com a paixão de paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · com a paixão de...

14
Inspetoria Jesus Adolescente do Oriente Médio Damasco (Síria) 24 26 de abril Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos o testemunho do seu transformante encontro com Jesus, coloquemo-nos na sua escola, para colher em suas cartas as pérolas que podem indicar atitudes e percursos quanto ao processo de conversão ao Amor que juntas, como Instituto, estamos vivendo.

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

Inspetoria Jesus Adolescente do Oriente Médio  Damasco (Síria) 24 ‐ 26 de abril  

Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor

Caminhemos sob seus passos, acolhamos o testemunho do seu transformante

encontro com Jesus, coloquemo-nos na sua escola,

para colher em suas cartas as pérolas que podem indicar atitudes e percursos

quanto ao processo de conversão ao Amor que juntas, como Instituto, estamos vivendo.

Page 2: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

LOGO

O mapa-múndi exprime a universalidade da mensagem paulina e da nossa missão...

O slogan: “Tornei-me tudo para todos"

Expressão mais certa para dizer: Amor incondicionado a todos os nossos irmãos, próximos e distantes no credo e na cultura... Solidariedade com quem não tem pátria, identidade e ideais.

“Tornei-me tudo para todos é um chamado que acompanha a Madre desde o noviciado. Uma Palavra cuidada e cultivada que gerou nela a paixão missionária manifestada generosamente nos países da África, dos quais acolheu os valores, entrou na cultura, amou o povo, as jovens, as mulheres e as crianças; onde se deu por inteira com inteligência e amor incondicionado. A sua experiência e a sua vida são um dom para todo o Instituto, empenhado hoje a ser memória viva do modo de ser e agir de Jesus, redescobrindo a audácia missionária do da mihi animas e assumindo as exigências do cetera tolle (cf Atos CG XXII).

Tornei-me tudo para todos: é a Palavra que queremos concretizar na nossa vida de FMA, nas comunidades educativas, nas opções educativas em favor dos pequenos e dos pobres, anunciando com paixão o Senhor Jesus, o sinal mais surpreendente do amor do Pai.

O compromisso de viver esta experiência é o dom mais bonito e fecundo que podemos dar à Madre como sinal de gratidão neste seu primeiro ano de animação do Instituto.

Em preparação à festa, as Conferências Interinspetoriais, a Inspetoria Região do Pacífico (SPR) e as Casas dependentes da Madre são convidadas a meditar e a aprofundar vitalmente uma das cartas de S. Paulo.

Carta de apresentação da festa da gratidão Ir. Emilia Musatti

Conferência Interinspetorial Cartas de S. Paulo

1 CIAM 1ª Coríntios

2 CIAO 2ª Coríntios

3 CIB Gálatas

4 CICSAL Filipenses

5 CIEM Efésios

6 CIEP Colossenses

7 CII Romanos

8 CIMAC 1ª Tessalonicenses

9 CINAB 2ª Tessalonicenses

10 NAC 1ª Timóteo

11 PCI 2ª Timóteo

12 SPR A Tito

13 RMA, RCG A Filemon

Page 3: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

ORIENTE MÉDIO : Termo com o qual se designa o conjunto dos Estados litorâneos do Mar Mediterrâneo oriental (Turquia, Síria, Líbano, Israel, Egito, Iraque, Irã, Chipre, Jordânia, Arábia).

ISRAEL

Superfície: 20.404 Km² Habitantes: 5.938.000 Densidade: 291 hab/Km² Forma de governo: República parlamentar Capital: Jerusalém (591.000 hab.) Outras cidades: Tel Aviv-Yafo, Haifa. Grupos étnicos: judeus 80%, árabes e outros 20% Monte principal: Monte Meron 1208 m Principal rio: Jordão Principais lagos: Mar Morto 280 Km², Lago de Tiberíades 165 Km² Principais ilhas: Mifraz, Hefa Clima: Mediterrâneo - árido Língua: Hebraico, Árabe (oficiais), Inglês Religião: Judaica 80%, Muçulmana 15%, Cristã 2%.

PALESTINA

Superfície: 6.165 Km² (Cisjordânia 5.800 Km², Faixa de Gaza 365 Km²) Habitantes: 3.269.000 - Densidade: 530 hab/Km² Forma de governo: Governo provisório confiado à Palestinian Authority Outras cidades: Ramallah, Gaza 295.000 hab. Grupos étnicos: palestinos Monte principal: Tall Asur 1022 m Principal rio: Jordão 253 Km

Lago principal: Mar Morto 1020 Km² Clima: Mediterrâneo - árido Língua: Árabe, Hebraico, Inglês Religião: Muçulmana 97%, Cristã

Page 4: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

LÍBANO

Superfície: 10.452 Km² - Habitantes: 3.628.000 Densidade: 347 hab/Km² Forma de governo: República parlamentar Capital: Beirute (900.000 hab.) Outras cidades: Trípoli Grupos étnicos: Árabes 95%, Armênios 4% Monte principal: Qurnat as Sawda 3083 m Rio principal: El Litani 150 Km Lago principal: Lac de Qaraoun Clima: Mediterrâneo - temperado

Língua: Árabe, Francês (ambos oficiais), Inglês Religião: Muçulmana (Xiita, Sunita e Drusa) 75%, Cristã 25% .

JORDÂNIA

Superfície: 88.968 Km² Habitantes: 5.153.000 Densidade: 58 hab/Km² Forma de governo: Monarquia constitucional Capital: Amã (483.000 hab.) Outras cidades: Az Zarqa, Irbid. Grupos étnicos: Árabes 98% Monte principal: Jabal Ramm 1754 m Principal rio: Jordão 360 Km Principal lago: Mar Morto 755 Km² Clima: Árido Língua: Árabe (oficial), Inglês Religião: Muçulmana sunita 92%, Cristã 8% .

Page 5: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

EGITO

Superfície: 998.002 Km² - habitantes: 80.000.000 Densidade: 70 hab/Km² Forma de governo: República presidencial Capital: Cairo Outras cidades: Alexandria , Giza, Shubra el-Khema, Porto Said. Grupos étnicos: Árabes 85%, Beduínos, Núbios, Berberes e outros 15% Monte principal: Jabal Katrina 2637 m Principal rio: Nilo 1550 Km Lago principal: Nasser 5500 Km² (artificial) Principal ilha: Jazirat Shadwan Clima: Mediterrâneo - árido Língua: Árabe (oficial), dialeto árabe-egipciano, Inglês, Francês Religião: Muçulmana sunita 90%, Cristãos coptas7%.

Page 6: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

SÍRIA

Superfície: 185.227 Km² Habitantes: 19.405.000 Densidade: 90 hab/Km² Forma de governo: República presidencial Capital: Damasco Outras cidades: Aleppo, Hims Grupos étnicos: Árabes 88%, Curdos 5%, Armênios 3% Monte principal: Hermon 2814 m Principal rio: Eufrates 675 Km Principal lago: Buhayrat al Asad 600 Km² Clima: Continental - mediterrâneo Língua: Árabe Religião: Muçulmana sunita 74%, Muçulmana (outro tipo) 16%, Cristã 10%

Page 7: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

A inspetoria Jesus Adolescente do Oriente Médio foi fundada canonicamente no dia 16 de maio de 1946, com 8 casas, 102 Irmãs e 2 noviças. A primeira presença das fma nesta região teve início em Belém, no dia 08 de outubro de 1891, onde cinco Irmãs chegaram junto com os salesianos, chamados a assumir uma obra do Canônico Antonio Belloni, em favor dos órfãos.

As Irmãs se encarregaram dos trabalhos domésticos em favor dos órfãos, que até aquele momento eram realizados por outras religiosas. Superando pouco a pouco as dificuldades, as Irmãs iniciaram em Belém um laboratório para as jovens e o oratório festivo.

Sucessivamente foi aumentando o número das Irmãs e se chegou a ter 9 casas em três nações: Palestina, Síria e Egito. Depois da II Guerra Mundial estas presenças foram organizadas numa única província.

A primeira chegada das fma em Belém deu-se em 8 de outubro de 1891, por uma solicitação de P. Miguel Rua, 1º sucessor de Dom Bosco, a Madre Caterina Daghero, e em seguida por ação de P. João Cagliero. (...) Foi o início de uma obra nada fácil que logo após teve um grande desenvolvimento, estendendo a sua larga e benéfica ação educativa num nível verdadeiramente ecumênico. (Cf Il cammino dell’Istituto nel corso di un secolo, p.83-85 vol 2°).

Em 1913, num contexto sócio-político hostil, aconteceram duas fundações, uma na Ásia Menor, em Adália, cidade da Turquia que por uma série de dificuldades encontradas durou somente dois anos.

A segunda fundação, acontecida quase contemporaneamente, foi a de Damasco, na Síria. As Irmãs chegaram no dia 4 de novembro de 1913 para cuidar das escolas e de um ambulatório e hospital (Cf Il cammino dell’Istituto dell’Istituto nel corso di un secolo, p.68-70, vol 3°).

Atualmente, a inspetoria é formada por 94 Irmãs distribuídas em 15 casas, presentes em 5 nações.

Page 8: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

ISRAEL é um Estado muito jovem. 65% da população israelense é constituída por Judeus que imigraram da Europa, dos Estados Unidos, África e Ásia; enquanto que cerca de 40% da população é composta por pessoas nascidas no lugar (judeus, islâmicos, especialmente sunitas, cristãos, católicos ortodoxos e drusos).

Os cristãos sentem a necessidade de serem acompanhados, de afirmar a sua identidade. A situação em todo Israel é muito complexa e frágil, o medo e a incerteza são denominadores comuns. Em relação ao ecumenismo, o fanatismo é forte em todas as partes: judeus, muçulmanos ortodoxos e latinos, nem sempre conseguem dialogar.

São duas as comunidades fma:

Jerusalém S. João Bosco: escola materna, projeto Jerusalém.

Nazaré Jesus Adolescente: escola materna, elementar e média, liceu, oratório - centro juvenil.

A PALESTINA foi ocupada quase totalmente pelo Estado de Israel (1948) determinando o nascimento da assim chamada “questão palestina” e a formação, em 1964, de um movimento de resistência (OLP). As sucessivas guerras árabe-israelenses e os atos de guerrilha de ambas as partes, não fizeram outra coisa senão agravar o conflito, e somente nos últimos anos foram realizadas sérias e concretas tratativas de paz. Em 1994, enfim, chegou-se a um acordo que estabelecia a retirada israelense de Gaza e Jericó e a passagem destes territórios sob o controle da polícia palestina. O processo de paz é muito complexo.

Duas são as comunidades fma:

Belém Maria Auxiliadora: atividades domésticas junto ao Instituto salesiano, oratório, União das ex-alunas.

Cremisan Jesus Menino: escola materna e elementar, escola de apoio e recuperação, oratório – centro juvenil.

Page 9: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

Depois da independência em 1943, a história do Líbano foi caracterizada pela alternância de períodos de estabilidade e de guerras, de desordens, de terrorismo. Por causa dos conflitos “árabe-israelenses” o número de refugiados palestinos no Líbano é de quase um milhão. Hoje, o País atravessa uma lenta e difícil reconstrução de todas as infraestruturas.

Depois dos últimos conflitos ainda não há uma situação de verdadeira estabilidade. O povo libanês se caracteriza pelo seu amor a Nossa Senhora a quem muito pedem pela paz. Tanto nas comunidades como nas obras que envolvem a missão, a educação à paz e à não-violência permanece o principal desafio.

Quatro são as comunidades fma:

Hadath-Baalbek B. Laura Vicuña:

escola materna, elementar e média, catequese para jovens e adultos, oratório – centro juvenil, animação paroquial.

Kahhale Maria Imaculada Auxiliadora:

casa-família, escola materna, elementar, média e liceu técnico profissional, oratório – centro juvenil, União das ex-alunas, Salesianos Cooperadores.

Kartaba Maria Auxiliadora: escola materna e elementar, oratório, animação paroquial, União das ex-alunas.

Tabarja Maria Auxiliadora: escola materna, elementar, oratório, animação paroquial.

É um país intermediário entre o Oriente e Ocidente.

Três são as comunidades fma:

Alep S. Maria D. Mazzarello: pensionato universitário, escola materna, oratório - centro juvenil.

Damasco Maria Auxiliadora: hospital de cirurgia e medicina, pronto-socorro.

Damasco Maria Auxiliadora: escola materna, curso de costura e bordado, oratório – centro juvenil.

Page 10: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

Na Igreja católica existe uma comissão em nível nacional, onde coptas, armênios, maronitas, latinos, etc. se encontram para estudar um ou outro problema ou desafios a serem enfrentados. Existe um comitê ecumênico do qual uma fma faz parte.

Os egípcios são mais inclinados à vida contemplativa e ao eremitério, há portanto muitos mosteiros de vida contemplativa.

Três são as comunidades fma:

Alexandria Maria Auxiliadora: escola materna, elementar e média, oratório.

Cairo Maria Auxiliadora: escola materna, elementar e média, curso de costura e bordado, oratório.

Heliópolis Sagrado Coração: escola materna, elementar e média, liceu, curso de costura e bordado, oratório.

Até o início do século XX, a Jordânia fazia parte da Palestina. Em 1948, os árabes e os judeus se declararam guerra: enquanto todos estavam voltados aos próprios interesses, a Transjordânia garantiu para si toda a Cisjordânia (Palestina) e uma parte de Jerusalém, e mudou o próprio nome para Jordânia. Em 1994, a Jordânia e Israel assinaram um tratado de paz que previa o fim das barreiras econômicas existentes e a cooperação no campo da segurança e dos recursos hídricos.

Há uma comunidade fma:

Amã S. José: sede inspetorial, aspirantado, postulado, catequese paroquial, oratório centro-juvenil.

Page 11: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

O Oriente Médio é terra e cruzamento de culturas e religiões. Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, presentes nestas nações há muito séculos, procuram caminhos de diálogo e de paz. A inspetoria do Oriente Médio compreende o Egito, a Jordânia, Israel, Líbano e Síria.

A realidade multicultural e multirreligiosa do Oriente Médio é algo que sempre existiu. Basta abrir qualquer página da Bíblia para ler: Assírios, Arameus, Moabitas, Cananeus, Fenícios, Egípcios, Israelitas, e assim por diante. Ouve-se falar de: Sunitas, Xiitas, Drusos, Alawitas, Curdos. Isto dentro do Islã. Mas também: Católicos, Ortodoxos, Siríacos, Gregos, Maronitas, Coptas, Caldeus, Armênios, Protestantes. Todos estes grupos estão presentes no Oriente Médio com percentuais diferentes e se contabilizam 18 grupos étnicos e religiosos tanto na Síria quanto no Líbano! Todos são considerados minorias frente à maioria Sunita.

Para os sociólogos e os estudiosos das religiões comparadas, existe um Islã Egipciano, um Islã da Arábia Saudita, da Líbia, do Kuwait. As relações entre os diversos grupos são muito condicionadas pela situação política. Uma coisa é verdadeira: mesmo quando as relações entre cristãos e muçulmanos eram tensas, as religiões e os religiosos foram considerados fora desta luta, há uma consciência difundida de que estas são pessoas de Deus que tratam todos com igual amor e respeito. Desde sempre a inspetoria viveu e trabalhou neste contexto multicultural e multirreligioso, o relacionamento com jovens muçulmanos e com as suas famílias foi sempre marcado pela simplicidade e amizade.

De tempos em tempos foram realizados cursos, conferências para conhecer melhor a realidade do Islã e a mentalidade dos nossos destinatários. A partir do Capítulo Geral XX e estimuladas por um amplo discurso - “À escuta das diferenças” -, as fma da inspetoria MOR se empenharam juntas com toda a comunidade educativa a criar uma nova mentalidade de aceitação das diferenças.

O caminho começado exige atenção e constância para purificar a memória e para criar mentalidades novas-evangélicas em todos os níveis e em todas as pessoas envolvidas na educação. Para as fma da inspetoria MOR é importante redescobrir as raízes da própria identidade cristã. «Devemos ter a consciência de que o nosso ser só tem razão a partir da pessoa de Cristo e de nenhum outro, à sua luz devemos ler a realidade humana, histórica e social. A nossa fé não nos liga a uma teoria, mas a uma pessoa que se encarnou na nossa história. Jesus ensinou o amor gratuito como medida e referência de todo ato humano. Por consequência, somente a nossa fidelidade a Cristo nos capacita a entrar em diálogo com os nossos irmãos muçulmanos. Ser em tudo o que fazemos um evangelho vivo que testemunha Cristo».

(Cfr. Revista DMA, n° 11-12 2008).

Page 12: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

Para o pequeno projeto pensamos na Escola de Cremisan que é aberta aos pobres. Cada ano, confiantes na Providência, abrimos uma turma decididas a completar todo o ciclo elementar. Os pais nos agradecem porque as nossas mensalidades são baixas e eles podem se beneficiar do nosso método educativo evitando mandar seus filhos a escolas do governo, pouco seguras.

A situação do país, sempre mais precária, nos impulsiona a não esmorecer apesar das tantas dificuldades. O lado financeiro é confiado à divina Providência que chega sempre antes de nós. Devemos enfrentar não somente as despesas com os professores, mas também aquelas referentes à reestruturação do ambiente, para criar as turmas que nos faltam. No momento abrimos a primeira e a segunda elementar. Faltam-nos ainda três turmas. Pensamos em tomar alguns containeres e transformá-los em salas de aula No ano passado já dividimos um ambiente grande em duas salas. Sonhamos espaços e meios para continuar tanto a escola quanto o centro juvenil, todas as duas são obras muito eficientes que já dão bons frutos.

Obrigada, portanto, pela ajuda oferecida. Ficamos verdadeiramente comovidas. A Madre tem mesmo um coração de mãe. No dia da sua festa pensa mais em dar do que em receber! Rezamos de coração para que tudo possa acontecer da melhor forma possível.

Maria, nosso farol luminoso, nos conduza e nos sustente.

Page 13: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

ALESSANDRIA

AMMAN

RODEL FARAG

CREMISAN

DAMASCO SCUOLA

DAMASCO OSPEDALE

TABARJA

Page 14: Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão … · 2020-02-27 · Com a paixão de Paulo empreendamos caminhos de conversão ao amor Caminhemos sob seus passos, acolhamos

GERUSALEMME

HADATH

HELIOPOLIS

KAHALE

KARTABA

NAZARETH