colorida - impactopr.com.br

16
JOÃO MOSCIATTI- FILIAÇÃO -06/02/1980 ROBERTO REQUIÃO –FILIAÇÃO: 20/09/1980 AURÉLIO ZANETTE-FILIAÇÃO: 07/03/1980 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 Ano XXVIII nº 1273 • R$ 3,00 REQUIÃO MENTE NOVAMENTE! ELE NÃO DESISTE! L E I L Õ E S nas páginas 03 e 10 LEIA MAIS: SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: SECRETÁRIOS CONFIRMAM APENAS UM PARA FEDERAL. PÁG. 10 CURITIBA: GAECO DENUNCIA EX-DIRETORES E EMPRESÁRIOS POR DANOS. PÁG.04 BRASÍLIA: CPI DA COVID E OS DEPOIMENTOS NA TERÇA-FEIRA(03). PÁG.15 CAIOBÁ: PREFEITO RUY TEM QUE ARRUMAR O CALÇADÃO! PÁG.13 PRÓ BOLSONARO NESTE DOMINGO: UM DIA DE TESTE REAL LEIA AS MENSAGENS ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO NAS PÁGINAS 08, 09, 11 e 12. VEJA NA PÁG. 05 DIA DO AGRICULTOR LANÇAMENTO DO COLHEITÔMETRO VEJA NA PÁG. 10 CURITIBA PREFEITO GRECA VISTORIA OBRAS E MANTÉM BANDEIRA AMARELA VEJA NA PÁG. 10 FILIADOS FIZERAM HISTÓRIA ANTES DE REQUIÃO NO PMDB! Em um vídeo que circulou nesta semana, Requião soltou uma mentira dizendo que ele é o fundador Nº 01 do MDB, quando na verdade muitos outros políticos já estavam na sigla, que teve ainda José Richa, Olivir Gabardo, Antonio Belinatti, Álvaro Dias, Alencar Furtado, Maurício Fruet, Silvio Sebastiany, José Scarpelini, Amadeu Geara, Nivaldo Kruger, Deny Schwartz, Nilson Sguarezi, Dobrandino Silva, Lineu Turra, Nestor Baptista, Edson Gradia, Mário Pereira, Acir Mezadri, Luiz Carlos Hauly e tantos outros que honraram com dignidade a sigla partidária. DETALHES NÁ PÁG 03 REGISTRO NO TSE: O MDB realiza neste sábado (31) a convenção partidária que vai eleger a nova direção estadual e terá bate chapa entre ex-senador Roberto Requião e o deputado estadual Anibelli Neto. A campanha está a todo vapor, pois o partido está com comando provisório de Sergio Souza e precisa dar um novo rumo nas eleições em 2022. Anibelli que dar uma nova imagem a sigla e viabilizar a eleição de mais deputados com a chapa “MDB DE TODOS” e enfrenta Requião que desestrutorou o partido sendo derrotado na eleição de 2018 para o senado. JAIR BOLSONARO

Upload: others

Post on 19-Oct-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLORIDA - impactopr.com.br

JOÃO MOSCIATTI- FILIAÇÃO -06/02/1980 ROBERTO REQUIÃO –FILIAÇÃO: 20/09/1980 AURÉLIO ZANETTE-FILIAÇÃO: 07/03/1980

COLORIDA

Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021Ano XXVIII • nº 1273 • R$ 3,00

REQUIÃO MENTE NOVAMENTE!

ELE NÃO DESISTE!L E I L Õ E S nas páginas 03 e 10

LEIA MAIS:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: SECRETÁRIOS CONFIRMAM APENAS UM PARA FEDERAL. PÁG. 10CURITIBA: GAECO DENUNCIA EX-DIRETORES E EMPRESÁRIOS POR DANOS. PÁG.04BRASÍLIA: CPI DA COVID E OS DEPOIMENTOS NA TERÇA-FEIRA(03). PÁG.15CAIOBÁ: PREFEITO RUY TEM QUE ARRUMAR O CALÇADÃO! PÁG.13

COLORIDA

PRÓ BOLSONARO NESTE DOMINGO: UM DIA DE TESTE REAL

LEIA AS MENSAGENS ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO NAS PÁGINAS 08, 09, 11 e 12.

VEJA NA PÁG. 05

DIA DO AGRICULTOR LANÇAMENTO DO COLHEITÔMETRO

VEJA NA PÁG. 10

CURITIBA PREFEITO GRECA VISTORIA OBRAS E

MANTÉM BANDEIRA AMARELA

VEJA NA PÁG. 10

FILIADOS FIZERAM HISTÓRIA ANTES DE REQUIÃO NO PMDB! Em um vídeo que circulou nesta semana, Requião soltou uma mentira dizendo que ele é o fundador Nº 01 do MDB, quando na verdade muitos outros políticos já estavam na sigla, que teve ainda José Richa, Olivir Gabardo, Antonio Belinatti, Álvaro Dias, Alencar Furtado, Maurício Fruet, Silvio Sebastiany, José Scarpelini, Amadeu Geara, Nivaldo Kruger, Deny Schwartz, Nilson Sguarezi, Dobrandino Silva, Lineu Turra, Nestor Baptista, Edson Gradia, Mário Pereira, Acir Mezadri, Luiz Carlos Hauly e tantos outros que honraram com dignidade a sigla partidária.

DETALHES NÁ PÁG 03

REGISTRO

NO TSE:

O MDB realiza neste sábado (31) a convenção partidária que vai eleger a nova direção estadual e terá bate chapa entre ex-senador Roberto Requião e o deputado estadual Anibelli Neto. A campanha está a todo vapor, pois o partido está com comando provisório de Sergio Souza e precisa dar um novo rumo nas eleições em 2022. Anibelli que dar uma nova imagem a sigla e viabilizar a eleição de mais deputados com a chapa “MDB DE TODOS” e enfrenta Requião que desestrutorou o partido sendo derrotado na eleição de 2018 para o senado.

JAIR BOLSONARO

Page 2: COLORIDA - impactopr.com.br

2 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDAFundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82Luiz Fernando Fedeger (in memorian) Luiz Marcelo Fedeger Jornalista Responsável (desde 05/04/2021)

COLUNISTAS Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 Bairro Bom Retiro - Tel./Fax: 41.3338-0695Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

Onde você encontra o Impacto PRCuritiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal), Paulo (Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus • Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca (Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal • Casa de Carnes Vitória • Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio, Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo: Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu: Francisco Alencar • Londrina • Carambeí • Campo Largo • Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá

ASSINATURA ANUAL - ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo Frederico F. de Oliveira

EDITORIAL O PLÁINFLAÇÃO E OS VILÕES SÃO, LUZCOMBUSTÍVEIS E ALIMENTOS

Cenas tétricas e que chocam. É aqui no Brasil, nos nossos narizes. E não é apenas uma consequência da pandemia mundial, mas uma realidade triste e que nos ataca diretamente. Em Cuiabá, no Mato Grosso, há alguns dias vimos filas enormes, correria e a distribuição de pedaços de ossos com retalhos de carne em açougues da cidade.

Um dos açougues, que distribui os ossos há dez anos, diz que isso antes apenas uma vez por semana, mas, agora, são três. A crise só fez a fila crescer."Tem gente que pega e já come cru, ali mesmo", se registra Samara Rodrigues de Oliveira, dona do local.

Desde que começou a pandemia o arroz ficou 56% mais caro e o preço do feijão preto aumentou 71%. A saída para muitos brasilei-ros tem sido os grãos de segunda linha, como arroz fragmentado e feijão bandinha, que vem quebrados e com mais impureza.

Na escalada do sofrimento temos uma inflação que cresce assustadoramente. E os grandes vilões são, pela ordem: Energia elétrica, seguida de combustíveis e derivados de petró-leo em geral, alimentos e mais recentemente os serviços.

Preparem-se para outros tantos que estão chegando: com os aluguéis e também os re-médios. Há quem já sinta na carne esses novos aumentos, pois os salários baixos e os ganhos cada vez mais escassos comprometem a situ-ação dos mais carentes, principalmente, atinge diretamente a classe média e nem arranha os lucros das grandes fortunas.

A própria agência oficial do governo anun-ciava esta semana queatualmente em 4,25% ao ano, a taxa Selic interfere direta e indiretamente no dia a dia dos brasileiros.

Definida como os juros básicos da econo-mia, essa taxa serve de base para os demais juros cobrados nas operações de crédito e em boa parte dos investimentos em renda fixa. Na prática, a Selic representa a origem de diversos processos que regem a economia e é o prin-cipal instrumento do Banco Central (BC) para segurar a inflação.

Quando os juros básicos sobem, como ocorre desde março, as taxas dos demais empréstimos se elevam, tornando mais difícil o acesso ao crédito. Isso impacta tanto o con-sumo, principalmente de bens duráveis (carros, eletrodomésticos) como os investimentos das empresas.

Conforme o cálculo dos economistas, a Selic de 6,5% ao ano seria considerada neutra (sem impacto sobre a produção e o consumo). Desde 2018, o Banco Central tem praticado uma polí-tica monetária estimulativa, com a Selic abaixo do nível que impediria a inflação de subir, para estimular o emprego e o crescimento.

O auge dessa política ocorreu entre agosto do ano passado e março deste ano, quando a Selic caiu para 2% ao ano, o menor nível da história.

Como a taxa Selic influencia diretamente a remuneração de diversas aplicações, qualquer mudança afeta a rentabilidade desses recursos.

A DIREÇÃO

MUITOS PARTIDOS PARA RAROS BONS POLÍTICOS

O Brasil tem mais de 30 partidos políticos e outros cerca de 70 aguardando pedidos de oficia-lização. É muito partido para raríssimos bons políti-cos. O que mais se lamenta é a falta de nomes que realmente representem os anseios da população.

A desculpa para tantos partidos é que o país é grande e diversificado. Assim, muitas legendas são necessárias para representar os diferentes grupos da sociedade.

No entanto a Universidade de Oxford, no Reino Unido e a Fundação Getúlio Vargas (FVG) resol-veram pesquisar o assunto. E a conclusão é sur-preendente: Dois partidos seriam suficientes para representar o povo brasileiro no nosso parlamento.

"Há muitos partidos desnecessários no Brasil, em termos de representação ideológica. Quando um partido é criado, normalmente é para atender a um grupo ideológico pouco representado, dar voz a grupos. Mas não é o que está acontecendo. Os partidos no Brasil estão sendo criados por outras razões, não para defender bandeiras", afirmou o professor Timothy J. Power, diretor do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, numa recente entrevista ao site da à BBC Brasil.

A matéria destaque que entre abril e setembro do ano passado, Power e César Zucco, professor da FGV, distribuíram a deputados e senadores um questionário com perguntas sobre diferentes temas – de economia e controle fiscal a reforma política e aborto. O levantamento, chamado de Brazilian Legislative Survey (BSL), é feito a cada quatro anos e tem o objetivo de captar a evolução do pensamento do Congresso Nacional desde a

redemocratização.A partir da resposta dos legisladores, os pes-

quisadores descobriram que as 25 legendas com representação na Câmara têm posições muito semelhantes, ou seja: não é preciso segmentar, mas aglutinar.

Seria possível dividir esses partidos em dois grupos, um de centro-direita, composto pelo cha-mado "Centrão", além de PP, PSDB e MDB, e outro de centro-esquerda, formado por partidos como PT, PC do B e PDT. O bloco de centro-direita têm hoje 60% das cadeiras na Câmara dos Deputados, e o de esquerda, 40%.

"Se você pensar, é parecido com o Brasil em 1979. Tinha dois partidos na época. O Arena (par-tido governista), com 60% das cadeiras, e o MDB (que fazia oposição ao governo militar), com 40%. Nós vemos a mesma coisa hoje: existem dois grupos, sendo que o de centro-direita tem maior representação no Legislativo", afirma.

A pesquisa não defende a mudança de modelo político para um sistema bipartidário ou com me-nos legendas, apenas demonstra que a posição dos 25 partidos que hoje têm representação no Congresso Nacional é similar a ponto de ser pos-sível dividir o Legislativo em dois grupos.

Page 3: COLORIDA - impactopr.com.br

3Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

REPÓRTER CHIPA Osmann de OliveiraAdvogado JUSTIÇA

DISPUTA NO MDB

ANIBELINHO E REQUIÃO Neste sábado, dia 31, teremos mudanças, ou não,

no MDB do Paraná. Uma disputa dentro do partido promete agilizar todos os segmentos da sigla. De um lado a nova idéia do partido com o deputado estadual Antonio Anibelli Neto e de outro o surrado ex-gover-nador Roberto Requião, com seus 80 anos de idade.

E Requião está faceiro, como pinto no lixo. Diz que fez exames médicos e que lhe deram mais 40 anos de vida. Assim pretende concorrer ao governo do Paraná, ou pelo MDB, que pretende comandar novamente ou por outro partido.

CONVITES FORMAISRequião garante que tem convites formalizados

pelo PSB e pelo PT para incorporar essas siglas. Mas antes ele quer bater chapa com Anibelli no MDB. Se perder, deixa o partido e procura novos rumos. Se ganhar pode fazer uma debandada geral dos seus adversários.

A convenção do MDB foi marcada oficialmente para as 9h deste sábado (31). Haverá votação pre-sencial no Hotel Aladim, em Curitiba ou ainda por sistema remoto.

DEU GIAMBERARDINO André Giamberardino é o escolhido para Defensor--Geral do Paraná. Ele conseguiu 58% dos votos contra Camille Vieira da Costa. Ela chegou a ir à Justiça para garantir o direito de disputar o cargo, mas acabou só com 42%. Ao todo tivemos 105 votos sufragados.

Assim Giamberardino é o novo Defensor-Geral, responsável por comandar a Defensoria Pública do Estado, eleito por votação interna.

No currículo traz a bagagem de professor de Direito Penal, Execução Penal e Criminologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Uni-versidade Positivo; doutor e mestre em Direito pela UFPR e em Criminologia pela Universitàdegli Studi di Padova (Itália).

NÃO VACINARAM É incrível, mas esta semana o secretário da Saúde

do Paraná, Beto Preto divulgou que de 130 a 150 mil paranaenses não completaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É muita gente irresponsável e que deveriam ser punidos pela omissão.

É por causa deles que já tivemos mais de uma

dezena e casos do variante delta, que matou uma

dezena de pessoas. E aponta Curitiba, entre outras cidades brasileiras, na vanguarda dos casos fatais.

Mas a boa notícia é que os adolescentes, entre 12 e 17 anos, podem ir se preparando para a vaci-nação. Eles serão vacinados logo após a imunização do público adulto.

NÚMEROS RECORDESNa semana passada o Paraná chegou 3 mil mortes

no acúmulo de infectados por covid-19 a cada milhão de habitantes.

Foram quase 35 mil mortos numa população de 11,5 milhões. Ou seja: para cada 330 paranaenses houve uma morte por Covid-19

Na comparação com países, os índices do Paraná seriam a terceira maior soma de mortalidade, atrás de Peru e Hungria, por exemplo.

Em Curitiba temos a pior taxa de mortalidade por covid-19 no Paraná. A Capital teve 3.400 mortes para cada milhão de habitantes. E se comparado a países, seria a maior taxa do mundo, atrás apenas do Peru

A cidade acumula 3.402 mortes a cada milhão de habitantes. E o Brasil soma uma taxa de 2.600 morte a cada milhão de habitante.

VOLTA ÀS AULAS

Foi expressiva a frequência nas escolas municipais no retorno às aulas. Houve 65% de adesão das famí-lias ao modelo híbrido.

Ao todo tivemos em torno de 140 mil crianças adotando o sistema, formato de aulas presenciais e vídeo-aulas da TV Escola Curitiba.

Na segunda-feira (26), retornaram os alunos dos 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já os estudantes do 1º ao 3º e do 6º e 7º anos voltam as atividades a partir do dia 16 de agosto.

A JUSTIÇA É CEGA(de um leitor)

NÃO, CEGA É A INJUSTIÇA

Paulo CoelhoPaulo Coelho por ele mesmo, é uma auto-

biografia muito sincera e na qual perguntado se acreditava em Deus - respondeu: “acre-ditava”. O próprio medo que eu sentiria era uma prova disso. “Acreditava no Deus servo, no Deus vingador, que tinha uma espada” e num outro trecho confessava ter ouvido muitas prédicas dos Padres, em um retiro e no qual devam destaques ao inferno. Diz: “fiquei apavorado com a idéia da eternidade no inferno. “O sofrimento ia se prolongar por toda a eternidade inexoravelmente”...

Depois disso abandonou o curso de direito e disse mais, já agora sobre a prisão de Lula e se fora ela justa, “essa história do tríplex é mal contada”. Neste ponto, aliás, abro um pa-rêntesis e com palavras pessoais pondero ter ouvido de um leitor: autor a JUSTIÇA É CEGA. Não, meu desconhecido amigo: CEGA É A INJUSTIÇA! Sobretudo quando mal exercida por aqueles que deveriam respeitá-la e que só não cumprem porque agem acima dela e sem leis aprovadas e sancionadas porque para esses impera o simulacro, em Desembargador que é titulo de não querer manter segredo de justiça em relação a ofensas contidas numa ação contra uma das partes simplesmente uso de sofisma e assim ação contra uma das partes simplesmente usou de sofisma e assim transcreveu na ementa doa cordão às injúrias impugnadas.

Atos como esse justificam o que escreveu GENUSIO BENTNI na obra “La bugia in tri-bunale”, (A mentira nos Tribunais) “porque” a verdade, a verdadeira verdade não é nunca aquela que chega até nós... Por mim, conven-ci-me de que a verdade não entra nas salas dos tribunais nem mesmo nos processos de grande repercussão. Ela fica sempre pelas es-cadas ou pelos caminhos (O Citada, pág.10).

Respeitosamente acrescento: Para esses a um lugar reservado na história - não sobre pedestal de granito, mas, sim, sobre a cor-dilheira formada de curvas e de muito gelo!

É só esperar para ver.

Page 4: COLORIDA - impactopr.com.br

4 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAESCRACHO

COMEÇOU A CAMPANHAO senador do Paraná, Álvaro

Dias, escreveu nas redes sociais que “o Brasil é vítima da má es-colha nas urnas, principalmente porque o balcão de negócios continuou. Toma lá da cá, o orça-mento extra, partidos em exces-so, nada mudou. Mas temos es-perança de mudar esse sistema, e isso começa na urna, elegendo um presidente comprometido com a mudança.”

Seria o exercício para o co-meço de uma nova campanha presidencial? Parece.

ESTÁTUA DE BORBA GATO

Paulo 'Galo' se apresentou espontaneamente à polícia para falar de sua participação na ten-tativa de incêndio da estátua de Borba Gato em São Paulo e foi preso. A mulher dele,Jessica, que não estava no local, também foi detida.

“Aquela ato não foi pra ma-chucar ninguém, ou causar pâ-nico, foi para abrir um debate. …agora as pessoas podem decidir se elas querem uma estátua de 10 metros que elogia um ge-nocida...", explicou Paulo Galo. O coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo, Guilher-me Boulos protestou pela prisão.

JEFFERSON E CIRO

Ciro Gomes e Jeferson.Só pode ter batido ciumeira.

O presidente do PTB, Roberto Je-fferson escreveu nas redes sociais que “Bolsonaro repete caminho de Collor ao escolher Ciro No-gueira como ministro”

Jefferson afirmou também que 'não confiaria' em político que apoiou o PT nas últimas eleições.

E em Roberto Jefferson, quem confia?

MAIS EMPREGOSEstá de volta o Ministério do

Trabalho, agora com o comando do ministro Onyx Lorenzoni. Ago-ra, o certo mesmo é que ninguém pode negar: só a recriação do ministério do Trabalho já significa pelo menos mais 200 empregos de alto custo. Se não temos um programa para combater o de-semprego, agora teremos um mi-nistério com várias vagas a serem preenchidas pelos indicados do governo. Esse é o Brasil liberal de Guedes, pelo qual tanto lutamos.

DIA DO AGRICULTOR

Governo Bolsonaro resolveu fazer homenagem ao Dia do Agricultor e produziu uma peça publicitária. Usou como foto de fundo um “homem do campo” usando não uma enxada de quem vai limpar a terra, mas de um jagunço, carregando no ombro uma espingarda.

Pois é: a foto do homem com espingarda na homenagem do governo ao Dia do Agricultor tem lá seu significado no mundo de Bolsonaro. A defesa armada da propriedade rural foi bandeira da campanha do presidente, com expressivo sucesso no mundo agrícola. Neste governo é assim: Quanto mais polêmica, mais apoio da base.

IMPOSTOS AOS RICOS

Paulo Guedes Paulo Guedes, o ministro da

Economia, afirmou em entrevista na quarta-feira (28), em Brasília, que um dos objetivos da refor-ma tributária é fazer com que os cidadãos mais ricos do país pa-guem mais no imposto de renda sobre lucros e dividendos.

“Há 25 anos, os cidadãos mais ricos do Brasil não pagavam o imposto de renda sobre lucros e dividendos, então nós justamente colocamos esse imposto”, disse Guedes. “Então, nós estamos dizendo: os super ricos vão pa-gar esses impostos e nós vamos

justamente aliviar 32 milhões de assalariados contribuintes que pagavam e estão pagando me-nos. Os super ricos pagam mais”, destacou o ministro.

RETENDO VACINASE chegou mais uma denúncia.

Agora do presidente do Cidada-nia, Roberto Freire, o ex-parla-mentar:.

“A CPI da Covid deve investi-gar esse possível crime hediondo do governo Bolsonaro contra a vida dos brasileiros: O ministério da Saúde estava retendo esto-que de 16 milhões de doses de vacinas apenas para melar ante-cipação de vacinação prometida por governadores e prefeitos? 16 milhões de doses de vacinas em estoque, e centenas de cidades com campanhas de imunização paradas? É o que parece.”

Se a denúncia é de fato o que aconteceu, este bochicho promete.

LEILÃO DE AEROPORTOSO presidente Bolsonaro anun-

ciou pela sua rede social mais um Leilão de concessões aeroportuá-rias. É a da 7ª rodada. A previsão é que ela seja realizada no primeiro semestre de 2022 e garanta R$ 5 bilhões em investimentos em 16 terminais aeroportuários. Empre-go e desenvolvimento regional. São todos leilões voltados para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Norte e Mato Grosso do Sul. Aeroportos expressivos como Santos Dumont, Jacarepaguá, Congonhas, entre outros estão na lista desta rodada.

VOLTA DA CPI PROMETE

Prorrogada por 90 dias, CPI da Covid-19 está em recesso no Senado Federal, mas os membros da Comissão estão debruçados nas denúncias. Ela promete vol-tar com tudo a partir do dia 3 de agosto, terça-feira próxima.

As áreas técnicas da Comis-são, porém, continuam analisan-do documentos nesse período. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também autorizou que a força-tarefa continue por mais 90 dias. Aguardem, pois o circo de Agosto promete.

GAECO DENUNCIA EX-DIRETORES DA URBS, EMPRESÁRIOS E OUTROS RÉUS POR DISPENSA INDEVIDA DE LICITAÇÃO QUE TERIA CAUSADODANO DE R$ 6,4 MILHÕES

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofere-ceu denúncia contra o ex-presidente Marcos Isfer, o ex-diretor da Urbanização de Curitiba S/A(Urbs), empresários e um ex-presidente do ICI- INSTITU-TO CURITIBA DE INFORMÁTICA pelo crime de dispensa indevida de licitação.

Conforme a denúncia, a empresa contratada para desenvolver, implantar e manter o sistema eletrônico de bilhetagem do transporte público de Curitiba teria sido escolhida pelos denunciados à margem da realização do devido procedimento licitatório.

Para viabilizar a contratação da empresa Da-taprom, a Urbs teria utilizado um contrato de gestão que já mantinha com ICI. Essa entidade foi contratada para desenvolver, implantar e manter sistema eletrônico de bilhetagem da capital pa-ranaense pelo valor de R$ 32.327.280,00, quando já se sabia que o serviço seria realizado por uma empresa “quarteirizada”, escolhida em conluio pelos denunciados, ao preço de R$ 29.020.028,32. Na prática, O ICI teria sido utilizada para burlar o procedimento licitatório. Essa manobra teria provocado um dano ao erário de pelo menos R$ 3,3 milhões (em valores atualizados, cerca de R$ 6,4 milhões).

A denúncia foi recebida pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba nesta segunda-feira, 26 de julho. A pedido do MPPR, foi imposta ao proprie-tário da empresa a medida cautelar de proibição de contratar ou subcontratar com o poder público, pessoalmente ou por meio de qualquer empresa. O Processo de número 0023220-79.2014.8.16.0013 é do ano de 2014, mas os fatos se referem a 2013 quando a prefeitura era administrada por Luciano Ducci.

SEGUNDO O SITE G1.GLOBO: A Dataprom disse que ainda não foi notificada da decisão, mas "rechaça veementemente qualquer ilação de irregularidades envolvendo seu nome ou de seus sócios". Além disso, informou que vai se manifes-tar nos autos do processo.O Instituto Curitiba de Informática (ICI) e a Urbs afirmaram que não vão se manifestar.

BILHETAGEM ELETRÔNICA:

Page 5: COLORIDA - impactopr.com.br

5Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDACOLORIDACOLUNA DO OGIER BUCHI

POPULISTAS

A passagem do tempo e a modernidade não fa-voreceram a qualidade da comunicação dos políticos. Registro que percebo um incremento extraordinário na atuação dos populistas. Ou melhor, escrevendo dos que se auto nominam populistas, que afinal seriam os políticos que se dedicam as causas populares!

Ocorre que estes citados não lutam absolutamente pelos interesses populares. Dedicam-se a proselitismo e discurso que é aceito pela maioria. Frequentam as redes sociais e verbalizam posições que a maioria aceita. Falta-lhes estofo moral mínimo.

Neste momento nos estados do sul, soltam sua baba desprezível em favor dos menos favorecidos que são ca-rentes de roupas, comida quente e agasalhos compatíveis com a temperatura. Todavia, ocupantes de cargos e fun-ções públicas deixam de incrementar ações políticas que realmente combatam as carências desta enorme parcela da população. Deveriam ser punidos com a deserção de seu eleitorado. Não são, como as pesquisas mostram. Sendo assim cada povo tem os populistas que merece.

POPULISTAS IIO período olímpico fez emergir o que de pior os po-

pulistas tem. Manifestações múltiplas buscando favoreci-mento pessoal de políticos, no mérito da skatista menina e do jovem surfista são dignas de profundo desprezo.

Um vereador curitibano chegou ao desfrute de tentar a prática de skate frente à casa de leis do município. Vergonha plena e absoluta do compadre edil!

Outras figuras, Prefeitos inclusive, responsáveis di-retos pelas políticas públicas de incentivo ao esporte nos municípios, tiveram a ousadia de publicar ODES aos heróis olímpicos, sem que nos seus municípios, até mes-mo capitais tivesse um só representante olímpico sequer classificado. Maldita mania de dar boa tarde para poste!

ECONOMIA E A GRANDE IMPRENSA Na quarta-feira (28) ouvi a comentarista de economia

da Rádio Bandeirantes elogiar o crescimento da econo-mia nacional e dos reais sinais aumento da demanda de inúmeros produtos em especial da indústria da construção civil. Todavia em ato falho ou não se dirige a parcialíssima radialista Bigatto e afirma; “tanta coisa BOA para falar e eu tive que falar disto”. Claro, tanta coisa boa seria por óbvio ridicularizar e criticar o Governo Federal!

Esta é a demonstração mais clara entre tantas outras de que a imprensa brasileira está totalmente dominada pela ideologia de esquerda, do atraso e, sobretudo do culto ao governo cleptocrata!

DOMINGO UM DIA DE TESTE REAL A direita brasileira convoca há já alguns dias a po-

pulação para manifestação em favor do voto auditável. De fato o mote principal é a questão do voto e o con-denabilíssimo envolvimento dos Ministros do STF em mais este tema que é relativo ao Legislativo. A conduta de Ministros como, por exemplo, Barroso em especial, buscando trasvestir-se em poder legiferante é realmente de apavorar. O Ministro não se cansa de assumir a pos-tura de garoto propaganda.

Há um manifesto repúdio de imensa parcela da população brasileira a esta falta de compromisso dos Ministros, com sua função real de julgar, só de julgar de acordo com a lei.

DOMINGO UM DIA DE TESTE REAL IIHá uma dúvida consistente em relação à popularida-

de efetiva dos dois candidatos que ponteiam a corrida presidencial para 2022.

E absolutamente óbvio que nas duas parcelas da po-pulação que já estão comprometidas com a candidatura de esquerda ou de direita não persistem dúvidas. Todavia o teste das ruas é esclarecedor! Tem conteúdo probante.

TESTE REAL Há uma obrigação daqueles que são apoiadores do

Brasil sem cleptocracia. Domingo a manifestação remete não só ao repúdio

ao voto não auditado, mas, sobretudo a parcialidade de Ministros comprometidos ideologicamente. Justifico. Fui um dos muitos que palmilhou às ruas na busca de registro do partido politico chamado Aliança! Todavia foi um sonho que se esvaneceu sabe por que leitor. Porque a assinatura do eleitor tem que ter firma reconhecida em cartório para que o TSE a reconheça. É A LEI. O império da lei. Todavia o voto, o sagrado voto não pode sequer ser auditado. Como diria Boris, com imensa proprieda-de: Isto é uma vergonha, Barroso, Fachin e congêneres!

GINÁSTICA OLÍMPICA E O EMPODERAMENTO FEMININO! VICÉLIA FLORENZANO

Daiane, Rebeca e Vicélia.A menina Rebeca subiu lá! Resultado do trabalho de

inúmeras mulheres e homens também. O sobrenome real é Andrade. Poderia ser do Brasil. Inúmeras atletas serão citadas como justo louvor. A super estrela Daiane Santos que nomina inclusive movimento consagrado na prática mundial deve ser citada nesta etapa por ser de justiça. Todavia como professor de Educação Física, com imenso orgulho, não posso deixar de reverenciar a minha contemporânea de Escola de Educação Física Vicélia Ângela Florenzano em cuja gestão tudo come-çou. No Centro de Treinamento do Tarumã, tempos do inesquecível Secretário de Esporte Oswaldo Magalhães dos Santos.

O FUNDÃO ELEITORAL Semana passada fiz neste espaço defesa veemente

dos Deputados Paulo Martins e Felipe Barros. Pois bem! Nesta semana Paulo Martins protocolou Proposta de Emenda a Constituição que dá nova redação ao artigo 17 da Constituição Federal, VEDANDO o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais por meio de recursos públicos. Teve como justificação: “Inicialmente, cabe destacar que esta Proposta de Emenda Constitu-cional corresponde à versão revisada de outra PEC já apresentada por mim no ano de 2019, e que não contou com apoio de parlamentares em numero suficiente para tramitar perante o Congresso Nacional. Diante das re-centes manifestações populares quanto à necessidade de extinção dos fundos partidários e eleitoral, reapresen-tamos esta PEC PARA QUE O PARLAMENTO BRASILEIRO VENHA FINALMENTE a extinguir os fundos partidário e eleitoral em consonância com os anseios populares.

Creio que está devidamente esclarecida à questão!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI Senhor rogo para que faça milagre! De Novo Senhor!

Imponha um mínimo de vergonha na cara para os go-vernantes de Estado para que não explorem resultados olímpicos e muito menos a miséria dos que passam frio. Se não estiver muito atarefado manda uma raio na busanfa dos que viajam muito. Amém

MARINGÁ

O marido não para de comer pastel perto da vizinhança e pelo jeito a primeira dama que se diz psicóloga, Eliane Maia gosta de usar o Instagram. Mas desta vez ela colocou um “emoji” dando risada com a seguinte frase: SATANÁS RECOLHENDO A TROPA”! se referindo à morte de Olavo e Bolsonaro que se encontravam hospitalizados na última se-mana. Para quem cursou uma faculdade de psicologia com intuito de apoio e orientação as pessoas, a primeira dama tem muito que voltar para o curso porque dá a entender que não prestou muito atenção nos estudos.

Ulisses Maia e Eliane Maia.

PSICÓLOGA E PRIMEIRA-DAMA DE MARINGÁ DESEJA AS MORTES DE BOLSONARO E OLAVO E REVOLTA A POPULAÇÃO

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Participando de uma reunião do PROS está semana, comandada pelos Wandscheer da Fazenda Rio Grande, quem foi convidado a disputar uma cadeira na assembleia no ano que vem, foi Paulinho Payakan que já tem al-gumas histórias no movimento comunitário e também está inserido no motociclismo, como grão mestre dos cavalheiros. Atualmente ele está no SUDIS, junto com Mauro Rockenback, que deve ser candidato na próxima eleição. Mas durante a reunião ele já agradeceu a in-dicação e, preferiu ficar com os pés no chão e neste momento está engajado no caminho da reeleição do governador Ratinho Jr.

Page 6: COLORIDA - impactopr.com.br

6 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

Page 7: COLORIDA - impactopr.com.br

7Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

FOZ DO IGUAÇUDESTINO IGUAÇU

O ministro Gilson Machado (Turismo) disse que a tendência com a pandemia é o crescimento do turismo em ambientes abertos, o que inclui a maioria dos atrativos de Foz Iguaçu, entre eles, os passeios nas Cataratas do Iguaçu e na Itaipu Nacional.

BUSCA M a c h a d o

citou que, em 2019, antes da pandemia, de cada 100 bus-

cas por turismo no Google International, 10 eram por turismo de natureza. Atualmente, de cada 100 buscas, 54 são por este tipo de turismo. “Qual é o país que tem seis biomas, feito? Qual o país que tem o potencial que nós temos por turismo de natureza?”, disse o ministro no programa Sem Censura na TV Brasil.

VACINAPara aproveitar esse potencial, Machado

disse que, em primeiro lugar, é preciso que a vacinação contra a covid-19 no público acima de 18 anos esteja concluída, com 100% dessa população tendo tomado pelo menos uma dose de uma das vacinas dis-poníveis. Foz do Iguaçu espera completar a vacinação até agosto. Nesta semana, a cidade já vacinou 73% da população adulta vacinada com a primeira dose e aguarda a remessa de 45 mil doses extras para concluir essa etapa de imunização.

PEQUENOS NEGÓCIOSA prefeitura de Foz do Iguaçu vai lançar

nos próximos dias uma chamada pública para seleção de pequenos prestadores de serviços. O projeto, aprovado pela Câmara de Vereadores, autorizou o Município a credenciar os microempreendedores indi-viduais (MEIs) para a oferta de pequenos serviços de obras e manutenção nos equi-pamentos públicos municipais.

MITRE Atendendo solicitação do Centro de

Direitos Humanos e Memória Popular - CDHMP, o promotor Luis Marcelo Mafra Bernardes da Silva determinou a instauração

de procedimento administrativo para averi-guar o pedido de tombamento do Colégio Bartolomeu Mitre, a primeira unidade es-colar de Foz do Iguaçu.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Ana Carolina Ghellere, 14, conquistou quatro ouros e duas pratas - no Campeo-nato Brasileiro Infantil de Inverno, realizado em Belo Horizonte (MG). Ghellere foi a melhor nadadora da categoria infantil 2 e a quarta maior pontuadora entre meninos e meninas. O evento contou com outros três atletas iguaçuenses, que representaram o Instituto Cataratas de Natação, é o caso de Gregório Magalhães, que levou a medalha de prata nos 100m peito.

GRADUAÇÃOA UNILA abriu as inscrições para o pro-

cesso seletivo para o ingresso em cursos de graduação por meio de transferência, apro-veitamento de diploma, recepção de curso e reingresso. Há vagas nos 29 cursos da Universidade. A data limite para a inscrição é 13 de agosto para todos os cursos, com exceção de Medicina, que tem calendário específico. Inscrição e cursos são gratuitos.

SEGUNDA DOSE

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu rece-beu uma nota técnica do Mi-

nistério da Saúde atualizando as orientações sobre a intercambiliadade das vacinas con-tra a covid-19. O documento, baseado em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta os municípios a aplicar as

vacinas Pzifer ou Coronavac em mulheres (gestantes ou puérperas) que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

DOSE II“Em Foz do Iguaçu, cerca de 600 gestan-

tes e puérperas receberam a vacina AstraZe-neca e a partir de agosto devem receber a segunda dose, que poderá ser a Pzifer ou a Coronavac, a depender do que o município receberá do Governo do Estado”, explica Adriana Izuka, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

MERCADO PÚBLICOA Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

convida a população para participar da audiência pública que ocorre no próximo dia 3 de agosto, às 17h. A audiência tem a proposição de ampliar a discussão sobre como vai funcionar o Mercado Público. O novo empreendimento deve abrigar cerca de 72 lojas em diversos segmentos, e deve movimentar significativamente a economia e geração de empregos na cidade.

PAVIMENTAÇÃO

Chico Brasileiro e Darci Piana.O governador em exercício, Darci

Piana, anunciou as obras de pavimentação poliédrica na rua Iguaraçu, na área rural de Foz do Iguaçu, que vai permitir um acesso alternativo ao Aeroporto Internacional du-rante as obras de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas.

COMPLEXO Com um investimento de R$ 350 mi-

lhões, a Lar está construindo uma nova estrutura para recepção e armazenagem de grãos em Medianeira. O complexo terá capacidade para 180 mil toneladas e outras três fábricas de rações: uma para frangos (com capacidade para 42,5 mil toneladas por mês), uma para matrizes de aves (22,5 mil toneladas/mês) e uma para vitaminados (2 mil toneladas/mês). Iniciado em 2020 e com conclusão prevista para 2024, o novo complexo vai criar 450 novos empregos.

ANOTE AÍA Unioeste faz seu vestibular 2021 neste

domingo, dia 1º de agosto. São ofertadas 1.230 vagas em 65 cursos de graduação. As provas acontecem durante todo o dia inteiro. Serão sete locais de prova: Cascavel,

campus, Univel e Unopar; Curitiba, na Universidade Tuiuti; Foz do Igua-çu, campus, Unila e Colégio Flávio Warken; Francisco Beltrão, na Unipar; Marechal Cândido

Rondon, campus e Colégio Luterano; Ma-ringá; e Toledo, campus.

PONTE BRASIL-PARAGUAIOBRAS DA PONTE DA INTEGRAÇÃO

CHEGAM A 64% DE EXECUÇÃO

Até o momento, investimento foi de apro-ximadamente R$ 149 milhões. Os recur-sos são da margem brasileira de Itaipu.

As obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, alcançaram 64% de execução neste mês de julho, conforme o último boletim técnico divulgado pelo Consórcio Ponte Brasil-Paraguai (Única/MPB/RMG). Os investimentos na constru-ção ultrapassaram R$ 149 milhões, do total previsto de R$ 323 milhões, com gestão do governo do Estado, por meio do Departa-mento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional.

As obras estão dentro do cronograma e a expectativa é que a nova ponte inter-nacional esteja concluída em meados de 2022. “Essa e outras obras que estamos apoiando certamente trarão ainda mais desenvolvimento para a nossa região”, afirmou o diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

OBRAS DE ITAIPU

A nova pon-te internacional e a Perimetral Leste fazem par-

te do rol de obras financiadas pela Itaipu Binacional e anunciadas nos últimos dois anos. Entre elas, a reforma e a ampliação do terminal e da pista de pouso e decola-gem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação da pista que liga o aeroporto à BR-469, rodovia que também deverá ser duplicada com recursos da binacional.

Page 8: COLORIDA - impactopr.com.br

8 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDA

Page 9: COLORIDA - impactopr.com.br

9Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDA

Page 10: COLORIDA - impactopr.com.br

10 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

POR FORÇA DO DECRETO Nª 4230 DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, DESDE O ÚLTIMO DIA 16/03/20 OS LEILÕES ESTÃO ON LINE NO SITE: www.favaretoleiloes.com.br

CURITIBAESTADO DISTRIBUI

MAIS 50,3 MIL PRIMEIRAS DOSESUma nova remessa com

118.170 doses de vacinas contra a Covid-19 partiu na quinta-feira (29) do Centro de Medicamentos do Para-ná (Cemepar), em Curitiba, com destino às 22 Regionais de Saúde do Estado. O lote é formado pelo imunizante Comirnaty, produzido pela Pfizer/BioNTech, que che-gou à noite de quarta-feira (28) ao Paraná. Das vacinas que estão sendo distribuí-das, 50.310 são para aplica-ção da primeira dose (D1) na população geral, as outras 67.860 são para completar a imunização de pessoas com comorbidades.

GRECA VISTORIA IMPLANTAÇÃO

DE ASFALTO

Moradores de nove ruas da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, estão dando adeus à lama, aos buracos e à poeira, problemas com os quais conviviam diariamen-te.As ações fazem parte da quinta etapa do programa Asfalto no Saibro, que leva o benefício a regiões peri-féricas da capital, como a Vila Pantanal, distante 15 km do Centro. Nesta fase,

a Prefeitura fará cerca de 1.500 metros de asfalto na cidade, ligando essas ruas à malha viária já pavimentada.

COLHEITÔMETRO Em comemoração ao

Dia do Agricultor, o go-vernador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (28), na fábrica da New Holland, na Capital, do lançamento do Colheitômetro. A ferra-menta desenvolvida pela empresa mostra em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas produzidas no País, como soja, milho, ar-roz, cana-de-açúcar e trigo. O placar foi instalado na entrada da planta industrial localizada na Cidade Indus-trial de Curitiba.

HORÁRIO DE VERÃO

Fábio AguayoEntidades de turismo,

gastronomia e entreteni-mento pediram ao Ministé-rio do Turismo pela volta do horário de verão, encerrado em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão veio após a negativa de retomada feita pelo Minis-tério de Minas e Energia, alegando "economia baixa" de energia elétrica. Além da economia, o presidente

da Abrabar, Fábio Aguayo, acrescenta que a volta do horário especial vai trazer mais segurança e empregos.

LEILÃO

A Justiça Federal deter-minou a realização do leilão da sede do Paraná Clube, no bairro Guaíra, em Curiti-ba, por conta da dívida do clube com o Banco Central, que atualmente está na casa dos R$ 35 milhões. O Paraná passa por diversas dificulda-des econômicas, tanto por conta da pandemia quanto por conta do rebaixamento à série C, o que diminui a sua principal fonte de ren-da. A decisão ainda cabe recurso, porém pode ser o fim das atividades do clube histórico.

CONTROLE DE PERSEGUIÇÃO

Des. José Laurindo e Guto Silva.

O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Paraná estudam a criação de um banco de dados

para auxiliar o combate aos casos de perseguição, tam-bém chamados de stalking. A conduta foi tipificada recentemente como crime, após a aprovação da Lei do Stalking (Lei 14.132/21), que altera o Código Penal e pre-vê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para quem for condenado por perseguições reiteradas, inclusive pela internet. A iniciativa parte da Casa Civil, antecipando um projeto das Câmaras Criminais do Judiciário.

BANDEIRA AMARELA

Prefeito Greca e Margarita Sansone.Curitiba mantém ban-

deira amarela pela quarta semana consecutiva e passa a permitir o funcionamento das atividades sem restri-ções de horários, além de outras medidas menos res-tritivas.A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) após avaliação positiva dos indicadores. A cidade man-tém a nota 1,7, índice atingi-do pela primeira vez no dia 7 de julho.

SÃO JOSÉ DOS PINHAISSECRETÁRIOS FORMALIZAM OBJETIVOPARA 2022: “UM FEDERAL DAQUI”!

Nesta semana os secretários municipais Adriano Mühlstedt, (Habitação e Defesa Civil), Marco Setim (Obras) e Prof. Assis (vice-prefei-to), alinharam os objetivos e confirmaram que São José dos Pinhais terá um único candidato a Deputado Federal apoiado pelo grupo que hoje faz a gestão da cidade comandada por Nina Singer.

O processo de escolha nestes três nomes será o melhor posicionamento em uma pes-quisa eleitoral estadual a ser realizada antes das convenções.

Assis, Marco e Adriano.

“Não dá mais para votar-nos de fora, que só aparecem em época de eleição. Temos que ter uma pessoa daqui que nos represente e lute por nossa cidade.”, é o desejo expresso de todos.

O fraco desempenho de Leopoldo Meyer, que já se suspeita de uma possível aposenta-doria, e a fraca representatividade do município em Brasília, reforçaram a ideia dos secretários de uma nova mentalidade política e de inves-timentos para a cidade.

Page 11: COLORIDA - impactopr.com.br

11Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

Page 12: COLORIDA - impactopr.com.br

12 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAPUBLICAÇÃO LEGAL

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE

OPERAÇÃOKLABIN S.A. Torna público que

irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Operação (LO), para extração de diabásio, implantada na localidade denominada Cascalheira da Costa, no município de Guarapuava/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTODE RENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃO TRANSPORTADORA BEBER

LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Operação para Atividade de Transporte de cargas em geral, resíduos e produtos pe-rigosos Nº 148581-R1 válida até 04/10/2021, implantada na Rua Caetano Munhoz da Rocha nº 2346 em Campo Largo-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOA BR BRASIL INDÚSTRIA

DE AEROSSOIS LTDA , CNPJ 35.340.747/0001-73 torna públi-co que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de de Curitiba - SMMA, a Licença de

Operação para Fabricação de ou-tros produtos químicos instalada na Rua João Ferreira Sobrinho, 184, Cidade Industrial- Curitiba - PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃOAUTO POSTO LUNES LTDA

., torna público que requereu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba a Renovação da Licença de Operação (L.O.), para - Serviços de lavagens, lubri-ficação e polimento de veículos automotores; - Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores; Localizado na Ave-nida Marechal Floriano Peixoto, nº 7825, Boqueirão, CEP 81.650-000, Curitiba/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE RENOVAÇÃO

DE LO AUTO POSTO LUNES LTDA.,

torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba a Licença de Renovação de LO, válida até 12/09/2019 para - Serviços de lavagens, lubrificação e polimento de veículos automotores; - Comér-

cio varejista de combustíveis para veículos automotores; Localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 7825, Boqueirão, CEP 81.650-000, Curitiba/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

ANDREIS MINERAÇÃO LTDA.,-torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia paraextração de areia e cascalho a ser implanta-da no Leito do Rio Paraná, municí-pio de São Pedro do Paraná/PR e Batayporã/MS.

SÚMULA DE CONCESSÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

A C.A.W. PROJETOS E CON-SULTORIA INDUSTRIAL LTDA, CNPJ 00.173.802/0003-65 torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Concessão da Licença de Operação, válida até 26/07/2024 para prestação de serviços de Usinagem, Solda, Tratamentos e Revestimentos em Metais (zincagem a Fogo) situada à Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Nº 5110- Cidade Industrial de Curitiba.

Page 13: COLORIDA - impactopr.com.br

13Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDA COLORIDAONDAS LITORÂNEAS MATINHOS/CAIOBÁ

PREFEITO RUY TEM QUE DAR UMA MAQUIADA NO CALÇADÃO!RECUPERAR PETIT-PAVET E PODAR O MATAGAL NÃO É CRIME

Tem certas obras que o prefeito de uma cida-de não precisa ficar esperando o governo de o estado liberar verba para executar. Quem esteve no último fim de semana em Caiobá pode ver o estado que se encontra o lado que segue em direção a Matinhos, que não tem a revitalização executada há três anos.

Serviços como recuperação de petit-pavet deveriam ser coisas básicas ao longo do calçadão poderiam ser feitos pela prefeitura com uma equipe de calceteiros, trabalhando na reposição das peças e evitando acidentes de pessoas que passeiam pelo local. Outro fato que deveria ser observado era pelo menos a poda da famosa restinga que fica cravada junto ao espaço de areia.

Em alguns lugares existe o buraco de arvores que caíram sem que haja o devido enchimento no local e de uma melhor visibilidade ao turista do nosso litoral.

O que se pode ver neste fim de semana é que muita gente está descendo ao litoral para aproveitar as férias escolares além de curtir um lugar bem mais quente que Curitiba. O tradicional engarrafamento de domingo no retorno na área do pedágio também foi o ponto alto, com mais de uma hora de espera para pagamento da tarifa.

CADÊ O TESTE DE DNA DA CLOROQUINA?

Uma flagrante contra-dição entre Exército e Mi-nistério da Saúde em docu-mentos oficiais enviados à CPI da Covid. Primeiro, os militares alegaram que o ministério pediu a produ-

ção de cloroquina. Depois, a Saúde disse que não solicitou nada. Não custa relembrar que cloroqui-na é aquele remédio que não serve para combater a covid-19. Pelo contrário: ela pode ser prejudicial e até fatal para algumas pessoas. Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro tentou colar a ideia de que o medicamento seria a salvação do povo brasileiro. Deixou de investir na compra de vacinas e apostou na cloroquina. Agora, feito o fiasco, fica a dúvida: de quem é a paternidade? Um assunto abordado no site Congresso em Foco que tem a ver com a real situação de quem tomou o remédio indicado pelo presidente, sem nenhuma eficácia comprovada.

PARANAGUÁ 373 ANOS: SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE

VEREADORES REAFIRMA A IMPORTÂNCIADO TRABALHO DA PREFEITURA

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, participou na terça-feira, 27, da Sessão Solene alusiva aos 373 anos da Cidade Mãe do Paraná, na Câmara Municipal de Vereadores. Durante a cerimônia foi destacado o trabalho realizado em conjunto entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo na melhoria dos serviços oferecidos à população.

O Prefeito Marcelo Roque reforçou a parce-ria entre os poderes no combate a Covid-19 e como elas devem ser mantidas após o período pandêmico. A cidade caminha a passos largos quando o assunto é vacinação, cerca de 87 mil parnanguaras receberam a 1ª dose e 28 mil já tomaram a 2ª dose.

MARCELO ROQUE“Desde o início da pandemia, investimos qua-

se R$ 22 milhões para a aquisição de insumos, equipamentos e na contratação de novos pro-fissionais de saúde, e essa Casa de Leis, esteve lado a lado com o Município”, lembrou o prefeito.

INAUGURAÇÕES ALUSIVAS AOS 373 ANOS DA CIDADE

No dia 29 de julho, Paranaguá completou 373 anos de história e a Prefeitura realizou cro-nograma com diversas obras e benfeitorias a serem entregues à população. No Parque São João a Rua Gilberto Elias Chaiben recebeu asfal-to a quente com base, meio fio e sinalização. Já no Jardim Ouro Fino, a primeira etapa entregue contemplou 600 metros de asfalto nas ruas Diamantina, Topázio e Águas Marinhas. A Praça Portugal recebeu uma nova academia ao ar livre, ao longo da semana serão inaugurados mais sete equipamentos semelhantes nos bairros: Jardim Esperança, Jardim Samambaia, Campo do Bangu, Porto dos Padres, Ponta do Caju, Aeroparque e Vila Guarani.

TAXA PARA CRUZAR A GALHETA Segundo o decreto nº 10.753/2021, do último

dia 23 de julho, o conhecido Canal da Galheta está liberado para concessão no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) — este tipo de concessão é o primeiro formato e vai adminis-trar de forma privada a ligação da hidrovia que liga o porto até o mar aberto, e deverá ter R$

5 bilhões de investimentos, com serviços de sinalização do canal, monitoramento, controle ambiental, e, atual dragagem da hidrovia, que está sendo feita sob a supervisão do Porto. A Portos do Paraná informou que não vai alterar o formato da cobrança, mas os valores das taxas podem aumentar ou diminuir. A administração dos portos destacou que as taxas incidem sobre os navios que utilizam o porto e que não haverá cobrança de pedágio para pescadores ou turistas que passam pela região.

NA ARGENTINA JÁ HOUVEESTÁ COBRANÇA

Na época do ultra liberalismo de Menen na Presidência da Argentina, privatizaram o canal do Rio Paraná para escoamento das safras do interior da Argentina, houve muito rolo e sacanagens. Venceu o contrato de concessão da uma empresa belga vulgo nome João do Nulo e, agora está em discussão no parlamento à nacionalização do ca-nal para a soberania Argentina, pois bem, parece que está empresa vem aí para entrar firme nessa licitação da concessão. Os dirigentes portuários que fiquem espertos, pois nem a Vovó Naná e Ogarito, pensaram nessa de cobrar um pedágio no Canal da Galheta.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM CONTÊINERES AUMENTA 12%

Nos primeiros seis meses deste ano, foram transportados 5,6 milhões de toneladas em contêineres pelo Porto de Paranaguá nos dois sentidos de comércio – importação e exportação. O volume é cerca de 12% maior que as 5 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. De exportação foram 2.973.873 toneladas de cargas embarcadas. De importação, 2.589.673 toneladas. O frango é o produto mais exportado em contêineres pelo terminal paranaense. De ja-neiro a junho, 875.872 toneladas saíram do Porto de Paranaguá rumo ao mercado internacional. Com alta de 2% em relação às 855.782 toneladas registradas no mesmo período do ano anterior, o produto representa 33% de tudo o que é em-barcado em contêineres pelo porto paranaense.

Page 14: COLORIDA - impactopr.com.br

14 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]

CASCAVELMano Preisner

O OESTE PREJUDICADO E CALADOOs números são oficiais e indesmentíveis. A região

Oeste teve em 2020 um Valor Bruto de Produção superior a TRINTA BILHÕES DE REAIS, crescendo es-petaculares 32% em apenas um ano. Nem os tigres asiáticos, nos seus melhores anos, cresciam tanto.

Toledo, como acontece há alguns anos, lidera a soma da produção agropecuária no Paraná, com Três Bilhões e Meio de Reais. Cascavel, com Dois Bilhões e Trezentos Milhões, é o segundo que mais produz na região.

Mesmo respondendo por um quarto da produção do estado, o Oeste recebe pouco, quase migalhas, como devolução do governo estadual. As poucas obras feitas por aqui foram pagas pela Itaipu Bi-nacional, em especial nos bons tempos do General Silva e Luna. O Trevo Cataratas, cujo custo é bancado pelas concessionárias que roubaram a população nos últimos 24 anos, não tem participação do governo estadual, fazendo parte daquele nebuloso acordo feito com o Ministério Público Federal. Ninguém sabe o que o governo do rico Paraná fez para que a des-pesa subisse tanto, para que o Custo Paraná ficasse tão alto (água, luz, ICMS dos combustíveis, etc...) e as obras sumissem.

O interior do Paraná, Oeste em especial, sempre sofreu discriminação na distribuição de verbas, com exceção dos nove meses do governo Mário Pereira, que mandou verbas bilionárias para o interior do estado, e dos sete anos do Beto Richa e do ano da Cida Borghetti, quando o Paraná todo recebeu investimentos inéditos na saúde, na segurança e na educação. Requião foi um desastre para o estado, quebrando contratos e afugentando empresas, a ponto de ser considerado o melhor governador que Santa Catarina já teve. Lerner não aparecia no inte-rior a não ser em ocasiões excepcionais, tinha horror a sair de sua cadeira a menos que fosse para Nova Iorque ou Bangcok.

Esse primeiro mandato do Ratinho dá continui-dade à discriminação. Com a reeleição garantida, até pela falta de adversários minimamente viáveis, Ratinho segue tranqüilo, sem muito que fazer lá em Curitiba. Mudar pra que, se está reeleito?

Os culpados dessa situação nem são os nossos políticos, que cuidam individualmente da sua vida. Gugu Bueno é suplente, não pode reclamar de nada porque perde a vaga. Professor Lemos cuida do Sindi-cato dos Professores, vem pouco aqui. Coronel Lee, se faz alguma coisa, não conta pra ninguém. E o Márcio Pacheco, anteriormente um político combativo, ativo, entrou para a base do Ratinho e base apóia, defende, não enche o saco pedindo obras, e obedece. Sumiu, nosso Pacheco.

Então, quem são os culpados? Sem dúvida, os líderes das entidades classistas, como Associações Comerciais, OAB, também os prefeitos que traem a população ao não denunciar a discriminação, que só vão a Curitiba com o pires na mão, humildes, optando por implorar ao invés de exigir. E a mídia, claro, que tem o estado como maior cliente e devolve a verba através de bajulações e omissões.

SILÊNCIO ENSURDECEDORComo era de se esperar, nunca mais a nossa

gloriosa imprensa tocou no caso de corrupção na Prefeitura de Cascavel, que motivou uma operação envolvendo 120 policiais do COPE, da Polícia Civil, deflagrada após dois anos de investigação.

É um silêncio só. Nem um pio. Se dependesse da nossa mídia, quem iria pra cadeia seriam os 120 policiais. Tipo o STF mandar prender o Sérgio Moro. Caso abafado, não vai acontecer nada. No passado, já assistimos filme igual, quando uma empresa comprou uns e outros, foi flagrada no roubo, devolveu Cem Mil Reais e ninguém foi preso.

SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS (BONITOS)

A Prefeitura de Cascavel está recebendo muitos elogios por ter providenciado abrigo para cães de rua nesta semana gelada no sul do Brasil.

Eu estava ouvindo uma mesa redonda na CATV, muito conceituada em Cascavel, chamada EPC, di-rigida por um amigo de algumas décadas, o Jorge Guirado, quando um repórter entrou com detalhes da operação. São em torno de 100 casinhas que foram construídas pela Prefeitura para os cães abandona-dos. Segundo o repórter, as casinhas foram feitas de papelão, que esquenta no inverno e esfria no verão. Pensei: como as melhores soluções são sempre as mais simples, não?

De minha parte, eu acho que se não deu para fazer nenhuma casa para pessoas, nos primeiros quatro anos do Paranhos, essas 100 casinhas já são um bom indicativo de que o problema não está sen-do esquecido pelo prefeito. Melhor pros cachorros, que neste momento estão em vantagem em relação aos seus melhores amigos, os seres humanos. Não acompanhei a matéria toda, sai do carro antes do fim, então não fiquei sabendo se a próxima etapa vai beneficiar pessoas, gatos ou as capivaras do Lago Municipal. Para eleitores não muito exigentes, ta de bom tamanho. Não foi divulgado ainda o quórum da iniciativa, quantos caninos prestigiaram a noitada, e nem se havia separação de gênero para os não mu-tilados pelo Castramóvel.

É MUITO SACRIFÍCIODepois de muito insistir, o Presidente Bolsonaro

conseguiu convencer o Centrão a assumir mais um Ministério. Desta vez, é a Casa Civil, de pouca impor-tância. Só manda nos outros ministérios. O Centrão não queria, dizendo que seus deputados e senadores não tinham outros objetivos a não ser ajudar o povo. Vários integrantes do Centrão recusaram, e após muitos pedidos, o Ciro Nogueira, muito patriota, por amor ao Brasil concordou em ir para o sacrifício. O povo humildemente agradece. Para o Centrão nada? Tudo!! Então como é que é? É pique, é pique!! Cen-trão!!Centrão!!

OLIMPÍADAS

Como sempre, é muito fraca a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos do Japão.

Vai trazer algumas medalhas em “esportes” de menor importância, quase inexpressivos em relação à tradição olímpica, que tem a maratona como sua expressão maior. As aspas colocadas em “esportes” devem-se ao conhecido fato de que tudo se trans-formou em dinheiro. Então, como esporte, em minha opinião, não vale nada. Como atividade econômica é boa para os envolvidos, com destaque para os malandros que assumem a direção das entidades “esportivas”.

Não teria qualquer problema caso não houvesse dinheiro público na jogada.

Aliás, caso o leitor tenha cinco minutos para ficar irritado, sugiro acessar o Google e saber o custo da participação da delegação brasileira aos contribuin-tes. Você vai descobrir que aqueles bilhões dos está-dios superfaturados para a FIFA são, na comparação, mutretinhas para o Tribunal de Pequenas Causas.

É um enorme desperdício de recursos. Não se aproveita nada. Ou quase nada.

INDEPENDÊNCIA OU MORTEJá me viro mais ou menos na cozinha, o suficiente

para não passar fome. O problema está no doce, na sobremesa. Mas estou indo à luta. Já aprendi a fazer bolinho de chuva, com banana. Pé de moleque nor-mal já está saindo, com Karo queimou tudo. Agora estou tentando aprender a fazer pudim. Nunca mais depender de ninguém é o plano. Tô me esforçando para comemorar neste 7 de Setembro minha inde-pendência culinária.

JOICE HASSELMANNNossa deputada federal Joice Hasselmann está

nas manchetes com uma história meio esquisita de um assalto/porre/acidente/surra.

Joice é uma figura absolutamente espetacular. Linda, sexy, briguenta, corajosa, irritante, espaçosa, gostosa, deslumbrada, deslumbrante, e outras coisas mais. Não sou eu que acho: um milhão de paulistas têm a mesma opinião, pois deram a ela uma das maiores votações da história para a Câmara Federal. Claro que ninguém votou nela para legislar sobre qualquer coisa, é só o que faltava. Instável, como devem ser todas as bonitas. Vai do P ao G sem perder um milímetro da sensualidade. No P fica na escola do Vinicius de Moraes: as feias que desculpem, mas beleza é fundamental. No G, fica no outro poeta, que dizia: deixo as perfeitinhas para os homens sem imaginação. A versão P fica bem para um rolê em Ibiza, mas neste frio, amigos, háaah, a versão fofinha G seria bem mais adequada...

Eu acredito em tudo que a Joice diz. Ela foi dormir, acordou toda machucada, não sabe o que houve.

Sou fã incondicional. Não morro sem votar nela pra alguma coisa. Prefiro ela com suas histórias confusas que o Willys lendo a Encíclica Fratelli Tutti.

Joice e Jean Willys.

CURTASMEDINA: Roubaram escandalosamente o Gabriel

Medina.MITO VERDADEIRO: Aberta a discussão: o Mito é

o Bolsonaro ou o Frangão, nosso Hermes Parcianello? Só tem dúvida quem não é do Paraná. Para manter uns votinhos, o Bolsonaro vai às ruas, motocicleta, mídia, etc..., enquanto o Mito verdadeiro, primeiro e único, se esconde dos eleitores, não é visto há 16 anos e há décadas aumenta sua votação em ritmo de Singapura e Taiwan. Monstro, ídolo, Mito mesmo.

É MUITO AQUECIMENTO!!: Se não derem mais dinheiro para as ONGs tomarem providências mais drásticas, esse aquecimento global vai matar todos nós de frio.

Page 15: COLORIDA - impactopr.com.br

15Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAPEIDO DA VEIA

OSIRES NADAL - “O PARANÁ TE ABRAÇA”COLUNA DO ZIROCA - ESPORTES

PEIDO PASTORAL

O apóstolo Gerdal Costa da Silva, pastor e pre-sidente da Igreja das Nações da Poderosa Mão de Deus, a esposa, bispa Seuma Costa, e o filho, Gerdal Junior, estão presos em Maringá, por formarem uma quadrilha que escravizava crianças.

Eles atraíam crianças a vender pizzas nas igrejas do pastor, para uma fajuta obra divina em favor de pessoas com câncer.

Até uma menina de 13 anos, tirada da família foi usada como empregada doméstica na casa do santo do pau oco.

Coisa fina, o pastor que se dizia bolsonarista escravizando crianças em nome do “Deus acima de tudo! ” Que peidorreira...

FUNDO ELEITORALO presidente da Câmara, deputado Arthur Lira

soltou uma bufa que está fedendo como nunca. Se-gundo ele o tal “Fundo Eleitoral bilionário evita finan-ciamento de campanha por tráfico, milícia e igrejas. ”

A fedentina veio quando ele exalou: "De onde virão os financiamentos se não tivermos recursos suficientes? Talvez das milícias, do tráfico, da influ-ência das igrejas".

Pior do que esse peido fedorento, só a conversa do Bolsonaro dizendo que não pode vetar o que foi aprovado no parlamento, que só pode enxugar para R$ 4 bilhões.

Cacete! A Consultoria de Orçamento e Fiscalização da Câmara dos Deputados deu parecer declarando

que o piso para o Fundo Eleitoral de 2022 é de R$ 800 milhões. Vão mentir assim lá na ponta que partiu. Solta esta merda que está presa, homem!!!

MENTIRA MAL CHEIROSAPor falar em mentira, o STF soltou um vídeo que

diz que “não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade! ” E ainda pede nas redes sociais: “Compar-tilhe este vídeo e leve informação verdadeira a mais pessoas. #VerdadesdoSTF #FakeNewsNão “. Com isso, cai por terra aquela desculpa do “eu não posso fazer nada!” Ou seja: podia e não fez! Só ficou soltando pum enquanto o povo morria sem poder respirar!

CHUTES NO SACO“A culpa é da mídia, que perdeu a mamata! ” Com

o troço preso, o presidente saiu distribuindo xinga-mentos. Foram 87 ataques só no primeiro semestre deste ano. Um aumento de 74% em comparação aos ataques do ano passado. É o que diz o relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras. Tanto o Bozo com a prole foram os que mais atacaram os jornalistas. E depois eles querem rábulas puxando o saco do governo. Alô Alexandre Garcia e iguais espalhados pelo Brasil. Elogiem o cheiro dos peidos do Bozo...

SE PREPAREMAgosto está chegando e o parlamento reabre em

Brasília. Com o banheiro de porta aberta vem aí a Reforma Tributária e a privatização dos Correios. São assuntos prioritários na volta do recesso. Enquanto isso Bolsonaro tenta despistar o veto ao Fundão. Anotem e fique atentos, colecionando os nomes de quem é a favor e contra. Voltamos nessa peidorreira.

Gente! Estou peidando e andando... Até mais! Semana que vem eu volto, pra ira

dos peidos enrustidos e para soltar bufas de satisfação com tanta fedentina... Sabe lá,

né! Peido de véia não é fácil...!

BRASÍLIACPI DA COVID VOLTA E PROMETE MUITO BARULHO

E O CAMPEÃO ESTADUAL DE 2021?Estamos no mês de agosto e o torcedor não conhece o

campeão paranaense de 2021. Que pena!Depois da pandemia do Covid 19, a Federação Paranaen-

se de Futebol enfrentou um novo adversário. A falta de boa vontade de alguns clubes, que criaram obstáculos para que no campeonato tivesse seu encerramento no mês de junho.

Não se pode negar o empenho e dedicação do presidente da FPF, Hélio Cury, que atravessou inúmeros obstáculos con-seguindo completar as duas primeiras fases da competição, atingindo as semifinais com a chave de Operário e Londrina revelando o primeiro finalista.

Hélio Cury procurou o diálogo com dirigentes e não obteve êxito para que a outra chave com Athlético Paranaense e F.C. Cascavel, fosse disputada indicando o segundo finalista. O Furacão sempre deixou o campeonato estadual em segundo plano, utilizando equipes suplentes ou sub 23. Pouca importa para a direção rubro negra a conquista do título estadual. Apenas nos finais dos certames a gente da Baixada revela um mínimo interesse, colocando o que tem de melhor nas partidas finais.

Alegando problemas de calendário, com o clube envol-vido em três competições – Brasileirão, Copa do Brasil e Sul Americana – o Athlético não mostrou qualquer disposição em contribuir para que se encaixasse no calendário duas ou mais datas para a realização das semifinais. Assim, o campeonato paranaense está parado. Sabe-se que o Londrina é finalista, mas não se sabe contra qual time que vai decidir em duas partidas o título estadual.

Tudo o que foi compromissado na reunião do Arbitral, pouco ou quase nada foi cumprido. Os dirigentes de clubes – nem todos – precisam ter mais comprometimento com o Hélio Cury na presidência da Federação.

Vale destacar que o mandatário federacionista ao longo do tempo arrumou a casa. Devolveu credibilidade, respeito e trabalho em favor dos filiados. Disputar o estadual é im-portante, pois os melhores classificados podem obter um calendário completo para toda a temporada. Vejam os casos de Operário, Cianorte, Londrina e agora o FC Cascavel que em 2022 começam no paranaense em janeiro, entram na Copa do Brasil e no brasileirão da Série B até o mês de novembro. Respeitar a Federação e cumprir com o determinado no Arbitral é obrigação dos filiados.

EM BUSCA DO OURO EM TÓQUIODepois de duas vitórias, um empate e líder do grupo, a

seleção de futebol do Brasil, passou para as quartas de final nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Neste sábado (31), o time dirigido por André Jardim vai enfrentar o Egito em Saitama. Aparentemente jogo tranquilo para os brasileiros. Porém, vale lembrar que os egípcios passaram no grupo “C” tirando do caminho Argentina, Austrália e Espanha. Não tem moleza, todos merecem o respeito, até porque o time canarinho não é nenhum super selecionado, revelando grandes falhas no miolo de zaga. Ganhando do Egito neste sábado, o Brasil poderá na semi final terá pela frente México ou a Coréia do Sul.

Pelo lado das mulheres, a seleção feminina do Brasil, depois de vencer a Zâmbia por 1 a 0 entra na fase do mata-mata nesta sexta-feira (30), enfrentando a forte seleção do Canadá, em Miyagi. Nada se pode prever neste embate, pois brasileiras e canadenses saíram de seus grupos na segunda colocação e, ambas, brigam pela vaga na semi final em idênticas condições.

SEXTA-FEIRA PESADA NA SÉRIE B DO BRASILEIRÃOOs clubes paranaenses que disputam a Série “B” do Cam-

peonato Brasileiro têm uma sexta-feira (30) pesada e que poderá ser gorda, desde que bons resultados sejam colhidos.

O Coritiba recebe no Couto Pereira a boa equipe do Náu-tico Capibaribe, líder invicto com 14 jogos disputados, oito vitórias, seis empates e com 30 pontos ganhos, 23 gols a favor, 8 contra, saldo de 15 gols. Disparado o melhor time. Só que, tem um dia que a primeira derrota vai acontecer. E quem sabe seja nesta sexta feira (30). O técnico Hélio dos Anjos encara a partida como a mais difícil, ainda que não poderá contar com o cérebro da equipe Jean Carlos e com o artilheiro Kieza.

O Coxa é o mais forte perseguidor do Timbu, estando na vice liderança com 25 pontos ganhos e um jogo a menos. O Verdão, depois de ser derrotado pelo Operário em Ponta Grossa por 1 x 0 - precisa da reabilitação, evitando que o Náutico deslanche na primeira posição. Com o artilheiro Léo Gamalho e o bom Rafinha, o Coritiba tem tudo para marcar três pontos jogando em casa, quebrando a invencibilidade do time pernambucano.

Vai um jogo muito disputado, com duas equipes ofensivas, possuidoras dos melhores ataques no campeonato.

O Operário Ferroviário, sem oito jogadores, joga nesta tarde de sexta feira, às 16 horas, em Goiânia contra o Goiás. Parada complicada para o Fantasma que chega motivado depois de bater o Coritiba. Não dá para negar que o time goiano é o favorito mas... quem sabe o imponderável do futebol apareça por lá.

No Mineirão, o Londrina às 20h30min pega o Cruzeiro, no jogo dos desesperados. Os dois estão na zona do rebai-xamento, com o Tubarão ocupando a 17ª posição e a Raposa na 18ª ambos com 12 pontos ganhos. Pela mediocridade dos adversários uma partida que tem caracteres de empate, mais o time mineiro jogando em casa pode obter pequena vantagem e ficar com o melhor resultado, Vai ser duro de assistir.

A Comissão de Inquérito Parlamentar – CPI da Covid 19 quer voltar barulhenta depois do recesso parlamentar de meio de ano. Os tra-balhos recomeçam no dia 3, terça-feira e várias audiências já estão sendo muito aguardadas. As promessas são de muitas denúncias de possíveis irregularidades e propinas na compra de vacinas contra a Covid-19.

Uma lista de depoentes está definida pela cúpula da comissão, o que aconteceu durante uma videoconferência dia 26.

PRIMEIROS No dia 3 de agosto, na volta aos trabalhos será

ouvido o reverendo Amilton Gomes de Paula. Ele foi definido por representantes da Davati Medical Supply, como intermediário entre empresas que ofereciam imunizantes ao governo federal.

De Paula já chegou a ser convocado antes do recesso, mas na época acusou problemas dos rins e justificou sua ausência com um atestado médico.

Dia 4 de agosto, será a vez de Francisco Ma-ximiano, sócio administrador da Precisa Medica-mentos. Ele é responsável por negociar a vacina Covaxin com representantes do imunizante na Índia e com membros do governo federal.

Dia 5 de agosto será ouvido Túlio Silveira, que teria atuado na aquisição de doses da Covaxin pelo Ministério da Saúde e assinou o contrato

de compra como testemunha.

MAIS AGUARDADO Miranda e Ricardo Barros

Na segunda quinzena de agosto, a CPI vai ouvir o deputado e líder do governo na Câmara Ricardo Barros (PP-PR). Ele foi identificado pelo deputado Luís Miranda (DEM-DF) como um dos principais beneficiários do esquema de corrupção na compra de doses. Mas o governista nega as acusações.

Page 16: COLORIDA - impactopr.com.br

16 Curitiba, 30 de Julho a 05 de Agosto 2021 • edição 1273 www.impactopr.com.br • [email protected]