colégio integrado americano -...

36
1 Colégio Integrado Americano - CIAM Aluno: Série: Turma: Data: (UCSal - 2011) Questão 1 » Gabarito: C » Resolução: Como lemos no primeiro parágrafo do texto, Lionel Messi teria ofuscado seus companheiros de time, Xavi Hernandez e Andres Iniesta, ao ficar com o prêmio de melhor jogador do ano ("Argentina’s Lionel Messi eclipsed his Barcelona teammates Xavi Hernandez and Andres Iniesta to retain his crown as soccer’s best player"). (UCSal - 2011) Questão 2 » Gabarito: D » Resolução: A forma no passado simples do verbo irregular "win" ("vencer") é "won". No trecho em questão, temos "Messi won the 2010 award announced today". (Uece - 2010) Questão 3

Upload: dinhngoc

Post on 17-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Colégio Integrado Americano - CIAM

Aluno:

Série:

Turma:

Data:

(UCSal - 2011) Questão 1 » Gabarito:

C » Resolução:

Como lemos no primeiro parágrafo do texto, Lionel Messi teria ofuscado seus companheiros de time, Xavi Hernandez e Andres Iniesta, ao ficar com o prêmio de melhor jogador do ano ("Argentina’s Lionel Messi eclipsed his Barcelona teammates Xavi Hernandez and Andres Iniesta to retain his crown as soccer’s best player").

(UCSal - 2011) Questão 2 » Gabarito:

D » Resolução:

A forma no passado simples do verbo irregular "win" ("vencer") é "won". No trecho em questão, temos "Messi won the 2010 award announced today".

(Uece - 2010) Questão 3

2

» Gabarito:

B » Resolução:

Em ambas as sentenças observamos que os verbos estão conjugados no presente perfeito (present perfect), seguindo a estrutura verbo have + particípio passado, seja na primeira sentença, com "have quite often led", seja na segunda, "has degenerated". (Fuvest - 2008) Questão 4 » Gabarito:

D » Resolução:

Considerando a afirmação de que o robô pode entender e reagir a falas simultâneas, compreendemos que a alternativa d é a correta (linhas 4 a 6).

(Fuvest - 2008) Questão 5 » Gabarito:

E » Resolução:

Nas linhas 12 a 15, afirma-se que o robô tem 70% de compreensão do que lhe é dito por vários falantes ao mesmo tempo e que ele reage repetindo cada pedido e calculando o valor final.

(UFES - 2009) Questão 6 » Gabarito:

B » Resolução:

3

Observe o cruzamento a seguir:

R R R RR

(vermelho)

RR

(vermelho)r Rr

(púrpura)

Rr

(púrpura) A tabela mostra que a proporção de descendentes, tanto para os genótipos quanto para os fenótipos, é de 1:1.

(UFMG - 2008) Questão 7 » Gabarito:

C » Resolução:

A alternativa C é a mais adequada, pois o parágrafo em evidência sublinha que a busca por planetas extrassolares é um dos campos mais entusiasmados da astronomia, uma vez que encontrar planetas semelhantes à Terra é uma ambição dos cientistas. (UFMG - 2008) Questão 8 » Gabarito:

C » Resolução:

A alternativa C está incorreta porque, de acordo com o texto, a temperatura do planeta pode oscilar entre 0 e 40 graus. Além disso, não está comprovada a existência de água em outros planetas. Os cientistas consideram que há possibilidades, mas somente mediante certas condições.

(UFMG - 2008) Questão 9

4

» Gabarito:

A » Resolução:

A alternativa A é a mais adequada porque, segundo o texto, os cientistas têm como meta encontrar planetas semelhantes à Terra com condições que permitam o estabelecimento de seres vivos. (UFMG - 2008) Questão 10 » Gabarito:

B » Resolução:

A alternativa B está incorreta porque há incoerência de ideias. Da linha 16 a 21, vemos alguns aspectos que impossibilitariam a existência de água no planeta descoberto. O parágrafo final, por outro lado, mostra que tais aspectos não impediram que o assunto fosse prioridade das discussões e futuras viagens espaciais. O termo “de esa manera” marcaria uma continuidade de ideias entre os dois parágrafos, quando na realidade, elas se opõem.

(UFMG - 2008) Questão 11 » Gabarit o:

B » Resolução:

A alternativa B é a mais adequada porque a autora sublinha que aproveitou o conhecimento sobre Malinche narrado pelos cronistas para construir uma história que possibilitasse uma reinterpretação sobre seus feitos. Para chegar a essa conclusão, o candidato precisa saber o significado do verbo “arropar” (linha 29) que é envolver.

(UFU - 2008) Questão 12

5

» Gabarito:

D » Resolução:

A, B e C) Incorretas. Segundo Hegel, o presente, e portanto a História, é construído por um processo dramático e contraditório; por isso, seu motor interno é chamado de contradição dialética. D) Correta. Para Hegel, a História Universal nada mais é do que a manifestação da razão. (PUC-RJ - 2010) Questão 13 » Gabarito:

C » Resolução:

(Resolução oficial) Para fundir 50 g de gelo a 0 oC, necessitamos de 150 g × 80 cal/g = 12.000 cal. A temperatura de 200 g de água deveria baixar por 12000/(1,0 × 200) = 60 oC, o que é impossível dado que a água está apenas a 30 oC. Assim, a temperatura da água baixará até 0 oC enquanto apenas parte do gelo funde. (PUC-RJ - 2010) Questão 14 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial) Para fundir o gelo, necessitamos de Q = L m = 800 Cal. Neste caso, a mudança na temperatura da água é dada por Q = m ca t então t = Q/ (m ca) = 4 ºC. Logo, com apenas um único cubo de gelo, somos capazes de baixar a temperatura de um copo típico de água em 4 ºC. Após algum tempo a temperatura final de equilíbrio será de 19 ºC. (PUC-RJ - 2011) Questão 15 » Gabarito :

6

D » Resolução:

(Resolução oficial) Como os corpos são idênticos, a temperatura final será a média de suas temperaturas iniciais. Como T1 =

273 + 27 = 300 K temos T2 = 600 K. Assim Tf = = 450 K. (PUC-RJ - 2011) Questão 16 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial) A quantidade de calor latente que deve ser absorvida pelo corpo de modo que este seja trazido para 0 °C

é m · C |0 – 40| = 1.600 cal. Isto dá uma massa igual a de gelo.

(PUC-RJ - 2012) Questão 17 » Gabarito:

D » Resolução:

(Resolução oficial)

A quantidade de calor absorvida pela água é dada por Q = m × c × T. Logo, Q = 300 × 1 × 30 = 9 × 103 cal.

(PUC-RJ - 2012) Questão 18

7

» Gabarito:

E » Resolução:

(Resolução oficial) Para elevar 10 litros, ou 10.000 g de água, por uma temperatura de 10 °C, devemos utilizar Q = 100.000 cal.

Portanto, –Q = mcM (Tf – Ti) = 200 (30 – Ti) → Ti = + 30 = 530 °C.

(Ufal - 2008) Questão 19 » Gabarito:

C » Resolução:

(Resolução oficial.) Justificativa: a) Falsa: Kant se preocupou com a questão do conhecimento humano e com o conteúdo da moral da ação humana. b) Falsa: Kant seguiu outros caminhos, não adotou a dialética na perspectiva hegeliana, fazendo a conciliação entre as concepções empiristas e idealistas. c) Verdadeira: O filósofo mostrou a complexidade do conhecimento, fazendo críticas às filosofias anteriores. d) Falsa: As reflexões de Kant não seguiram Rousseau. Kant dedicou-se mais a questões da epistemologia, sendo um marco do pensamento ocidental. e) Falso: Kant afirmou a complexidade do conhecimento, analisando com cuidado a relação entre sujeito e objeto. (Ufal - 2009) Questão 20

8

» Gabarito:

C » Resolução:

A) Errada. O conhecimento científico busca formular verdades, mas não é o único que a estabelece. O próprio senso comum consegue resolver impasses da vida.

B) Errada. Ele tem lugar destacado na modernidade, mas sua base não é estável nem irretocável; as coisas mudam com a história.

C) Certa. As invenções modernas têm relações com as mudanças sugeridas pela ciência e suas descobertas.

D) Errada. Trouxe conhecimento que mudou as concepções de mundo, mas não é condenado pelas religiões. Há muitas polêmicas, mas não uma condenação a priori das religiões, de uma maneira geral.

E) Errada. Possui suas relações com a filosofia, mas não deixa de ter suas vinculações com o lado prático da vida.

(Ufal - 2010) Questão 21 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial) A) Certa. A cidadania traz maior justiça social e condições para se viver uma política democrática.

B) Errada. A cidadania tem uma história que foi feita pelos povos de culturas mais diversas e de outros tempos.

C) Errada. A modernidade é importante para a afirmação da cidadania, mas as tradições do mundo

9

clássico não devem ser esquecidas.

D) Errada. Nem todo o século XX conviveu com práticas de cidadania. Houve guerras, fascismo e ditaduras que censuravam e desfaziam as liberdades.

E) Errada. Nem todos conseguem ser cidadãos. Há ainda desigualdades em muitas sociedades democráticas.

(Ufal - 2011) Questão 22 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial) A) Correto. De fato, embora por caminhos distintos, a preocupação com o problema do conhecimento acerca da realidade foi comum a ambos: Racionalismo e Empirismo. B) Incorreto. A alternativa refere-se à Patrística. C) Incorreto. O Racionalismo não admitia que o conhecimento fosse fruto da experiência. D) Incorreto. A alternativa refere-se à Escolástica. E) Incorreto. O Iluminismo tem origens no Racionalismo; o Empirismo; não. (PUC-Camp - 2008) Questão 23 » Gabarito:

E » Resolução:

O caso apresentado demonstra um caso de seleção de espécies tolerantes ao herbicida, o que faria a afirmativa B a correta, apesar do enunciado estar afirmando ser um caso de indutor de mutações. Como sabemos, as mutações podem ser provocadas, muito pouco induzidas, a ponto de permitir a sobrevivência de uns e a morte de outros. (PUC-Camp - 2010) Questão 24

10

» Gabarito:

E » Resolução:

A) Falsa. Não foi Darwin quem fez essa associação, mas seus críticos.

B) Falsa. Darwin não sabia qual a origem da variabilidade, tampouco sobre as mutações.

C) Falsa. Essa ideia é de Thomas Malthus, na qual Darwin baseou a ideia de seleção natural.

D) Falsa. Darwin não conhecia nada sobre mutação.

E) Correta. Darwin pregava que os mais adaptados eram selecionados positivamente pelas condições ambientais.

(PUC-Camp - 2010) Questão 25 » Gabarito:

D » Resolução:

Para Darwin, os indivíduos mais adaptados têm mais chance de sobreviver e, portanto, de gerar descendentes. Como os descendentes herdam as características de seus progenitores, os crustáceos que podiam se autocurar geraram mais filhotes com essa característica, que aumentou em frequência na população.

(PUC-Camp - 2011) Questão 26 » Gabarito:

A

11

» Resolução:

A geração de uma população de bactérias resistentes é causada pela seleção artificial das poucas bactérias resistentes por meio do antibiótico. Isso é parecido com a seleção artificial que fazem criadores de cães, gatos, cavalos ou outros animais, a fim de crescer novas raças ou variedades. (PUC-Camp - 2011) Questão 27 » Gabarito:

C » Resolução:

Segundo a teoria darwiniana os indivíduos de uma população são diferentes entre si e alguns estão mais adaptados ao ambiente do que outros. Os mais adaptados têm mais chances de sobreviver e deixar descendentes, portanto ao longo das gerações a tendência é que aumente o número dos mais adaptados e diminua o número dos menos adaptados, até que estes desapareçam. A mandioca que produz cianureto sofre menos parasitismo por parte dos herbívoros e deixa mais descendentes ao longo do tempo. (UFJF - 2008) Questão 28 » Gabarito:

E » Resolução:

Uma das características do Estado de Minas Gerais é a concentração populacional nos grandes centros economicamente dinâmicos, sobretudo na Região de Planejamento (RP) Central, ou seja, em torno de Belo Horizonte, Contagem e Betim. Fora da RP Central, destacam-se a RP Triângulo – principalmente Uberlândia e Uberaba –, a RP Mata – principalmente Juiz de Fora – e a RP Norte de Minas – principalmente Montes Claros. O Estado de Minas Gerais apresenta muitos municípios, sendo que grande parcela deles tem menos de 10 mil ou de 5 mil habitantes e são altamente dependentes do repasse de verbas, sofrendo assim com a emigração. (UFJF - 2008) Questão 29 » Gabarito:

E » Resolução:

12

Os indicadores sociais são geralmente produzidos por organizações internacionais e medem a qualidade de vida de uma população. De acordo com as organizações internacionais, o PIB-ppc (Paridade Poder de Compra) do Brasil o coloca na 9ª posição do ranking mundial e o PIB-nominal na 10ª posição. Analisando as informações podemos afirmar que o Brasil apresenta dados econômicos favoráveis, porém com grande desigualdade social. Os bolsões de pobreza apresentados na questão são áreas marginais, com exclusão social e econômica do jogo globalizado. Temos, assim, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas regiões com um comportamento muito próximo ao dos países mais pobres da África e da Ásia. (FGV-SP - 2012) Questão 30 » Gabarito:

E » Resolução:

No período transcrito no enunciado, a oração subordinada em destaque é substantiva e exerce a função sintática de objeto direto da oração principal, pois completa o sentido do verbo “sei”. A única alternativa em que isso ocorre é na E, já que a oração destacada funciona como objeto direto do verbo “decidimos”. Em A, a oração destacada é coordenada adversativa; em B, trata-se de uma subordinada adverbial condicional; em C, temos uma coordenada explicativa e, finalmente, em D, a oração destacada é subordinada substantiva subjetiva.

(FGV-SP - 2011) Questão 31 » Gabarito:

B » Resolução:

A frase "Levava ele pra sala" contém uma incorreção de ordem sintática: o pronome reto "ele", que só deve ser utilizado, segundo a norma-padrão, como sujeito, ocupa a posição de objeto do verbo "levava". Porém, esse registro é o mais comum na fala popular do português do Brasil, quando o pronome reto em questão está na 3a pessoa do singular ou plural. (FGV-SP - 2011) Questão 32 » Gabarito:

E

13

» Resolução:

As funções sintáticas de "o carnaval" e "adiamentos" são, respectivamente, de sujeito (posposto ao verbo) e objeto indireto. O mesmo acontece em E, com "Natal" e "reclamações". Em A, os termos destacados são objeto direto e sujeito; em B, objeto direto e objeto direto; em C, objeto direto e objeto indireto; em D, objeto indireto e sujeito. (Fuvest - 2011) Questão 33 » Gabarito:

C » Resolução:

Dentre as alternativas, a única que apresenta marca gramatical de oralidade é C, em que o pronome pessoal reto "eu" está na posição de objeto, e não de sujeito, como exige a norma culta. Porém, a utilização de "deixa eu ver" em vez de "deixe-me ver" é bastante comum na linguagem coloquial oral. (FGV-SP - 2011) Questão 34 » Gabarito:

A » Resolução:

Em "Nem a lua sequer o sabia" temos uma personificação ou prosopopeia, já que a lua, um ser inanimado, é descrita com características humanas. Em "A lua, relógio parado", temos uma elipse, ou seja, a ausência de um ou mais termos, o verbo e artigo "era um", que estão subentendidos na frase. (Unifesp - 2012) Questão 35 » Gabarito:

E » Resolução:

Todas as afirmativas estão corretas. As suspensão da frase por reticências, quando o narrador vai se referir à idade de Martinha, no início do texto, se relaciona às projeções que ele faz sobre a idade da personagem (e a relação desta idade com o casamento). Na oração destacada em II, o termo cedo é um advérbio de tempo. Em III, a transposição do discurso indireto (do narrador) para o discurso direto (da

14

personagem) está correta.

(Unifesp - 2012) Questão 36 » Gabarito:

C » Resolução:

A construção de sentido do texto assenta-se na contradição do personagem Romualdo, cuja aparência física era "veneranda", isto é, respeitável (gordo, ereto, com suíças brancas, como um magistrado), mas que era um ignorante, já que "mal sabia ler e escrever". (Unifesp - 2012) Questão 37 » Gabarito:

D » Resolução:

O texto não afirma que o estado de Mato Grosso tenha apenas 50% de sua mata nativa, e sim que é responsável por 50% do desmatamento anual da Amazônia brasileira. Ao invés de recuperar o nome do estado, ele o desconstrói/decompõe para sugerir o alto nível de desmatamento presente nele (ainda há o mato, a vegetação, mas até quando ele será grosso, ou seja, abundante?). Portanto, o texto não sugere que o desmatamento esteja em retrocesso no Mato Grosso, nem reforça lucro dos negócios feitos neste estado, e sim demonstra que o agronegócio é um dos responsáveis pelo alto índice de desmatamento. (PUC-SP - 2010) Questão 38 » Gabarito:

A » Resolução:

Justifica-se a alternativa A, já que essa mistura de pessoas gramaticais, típica da linguagem coloquial, pode se fazer presente em artigos de opinião que estabelecem aproximação maior com o leitor, como é o caso deste, em que se busca uma identificação por parte do leitor com a causa que se defende.

15

(Unama - 2012) Questão 39 » Gabarito:

C » Resolução:

Se fosse efetivado o desmemebramento do Pará, a região de Carajás, cuja capital seria Marabá, receberia grande volumes de capital por possuir a grande concentração de empresas da atividade mineradora, um dos principais fornecedores de royalties do estado, em especial por ser a principal área da Vale, que atua na região da Serra dos Carajás, o maior campo de extração de minérios do Brasil.

(Unama - 2008) Questão 40 » Gabarito:

C » Resolução:

A expressão "este-um" (ao invés de simplesmente "este") é um exemplo de variação regional, e marca a diversidade linguística da região do arquipélago do Marajó, presente em Belém do Grão-Pará. (Unama - 2011) Questão 41 » Gabarito:

B » Resolução:

O pronome "esse", citado em A, não indica lugar, muito menos distância entre falante e ouvinte, e sim uma música. Em C, o verbo "ter" não tem o sentido de "possuir" e sim de "haver, existir". O emprego do ponto de exclamação não é obrigatório no uso de vocativos, conforme se afirma em D. A alternativa correta é B, em que a forma verbal no imperativo está na 3a pessoa, "diga", concordando com o pronome "você", seguindo a norma-padrão de concordância. (Unama - 2012) Questão 42 » Gabarito:

16

C » Resolução:

A alternativa que evidencia marcas de oralidade no discurso do narrador é a C: o uso do pronome reto "ele", no lugar do oblíquo "o", em "Eu trouxe ele", e contração "pra" da conjunção "para". (UFPB - 2011) Questão 43 » Gabarito:

A » Resolução:

A construção do corpo como representação de um ideal de perfeição e status é muito marcada, na Antiguidade, pela sociedade espartana e, na contemporaneidade, pelo nazismo alemão. No nazismo, a perfeição física, a força e o fenótipo ariano representavam a grandeza e a superioridade dos alemães frente a outros povos e etnias, em especial os judeus. Por isso, crianças e jovens eram incentivados a praticar esportes e exercícios físicos, nos quais também lhes eram ensinados valores como hierarquia e disciplina. De maneira semelhante pensavam os espartanos. Altamente militarizada, a sociedade espartana treinava os meninos desde os 7 anos de idade para formar seu exército. Todos os cidadãos eram obrigados a participar desse treinamento. As mulheres, embora voltadas para a esfera privada, também se dedicavam às atividades físicas, pois se acreditava que apenas uma mulher forte e saudável poderia gerar filhos fortes e saudáveis. A disciplina e a hierarquia também eram valores espartanos. (UPE - 2012) Questão 44 » Gabarito:

E » Resolução:

I. Correta II. Correta. III. Incorreta. A fuga de espanhóis para o exterior durante a Guerra Civil foi comum, mas não incentivada por nenhum dos dois lados em conflito. IV. Incorreta. Tanto os conservadores de extrema direita como os republicanos conclamavam seus seguidores, compatriotas ou estrangeiros a permanecer e lutar por seus ideais. A Igreja Católica, nesse contexto, apoiou as tropas de Franco. É nesse período, inclusive, que famosos grupos conservadores católicos são criados na Espanha, como o Opus Dei e os Cursilhos de Cristandade.

17

V. Correta. (UPE - 2012) Questão 45 » Gabarito:

B » Resolução:

Após a Primeira Guerra Mundial, a população passou por um período de incertezas e apreensões, marcado por crises econômicas e tensões políticas, que acabaram culminando na Segunda Guerra Mundial, o que invalida A. A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover métodos que garantissem a segurança internacional e melhorassem a convivência, mas ela não garantiu uma política pacífica eficaz, pois não impediu que houvessem conflitos como é exemplo a Guerra do Vietnã, o que exclui C e E. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) houve a participação de algumas das principais nações envolvidas na Primeira Guerra, como Inglaterra, França e Alemanha, o que elimina D.

(UFRGS - 2009) Questão 46 » Gabarito:

A » Resolução:

(Resolução oficial) A única afirmação correta é a primeira. Dentro do melhor da temática simbolista, o eu lírico enaltece o amor no plano espiritual. Assim, um amor despido de erotismo e de carnalidade. (UFRGS - 2011) Questão 47 » Gabarito:

A » Resolução:

Eça de Queirós, seguindo os preceitos realistas, preocupa-se com a descrição pormenorizada de ambientes e personagens, utilizando-a para expressar uma visão crítica da sociedade retratada – no caso,

18

a lisboeta. (UFRGS - 2012) Questão 48 » Gabarito:

D » Resolução:

Os resumos apresentados correspondem aos romances Senhora, Inocência e Dom Casmurro, respectivamente, sendo as moças Aurélia, Inocência e Capitu. O romance O mulato, por sua vez, centra-se na figura de Raimundo, mulato que desconhece ter sido gerado por uma escrava e, prestes a descobrir o mistério sobre sua origem e o assassinato de seu pai, é também assassinado, a mando do mesmo homem que matara seu pai.

(UEL - 2011) Questão 49 » Gabarito:

D » Resolução:

A história contada faz parte do conto "Trezentas Onças", no qual o vaqueano Blau Nunes conta em primeira pessoa como perdeu uma bolsa com moedas de ouro que o patrão lhe confiara para comprar bois. Quando ele percebe que perdeu as moedas, desespera-se e volta pelo caminho que fizera para tentar encontrá-las. Não as encontrando, pensa em suicidar-se diante da hipótese de ser considerado ladrão pelo patrão. O trecho transcrito na questão refere-se exatamente ao momento em que ele está pensando em se matar, olha para o céu, vê as Três Marias e, depois de certa reflexão, acaba mudando de ideia. Ao fim do conto, o vaqueano acaba encontrando a bolsa com as trezentas onças de ouro de patrão em uma estância, provavelmente encontradas e devolvidas por tropeiros honestos. (UEL - 2011) Questão 50 » Gabarito:

E » Resolução:

O trecho citado na alternativa de fato refere-se ao momento em que o vaqueano tem uma súbita

19

iluminação espiritual e desiste da ideia de se matar. Isso se confirma na frase: "era luz de Deus por todos os lados!". (UEL - 2011) Questão 51 » Gabarito:

C » Resolução:

A obra de fato pode ser classificada representativa do regionalismo, tendência estética iniciada no Romantismo em obras como "Inocência" de Visconde de Taunay, retomada com menor força no Pré-Modernismo, e com grande ênfase pela segunda geração modernista, na década de 30, por autores como José Lins do Rego e Graciliano Ramos. (UFRGS - 2012) Questão 52 » Gabarito:

C » Resolução:

A afirmação III está incorreta, pois nos Contos gauchescos reproduz-se a fala de Blau Nunes, e não a do "patrício" a quem ele se dirige. As falas dos personagens dos contos, em geral, não possuem um "discurso urbano e erudito", mas popular e regional.

(FGV-RJ - 2011) Questão 53 » Gabarito:

D » Resolução:

A partir da análise do gráfico, temos que em 2008 foram produzidas 90 (50 + 40) milhares de bicicletas. Sendo assim, em 2009 deverão ser produzidas: 115% de 90 = 1,15 (90) = 103,5 milhares de bicicletas. Como já foram produzidas 60 milhares no 1º semestre de 2009, no 2º semestre deverão ser produzidas

20

43,5 (103,5 – 60) milhares de bicicletas.

(FGV-RJ - 2011) Questão 54 » Gabarito:

C » Resolução:

Utilizando os dados do enunciado e a fórmula de juros compostos , temos:

(FGV-RJ - 2012) Questão 55 » Gabarito:

E » Resolução:

Pela fórmula dada no enunciado o número de habitantes equivale a: N = 20.000 · (1 + k)t Portanto, daqui a dez anos, a cidade terá 24.000 = 20.000 · (1 + k)10.

Assim, (1 + k)10 = = 1,2. Para t = 20 anos, teremos N':

N' = 20.000 · (1 + k)20 = 20.000 · [(1 + k)10]2

N' = 20.000 · 1,22 = 20.000 · 1,44 = 28.800. Portanto, a cidade terá 28.800 habitantes em vinte anos.

21

(FGV-RJ - 2012) Questão 56 » Gabarito:

D » Resolução:

C = 10.000. Assim:

M1 = 10.000 · (1,1)3 = 10.000 · (1,331) = 13.310,00 M2 = (13.310 + 12.000) · (1,1)1 = 27.841,00.

O intervalo descrito na alternativa D.

(Unesp - 2011) Questão 57 » Gabarito:

B » Resolução:

(A) Incorreta. Os dois compostos possuem anel aromático. (B) Correta. O bisfenol apresenta apenas a função fenol. (C) Incorreta. O bisfenol não tem carbono assimétrico em sua estrutura. (D) Incorreta. Ambos os compostos reagem com NaOH(aq). (E) Incorreta. Devido à erro na fórmula estrutural fornecida, o estrógeno tem carbono pentavalente.

(UPE - 2012) Questão 58 » Gabarito:

B » Resolução:

De acordo com o padrão I, os compostos majoritários são neral e geranial. Assim, temos, para esses compostos:

22

Informação I: incorreta, pois os grupos não apresentam o grupo funcional que caracteriza a função enol.

Informação II: incorreta, já que não há existência de isomeria em relação aos constituintes principais dos outros dois padrões.

Informação III: incorreta, dado que não há carbonos assimétricos na estrutura desses compostos e, portanto, não há ocorrência de isomeria espacial ou mistura racêmica.

Informação IV: correta, pois de acordo com a figura, o neral e o geranial equivalem a 75% dos componentes totais, e ambos apresentam isômeros geométricos na relação de 30%:45%, ou 2:3 nas configurações, respectivamente entre Z e E.

Informação V: correta, pois ambas as substâncias apresentam função aldeído, são alifáticas, insaturadas e têm fórmula molecular C10H16O.

(UPE - 2012) Questão 59 » Gabarito:

E » Resolução:

Todas as alternativas estão corretas, exceto a E, que está incorreta do ponto de vista sociológico. A discriminação, a violência e a agressividade não podem ser consideradas formas de expressar relativismo cultural, pois esse pressupõe aceitação das diferenças e não o acirramento ou a exteriorização das disputas. Relativismo cultural é o entendimento de que cada cultura se manifesta de forma própria e que todas as formas são igualmente válidas e devem ser aceitas.

(UPE - 2012) Questão 60 » Gabarito:

C

23

» Resolução:

O movimento de rebelião civil nos países árabes, do qual o artigo apresenta um exemplo, foi denominado pela imprensa de "Primavera Árabe", numa alusão aos levantes sociais que aconteceram no Ocidente em 1968. Das alternativas apontadas, a III está incorreta porque não há referência à utilização de sons inarticulados nesses movimentos como meio de comunicação. E a alternativa V está incorreta porque não houve a contenção de manifestações da população em outros países árabes, apesar de tentativas dos governos, persistindo o processo de reivindicações políticas.

(UPE - 2012) Questão 61 » Gabarito:

B » Resolução:

A afirmativa A está incorreta, pois pessoas unidas por laços consanguíneos formam uma família e esse tipo de instituição é diferente da originada por relações espontâneas entre as pessoas. A alternativa B está correta, pois a comunidade é caracterizada por um conjunto de relações sociais de esfera microssocial, que atende a praticamente todas as necessidades de sociabilidade. A alternativa C está incorreta, pois mesmo nas comunidades nas quais os interesses são muito próximos, sempre há alguma forma de coerção do grupo sobre a vontade livre do indivíduo. A afirmativa D está incorreta, pois no Brasil existem diversas formas de comunidade, mas todas elas estão inseridas em um espectro maior, que é a sociedade brasileira. Enquanto a comunidade representa as características de uma localidade, a sociedade representa as características da nação. Por fim, a afirmativa E está incorreta porque, se a comunidade é heterogênea, as atividades e o estado de espírito de todas as pessoas não são semelhantes.

(UPE - 2012) Questão 62 » Gabarito:

B » Resolução:

A afirmativa A esta incorreta, pois a divisão da renda ainda é um problema a ser resolvido no país, e sua solução não está somente no combate à corrupção, mas também em uma reestruturação do modelo de desenvolvimento nacional. A alternativa B está correta, pois não é por meio dos impostos arrecadados que o Estado vai corrigir as desigualdades, mas sim por sua atuação na esfera econômica e social, possibilitando que todos tenham alcance a oportunidades de desenvolvimento. A afirmativa C está

24

incorreta, pois nem todos os setores estão contemplados no processo de industrialização nacional. A afirmativa D está incorreta, pois não há essa hierarquização rígida. As pessoas podem mudar de classe social e econômica a partir do esforço individual. Por fim, a alternativa E está incorreta porque o que determina a desigualdade social é um maior ou menor poder econômico. A noção de relação de classes como determinante de desigualdade social é válida na teoria marxista, mas ela não é mais plenamente aplicável em nossa época.

(UPE - 2012) Questão 63 » Gabarito:

E » Resolução:

A afirmativa II está incorreta. Sistema é um todo integrado, com entradas e saídas. Um sistema escolar se compõe de escolas, alunos, professores, metodologias definidas e muitas regras. Já a noção de educação assistemática pressupõe a negação disso, a inexistência de um sistema educacional.

(UPE - 2012) Questão 64 » Gabarito:

E » Resolução:

Dentre as afirmativas, II, III e IV são incorretas. O mercantilismo surgiu como prática político-econômica no século XVI. Naquele período, ainda não havia a noção de meio ambiente e da limitação dos recursos naturais, os quais eram considerados infinitos. Assim, não havia sido desenvolvido o conhecimento sobre o processo de equilíbrio e desequilíbrio dos ecossistemas. De acordo com o texto do enunciado, também é errôneo pensar que a relação homem x natureza é regulada pelo poder do Estado. Afinal, o texto ressalta que mesmo com as "experiências socialistas do Estado-produtor (...) os recursos da Terra até agora não foram cuidados com a consciência ecológica necessária". Por fim, não há elementos no texto que induzam o leitor a pensar que o aumento do capital financeiro será revertido na sustentação do ecossistema, pelo contrário: o texto defende que o desenvolvimento histórico da economia não levou em consideração os recursos da Terra, e durante todo esse período o capital financeiro só aumentou.

25

(UPE - 2012) Questão 65 » Gabarito:

A » Resolução:

As semelhanças entre aves e répteis são: epiderme queratinizada; excreção de ácido úrico; presença de escamas; e ovos calcários com âmnio, cório e alantoide.

(UPE - 2012) Questão 66 » Gabarito:

B » Resolução:

A baleia pertence ao reino Animalia, ao filo Chordata, à classe Mammalia e à ordem Cetacea.

(UPE - 2012) Questão 67 » Gabarito:

C » Resolução:

A ancilostomose (amarelão) é causada pelo Ancylostoma duodenale, parasita monóxeno, e adquirida pela penetração ativa da larva na pele. A teníase é causada pela Taenia solium ou Taenia saginata, parasitas heteróxenos hermafroditas e com autofecundação, adquiridos por meio da ingestão de carne contaminada com cisticercos (e não com ovos, como afirma o enunciado; nesse caso, a pessoa teria cisticercose). A esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni, parasita dioico heteróxeno, adquirido pela penetração ativa na pele da larva cercária, a qual sai do caramujo Biomphalaria spp. A elefantíase (filariose) é causada pelo verme Wuchereria bancrofti, parasita heteróxeno, transmitido pela picada do mosquito Culex spp. Finalmente, a ascaridíase é causada pelo nematódeo monóxeno Ascaris lumbricoides, conhecido também como lombriga, transmitida pela ingestão de alimentos ou água contamidada pelos ovos.

26

(UPE - 2012) Questão 68 » Gabarito:

A » Resolução:

Ana não come animais da família das baratas, ou seja, insetos, mas no menu não há insetos. Jorge come vertebrados, como peixes, mas não come crustáceos, como a lagosta. Pedro não optou por ostras, e sim pelo polvo.

(UPE - 2012) Questão 69 » Gabarito:

D » Resolu ção:

O número de maneiras de organizar os livros de matemática é 4 · 3 · 2 · 1 = 24. O número de maneiras de organizar os livros de geografia é apenas 1. O número de maneiras de organizar os livros de inglês é 2 · 1 = 2. O número de maneiras de organizar os três assuntos é 3 · 2 · 1 = 6. Assim, o total de maneiras de organizar os livros é de 6 · 2 · 1 · 24 = 288.

(UPE - 2012) Questão 70 » Gabarito:

C » Resolução:

Considerando a posição mais distante da pata como a posição 5, sabemos que o patinho verde não pode ocupar essa posição pois não será possível o patinho amarelo estar mais distante da mãe que ele.

27

Se o patinho verde estiver na posição 4, o patinho amarelo estará na posição 5. Para as outras posições, temos: Am · Vd · 3 · 2 · 1 = 6 possibilidades Se o patinho verde estiver na posição 3, o patinho amarelo estará na posição 4 ou 5. Para as outras posições, temos: Am · 3 · Vd · 2 · 1 = 6 possibilidades 3 · Am · Vd · 2 · 1 = 6 possibilidades Ou seja, há um total de 12 possibilidades para essa posição. Se o patinho verde estiver na posição 2, o patinho amarelo terá 3 opções. Assim, teremos um total de 3 · 6 = 18 opções para essa situação. Se o patinho verde estiver na posição 1, o patinho amarelo terá 4 opções. Então, teremos um total de 4 · 6 = 24 possibilidades para essa situação. Desse modo, os patinhos podem se organizar, ao todo, de 6 + 12 + 18 + 24 = 60 maneiras diferentes.

(Ufscar - 2009) Questão 71 » Gabarito:

B » Resolução:

Para cada letra da palavra SORTE, temos 24 (P4 = 4!) anagramas.

Assim, se colocados em ordem alfabética, temos:

• do 1o ao 24o anagrama começando com a letra E; • do 25o ao 48o anagrama começando com a letra O; • do 49o ao 72o anagrama começando com a letra R; • do 73o ao 96o anagrama começando com a letra S; e • do 97o ao 120o anagrama começando com a letra T.

Dessa forma, o 86o anagrama começa com a letra S. Para cada uma das demais letras, temos 6 (P3 = 3!) anagramas, que se colocados em ordem alfabética, temos:

• do 73o ao 78o anagrama começando com as letras S e E; • do 79o ao 84o anagrama começando com as letras S e O; • do 85o ao 90o anagrama começando com as letras S e R;

28

• do 91o ao 96o anagrama começando com as letras S e T;

Portanto, o 86o anagrama começa com as letras S e R, assim:

• o 85o anagrama é SREOT; e • o 86o anagrama é SRETO.

Portanto, a última letra é O.

(FGV-SP - 2012) Questão 72 » Gabarito:

B » Resolução:

Justifica-se como correta apenas a alternative B, já que a palavra “deferência” significa respeito ou consideração de uma pessoa em relação a outra, o que confirma o sentido do trecho citado.

(FGV-SP - 2012) Questão 73 » Gabarito:

D » Resolução:

O trecho é irônico em relação aos governantes de Bruzundanga, pois a contradição entre o elogio feito a eles e a sua questionável atitude de não proteger os interesses de sua própria população sugere que eles, de fato, não zelam pelos nacionais e priorizam os estrangeiros.

(FGV-RJ - 2011) Questão 74 » Gabarito:

29

D » Resolução:

Este fragmento de O cortiço explicita o contraste entre o "domingo alegre", dia de descanso, e os demais dias da semana, caracterizados pela exploração do trabalho. Isso se evidencia em passagens como: "À porta de diversos cômodos, trabalhadores descansavam, de calça limpa e camisa de meia lavada, assentados em cadeira (...).Transparecia neles o prazer da roupa mudada depois de uma semana no corpo". O texto não se refere ao fato de os trabalhadores serem proprietários de suas casinhas (já que moram em um cortiço), nem ao fato de viverem despreocupados e felizes continuamente. Além disso, não há comentários filosóficos do narrador, que não é personagem do romance.

(FGV-RJ - 2011) Questão 75 » Gabarito:

A » Resolução:

A ambição desmedida é um dos principais temas deste romance, encarnada, principalmente, na personagem de João Romão, o dono do cortiço, que sonhava enriquecer e tornar-se um comerciante reconhecido pela sociedade, como era Miranda, dono do sobrado vizinho. Portanto, as palavras "cortiço" e "sobrado" evidenciam os conflitos mencionados no enunciado.

(FGV-RJ - 2011) Questão 76 » Gabarito:

C » Resolução:

Um dos recursos expressivos utilizados pelo autor do texto, que se evidencia neste trecho, é o uso de palavras que expressam sensações visuais, sonoras e olfativas, como podemos perceber em: "os casaquinhos brancos avultavam por cima das saias de chita de cor", "Os papagaios pareciam também mais alegres com o domingo e lançavam das gaiolas frases inteiras, entre gargalhadas e assobios" e "As casinhas fumegavam um cheiro bom de refogados de carne fresca, fervendo ao fogo". No texto, há predomínio de frases verbais e verbos no passado. No geral, os adjetivos estão pospostos aos substantivos, que são, em sua maioria, concretos, e não abstratos.

30

(FGV-SP - 2012) Questão 77 » Gabarito:

D » Resolução:

A indagação de Antonio Candido refere-se à obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Nessa obra, há de fato a mistura de raças, o choque entre brancos, negros e mulatos, a presença do capitalismo estrangeiro que vigia, extorque, manda e despreza, mas que também participa de todos os conflitos vivenciados no cortiço. O capitalismo estrangeiro é representado pela figura do português João Romão, dono do cortiço, que explora todos que vivem nele e, ao mesmo tempo, participa intensamente da rotina do local.

(Fuvest - 2012) Questão 78 » Gabarito:

E » Resolução:

I. Correta. Ao longo da obra de Azevedo, o sol aparece como símbolo da natureza tropical e representa o princípio masculino da fertilidade. No trecho, as expressões "imposições do sol", "monarca gigante" e "arábicos príncipes voluptuosos" reforçam essa ideia. Pode-se também citar a cena em que Pombinha menstrua pela primeira vez, já que, neste momento, o sol aparece de modo personificado e viril.

II. Correta. Pode-se perceber, pela voz do narrador, a ambiguidade do intelectual brasileiro da época, que ora rejeita sua terra, insinuando-lhe vícios como a preguiça, a imprevidez e a lascívia (linhas 9-20), ora a valoriza, evidenciando aspectos positivos da cultura brasileira, como a alegria e simplicidade do povo (linhas 24-40).

III. Correta. O narrador apresenta ao leitor uma visão exótico-romântica da natureza brasileira, capaz de transformar costumes e hábitos, como vemos nas linhas 24-40, momento em que a natureza de Jerônimo parece moldar-se à cultura brasileira, evidenciando o princípio naturalista de que o meio determina o comportamento do indivíduo.

31

(Fuvest - 2012) Questão 79 » Gabarito:

A » Resolução:

Justifica-se a alternativa a, já que, assim como Rita Baiana, Iracema é símbolo de uma feminilidade típica do Brasil; enquanto Rita seduz com seus encantos e cuidados o português Jerônimo, Martim, também português, vê-se seduzido por Iracema, índia idealizada como símbolo da beleza tropical do Brasil.

(UFT - 2012) Questão 80 » Gabarito:

E » Resolução:

A música transcrita no enunciado foi composta pelo setor de propaganda do governo militar durante a Copa de 1970. A desvalorização da moeda brasileira e o racionamento de energia conhecido como "apagão" ocorreram simultaneamente no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001, o que elimina A. Já a estabilidade econômica, o recorde favorável na balança comercial e os projetos sociais, como o Bolsa-Família, são relacionados ao governo de Luíz Inácio Lula da Silva, entre 2002 e 2010, o que exclui B. A preparação do governo brasileiro para a implantação do Plano Real e consequente diminuição da infllação ocorreu durante o governo de Itamar Franco, entre 1992 e 1994, o que elimina C. Por fim, a insatisfação política e a campanha das "Diretas Já" foram marcas da última presidência militar no Brasil, dirigida por João Batista Figueiredo entre 1979 e 1985, o que exclui D.

(UFRGS - 2011) Questão 81 » Gabarito:

C » Resolução:

A alternativa C é a única que contém uma fórmula estrutural para um hidrocarboneto alifático (não aromático), saturado (que não contém ligações duplas e/ou triplas), de formula molecular C11H22 e que

32

apresenta os grupos etila e isopropila em sua estrutura. (UFPB - 2012) Questão 82 » Gabarito:

C » Resolução:

O volume do prisma será = 20 · 10 · 10 = 2.000 cm3

O volume do cilindro será 2.000 cm3 = π · r2 · 20 ....................

Áreas totais dos dois sólidos:

Prisma: At = (10 · 10) · 2 + 4(20 · 10) = 1.000 cm2 Cilindro: 20 · 2π · r + 2 · π · r2 = ................... = 709,96 + 200 = 909,96 cm2

Áreas Comparadas: p = = 0,091..........9,1% aproximadamente.

(UFV - 2012) Questão 83 » Gabarito:

C » Resolução:

Pela proporção dada, temos que: a2 = b · c (I) Pelo volume temos que: a · b · c = 8.000.000 (II) Substituindo I em II, temos: a · b · c = a · a2 = a3 = 8.000.000 litros = 8.000 m3 a = 20 m Pela área total, temos que: 2(ab + ac + bc) = 2.440 2a (b + c) + 2 · bc = 2.440 (III)

33

Substituindo I em III: 2a(b + c) + 2 · a2 = 2.440 Substituindo a: 40 (b + c) + 2 · 400 = 2.440 40 (b + c) = 2.440 – 800 = 1.640

b + c = = 41 (IV) Considerando I e IV, temos: b · c = a2 = 400 = 25 · 16 b + c = 41 = 25 + 16 Como b < c, b = 16 e c = 25. Calculando a capacidade do novo reservatório: (a – 9)(b – 6)(c – 15) = (20 – 9)(16 – 6)(25 – 15) = 11 · 10 · 10 = 1.100 m³ (UFPR - 2011) Questão 84 » Gabarito:

C » Resolução:

O número de faces é F = 2 + 4 + 1 + 6 = 13. O número de arestas pode ser calculado somando-se as arestas de todas as faces e dividindo o resultado por dois (já que cada aresta será a intersecção de duas faces).

Então: A = = 31 Aplicando a relação de Euler, podemos encontrar o número de vértices V através da expressão: F + V = A + 2 13 + V = 31 + 2 V = 33 – 13 = 20.

(UPE - 2011) Questão 85 » Gabarito:

E

34

» Resolução:

O poliedro convexo que contém 8 faces é o octaedro, que contém 12 arestas. Aplicando a relação de Euler, obtemos:

V + F = A + 2

V + 8 = 12 + 2 V = 6.

(Fuvest - 2012) Questão 86 » Gabarito:

E » Resolução:

A crise na zona do euro em 2011, com o aumento do desemprego e de dívidas públicas impagáveis, o rebaixamento dos indicadores de confiança internacionais dos investidores e os questionamentos sobre a manutenção da moeda única, associada ao crescimento do número de imigrantes ilegais vindos da África (pelo Mediterrâneo) e da Ásia (pela Turquia), levou os líderes de importantes países europeus, como os citados na questão, a questionar o Acordo de Shengen, que assegura o livre trânsito de cidadãos dos países-membros (hoje, 27) dentro da União Europeia. Convém lembrar que o Tratado de Maastrich (1992) refere-se à criação da moeda única e o Tratado de Roma (1957) versa sobre a criação de um Mercado Comum, portanto, ambos tratam de questões econômicas e não demográficas.

(UEM - 2012) Questão 87 » Gabarito:

01 + 02 + 16 = 19 » Resolução:

01) Correta. 02) Correta. 04) Incorreta. Existem acordos e políticas comuns sobre os recursos pesqueiros, mas nunca existiu uma organização específica para esse assunto.

35

08) Incorreta. A Associação Europeia de Livre Comércio surgiu em 03 de maio de 1960 como uma organização de contraponto à Comunidade Econômica Europeia. Ao longo do tempo, a maior parte dos seus membros foram incorporados ao que hoje conhecemos como União Europeia. Embora inexpressiva, essa organização ainda existe com quatro membros: Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein, a porção da Europa Ocidental que não participa da UE. 16) Correta.

(UPE - 2012) Questão 88 » Gabarito:

B » Resolução:

O arado puxado por bois representa uma técnica rústica de preparação do solo, uma vez que exige tanto a força de tração animal como a condução humana para gerar, de forma lenta, o efeito desejado, o que elimina A. O senhores feudais de fato eram senhores em seus domínios, mas sua autoridade, em geral, assegurava os seus interesses e os dos nobres; os servos, nessa estrutura, tinham como função servi-lo, o que exclui C. A corveia, por sua vez, era o trabalho obrigatório do servo nas terras do senhor. As revoltas camponesas da baixa Idade Média lutaram, entre outros fatores, contra essa imposição, o que elimina D. Por fim, as mulheres eram delegadas, na sociedade feudal, à esfera privada ou a determinados espaços da esfera pública (sempre atreladas ao pai, ao marido ou ao homem mais próximo de sua família). Dessa maneira, elas ocupavam uma posição social inferior, o que exclui E. Assim, a alternativa correta é B. (UPE - 2012) Questão 89 » Gabarito:

D » Resolução:

O pensamento árabe medieval não pode ser considerado fruto direto da filosofia romana, uma vez que sua principal influência ocidental foi grega (Aristóteles), somada a filosofias próprias da península Arábica, o que elimina A. É dos gregos também a tradição da poesia épica, estudada e resgatada por autores bizantinos na baixa Idade Média ocidental, o que exclui B. Esses estudos, especialmente os ligados à filologia (estudo das línguas), foram essenciais para o Renascimento cultural europeu, o que elimina C. Por fim, a presença árabe na península Ibérica influenciou a cultura da região de variadas formas: na arquitetura, na alimentação, no vestuário etc. Um exemplo é a Giralda, de Sevilha: antes

36

parte de uma mesquita, a construção foi incorporada a uma catedral católica no período da Reconquista, o que exclui E. Assim, a alternativa correta é D.

(UPE - 2012) Questão 90 » Gabarito:

A » Resolução:

O Romantismo se fez presente no Brasil, onde teve mais alcance que a arte neoclássica, o que exclui B. Chopin e Tchaikovsky não lançaram as bases da música clássica modernista, pois eram compositores românticos, o que elimina C. O Romantismo não foi um movimento essencialmente literário, tendo manifestações em todas as artes, inclusive na pintura, em que se destacam os nomes de Goya e Delacroix, o que elimina D. Victor Hugo foi o grande representante do Romantismo na França, e não em Portugal. Dessa forma, a alternativa correta é A.