 | Pópulo | Congregados | S. Vicente

12:30 | Senhora-a-Branca (a) 16:00 | Pópulo | Hospital de Braga16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus | Salvador 17:30 | S. Lázaro 18:00 | Catedral | Santa Cruz 18:30 | Carmo (c) | Terceiros (a) | Santo Adrião (a) 19:00 | Maximinos (c) | S. Vicente 19:30 | S. Victor | Igreja de São Paulo (b | l) 21:30 | Igreja de São Paulo (Cividade)

Observaçõesa) Exceto julho e agosto | b) Exceto agostoc) Exceto julho, agosto e setembrod) Só ao sábado | e) Só julho, agosto e setembrof) Exceto agosto e setembro g) Hora de verão: 19h30h) Exceto ao sábadoi) Hora de verão: 20h00j) De quinze em quinze diasl) Exeto Dia de Corpo de Deus m) Ao sábado é às 11:00n) Exceto segunda e sábadoo) Não é celebrada todos os diasSantuário de S. Bento da Porta AbertaSegunda a sábado: 10:30Vespertina: 16:00Dominicais: 9:30; 11:30; 16:00

EUCARISTIAS NA CIDADE DE BRAGA E SANTUÁRIOS

Page 19: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

InfânciaAs Crianças são parte fundamental de todas as sociedade. Portanto, devem ter maior protagonismo nas cidades e nos meios de comunicação.Por esse motivo, o Diário do Minho e a Associação Civil Soy Niño, Sou Criança desenvolvem este espaço para e junto da infância do Minho.

“…Em minha infância, eu cresci olhando paisagens que marcaram as dinâmicas e memórias de minha vida e as de muitas crianças que tiveram a oportunidade de ser protagonistas de partilhar a liberdade na sua natureza” (Pai de uma criança). Não se pode confi nar as crianças em férias. É preciso libertá-las para que possam viver e ser felizes. Elas brincando, nas cidades e vilas, são um indicador de qualidade de vida (Neto, 2018).

CONVERSAS GIGANTESSOBRE, PARA E COM AS CRIANÇAS

Grécia Rodríguez e Leonardo de Albuquerque Estudantes de Doutoramento em Estudos da Criança – Ins� tuto de Educação – Universidade do Minho. Coordenadores da página Conversas Gigantes e da Associação “Soy Niño, Sou Criança”.

QUE VIVAM AS FÉRIAS!

A avó Letícia gostava de doce de pêssego e as horas da

merenda. A aventura do doce começava quando os netos

eram convidados a fazer parte do doce projeto. Meninos,

vamos fazer doce de pêssego? Vão a apanhá-los nas árvo-

res! Brincar nas árvores! Quantas memórias vivas da infân-

cia no meio do mato, livres para tomar decisões, negociar

e reconhecer nossos talentos, nossos limites, nossos espa-

ços, as brincadeiras com os amigos. Hoje vivemos tempos

incertos e de enorme complexidade. Hoje coexistem ou-

tras infâncias mas a alma da criança continua a viver e per-

tencer ao universo de ser criança e de reinventar-se além

das dificuldades. Dentro de uma realidade convulsa, ano

trás ano em todo o mundo, as crianças perdem, especial-

mente nas grandes cidades, seus direitos a desfrutar, por

inúmeras razões, de liberdade e autonomia. Tristemente,

deixam de experimentar o brincar junto as paisagens na-

turais, espaços necessários para explorar e sentir de perto

vínculos e responsabilidades com os valores da natureza.

Para as crianças, os meses de julho e agosto represen-

tam férias. Ao ar livre os seres sensíveis, encontram-se a

si mesmos, seu lugar, sua saúde e bem-estar, sua felicida-

de. As férias livres são uma fonte de oportunidades para

partilhar e crescer entre amigos e também com a família.

Que podem fazer as Câmaras Municipais com suas

políticas públicas sobre o planeamento do território pa-

ra repensar os direitos das crianças a brincarem, viverem

e explorarem livremente seus contextos? Que significa-

ria para a vida das crianças e de seus pais, que elas possam

desfrutar de maiores garantias de segurança e bem-estar

nas paisagens urbanas para viver melhor sua autonomia?

Algumas vilas e cidades, têm demonstrado preocupação

pela autonomia das crianças nos espaços urbanos. Para isso

promovem espaços públicos de qualidade com presença

da natureza no coração e envolvências das cidades e vilas

e facilitam a mobilidade universal das pessoas. As crian-

ças quando têm a oportunidade de decidir com quem de-

sejam brincar, como brincar e onde brincar; quando têm

liberdade de escolher como viver seu tempo e como ex-

plorar o mundo a sua volta, reafirmam seus saberes e for-

talecem sua identidade.

As férias das crianças não podem estar associadas a ló-

gica de compra e venda do mercado, tão pouco à expo-

sição de horas ilimitadas frente a jogos eletrónicos ou à

televisão. É necessário repensar e convocar as crianças a

falar sobre suas férias. Elas são capazes de participar e de-

senhar propostas em favor de suas brincadeiras, alegria e

autonomia. Elas têm direitos a opinar e protagonizar ações

de mudanças que envolvam seu crescimento e educação.

Quando perguntamos às crianças que lugares preferem

para brincar e passar seu tempo livre, elas defendem sem

dúvida alguma que são os espaços próximos à natureza.

“São nestes lugares, onde temos a oportunidade de brincar

com maior liberdade, de serem felizes com os amigos, de

aprender a cuidar das florestas, de nós e também de nos-

so Planeta Terra” (opiniões de crianças de Arcos de Valde-

vez, Viana do Castelo).

BIBLIOGRAFIA: Neto, Carlos (1994). Jogo na criança & desenvolvimento psicomotor. Lisboa: Edições FMH.

“HÁ QUE RECORDAR AOS PAIS QUE ALGUM DIA ELES FORAM CRIANÇAS E QUE GOSTAVAM DE BRINCAR. BRINCAR SOZINHO É UMA SECA. TAMPOUCO SOZINHO COM BRINQUEDOS.

GOSTAMOS MAIS DE UMA BRINCADEIRA COM AMIGOS E NA NATUREZA. LIVRES!” OPINIÕES DE CRIANÇAS DA VILA DE PONTE DE LIMA

Cri

ança

s d

e V

ito

rin

o d

os

Piã

es, P

on

te d

e L

ima Quando perguntamos a um adulto sobre como foi

sua infância, certamente ele dirá que desfrutou de uma enorme liberdade e autonomia para explorar e conhecer seu território, experimentando um amplo universo de brincadeiras. Como é que hoje estamos contribuindo, nós como adultos, para escutar o que as crianças tem que dizer sobre seus desejos de brin-car? Como podemos estimular a liberdade e a imagi-nação na plenitude da infância?

“Hoje, nossos filhos, não vivem a mesma realidade. As paisagens urbanas trazem outros códigos e men-sagens… uma linguagem mediática violenta, um con-vite permanente ao consumo… milhões de pressões lhes são exigidas na agenda escolar. E nós, que conhe-cemos as paisagens e sua liberdade, temos medo de oferecê-las a nossos filhos. E assim vivem restringi-dos nestes tempos… eles e nós… sem sair da frente do ecrã, deixando de partilhar as paisagens, sem brinca-deiras livres, esquecendo o valor do estado do espíri-to… o valor da felicidade.”

Op

iniõ

es d

e p

rofe

sso

res

e p

ais

de

cria

nça

s d

e P

on

te d

e L

ima.

Des

enh

o d

e F

ran

cisc

o e

Ed

uar

do

(co

m a

jud

a d

e Jo

ão e

Ru

i), F

reix

o, P

on

te d

e L

ima

Page 20: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

20 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Espaço AbertoA corrupção e a degradaçãodo nosso sistema político

NARCISO MACHADO(juiz desembargador jubilado)

No passado dia 26/6/18, ocorreu um seminário com o título “Qualificar o

Apoio ao Centro do Governo”, promovido pela Presidên-cia do Conselho de Minis-tros, sobre a prevenção da corrupção, com o objeti-vo de atingir o centro do poder, supostamente me-nos partidarizado.

Perante uma plateia, onde se encontravam pre-sentes meia centena de se-cretários-gerais dos vários ministérios, diretores-ge-rais e outros altos funcio-nários da administração do Estado, foi apontada pelos diversos oradores a necessidade de evitar os riscos legais provenientes da elaboração de leis que permitam incerteza na sua interpretação e aplicação. As normas legais obscuras, com “zonas cinzentas” e impercetíveis pelos cida-dãos favorecem a fraude, a corrupção e o conflito de interesses. Importante será, como conclusão re-tirada do seminário, que as “leis passem a ter nota justificativa sobre os ris-cos de corrupção.

Na mesma semana da realização do referido se-minário, a comunicação social dava conta de uma gigantesta operação deno-minada “Tutti Frutti”, com cerca de 70 buscas em vá-rias autarquias e empresas, efetuadas por 200 inspe-tores da judiciária, 13 pro-curadores do MP e três juízes de instrução crimi-nal que investigam uma alegada rede de corrup-ção autárquica de gente do PSD, envolvendo tam-bém algumas pessoas do PS, por haver fortes indí-cios da prática de crimes de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio.

Recorde-se que só nestes últimos quatro anos é nu-merosa a lista de processos

judiciais que põem em cau-sa o nosso sistema político:

Investigação ao caso BES, ao caso PT, a queda da On-going, o caso BANIF, o caso José Sócrates, investigações à EDP, ao saco Azul do GES, os vistos Gold, Operação Fi-zz e Operação Lex, suspeitas sobre a concessão de créditos da CGD, do antigo BCP e do Montepio, o caso das PP e vá-rias investigações relaciona-das com o futebol.

Os dados forneci-dos pelos organismos da União Europeia (UE), que tratam do fenómeno da corrupção, não têm sido nada favoráveis a Portugal. Na publicação do Índice da Percepção da Corrupção e da Transparência International, referente a 2017, num to-tal de 180 países, Portu-gal aparece no 29.º lugar, à frente de Espanha (42.º), Itália (54.º) e Grécia (59.º).

Perante este triste elen-co, o referido seminário poderia ir mais longe na

sua análise, envolvendo também o poder local. Com efeito, um estudo denominado “A corrup-ção participada em Portugal 2004-2008” concluía que o setor principal da cor-rupção e crimes conexos é o da administração lo-cal. As razões apontadas são várias, salientando--se a desordem norma-tiva sobretudo nas áreas de urbanismo e do licen-ciamento; a tendência dos detentores do poder fa-zer um aproveitamento privado de bens e espa-ços públicos; a tolerân-cia da corrupção por par-te dos cidadãos; a falta de fiscalização por parte das oposições; a politização crescente dos lugares pú-blicos; a falta de garantia de que os nomeados pa-ra cargos de direcção pú-blica são pessoas de reco-nhecido mérito, isenção e honestidade; a inope-racionalidade do sistema

Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

ANTÓNIO FERNANDES

Em bom rigor, um retalho é um peda-ço de qualquer coi-sa material que so-

brou ou, que por sua vez, foi cortado. 

Mas, em sentido figu-rado, também pode ser um pedaço imaterial de algo. Da vida, por exem-plo. Ou da memória; de um conto; da nossa Histó-

Retalhos, simplesmente!ria coletiva; ou até, peque-nos pedaços de um senti-mento comum associado a um trabalho meritório em prol da comunidade!

Para o caso, o retalho que trago à liça é o reta-lho material.

Aquele pequeno pe-daço de tecido com que se faziam as mantas de retalhos. Uma tarefa de que as mães de então se encarregavam para su-prir carências finan-ceiras de aquisição de aconchegos para o leito aonde repousavam os seus.Ou seja; juntavam-se pe-quenos pedaços de teci-do, – os retalhos –, en-rolavam-se, e depois de enrolados entrelaçavam--se uns nos outros em for-ma de pequenos quadra-

dos e coziam-se com fio de linho até atingirem a dimensão necessária.Havia também a manta confecionada em teares de madeira por tecedeiras que faziam dessa arte uma forma de vida nos tempos disponíveis para ajuda do sustento do lar.

Era assim que se confe-cionavam as mantas que cobriam o corpo deita-do sobre a palha das gen-tes pobres nas noites de frio dos invernos rigoro-sos de então, em que o vento gelado que entrava pelas frinchas das janelas e das telhas mais os bu-racos das paredes, gelava corpos que se aqueciam uns aos outros e sobre si enroscavam as pontas sol-tas das mantas.

A manta foi o aconche-go de famílias numerosas durante décadas, pese o facto de nas costuras que uniam os diversos retalhos haver condições propicias para que as pulgas e outras pragas existentes no tem-po devido à inexistência de condições de higiene pes-soal povoavam as citadas costuras aguardando a noi-te para se alimentarem do sangue das gentes que as mantas aqueciam.

Estes eram os retalhos de um tempo com imenso tempo preenchido de se-gundos, em que a dor era partilha quotidiana porque a vida era feita de tempo com tempo sofrido do nas-cer ao por do sol e a noite a zona escura da memó-ria tão ansiada.

No tempo do presente não há muito tempo para o tempo que uma manta de retalhos leva a ser con-

fecionada e muito me-nos tempo há para andar a colher retalhos materiais sustentados por outros re-talhos de valor estimativo superior e tidos por reta-lhos imateriais.

A complexidade envol-vente ao exercício da con-feção de uma manta que havia sido feita e que por motivo diverso terá sido desfeita é de um mala-barismo desbragado e de exercício contorcionista desajustado. Ao tempo e á compreensão.

Talvez por isso, no tempo de hoje, não ha-ja paciência para rebus-car nos tempos idos as experiências que fazem com que o hoje exista.Talvez por isso, no tempo de hoje, o egocentrismo exacerbado e redundan-te, não tenha a paciência de discernir entre o bem e o mal. Entre o positivo

e o negativo. Entre a ra-zão e a presunção.

Talvez por isso, os elos que juntam a corrente da-quilo que tem sido o co-nhecimento nos domínios da evolução e da inovação mostrem sinais eviden-tes de corrosão mental em que o discernimento se esvai em frivolidades.Talvez por isso, a seletivi-dade mental se encontre em atrofia galopante, in-capaz de olhar para além dos limites do seu espaço circunscrito a interesses.

Talvez por isso, o pre-sente seja aquilo que é: – Um muro que separa o passado do futuro aonde a miopia política levan-tou sombras que impe-dem que a luz da História abra caminhos de futuro com horizontes desempa-redados de preconceitos e muito menos de verdades absolutas!

de justiça penal. Como se vê são notó-

rios os sinais de desagre-gação do nosso sistema democrático representati-vo. A s iniciativas em curso no combate à corrupção dão a ideia da gravidade da situação. Por isso, é um erro pensar que as demo-cracias são perenes. As cri-ses em que vivemos (eco-nómico-financeira e de valores), associadas a um desprestígio e descrédito profundo das instituições, minando profundamen-te o Estado de Direito, po-dem fazer ruir o regime democrático.

São muitos os desafios que carecem de urgente resolução e, por isso mes-mo, devem ser transfor-mados em causas nacio-nais por parte de todos nós, na procura de uma sociedade que seja ver-dadeiramente democráti-ca no plano político, eco-nómico e social.

Page 21: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Espaço Aberto / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

“Estou a pensar numa "Liga das Ligas da Europa", que jun-te todos os movi-

mentos livres e soberanos que querem defender os seus povos e as suas fron-teiras, as suas fábricas e o bem-estar dos seus fi-lhos” – bradou Matteo Salvini, líder do partido nacionalista de extrema--direita ‘Liga’, e vice-pri-meiro ministro e minis-tro do interior italiano, em coligação com o po-pulista Movimento 5 Es-trelas. Isto significa que Salvini pretende consti-tuir uma Liga europeia, não só contra refugiados e imigrantes, mas também antieuropeísta.

Uma “liga” assaz perigosa1. O primeiro sintoma

de grave perigo está nessa aliança entre o governo de Itália, da Áustria e do re-presentante da Baviera (o ministro do interior Horst Seehofer, da CSU) no go-verno alemão (quase levou à queda da coligação SPD/CDU liderada pela chance-ler Merkel); ora, essa fren-te Roma-Viena-Baviera é de muito má memória: foi nesse cenário que, no século passado, surgiram o nazismo e os fascismos que semearam o terror e o horror que devastaram a Europa. É uma frente po-pulista e antieuropeia, que deixa agora de ser mino-ritária e pode influenciar negativamente o rumo da União Europeia (UE).

Salvini não esconde os seus propósitos, ao cla-mar: “Só se as ideias da Liga chegarem a França, Alemanha, Espanha, Poló-nia, Áustria, Hungria, Di-namarca ou Portugal, es-ta Europa terá a esperança de existir”, querendo assim “dar voz” a todos quantos estão decepcionados com as políticas europeias. O que se quer esconder com tais roupagens dissimula-doras é outra coisa: ape-

sar da crise que atraves-sa a UE e dos problemas que a construção europeia enfrenta para uma maior integração, é a prática de vários dos governos dos Estados-membros que é deplorável: alguns deles infringem princípios bá-sicos do Estado de direito, mormente no que se re-fere à separação dos po-deres, ou neles grassa a chaga pestilenta da cor-rupção, ou alimentam os mais soezes populismos, ou as instituições judi-ciais não funcionam de-vidamente (quantas vezes, objecto de intervenção do Tribunal Europeu), ou contraem dívidas públicas colossais e, nalguns deles, o Estado está até captu-rado por afrontosos inte-resses privados (blinda-dos com indemnizações astronómicas para evitar reversões contratuais). Em suma: se a democracia nas várias instâncias da UE ca-rece de maior legitimação, a dos Estados-membros não é menos deficitária em transparência, legiti-mação e verdade.

Hoje é mais necessário que nunca ser iluminista na Europa, pondo em dúvi-

da propostas fáceis e fala-ciosas, rejeitando posições onde campeia a intolerân-cia e a emotividade, e re-flectindo muito sobre o que foi a “odisseia euro-peia” nas últimas seis dé-cadas. O terramoto polí-tico que se antevê é o da fragmentação da Euro-pa, dividindo entre os que querem “mais Europa” e os que a querem destruir – acalentados a Ocidente e a Oriente pelas aleivosias de Trump e Putin –, pondo termo a décadas de paz e de bem-estar que os euro-peus agora usufruem, que nunca fruíram no passado, e que atrai tantos que pro-curam Europa como ter-ra de eleição e de refúgio.

2. Outro grave perigo é o interminável afluxo das migrações ao Velho Con-tinente: mais que nun-ca a Europa vai ter que aprender a viver com es-te problema, quer se tra-te de refugiados fugindo de conflitos bélicos, ou de africanos que querem es-capar à miséria e à fome. Todavia, se a Comissão Europeia e o Conselho Eu-ropeu tentam várias solu-ções, deparam com a ina-

balável oposição de alguns Estados-membros, gover-nados por partidos faná-ticos e populistas. Se no final do último Conselho Europeu houve propos-tas para o problema (vin-das de Merkel, Macron, e outros), vimos líderes da extrema-direita, com Sal-vini e Viktor Orbán (Hun-gria) à frente, a cantarem vitória por – afinal – nada proporem e tudo obstacu-lizarem; o último não quer nenhum imigrante ou re-fugiado dentro de portas, o primeiro fecha os por-tos italianos aos navios em risco, que, segundo o di-reito marítimo vigente, deverão atracar no por-to seguro mais próximo.

Ora, por mais que se queira ou não, Europa vai ter que aprender a viver com a imigração; basta atentar nos números: se-gundo a ONU, a popula-ção no continente africa-no, agora de 1,3 biliões de pessoas, irá duplicar até 2050 (chegando aos 2,5 bi-liões) e, no final do sécu-lo, a mais de 4 biliões. Na África subsaariana, a taxa de natalidade está entre as mais elevadas do mun-do: actualmente, há sete filhos por mulher; como a poligamia não é pr oibi-da, se um homem é casa-do com duas mulheres, ele

pode ter cerca de quinze filhos. Um tal desequilí-brio aumentará tensões e movimentos migratórios do Sul para Norte, que só diminuirão com políticas novas e arrojadas de ajuda (sob a supervisão da UE) ao desenvolvimento nos países africanos mais po-bres. É um problema tão grave quão complexo, que requer muito estudo e cir-cunspecção; a longo prazo, a imigração é um dado es-trutural crítico da Europa, e dias muito sombrios vi-rão se a UE soçobrar a es-se grave perigo.

O autor não escreve se-gundo o denominado acor-do ortográfico.

As omeletes e os ovos

1 – De repente, por mo-tivos muitos e varia-dos, Portugal ficou na moda. Na moda turís-

tica. Dos quatro cantos do mundo começaram a che-gar turistas pobres, turis-tas ricos, turistas reme-

diados que, em maior ou menor quantidade, cá vão deixando os seus dólares, as suas libras, os seus eu-ros e até as mais exóticas moedas.

A sonolenta indústria hoteleira despertou. Os hotéis encheram-se, os «hostals» surgiram, o alo-jamento local (conceito novo) explodiu. E ainda bem. Para responder ao novo desafio, as cidades renovam-se: velhas ca-sas são recuperadas, fa-chadas sujas são lavadas, o desbotado é pintado, a escuridão ilumina-se. É uma generalizada renova-

ção urbana que o turismo exigiu e que o turismo – e só ele, com as suas divi-sas – possibilitou.

Portugal alinda-se e o Estado agradece a ajuda às suas contas cronicamente deficitárias.

2 – Não tardou que sur-gissem os adversários des-ta ressurreição! Que as cidades estavam a ficar descaracterizadas. Que os habitantes estavam a ser escorraçados do «cen-tro» ou da «baixa» (que es-tavam desertos ou quase). Que inquilinos estavam a ser despejados a eito. Que, enfim, o turismo era um

flagelo social.Dos benefícios, da re-

novação, da riqueza que traz e do dinheiro que dei-xa o turismo – nem uma palavra destes conserva-dores do castiço panora-ma de casas decrépitas e fachadas fuliginosas.

3 – Paralelamente a es-ta rabugice do Restelo, há um ruído de fundo a exi-gir um Estado mais pró-digo, de bolsa mais aber-ta, que reponha o tempo de serviço congelado, que decrete o aumento do sa-lário mínimo, que aumen-te salários e pensões de funcionários públicos, que

re-equipe técnica e huma-namente hospitais e tribu-nais, etc, etc. Tudo muito certo, muito justo e muito urgente. Mas tudo a custar dinheiro, muito dinheiro (desse que o turismo dei-xa cá ficar).

O que é curioso é que nenhum reclamante se preocupa com a fonte mo-netária para satisfazer tu-do quanto reclamam (ou que «exigem» – como eles dizem).

4 – Mas mais curiosa ainda é a origem ideoló-gica da rabugice anti-tu-rismo e da exigência de mais despesa pública – é

a mesma. Os mesmos que tanto desfazem no turis-mo (e no seu rendimento) são os mesmíssimos que fazem (ou querem fazer) a despes a do Estado, seja ele justa ou injusta.

Esta gente gosta muito de comer omeletes. Mas sem partir os ovos. Só que a vida é como é e não co-mo eles a desejariam. Ou partem os ovos ou ficam sem omeletes.

Nota: por decisão do au-tor, este texto não obedece ao impropriamente chama-do acordo ortográfico.

M. MOURA PACHECOProfessor universitário aposentado

ACÍLIO ESTANQUEIRO ROCHA

Page 22: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

22 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

JOÃO AFONSODE AMARELOO ciclista do CC Barcelos venceu ontem a primeira etapa do Grande Prémiodo Minho em Ciclismo.

MANUEL FARIAASSUME PRESIDÊNCIADA AD NINENSEAcabou o impasse diretivo. Manuel Faria assumiu,esta semana, a presidência da AD Ninense.

DESPORTOFINAIS

DA BRAGA CUPJOGAM-SE

HOJE

Muito condiciona-do pelas lesões nas duas últimas épo-cas, o avançado, de

27 anos, espera ter uma época "normal", tendo pa-ra isso feito uma prepa-ração prévia.

«A falta de ritmo era evidente na última épo-ca, em que só joguei seis meses. Trabalhei duas, três semanas antes de vir para Braga com um PT [treinador pessoal] ami-go, em Lisboa, isso aju-dou-me bastante e estou aqui para dar continuida-

marcelo goiano garante que o sc braga olha apenas «para dentro»

Trabalho com "Personal Trainer"para se apresentar «em forma»

DR

Wilson Eduardo trabalhou nas férias

pedro vieira da silva

Wilson Eduardo, uma das peças nucleares do SC Braga, foi, ontem

de manhã, o porta-voz dos guerreiros do Minho. Fazer «melhor do que na época passada» e conquis-tar «títulos», com enfo-que nas taças lusas, com o objetivo de conquistar «pelo menos uma delas».

«Quem representa este clube sabe que tem de es-tar preparado desde o pri-meiro dia, é isso que te-mos feito para fazer uma época ainda melhor do que a anterior e isso pas-sa também por conquistar títulos», destacou, logo na abertura da conversa com os jornalistas antes da ses-são matinal (começou pe-

wilson eduardo, avançado do sc braga, quer fazer uma época ainda melhor do que na temporada passada

Taças no horizonte e ataque ao pódio da Liga

Wilson Eduardo (segundo à direita) deseja SC Braga nas finais das taças e quer... vencê-las

las 8h45), estabelecendo, de seguida, as priorida-des para 2018/2019.

«O primeiro objetivo é a entrada na Liga Eu-ropa e depois fazer um campeonato ainda me-lhor do que no ano passa-do, nas taças [da Liga e de Portugal] conquistar pelo menos uma delas, mas o objetivo é ir à final e con-quistar as duas», vincou.

Ficar à frentede «pelo menosum dos "grandes"»Apesar de não ter dotes de vidente, Wilson Eduardo acredita que o "fosso" para os três grandes tem «di-minuído», como se com-provou na última época.

«Vamos entrar em cada jogo para vencer: não sei se é esta época que con-

seguiremos conquistar o título, mas prometemos empenho e dedicação. A caminhada é longa, parti-mos todos da estaca zero, no final logo se verá quem foi mais forte», enfatizou.

«O SC Braga está cada vez mais perto dos ditos três "grandes"» e Wilson Eduardo espera «ficar à frente de um deles, pe-lo menos».

«Queremos continuar, como sucedeu nos dois últimos anos, a encurtar distâncias para os grandes. Vamos dar o melhor de nós para dar alegrias aos adeptos. Se vai ser este ano que vamos conquis-tar o título não sabemos, prometemos, repito, tra-balho. Que os adeptos nos possam acompanhar nes-ta caminhada», finalizou.

SC

Bra

ga

avançado sobre a eventual saída do central

«Preparados para perder jogadores»mas Wilson conta com... Raul Silva

Um dos temas que tem "animado" o defeso é a pos-sível saída de Raul Silva. O FC Porto surge como um dos potenciais interessados, mas o central também está na mira de clubes estrangeiros

Wilson Eduardo respondeu, de forma direta e obje-tiva, à hipótese do brasileiro rumar a outras paragens.

«O mercado é isso mesmo. Uns jogadores saem e outros entram, mas o SC Braga sabe que tem sempre boas opções para os atletas que saíram e outros que possam sair. E saíram jogadores importantes. O Raul está connosco e esperamos que continue. Mas, co-mo disse, o "mercado" faz parte da vida de qualquer futebolista e estamos preparados para eventuais saí-das», vincou.

Ensinar a quem chega a grandeza do BragaAs saídas podem acontecer – Vukcevic, Raul Silva e Bruno Xadas estão entre os que podem ser transferi-dos –, mas Wilson Eduardo destaca, ainda, o trabalho que tem de ser feito com os que chegam.

«Vamos ajudar quem chega para que sintam e sai-bam o que este clube representa a nível nacional e in-ternacional», finalizou Wilson Eduardo.

de a esse trabalho», rela-tou Wilson Eduardo.

Na época passada, o nú-mero sete dos guerreiros do Minho, que se prepa-ra para começar a quarta época na pedreira, reali-zou apenas 21 jogos, tendo estado ausente da compe-tição durante quase cin-co meses ( jogou a 3 de agosto de 2017, para a Li-ga Europa, e só voltou a competir a 29 de dezem-bro do mesmo ano, para a Taça da Liga.

A partir de março, as-sumiu a titularidade.

Page 23: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

Odefesa João Afonso afirmou, ontem, que o Vitória de Guima-rães deseja melhorar,

na época 2018/19, o desem-penho na I Liga portuguesa de futebol e atingir a Liga Europa, vencendo o maior número possível de jogos.

A turma vimaranense ficou de fora das provas europeias da época em

curso, depois de ter con-cluído o último campeo-nato no nono lugar, com 43 pontos e 13 triunfos em 34 jogos, mas parte para a nova época com os "olhos" nos «lugares de cima da tabela» para cumprir um «objetivo importante to-dos os anos», o acesso à Liga Europa, disse o cen-tral, de 28 anos.

joão afonso (vitória sc) quer vencer o maior «número de jogos»

Liga Europa é o objetivo

«O objetivo é ganhar o máximo de jogos possí-vel e chegar a esses luga-res [de acesso à Europa]», referiu, antes do início do treino matinal da equipa que foi aberto ao público.

Modelo de jogode Luís Castroé «atrativo»O defesa realçou que as

expetativas do grupo de trabalho para a temporada 2018/19 são «boas» e que o novo treinador, Luís Cas-tro, parece-lhe, até ago-ra, «inteligente, rigoroso e meticuloso», propondo aos jogadores uma «ideia de jogo aliciante».

«É um estilo de jogo atrativo. O objetivo é do-minar os jogos e chegar apoiado à baliza, com o número máximo de joga-dores, não esquecendo o equilíbrio da equipa. Para a massa associativa, vai ser empolgante», antecipou.

Recrutado pelo Vitória de Guimarães ao Benfi-ca de Castelo Branco, na época 2014/15, João Afon-so disse ainda que os re-forços já garantidos – os defesas Osorio, Florent e Rafa Soares, os médios Pêpê e André André e ain-da os avançados Davidson e Alexandre Guedes – vão ser «úteis» e, certamen-te, melhorar a «qualida-de do plantel» desenha-do por Luís Castro.

Redação/Lusa

Plantel do Vitória SC com 32 atletas no treino de ontem

lateral chega do portimonense

Rafa foi a novidadeAo quarto dia de trabalho, o Vitória SC abriu as portas da sua academia.

A novidade do treino foi a presença do late-ral-esquerdo Rafa Soares, de 23 anos, que repre-sentou, na segunda metade da época passada, o Portimonense, por empréstimo do FC Porto.

Os 32 elementos no treinoEis os atletas presentes na sessão matinal que te-ve lugar no complexo dos conquistadores:

Guarda-redes (4): Douglas, Miguel Silva e Mi-guel Oliveira (Tiago Martins, da equipa B, tam-bém fez trabalho com os restantes guarda-redes)

Defesas (9): Florent, Rafa Soares, Vigário, Osó-rio, João Afonso, Marcos Valente, Pedro Henri-que, Sacko e Victor Garcia

Médios (8): André André, Wakaso, Pêpê Ro-drigues, Celis, Francisco Ramos, Rúben Olivei-ra, Joseph e Tozé

Avançados (11): Oscar, Xande Silva, Tallo, Stur-geon, Hélder, Rincon, Davidson, Welthon, Me-darious, Tyler Boyd e Guedes.

28 dos 32 jogadores do plantel presentesO treino matinal contou com a presença de 28 dos 32 jogadores atualmente no plantel orienta-do por Luís Castro, incluindo os reforços.

O defesa Vigário e os avançados Sturgeon e Welthon não treinaram devido a lesão, enquan-to o médio Hurtado, que representou a seleção do Peru, no Mundial 2018, está ainda de férias.

Jogo-treino com o Vitória SCHoje, o Vitória SC realiza um jogo-treino com o Penafiel (10h00).

Vitó

ria

SC

Page 24: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

N.º Data Dia Hora - Canal 1.� FASE Cidade Grupo

1 14 junho Qui 16h00 - RTP 1 Rússia 5 0 Arábia Saudita Moscovo A

2 15 junho Sex 13h00 - Sport TV Egito 0 1 Uruguai Ecaterimburgo A

3 15 junho Sex 16h00 - Sport TV Marrocos 0 1 Irão São Petersburgo B

4 15 junho Sex 19h00 - RTP 1 Portugal 3 3 Espanha Sóchi B

5 16 junho Sáb 11h00 - RTP 1 França 2 1 Austrália Kazan C

6 16 junho Sáb 14h00 - SIC Argen� na 1 1 Islândia Moscovo D

7 16 junho Sáb 17h00 - RTP 1 Peru 0 1 Dinamarca Saransk C

8 16 junho Sáb 20h00 - RTP 1 Croácia 2 0 Nigéria Kaliningrado D

9 17 junho Dom 13h00 - RTP 1 Costa Rica 0 1 Sérvia Samara E

10 17 junho Dom 16h00 - SIC Alemanha 0 1 México Moscovo F

11 17 junho Dom 19h00 - Sport TV Brasil 1 1 Suíça Rostov do Don E

12 18 junho Seg 13h00 - RTP 1 Suécia 1 0 Coreia do Sul Níjni Novgorod F

13 18 junho Seg 16h00 - Sport TV Bélgica 3 0 Panamá Sóchi G

14 18 junho Seg 19h00 - RTP 1 Tunísia 1 2 Inglaterra Volgogrado G

15 19 junho Ter 13h00 - RTP 1 Colômbia 1 2 Japão Saransk H

16 19 junho Ter 16h00 - Sport TV Polónia 1 2 Senegal Moscovo H

17 19 junho Ter 19h00 - Sport TV Rússia 3 1 Egito São Petersburgo A

18 20 junho Qua 13h00 - SIC Portugal 1 0 Marrocos Moscovo B

19 20 junho Qua 16h00 - RTP 1 Uruguai 1 0 Arábia Saudita Rostov do Don A

20 20 junho Qua 19h00 - Sport TV Irão 0 1 Espanha Kazan B

21 21 junho Qui 13h00 - RTP 1 Dinamarca 1 1 Austrália Samara C

22 21 junho Qui 16h00 - SIC França 1 0 Peru Ecaterimburgo C

23 21 junho Qui 19h00 - Sport TV Argen� na 0 3 Croácia Níjni Novgorod D

24 22 junho Sex 13h00 - Sport TV Brasil 2 0 Costa Rica São Petersburgo E

25 22 junho Sex 16h00 - Sport TV Nigéria 2 0 Islândia Volgogrado D

26 22 junho Sex 19h00 - RTP 1 Sérvia 1 2 Suíça Kaliningrado E

27 23 junho Sáb 13h00 - Sport TV Bélgica 5 2 Tunísia Moscovo G

28 23 junho Sáb 16h00 - Sport TV Coreia do Sul 1 2 México Rostov do Don F

29 23 junho Sáb 19h00 - RTP 1 Alemanha 2 1 Suécia Sóchi F

30 24 junho Dom 13h00 - Sport TV Inglaterra 6 1 Panamá Níjni Novgorod G

31 24 junho Dom 16h00 - Sport TV Japão 2 2 Senegal Ecaterimburgo H

32 24 junho Dom 19h00 - RTP 1 Polónia 0 3 Colômbia Kazan H

33 25 junho Seg 15h00 - Sport TV Arábia Saudita 2 1 Egito Volgogrado A

34 25 junho Seg 15h00 - SIC Uruguai 3 0 Rússia Samara A

35 25 junho Seg 19h00 - Sport TV Espanha 2 2 Marrocos Kaliningrado B

36 25 junho Seg 19h00 - RTP 1 Irão 1 1 Portugal Saransk B

37 26 junho Ter 15h00 - RTP 1 Austrália 0 2 Peru Sóchi C

38 26 junho Ter 15h00 - Sport TV Dinamarca 0 0 França Moscovo C

39 26 junho Ter 19h00 - Sport TV Islândia 1 2 Croácia Rostov do Don D

40 26 junho Ter 19h00 - RTP 1 Nigéria 1 2 Argen� na São Petersburgo D

41 27 junho Qua 15h00 - RTP 1 Coreia do Sul 2 0 Alemanha Kazan F

42 27 junho Qua 15h00 - Sport TV México 0 3 Suécia Ecaterimburgo F

43 27 junho Qua 19h00 - Sport TV Suíça 2 2 Costa Rica Níjni Novgorod E

44 27 junho Qua 19h00 - RTP 1 Brasil 2 0 Sérvia Moscovo E

45 28 junho Qui 15h00 - RTP 1 Japão 1 0 Polónia Volgogrado H

46 28 junho Qui 15h00 - Sport TV Senegal 0 1 Colômbia Samara H

47 28 junho Qui 19h00 - SIC Inglaterra 0 1 Bélgica Kaliningrado G

48 28 junho Qui 19h00 - RTP 1 Panamá 1 2 Tunísia Saransk G

N.º Data Dia Hora - Canal OITAVOS DE FINAL Cidade

49 30 junho Sáb 19h00 - RTP Uruguai 2 1 Portugal Sóchi

50 30 junho Sáb 15h00 - SportTV 1 França 4 3 Argen� na Kazan

51 1 julho Dom 15h00 - SIC Espanha 1 1 Rússia Moscovo

52 1 julho Dom 19h00 - SportTV 1 Croácia 1 1 Dinamarca Níjni Novgorod

53 2 julho Seg 15h00 - SportTV 1 Brasil 2 0 México Samara

54 2 julho Seg 19h00 - RTP 1 Bélgica 3 2 Japão Rostov do Don

55 3 julho Ter 15h00 - RTP 1 Suécia 1 0 Suíça São Petersburgo

56 3 julho Ter 19h00 - SportTV 1 Colômbia 3 4 Inglaterra Moscovo

N.º Data Dia Hora - Canal QUARTOS DE FINAL Cidade

57 6 julho Sex 15h00 - SportTV Uruguai 0 2 França Níjni Novgorod

58 6 julho Sex 19h00 - RTP/SportTV Brasil 1 2 Bélgica Kazan

59 7 julho Sáb 19h00 - RTP/SportTV Rússia Croácia Sóchi

60 7 julho Sáb 15h00 - RTP/SportTV Suécia Inglaterra Samara

N.º Data Dia Hora - Canal SEMI�FINAL Cidade

61 10 julho Ter 19h00 - RTP/SportTV França Bélgica São Petersburgo

62 11 julho Qua 19h00 - RTP/SportTV Vencedor 59 Vencedor 60 Moscovo

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Grupo E

Grupo F

Grupo G

Grupo H

Classificação J V E D Golos Pts1 Espanha 3 1 2 0 6 : 5 52 Portugal 3 1 2 0 5 : 4 53 Irão 3 1 1 1 2 : 2 44 Marrocos 3 0 1 2 2 : 4 1

Classificação J V E D Golos Pts1 Uruguai 3 3 0 0 5 : 0 92 Rússia 3 2 0 1 8 : 4 63 Arábia Saudita 3 1 0 2 2 : 7 34 Egito 3 0 0 3 2 : 6 0

Classificação J V E D Golos Pts1 França 3 2 1 0 3 : 1 72 Dinamarca 3 1 2 1 2 : 1 53 Peru 3 1 0 2 2 : 2 34 Austrália 3 0 1 2 2 : 5 1

Classificação J V E D Golos Pts1 Croácia 3 3 0 0 7 : 1 92 Argentina 3 1 1 1 3 : 5 43 Nigéria 3 1 0 0 3 : 4 34 Islândia 3 0 1 2 2 - 5 1

Classificação J V E D Golos Pts1 Brasil 3 2 1 0 5 : 1 72 Suíça 3 1 2 0 5 - 4 53 Sérvia 3 1 0 2 2 : 4 34 Costa Rica 3 0 1 2 2 : 5 1

Classificação J V E D Golos Pts1 Suécia 3 2 0 1 5 : 2 62 México 3 2 0 1 3 : 4 63 Coreia do Sul 3 1 0 2 3 : 3 34 Alemanha 3 1 0 2 2 : 4 3

Classificação J V E D Golos Pts1 Bélgica 3 3 0 0 9 : 2 92 Inglaterra 3 2 0 1 8 : 3 63 Tunísia 3 1 0 2 5 : 8 34 Panamá 3 0 0 3 2 : 11 0

Classificação J V E D Golos Pts1 Colômbia 3 2 0 1 5 : 2 62 Japão 3 1 1 1 4 : 4 43 Senegal 3 1 1 1 4 : 4 44 Polónia 3 1 0 2 2 : 5 3

3.º e 4.º LUGARES CidadePerdedor 61 Perdedor 62 São Petersburgo

N.º Data Dia Hora - Canal 63 14 julho Sáb 15h00 - SportTV

FINAL CidadeVencedor 61 Vencedor 62 Moscovo

CAMPEÃO DO MUNDO

N.º Data Dia Hora - Canal 64 15 julho Dom 16h00 - SportTV 1

Page 25: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

1.ª JORNADA � 12/08/2018Benfica - V. Guimarães

SC Braga - NacionalFeirense - Rio Ave

Moreirense - SportingV. Setúbal - Aves

Tondela - BelenensesPortimonense - Boavista

FC Porto - ChavesMarítimo - Santa Clara

2.ª JORNADA � 19/08/2018Aves - Tondela

Belenenses - FC PortoChaves - Portimonense

Boavista - BenficaSanta Clara - SC Braga

V. Guimarães - FeirenseRio Ave - Marítimo

Nacional - MoreirenseSporting - V. Setúbal

3.ª JORNADA � 26/08/2018Benfica - Sporting

SC Braga - AvesMoreirense - Belenenses

Feirense - BoavistaMarítimo - Chaves

Portimonense - Santa ClaraFC Porto - V. Guimarães

V. Setúbal - NacionalTondela - Rio Ave

4.ª JORNADA �02/09/2018Aves - Marítimo

Belenenses - V. SetúbalV. Guimarães - Tondela

Nacional - BenficaSanta Clara - Boavista

Chaves - SC BragaSporting - FeirenseFC Porto - MoreirenseRio Ave - Portimonense

5.ª JORNADA � 23/09/18Boavista - ChavesSC Braga - Sporting

Santa Clara - Rio AveFeirense - NacionalBenfica - Aves

Marítimo - BelenensesPortimonense - V. Guimarães

Tondela - MoreirenseV. Setúbal - FC Porto

6.ª JORNADA � 30/09/2018Aves - Portimonense

Belenenses - SC BragaV. Guimarães - V. Setúbal

FC Porto - TondelaChaves - BenficaRio Ave - Boavista

Nacional - Santa ClaraMoreirense - Feirense

Sporting - Marítimo

7.ª JORNADA � 07/10/2018Benfica - FC Porto

SC Braga - Rio AvePortimonense - Sporting

Boavista - AvesFeirense - Belenenses

Santa Clara - ChavesMarítimo - V. GuimarãesV. Setúbal - Moreirense

Tondela - Nacional

8.ª JORNADA � 28/10/2018Aves - Santa Clara

Belenenses - BenficaNacional - PortimonenseSporting - Boavista

V. Guimarães - SC BragaRio Ave - Chaves

FC Porto - FeirenseMoreirense - Marítimo

Tondela - V. Setúbal

9.ª JORNADA � 04/11/2018Benfica - Moreirense

Boavista - V. GuimarãesSC Braga - V. Setúbal

Santa Clara - SportingFeirense - Tondela

Marítimo - FC PortoChaves - Aves

Portimonense - BelenensesRio Ave - Nacional

10.ª JORNADA � 11/11/2018 Aves - Rio Ave

Belenenses - BoavistaMoreirense - Portimonense

Tondela - BenficaFC Porto - SC BragaSporting - Chaves

V. Guimarães - Santa ClaraV. Setúbal - FeirenseNacional - Marítimo

11.ª JORNADA � 02/12/2018Aves - Nacional

Benfica - FeirenseBoavista - FC PortoSC Braga - Moreirense

Chaves - V. GuimarãesMarítimo - V. Setúbal

Portimonense - TondelaRio Ave - Sporting

Santa Clara - Belenenses

12.ª JORNADA � 09/12/2018Belenenses - Chaves

Feirense - MarítimoV. Guimarães - Rio Ave

FC Porto - PortimonenseSporting - Aves

V. Setúbal - BenficaNacional - BoavistaTondela - SC Braga

Moreirense - Santa Clara

13.ª JORNADA � 16/12/2018Aves - V. Guimarães

Boavista - TondelaSC Braga - Feirense

Chaves - MoreirenseSanta Clara - FC Porto

Portimonense - V. SetúbalRio Ave - Belenenses

Marítimo - BenficaSporting - Nacional

16.ª JORNADA � 06/01/2019Belenenses - V. Guimarães

Benfica - Rio AveMarítimo - Portimonense

Moreirense - AvesSC Braga - Boavista

V. Setúbal - ChavesFeirense - Santa ClaraFC Porto - NacionalTondela - Sporting

14.ª JORNADA � 23/12/2018

Benfica - SC BragaFeirense - Portimonense

V. Guimarães - SportingFC Porto - Rio Ave

Belenenses - AvesMoreirense - Boavista

Nacional - ChavesV. Setúbal - Santa Clara

Tondela - Marítimo

15.ª JORNADA � 02/01/2019Aves - FC Porto

Boavista - V. SetúbalSC Braga - Marítimo

Chaves - FeirenseSanta Clara - Tondela

Sporting - BelenensesPortimonense - Benfica

Nacional - V. GuimarãesRio Ave - Moreirense

17.ª JORNADA � 12/01/2019 Aves - Feirense

Boavista - MarítimoChaves - Tondela

V. Guimarães - MoreirenseRio Ave - V. Setúbal

Nacional - BelenensesSanta Clara - Benfica

Portimonense - SC BragaSporting - FC Porto

Sorteio da I Liga realizou-se ontem em coimbra

O Vitória de Guimarães começa o campeonato com uma deslocação ao Estádio da Luz onde vai defrontar o Benfica, a 12 de agosto, ditou ontem o sorteio realizado em Coimbra.

Por seu turno, o Sporting Clube de Braga abre o campeonato da I Liga 2018/19 com a receção ao Nacional da Madeira.

O Moreirense também tem um início exigente com

a receção ao Sporting. O campeão FC Porto começa a defender o título frente ao Chaves.

Eis o calendário da primeira volta da temporada 2018/2019:

Vitória na Luz e SC Braga em casa com Nacional

Na I e II Ligas

Troca de números obrigou à repetição dos sorteios

A Liga Portuguesa de Futebol Profissio-nal foi obrigada a repetir os sorteios

da I e II Ligas devido a um erro na leitura de um número para gerar a cha-ve do sorteio, que decor-reu ontem, em Coimbra.

«Um dos números que foi apresentado como sen-do um "9" pela colabora-dora que estava no palco, na verdade, era um "6", ex-plicou a diretora executi-va da Liga, Sónia Carnei-

ro, informando que, face ao erro, teria de ser gerado um novo calendário, que foi distribuído às 23h30. Face ao erro na leitura do número, foi gerada uma chave errada, portanto «o calendário que foi gerado não é o calendário cor-reto», acrescentou. «Em nome da Liga, pedimos desculpa», afirmou Sónia Carneiro, numa declara-ção aos jornalistas, sem a presença do presidente da Liga, Pedro Proença.

Governo espera próxima época futebolística tranquila e competitivaO secretário de Estado do Desporto, João Paulo Re-belo, disse ontem esperar uma próxima época fute-bolística «tranquila e com-petitiva» e que ela repre-sente a afirmação «do cada vez melhor futebol» pra-ticado em Portugal.

Em declarações aos jor-nalistas, em Coimbra, à

margem dos sorteios da época 2018/2019 das I e II ligas de futebol pro-fissional, João Paulo Re-belo aludiu à participa-ção da seleção portuguesa no Mundial da Rússia, ale-gando que Portugal tem motivos para ter «or-gulho» no futebol que pratica e pediu que os clubes, dirigentes, jogado-res e agentes desporti-vos saibam todos estar à altura da responsabi-lidade do nosso país ter

um futebol «respeitado» e «reconhecido» a nível internacional.

Por outro lado, o se-cretário de Estado reafir-mou que o fenómeno da violência «nada tem a ver com desporto».

«Temos todos, abso-lutamente todos, de es-tar empenhados na erra-dicação desse fenómeno no nosso futebol em par-ticular e do desporto em geral», enfatizou.

Quanto a medidas con-

cretas, recordou a inten-ção do Governo em criar uma autoridade nacio-nal para o combate à violência no desporto, anunciada em maio pelo primeiro-ministro Antó-nio Costa e em promo-ver alterações ao quadro legal em vigor, mudan-ças essas que se encon-tram «em processo legis-lativo», disse.

«Isto não se faz só com leis, faz-se com o empe-nho de todos», avisou

Page 26: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

26 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

O FC Famalicão arran-ca para o campeo-nato da II Liga de 2018/19 com uma

deslocação ao recinto do Farense, ditou ontem o sorteio da prova que de-correu em Coimbra.

Por seu turno, o Spor-ting de Braga B inicia a prova com uma difí-cil deslocação ao recém despromovido Paços de Ferreira.

Na segunda jornada, os jovens arsenalistas me-dem forças com o Estoril Praia, outro dos conjun-tos despromividos da I Li-ga e na terceira jogam em Faro, outro campo tradi-cionalmente difícil para o Sporting de Braga.

O Vitória de Guimarães B começa o campeonato

em casa, frente ao Cova da Piedade e na segunda jornada do campeonato desloca-se a Mafra.

Na terceira ronda, os conquistadores recebem a Académica, noutro en-contro de grande grau de exigência.

1.ª jornadaP. Ferreira-Sp. Braga B, Farense-FC Famalicão, Varzim-Mafra, Penafiel--Arouca, UD Oliveiren-se-Académica, Sp. Covi-lhã-Ac. Viseu, Estoril-FC Porto B, V. Guimarães B--Cova Piedade e Benfica B-Leixões.

2.ª jornada FC Porto B-Farense, Ma-fra-V. Guimarães B, Ac. Vi-seu-UD Oliveirense, Co-

ii liga de futebol

Famalicão começa em Faro

ii liga

SC Braga B em Paços de Ferreira

1.ª jornada Paços Ferreira-SC Braga B 12/82.ª jornada SC Braga B-Estoril 19/83.ª jornada Farense-Sp. Braga B 26/84.ª jornada Sp. Braga B-Penafiel 02/95.ª jornada Arouca-SC Braga B 23/96.ª jornada VSC Braga B-Ac. Viseu 7/107.ª jornada UD Oliveirense-SC Braga B 28/108.ª jornada SC Braga B-FC Famalicão 04/119.ª jornada SC Braga B-Académica 11/1110.ª jornada Leixões-SC Braga B 02/1211.ª jornada SC Braga B-Mafra 09/1212.ª jornada Cova Piedade-SC Braga B 16/1213.ª jornada SC Braga B-Varzim 23/1214.ª jornada Sp. Covilhã-SC Braga B 02/0115.ª jornada SC Braga B-V. Guimarães B 06/116.ª jornada SC Braga B-Porto B 09/117.ª jornada Benfica B-SC Braga B 13/1

ii liga

Famalicão começa fora

1.ª jornada Farense-FC Famalicão 12/82.ª jornada Famalicão-Penafiel 19/83.ª jornada P. Ferreira-FC Famalicão 26/84.ª jornada FC Famalicão-Arouca 02/95.ª jornada Ac. Viseu-Famalicão 23/96.ª jornada Mafra-FC Famalicão 7/107.ª jornada FC Famalicão-FC Porto B 28/108.ª jornada SC Braga B-FC Famalicão 04/119.ª jornada FC Famalicão-SP. Covilhã 11/1110.ª jornada Cova Piedade-FC Famalicão 02/1211.ª jornada FC Famalicão-Leixões 09/1212.ª jornada Académica-FC Famalicão 16/1213.ª jornada FC Famalicão-Benfica B 23/1214.ª jornada V. Guimarães B-FC Famalicão 02/0115.ª jornada FC Famalicão-Varzim 06/0116.ª jornada UD Oliveirense-FC Famalicão 09/0117.ª jornada FC Famalicão-Estoril 13/01

ii liga

V. Guimarães B recebe Cova Piedade

1.ª jornada V. Guimarães B-C. Piedade 12/82.ª jornada Mafra-V. Guimarães B 19/83.ª jornada V. Guimarães B-Académcia 26/84.ª jornada Sp. Covilhã-V. Guimarães B 02/095.ª jornada V. Guimarães B-Leixões 23/096.ª jornada Varzim-V. Guimarães B 017/107.ª jornada V. Guimarães B-P. Ferreira 28/108.ª jornada V. Guimarães B-Estoril 04/119.ª jornada Farense-V. Guimarães B 11/1110.ª jornada V. Guimarães-B-Oliveirense 02/1211.ª jornada Penafiel-V. Guimarães B 09/1212.ª jornada V. Guimarães-B-Ac. Viseu 16/1213.ª jornada Arouca-V. Guimarães B 23/1214.ª jornada V. Guimarães B-Famalicão 02/0115.ª jornada SC Braga B-V. Guimarães B 06/0116.ª jornada V. Guimarães B-Benfica B 09/0117.ª jornada FC Porto B-V. Guimarães B 13/01

na temporada 2o17/18

Bruno Fernandes eleito melhor jogador

A Liga Portuguesa de Futebol Profissio-nal (LFPP) atribuiu ontem o prémio de

Melhor Jogador da I Liga da edição 2017/18 a Bruno Fernandes, enquanto Sér-gio Conceição foi conside-

rado o Melhor Treinador da época transata.

Na cerimónia no Con-vento São Francisco, em Coimbra, Bruno Fernan-des recebeu a distinção pelas exibições ao longo da época ao serviço do

Sporting, enquanto Sér-gio Conceição foi galar-doado no primeiro ano ao serviço do FC Porto, que coincidiu com a conquis-ta do campeonato.

A LFPP atribuiu tam-bém o prémio de Jogador

Jovem do Ano ao benfi-quista Rúben Dias, sendo que, também do Benfica, o avançado Jonas arreca-dou o galardão de Melhor Marcador da I Liga, de-pois de ter marcado 34 golos na época passada.

O guarda-redes do Por-to Iker Casillas recebeu o prémio de Jogador Fair--Play e o Chaves de Clu-be Fair-Play.

O Melhor Golo do Ano foi apontado por Rodri-go Pinho, do Marítimo,

numa partida diante do Tondela. Já no Onze do Ano estão atletas como: Ricardo Pereira, Alex Te-lles, Felipe, Herrera, Ma-rega, Rui Patrício, Coates, Bruno Fernandes, Gelson Fernandess, Pizzi e Jonas.

FRANÇA

Buffon confirmado no Paris Saint Germain

O guarda-redes italiano Gianluigi Buffon assinou con-trato com o Paris Saint-Germain, anunciou ontem o campeão francês, através de um vídeo na rede social Twitter, sem revelar a duração do vínculo.

Num vídeo que começa com um alfaite a tirar me-didas para um fato e com o título «à medida para Pa-ris», Buffon sai do provador com o equipamento do PSG e diz que está «perfeito».

Após 17 temporadas ao serviço da Juventus, o vete-rano guarda-redes, de 40 anos, deixou pela primeira vez Itália para atuar nos parisienses.

Antes de chegar à Juventus, Buffon tinha feito a sua formação no Parma.

mundial de futebol Rússia 2018

França e Bélgica nas meias-finaisFrança e Bélgica encontram-se nas meias-fi-nais do campeonato do Mundo de Futebol que está a ser disputado na Rússia, depois de on-tem terem saído vitoriosos nos jogos dos quar-tos de final.

No primeiro jogo da tarde de ontem, a Fran-ça venceu o Uruguai, por 2-0, com golos de Ra-phael Varane (40') e Antoine Griezmann, aos 61.

Na outra meia-final, Bélgica venceu o penta-campeão Brasil por 2-1 e qualificou-se pela se-gunda vez na sua história, 32 anos depois, para as meias-finais do Mundial de futebol.

Fernandinho, aos 13 minutos, na própria bali-za, e Kevin De Bruyne, aos 31, apontaram os ten-tos dos belgas, enquanto Renato Augusto mar-cou, aos 76, o golo dos brasileiros.

II Liga

Costinha foi o melhor treinador

Na II Liga, Costinha foi considerado o Melhor Treina-dor, depois de ter garantido a promoção do Nacional da Madeira à I Liga, e Ricardo Gomes jogador do clu-be insular arrecadou dois prémios: Melhor Jogador e Melhor Marcador.

va Piedade-Sp. Covilhã, Leixões-Varzim, FC Fa-malicão-Penafiel, Arou-

ca-Benfica B, Sp. Braga B-Estoril e Académica--Paços Ferreira.

Page 27: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Manuel Faria como líder da AD Ninense.

Manuel Faria conhe-ce bem os “cantos à casa”, pois foi vice-presidente da direção cessante liderada por Marco Almeida.

Impasse diretivo no emblema de nine finalmente resolvido

Manuel Faria preside à AD Ninense

Ciente da importân-cia da continuidade dos projetos em marcha para a associação, Manuel Fa-ria referiu a «importân-cia e responsabilidade que a Associação tem na co-

munidade», pelo que não podia deitar este projeto «por água abaixo», contan-do também com a conti-nuidade de grande parte dos elementos da anterior direção.

 «Muitos pensavam que a AD Ninense iria por água abaixo. Quando tomámos conta do clube, há dois anos atrás, encontramos o clube numa situação di-fícil e assumimos na mes-ma. Hoje a situação está mais fácil: temos todas as condições e compromissos em dia mas, mesmo assim, foi difícil arranjar uma so-lução. De hoje para manhã, por que não somos eternos, terão de vir outros para to-mar conta dos destinos do clube, mas encontrarão o clube numa situação fá-cil de assumir», afirmou o novo líder do emblema de Nine, garantindo o mesmo

Manuel Faria (à esquerda) assume presidência do emblema de Nine

Está solucionado o impasse diretivo da Associação Despor-tiva Ninense. A as-

sembleia-geral da última quinta-feira trouxe “fumo branco”, tendo sido eleito

DR rigor do mandato anterior.

«Vamos tentar fazer o nosso melhor, mas uma coisa posso garantir: o rigor tem de continuar a existir. Mas presumo que, com as pessoas que aqui estão, não deverá ser problema. Vou constituir a equipa de tra-balho durante a próxima semana, mas já estamos a trabalhar nesse sentido», rematou o presidente da AD Ninense.

Com a pré-epoca quase à porta, os próximos dias vão ser de grande traba-lho para a nova direção, que tem de procurar uma equipa técnica (Hugo San-tos saiu para Pevidém SC) e também formar uma nova equipa, já que muitos joga-dores também decidiram deixar o clube famalicen-se, que disputa a Pró-Na-cional da AF Braga.

António Valdemar

frança

Buffon no PSG

O guarda-redes italiano Gianluigi Buffon assi-nou contrato com o Pa-ris Saint-Germain, anun-ciou, ontem, o campeão francês, através de um ví-deo na rede social Twitter, sem revelar a duração do vínculo.

Após 17 temporadas ao serviço da Juventus, o ve-terano guarda-redes, de 40 anos, deixou pela pri-meira vez Itália para atuar nos parisienses.

2018/2019

Sporting registamenos três milrenovações anuais

O Sporting anunciou, ontem, a renovação de 18.797 lugares anuais pa-ra a época futebolística de 2018/2019, menos 3.162 do que as registadas no mesmo período da tem-porada passada.

Page 28: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

28 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

O presidente da Câ-mara Municipal de Guimarães, Domin-gos Bragança, dis-

se ontem pretender que o Centro de Ciclismo do Minho, cuja segunda fase do projeto foi ontem inau-gurada, integre no futu-ro uma Escola de Ciclis-mo, não só virada para a vertente competitiva co-mo também para a cívica

para ensinar as crianças do concelho de Guima-rães a andar de bicicleta em segurança.

O edil vimaranense, que falava ontem na ce-rimónia da inauguração da segunda fase do Cen-tro de Ciclismo de Gui-mãraes, localizado no Par-que Desportivo de Souto Santa Maria, destacou a importância deste proje-to não só para a União de Freguesias de Souto Santa

SegUNdA FASE DO PROJETO FOI ONTEM INAUGURADA EM SOUTO SANTA MARIA

Centro de Ciclismo do Minho pode vir a ser escola

Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, mas também para o concelho de Gui-marães. «Já na primeira fase tinha dito que queria que aqui se fosse imple-mentando uma escola do ciclismo. Uma escola não só para o desporto mas para que as nossas crian-

ças aqui recebessem for-mação para andar bem de bicicleta e com segurança. Esta escola será aqui ins-talada, pois quero que as crianças das nossas esco-las venham aqui, até co-mo atividade curricular, que nós asseguramos os transportes», disse.

A segunda fase do Cen-tro de Ciclismo do Minho, que ontem foi inaugura-da, contempla uma pis-ta de Cross Country com

quatro níveis de dificulda-de, num investimento de 140 mil euros, repartidos por uma comparticipação da Câmara Municipal de Guimarães e o resto atra-vés de fundos próprios, angariados pela Associa-ção de Ciclismo do Minho (ACM), segundo disse José Luís Ribeiro. «O estatuto do mecenato revelou-se aqui também uma ferra-menta muito importante para que este projeto pu-

desse ser viabilizado», dis-se o presidente da ACM. Já o presidente da União de Freguesias de Souto San-ta Maria, Souto S. Salva-dor e Gondomar, Fernan-do Cardoso, considerou esta infraestrutura «uma mais-valia». «Foi por isso que desde a primeira ho-ra apoiamos a construção desta infra– estrutura num terreno da freguesia, valo-rizando o esforço da au-tarquia e da ACM», disse.

Houve visita guiada ao Centro de Ciclismo do Minho

Ilda pereira aprovou a pista

«Podemos simular o que vamos encontrar em competição»A conceituada atleta vimaranense, Ilda Pereira, testou o circuito de Cross Country ontem no dia da inauguração e aprovou a infraestrutu-ra. «São mais que espaços de lazer pois são pis-tas concebidas e totalmente idealizadas com o tipo de desafios que se tem no XCO, ou seja, no Cross Country Olímpico, que obedece uma sé-rie de requisitos. Podemos simular o que vamos encontrar em competição. Para um atleta é ou-ro sobre azul», disse.

Segunda fase

do projeto custou

140 mil euros

José Luís Ribeiro, presidente da Associação de ciclismo do Minho

«Criar uma nova centralidade no âmbito do ciclismo»

opresidente da Asso-ciação de Ciclismo do Minho (ACM), Jo-sé Luís Ribeiro, su-

blinhou a criação «de uma nova centralidade no âm-bito do Ciclismo», com a criação do Centro de Ci-clismo do Minho.

«Ficamos com uma pis-ta de Cross Country Olím-pico de top mundial. Só foi possível porque houve

um trabalho prévio com a junta de freguesia, na altu-ra presidida pelo senhor Dionísio Ribeiro, em que criou condições para que este parque de lazer fos-se uma referência. Hou-ve também um trabalho conjunto com a Câma-ra Municipal de Guima-rães, União da Junta de freguesia e patrocinado-res», disse.

«Temos uma pista com quatro graus de dificulda-de, em que agora, com es-ta segunda fase, seja pos-sível praticar BTT em condições de segurança.

O objetivo aqui é tam-bém criar uma nova cen-tralidade de Souto Santa Maria e contribua para o desenvolvimento da re-gião», frisou o presiden-te da ACM. Inauguração aconteceu ontem no Parque Desportivo de Souto Santa Maria

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

Nu

no

Ce

rqu

eir

aN

un

o C

erq

ue

ira

Page 29: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

O minhoto João Afon-so (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Or-bea / Onda) é o pri-

meiro camisola amarela do 30.º Grande Prémio do Minho, depois de cumpri-da a primeira etapa que ligou ontem o Centro de Ciclismo do Minho (Sou-to Santa Maria) à União de Freguesias da Cidade de Guimarães.

A competição, apa-drinhada pelos ciclistas

profissionais minho-tos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves e destinada ao escalão de juniores, arrancou do Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria) pa-ra uma etapa de 97 quiló-metros com uma conta-gem de montanha (Póvoa de Lanhoso) e quatro metas volantes ( Joa-ne – Controlsafe, Fama-

30.º grande prémio do minho em ciclismo

João Afonso foi mais forte na chegada a Guimarães

licão – Afacycles, Braga - Universidade do Mi-nho e Póvoa de Lanhoso - Restaurante Sabor do Campo).

A subida final que an-tecedia a reta da meta foi decisória. João Afonso (Centro Ciclista de Bar-celos) foi o mais forte ao  sprint, relegando para a segunda posição Fernan-do Silló (Banco Santander / PC Sprint) e João Mace-do (Sicasal/Liberty Segu-

ros/Bombarralense) para o terceiro lugar.

Etapa de hoje liga Melgaço a Castro LaboreiroHoje corre-se a segunda

etapa, ligação entre Mel-gaço e Castro Laboreiro, na distância de 91,3 kms, com a partida, às 14h00, no centro da vila minhota, estando prevista a chega-da a Castro Laboreiro pa-ra as 16h24.

João Afonso impôs-se à concorrência já sobre a chegada

GP do Minho

ClassificaçõesIndividual1. João Afonso (CC Barcelos) ..................2h23m482. Fernando Fernandez (Santader) ......2h23m493. João Macedo (Sicasal/Liberty) ..........2h23m49

MontanhaStevem Polanco(Aleata) ........................... 5 pontosCarlos Rodrigues (AJO) ............................ 3 pontosRogério Pereira (Maia Formação) ......... 2 pontos

Geral PontosJoão Afonso (CC Barcelos) ..................... 10 pontosFernando Fernandez (Santander) ........................8Francisco Guerreiro (Sicasal) ................................6

Júnior 1.º anoJoão Macedo (Sicasal) ..............................2h23m49Pedro Silva (Seissa) ...................................2h23m49Henrique Frois (AJO) ...............................2h23m49

Geral EquipasSeissa ............................................................. 7h11m27Bairrada ...................................................................mtFeirense/Blackjack ...............................................mtTensai .......................................................................mtMaia Formação ..................................a 11 segundosSicasal .................................................. a 12 segundosEsc. Ciclismo Bruno Neves ................................mt

Presidente da ACM, José Luís ribeiro, espera «um grande espetáculo»

«Aumento de qualidade»

opresidente da Asso-ciação de Ciclismo (ACM), José Luís Ri-beiro, espera uma

competição de elevada qualidade neste Grande Prémio do Minho, um dos pontos altos do calendário da ACM. «Estamos na expe-tativa de que possamos as-sistir a um excelente espe-táculo desportivo. A aposta é reforçada, e tivemos um

aumento de qualidade das equipas que vão participar», frisou. O dirigente lembrou as dificuldades para obter os cerca de 30 mil euros necessários para organi-zar esta prova. «Os únicos apoios que temos são da Federação, algumas loca-lidades, neste caso, Mel-gaço, Vieira do Minho, e UF Cidade de Guimarães e patrocinadores».

DR

DR

Page 30: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

30 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Uma fase da prova, ontem, no Campo das Camélias

pedro vieira da silva

Jogam-se, hoje, as seis finais do Torneio Bra-ga Cup. A final dos sub-15 (iniciados), en-

tre o Marítimo e o AD Fa-zendense realiza-se, pe-las 15h30, no 1.º de Maio.

As outras têm lugar no Campo das Camélias (campos número um e número dois).

Eis as outras finais:11h30: Sporting Alfena-

EF Fintas (sub-9, traqui-nas)

11h30: Brito SC-EFFintas (sub-10, benja-mins)

10h40: Belenenses--1.º de Dezembro (sub--11, benjamins)

11h30: CD Lugo-Fon-tainhas Cascais (sub-12, infantis)

11h30: Belenenses B--Belenenses D (sub-13,

no estádio 1.º de maio e campo das camélias

Finais da Braga CUP jogam-se hoje

infantis).

Ribeirão 1968 FCvence no femininoA prova recebeu, este ano, e pela primeira vez,

prova disputa-se hoje e amanhã

Rali de Viana do Casteloquer voltar aos nacionais

A7.ª edição do rali de Viana do Castelo, que é organizada pelo CAST (Clube

Automóvel de Santo Tir-so), vai ter lugar hoje e amanhã, sendo este ano pontuável para o Cam-peonato de Ralis – Norte, bem como os Campeona-tos de Portugal de Clássi-cos, Iniciados e GT’s.

Além destas competi-ções, vão ainda pontuar na prova vianense os partici-pantes da Copa 106 e do Desafio Kumho Portugal, tal como os concorrentes ao Troféu CIN 2018.

A primeira novidade do rali deste ano é a candi-datura da prova ao Cam-peonato de Portugal de Ralis, o escalão máximo da modalidade no país e que, caso seja bem suce-

dida, vai permitir no pró-ximo ano o regresso do “Nacional” à região do Al-to Minho.

Hoje, a prova fará uma tripla passagem pelas clas-sificativas de “S. Salva-dor da Torre/Amonde”

DR

torneio de wushu

Andreia Pereira conquista duas medalhas

Andreia Pereira, atleta de Viana do Castelo, conquis-tou, no passado fim de semana, duas medalhas de ouro no 17.º Torneio Internacional de Wushu de Ou-rense (Espanha).

Este torneio internacional de Wushu teve a parti-cipação de países como China, Venezuela, Roménia, Colômbia, Portugal, Andorra e de várias províncias de Espanha.

A seleção nacional de Wushu/Kung de Portugal foi representada por 20 atletas escolhidos pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas.

A atleta Andreia Pereira, oriunda de Viana do Cas-telo, pratica Wushu/Kung Fu na Associação Hung Sing Gwoon Minho na Escola de Kung Fu Tradicional de Viana do Castelo desde os sete anos de idade e, ago-ra, com 16 anos de idade, foi convocada para integrar a seleção nacional.

Andreia Pereira competiu em duas categorias, For-mas de Punhos e Formas de Armas, tendo em ambas as categorias conquistado a medalha de ouro.

DR

e “Montaria/Gondar” e o dia termina com a já tra-dicional super-especial de Viana do Castelo, junto ao navio-museu Gil Eanes.

Este ano conta com um número recorde de parti-cipantes (84 equipas).

DR

uma prova de futebol fe-minino (sub-17).

A competição, que contou com seis equi-pas, foi ganha pelo Ri-beirão 1968 FC, que so-

mou 13 pontos.Seguiram-se Bragalo-

na FC (9), Pevidém SC (6), EF Fintas (6), FC Romariz (4) e Guerreiros Atzecas FC (sem pontos).

Bracarense Sérgio Freitas (à direita) é um dos concorrentes

Page 31: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

08h00 Bom dia Portugal; 10h00 3 às 10; 10h30 Olhar o mundo; 11h00 3 às 11; 11h10 Visita guiada; 11h50 Fotobox; 12h00 Jornal das 12; 13h10 Ciclismo: Volta a França 2018 (direto); 14h15 RTP Mundial; 15h00 3 às 15; 15h20 Parla-mento; 16h00 3 às 16; 16h45 Volta ao mundo; 17h00 RTP Mundial; 18h00 3 às 18; 18h30 RTP Mundial; 19h00 3 às 19; 20h00 3 às 20; 20h45 360º; 01h00 RTP Mundial; 01h30 O princípio da incerteza

09h00 Jornal síntese; 09h15 Espaços e casas; 09h30 Jornal síntese; 09h45 Exame informá� ca; 09h55 Os nossos campeões; 10h00 Jornal síntese; 10h45 Os europeus; 11h00 Jornal sínte-se; 11h45 Boa cama boa mesa; 12h00 Jornal do meio-dia (+ desporto); 13h00 Primeiro jornal; 14h00 Jornal das 2; 14h45 Volante; 15h00 Jornal síntese; 15h40 Cartaz; 15h55 Os nossos campeões; 16h00 Jornal síntese; 16h30 60 Minutos; 17h00 Jornal síntese; 17h45 Imagens de marca; 18h00 Jornal síntese; 18h45 Boa cama boa mesa; 19h00 Jornal das 7; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Jornal de sábado; 22h00 Diário do Mundial; 23h00 Jornal de sábado; 00h00 Eixo do mal; 01h00 Jornal síntese; 01h25 Diário do Mundial

09h00 No� cias; 10h20 NXT: o próximo passo; 10h35 Cinebox; 11h00 No� cias; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 GTI; 14h15 No� cias; 15h00 No� cias; 15h45 NXT: o próximo passo; 16h00 No� cias; 16h45 Cinebox; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 19h00 No� cias; 20h00 Jornal das 8; 21h25 Ephemera; 21h35 No� cias; 22h30 Mais transferências; 00h00 No� cias; 01h00 Governo sombra

07h00 Mundial FIFA: Suécia x Suíça, Colômbia x Inglaterra, Uruguai x França e Brasil x Bélgica; 12h15 Voleibol Fem./Circuito Mundial Praia-Espinho: meias-fi nais (direto); 14h15 World Superbike: G.P. Riviera Di Rimini; 15h00 Mundial FIFA: Suécia x Inglaterra (direto); 19h00 Mundial FIFA: Rússia x Croácia (direto); 21h00 Mundial FIFA: Suécia x Inglaterra, Brasil x Bélgica e Uruguai x França; 01h00 Combate/UFC: Finale; 03h00 Combate/UFC 226 Las Vegas: Miocic x Cormier (direto)

06h00 Ténis: Wimbledon (resumos); 11h30 Ténis: Wimbledon (direto); 19h00 Ténis: Wimbledon (resumos)

04h20 Quatro irmãos; 06h05 Regra de silêncio; 08h05 O sorriso de Mona Lisa; 10h05 Sinbad: a lenda dos sete mares; 11h35 Super 8; 13h30 Frozen: o reino do gelo; 15h15 Terra dos perdidos; 17h00 Dia e noite; 18h55 Pompeia; 20h45 Empire State: o assalto; 22h25 Jackass apresenta: o avô descarado; 00h10 Redenção; 01h55 Os diários de Chernobyl; 03h25 Poltergeist (2015)

04h20 Motorista para todo o serviço; 06h00 Castle; 09h10 The blacklist; 09h55 Candice Renoir; 10h50 Inves� gação criminal; 12h30 O cavaleiro das trevas; 15h00 2012; 17h35 Annapolis: paixão e glória; 19h25 O código Da Vinci; 22h00 Os mercenários 2; 23h40 O a� rador; 01h50 2012; 04h20 Django libertado

CANAIS GENERALISTAS

08h00 Bom dia Portugal 10h00 A praça 11h00 Agora nós 12h00 Criar.pt 12h15 Diga Doutor 13h00 Jornal da tarde 14h00 Voz do cidadão 14h15 Ciclismo: Volta a França 2018 (direto) 15h15 Aqui Portugal: Azeitão 19h00 Mundial FIFA: Rússia x Croácia (direto) 21h00 Telejornal 22h00 As noites do Mundial 23h25 Missão 100% Português 00h30 Versailles

07h00 Euronews 08h00 Zig zag 13h35 Joias para que vos quero? 14h00 Plano Nacional de Leitura 14h30 Biosfera 15h00 Desporto 2 17h00 Desalinhado/Vamos à descoberta/Wru? 18h00 Filme: O castelo andante 20h00 Esec-Tv 20h30 Ao serviço da França 21h00 Club atlas: São Paulo 21h30 Jornal 2 22h15 Festival ao Largo – Carmina Burana 23h45 Filme: Frágil como o mundo

07h00 Masha, Endangered Species, Lego Stars Wars, Dragon Ball, Vingadores, Star Wars Rebels, Once 10h15 As feiticeiras 11h15 O nosso mundo 12h15 E agora o que é que eu faço? 13h00 Primeiro jornal 14h05 Alta definição 15h00 E-especial 15h45 Filme: Encomenda armadilhada 17h45 Filme: Umas férias inesperadas 20h00 Jornal da noite 21h45 Paixão 22h45 Vidas opostas 23h45 Festa do Mundial 00h00 O outro lado do paraíso 00h50 Filme: A ressaca (parte III)

06h30 Campeões e detetives 08h15 Detetive maravilhas 09h15 O bando dos quatro 10h00 Inspetor Max 13h00 Jornal da uma 14h00 Conta-me como és 15h00 Câmara exclusiva 15h45 Filme: Ela é demais para mim 18h15 Apanha se puderes 20h00 Jornal das 8 21h35 A herdeira 22h45 Jogo duplo 00h00 Filme: O boxeur

CICLISMOVOLTA A FRANÇA 2018

A PARTIR DE HOJE ATÉ 29 DE JULHO, ACOMPANHE A 105� EDIÇÃO DA VOLTA A FRANÇA EM BICICLETA, COM OS COMENTÁRIOS E NARRAÇÃO DE MARCO CHAGAS E JOÃO PEDRO MENDONÇA RTP3, 13h10 e RTP1, 14h15

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessão: 15h00*

Sala 1 – HEREDITÁRIO – 2D (M/18)Sessões: 21h40* – 17h30** – 21h40**

Sala 3 – OCEAN'S 8 – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h55* – 15h00** – 17h30** – 21h55**

Sala 4 – TAG: JOGO DA APANHADA – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

Sala 5 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 5 – NÃO TE PREOCUPES, NÃO IRÁ LONGE A PÉ – 2D (M/14)Sessão: 21h45*

*Diária **Sábado, domingo e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h30* – 15h00** – 17h30**

Sala 1 – OCEAN'S 8 – 2D (M/12)Sessão: 21h40**

*Diária **Sábado, domingo e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – VP (M/6)Sessões: 15h10 – 17h20 – 19h30

Sala 1 – OCEAN'S 8 – VO (M/12)Sessões: 21h40 – 23h55*

Sala 2 – SICARIO: GUERRA DE CARTÉIS – VO (M/16)Sessões: 15h20 – 17h40 – 21h30 – 23h50*

Sala 3 – TÁXI 5 – VO (M/12)Sessões: 15h30 – 17h50 – 21h20 – 23h59*

*Sexta-feira e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – RUDOLFO, O GATINHO PRETO – dob. (M/6)Sessão: 11h10*

Sala 1 – AMÉRICA EM CHAMAS (M/16)Sessões: 13h40 – 16h05 – 21h20 – 00h05

Sala 1 – DEADPOOL (M/14)Sessão: 18h30

Sala 2 – TAG: JOGO DA APANHADA (M/14)Sessões: 13h00 – 15h30 – 18h10 – 21h10 – 23h50

Sala 3 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – dob. (M/6)Sessões: 10h50* – 14h00 – 17h30 – 20h50 (leg.) – 00h00 (leg.)

Sala 4 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 12h50 – 15h50

Sala 4 – TÁXI 5 (M/12)Sessões: 18h50 – 21h30 – 00h20

Sala 5 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – dob. (M/6)Sessões: 12h40 – 15h40 – 18h40 (3D)

Sala 5 – SICARIO: GUERRA DE CARTÉIS (M/16)Sessões: 21h40 – 00h35

Sala 6 – OCEAN'S 8 (M/12)Sessões: 13h30 – 16h10 – 19h00 – 21h50 – 00h30

Sala 7 – LEVIANO (M/14)Sessões: 13h20 – 16h00 – 18h35 – 21h25 – 00h10

Sala 8 – ARTEMIS: HOTEL DE BANDIDOS (M/16)Sessões: 14h10 – 16h40 – 19h10 – 22h00 – 00h40

Sala 9 – PLANO DE FUGA 2: HADES (M/16)Sessões: 13h10 – 15h45 – 18h20 – 21h00 – 23h40

*Sábado e domingo

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – ARTEMIS: HOTEL DE BANDIDOS – 2D (M/16)Sessões: 15h00 – 17h10 – 19h20 – 21h30 – 23h40

Sala 2 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h00 – 15h40 – 18h20

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 21h00 – 23h30

Sala 3 – SEMANA SIM, SEMANA NÃO – 2D (M/12)Sessões: 17h00 – 19h20 – 21h40 – 00h00

Sala 3 – O VALE ENCANTADO – 2D – VP (M/6)Sessões: 12h50 – 15h00

Sala 4 – FLANO DE FUGA 2: HADES – 2D (M/16)Sessões: 15h20 – 17h30 – 19h40 – 21h50 – 00h10

Sala 5 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h10

Sala 5 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50

Sala 5 – TÁXI 5 – 2D (M/12)Sessões: 19h50 – 22h00 – 00h05

Sala 6 – THE INCREDIBLES 2: OS SUPER-HERÓIS – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h30 – 16h10 – 18h50 (3D) – 21h30 (VO) – 00h10 (VO)

Sala 7 – TAG: JOGO DA APANHADA – 2D (M/14)Sessões: 13h00 – 17h20 – 19h30 – 21h40 – 23h50

Sala 7 – TAL MÃE, TAL FILHA – 2D (M/14)Sessão: 15h10

Sala 8 – PRESA BRANCA – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h30

Sala 8 – OCEAN'S 8 – 2D (M/12)Sessões: 16h30 – 18h50 – 21h10 – 23h40

Sala 9 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 12h50 – 14h50 – 16h50

Sala 9 – MARY SHELLEY – 2D (M/12)Sessão: 18h50

Sala 9 – SICARIO: GUERRA DE CARTÉIS – 2D (M/16)Sessões: 21h20 – 23h55

Sala 10 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h20 – 16h00 – 18h40 – 21h30 – 00h10

Sala 11 – NA PRAIA DE CHESIL – 2D (M/12)Sessões: 12h50 – 15h10 – 17h30

Sala 11 – AMÉRICA EM CHAMAS – 2D (M/16)Sessões: 19h50 – 21h50 – 23h50

Sala 12 – LEVIANO – 2D (M/14)Sessões: 12h40 – 15h00 – 17h10 – 21h40

Sala 12 – NÃO TE PREOCUPES, NÃO IRÁ LONGE A PÉ – 2D (M/14)Sessão: 19h20

Sala 12 – JEEPERS CREEPERS 3 – 2D (M/16)Sessão: 00h15

LUCKY STAR - CINECLUBE BRAGAESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS – Ethan Coen e Joel CoenSessão: 18h00 (Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva)

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músi-cas da Sim; 05h00 As Músicas da Sim; 07h00 Páteo das Can� -gas, Carlos Lopes; 10h00 Pés na Terra, Carlos Cou� nho; 14h00 Lusofonias, José Manuel Monteiro; 15h00 Rádio Universidade; 16h00 A Sim ao Sábado, Helena Almeida; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito Fim-de-Semana, Mariana Marques Vidal; 22h00 Casa de Fados, Carlos Lopes

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

00h00 Sister Midnight, Sara Pereira; 01h00 Corrente Sono-ra, Rui Araújo; 02h00 Music Hal; 09h00 Voz dos Trópicos; 10h00 Rádio Aurora – A Outra Voz; 11h00 É apenas fumaça; 12h00 Praça do Município; 13h00 Clube de Combate, Paulo Marques; 15h00 Musicodependência, Elisabete Apresenta-ção; 17h00 Nunca mais me Esquece, Mafalda Oliveira; 18h00 SS 22, Artur Rodrigues; 20h00 Sem Regras; 21h00 RUM on the Rocks, Joaquim Pedro; 22h00 Omega 3, Marcos Almeida

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

Page 32: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

32 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Horizontais: 1- Parado. 2- Felizardo; Porto Rico (abrev.). 3- Estrondear; Licor alcoólico extraído do suco fermentado do coco e dos frutos de outras palmeiras. 4- Ação; Vento leve. 5- Fixar a vista em; Bruto. 6- Acrescentar; Suspiros. 7- Prazeres; Curso Tecnológico (sigla). 8- Sen� r uma aversão espontânea a. 9- Nome feminino. 10- Que acontece a cada duas semanas.

Ver� cais: 1- Extremamente cansado. 2- Que apresenta grande variedade de elementos; Onze em num. romana. 3- Osso da região ó� ca do crânio. 4- Letra do alfabeto grego; Cisco que caiu na comida (plu.). 5- Livrar ou livrar-se de doença ou mau hábito; Tecido de malha metálica usado para formar vedações. 6- Andorra (abrev.); Conjunto das mulheres de um príncipe muçulmano. 7- Munir de; Situada. 8- O precioso líquido; Que revela tranquilidade e serenidade. 9- Sermão. 10- Que se realiza de três em três meses.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Autocarro. 2- Amoreira. 3- Tato; Âmbar. 4- Epifi � a. 5- Naca; Orlar. 6- Tragar; Dra. 7- IT; Ilibo. 8- Calador; Sg. 9- Ode; Iene. 10- Sarrafusca. Ver� cais: 1- Autên� cos. 2- Apartada. 3- Tá� ca; Ler. 4- Omofagia. 5- CO; Aldeã. 6- Aratório. 7- Remir; Breu. 8- Ribaldo; Sn. 9- Ora; Ar; Séc. 10- Artralgia.

PALAVRAS CRUZADAS

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afixado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

1 2 3 89 4 5 7

3 2 1 47 8 4 1 2

4 9 31 5 7 9

6 2 9 77 4 8 2

2 4 7 6

DIFICULDADE: DIFÍCIL

4 1 6 57 2 4 9 8

2 96 8 4

2 7

1 8 3 4 73 5 8 9

SUDOKU

HUMORNum manicómio, dois loucos discutem: – Esse espelho é meu! Dá cá isso!Responde o outro:– Estás parvo ou quê?! Não vês que tem a minha cara?

9 8 3 7 6 2 4 1 56 1 4 8 5 3 9 2 72 5 7 1 4 9 3 8 64 6 5 9 3 1 2 7 81 7 9 5 2 8 6 4 33 2 8 4 7 6 1 5 97 3 6 2 8 4 5 9 18 9 2 6 1 5 7 3 45 4 1 3 9 7 8 6 2

* Solução do número anterior2 4 5 3 1 8 6 9 78 9 6 4 2 7 5 1 37 3 1 9 6 5 2 4 81 6 3 5 7 9 8 2 49 2 4 1 8 3 7 5 65 8 7 2 4 6 9 3 13 5 8 6 9 4 1 7 26 1 9 7 3 2 4 8 54 7 2 8 5 1 3 6 9

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«Falar é uma necessidade, escutar é uma arte». Johann Goethe

VEJA SE SABE…Olga Roriz integrou, entre 1976 e 1992, o elenco de que companhia de bailado?

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

FARMÁCIAS

BRAGA:Rodrigues - Rua D. Diogo de Sousa, n.º 41

AMARES: Marques Rego

BARCELOS: Lamela

CABECEIRAS DE BASTO: Mou� nho

CALDAS DE VIZELA: Alves

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Monteiro

FAFE: Quinchães

GUIMARÃES: Barbosa

PÓVOA DE LANHOSO: Matos Vieira

VIEIRA DO MINHO: Mar� ns

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Gavião

VILA VERDE:Santa Casa da Misericórdia

VIANA DO CASTELO: Simões

ARCOS DE VALDEVEZ: Arcuense

CAMINHA: Torres

MONÇÃO: Codeço

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Saúde

PONTE DE LIMA: Cerqueira

VALENÇA: Jardim

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Moderna

PAUSA

R: Ballet Gulbenkian.

Com o apoio da Porto EditoraCom o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

SÁBADO DA SEMANA XIIISanta Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

L 1 Am 9, 11-15; Sal 84 (85), 9. 11-12. 13-14 Ev Mt 9, 14-17

CALENDÁRIO

Page 33: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Etc. / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

Dume – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO, MISSA DE 7.º DIA E AGRADECIMENTO

DE

António Rodrigues AntunesSua esposa, fi lhas, genro, netos e restante família cumprem o doloroso

dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade, o faleci-mento do seu ente querido, Sr. ANTÓNIO RODRIGUES ANTUNES, com 78 anos de idade, natural de Palmeira, Braga e residente que foi em Dume, Braga.

O corpo do saudoso falecido encontrar-se-á em câmara-ardente na capela da Nossa Senhora do Rosário, Dume, Braga, hoje a partir das 16h00.

O seu funeral realiza-se, amanhã, domingo, dia 8 de julho, às 17h00 com missa de corpo presente na igreja paroquial de Dume, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local.

Aproveitam o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia, em sufrágio de sua alma, será celebrada terça-feira, dia 10 de julho, às 19h30, na igreja paroquial de Dume, Braga.

Antecipadamente a família se confessa agradecida a todos quantos se dignarem a tomar parte nestes atos religiosos.

Braga, 7 de julho de 2018Funerária Europa – E-mail: [email protected] – Tel.: 253 115 634 / 967 642 069 / 967 642 071 / 934 077 315

A FAMÍLIA

MISSA DE 30.º DIA DE FALECIMENTODE

Alice de Fátima Fong PretoA família comunica que amanhã, domingo, 8 de julho, pelas

11h30, será celebrada uma Eucaristia, em memória da saudosa falecida, na igreja paroquial de Maximinos em Braga.

A todos quantos participem neste ato religioso o nosso sincero agradecimento.

Funerária Sto. Adrião – Tel.: 969 412 981 / 253 248 625 – Braga – [email protected]

A FAMÍLIA

MISSA DE 1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Aurora Leonor Lima de CastroSua família participa que será celebrada missa de 1.º aniversá-

rio de falecimento de sua ente querida, Sra. AURORA LEONOR LIMA DE CASTRO, hoje, sábado, dia 7 de julho, pelas 19h15, na igreja paroquial de Lomar.

Desde já agradece a todos quantos venham a estar presente.

Grupo Funerário Bracarense / Bracara Augusta – Tel.: 968 225 005 / 253 200 240 / 916 646 567

A FAMÍLIA

Necrologia

Dume – Sé – BragaAGRADECIMENTO E MISSAS DE 30.º DIA

DE

António Carneiro dos SantosSua família, reconhecidamente agradecida a todos quantos com

a sua presença se dignaram participar nas cerimónias fúnebres e missa de 7.º dia do seu ente querido, o Sr. ANTÓNIO CARNEIRO DOS SANTOS, vem por este e único meio, decorridos que estão 30 dias após o seu falecimento, anunciar que serão celebradas missas em sufrágio da sua alma, amanhã, domingo, dia 8, às 10h30 na igreja paroquial de Dume e às 11h30, na Sé Catedral em Braga.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a estes atos religiosos.

Braga, 7 de julho de 2018Ag. Funerária Maia, Lda Tel. 253 991 908 – Amares

Viana reforçada com mais 29 operacionaise mais uma viatura para combater incêndios

O concelho de Viana do Castelo passa a ter um reforço de 29 operacionais, en-

tre os quais 24 recrutas, e uma viatura de combate contra incêndios florestais.

Numa cerimónia que decorreu, ontem, no quar-tel dos Bombeiros Muni-cipais de Viana do Caste-lo, e que teve a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o município lide-rado pelo socialista José Maria Costa apresentou a nova Equipa de Inter-venção Permanente (EIP), constituída por cinco ele-mentos, que vai reforçar o dispositivo dos Bombei-ros Voluntários de Viana do Castelo (BVVC).

Também na área dos operacionais, os Bombei-ros Municipais de Viana do Castelo (BMVC) são reforçados com 12 recru-

tas, assim como os bom-beiros voluntários, totali-zando mais 24 elementos.

Já no que diz respeito às viaturas, o município apresenta um reforço de mais um Veículo de Com-bate a Incêndios Flores-

tais (VFCI) e um Veículo de Operações Específicas (VOPE), ambos ao serviço dos BVVC.

O concelho tem ainda três equipas de Sapadores Florestais, duas que estão estacionadas em São Lou-

renço da Montaria e no Carvoeiro, e uma terceira no quartel dos BMVC. Via-na do Castelo conta ainda com militares nas flores-ta de Santa Luzia.

Recorde-se que no dis-trito, nomeadamente des-

de há três meses, Viana do Castelo conta com o apoio da Brigada de Reforço aos Incêndios Florestais, no-meadamente com os Bom-beiros Voluntários do Bea-to e Penha de França, da cidade de Lisboa.

Dispositivo municipal contra incêndios florestais

Viana do Castelo está mais preparada para o combate aos fogos florestais

País tem “maior cobertura de sempre” de meios aéreosO secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, disse que o país possui, este ano, a «maior cobertura de sempre» em termos de meios aéreos para combate aos incên-dios rurais.

«Temos este ano a maior cobertura de sempre em termos de meios aéreos, são qualquer coisa como 55 meios aéreos no conti-nente, mais um na Madei-ra, a funcionar com uma lógica muito direcionada para o primeiro ataque», disse José Artur Neves.

O governante adiantou ainda que o dispositivo de combate a incêndios inclui 40 helicópteros entre mé-dios e ligeiros, com brigadas helitransportadas do Gru-po de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

CM

VC

Page 34: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

34 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

PRECISA-SE

OPERADOR DE MÁQUINAS CNC

Preferência c/ conhecimentos de Desenho Técnico. Entrada imediata.

Enviar C.V. p/mail:celeste.dias@fi rmago.pt

VENDOAPARTAMENTO

Investidores 6% Rentabilidade56.300 €

http://apartamentofujacal.blogspot.com915 315 867

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

Empresa sediada na Suíça pretende recrutar

APLICADORES DE GESSO CARTONADO E EMASSADORES COM EXPERIÊNCIA comprovada e disponibilidade imediata.

Condições salariais e de trabalho de acordo com as convenções suíças.

Os interessados poderão enviar o curriculum para o seguinte email: [email protected]

ou ligar através do +41787687696

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 7.950 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT DUCATO 2.2 MULTIJET 2009 AC, FCC, DA, 3 LUGARES, RCD, VE, COM IVA 5.990 €FIAT PANDA 1.1I 4X4 1993 PRÉ-CLÁSSICO, DUPLO TETO, PM, ORIGINAL, IMPECÁVEL 3.750 €FIAT PUNTO HLX 1999 VE, FC, RC, DUAL-DA, 5 PORTAS, JE 1.590 €FORD EXPLORER 4.0I 1997 AC, EP ELTRC, TAE, PM, JE, CX AUT, VE, 4X4, LIV DE REVISÕES 4.250 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LOTUS ELAN S2 1966 ORIGINAL, MACHINE NUMBERS, VE, SUSP. DESP., CLÁSSICO 32.000 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.590 €TOYOTA COROLLA VERSUS 2.2 D4D 2009 1 REG., 7 LUGARES, APARCAMENTO, ABS, ACA, CX6 VELO., JE 11.900 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.600 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

VENDOTERRENO

NOGUEIRACOMERCIAL//INDUSTRIAL

Estrada:Braga – Guimarães

Tel. 968 015 522

ADMITE-SE COSTUREIRAPara o Bragaparque

Inscrições pelo telef: 214 561 014Contactar a partir de 9 de julho.

Publicado no jornal Diário do Minho, n.º 31814de 07 de julho de 2018

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE BRAGA

Juízo de Competência Genérica de Cabeceiras de Basto

Rua 25 de Abril. n.º 254860-350 Cabeceiras de Basto

Telef: 253 669 140 Fax: 253 081 459 Mail: cabbasto,[email protected]

ANÚNCIOProcesso: 234/18.1T8CBCInterdição / InabilitaçãoReferência: 159077018Data: 03-07-2018Requerente: Maria Virgínia do Vale MachadoInterdito: Elsa do Vale Machado

Faz-se saber que foi distribuída neste tribunal, a ação de Interdição/Inabilitação em que é requerida Elsa do Vale Machado, estado civil: Solteira, fi lha de José Gonçal-ves Machado e de Olga do Vale, nascido em 04-01-1931, natural de: Cabeceiras de Basto [Cabeceiras de Basto], NIF – 152585672, BI – 814095, Segurança Social – 10750429619, com residência em domicílio: Lar Dr. Manuel Fraga, 4860-365 CABECEIRAS DE BASTO, para efeito de ser decretada a sua interdição.

O Juiz de Direito,Susana Raquel Campos

Tamagnini BarbosaO Ofi cial de Justiça,

Isabel Bizarro

Page 35: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

Page 36: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

36 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

Em Mire de Tibães. Garagem para 2 viaturas e logradouro. Marque já a sua visita!

Para construção de moradia individual, c/ área total de 1.056 m2, boa exp. solar, saneamento, luz pública e bons acessos rodoviários, em zona sossegada. Próximo a escolas, transportes, praia fl uvial, aeródromo, centro comercial Nova Arcada, Estádio Axa e a 5 min. do centro da cidade.

Em Pousada. Com piscina, poço de água, ar condicionado, alarme, vistas desafogadas e boa exposição solar, em zona tranquila. C.E.:(B).

Em Merelim (S.Paio). Com logradouro e telhado completamente novo em painel sandwich, em lote com 182 m2.

Com 1.891 m2 de terreno em Oliveira, Barcelos.

Com 2.632 m2, vistas desafogadas sobre a serra, a 5 min. de Braga e P. Lanhoso e projecto de construção aprovado para moradia individual.

Com cerca de 60 m2, para negócio de peixaria numa zona residencial, bastante movimentada, boa acessibilidade, junto à C.P., a funcionar em plenas condições. Totalmente equipada. Aceita permuta.

Em S. Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso. Com jardim, árvores de fruto, vinha, poço de água, vistas deslumbrantes e excelentes áreas, muito bem localizada em zona sossegada.

Com 200 m2, cave e w.c., destinada para comércio e/ou indústria hoteleira, numa das melhores zonas da cidade. Venha conhecer esta oportunidade!

Com aquecimento central, elevador, garagem individual e vistas desafogadas. Excelente oportunidade! C.E.:(C).

MORADIA T3 DE GAVETO LOTE EM PALMEIRA MORADIA EM BANDA T3 MORADIA T1

MORADIA PARA RESTAURO LOJA EM MAXIMINOS MORADIA T8/QUINTATERRENO NA PÓVOA DE LANHOSO

EXCELENTE LOJA EM LAMAÇÃES T3 EM NOGUEIRA

129.900 € ID Imóvel 124391001-822 110.000 € ID Imóvel 124391005-349 235.000 € ID Imóvel 124391011-56 37.500 € ID Imóvel 124391001-794

85.000 € ID Imóvel 124391026-1 179.000 € ID Imóvel 124391005-320 80.000 € ID Imóvel 124391026-2 215.000 € ID Imóvel 124391013-57

169.000 € ID Imóvel 124391010-85 144.000 € ID Imóvel 124391011-59

NOVIDADENOVIDADE

Page 37: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 37 www.diariodominho.pt

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Garagem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Excelente Áreas, Gar. Ind., Recuperadorde Calor, Cozinha Equipada. Marque Visita!

APARTAMENTO T3 – FERREIROS

115.000 € Ref. 5532

Totalmente Remodelado, Elevador, 3 WC, 2 Varandas. Em plena Av. Liberdade!

APARTAMENTO T3 - CENTRO

169.000 € Ref. 5549

Varanda c/ Churrasqueira, Excelente Qualidade. Localização Requintada e Privilegiada!

APARTAMENTO T3 – FRAIÃO

179.900 € Ref. 5536

Ofertas de empregoO Diário do Minho publica, gratuitamente,

as oportunidades de emprego que, semanal-mente, lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto

do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obt-er mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.n e t e m p r e g o . g o v. p t /utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possib-ilidade de ocorrência de situações em que a ofer-ta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação.

Page 38: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

38 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 07.07.18www.diariodominho.pt

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anosTEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389

Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

APARTAMENTO T3S. VÍTORC/Rentabilidade; Lugar Garagem;Próximo Centro.Ref. 013-3057

MORADIA IND.T4 TENÕESLocalizada na Encostado Bom Jesus; Lote c/ apróx. 800 m2; Soalho Pregado a Pinho; Aq. Central Completo; Imóvel bastante acolhedor!Ref. 013-2966

APARTAMENTO T3 S. VÍTORAr Condicionado; Logradouro/Terraço;Piso baixo ideal para mobilidade reduzida;Ref. 013-3032

319.900 €

80.900 €

74.500 €

ARRENDAMENTO LOJA zona da Makro ...... 180 €

Page 39: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

07.07.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 39 www.diariodominho.pt

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2564/J6

BARCELOS

Moradia estilo minhoto,completamente remodelada,mantendo a traça original com toda a zona envolvente muito bem cuidada, campo de ténis,piscina,poços de água,arvores

de fruto,privacidade total,próximo da entrada da auto estrada A4. CE:NC

3

BRAGA

T2 NOVOA 2 minutos do centro da cidade.

CE: NC

2835/J6

MATOSINHOS

Moradia térrea com aproveitamento do sótão, anexos, garagem para 2 carros, jardim e terreno. Perto do aeroporto Francisco Sá Carneiro, transportes públicos, zona comercial e praias. CE:D

2768/D6

TERRAS DE BOURO

Terreno e casa no centro da Vila com possibilidade de construção em altura em 75% do terreno.

Composto por quatro artigos.

sótão, anexos, garagem aeroporto Francisco Sá

PREÇO SOB CONSULTAantendo a traça original com todas,piscina,poços de água,arvores

PREÇO SOB CONSULTAMm possibilidade de

do terreno

€ 250.000cidade

€ 100.000

AMI 14727

Praça do Condestável, n.º156 - loja 16/rc (Edifício Eiffel) Maximinos - Braga | Tel. 253 041 727 | [email protected] | www.lardesonho.pt/braga

APARTAMENTO T1

EM MAXIMINOSCom cozinha mobilada,

varandas, situado em prédio com elevadores,

com boa exposição solar, vistas desafogadas, junto a vários serviços e comercio.

OPORTUNIDADE!!€: 58.000

Ref.: 743

TRESPASSE DE CAFÉ/ SNACK BAR

EM SOBREPOSTACom cozinha equipada, para

serviço de refeições, com uma área de 152 m2, boa

esplanada, junto á estrada, com parque priva� vo, em zona bastante movimentada. Opor-

tunidade de negócio24.000 €

Ref.: 742

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016 BMW MOTO R 1200 GSA 2016 CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010 DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013 FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008 FIAT PUNTO EVO 1.2 5P 2014 FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010 FORD KA 1.2 TITTANIO 2009 FORD FIESTA 1.25 5P 2012 FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016 FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009 HONDA CIVIC 1.4 5P 2003 NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012 NISSAN MICRA 1.2 5P 2015 NISSAN PIXO 1.0 5P 2012 OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005 OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005 POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010 PEUGEOT 107 5P 2012 PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008 RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010 RENAULT CLIO 1.2 16V 2008 SEAT IBIZA 1.2 5P 2014 TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010 TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2006 VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009 VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015 ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010 ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009 AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014 AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010 AUDI A4 TDI 130CV 2002 AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014 BMW 320D SW AUT+GPS 2014 BMW 320D SW+GPS+TA+FX 2010 BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015 BMW 318D SW SPORT-LINE+GPS+CXA+FX 2012 BMW 316D SW+GPS 2013 BMW 116D SPORT+GPS 2015 CITROEN C5 HDI SW VTR+GPS 2013 CITROEN C5 HDI VTR+GPS 2011 CITROEN C4 1.6 HDI 2016 CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012 CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015 CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015 CITROEN DS 4 HDI 1.6+GPS 2015 CITROEN DS 3 HDI 1.6+GPS 2013 CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004 DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007 FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009 FIAT 500L M-JET 2015 FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014

FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008 FORD FIESTA TDCI 1.4 2012 FORD FIESTA TDCI 1.4 2010 LAND ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016 MAZDA M-3 1.6D 115CV 2011 MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009 MERCEDES E COUPE 250CDI 2009 MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016 MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS SW 2015 MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008 MERCEDES A 180D AMG+CXA+GPS 2016 MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT+CXA 2016 MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015 MINI COOPER D 2008 NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008 NISSAN QASHQAI DCI 110CV 2014 NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007 OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014 OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007 OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010 OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011 OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 90CV 2006 OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006 PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014 PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015 PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015

RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014 RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013 RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010 RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005 RENAULT CLIO DCI +GPS 2015 RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014 SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010 SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014 VOLVO XC 60 2.0 D4 180CV R-DESI+GPS+CXA 2015 VOLVO XC 60 2.0 D4 180CV+CXA+GPS 2015 VOLVO XC 60 2.0 D3 150CV+GPS 2015 VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007 VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010 VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004 TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008 TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015 NISSAN LEAF 2018 HYUNDAI IONIC 2016 TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN JUMPER L2H2 2.2 HDI 120CV 2012 OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006 RENAULT TRAFIC 2.0 115CV TA ISOT M.FRIO 2007

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

Page 40: COM NOVA GERÊNCIA Cozinha Tradicional … / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 Câmara chama instituições e proprietários a colaborar no Ecoparque das Sete Fonte A Câmara de Braga

.......................................................................................................................................................

28 2315 14

BRAGA VIANA DO CASTELO

ENCOBERTOENCOBERTOCÉU PARCIALMENTE NUBLADO.

V ENTO FRACO DE OESTE.

SÁBADO 07.JULHO.2018

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

CÉU POUCO NUBLADO. VENTO FRACO DE NOROESTE.

Todas as semanas uma pergunta diferente.

Acha que o “entendimento” entre o Governo, BE e PCP está em risco?

5 5Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial.

EUROMILHÕES + 8 30 33 38 48 2 10 M1LHÃO 3 3 0W 7 1

«Não há muros suficientemente altos para travar pessoas com fome»

O ex-Presidente dos EUA Barack Obama disse ontem que não há «muros altos

o suficiente» para conter pessoas com fome, admi-tindo existir uma corre-lação entre as alterações climáticas e a migração de populações.

«Podemos ter a certeza que vamos ter movimen-tações em massa de pes-soas em todo o mundo» como consequência das alterações climáticas que são um fator de risco pa-ra o «aumento dos con-flitos», destacou o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América du-rante a cimeira Climate Change Leadership, ho-je no Porto.

Obama disse que um dos fatores que provocou o conflito na Síria foi a

PJ deteve em Viana16 suspeitos de "pirataria" com televisão e internet

crime A Polícia Judiciá-ria (PJ) de Braga deteve 16 pessoas residentes no distrito de Viana do Cas-telo por “cardsharing”, um fenómeno que consiste na distribuição e receção ilícita de sinal de inter-net e pacotes de televi-são, divulgou ontem aque-la força.

Em comunicado, a PJ explica que as diligências efetuadas no âmbito de cinco inquéritos visaram o desmantelamento de cin-co redes de distribuição de «considerável dimen-são», com dezenas e, em alguns casos, centenas de utilizadores.

Uma distribuição fei-ta com recurso a «sofis-ticados» computadores

e outra tecnologia, «com evidências de uma práti-ca com vários anos e uma organização empresarial».

Os detidos responsá-veis pela difusão e dis-tribuição do sinal, bem como alguns dos utiliza-dores, foram presentes à competente autoridade judiciária para interroga-tório e aplicação de me-didas processuais.

A operação contou com a colaboração da Autori-dade Nacional de Comu-nicações (ANACOM) e de outras unidades da PJ.

Os detidos são os res-ponsáveis pela distri-buição do sinal e alguns utilizadores. Estão indi-ciados pelo crime de bur-la informática.

FX

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753), José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa; Colaboradores:Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente, J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex. Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium. Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

«seca persistente que le-vou agricultores para as cidades», alterando radi-calmente a demografia e o poder político.

«Acredito nos especia-listas e na ciência. Sei que há quem não [acredite]»,

assinalou o ex-Presidente norte-americano, desta-cando que «a solução não é rejeitar a ciência», mas encontrar um «compro-misso cívico» comum.

Questionado sobre o papel dos media tradi-

cionais na democracia e no combate às altera-ções climáticas, Obama relatou como nos EUA quem assiste à Fox News tem uma perceção da realidade diferente da de quem lê o New York Times, sendo essa «uma das razões da polarização política» no país.

«A solução? Não tenho resposta. A internet tor-nou isto pior. É muito fácil escolher uma pes-soa e dar-lhe informa-ção falsa», indicou.

E acrescentou: “A so-lução será se os media tradicionais forem mais criativos e reconheçam o papel que têm na nossa liberdade. São proteto-res da nossa democra-cia e temos de encontrar meios para apoiar o jor-nalismo sério».

Reitor da UMinho eleito presidente da CRUSOE

ensino O reitor da Uni-versidade do Minho, Rui Vieira de Castro, foi elei-to presidente da rede CRUSOE – Conferên-cia de Reitores das Uni-versidades do Sudoeste da Europa. A decisão foi tomada no plenário deste organismo, realizado es-ta semana em Vila Real.

A CRUSOE é cons-tituída por 23 universi-dades e politécnicos do Norte e Centro de Por-tugal, Galiza, Castela e Leão, Astúrias e Cantá-bria, englobando mais de 150 grupos de investiga-ção e 240 mil estudantes. Foi criada como espaço de cooperação científi-ca, tecnológica, educativa e cultural, contribuindo

para o desenvolvimento territorial e a especiali-zação inteligente desta macrorregião.

Tem como objetivos promover atividades de investigação e inovação interinstitucional, cons-tituir grupos de trabalho intersetoriais para conso-lidar espaços de colabo-ração, refletir e trabalhar na geração de projetos para a resolução de pro-blemas estratégicos desta macrorregião, incremen-tar a disponibilidade de conhecimentos e a mo-bilidade de profissionais e desenvolver ações para promover a integração na União Europeia e a coo-peração internacional pa-ra o desenvolvimento.

DR