colégio integrado americano -...

34
1 Colégio Integrado Americano - CIAM Aluno: Série: Turma: Data: (FGV-RJ - 2008) Questão 1 » Gabarito: A » Resolução: Os vírus não produzem anticorpos, pois não possuem metabolismo próprio e sofrem uma alta taxa de mutações gerando novas características a cada geração. Com isso, baseado no Neodarwinismo, uma nova linhagem de vírus resistente ao coquetel foi selecionada. Segundo o Lamarckismo, o vírus se acostumaria às drogas. (FGV-RJ - 2009) Questão 2 » Gabarito: C » Resolução: Essas três doenças são transmitidas por insetos e o combate a esses vetores é uma das medidas profiláticas para o controle dessas doenças. A leishmaniose é transmitida pelo mosquito Phlebotomus, a malária pelo Anopheles e a doença de Chagas pelo barbeiro, um inseto hemíptero. (FGV-SP - 2011) Questão 3

Upload: doankhanh

Post on 19-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Colégio Integrado Americano - CIAM

Aluno:

Série:

Turma:

Data:

(FGV-RJ - 2008) Questão 1 » Gabarito:

A » Resolução:

Os vírus não produzem anticorpos, pois não possuem metabolismo próprio e sofrem uma alta taxa de mutações gerando novas características a cada geração. Com isso, baseado no Neodarwinismo, uma nova linhagem de vírus resistente ao coquetel foi selecionada. Segundo o Lamarckismo, o vírus se acostumaria às drogas.

(FGV-RJ - 2009) Questão 2 » Gabarito:

C » Resolução:

Essas três doenças são transmitidas por insetos e o combate a esses vetores é uma das medidas profiláticas para o controle dessas doenças. A leishmaniose é transmitida pelo mosquito Phlebotomus, a malária pelo Anopheles e a doença de Chagas pelo barbeiro, um inseto hemíptero. (FGV-SP - 2011) Questão 3

2

» Gabarito:

D » Resolução:

A malária é causada pelo protozoário Plasmodium spp. e transmitida pela picada do mosquito-prego (Anopheles spp.). (Fuvest - 2008) Questão 4 » Gabarito:

C » Resolução:

Os vírus não possuem células, nem metabolismo próprio, portanto necessitam do metabolismo de uma célula para se reproduzir. A partir do seu material genético, a célula infectada gera novas cópias do vírus, usando para isso o código genético universal. (Fuvest - 2011) Questão 5 » Gabarito:

C » Resoluçã o:

Os fungos são todos eucariontes e heterotrófos; podem ser unicelulares (como as leveduras) ou pluricelulares (a maioria); possuem parede celular de quitina e têm glicogênio como açúcar de reserva. (Fuvest - 2009) Questão 6 » Gabarito:

E » Resol ução:

Cavidade corporal pode ser pseudoceloma (presente nos nematelmintos) ou celoma verdadeiro (presente nos moluscos e animais que surgiram depois deles), portanto corresponde ao número 3.

3

Exoesqueleto de quitina corresponde ao número 5, já que somente os artrópodes o possuem. (PUC-Camp - 2008) Questão 7 » Gabarito:

A » Resolução:

As aves possuem várias adaptações para o voo. Duas delas são os ossos pneumáticos, que diminuem o peso do animal, e os sacos aéreos, que aumentam a ventilação nos pulmões e também ajudam a diminuir a massa da ave. (PUC-Camp - 2008) Questão 8 » Gabarito:

D » Resolução:

Os peixes ósseos necessitam ingerir água, devido à perda por osmose e pelo fato de excretarem amônia. Os tubarões excretam ureia (menos tóxica) e não apresentam problemas osmóticos. A água provém, basicamente, de alimentos. (FGV-SP - 2010) Questão 9 » Gabarito:

A » Resolução:

Como o objeto está entre o foco e o vértice de cada espelho, cada um formará uma imagem isolada virtual. Para o primeiro espelho, temos: Já para o segundo, Dessa forma, a distância entre as primeiras imagens formadas pelos espelhos, de acordo com a figura a seguir, é

4

(FGV-SP - 2012) Questão 10 » Gabarito:

C » Resolução:

Os raios que vêm do Sol são paralelos e formarão uma imagem no foco da lente. Logo f = 20 cm. Se o objeto está a 15 cm de distância da lente, sua posição estará entre o foco e o centro óptico da lente. Como a lente é convergente, a imagem é virtual, direita e maior. Portanto, a alternativa correta é a C.

(Fuvest - 2008) Questão 11 » Gabarito:

C » Resolução:

De acordo com as medidas fornecidas, o centro óptico (O) da lente divergente coincide com o ponto focal imagem da lente convergente.

5

As trajetórias dos raios de luz ao atravessarem as duas lentes estão representadas na figura. Os triângulos em destaque são congruentes.

Logo: R = 4 cm (Fuvest - 2011) Questão 12 » Gabarito:

B » Resolução:

Se o líquido for mais refringente que o vidro, a bolha de líquido vai funcionar como uma lente convergente (nL > nV). Se o líquido for menos refringente que o vidro, a bolha de líquido vai funcionar como uma lente divergente (nL < nV).

Nesse caso, o objeto se comporta como uma lente convergente somente se n > 1,4.

(FGV-RJ - 2008) Questão 13 » Gabarito:

6

B » Resolução:

Ao passar da situação 1 para a 2 houve, momentaneamente, uma perda de contato entre o relógio e a balança. Assim, pode-se considerar que a leitura indicada diminui para posteriormente aumentar. (FGV-SP - 2011) Questão 14 » Gabarito:

B » Resolução:

Imaginemos os rolos de três em três. Os dois rolos de baixo equilibram o de cima. A força peso sobre o rolo de cima será equilibrada pelas duas reações normais, no contato do rolo de cima com cada um dos rolos de baixo. Sobre o mesmo rolo teremos três forças que poderão compor um triângulo equilátero, já que a resultante é nula.

O ângulo das forças normais com a direção do peso é 30o, logo a projeção nessa direção de ambas irá equilibrar o peso do rolo de cima: Logo, , sendo que F é a reação normal N do desenho. (FGV-SP - 2012) Questão 15 » Gabarito:

C » Resolução:

I. Incorreta. As forças terão de ter mesma direção e sentidos contrários para que o corpo esteja em equilíbrio estático ou dinâmico. II. Incorreta. Se a resultante das forças que agem sobre o barco é nula, ele pode estar em repouso ou em MRU. III. Correta. Neste caso a força Normal sobre o veículo por parte do pavimento terá o mesmo valor da

7

componente Normal do peso e, portanto, terá valor menor que o valor integral do peso. A alternativa C é a correta.

(ITA - 2008) Questão 16 » Gabarito:

B » Resolução:

Na subida o módulo da aceleração é dado por: .

Na descida o módulo da aceleração é dado por: .

Na subida, .

Na descida, .

Dividindo as duas equações: .

(FGV-RJ - 2009) Questão 17 » Gabarito:

E » Resolução:

Henry Ford criou o processo de fabricação por meio da linha de montagem, sistematizou e implantou esse método na indústria automobilística, levando ao extremo a especialização do trabalho. O aumento da produtividade com a racionalização do trabalho correspondeu à necessidade de as empresas

8

capitalistas aumentarem os seus lucros. (FGV-RJ - 2012) Questão 18 » Gabarito:

B » Resolução:

A Revolução Industrial do século XVIII é caracterizada pelo protagonismo da Inglaterra, que dominava as técnicas de produção e tinha os fatores locacionais necessários para o desenvolvimento industrial, como fontes de carvão mineral. A expansão do pensamento e do capital burguês associada com a ampliação das técnicas industriais e à expansão da eletricidade garantiu boa parte das condições de ampliação do espaço industrial no século XIX, dando origem à Segunda Revolução Industrial. Essa ocorre além das fronteiras britânicas, se inserindo em países como França, Alemanha, Itália, EUA e Japão. Em especial, a expansão do setor elétrico e da siderurgia possibilitou que a produção industrial não ficasse limitada ao carvão mineral e espalhasse para outros espaços, além da Europa.

(FGV-SP - 2010) Questão 19 » Gabarito:

C » Resolução:

A única afirmativa incorreta é a II, pois os combustíveis fósseis foram a base das duas primeiras revoluções industriais (carvão mineral na primeira e petróleo na segunda). Na Terceira Revolução Industrial, começa o estímulo às novas fontes energéticas, em especial as renováveis, como hidreletricidade. (Fuvest - 2010) Questão 20 » Gabarito:

B » Resolução:

Com o aprimoramento das tecnologias de transporte e telecomunicações ocorre uma redefinição dos fatores locacionais atrativos ao meio industrial. Dessa maneira, grandes empresas abrem filiais em vários países a fim de obter mão de obra mais barata, internacionalizando a produção. Muitas vezes essas multinacionais

9

se aproveitam de “furos” na legislação trabalhista e ambiental de paises periféricos para aumentar sua margem de lucro.

(FGV-SP - 2010) Questão 21 » Gabarito:

D » Resolução:

Observando o primeiro gráfico, de 1973, notamos a presença de boa parte da energia gerada por fontes não renováveis. O gráfico de 2002 mostra que não houve nenhuma mudança significativa deste quadro, pois as fontes não renováveis continuam dominando a geração mundial de energia.

(FGV-SP - 2010) Questão 22 » Gabarito:

E » Resolução:

Os países do leste do Sahel, em especial o Níger, um dos mais pobres do mundo, sofrem com suas frágeis economias, baseadas na produção de subsistência e na exportação de alguns alimentos ou minérios. Exportando itens instáveis e baratos no mercado internacional, o país apresenta constantes déficits na balança comercial.

(FGV-SP - 2012) Questão 23 » Gabarito:

D » Resolução:

Diante da alta do preço dos alimentos em 2007, alguns países, dependentes da compra de alimentos, começaram a procurar terras em outros países para manter seu abastecimento interno, como é o caso da

10

China que já comprou terras na África e em países da América Latina, como o Brasil. Nosso país, inclusive, discute novas regras para restringir a posse do território nacional por estrangeiros. O objetivo dos países que compram as terras é o de não ficar à mercê da ação dos países vendedores que podem, em uma situação de alta dos preços, controlar seus estoques; assim, tornando-se proprietários das terras, esses países podem garantir o abastecimento contínuo. Essa situação particular abriu uma nova fronteira do domínio geopolítico na qual a posse das terras em outros países passa a ser uma nova realidade nas relações entre os países.

(FGV-RJ - 2008) Questão 24 » Gabarito:

C » Resolução:

Foi a partir da década de 1950, com a instalação da indústria automobilística no Brasil, que as rodovias passaram a ganhar cada vez mais importância no país. Hoje, apesar de esses investimentos terem diminuído, o transporte rodoviário ainda é priorizado. Além de ser mais cara, a construção de rodovias é mais impactante do que a de ferrovias ou hidrovias – modalidade em que Brasil possui grande potencial. (FGV-RJ - 2012) Questão 25 » Gabarito:

E » Resolução:

A única correta é a alternativa E, já que a palavra “programas”, no contexto, deve ser entendida como vocabulário formal, utilizado em seu sentido denotativo. Já a palavra “montanhas” assume no texto um tom informal, evidenciando um sentido figurado por meio da construção de uma hipérbole. Na expressão

“montanhas de baterias, carcaças de celulares, de máquinas de lavar e fontes de microcomputadores”,

percebe-se a evidente intenção da autora de reforçar o excesso de lixo descartado na natureza.

(FGV-SP - 2010) Questão 26 » Gabarito:

E

11

» Resolução:

O diminutivo não exprime carinho, e sim dá um sentido pejorativo à vida do eu lírico. Portanto, "vidinha choca" não se opõe ao sentido poético de "minhoca" - aquilo que não tem valor ou importância, ao contrário do tesouro. A expressão não apresenta sentido de tempo, e nela o substantivo dever ser entendido denotativamente e o adjetivo, conotativamente. (FGV-SP - 2011) Questão 27 » Gabarito:

E » Resolução:

Entre as alternativas, a que apresenta uso metafórico de um verbo é a E: voavam não está no sentido literal, mas figurado – os automóveis correm a tal velocidade pela estrada que é como se voassem. (PUC-SP - 2009) Questão 28 » Gabarito:

E » Resolução:

O termo "mar" remete à grandiosidade, e isso se mantém nas expressões metafóricas citadas. A expressão "mar de promessas" indica a grande quantidade de promessas de realizações futuras pela candidata Roseana Sarney; a expressão "mar de lama" indica uma grande, intensa campanha de desmoralização contra Tenório. (FGV-SP - 2011) Questão 29 » Gabarito:

A » Resolução:

O efeito de humor da tira é provocado pelo jogo de palavras empregado pelo gato Messias, que troca palavras com o mesmo tipo de estrutura: o substantivo "natureza" por "safadeza" (ambos com 4 sílabas e com terminação "-eza") e o substantivo "diversão" por "perversão" (ambos com 3 sílabas e terminados em "-são").

12

(FGV-SP - 2012) Questão 30 » Gabarito:

E » Resolução:

A palavra “extraordinárias” responde à questão, pois apresenta o prefixo “extra” associado ao radical “ordem”, ao qual também se soma o sufixo “ário”, formador de adjetivos, como comprovam as palavras “primário”, refratário”, “panfletário” e outras. No caso da palavra “extraordinárias”, o adjetivo está flexionado no feminino plural.

(Fuvest - 2011) Questão 31 » Gabarito:

C » Resolução:

O prefixo "pre-" traduz a ideia de anterioridade, como ocorre em preconceito (isto é, um conceito/julgamento anterior a um conhecimento ou análise de uma situação ou pessoa). Já o prefixo "co-" traduz a ideia de contiguidade, isto é, de proximidade, união, como ocorre em cooperação (operar conjuntamente, em grupo, ajudar ao próximo). (UFT - 2012) Questão 32 » Gabarito:

B » Resolução:

In- é um prefixo de negação, presente em palavras como incômodo, infeliz, mas não na palavra introvertido . A alternativa C está, portanto, incorreta. Di- é um prefixo que indica dualidade na palavra dissílabo, mas não na palavra diversos (que não significa "dois verbos"). Portanto, as alternativas A e D estão incorretas. O radical desta palavra é divers- (de onde temos diversidade), e o da palavra versificar é versific-. Assim,

13

a alternativa E está incorreta. (UFF - 2009) Questão 33 » Gabarito:

B » Resolução:

Apenas na alternativa B o termo destacado é um aposto e tem valor metafórico. Apesar dos poucos elementos textuais, podemos supor a seguinte interpretação: a expressão "esta pantera" estabelece uma comparação implícita entre a "pantera", animal selvagem, que devora, e o verão, estação que pode também ser selvagem, abrupta, que consome as energias das pessoas. (UFF - 2009) Questão 34 » Gabarito:

E » Resolução:

A comparação entre os textos é inadequada por seus diferentes objetivos comunicativos e sua linguagem, assinalando a intenção humorística do autor. (FGV-SP - 2010) Questão 35 » Gabarito:

E » Resolução:

Dirceu é o pseudônimo árcade de Tomás Antônio Gonzaga, autor do famoso livro Marília de Dirceu. (FGV-SP - 2011) Questão 36 » Gabarito:

A

14

» Resolução:

A alternativa B apresenta características do Barroco. Em C, a "orientação mística" é uma característica simbolista, e não árcade. Em D, as características são parnasiana e árcade, respectivamente. Em E, há características da poesia moderna e do ultrarromantismo, respectivamente. A única alternativa que apresenta duas características neoclássicas, do ponto de vista estilístico e temático, é a A. (UCSal - 2008) Questão 37 » Gabarito:

B » Resolução:

O Arcadismo valoriza a natureza e a simplicidade, portanto configura-se como um movimento literário de oposição à urbanidade e aos excessos barrocos. (FGV-RJ - 2011) Questão 38 » Gabarito:

A » Resolução:

A subjetividade, a idealização da natureza e o desejo de evasão são características românticas presentes na obra de Casimiro de Abreu: em "Meus oito anos", a infância é apresentada de forma idílica, na imagem do menino que desfruta da liberdade na natureza tropical. A imagem da infância como uma fase perfeita e sem problemas é um dos temas da evasão, do escapismo romântico, que idealiza o passado como forma de fuga do presente problemático.

(PUC-Camp - 2012) Questão 39 » Gabarito:

D » Resolução:

O ideal do bom selvagem é tomado por escritores românticos como José de Alencar e Gonçalves de Magalhães, a fim de consolidar, pela figura do índio como ancestral da raça brasileira, ideais nacionalistas.

15

Álvares de Azevedo, Manuel Antônio de Almeida e Castro Alves são considerados autores românticos, mas não se utilizam da figura do bom selvagem em suas obras. Machado de Assis é considerado um escritor realista, Gregório de Matos, barroco, Olavo Bilac, parnasiano, e Aluísio Azevedo, naturalista. (FGV-RJ - 2012) Questão 40 » Gabarito:

(Resolução oficial) A) 27,4% × 500 = 137 domicílios B) 41,7% × 2.000 = 834 pessoas C) (0; 23,8); (1; 27,4) m = 3,6 y – 23,8 = 3,6x Se x = 2, então y = 23,8 + 7,2 = 31% (FGV-SP - 2009) Questão 41 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial.) Seja S a soma das idades de todos os jogadores excluindo a de Álvaro. Teremos:

Assim, o resultado procurado é .

(FGV-SP - 2010) Questão 42 » Gabarito:

A » Resolução:

16

Se 8 < x < 21, o conjunto organizado é {7, 8, x, 17, 21, 30} ou {7, 8, 17, x, 21, 30}. Em ambos os casos, tem-se: Mediana = Média Aritmética = Assim, se a média supera a mediana em 1 unidade, temos: Portanto, a média aritmética dos elementos do conjunto dado é: .

(FGV-RJ - 2008) Questão 43 » Gabarito:

B » Resolução:

Suponha, sem perda de generalidade, que sejam 100 os moradores do bairro. Nesse caso, 75 já colaboraram, e faltam 25. Assim, a quantia arrecadada foi de 75 · 70 = R$ 5250,00. Seja x a quantia necessária para a participação na liga. Como já foram arrecadados 70%, temos: Portanto, da quantia necessária, faltam 7500 - 5250 = R$ 2250,00 para dividir entre 25 vizinhos: 2250 ÷ 25 = R$ 90,00. Será necessária a contribuição média de R$ 90,00 de cada um dos vizinhos.

(FGV-RJ - 2008) Questão 44 » Gabarito:

A) Preço de custo = x Preço de compra pelo fazendeiro = 1,20x Preço de compra pelo intermediário = 1,20 · 1,20x = 1,44x Preço de compra pelo supermercado = 1,20 · 1,44x = 1,728x Preço de compra pelo consumidor = 1,20 · 1,728x = 2,0736x Logo, o aumento do preço de custo é .

17

B) Seja y o ganho do supermercado a partir do preço que pagou (1,728x). Para que o preço ao consumidor seja apenas 80% superior ao preço de custo x, esse preço deve ser de 1,80x: . Ou seja, o lucro percentual será . (FGV-RJ - 2011) Questão 45 » Gabarito:

D » Resolução:

A partir da análise do gráfico, temos que em 2008 foram produzidas 90 (50 + 40) milhares de bicicletas. Sendo assim, em 2009 deverão ser produzidas: 115% de 90 = 1,15 (90) = 103,5 milhares de bicicletas. Como já foram produzidas 60 milhares no 1º semestre de 2009, no 2º semestre deverão ser produzidas 43,5 (103,5 – 60) milhares de bicicletas.

(FGV-RJ - 2008) Questão 46 » Gabarito:

C » Resolução:

Trata-se de uma progressão aritmética de razão x, primeiro termo a1 = 100, vigésimo termo a20 = 100 + 19x. A soma S20 dos 20 primeiros termos é 3900: Então, a8 = 100 + 7x = 170, e . Portanto, até a oitava semana foram plantados 1.080 pés e, após a oitava semana foram plantados 2.820 pés. 3900 – 1080 = 2820.

(FGV-RJ - 2009) Questão 47 » Gabarito:

C

18

» Resolução:

O primeiro termo da equação é a soma de uma PG infinita de primeiro termo a1 = x e razão q = . A fórmula da PG infinita é dada por , para 0 < q < 1. Então:

(FGV-RJ - 2011) Questão 48 » Gabarito:

C » Resolução:

Utilizando os dados do enunciado e a fórmula de juros compostos , temos:

(FGV-RJ - 2012) Questão 49 » Gabarito:

B » Resolução:

Sendo log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48:

3C = C(1 + 0,2)n 3 = (1,2)n log 3 = lg log 3 = 0,48 = n(log 12 – log 10) 0,48 = n(log 34 – 1) 0,48 = n(log 3 + log 22 – 1) 0,48 = n[0,48 + 2(0,30) – 1] 0,48 = n(0,08) n = = 6.

(Fuvest - 2008) Questão 50

19

» Gabarito:

E » Resolução:

A uma dada temperatura, quanto maior a massa molecular, menor é a velocidade de uma molécula e, quanto maior essa velocidade, mais rapidamente o gás irá escapar do interior da bexiga, deixando-a murcha. Pela figura fornecida, podemos observar que em C a velocidade de escape deve ter sido maior, o que corresponderia ao gás hidrogênio (H2 = 2 g/mol) e em A, a velocidade deve ter sido menor, o que corresponderia ao gás metano (CH4 = 16 g/mol). B deve conter hélio, que apresenta massa molar intermediária (He = 4 g/mol).

(Fuvest - 2012) Questão 51 » Gabarito:

C » Resolução:

O HCl, ácido clorídrico, é um ácido forte e, por admitir grau de ionização igual a 100%, todas as moléculas deveriam sofrer este processo na presença de água, com a formação de íons H+ e Cl–. Na fase gasosa, não ocorre ionização, e as moléculas permanecem na forma não ionizada. Isso é corretamente representado pela figura apresentada na alternativa C.

(Fuvest - 2012) Questão 52 » Gabarito:

B » Resolução:

I. Correta. A variação (x) de altura da coluna de água dentro do primeiro tubo de ensaio é diretamente proporcional ao volume de oxigênio consumido e, comparando-se o volume de oxigênio ao volume total, é possível estimar a porcentagem de oxigênio no ar.

II. Incorreta. De acordo com a figura, o ferro não é totalmente corroído durante o experimento, o que indica que ferro é o reagente em excesso e, portanto, em caso de aumento da massa desse elemento, a diferença

20

entre o nível da água no primeiro tubo e no recipiente permaneceria igual a x.

III. Correta. O experimento permite observar que, na presença de óleo e na ausência de água, o ferro não sofre corrosão.

(FGV-RJ - 2009) Questão 53 » Gabarito:

D » Resolução:

Processo I: 2Na(s) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g) Processo II: Ocorre uma transformação física, portanto natureza das moléculas de água não é alterada. Processo III: 2H2O(l) → 2H2(g) + O2(l) (ITA - 2011) Questão 54 » Gabarito:

C » Resolução:

Alternativa A: correta; o CO apresenta ligação tripla, que é mais curta que as duas ligações duplas presentes no CO2. Alternativa B: correta; o excesso de carga negativa presente no NO– e NO2

– aumenta a repulsão eletrônica desses íons, o que aumenta a distância interatômica média. Alternativa C: incorreta; ver explicação da alternativa B. Alternativa D: correta; o N2F2 apresenta ligação dupla entre os átomos de nitrogênio, que é mais curta que a ligação simples presente no N2O4. Alternativa E: correta; o excesso de carga negativa presente no SO3

2– aumenta a repulsão eletrônica desse íon, o que aumenta a distância interatômica média.

21

(FGV-RJ - 2008) Questão 55 » Gabarito:

C » Resolução:

O processo ocorre em duas etapas:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)

Logo podemos concluir que a proporção entra CaCO3 e Ca(OH)2 é de 1:1. Temos que

100 g (1 mol) de CaCO3 74 g (1 mol) de Ca(OH)2

50 g m

m = 37 g de Ca(OH)2 (FGV-SP - 2011) Questão 56 » Gabarito:

E » Resolução:

A equação corretamente balanceada, com os menores coeficientes inteiros, é dada por:

2 Al(s) + 6 HCl(aq) → 2 AlCl3(aq) + 3 H2(g).

(FGV-SP - 2011) Questão 57

22

» Gabarito:

B » Resolução:

Óxidos que podem resolver problemas de acidez e alcalinidade devem apresentar, respectivamente, caráter básico e caráter ácido, como ocorre com Na2O e SO2.

(Uece - 2010) Questão 58 » Gabarito:

B » Resolução:

Para responder esta questão envolvendo o uso do condicional, o aluno deveria reconhecer que a setença condicional que resulta em "Sheila would have gone to the party if she..." (present perfect) deveria estar conjugada em um tempo passado a ela (ou seja, no past perfect). Assim, confirmamos que a alternativa correta é a B ("Sheila would have gone to the party if she had known about it"). (Uece - 2010) Questão 59 » Gabarito:

B » Resolução:

A alternativa correta é a B e para acertá-la era preciso se basear em conhecimentos sobre a formação da condicional em inglês. No caso em questão, a única alternativa correta nos leva a uma sentença condicional do tipo mista. Neste caso, o tempo na If-clause é simple past (If the author knew then what he knows now), e na oração principal é o perfect conditional (would have found another ending for his novel). O sentido produzido por este tipo de construção é o de resultado do presente no passado: "se o autor soubesse na época o que sabe hoje, teria escrito outro final para sua novela". (Uece - 2011) Questão 60 » Gabarito:

C

23

» Resolução:

Para acertar esta questão, era preciso reconhecer na sentença um tipo de condicional; no caso, a third conditional (também chamada de type 3). A terceira condição é uma estrutura usada para falar de situações irreais no passado ("em um passado em que não houvesse ocorrido a rebelião contra a mediocridade, a história teria sido diferente"). No exemplo em questão, a condicional se apresenta abreviada, estando sua primeira oração reduziada a "Without rebellion against the mediocrity and the squalor of life". Uma forma desenvolvida da oração pode ajudar a compreender a formação e a escolha pela alternativa C. Em uma paráfrase livre, teríamos: "If the rebellion [...] had not existed, we would stiil live in a primitive state, and history would have stopped". Seguindo a estrutura: If Clause (if + subject + past perfect verb) + Main Clause (subject + would (OR could, OR might) have + past participle) (Unesp - 2010) Questão 61 » Gabarito:

E » Resolução:

"Looking" completaria a primeira lacuna porque, juntamente com "for", forma o phrasal verb "look(ing) for", que significa "procurar". O verbo deve ser usado no gerúndio, pois é mais adequado para a formulação prevista por "you're ________ " ("you are looking for", "você está procurando"). "Will" é uma boa opção para a segunda lacuna, pois expressa certeza de realização futura. Por fim, a terceira coluna deve ser preenchida com "to", que forma o phrasal verb "look to" ("prestar atenção a"). (Unesp - 2008) Questão 62 » Gabarito:

C » Resolução:

Se o depósito tivesse chegado (“had arrived”) mais cedo, a senhora não teria estado (“wouldn’t have been”)

24

com problemas. (UCSal - 2010) Questão 63 » Gabarito:

E » Resolução:

A questão pede para escolher a sentença na qual o próprio Nelson Mandela falaria sobre sua relação com Johannesburgo, portanto, deve-se saber identificar em qual alternativa os verbos no pretérito estão conjugados na primeira pessoa do singular (“yo”).

(UCSal - 2011) Questão 64 » Gabarito:

A » Resolução:

“Perdió” está conjugado na terceira pessoa do singular (“él /ella / usted”) do Pretérito Indefinido, passando esse verbo para o Pretérito Perfecto Compuesto, mantendo a terceira pessoa, temos: “ha perdido”. As demais alternativas apresentam o mesmo tempo verbal, no entanto, conjugado em pessoas diferentes.

(PUC-RJ - 2010) Questão 65 » Gabarito:

C » Resolução:

(Resolução oficial) Para acertar esta questão de vocabulário, o candidato deverá identificar a opção C como a única capaz de substituir mientras que. As outras alternativas mudam o sentido do texto, e portanto, são incorretas.

25

(UCSal - 2010) Questão 66 » Gabarito:

A » Resolução:

A conjunção “e”, utilizada no início do segundo parágrafo, é uma variação da conjunção aditiva do espanhol “y”, e deve ser utilizada antes de “i” e “hi” devido à eufonia (isto é, para evitar o som incômodo de /ii/).

(Uece - 2009) Questão 67 » Gabarito:

A » Resolução:

Esta mãe trata seu filho informalmente, a prova está em: “Juanito”, “coge”, “tu”. Sendo assim, o pronome oblíquo para se referir à segunda pessoa é “te” e ao casaco, “lo”. Como o verbo está no imperativo afirmativo, a colocação dos pronomes é posposta, o OI antes do OD. A forma correta, então, é “póntelo”. (UEL - 2008) Questão 68 » Gabarito:

C » Resolução:

Toda a ação humana é livre, muito embora seja necessária também, quando uma causa (física ou moral) o leva a agir. Desse modo, o indivíduo é responsável por suas ações e não se deve imputar a Deus o mal que eles causam. Hume descreve a humanidade como regular em suas ações. Para tal confirmação basta rever a história da humanidade e notar como são regulares as ações em situações semelhantes. (UEL - 2009) Questão 69 » Gabarito:

C

26

» Resolução:

(Resolução oficial) a) Incorreta. Bacon critica os autores da escolástica por não pensarem em sintonia com a "realidade" e pelo fato de suas pesquisas não redundarem em "resultados práticos para a vida do homem".

b) Incorreta. A grande máxima do pensamento de Bacon é exatamente "saber é poder". O saber deve ser buscado como forma de poder sobre a natureza visando beneficiar a humanidade e não para dominar o próprio homem.

c) Correta. Para muitos autores da tradição, a obra de Francis Bacon representa uma importante contribuição para o "método experimental" e para a "ciência moderna e o empirismo". Sua obra pode ser considerada como voltada para o problema do método e da pesquisa experimental. A título de exemplo, segundo José Aluysio Reis de Andrade (1997, p. 10), "o plano da Grande Instauração compreendia seis partes: a primeira era uma classificação completa das ciências existentes; a segunda, a apresentação dos princípios de um novo método para conduzir a busca da verdade; a terceira, a coleta de dados empíricos; a quarta, uma série de exemplos de aplicação do método; a quinta, uma lista de generalizações de suficiente interesse para mostrar o avanço permitido pelo novo método; a sexta, a nova filosofia que iria apresentar o resultado final, organizado num sistema completo de axiomas".

d) Incorreta. O método baconiano de investigação parte dos fatos reais como se materializam na experiência para chegar a "formas mais gerais". Trata-se, portanto, de um método indutivo e não dialético.

e) Incorreta. Ao contrário de Platão, a felicidade resultante da utopia baconiana, ao contrário da platônica pensada essencialmente como uma organização política e social perfeita, depende fundamentalmente do "controle científico alcançado sobre a natureza". A Nova Atlântida não está estruturada com base na divisão "trabalhadores, soldados e guardiões".

(UEL - 2008) Questão 70 » Gabarito:

A » Resolução:

A correta. Segundo Aristóteles, a intuição, enquanto hábito racional, é conhecimento verdadeiro, assim como o conhecimento científico que depende do discurso para se constituir.

27

B, C, D e E incorretas. Os princípios das ciências são objeto de estudo da intuição; apenas o cálculo e a opinião admitem o falso. (UFMA - 2008) Questão 71 » Gabarito:

A » Resolução:

Estão corretas as alternativas I e III. O senso comum possui caráter valorativo e subjetivo; oferece um entendimento do mundo por meio de questões emocionais intrínsecas ao indivíduo. Sofre, portanto, influência da tradição e dos costumes dos antepassados e não se explica por pressupostos racionais e científicos. A alternativa II está errada. A generalização existe no senso comum, mas só o caracteriza de forma negativa e não como meio de análise. A visão generalizadora, porém, busca a partir de um determinado número de fatos semelhantes traçar leis gerais que valham para todos os outros semelhantes. Por isso, é usada como método de interpretação do mundo pela ciência, contrapondo-se ao senso comum. (UFMA - 2008) Questão 72 » Gabarito:

B » Resolução:

A afirmativa I está errada, pois o conhecimento científico, como todo tipo de conhecimento, está sujeito a erros e falhas. Em alguns momentos da história da humanidade acreditou-se que a ciência poderia explicar ou resolver todos os problemas do mundo, e dessa maneira criou-se um altar para ela que só levou-a a perder sua objetividade. O método científico baseia-se em relações de causa e efeito, buscando as correlações determinantes dos fenômenos; faz previsões, valendo-se para isso de generalizações, induções e deduções lógicas; e por conta destes fatores é capaz de transcender os fatos, apontando hipóteses que vão além deles. (UEL - 2010) Questão 73 » Gabarito:

B » Resolução:

28

(Resolução oficial) O texto se refere ao status produzido ou que se busca adquirir com a aquisição de mercadorias modernas e de consumo popular. Com o seu consumo, não se transita de uma classe à outra, mas busca-se definir posições de status no interior de um determinado agrupamento ou grupo no qual se está inserido. Ao mesmo tempo, a expansão do reino das mercadorias produz, socialmente, a impressão de que os objetos têm vontade própria, podendo até mesmo decidir, aparentemente, no lugar de seu portador. A este fenômeno a sociologia atribui o nome de reificação, ou seja, a coisificação do mundo, onde as mercadorias existem como se não dependessem do trabalho humano que nelas foi depositado. Em contrapartida, o consumo de celulares ou outras mercadorias, identificadas como bem de consumo duráveis, não garante a transição, no sistema de estratificação social, de uma classe para outra ou de um estrato para outro, seja em sentido ascendente ou descendente. Isto significa que a estratificação social não tem por base a posse ou não de mercadorias tecnológicas. Por fim, o texto não se refere às classes sociais e os princípios de estratificação ali identificados não se referem à classe e sim a grupos de status, em que o prestígio adquirido é um elemento importante.

(UEL - 2008) Questão 74 » Gabarito:

E » Resolução:

A globalização que ganhou grande difusão a partir dos anos 90 com a ideia de "aldeia global" infelizmente não se apresenta da mesma maneira no começo do século XXI. As ideias, os produtos e o capital aproveitaram-se bastante das facilidades da globalização, mas o mesmo não ocorre com o trânsito de pessoas. Os países ricos procuram se proteger contra os imigrantes e os motivos para a rejeição vão se arranjando e se justificando de acordo com a moda da vez. Mas todos têm por trás a mesma ideia: o imigrante terceiro mundista que chega a um país rico não é mais um visitante, é um risco a ser combatido. (UEL - 2008) Questão 75 » Gabarito:

B » Resolução:

A globalização, em vez de estimular as relações culturais, criou algo que Catells chamou de sociedade em rede. Neste tipo de sociedade as pessoas deslocam-se pelos locais mais distantes, mas sempre encontrando o mesmo tipo de espaço, pessoas e relações sociais que têm em seu ponto de origem. Surge um novo tipo de etnocentrismo, o do cidadão global, que apesar de percorrer o mundo só consegue enxergá-lo dentro de

29

uma ótica limitada e cosmopolita, baseada na vivência de hotéis, aeroportos, shoppings e escritórios, iguais em todos os lugares. A alternativa que corresponde a isto é a B. (UEL - 2009) Questão 76 » Gabarito:

C » Resolução:

O uso da internet trouxe novas possibilidades para a organização da sociedade civil. Agora os movimentos de interesse ganham caráter transnacional, pois, por meio da rede de computadores, reinvindicações semelhantes podem ser concatenadas contruindo-se projetos políticos que representam enorme número de pessoas, mas que não se situam em um ponto físico comum. Ao mesmo tempo, a facilidade de deslocamento dos transportes modernos permitem aos novos movimentos sociais acompanharem os movimentos da politica e combatê-los quando necessário. Eles possuem ideologia própria, voltada a novos formatos de desenvolvimento social e organização política, pois entendem que os problemas do mundo são outros se comparados ao anterior embate ideológico simplificado capitalismo-comunismo. São pautas constantes: a desigualdade social, o meio ambiente, o consumismo desenfreado e a escolha de desenvolvimento excludente, baseada apenas no capital. (Ufal - 2010) Questão 77 » Gabarito:

B » Resolução:

(Resolução oficial)

A) Errada. As diferenças continuam e há muitos conflitos e lutas pela melhor distribuição das riquezas.

B) Certa. Há movimentos que ajudam na gestão social mais solidária, evitando preconceitos e desigualdades, e estimulado um contato mais próximo com as diferenças.

C) Errada. A violência não foi abolida. É preciso ainda muita reforma social para que o mundo se pacifique.

D) Errada. Há muitas disputas, muitas armas e ambições. A ONU não conseguiu evitar o acirramento das

30

intrigas políticas.

E) Errada. Há defesa das ideias democráticas, mas não se trata de uma unanimidade. As discordâncias estimulam, muitas vezes, a violência e criam regimes antidemocráticos.

(Fuvest - 2009) Questão 78 » Gabarito:

A » Resolução:

No texto de Arriano é explicitada a incorporação, realizada por Alexandre, de elementos orientais à cultura grega, planejando-se a construção de templos de deuses gregos e egípcios. Uma das características fundamentais do império alexandrino foi justamente essa fusão cultural, que recebeu o nome de “helenismo”. (PUC-Camp - 2009) Questão 79 » Gabarito:

B » Resolução:

O início da desintegração do Império Romano do Ocidente deu-se, entre outros fatores, com o fim das guerras de conquista – ou seja, o Império já não estava mais em expansão, o que gerou, inclusive, a diminuição de mão de obra escrava, o que elimina A e C. O controle do Estado, por sua vez, estava sendo disputado por generais do Império, o que exclui D. Havia comércio na Roma antiga, mas seus mercadores não formavam uma classe politicamente forte, como sugerido na alternativa E. Além disso, o surgimento de novas classes não foi uma das causas do fim do Império Romano.

(FGV-RJ - 2008) Questão 80 » Gabarito:

C

31

» Resolução:

A Idade Moderna foi um período marcado pela progressiva decadência da nobreza de origem feudal e pela ascensão das burguesias europeias. Nesse sentido, ao longo do século XVIII, inspirada pelos ideais iluministas, essa pressiona as estruturas nobiliárquicas típicas do Antigo Regime, como a organização social estamental, por exemplo, forçando a implantação de diversas reformas políticas, econômicas e sociais. Dentre elas estava a supressão das obrigações servis e dos privilégios nobiliárquicos e o reconhecimento da igualdade de todos perante a lei. (FGV-RJ - 2011) Questão 81 » Gabarito:

D » Resolução:

Os conflitos militares ocorridos entre a França e outras nações europeias durante a Revolução Francesa fortaleceram os revolucionários, em especial os jacobinos. Mesmo quando a revolução não conseguia estabelecer o consenso em seu governo interno, a vitória do exército contra as demais monarquias europeias fortalecia o sentimento nacional francês. Nesse contexto, a nobreza francesa, incluindo o rei, era representada pelas outras nações, que temiam que os ideais da revolução se espalhassem em seus territórios. A cada derrota, os monarquistas perdiam espaço, e o comando da revolução alternava entre os radicais e a alta burguesia.

(FGV-RJ - 2012) Questão 82 » Gabarito:

E » Resolução:

O episódio conhecido como Noite de São Bartolomeu insere-se no período das Reformas Religiosas na França, o que exclui as alternativas A, C e D. Em 24 de agosto de 1572, dia de São Bartolomeu, um grande número de huguenotes (calvinistas franceses) foi assassinado na cidade de Paris por determinação da Coroa. Depois dessa noite seguiram-se outras, abrangendo outras cidades, e os massacres ocorreram até outubro daquele ano. Assim, a alternativa correta é E.

(FGV-SP - 2009) Questão 83

32

» Gabarito:

D » Resolução:

O poema "O Infante", de Fernando Pessoa, permite pensar em dois relevantes momentos históricos: a construção do império português, unido pelo mar e estendido à terra inteira, e sua posterior redução no século XIX, momento da independência do Brasil. (FGV-RJ - 2010) Questão 84 » Gabarito:

D » Resolução:

O mercantilismo é a política econômica do antigo sistema colonial, entre os séculos XVI e XVIII, na Europa, quando as grandes potências disputavam o poderio metropolitano no além-mar. A colonização na América é um dos grandes exemplos dessa política econômica, que direcionava a base da estruturação do sistema capitalista, na sua fase conhecida como "capitalismo comercial". Na Espanha, predominou o metalismo; já em Portugal, o mercantilismo teve seu auge no período da mineração (Minas Gerais).

(Fuvest - 2009) Questão 85 » Gabarito:

C » Resolução:

A política econômica desenvolvida pelos Estados absolutistas modernos tinha por base a acumulação de riquezas através, sobretudo, do comércio. Essa doutrina ficou conhecida por mercantilismo. O sistema colonial foi uma das características dessa política, que pretendia extrair da colônia o maior superávit comercial possível. (Unicamp - 2011) Questão 86 » Gabarito:

33

B » Resolução:

Gregos e romanos transportavam escravos pelo mar Mediterrâneo, o que exclui A. Além disso, o uso de servos presos à terra ocorre apenas no fim do Império Romano, com o sistema do colonato. O Império Romano conquistou uma vasta extensão de terras, chegando à Ásia; os portugueses, por sua vez, fundaram feitorias na Ásia e na África e colonizaram parte da América, o que elimina C. A Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta, ocorreu antes do surgimento do Império, ou seja, não acabou com o domínio de gregos e romanos sobre os mares. Além disso, Portugal não figurou como a maior potência marítima até a independência de suas colônias. Esse posto foi ocupado pela Inglaterra entre os séculos XVII e XVIII, o que exclui D. (FGV-SP - 2011) Questão 87 » Gabarito:

B » Resolução:

De acordo com a ONU, a população mundial urbana ultrapassou a rural no ano de 2007. É importante afirmar que a urbanização mundial será impulsionada pelo êxodo rural dos países asiáticos e africanos, nos quais o processo de êxodo está acontencendo com grande intensidade. Sobre o caso chinês, sua urbanização representará a elevação dos índices do mundo inteiro, pois com sua grande população, esse êxodo tem forte influência sobre os índices. Porém, a China não é o único país de grande população com a maioria no campo, enquanto muitos se deslocam para as cidades, pois a Índia também apresenta essa mesma situação.

(UFF - 2008) Questão 88 » Gabari to:

D » Resolução:

Afirmativa I: incorreta; a ligação entre os componentes dessa liga é do tipo metálica.

Afirmativa II: incorreta; Sn, Ag e Cu são metais.

Afirmativa III: correta; a ordem de condutividade elétrica, para os três metais dados, é: Sn < Cu < Ag.

34

(UEM - 2008) Questão 89 » Gabarito:

D » Resolução:

A) Incorreta. Ao tropeçar na bola, o jogador está em movimento para frente e tende, por inércia, a cair para a frente, porque ainda estará em movimento. B) Incorreta. A força a ser aplicada deve superar o atrito estático, em primeiro lugar. Esta solicitação terá um valor maior que o valor do atrito cinético que estará presente logo depois de vencido o atrito estático. Isto ocorre porque o calor do atrito cinético é menor que o do atrito estático, uma vez que o coeficiente de atrito cinético é menor que o de estático. C) Incorreta. A energia para contração muscular é suprida por moléculas de ATP (produzidas durante a respiração celular). A energia é inicialmente fornecida pela respiração celular é armazenada como fosfocreatina (principalmente) e na forma de ATP. D) CORRETA. Os músculos mantêm-se normalmente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa. É um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Em momentos de solicitação em uma atividade física, o tônus é aumentado para fazer frente às exigências do trabalho físico. A manutenção da atividade física aumenta o tônus muscular, trazendo benefícios ao organismo. E) Incorreta. A massa é a medida da inércia de um corpo. Quanto maior a massa, maior será a inércia. (Uece - 2009) Questão 90 » Gabarito:

C » Resolução:

O cassaco (ou gambá) é um marsupial e o morcego é um placentário.