colÉgio kennedy, 52 anos apÓs aquele inÍcio...

4
COLÉGIO KENNEDY, 52 ANOS APÓS AQUELE INÍCIO MARCANTE EM 1964 13 de fevereiro 2012 João Monlevade/MG – Edição 61 23 de março de 2016 João Monlevade/MG – Ed. 109 EDITORIAL No dia 4 de março de 1964, o Colégio Kennedy iniciava seu primeiro ano de vida em um momento marcado por forte acontecimento político brasileiro, a Ditadura Militar, que só terminaria em 1985. Hoje, 52 anos depois, o Colégio Kennedy comemora a data de seu aniversário em um momento de grande tensão política brasileira diante da deflagração do 24º episódio da Operação Lava-Jato, que buscou o depoimento, com ordem coercitiva do judiciário, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O fato trouxe forte reação em todo o país, inclusive confrontos entre populares e petistas. Enquanto nos bastidores políticos continuam os debates que visam à saída da Presidente Dilma do governo. Glória de Fátima Bicalho Albuquerque é uma gestora comprometida com o trabalho educacional inovador, sempre preocupada em atender bem seu alunado e as famílias, que considera uma parceria indispensável. Antonine Bicalho Garcia, vice-diretor, também vem se comprometendo com esse trabalho, bem como os coordenadores, professores e funcionários que se debruçam sobre o lema deste ano: “A educação e a convivência devem voltar-se para o compromisso profissional”. Os 52 anos do Colégio, como o seu nascimento, passam pelos momentos difíceis do país, mas tem sempre a fé deixada pelo seu fundador, Pe. Antônio Henriques de Albuquerque. Fé no trabalho, na sua trajetória (“É caminhando que se encontra o caminho”), sempre acreditando na educação como a base de um país e como crescimento individual e coletivo. Fundador do Colégio Kennedy, Pe. Antônio Henriques (1974) Nova portaria do Colégio Kennedy Professores do Colégio Kennedy (2014) Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, Diretora, e Antonine Bicalho Garcia, Vice-Diretor Mas com a mesma fé, o Colégio Kennedy continua o seu trabalho educacional, formando os cidadãos que, certamente, saberão lutar por um Brasil melhor, com honestidade, com a verdade e a justiça, fatores importantes na modernidade de um país. Muitos são os projetos dos quais os alunos participam dentro da escola e na comunidade. São projetos sociais, artísticos, pedagógicos, comportamentais, solidários, de sustentabilidade, esportivos. Muitas são as conquistas do Colégio: Olimpíadas de conhecimento, em vestibulares, inclusive o 1º lugar no ENEM/2014 entre as escolas da região, com importante 1º lugar no resultado geral de redação entre as escolas da região. O Colégio Kennedy tem grandes parcerias, Pitágoras, Minas Tênis, Pearson, respectivamente, na área pedagógica, no esporte, em língua estrangeira. A partir de 2015, algumas salas receberam aparelhos de TV para aulas, quadro digital, armários individuais, projetor e áudios individuais para professores, nova portaria também monitorada eletronicamente, ampliações. São 52 anos de um trabalho progressivo com a preocupação de atender as mudanças e as inovações.

Upload: buidieu

Post on 18-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO KENNEDY, 52 ANOS APÓS AQUELE INÍCIO MARCANTE EM 1964

13 de fevereiro 2012 João Monlevade/MG – Edição 61

23 de março de 2016 João Monlevade/MG – Ed. 109

EDITORIAL

No dia 4 de março de 1964, o Colégio Kennedy iniciava seu primeiro ano de vida em um momento marcado por forte acontecimento político brasileiro, a Ditadura Militar, que só terminaria em 1985. Hoje, 52 anos depois, o Colégio Kennedy comemora a data de seu aniversário em um momento de grande tensão política brasileira diante da deflagração do 24º episódio da Operação Lava-Jato, que buscou o depoimento, com ordem coercitiva do judiciário, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O fato trouxe forte reação em todo o país, inclusive confrontos entre populares e petistas. Enquanto nos bastidores políticos continuam os debates que visam à saída da Presidente Dilma do governo.

Glória de Fátima Bicalho Albuquerque é uma gestora comprometida com o trabalho educacional inovador, sempre preocupada em atender bem seu alunado e as famílias, que considera uma parceria indispensável. Antonine Bicalho Garcia, vice-diretor, também vem se comprometendo com esse trabalho, bem como os coordenadores, professores e funcionários que se debruçam sobre o lema deste ano: “A educação e a convivência devem voltar-se para o compromisso profissional”.

Os 52 anos do Colégio, como o seu nascimento, passam pelos momentos difíceis do país, mas tem sempre a fé deixada pelo seu fundador, Pe. Antônio Henriques de Albuquerque. Fé no trabalho, na sua trajetória (“É caminhando que se encontra o caminho”), sempre acreditando na educação como a base de um país e como crescimento individual e coletivo.

Fundador do Colégio Kennedy, Pe. Antônio Henriques (1974)

Nova portaria do Colégio Kennedy

Professores do Colégio Kennedy (2014)

Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, Diretora, e Antonine Bicalho Garcia, Vice-Diretor

Mas com a mesma fé, o Colégio Kennedy continua o seu trabalho educacional, formando os cidadãos que, certamente, saberão lutar por um Brasil melhor, com honestidade, com a verdade e a justiça, fatores importantes na modernidade de um país.

Muitos são os projetos dos quais os alunos participam dentro da escola e na comunidade. São projetos sociais, artísticos, pedagógicos, comportamentais, solidários, de sustentabilidade, esportivos. Muitas são as conquistas do Colégio: Olimpíadas de conhecimento, em vestibulares, inclusive o 1º lugar no ENEM/2014 entre as escolas da região, com importante 1º lugar no resultado geral de redação entre as escolas da região. O Colégio Kennedy tem grandes parcerias, Pitágoras, Minas Tênis, Pearson, respectivamente, na área pedagógica, no esporte, em língua estrangeira. A partir de 2015, algumas salas receberam aparelhos de TV para aulas, quadro digital, armários individuais, projetor e áudios individuais para professores, nova portaria também monitorada eletronicamente, ampliações. São 52 anos de um trabalho progressivo com a preocupação de atender as mudanças e as inovações.

Página 2 de 4 Kennedy & Cia

COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO

As comemorações constaram de uma Missa em Ação de Graças, no dia 28/02, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, data que lembrava o momento das provas do Exame de Admissão ao Ginásio Moderno Kennedy, como foi chamado inicialmente. Participaram da missa a Diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, professores, alunos, coordenadores, funcionários, pais, que se propuseram aceitar o convite da direção. Houve a procissão de entrada com a bandeira do Colégio que também foi levada, juntamente com o pão e as uvas, no momento do ofertório. No dia 4 de março, realizou-se uma cerimônia cívica na entrada do Colégio, com o Hino Nacional e do Colégio, com a participação de alunos e professores. A Diretora Glória proferiu um discurso e os alunos receberam bombons. O Colégio foi presenteado por José Ricardo com o plantio de uma cerejeira. Ele é pai do Gabriel Carvalho, aluno falecido no ano passado. À tarde, repetiu-se a cerimônia, mas no auditório.

Selecionamos alguns tópicos da fala da Diretora Glória na comemoração dos 52 anos, realizada na entrada do prédio.

História “Hoje é um dia muito especial para o Colégio Kennedy. Há exatos 52 anos, em 04 de março de 1964, aconteceu o 1º dia letivo do nosso colégio. As aulas iniciaram-se no prédio do Grupo Escolar Jenny Faria, com três turmas de 1ª série ginasial, equivalente, hoje, ao 6º ano do ensino fundamental. O Colégio nasceu de um sonho de seu fundador, Antônio Henriques de Albuquerque, que, corajosamente, ia ao encontro do que idealizava, buscando forças e ajuda. Foi assim o início de nosso colégio”.

Ampliação do Prédio “Há 2 anos, iniciamos a ampliação física do Colégio Kennedy, com uma nova portaria, elevador, 4 modernas salas de aula, um novo espaço para os alunos do Integral. Estamos na fase final da obra, faltando apenas o mobiliário da sala do Integral e a pintura externa”.

Missão do Colégio “E assim estamos cumprindo nossa missão, fazendo dessa instituição uma escola de ensino de qualidade e inovador. É nisso que pensamos todos os dias: em fazer o melhor para vocês, nossos alunos”.

Agradecimento “Obrigada aos nossos funcionários e professores que nos auxiliam nessa missão e obrigada, também, a tantas famílias que nos procuram há 52 anos, confiando-nos seus filhos para o processo de escolarização”.

Fé “Temos certeza de que Deus continuará nos abençoando para educarmos nossos alunos como cristãos, como cidadãos e com o conhecimento necessário para serem pessoas felizes”.

O presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Djalma Augusto Gomes Bastos, enviou convite ao Colégio Kennedy para o lançamento oficial do Parlamento Jovem, no dia 15/03, na sede do legislativo. O tema deste ano é “Mobilidade Urbana”.

Página 3 de 4 Kennedy & Cia

Nos dias 14 e 15 de março, a diretora Glória entregou aos alunos contemplados na campanha “Indicação de Amigo”, da matrícula/2016, os brindes. Foram entregues tablet e carregadores portáteis de celular. Bem-vindo você com sua colaboração e bem-vindos os seus amigos. O Colégio Kennedy agradece.

O professor de Educação Física, Cléver Machado, foi um dos escolhidos para correr, com a Tocha Olímpica, um trecho do percurso que ela fará pelo Brasil até chegar ao Rio de Janeiro. Foi indicado por uma ex-aluna, Dênia Paula Gomes. Nós do Colégio Kennedy estamos na torcida para que tudo dê certo. Parabéns, professor, vai que é sua!

Pedro, o primogênito, e agora, Daniel. No dia 14/03 nasceu o segundo filho da professora Sheila Silva Lacerda. À família, o abraço dos colegas do Colégio Kennedy.

A professora Alessandra Fonseca Martins da Costa Teles enviou ao Colégio o convite da sua formatura em Direito, pela Doctum, em João Monlevade. Nos agradecimentos às pessoas de seu relacionamento, cita os amigos do Colégio Kennedy (“sempre acolhedores”), deixando o seu “obrigada, obrigada, obrigada...”. A colação de grau foi no dia 3 de março. Todos do Colégio Kennedy enviam um grande abraço e votos de sucesso.

A ex-aluna do Colégio Kennedy, Jaqueline Abreu Viana, recebe o prêmio Teach Award 2015 e envia o seu livro “As Mudanças no Mundo do Trabalho, um estudo sobre o trabalho mediado por tecnologias de informação e comunicação e os efeitos sobre o trabalhador”.- 1 ed.- Curitiba; Appris, 2014. Na dedicatória, ela escreve: “Ao Colégio Kennedy, com gratidão aos mestres dedicados que me encorajaram a sonhar”. Ela é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisas Informação, Cultura e Sociedade; Mestre em Administração com ênfase em Organização e Mudança; Especialista em Administração da produção e Especialista em gestão de Pessoas; Psicóloga. Trabalha em consultoria de empresas e é professora universitária. Seu livro encontra-se na biblioteca da escola à disposição dos interessados em sua leitura.

CURTAS E RÁPIDAS

FALA DA DIRETORA NA COMEMORAÇÃO

DOS 52 ANOS DO COLÉGIOKENNEDY

JAQUELINE ABREU VIANA, EX-ALUNA,

PRÊMIO TEACH AWARD 2015

PARLAMENTO JOVEM,

CÂMARA MUNICIPAL

PROFESSORA ALESSANDRA FONSECA,

BACHARELADA EM DIREITO

GLÓRIA ENTREGA BRINDES AOS

ALUNOS DA “INDICAÇÃO DE AMIGO”

PROFESSOR CLÉVER MACHADO VAI

CORRER COM A TOCHA OLÍMPICA

NASCIMENTO

02/04 - Luciana Alves Linhares Mayrink

06/04 - Daniela Rodrigues Dias

06/04 - Márcia Cristina Rodrigues

07/04 - Lauriano Feliciano dos Santos

13/04 - Maria da Consolação Lima

Bicalho (Lia)

15/04 - Cayque Domingues dos Santos

16/04* - Sábado Letivo

23/04 - Maria Irene Neves

25/04 - Anísia Luciene de Menezes

25/04 - Maria Amélia Pacheco

Figueiredo

ANIVERSARIANTES

Momento da reunião na Câmara

CURTAS E RÁPIDAS

Página 4 de 4 Kennedy & Cia

No dia 12/03, no auditório do Colégio Kennedy, foi realizada a Colação de Grau da 11ª turma de Bacharelado em Sistemas de Informação 2012-2015. Presentes pais, familiares, amigos e a Diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, a Coordenadora do curso, Carla Rodrigues Figueiredo Lara, os professores Antonine Bicalho Garcia, Jaime Guilherme de Oliveira, Fabianni Roberto Teles, Geraldo Aparecido Dias, que foi o Mestre de Cerimônia, a bibliotecária Denize Maria Pinheiro Moreira e a Secretária Cristina Gomes Henriques. Após o Hino Nacional, foi dada a palavra à Diretora Glória que em trecho de seu discurso disse: “Só conseguiremos o sucesso individual e da coletividade, se pensarmos que somos responsáveis pela nossa vida e pelas nossas escolhas e nunca ficarmos esperando que tudo aconteça pela responsabilidade dos outros, seja família, escola, governo. “A cerimônia teve continuidade com o Juramento dirigido pelo Bacharelando José Américo Giacomim Júnior, seguido da fala da Diretora que confere o Grau de Bacharel em Sistemas de Informação aos formandos e a entrega dos diplomas pela patronesse Carla Rodrigues e pelo paraninfo Antonine Bicalho. O aluno José Américo Giacomin Júnior recebeu homenagem pelo seu desempenho acadêmico, maior média geral da turma. Discursou o orador da turma, Mayke Hernane Mendes de Souza. Os alunos homenagearam: Carla Lara, Antonine, o professor Jaime Guilherme, o professor Geraldo Aparecido Dias, a secretária Cristina Gomes Henriques. A 11ª turma de formandos bacharelou seis alunos: Ítalo Henrique Soares Silva, José Américo Giacomin Júnior, Marleyson da Cunha Pinto, Mayke Hernane, Samuel Augusto Borges, Tedmiler Aparecido de Moraes.

O Colégio Kennedy realizou, no período de 18/02 a 07/03, o primeiro encontro com os pais. As reuniões foram marcadas por segmento sob a direção das coordenadoras e professores. O objetivo é deixar para os pais orientações sobre o planejamento pedagógico, calendários, principais atividades, normas que nortearão o ano letivo. Os professores se apresentaram, falando da sua disciplina, métodos e expectativas. Foram unânimes ao pedirem aos pais que acompanhem o andamento escolar dos filhos, uma ajuda importante em todas as idades.

O projeto de Iniciação Científica, idealizado e coordenado pelo Professor Antônio Henrique Lima Figueiredo, tem como objetivo despertar no aluno a curiosidade científica e a ação final é a construção de uma ponte de palitos que consiga suportar o peso de um aluno. Auxilia-o no projeto o seu filho Caio Vítor da Paz e Figueiredo, estudante da Universidade de Viçosa e ex-aluno do Colégio Kennedy. No dia 29/02/16, houve o primeiro encontro de Antônio Henrique e Caio com os alunos participantes.

FORMATURA DOS ALUNOS DA FACULDADE KENNEDY DO PERÍODO 2012/2015

REUNIÃO DE PAIS

PROFESSOR ANTÕNIO HENRIQUE INICIA

PROJETO “INICIAÇÃO CIENTÍFICA”

Redação: Mar ia I rene ( Le lena) . D iagramação e Imagens: Cayque Santos , E r i k C ruz e Cr is t ina Henr iques . Cor reção: G lór ia de Fát ima B ica lho A lbuquerque e Mar ia I rene (Le lena) .

Componentes da Mesa Diretiva em momento solene do Hino Nacional

A Diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque e o aluno-destaque, José Américo Giacomin Júnior

A Diretora Glória de Fátima Bicalho Albuquerque fala aos presentes e convidados

Alunos formandos