codigo de ética do instrumentador cirurgico

3
Relacionar a atuação do instrumentador com a garantia da manutenção da cadeia asséptica durante a intervenção cirúrgica Discutir responsabilidades do instrumentador na preparação e manutenção dos instrumentais. Estabelecer normas de esterilização, desinfecção e biossegurança. CÓDIGO DE ÉTICA DO INSTRUMENTADOR CIRURGICO ANIC ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO CIRURGICA Art. 1º. – O Instrumentador Cirúrgico defenderá com todas as suas forças e em todas as circunstâncias o direito fundamental da vida humana. Art. 2º. – O Instrumentador Cirúrgico dedicará atenção especial ao doente, prescindindo de raça, nacionalidade e religião. Art. 3º. – O Instrumentador Cirúrgico procurará familiarizar-se com os vários aspectos organizacionais e administrativos do hospital e com dinâmica do bloco operatório, objetivando uma integração adequada no seu ambiente de trabalho. Art. 4º. – O Instrumentador Cirúrgico, ciente de que o desempenho de sua função requer formação aprimorada, procurará ampliar e atualizar seus conhecimentos técnicos, científicos e do desenvolvimento da própria profissão. Art. 5º. – O Instrumentador Cirúrgico executará com rigor e presteza as orientações do cirurgião, com vistas ao pleno sucesso do ato cirúrgico. Art. 6º. – O Instrumentador Cirúrgico, evitará abandonar o paciente em meio ao ato operatório sem causa justa e sem garantia de solução de continuidade de sua atividade. Art. 7º. – O Instrumentador Cirúrgico negará sua participação em pesquisas que violem os direitos inalienáveis da pessoa humana. Art. 8º. – O Instrumentador Cirúrgico procurará manter relações cordiais, espírito de colaboração e integração com todos os membros da equipe cirúrgica. Art. 9º. – O Instrumentador Cirúrgico guardará segredo sobre fatos que tenha conhecimento no exercício de sua profissão. Art. 10º. – O Instrumentador Cirúrgico fará valer seu direito, à remuneração compatível com o trabalho realizado e com dignidade da profissão.

Upload: gabriela-levorato

Post on 01-Jul-2015

1.310 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: Codigo de ética do instrumentador cirurgico

Relacionar a atuação do instrumentador com a garantia da manutenção da cadeia asséptica durante a intervenção cirúrgica

Discutir responsabilidades do instrumentador na preparação e manutenção dos instrumentais. Estabelecer normas de esterilização, desinfecção e biossegurança.

CÓDIGO DE ÉTICA DO INSTRUMENTADOR CIRURGICO

ANIC ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO CIRURGICA

Art. 1º. – O Instrumentador Cirúrgico defenderá com todas as suas forças e em todas as circunstâncias o direito fundamental da vida humana.

Art. 2º. – O Instrumentador Cirúrgico dedicará atenção especial ao doente, prescindindo de raça, nacionalidade e religião.

Art. 3º. – O Instrumentador Cirúrgico procurará familiarizar-se com os vários aspectos organizacionais e administrativos do hospital e com dinâmica do bloco operatório, objetivando uma integração adequada no seu ambiente de trabalho.

Art. 4º. – O Instrumentador Cirúrgico, ciente de que o desempenho de sua função requer formação aprimorada, procurará ampliar e atualizar seus conhecimentos técnicos, científicos e do desenvolvimento da própria profissão.

Art. 5º. – O Instrumentador Cirúrgico executará com rigor e presteza as orientações do cirurgião, com vistas ao pleno sucesso do ato cirúrgico.

Art. 6º. – O Instrumentador Cirúrgico, evitará abandonar o paciente em meio ao ato operatório sem causa justa e sem garantia de solução de continuidade de sua atividade.

Art. 7º. – O Instrumentador Cirúrgico negará sua participação em pesquisas que violem os direitos inalienáveis da pessoa humana.

Art. 8º. – O Instrumentador Cirúrgico procurará manter relações cordiais, espírito de colaboração e integração com todos os membros da equipe cirúrgica.

Art. 9º. – O Instrumentador Cirúrgico guardará segredo sobre fatos que tenha conhecimento no exercício de sua profissão.

Art. 10º. – O Instrumentador Cirúrgico fará valer seu direito, à remuneração compatível com o trabalho realizado e com dignidade da profissão.

Art. 11º. – O Instrumentador Cirúrgico colocará seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de urgência, independentemente de qualquer proveito pessoal.

Código aprovado em Assembléia Geral Ordinária da Anic, em São Paulo, no dia 26 de Setembro de 1986.

http://www.anic.com.br/codigo.html

FUNÇÕES DO INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO.

Page 2: Codigo de ética do instrumentador cirurgico

1. Ao chegar no Centro Cirúrgico vestir no uniforme adequado, não esquecendo do gorro para proteger os cabelos, máscaras para cobrir o nariz e a boca, e proteção para os pés.

2. Verificar com o chefe do Centro Cirúrgico a confirmação da internação do paciente, os exames pré-operatórios e para que sala escalado.

3. Escolher o material específico para a cirurgia e verificar se está em ordem.4. Se não estiver familiarizado com o cirurgião, perguntar antecipadamente os fios que serão utilizados

durante a cirurgia.5. Usar técnica de escovação correta, vestir avental esterilizado e calçar as luvas.6. Dispor na mesa o campo cirúrgico duplo, próprio para a mesa de instrumentador.7. Dispor o material da cirurgia na mesa, evitando contaminar o mesmo, verificando sempre se nenhum

material necessário está faltando.8. Evitar qualquer tipo de contaminação, conservando as mãos acima da cintura, não podendo encostar estas

em qualquer lugar que não esteja esterilizado.9. Tomar o cuidado para não encostar com a parte não estéril do avental nas mesas auxiliares e de

instrumentais; na falta de avental com opa (proteção nas costas).10. Auxiliar na colocação dos campos que delimitam a área operatória, entregando-os ao assistente e ao

cirurgião.11. Passar os instrumentos, sempre tendo cuidado que seja do lado correto, para evitar quedas, e que o

cirurgião tenha que virá-lo antes de usar, evitando acidentar-se.12. Conservar o campo operatório sempre limpo e em ordem para evitar transtornos.13. Conservar os instrumentos sempre no lugar próprio, nunca deixar a mesa desarrumada.14. No caso de cirurgias em que são retirados materiais para exame, responsabilizar-se por elas até que sejam

encaminhados ao setor competente.15. Ter o controle do material e instrumental durante toda a cirurgia, prestando atenção em toda e qualquer

manobra do cirurgião; (contar compressas grandes, pequenas e gazes antes e ao término de cada procedimento cirúrgico).

16. Evitar o desperdício de fios, porém ter sempre o necessário para evitar complicações durante o ato cirúrgico.

17. Ser consciencioso. Lembrar que a vida do paciente depende da assepsia do instrumental, além da habilidade do cirurgião.

18. Ao final da cirurgia proceder o curativo na fenda cirúrgica, separar o instrumental dos materiasi perfurantes e cortantes, evitando dessa forma acidentes.

19. Antecipar os pedidos do cirurgião, evitando o atraso no tempo operatório. Isto se consegue conhecendo instrumental, tempo cirúrgico e, prestando atenção ao desenrolar da cirurgia, a fim de estar sempre um passo á frente do cirurgião

20. Atenção, iniciativa e rapidez durante todo o tempo. Manter sempre uma técnica perfeita!

Diretoria AnicTodos os direitos reservados a Anic Associação Nacional de Instrumentadores Cirúrgicos. Desenvolvido

http://www.anic.com.br/instrumentador.html 30/03/2011