coluna esplanada...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do prtb semana passada em...

10

Upload: others

Post on 19-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para
Page 2: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

PROAEngana-se que o processo está apenas natramitação no Congresso Nacional. O mi-nistro de Minas e Energia, Almirante Ben-to Albuquerque, tem tido peso, voz e cane-ta na nova Lei do Gás. O setor de energia équestão de soberania para o Palácio doPlanalto.

VÁ ENTENDERUma pequeníssima amostra de que aque-la verticalização de coligações propostapelo TSE anos atrás nunca daria certo. EmPalmeira dos Índios (AL), o candidato doPSB – rival do governo federal – é o bolso-narista Júlio Cezar. Não bastasse, ele temo apoio do PT, inimaginável num cenárioem Brasília.

COMEÇARAM OS JOGOSEm Campo Grande (MS), o vereador Vini-cius Siqueira, que trabalhou meses parasua pré-candidatura com apoio do deputa-do Loester Trutis, ficou no sonho. O depu-tado oficializou sua própria candidaturano sábado, surpreendendo o aliado edil.

TROPA DO PALETÓUm grupo de advogados cobra o afastamen-to do presidente nacional da Ordem dosAdvogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Arevelação da CNN Brasil de que ele teriaganhado R$ 120 mil em caixa 2 de OrlandoDiniz, delator ex-presidente da Fecomér-cio, jogou uma água fria no seu discursocontra a operação da PF que cercou advoga-dos suspeitos de tráfico de influência.

SCRIPT JUDICIALSanta Cruz rechaça “com veemência asilações mentirosas dessa delação fanta-siosa”, diz em nota. Aponta vendeta e reta-liação de Diniz pelo fato de a OAB cobrar

no TCU o reembolso de R$ 58 milhões aoscofres do Sesc e Senac.

ALIÁS......O semblante pálido de Santa Cruz ao dis-cursar na posse do ministro Luiz Fux, noSTF, no dia seguinte às revelações, mos-tra a tensão do cenário.

MOURÃO-LEVYO PTB vai ter um vice do PRTB, partido dovice-presidente Gal. Mourão, em Florianó-polis; em contrapartida, o PRTB encabeça-rá chapa com PTB na vice em Natal (RN).As articulações do partido comandadopor Levy Fidélix Brasil adentro podem fa-zer a legenda nanica crescer consideravel-mente em tamanho para 2021.

NA FOTOO Gal. Mourão gravou vídeos de apoio, etirou fotos com dezenas de candidatos doPRTB semana passada em Brasília.

SALADÃOOs partidos pegam fogo no Recife. O PSOLindicou seu presidente para a vice de Ma-rília Arraes (PT) e já rachou. O PT tambémtem muitos conflitos na base que queriacoligação com o PSB. Já Isabela de Roldãofoi empurrada pelo PDT nacional para vi-ce de João Campos (PSB). O tucano DanielCoelho desistiu da disputa.

VICE DE OUROOs candidatos e prefeitos à reeleição dascidades de Jaboatão, André Ferreira (PL);de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Pe-trolina, Miguel Coelho (MDB) ainda nãoescolheram os seus vices da chapa e o pra-zo se encerra hoje. Se eleitos, vão mirar ogoverno de Pernambuco em 2022, e os vi-ces assumirão a vaga.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Não bastasse a atençãoexigida pelo enfrentamen-to à pandemia de Covid-19, Minas Gerais é obrigadaa sofrer com outro problema grave nos últimosdias: o aumento preocupante dos incêndios flores-tais. No fim de semana, nada menos que 285 focosforam registrados na Grande BH – sozinho, o fogona Serra da Moeda devastou o equivalente a 4,2 milcampos de futebol.

É bem verdade que não se trata de fenômeno isola-do do Estado, considerando que grandes dimensõesdo Pantanal, da Floresta Amazônica e de outros esta-dos também ardem em chamas. O período de estia-gemquecoincidecomofimdoinvernoe ocomeçodaprimavera é marcado por baixas umidades e torna asmatas ainda mais vulneráveis.

Fenômeno tanto mais comum quando se conside-ra a vegetação típica da região central de Minas: oCerrado (os sertões tãobem descritos por Guima-rães Rosa). Nem mesmoas precipitações acima damédia nos primeiros me-ses do ano, capazes demanter represas e reser-vatórios em níveis eleva-dos, foramcapazesdemo-dificar um cenário triste-mente comum.

Diferentemente do queocorre com as chuvas, nãohá como prever como, e quando, os incêndios incidi-rão, e com que alcance. Especialmente porque, comomais uma vez se comprova, o gatilho para o grandenúmero de ocorrências vem da ação humana. Quei-madas descontroladas para abrir pastagens ou lim-par terrenos, e mesmo qualquer tipo de chama atira-da na natureza. Como mostrou caso na Califórnia,em que um “inocente” artefato usado para revelar osexo de um bebê numa festa causou uma tragédia,devastando centenas de hectares.

Há todo um aparato de combate a esse tipo de fogo,que envolve o uso de helicópteros e aviões, bem comobrigadasespecíficasparaatuarnestassituações.Comohá, também, limitações lógicas na estrutura que difi-cultarão o trabalho caso a situação saia do controle.

Nem é necessário dizer do tempo que a naturezanecessita para se recuperar de tal tipo de agressão.Necessáriosiméreafirmaraimportânciadeserespei-tar os elementos e sua força, algo que o homem dámostras de forma insistente de não fazer.

EDITORIAL

Nem é necessário

dizer do tempo

que a natureza

necessita para se

recuperar de tal

tipo de agressão

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Governo milionário

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Enquanto agoniza no Congresso Nacional, novamente– após anos de tentativa –, alegalização de bingos e cassinos no Brasil, a Caixa segue monopolizando o merca-do, sem concorrentes na praça, e lança mais um jogo de loteria. Vem aí a “Milioná-ria”. Uma modalidade mais difícil, mas com prêmios de dezenas ou centenas demilhões todo mês, a exemplo dos concursos especiais. O lançamento será no pri-meiro semestre de 2021.

Triste

cenário

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

PRETO NOBRANCO

Progressistas ealiados confirmam Ruye Ildeu para eleição

Política

Somenteotempoéquedaráarespostadoresulta-dodochapãoquefoimontadoemMontesClaros,emtornodacandidaturaàreeleiçãodeHumbertoSouto(Cidadania). Entender a situação dospartidos que jáestavamnaembarcaçãoéumprocessonatural.Entre-tanto, com relação aos recém-chegados, fica a dúvi-da sobre o ganho político. Existe a máxima de que“nãoexistealmoçográtis”. Baseadonoditopopular,restasaberqualganhoreal terãoospartidosadesis-tas. É fato dequeadecisão, numprimeiromomento,tevecomoprincipalobjetivoatentativadesalvarcan-didaturanaproporcional.

MDB/PTBVários leitoresencaminharame-mailpedindouma

análisedaadesãodoPTBedoMDBaochapãolidera-dopeloCidadania.A leituraquefizemoséqueadeci-sãopartiudelevantamentodemomentoenatentati-va de salvar candidaturas na disputa proporcional.NocasodoMDB,odeputadoepresidentedopartido,Tadeuzinho,acaboucedendoàpressãodosvereado-res da agremiação. O PTB também mirou na chapaproporcional e leituradomomento.

Fugindo à característicaSomente nas eleições estaduais de 2022 é que tere-

mosuma respostadas coligações edas candidaturasque estão sendo colocadas em Montes Claros. ComonochapãodoCidadaniaestáamaioriadosatuaisde-putadosestaduaisdaregião,éfatoque,comvitóriaouderrota, nãohaverá no próximopleito espaçona em-barcaçãoparaabrigarinteressedetodasascandidatu-ras. Neste caso especial, o deputado Tadeuzinho(MDB) tendeaseromaisprejudicado,por terabando-nadosuacaracterísticaeseudiscurso.Atéentão,vinhaseposicionandoemfaixaprópria,preservandoprinci-palmenteo legadodeixadopelo seupai, TadeuLeite.

Sem negociaçãoAocontráriodaseleiçõesanteriores,estamosassis-

tindo, emMontes Claros, a uma eleiçãomorna, semmaiores discussões ou negociação para composi-ção.Praticamenteospartidosestãoseoferecendo,enão por causa do efeito pandemia Covid-19. Nestecaso, aplica-sea seguinte frase: “tudoque éofereci-do, não tem preço”. O lado ideológico, oposição, si-tuação, direita e esquerda, pelo visto, está ficandoapenas na retórica do passado. Este ano é a eleiçãodo “junto emisturado”.

Visita do governadorNoiníciodanoitedeontem,recebemosinformação

doPalácioTiradentesdandocontadavisitadogover-nadorRomeuZemaparaoanúnciodeobraemMon-tesClaroseentregaderespiradoresemPirapora.Atéo fechamento da coluna, a agenda oficial ainda nãohavia sidodivulgada.

PC do BOpresidentedoPCdoBdeMontesClaros,vereador

DanielDias, aindanãodecidiuseopartidocaminha-rápeladireitaouesquerda (PTouCidadania) nadis-putamajoritária.Informouqueoassuntoserádecidi-donaconvençãodehojeatravésdos convencionais.

Chapão

Chapa “puro sangue” foi ratificada na tarde deontem, em convenção em Montes Claros

u

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

NADISPUTA -O ex-prefeitoRuyMuniz e o vereador IldeuMaia são a escolha do Progressistas, com

apoio doAvante e doRepublicanos, para a eleição 2020

Márcia Vieira

Repórter

O Progressistas con-firmou o ex-prefeito,médico, professor eempresário Ruy Mu-niz como o nome pa-ra concorrer à Prefei-tura de Montes Cla-ros, tendo como can-didato a vice o verea-dor Ildeu Maia, quedepois de sete manda-tos deixa o Legislati-vo. O partido tem co-mo aliados o Republi-canos e o Avante.

“Foi muito linda anossa festa, democrá-t i c a , r e c e b e m o s oa p o i o i m p o r t a n t edestes três partidos,formando uma belís-sima coligação, tra-zendo a proposta deuma campanha sere-na, calma”, disse RuyMuniz.

Para Ildeu Maia, dei-xar o Legislativo nãofoi uma decisão fácil.“Ao mesmo tempo,

não foi tão complicado,porque fui convidadopara compor a chapacom uma pessoa dasmais capacitadas paragovernar. Quem colocao seu nome em favor dacoisa pública tem que es-tar preparado para os de-safios, ainda mais nestemomento em que Mon-tes Claros está desassisti-da”, ressalta.

A coligação traz consi-go candidatos ao Legisla-tivo da diversas profis-sões. Ambulantes, educa-dores físicos, garis, médi-cos, veterinários, advoga-dos, professores universi-tários, servidores e pes-soas de ambos os sexospostulam uma vaga naCâmara Municipal.

“Estamos confirman-do hoje, dia 15 de setem-bro, o nosso apoio a RuyMuniz e Ildeu porqueamamos esta cidade ee s t a m o s u n i d o s c o muma chapa forte de can-didatos a vereador, comrepresentantes dos vá-

rios segmentos”, disse avice-presidente Esta-dual do Republicanos,Ariadna Muniz.

O vereador Marlon Xa-vier, presidente do Avan-te Montes Claros, se dizconfiante. “Temos óti-mos candidatos a verea-dor e o melhor candida-to a prefeito”, ressaltouo vereador.

APOIOSA ex-deputada Raquel

Muniz reforçou a sua sa-tisfação com a aliança ediz que aposta na vitó-ria da chapa, especial-mente por ver represen-tada todas as camadasda população”.

Os presidentes esta-duais dos três partidosreforçaram o apoio à co-ligação.

OUTRAS DEFINIÇÕESNa noite de segunda-

feira (14), o PTB e o MDBrealizaram suas conven-ções e ambos declara-ram apoio ao prefeito

Humberto Souto, do Ci-dadania. Inicialmente,o empresário Kiko Cane-la havia sido anunciadopelo PTB como pré-can-didato, mas a homologa-ção do seu nome nãoaconteceu. Na última ho-ra, o partido recuou e de-finiu pelo candidato doCidadania.

Já o DEM e o PSDB rea-lizariam a convençãona noite desta terça-fei-ra (15). Até o fechamentoda edição, o nome cota-do para disputar a pre-feitura era do advogadoÁlvaro Guilherme, doDemocratas, com apoiodos Tucanos.

O PTC realiza hoje asua convenção para efe-tivar o nome do pré-can-didato Marcelo Valmor.Silvano Tolentino é pré-candidato pelo Pode-mos, que faz a conven-ção também nesta quar-ta-feira. Idelfonso FonFon é o pré-candidatodo PMB e não informousobre convenção.

Aldeci Xavier

[email protected]

LEO QUEIROZ

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

E POR FALAR EMPREVIDÊNCIA...

Clientes da Cemig deolho em devoluções

Economia

Empresa pode ressarcir consumidores,industriais e residenciais, em até R$ 6 bilhões

Após ficarem fechadas por quase seis mesesem decorrência da pandemia do corona vírus,a abertura das agências do INSS estavamarca-da para ocorrer no dia 14 de setembro. A previ-são era de que todas as agências do Brasilretomassem os atendimentos presenciais, in-clusive perícia médica, mediante agendamen-to prévio realizado pelos canais de atendimen-to digital.O retorno do funcionamento das agências

contava com o planejamento preventivo atra-vés de medidas como uso de álcool 70%, usoobrigatório demáscara e distanciamentomíni-mo de um metro. No entanto, a abertura dasagências foi frustrada em decorrência doanúncio realizado pela Associação Nacionaldos Peritos Médicos Federais (ANMP) de que osmédicos não voltariam a fazer atendimentospresenciais por falta de segurança sanitária.Diante do pronunciamento da ANMP, as

agências do INSS por todo Brasil não promove-ram o retorno de seus atendimentos, com isso,os cidadãos que se dirigiram até os postos deatendimento voltaram para casa sem conse-guirem se submeter a perícia. Em nota, o INSSinformou que os canais digitais estarão dispo-níveis para que os segurados remarquem ape-rícia médica, no entanto, não foi informadauma data estimada para o retorno das perí-cias presenciais.Enquanto a realização de perícias médicas

presencial não retorna, o ideal é que o segura-do que se encontra incapaz para o trabalhorealize o requerimento de perícia digital, atra-vés da juntadado atestadomédico na platafor-ma digital do INSS. Vale lembrar que, para con-sagrar êxito, é necessário que o atestadomédi-co atenda aos requisitos previamente estabe-lecidos pelo INSS.Deste modo, o ideal é procurar um profissio-

nal de confiança para instruir o segurado epro-mover a correta solicitação de auxílio por inca-pacidade temporária na plataforma digital.

u

Peritos nãoretornam: orientaçãoé para remarcaratendimento

Advogado especialista em direito previdenciário

TRIBUNAIS_Quemquiser receber dinheiro, não descontos na fatura, tema

opção judicial

Evaldo Magalhães

Do Hoje em Dia

A Cemig deve ser res-sarcida pela União emcerca de R$ 6 bilhões eterá de devolver aosconsumidores minei-ros boa parte desses re-cursos (ao menos R$ 4bi), referentesacobran-çasindevidasdeimpos-tos federais nas contasde luz, desde 2003. Va-lores e formas de devo-lução, tanto à Cemigquanto às demais com-panhias de energia dopaís e seus clientes – ví-timasdamesmairregu-laridade tributária,que soma um prejuízode R$ 50 bilhões –, es-tão em debate na Agên-cia Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel).

O órgão promete rea-lizar, nos próximosdias, consulta públicasobre o tema, mas omais provável é que oestorno se dê por meiode descontos nas fatu-rasdaclientela, incluin-do a da Cemig. Especia-listasentendem, contu-do, que muitos consu-midores poderão ir àJustiça, ou recorrer amedidas administrati-vas, para tentar reavero que lhes foi cobradoirregularmente.

“Já estamos montan-doumsistemadelevan-tamentodeformaauto-mática, do período in-teiro da cobrança inde-vida, para que cadaclientepossasaberova-lor a que teria direito.Com isso, poderemos

entrar com ações seja pelavia judicial, seja pela viaadministrativa”, diz o eco-nomista Felipe Leroy, só-cioemumescritóriodead-vocacia tributária.

O tributarista Guilher-me Henriques ressaltaque clientes empresariaisda Cemig vêm pleiteandonos tribunais, há anos, adevolução de tais recur-sos. Ele diz, contudo, que,dependendo do que aAneel definir agora, mui-tos consumidores de me-nor porte poderiam ques-tionar a própria Agência eaté a estatal para ter ou-tros tipos de reparação.“Se a pessoa não concor-dar, é possível levar essadiscussão para a Justiça”.

HISTÓRICO

No início de agosto, pe-ríodo crítico da pande-

mia da Covid-19, a Cemigcancelou reajuste médiojá autorizado para 2020de 4,2% nas tarifas deenergia dos mineiros. Is-so se deu graças à entradade R$ 714 milhões nos co-fres da empresa, referen-tesàvitóriadelaemdispu-tajudicial com a Uniãoso-bre cobrança indevida deimpostos nas contas deluz: desde 2003, o ICMS(estadual) vinha entran-do irregularmente na ba-se de cálculo do PIS e daCofins (federais).

O governador RomeuZema (Novo) deu a notí-cia antes mesmo da con-firmação da suspensãodo aumento pela Aneel.Ele destacou que aquelemontante compensaria aperda de arrecadação daCemig e que isso “ajuda-ria” milhões de mineiros

economicamente atingi-dos pela crise.

Agora, o que surgiu foi apossibilidade de que, tam-bémemrazãodailegalida-denosimpostos,consumi-dores do Estado tenhamum abatimento prolonga-do e significativo nas con-tas da Cemig. O valor dosdescontos pode chegar aR$ 6 bilhões – mais de 10%domontanteaserestorna-do nacionalmente.

Procurada, a estatal nãoquis se pronunciar. Nosbastidores, contudo, a in-formação era de que esta-ria disposta a devolver àclientela, com descontosnas faturas, R$ 4 bi dos R$6 bi que vai receber de vol-ta. Os restantes R$ 2 bi se-riam relativos a períodosuperior a dez anos (comprazo prescrito) e fica-riam com ela.

João Paulo Vieira Xavier

[email protected]

CRISTIANO MACHADO/JORNAL HOJE EM DIA

4 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Devastação verdeMinas tem cinco incêndios florestais a cada hora; situação crítica pode piorar

Minas do Norte

u

MAIS

ESTRAGOS -

Bombeiros

combateram

incêndio na

Serra doMel

na última

segunda-feira,

mas chamas

voltarama

destruir área

verde ontem

Renata Galdino

Do Hoje em Dia

Só em agosto desteano, o Corpo de Bom-beiros atendeu a umamédia de 125 incêndiosflorestais por dia emMinas – cerca de cincoa cada 60 minutos. Fo-ram 3.899 ocorrências,contra 3.177 no mesmomês de 2019. O aumen-to foi de quase 23%.

Ocenáriocríticodevedurar até outubro. Emsetembro, focos em vá-rias partes do Estado ti-veramcomocausaprin-cipal, estimam especia-listas, a ação humana.

Essa pode ter sido in-clusive a causa do in-cêndio que atinge, des-desegunda-feira, a Ser-ra do Mel, em MontesClaros. O fogo, que co-meçouemumaárearu-ral próximo à reserva,foi controlado pelosbombeiros no final danoite de segunda, masrecomeçou ontem.

Uma frente seca queatuasobreoEstadodes-de a semana passadapotencializa a destrui-ção. E o que está ruimpode piorar, alerta Ro-drigo Bueno Belo, coor-denador operacionald aF o r ç a - T a r e f aPrevincêndio e gerentede Prevenção e Comba-te a Incêndios Flores-tais do Instituto Esta-dual de Florestas (IEF).“A partir de quarta (ho-je) deve piorar, com ní-veis mais baixos deumidade relativa do ar.Aprevisãodeumafren-te úmida é só a partirde domingo”, disse.

O alívio, no entanto,só deve chegar com a

temporada chuvosa, nofimdopróximomês.“Esta-mos na época mais crítica.O fim do período de estia-gem tem vegetação maisseca e umidade do ar maisbaixa”, explica o tenenteLucas Silva Costa, do Bata-lhão de Emergências Am-bientais e Resposta a De-sastres (Bemad), do Corpode Bombeiros.

DIFICULDADES

Neste ano, seguindo asestatísticas do Estado, osincêndios também estãomais intensos e frequen-tes em Montes Claros. Se-gundo dados do Corpo deBombeiros local, o núme-ro de queimadas cresceumais de 50% em relaçãoao ano passado. Saltou de184, em 2019, para 291,em 2020.

Sónaúltimasegunda-fei-ra, o Corpo de Bombeirosde Montes Claros atendeuoito ocorrências de incên-dios florestais. No comba-te às chamas na Serra doMel, foram empenhadosdois militares em motopa-trulhas dos Bombeiros,doisbrigadistasdoIEFPar-que Lapa Grande, umaguarniçãoBMcomtrêsmi-litares, uma viatura decombate a incêndio e umcaminhão-pipa do Condo-mínio Gran Royalle.

“O cenário é muito triste.O Cerrado (formação daSerra do Mel) é um biomaaberto, que tem vegetaçãosazonal e em determinadaépoca do ano fica bem se-ca,geralmentedejulhoase-tembro.Nessasáreas,osre-gistros de fogo são históri-cos, mas estão bem maio-resatualmente”,frisaopro-fessor Ubirajara Oliveira,doInstitutodeGeociências(IGC) da UFMG.

CORPO DE BOMBEIROS/DIVULGAÇÃO

Tecnologia para prever fogo

O cenário é críticoem várias partes dopaís. Incêndiosflorestais levaram ogoverno do MatoGrosso do Sul adecretar situaçãode emergência.Todos os municípiosdo Estado estãosofrendo estiagem

Prever os incêndios flo-restais para planejar ocombatedemaneiraasser-tiva. Esse é o objetivo deuma tecnologia gratuitaqueestásendodesenvolvi-dapeloCentrodeSensoria-mento Remoto (CSR), daUFMG, e que visa reduzirasqueimadasno Cerrado.

De acordo com os pes-quisadores,omodeloéca-

paz de estimar quando,ondeecomqueintensida-de o fogo irá se espalharnas áreas de maior risco.“A ideia é apoiar os briga-distas, principalmenteemunidadesdeconserva-ção”,frisaoprofessorUbi-rajaraOliveira,doInstitu-to de Geociências (IGC) daFederal mineira e mem-bro do CSR.

Os dados estarão dispo-níveis em um mapa on-li-ne, que está sendo aperfei-çoado. “A ferramenta seatualiza sozinha, duas ve-zesaodia,emumasimula-ção que antevê o que vaiacontecer nas próximas24horas.Pelosatélite,comdados do Inpe (InstitutoNacional de Pesquisas Es-paciais), sabe-se onde es-

tãoosfocoseépossívelpre-ver para onde irão se alas-trar e se serão intensos ounão”, explica o docente.

Assim, ainda segundoUbirajara,épossívelplane-jar melhor como será ocombate e agir de formamais eficiente. Segundo oprofessor, a tecnologia po-derá ser manuseada porqualquer pessoa.

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Tempo de conforto,confiança e paz

Variedades

Padre Antônio Alvimar de Souza, reitor da Unimontes, e o pastor da IgrejaPresbiteriana do Brasil, Wendell Lessa, falam das dificuldades dessemomento

u

DIVULGAÇÃO

Adriana Queiroz

Repórter

São mais de seis me-ses enfrentando mo-mentosdifíceisdeisola-mentosocial,emqueso-mosconvidadosaman-tera distânciacorporal.Há quem entenda que épara fugir das pessoas.Não!Devemosnosman-terativos. Fazeromáxi-mo de atividades quepudermos, além decriar oportunidades deencontros, diálogos ecolaboração.

O professor e reitorda Unimontes, padreAntônio Alvimar deSouza, entende que,neste momento, preci-samos mais de Deus edas pessoas. “Quantomaissozinhos,maisfra-gilizados ficamos. Ocontato com Deus ecom as pessoas instituinovo sentido para nos-sa vida”, diz.

Já o professor do Ins-tituto Federal do Norted e M i n a s G e r a i s(IFNMG) e pastor daIgreja Presbiteriana doBrasil, Wendell LessaVilela Xavier, acreditaque o momento é deoferecer o caminho, Je-sus Cristo, às pessoas.“É uma excelente opor-tunidade de mostrarque irmãos do passado– e alguns ainda hoje –foram obrigados a seafastar uns dos outros

em razão das persegui-ções e mortes, mas manti-verama sua fé vivae frutí-fera”, conta.

Nosso bate-papo de ho-je é com essas duas perso-nalidades de Montes Cla-ros que buscam levar a fé,a esperança e o amor a to-dos que os procuram, sejanos templos religiosos oufora deles.

O tempo é de incerteza,medoe ansiedade.É natu-ral que busquemos umcaminho que nos dê con-forto, confiança e paz?Que caminho seria?

Padre Alvimar: Com

certeza, o ser humanosempre procurou cami-nhos. As angústias fize-ramefazempartedocora-ção e da história pessoalde cada pessoa. Todos pre-cisam de caminhos. O ca-minho indica o própriosentidodavida.Nocontex-to da pandemia, há mui-tos caminhos, mas encon-tramos dificuldades emencontrarsentido.Ocami-nho interior parece a me-lhor solução. Na verdade,a cultura materialista oimpede de ser visualizadoneste momento.

Pastor Wendell: Embo-ra em tempos chamados

pós-modernos a plurali-dade seja um caminhoquase sagrado, o cristia-nismo sustenta que só háum caminho de seguran-ça: Jesus Cristo. Segundoas Escrituras, qualqueroutra forma de buscarconforto e paz fora de Je-sus Cristo é inútil, aindaque tangencialmente aele, é placebo, que parececurara ferida, mas não re-solve o real problema doser humano. Quase sem-pre, as propostasapresen-tadas colocam o homemcomo centro da solução,quando, na verdade, nãohá solução que possamos

criar por nós mesmos.

O que fazercom todo es-se tempo que obriga cadaum a estar consigo?

Padre Alvimar: Admi-nistrar o tempo é umgrande desafio. O tempoé uma invenção humana.O tempo pode ser longoou curto. Depende do sen-tido e criatividade que vo-cê atribui a ele. Para algu-mas pessoas, o temponão passa, para outras, otempo é muito curto. Pen-sar o tempo, organizar otempo e produzir sentidoem cada momento. Fazerda vida um tempo de gra-tidão. Aprender a convi-ver com você e com aspessoas que estão ao seuredor.

Pastor Wendell: Eucreio que, mesmo em si-tuações de crises graves eprofundas, há sempre al-go que tiramos de provei-toso. A pandemia, embo-ra traga resultados terrí-veis, ceifando milharesde vidas no Brasil e mi-lhões no mundo, permi-tiu que nos aproximásse-mos mais dos membrosde nossas famílias e denós mesmos. Ainda queobrigados, alguns perce-beram a necessidade de“estar junto”, quer do ou-tro quer de si mesmo. Eisso certamente tem im-plicações relevantes, por-que, ao sermos isoladosdas outras coisas, temos atendência de perceber o

que é mais importante.

Que dicas de leituradão para estes dias de iso-lamento?

Padre Alvimar: Nestetempo, a leitura é funda-mental. Exercícios físicos,orações e amizades. Leitu-ras que valorizem a vida,pessoas, natureza e Deus.Temas como amizade, sa-bedoria, equilíbrio, espe-rança, solidariedade eamor devem vir para nos-sa pauta.

Pastor Wendell: Eu te-nho lido autores clássicosda literatura mundial, co-mo Graham Greene eFiódor Dostoiéviski. DoGreene, “O poder e a gló-ria”. É um livro excelente.Ele apresenta conflitosexistenciais e religiososde um padre perseguidopor um regime autoritá-rio no México. Ele precisaescapar da morte. Algunsdeseuscolegas nãosupor-taram a pressão e se ren-deram à apostasia, aban-donando seus princípiosr e l i g i o s o s . D o D o s -toiévski, li “Memórias dosubsolo” e “O duplo”. Emambos, o autor apresentatambémconflitosexisten-ciais de personagens queprecisam lidar com osseus fracassos diários ecoma incapacidade dege-rir sua própria vida. Há li-vrosmaravilhososquede-vem ser conhecidos. A lis-ta é imensa.Leia mais na página 7

FÉEAMOR - PadreAntônioAlvimar e o pastorWendell Lessa trazem

palavras para ajudar as pessoas a passarempor essemomento difícil

6 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Variedades

Em tempos de pan-demia, é possível queas angústias e tendên-cias depressivas see v i d e n c i e m a i n d amais? Quais recursossua religião oferecepara as pessoas queenfrentem essas situa-ções?

P a d r e A l v i m a r :Com certeza. O isola-m e n t o e v i d e n c i a eacentua aspectos denossas convivências.O cotidiano marcadopelo labor nos man-tém afastados. Horá-rios, jornadas, distân-cias, agendas longas.Tudo contribui para oacento de um modode viver individualis-ta. A pandemia obri-gou proximidade, con-vivência e socializa-ção de espaços. Os de-s e q u i l í b r i o s f i c a mmais evidentes. Tem-peramentos, indispo-sições. A solidão ba-lança a vida. Muda ru-mos e evidencia com-portamentos destoan-tes. A religião deve ofe-recer ambiente de con-vivência saudável ,momentos de escuta eacompanhamento in-dividualizado.

Pastor Wendell: Ge-ralmente, quando es-tamos sozinhos, isola-dos, as angústias setornam mais eviden-tes. Isso acontece por-que deixamos de ou-vir os barulhos de fo-ra para ouvirmos o co-ração. Provérbios nosensina que “é do cora-ção que procedem asfontes de vida”, por is-s o p r e c i s a m o s d a ruma atenção especiala ele (Pv 4.23). O profe-ta Jeremias diz que onosso “coração é maisenganoso do que to-das as coisas” (Jr 17.9),por isso é muito im-portante que saiba-mos distinguir a suavoz e não nos deixar-mos contaminar pelopecado que o manipu-

la. O remédio, segundoas Escrituras, é encon-trar a paz no Senhor Je-sus Cristo e não no nossocoração. Em João 14.27,lemos o que Jesus Cristodisse: “Deixo-vos a paz, aminha paz vos dou; nãovo-la dou como o mundoa dá. Não se turbe o vos-so coração, nem se ate-morize” (Jo 14.27). O cris-tão não precisa temer asadversidades. Ele preci-sa confiar no governo so-berano de Jesus Cristo so-bre todas as coisas. Nadaestá fora do controle de-le. Então, precisamos“entregar o nosso cami-nho ao Senhor” (Sl 37.5).

Como tem sido exerci-do o pastoreio indivi-dual, de aconselhamen-to e visitação, por exem-plo, nesses momentosde isolamento social? Co-mo se encontrar com aspessoas?

Padre Alvimar: A ativi-dade de pastor continuafecunda. O pastoreio éexatamente a atividadedo cuidado. A pandemiatem exigido cuidado, as-sim, este momento tempedido atenção. As novastecnologias têm favoreci-do o encontro. Lives e sa-las virtuais têm colabora-do para aproximar pes-soas. O encontro se faz de

uma maneira competen-te diante de aparelhosque favorecem o encon-tro com as pessoas.

Pastor Wendell: Essessão desafios para muitospastores, porque, de fato,pastorear é cuidar, ali-mentar, curar as feridas,estarconstantementeper-to. Mas o momento sui ge-neris que estamos viven-do nos afastou fisicamen-te. E este é o ponto: foi umafastamento físico, masn ã o e s p i r i t u a l n e mtecnológico. Graças aDeus, temos recursos pa-ra falar com as pessoas.Nãodependemos,exclusi-vamente, do contato físi-

co. Podemos telefonar,mandar mensagens, fa-zer lives, dentre outros re-cursos.Eospastorespreci-sam aprender a fazer isso.E é muito importante queospastoresmandemmen-sagens de conforto e deperseverança. Cobrançasnessa hora me parecemdescabidas. Insistênciascom programações, ativi-dades, como que paraprender as pessoas sãodespropositadas. O mo-mento é de oferecer o ca-minho, Jesus Cristo, àspessoas. É uma excelenteoportunidade de mostrarque irmãos do passado – ealguns ainda hoje – foram

obrigados a se afastar unsdos outros em razão dasperseguições e mortes,mas mantiveram a sua féviva e frutífera. Não obs-tante o isolamento, elaspermaneceram crentes.O isolamento não causa-rá apostasia. A apostasiaacontece no coração, nãono corpo. Se alguém dei-xar de ser crente, é por-que nunca foi de verdade(Hb 6.4-8; 1Jo 2.19).

Muitas pessoas têmperdido seus entes que-ridos nesses dias em ra-zão da Covid-19. Váriaspessoas morrem diaria-mente. A morte é umarealidade inevitável. Co-mo lidar com a morte, es-pecialmente quando so-mos pegos de surpresa?

Padre Alvimar: A mor-te assusta e angustia. Amorte faz que sintamosfrágeis e impotentes. Apandemia trouxe o medoda morte e a colocou co-mo realidade no cenáriode nossa existência. Me-do de morrer. Cenas demorte. Estatísticas demortes passaram a ocu-par a vida diária das pes-soas. Lidar com a morte éum grande desafio. Ela éa passeia que não deseja-mos no horizonte de nos-sa existência. A mortenão é uma experiência fu-tura. A morte é parteconstitutiva da nossa vi-da. Viver e morrer.

Pastor Wendell: De fa-to, a morte é uma realida-de para todos nós. Todosnósmorreremos.Enãoháoutra forma de dizer: amorte é o salário pelo pe-cado. Por isso, a única ma-neiradeencontrarconfor-to na morte é crer em Je-sus Cristo, que venceu amorteegarantiuvidaeter-na a todos os que creemnele. Apesar de doer mui-to, de nos causar tristeza,de não ser algo natural,porquenão fomoscriadospara morrer, aquele quecrê em Jesus Cristo recebeoconfortodoEspíritoSan-to e encontra paz nele.

FOTOS DIVULGAÇÃO

“A pandemia tem exigido cuidado,assim, este momento tem pedidoatenção. As novas tecnologias têmfavorecido o encontro. Lives esalas virtuais têm colaboradopara aproximar pessoas. Oencontro se faz de uma maneiracompetente diante de aparelhosque favorecem o encontro comas pessoas”

Padre Antônio Alvimar

“Geralmente, quando estamossozinhos, isolados, as angústias setornam mais evidentes. Issoacontece porque deixamos deouvir os barulhos de fora paraouvirmos o coração. Provérbios nosensina que ‘é do coração queprocedem as fontes de vida’, porisso precisamos dar umaatenção especial a ele”

Pastor Wendell

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Provas do Saeb darão origemao Enem Seriado em 2021

Educação

Alunos do ensino médio terão que fazer o teste no final de cada série: notasdos três anos serão somadas para concorrer a vaga no ensino superior

u

ANOAANO-Alunos farãonovoSaebanualmente:

ao final doensinomédio, as trêsnotas serão somadas

Da Redação

OExameNacionaldoEnsino Médio (Enem)Seriado começará a seraplicado em todo o paísapartirde2021.Ainfor-mação foi confirmadae detalhada ontem pelopresidente do InstitutoNacional de PesquisasEducacionais AnísioTeixeira (Inep), Alexan-dreLopes,durantecole-tiva para apresentaçãodos dados do Ideb 2019.

Emmaio,o órgãovin-culadoaoMinistériodaEducação (MEC), já ha-via afirmado que essaseria mais uma manei-radeoestudanteingres-sar no ensino superior.

O Enem Seriado seráumaconsequênciadaapli-cação anual e para todasas séries do ensino básico(fundamental ao médio)da prova do Sistema deAvaliaçãodaEducaçãoBá-sica (Saeb).

A partir do ano quevem, todos os estudantesdo 5º ao 9º anos do ensinofundamental e das três sé-ries do ensino médio, deescolas públicas e parti-culares, terão que fazer aavaliação

Os alunos que estive-rem cursando o 1º ano doensino médio em 2021 po-derão somar as notas dostestes do Saeb realizadosem 2021, 2022 e 2023 pa-ra concorrer a uma vaga

no ensino superior.O Enem, nos moldes

existentes hoje, continua-rá valendo. O aluno pode-rá escolher qual notausar:a soma das três notas do

Saeb (Enem Seriado) ou anota do Enem tradicional.

“Além do Enem, tere-mos o Enem Seriado. Oaluno vai poder fazer aprova do Saeb na escola e

concorreravagasdeensi-no superior no Brasil in-teiro”, afirmou Alexan-dreLopes.

REFORMULAÇÃOA forma de aplicação do

Saebestásendorevistapa-ra que o país possa ter umquadro mais fiel da educa-ção básica.

Atualmente, a prova éaplicada a cada dois anospara alunos do 2º, 5º e 9˚anos do ensino funda-mental e no 3º ano do en-sino médio. Os alunosnão recebem boletins in-dividuais de desempe-nho. Os resultados dostestes são calculados emconjunto, para as escolase redes de ensino.

PROGRAMASSegundo o Inep, as no-

tas do “Enem Seriado”servirão para o Progra-ma Universidade paraTodos (Prouni), que distri-bui bolsas de estudo par-ciais e integrais em uni-versidades particulares;e para o Fundo de Finan-c i a m e n t o E s t u d a n t i l(Fies), programa que fi-nancia mensalidades deinstituições privadas.

Será possível tambémparticipar do Sistema deSeleção Unificada (Sisu)e concorrer a vagas no en-sino público. Mas, para is-so, é preciso que as uni-versidades estaduais e fe-derais façam a adesão aoEnem Seriado.

WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

8 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Desproporcionalu

Esportes

América inicia batalha pela Copa do Brasil que pode garantir a cota da Série B

ARMA– Importante nas bolas paradas, João Paulomarcou o gol doAmérica

navitória por 1 a 0 sobre a Ponte, na Série B

Alexandre Simões

@oalexsimoes

O América iniciadiante da Ponte Preta,hoje, às 19h, no Está-dio Moisés Lucarelli,em Campinas, um con-fronto de mata-mataque pode fazer comque o clube, em oitopartidas pela Copa doBrasil, arrecade prati-camente o mesmo quenas 38 rodadas da Sé-rie B do CampeonatoBrasileiro.

A Segunda Divisãonacional tem como co-ta de televisão, para ca-da participante, R$ 6milhões, em dez parce-las de R$ 600 mil. Issooriginalmente, pois ospagamentos mensais,durante o período emque o futebol ficou pa-rado, foram menores.Além disso, os clubespodem optar por rece-ber um valor fixo de R$2 milhões ou uma por-centagem do que forvendido à sua respecti-va torcida no sistemadepay-per-view. OCoe-lho fez opção pela pri-meira possibilidade.

Assim, a Série B ren-derá de cotas ao Amé-rica cerca de R$ 7,5milhões. Se passar pe-la Ponte Preta, o clu-be se aproxima dosR$ 7,3 milhões arreca-dados com a Copa doBrasil. A competiçãopaga por cada etapadisputada.

O Coelho já soma R$540 mil da primeira fa-se, mais R$ 650 mil dasegunda, R$ 1,5 mi-lhão da terceira e R$ 2milhões dessa quarta

etapa, em que enfrenta aMacaca.

Classificando, o timedo técnico Lisca chegaà s o i t a v a s - d e - f i n a l ,quando os clubes quedisputam a Libertado-res (Flamengo, Athleti-co-PR, Santos, Palmei-ras, São Paulo, Grêmio,Internacional e Corin-thians) entram na com-p e t i ç ã o . A l é m d e l e s ,mais três equipes pas-sam a disputar a Copado Brasil nesta etapa:Bragantino (campeãoda Série B 2019), Fortale-za (campeão da Copa doNordeste 2019) e Cuiabá(campeão da Copa Ver-de 2019).

REALIDADE

Antes de o América en-carar a Ferroviária-SP,na partida de volta daterceira fase, em 25 deagosto, o presidente doclube, Marcus Salum, jádestacava a importân-cia dessas cotas da Copado Brasil dentro da no-va realidade do futebolbrasileiro. Na época,ainda estavam em jogoos R$ 2 milhões que oCoelho recebe por estarna quarta etapa.

“É muito dinheiro. Nãoquero focar nisso. Não

podemos pensar só no di-nheiro, mas será funda-mental para a parte fi-nanceira, pois a capaci-dade de fazer recursoshoje é menor, e a pande-mia aumentou uma cri-se financeira que já exis-tia no futebol brasilei-ro”, afirmou o dirigenteamericano.

A decisão de quem ga-rantirá os R$ 2,6 milhõesque serão pagos de cotaao classificado às oitavas-de-final será dia 22 de se-tembro, terça-feira da se-mana que vem, às 21h30,quando América e PontePreta jogam às 21h30, noIndependência.

SÉRIE B

América e Ponte Pretatêm campanhas idênti-cas na Série B, com a Ma-caca sendo líder pelos cri-térios de desempate. OCoelho é terceiro, e o Pa-raná, segundo.

Na primeira rodada dacompetição, os dois clu-bes se enfrentaram, noCanindé, em São Paulo,pois Campinas aindanão podia receber jogospor causa da pandemiapelo novo coronavírus.Com um gol de pênalti dolateral João Paulo, o Amé-rica venceu por 1 a 0.

JOÃO ZEBRAL/AMÉRICA

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA...2020/09/16  · tirou fotos com dezenas de candidatos do PRTB semana passada em Brasília. SALADÃO Ospartidospegamfogo noRecife. OPSOL indicou seu presidente para

Meus amigos e leitores, resolviabraçar essa campanha “Oamorportrás dasmáscaras”, por achá-la jus-ta e necessária. Esse bonito projetofoi idealizado pelas minhas amigasMarize Vilasboas e Marluce Ramos,

sensibilizadas pela dificuldade comque vivem os mais pobres em tem-pos de Covid-19. Elas lançaram acampanha para arrecadar produtosbásicos, de primeira necessidade, e,em contrapartida, proteção para os

doadores. Assim nasceu, em final demarço, a campanha, tocando várioscoraçõesgenerosos. Estão sendo fa-vorecidoso Lar das Velhinhas ea Ca-sa de Apoio Dr. Pedro Santos. Vocêpode doar cesta básica, produtos

unitários de cesta básica, higienepessoal, o que o seu coração ditar.Os telefones para contato são: Mari-ze (38) 99129-4100 e Marluce (38)98416-0109. Que o Mestre Jesus teabençoe com amor e luz!...

Campanha ‘O amor por trás das máscaras’

Entrega dos

produtos

recebidos ao

Lar das

Velhinhas

Umbelo gesto

dessa gatinha,

mesmo com

máscara,

jogando beijos

de

agradecimento

aos

colaboradores

Acolhidos

naCasa de

ApoioDr.

Pedro

Santos

Ruth Jabbur

Doe alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e, em

contrapartida, ganhemáscarasFaça sua doação e recebamáscaras de proteção contra a Covid-19

Ruth [email protected]

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 16DESETEMBRODE2020 onorte.net