3 de outubro de 2006 – terÇa-feira – ano 15 – nº 2.922 …delvito alves (ptc); eros biondini...

4

Upload: others

Post on 07-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3 DE OUTUBRO DE 2006 – TERÇA-FEIRA – ANO 15 – Nº 2.922 …Delvito Alves (PTC); Eros Biondini (PHS); Gláucia Brandão (PPS); Juninho Araú-jo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV). Mesmo

3 DE OUTUBRO DE 2006 – TERÇA-FEIRA – ANO 15 – Nº 2.922

Boa parte dos novos deputados estaduaiseleitos tem experiência parlamentarDos 31 novos deputa-

dos estaduais que vão inte-grar a 16ª Legislatura, mui-tos são políticos experientes,que já ocuparam vários car-gos. Dos 31, sete são verea-dores atualmente: Carlin(PCdoB/Contagem); DélioMalheiros (PV/Belo Horizon-te); Pastor Vanderlei Miranda(PMDB/Belo Horizonte); Rô-mulo Veneroso (PV/Betim);Rosângela Reis (PV/Ipatinga);Ruy Muniz (PFL/Montes Claros)e Walter Tosta (PMN/Belo Ho-rizonte). Outros cinco já exer-ceram mandato de deputadofederal e quatro, de deputadoestadual. Já os ex-prefeitos ouvice-prefeitos somam dez, eex-vereadores, sete.

Entre os novos deputa-dos eleitos, alguns se desta-cam por sua longa experiên-cia na vida pública, entre elesAdemir Lucas (PSDB), que jáfoi prefeito de Contagem,deputado estadual e deputa-do federal; Almir Paraca (PT),ex-vereador e ex-prefeito deParacatu, e ex-deputado es-tadual; e Luiz Tadeu Leite(PMDB), que ocupou cargosde deputado federal, deputa-do estadual, vereador e pre-feito de Montes Claros.

Por outro lado, oitoocupam pela primeira vez umcargo eletivo: AgostinhoPatrús Filho (PV); BráulioBraz (PTB); Deiró Marra (PL);Delvito Alves (PTC); ErosBiondini (PHS); GláuciaBrandão (PPS); Juninho Araú-jo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV).

Mesmo sendo estrean-tes, porém, alguns novos par-lamentares têm parentes queatuam na vida política. É ocaso de Agostinho Patrús Fi-lho e Tiago Ulisses, filhos dodeputado Agostinho Patrús(PFL) e da deputada MariaOlívia (PSDB), respectivamente.

Já Lafayette Andrada (PSDB)é filho do deputado federalBonifácio Andrada e irmão doex-deputado estadual AntônioCarlos Andrada. GláuciaBrandão, por sua vez, é viúvado ex-deputado EduardoBrandão; e Delvito Alves é fi-lho do ex-vice-prefeito e ex-vereador de Unaí, DelvitoAlves. Ademir Lucas, emboranão seja estreante, também

tem parente no Parlamentomineiro: a deputada VanessaLucas (PSDB) é sua esposa.

Alguns deputados daatual legislatura, reeleitos parao próximo mandato, tambémsão parentes de políticos. É ocaso de Gustavo Corrêa (PFL),filho do ex-deputado OscarDias Corrêa Jr. e neto do ex-ministro e ex-deputado OscarDias Corrêa; e de Gustavo

Valadares (PFL), filho do ex-deputado federal Ziza Vala-dares. Ana Maria Resende(PSDB) e Cecília Ferramenta(PT) são esposas dos ex-pre-feitos Jairo Athaíde (MontesClaros) e Chico Ferramenta(Ipatinga). José Henrique(PMDB) é genro do ex-depu-tado Laviola; e AdalcleverLopes (PMDB), filho do depu-tado federal Mauro Lopes.

Bancada feminina diminuiA próxima legislatura terá

duas mulheres deputadas amenos, em comparação com onúmero das que exercem man-dato atualmente. São nove asdeputadas estaduais da atu-al legislatura, contra seteeleitas em 1° de outubro de2006. Dessas, quatro foramreeleitas e três vão exercerprimeiro mandato. As eleitaspara a 16ª Legislatura, que co-

meça em 1° de fevereiro de2007, são: Elbe Brandão (PSDB),Rosângela Reis, Ana MariaResende e Elisa Costa (PT),Gláucia Brandão, Cecília Ferra-menta e Maria Lúcia (PMN).Rosângela Reis, Gláucia Brandãoe Maria Lúcia foram eleitas parao primeiro mandato.Novos partidos – Com o re-sultado das eleições destedomingo, novos partidos, que

atualmente não têm represen-tantes na Assembléia, vãocompor o quadro partidário dapróxima legislatura. São eles:PV, com sete vagas; PTC, comtrês; PMN, com duas; PRTB ePSB, com um representante cada.Ao todo, 17 partidos serão re-presentados no Parlamento, cin-co a mais que o número atual.Leia mais sobre as eleiçõesnas páginas 2, 3 e 4

O Parlamento estadual ganha 31 novos deputados na próxima legislatura, que começa em fevereiro de 2007

Alair Vieira

Page 2: 3 DE OUTUBRO DE 2006 – TERÇA-FEIRA – ANO 15 – Nº 2.922 …Delvito Alves (PTC); Eros Biondini (PHS); Gláucia Brandão (PPS); Juninho Araú-jo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV). Mesmo

2 • terça-feira – Assembléia Informa 3 de setembro de 2006ELEIÇÕES

Assembléia realiza esforço inédito paraacompanhamento das eleições 2006Com cerca de 230

profissionais mobilizadospara o acompanhamentodas eleições e divulgaçãodos resultados, a Assem-bléia Legislativa de MinasGerais enfrentou o desa-fio de oferecer à popula-ção as informações de umaapuração que talvez tenhasido a mais rápida da his-tória. Os gerentes das á-reas envolvidas com o tra-balho foram unânimes emafirmar que a agilidade daJustiça Eleitoral obrigoucada setor a promoveradaptações, a fim de aten-der à grande demanda da-queles interessados emconhecer os eleitos. Entreos setores envolvidos estãoa TV Assembléia, que inau-gurou uma parceria comoutras TVs legislativas, aGerência-Geral de Sistemasde Informações e a de Im-prensa e Divulgação, o Cen-tro de Atendimento ao Ci-dadão, além de equipes re-forçadas de segurança emanutenção.

De acordo com o ge-rente-geral de Sistemas deInformações, MarceloMigueletto de Andrade,durante a noite de domin-go e a madrugada de se-gunda-feira, o volume to-tal de acessos à página daAssembléia na internet eaos dados do programa dedivulgação de resultadosfoi equivalente à médiade uma semana de aces-sos em um período nor-mal. Nesta eleição, a As-sembléia mineira funcio-nou como uma “servidorade dados” da JustiçaEleitoral, por meio deuma parceria com o Tri-bunal Superior Eleitoral(TSE) e o Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE). Foiutilizado um programa deacompanhamento de apu-ração produzido pelo TSE,chamado “Divulga”. Para

Migueletto, o maior desafiofoi adaptar a rede da Assem-bléia para suportar o ritmomais rápido da apuração.Plantão – No caso da Ge-rência-Geral de Imprensa eDivulgação, a necessidadede priorizar o fornecimen-to de informações atua-lizadas para órgãos de im-prensa e demais interessa-dos determinou adapta-ções na forma de trabalho,que se prolongou até 3h30de segunda-feira, sem in-terrupções. A fim deagilizar a divulgação deinformações sobre os elei-tos, foram feitos perfisantecipados de grandenúmero de candidatos commaiores chances de suces-so. “Esse trabalho tevegrande êxito, permitindoque publicássemos umaedição extra do AssembléiaInforma com o perfil dosnovos deputados, já noinício da tarde de segun-da”, afirmou o gerente-ge-ral Lúcio Pérez. Esse mate-rial foi disponibilizadopara a imprensa.

Eleitores acompanharamapuração na galeriaPara aqueles que prefe-

riam acompanhar pessoalmen-te a apuração na Assembléia,foi montada uma estruturacom seis computadores e doistelões, comandados pela equi-pe do Centro de Atendimentoao Cidadão. De acordo com aresponsável, Alexandra Gon-çalves de Faria, as 80 cadei-ras distribuídas no Espaço Po-lítico-Cultural chegaram a serinsuficientes para o número depessoas presentes, principal-mente após 18h30, quando seiniciou a apuração. “É muitocontagiante acompanhar aexpectativa do pessoal. Temtorcida, o povo grita, aplau-de quando sai cada resultado”,afirmou Alexandra. O trabalhocontinuou até meia-noite dedomingo. Painéis com os re-sultados finais da votação paratodos os cargos continuarãono local por tempo indeter-minado, e durante a semanaos computadores continuarão

disponíveis para os interessa-dos em consultar informaçõesmais específicas.

No caso da TV Assem-bléia, o grande avanço da co-bertura eleitoral foi a parce-ria entre as várias emissoraslegislativas, tais como a TV Câ-mara e a TV Senado. Um notici-ário nacional foi exibido a par-tir do material produzido pelasdiversas emissoras, o que enri-queceu a programação. “Achoque o principal avanço em rela-ção ao ano passado é essa men-talidade de trabalhar em rede ede ampliar para todo o País acapacidade que já temos deacompanhar e analisar a elei-ção em nível regional”, afir-mou o gerente-geral de Rá-dio e Televisão, Rodrigo Lu-cena. Aperfeiçoar esse mode-lo, segundo Lucena, será omaior desafio para as próxi-mas eleições, especialmente con-siderando o novo padrão de ve-locidade da apuração eleitoral.

A TV Assembléia mobilizou suas equipes para fazer sua tradicional cobertura das eleições

Carol Coelho

Page 3: 3 DE OUTUBRO DE 2006 – TERÇA-FEIRA – ANO 15 – Nº 2.922 …Delvito Alves (PTC); Eros Biondini (PHS); Gláucia Brandão (PPS); Juninho Araú-jo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV). Mesmo

3 de setembro de 2006 Assembléia Informa – terça-feira • 3ELEIÇÕES

ORDEM DO DIA

Veto Parcial à Proposição de Lei Complementar 100Do governador, que altera a Lei Complementar 33, de 1994, que dispõesobre a organização do Tribunal de Contas. Discussão em turno único(faixa constitucional)

Veto Total à Proposição de Lei 17.076Do governador, que institui o Dia da Conscientização sobre a CargaTributária. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Total à Proposição de Lei 17.175Do governador, que institui a Política de Prevenção, Diagnóstico e Tratamentoda Hipertermia Maligna. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.200Do governador, que disciplina a criação de cães das raças que especifica edá outras providências. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Total à Proposição de Lei 17.204Do governador, que institui a política estadual de descentralização da emissãode carteira de identidade. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.205Do governador, que acrescenta parágrafos ao artigo 66 da Lei 11.726, de1994, que dispõe sobre a política cultural do Estado. Discussão emturno único (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.206Do governador, que dispõe sobre a instalação de equipamentos paraidentificação de visitantes nos estabelecimentos penitenciários de regi-me fechado. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.211Do governador, que altera a designação comercial do tipo de papelcontemplado com a possibilidade de redução da carga tributária paraaté 12%. Discussão em turno único (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.215Do governador, que autoriza a abertura de crédito suplementar ao Orça-mento do Estado em favor da Assembléia Legislativa. Discussão em turnoúnico (faixa constitucional)

Veto Parcial à Proposição de Lei 17.225Do governador, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração do Orça-mento 2007. Discussão em turno único (faixa constitucional)

PL 2.675/05Do deputado George Hilton, que dispõe sobre a Política Estadual de

Incentivo ao Turismo Educativo. Prosseguimento da discussão em 1º turno

PL 2.601/05Do governador, que cria a Superintendência Regional de Ensino em Unaí.Discussão em 2o turno

PL 2.698/06Da deputada Maria Olívia, que autoriza doação de imóvel do Poder Execu-tivo ao município de Conceição dos Ouros. Discussão em 2º turno

PL 2.900/05Do deputado Ricardo Duarte, que autoriza reversão de imóvel do PoderExecutivo ao município de Ituiutaba. Discussão em 2o turno

PL 3.335/06Do Tribunal de Contas, que cria os cargos de auditor e de procurador doMinistério Público junto ao Tribunal de Contas, fixa seus subsídios e dáoutras providências. Discussão em 2º turno

PL 2.625/05Do deputado Domingos Sávio, que autoriza doação de imóvel do PoderExecutivo à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Passa-Tempo. Discussão em 1o turno

PL 2.751/05Do governador, que autoriza doação de imóvel do Poder Executivo aomunicípio de Rio Pomba. Discussão em 1o turno

PL 2.752/05Do governador, que autoriza doação de imóvel do Poder Executivo aomunicípio de Ubá. Discussão em 1o turno

PL 2.934/06Do deputado Gustavo Corrêa, que dispõe sobre brinquedo, materialescolar ou peças de vestuário infantil apreendidos. Discussão em 1ºturno

PL 3.085/06Do deputado Jayro Lessa, que autoriza doação de imóvel do Poder Exe-cutivo ao município de Governador Valadares. Discussão em 1o turno

PL 3.193/06Do deputado José Henrique, que autoriza doação de imóvel do PoderExecutivo ao município de Itanhomi. Discussão em 1o turno

PL 3.354/06Do deputado Mauri Torres, que autoriza doação de imóvel do PoderExecutivo ao município de São Miguel do Anta. Discussão em 1o turno

Mudanças na bancada dos evangélicosA bancada evangélica

da Assembléia terá cincodeputados a partir de feve-reiro de 2007, três a menosque na atual legislatura.Deixarão a Casa os deputa-dos George Hilton (PP) eLeonardo Quintão (PMDB),eleitos para a Câmara dosDeputados, além de MárcioPassos (PL) e Roberto Ramos(PSDB). Por outro lado, in-gressa no Parlamento o Pas-tor Vanderlei Miranda(PMDB), da Igreja Batista daLagoinha, que terá como co-legas de bancada os reelei-tos Antônio Genaro (PSC),Djalma Diniz (PPS), Gilber-to Abramo (PMDB) e JoãoLeite (PSDB).

Entre os deputados li-gados a movimentos da

Igreja Católica, deixam aAssembléia Miguel Martini,do PHS (eleito deputado fe-deral), além de Maria Tere-za Lara e Laudelino Au-gusto, ambos do PT. Perma-necem os reeleitos CélioMoreira (PSDB), Durval Ân-gelo e Padre João, ambosdo PT, além do estreanteEros Biondini (PHS), inte-grante da Renovação Caris-mática Católica.Profissões – Com a novacomposição da ALMG a par-tir de 2007, a Casa terá, en-tre seus 77 deputados, 20empresários; 20 bacharéisem Direito ou advogados;11 médicos, sendo um ve-terinário; dez professores;nove produtores rurais ecinco engenheiros. Fila para votação: eleição trará mudanças nas bancadas da ALMG

Carol Coelho

Page 4: 3 DE OUTUBRO DE 2006 – TERÇA-FEIRA – ANO 15 – Nº 2.922 …Delvito Alves (PTC); Eros Biondini (PHS); Gláucia Brandão (PPS); Juninho Araú-jo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV). Mesmo

4 • terça-feira – Assembléia Informa 3 de setembro de 2006

MESA DA ASSEMBLÉIA

Deputado Mauri TorresPresidenteDeputado Rêmolo Aloise1º-Vice-PresidenteDeputado Rogério Correia2º-Vice-Presidente

Deputado Fábio Avelar3º-Vice-PresidenteDeputado Antônio Andrade1º-SecretárioDeputado Luiz Fernando Faria2º-SecretárioDeputado Elmiro Nascimento3º-Secretário

SECRETARIALuís Antônio Prazeres LopesDiretor-GeralEduardo Vieira MoreiraSecretário-Geral da Mesa

ASSEMBLÉIA INFORMAEditado pela Diretoria de

Comunicação Institucionalda ALMG.Diretor: Ramiro Batista de AbreuGerente-Geral de Imprensa eDivulgação: Lúcio Pérez(jornalista – Rg.MTb 3.552/MG)Edição: Gleidson Batista(editor-geral)

Revisão: Margareth MagalhãesDiagramação: Mylène MarquesEndereço: Rua RodriguesCaldas, 30 – CEP: 30190-921Tel.: 2108-7715Fax: 2108-7811 – BH/MGwww.almg.gov.br

TV ASSEMBLÉIA

ACONTECE HOJE

10 horas• Comissão de Segurança Pública (Plenarinho III) – discussão e vota-ção de proposições que dispensam a apreciação do Plenário

14 horas• Reunião Ordinária (Plenário)• Programa Educação para a Cidadania – visita de 55 alunos de 6ª a 8ªséries da Escola Municipal Anne Frank

14h30• Comissão de Cultura (Plenarinho I) – discussão e votação de propo-sições que dispensam a apreciação do Plenário• Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas (PlenarinhoII) – discussão e votação de parecer sobre o PL 2.172/05, do deputadoGustavo Valadares, que institui a política de mobilidade urbanacicloviária e de incentivo ao uso da bicicleta; além de outras proposi-ções que dispensam a apreciação do Plenário• Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social (PlenarinhoIII) – discussão e votação de parecer sobre o PL 2.209/05, do deputa-do João Leite, que dispõe sobre a colocação de lista de anúncios devagas de trabalho no hall de entrada de repartições públicas; além deoutras proposições que dispensam a apreciação do Plenário• Comissão de Constituição e Justiça (Plenarinho IV) – discussão evotação de pareceres sobre o PRE 3.493/06, da Comissão de Política

Agropecuária e Agroindustrial, que aprova alienação de terras devolutas;PL 3.411/06, do governador, que dá nova redação à Lei 12.153, de1996, que extingue a Plambel; PL 3.444/06, do deputado LeonardoMoreira, que dispõe sobre a inclusão de telefone e endereço do Proconna nota fiscal de venda ao consumidor emitida por estabelecimentoscomerciais; PL 3.506/06, do deputado George Hilton, que altera a Lei14.310, de 2002, que dispõe sobre o código de ética e disciplina dosmilitares do Estado de Minas Gerais; PL 3.518/06, do governador, quealtera a Lei 13.054, de 1998, que dispõe sobre o transporte de presos;PL 3.531/06, do deputado Sargento Rodrigues, que institui quotasnas vagas do curso de formação de oficiais da Polícia Militar e do Corpode Bombeiros para provimento de cargo no posto inicial da carreira nosquadros de oficiais; e PL 3.560/06, do deputado Sebastião Helvécio,que autoriza doação de imóvel do Poder Executivo à Associação Comu-nitária Vida e Trabalho, de Peçanha; além de outras proposições quedispensam a apreciação do Plenário

15 horas• Comissão de Administração Pública (Auditório) – discussão e vota-ção de proposições da comissão

16 horas• Videoconferência: “Curso de graduação tecnológica em administra-ção legislativa” (Escola do Legislativo)

6h30 Horário da Câmara Municipal de Belo Horizonte

7h30Mundo Político

8h30Panorama (ao vivo) – Medicamentos fracionados

9h Boletim das Eleições 2006 – Reprise

11h50 Via Justiça – Tarifas bancárias

12h30Mundo Político

13h30 Repórter Assembléia

14h Assembléia ao vivo

14h15 Plenário (ao vivo) – Reunião Ordinária, com os pronuncia-mentos, discussão e votação de proposições

18h Horário da Câmara Municipal de Belo Horizonte

19h Panorama – Medicamentos fracionados

19h30Repórter Assembléia – 2ª edição (ao vivo) – O queacontece na Assembléia e as principais notícias doEstado

20h Parlamento Brasil

20h30Memória e Poder – Especial Eleições – História das eleiçõesem Minas Gerais

22h Repórter Assembléia

22h30Mundo Político (inédito) – Entrevistas, comentários e notassobre a movimentação política no País

1h Panorama – Medicamentos fracionados

1h30 Repórter Assembléia

2h Encerramento

ELEIÇÕES

ErrataA foto publicada on-tem na edição extra doAssembléia Informanão é do deputadoeleito Chico Uejo(PTC). A foto corretado parlamentar é apublicada ao lado.

Nove estaduais vão paraa Câmara dos Deputados

Com o resultado das eleições de 1o de outubro de2006, nove deputados estaduais da AssembléiaLegislativa de Minas Gerais vão ocupar cadeiras na Câ-mara dos Deputados, em Brasília. Outros quatro parla-mentares que concorreram a uma vaga para deputadofederal não foram eleitos: Jésus Lima e Rogério Correia,ambos do PT; Márcio Passos (PL) e José Milton (PSDB).

Vão para Brasília os seguintes parlamentares:

• Antônio Andrade (PMDB) – 111.742 votos

• Bilac Pinto (PL) – 139.200 votos

• George Hilton (PP) – 83.109 votos

• Jô Moraes (PCdoB) – 111.330 votos

• João Bittar (PFL) – 102.714 votos

• Leonardo Quintão (PMDB) – 135.306 votos

• Luiz Fernando Faria (PP) – 88.610 votos

• Miguel Martini (PHS) – 88.900 votos

• Paulo Piau (PPS) – 77.004 votos