cÓdigo de conduta - solaris brasil · 10 conduta profissional a sseguramos o cumprimento das leis...

34
CÓDIGO DE CONDUTA

Upload: dinhdien

Post on 16-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CÓDIGO DE CONDUTA

3

CÓDIGO DE CONDUTA

ORIENTAÇÕES PARA SUA ROTINA DE TRABALHO NA SOLARISPrezado(a) Colaborador(a)

A essência de uma organização manifesta-se nas pessoas que a constroem, através da postura que mantem no dia-a-dia de suas atividades.

Para nós, o sucesso de uma organização não depende, exclusivamente, da qualidade de seus produtos e serviços. Na Solaris acreditamos que o nosso sucesso está ligado também à credibilidade, imagem e reputação que transmitimos ao mercado.

Por isso temos o nosso Código de Conduta que descreve de maneira prática e objetiva os padrões de comportamento esperado de todos os nossos colaboradores no desempenho de suas atividades. Estes padrões são baseados no cumprimento da legislação do país, em nossos valores corporativos, na missão e visão da empresa.

Com este documento, todos terão a referência formal e institucional dos comportamentos esperados no dia-a-dia de trabalho como colaboradores da Solaris.

Boa leitura!

4

JEITO DE SER SOLARIS

A nossa cultura organizacional representa uma diversidade muito grande em função da nossa história e dos diferentes

momentos que a empresa passou. Porém, uma característica é marcante na Solaris: a postura íntegra e transparente aplicada em nossas atividades.

Na Solaris os relacionamentos são orientados pela confiança, honestidade e respeito mútuo. As interações entre as pessoas são pautadas pela cortesia e respeito, independente do cargo ou posição hierárquica.

Entendemos que a qualidade do ambiente de trabalho influencia diretamente nos resultados da empresa. Por isso, buscamos ter o ambiente mais positivo possível, onde as pessoas sintam-se bem ao realizar o seu trabalho, não sendo permitidas ofensas ou intimidações a colegas, fornecedores, clientes ou visitantes. Respeitamos e promovemos a diversidade de qualquer natureza: raça, sexo, religião, opção sexual, ideias, experiências, etc.

O JEITO DE SER SOLARIS é presente no nosso dia-a-dia e reforçado através das descrições de missão, visão e valores corporativos destacados a seguir.

6

MISSÃO NOSSA RAZÃO DE EXISTIROferecer soluções de locação de equipamentos com segurança e eficiência, maximizando valor para clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

VISÃO NOSSO SONHOSer a melhor empresa de locação de equipamentos em rentabilidade, excelência operacional e desenvolvimento de pessoas.

7

VALORES NOSSOS VALORES

FOCO NO CLIENTETemos a preocupação com a satisfação dos nossos clientes em tudo o que fazemos. Buscamos antecipar suas demandas, oferecendo soluções com flexibilidade e trabalhando para ir além: superar as expectativas de cada cliente.

INTEGRIDADESomos pautados pela honestidade e pela transparência, privilegiando o diálogo aberto em todos os níveis, com todos com quem nos relacionamos. Aqui, fazemos o que falamos e honramos nossos compromissos.

SEGURANÇANão há trabalho tão urgente ou tão importante que não possa ser realizado com segurança e respeito ao meio ambiente. Colocamos em primeiro lugar o cuidado com os nossos colaboradores, clientes, meio ambiente e sociedade.

EXCELÊNCIAGarantimos a execução e entrega dos nossos serviços de maneira eficiente, trabalhando com produtividade e custos adequados, buscando melhorar continuamente nossos processos e resultados.

PESSOASSomos uma empresa que proporciona crescimento e desenvolvimento, tratando todos com respeito e valorizando a meritocracia. Acreditamos que a diversidade, o trabalho em equipe e um bom ambiente de trabalho facilitam o alcance dos nossos resultados.

8

SOBRE O CÓDIGO DE CONDUTA

Este Código de Conduta reafirma o compromisso da Solaris em buscar os mais altos padrões de conduta ética e

governança corporativa.

O objetivo desse documento não é abranger todas as questões ou problemas que você pode encontrar no seu local de trabalho, porém ele enfatiza as principais questões presentes no seu dia a dia e lhe ajudará a cumprir as políticas internas e legislações, aumentando a sua conscientização sobre questões importantes de ética e conformidade.

A Solaris espera de seus colaboradores a mesma conduta descrita no presente Código de Conduta, que fará parte de todos os contratos de trabalho, assim como dos futuros contratos com fornecedores e prestadores de serviço.

Todos os colaboradores recebem este documento e têm acesso a ele a qualquer momento. O não cumprimento de qualquer dispositivo deste código de conduta sujeita qualquer colaborador, independente de seu nível hierárquico, às penalidades aplicáveis que serão definidas de acordo com a gravidade da ocorrência, podendo envolver advertência, suspensão, rescisão contratual por justa causa ou outras medidas conforme legislação.

9

É esperado que os funcionários informem as violações deste Código de Conduta ou de outras normas, procedimentos ou políticas da empresa. Para esta finalidade a Solaris coloca a disposição os seguintes canais de acesso:

• Área de Recursos Humanos• Departamento Jurídico;• E-mail: [email protected], e-mail e conversa pessoal com os integrantes do Comitê de Ética da Solaris.

10

CONDUTA PROFISSIONAL

Asseguramos o cumprimento das leis e regulamentos em nossas atividades, cabendo ao colaborador estar comprometido

com as regras vigentes e normas estabelecidas para o seu trabalho. Atuamos de maneira ética com todos os públicos de relacionamento (governo, fornecedores, clientes e parceiros de negócio) atuando formalmente e legalmente.

Dentro de nossas instalações não permitimos o comércio ou divulgação de qualquer tipo de produto entre os colaboradores da Solaris, pois durante o horário de trabalho todos deverão dedicar seus esforços aos interesses da empresa.

Não realizamos, oferecemos e nem permitimos o pagamento de propinas ou equivalentes visando contornar irregularidades da empresa ou beneficiá-la de qualquer maneira. Caso a empresa venha a cometer irregularidades, estas deverão ser imediatamente corrigidas por meio legal. Da mesma forma, nenhum colaborador deve oferecer quaisquer vantagens ou benefícios às autoridades governamentais e/ou fiscalizadoras com o objetivo de influenciar decisões ou obter vantagens.

O atendimento aos órgãos e entidades fiscalizadoras das atividades da Solaris deverá ser realizado pelas áreas competentes e por colaboradores que sejam designados pela empresa. Todos os colaboradores tem o dever de conhecer e aplicar as leis ligadas à condução de nossas atividades e deverão estar sempre atentos a qualquer alteração das leis, normas e regulamentos.

11

Os colaboradores da Solaris não podem assinar documentos e/ou assumir qualquer tipo de obrigação em nome da empresa, salvo mediante a autorização prévia formalizada por meio de instrumento próprio (exemplo: procuração).

A Solaris respeita o direito individual dos colaboradores de se envolverem em assuntos cívicos, políticos e/ou outras atividades profissionais, porém tal participação deve ocorrer em seu tempo livre e sem uso dos recursos ou imagem/nome da empresa. Durante a vigência de seu contrato de trabalho, não é permitido qualquer tipo de vínculo de trabalho de colaboradores da Solaris com fornecedores, clientes e/ou empresas concorrentes.

12

RELACIONAMENTO COM ACIONISTAS

Privilegiamos o bom relacionamento entre os acionistas, conselho de administração e diretoria executiva da

Solaris. As boas práticas de governança estarão sempre presentes no dia-a-dia da empresa fazendo com que as interações dos funcionários com os controladores da companhia tenham como base a transparência e o comprometimento com a empresa.

13

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

A conduta da Solaris com os seus clientes deve ser pautada na integridade da informação, bem como no cumprimento dos

compromissos assumidos. É dever de todo colaborador atender aos nossos clientes com educação, clareza, cortesia, presteza, eficiência, atitude positiva e respeito, garantindo a confiabilidade e confidencialidade das informações prestadas, mantendo e respeitando os acordos firmados.

A Solaris respeita seus concorrentes e busca a justa e leal promoção da concorrência, baseada em princípios éticos e seguindo as normas e legislações aplicáveis.

Não é aceitável, em nenhuma hipótese, qualquer tipo de registro ou solicitação comercial inverídica e sem a devida ciência e aprovação de nossos clientes.

Descontos, abatimentos, créditos e subsídios de qualquer natureza somente podem ser oferecidos aos clientes se estiverem de acordo com a política comercial da Solaris e a legislação vigente, bem como tenham sido aprovados pelo colaborador competente.

As cortesias comerciais oferecidas pela Solaris aos clientes e parceiros devem ser previamente aprovadas pela Diretoria, formalmente registradas e seguir as práticas de mercado, legislação em vigor e políticas comerciais internas.

14

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

A Solaris contrata fornecedores e parceiros que operam com padrões éticos compatíveis com os seus. A escolha destes

parceiros é baseada em critérios profissionais, técnicos e de acordo com as necessidades da empresa, por meio de processos pré-determinados (concorrência ou cotação de preços), buscando a melhor relação custo-benefício.

É inaceitável prestação de serviços gratuitos e o desenvolvimento de relações com fornecedores visando vantagens pessoais. Quaisquer presentes, vantagens, benefícios e/ou favores oferecidos por pessoas ou empresas que mantém relacionamento com a Solaris não devem ser aceitos por nenhum funcionário, salvo cortesias aceitas em práticas comerciais, desde que:

• Não sejam em dinheiro ou equivalente;• Não possam ser entendidos como propina, corrupção ou

qualquer forma de obter vantagem direta ou indireta;• Não contrariem a lei;• Não criem embaraços para a empresa ou funcionário, se forem

divulgados;• Não estejam vinculados a contrapartidas;• Que tenham valor simbólico, sem valor comercial.

Doações, patrocínios e outras formas de apoio social podem ser realizados conforme prévia aprovação por escrito da Diretoria da empresa e formalmente documentada. Doações a partidos políticos e/ou entidades similares deverão seguir a legislação vigente e serem aprovadas formalmente pelo Conselho de Administração.

16

RELACIONAMENTO INTERNO

Nosso relacionamento com os colaboradores, desde o processo seletivo até o término do contrato de trabalho é pautado pelo

respeito, transparência e cumprimento da legislação vigente.

Permitimos a contratação de funcionários e prestadores de serviço que possuam grau de parentesco com colaboradores da Solaris, desde que, a qualquer momento, não seja estabelecida condição de subordinação e nem caracterize conflito de interesses. A mesma regra se aplica nos casos em que um relacionamento amoroso é iniciado quando ambos já são funcionários da empresa, ou seja, não deve existir relação de subordinação e/ou conflito de interesses.

Não são permitidos relacionamentos amorosos entre gestor e subordinado direto ou indireto, bem como convites para encontros, insinuações, atos de assédio moral ou sexual.

Não permitimos comportamentos que configurem assédio moral, por meio de condutas que afetem negativamente a imagem pessoal de outro colaborador, denegrindo a sua dignidade ou gerando ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. Igualmente são proibidas atitudes que possam ser classificadas como assédio sexual, incluindo insinuações verbais ou físicas.

O colaborador que de alguma forma se sentir assediado ou presenciar qualquer ato de assédio, poderá relatar o fato à área de Recursos Humanos e/ou integrantes do Comitê de Ética da Solaris, que apurará o ocorrido e adotará as eventuais medidas que entenda cabíveis.

18

CONFIDENCIALIDADE

Os colaboradores deverão manter absoluto sigilo sobre todas as informações administrativas, contratuais,

técnicas, contábeis, financeiras, fiscais, jurídicas e cadastrais da Solaris, bem como das empresas a ela relacionadas, clientes, fornecedores, parceiros, representantes, distribuidores, dados, documentos, procedimentos, sejam de caráter industrial, técnico, comercial, a que tenham tido acesso ou que venham a ter conhecimento por qualquer meio, vigorando tal obrigação por prazo indeterminado, inclusive após o término do contrato de trabalho.

Os colaboradores deverão manter estrita confidencialidade sobre qualquer informação sigilosa ou estratégica da empresa, não divulgando a terceiros. Somente pessoas autorizadas podem fornecer informações a terceiros, incluindo entrevistas a órgãos de imprensa.

Consideram-se ainda informações confidenciais os dados técnicos e comerciais sobre produtos e serviços, objetivos, táticas, metas e estratégias de negócio, orçamentos anuais, planejamento de curto, médio e longo prazo, ideias e inovações desenvolvidas pela empresa, base cadastral de clientes, bem como quaisquer outras informações ou dados que estejam veiculados ou relacionados com o interesse empresarial da Solaris.

Os assuntos da empresa devem ser tratados com discrição pelos colaboradores. Todo cuidado deve ser tomado ao se fazer comentários sobre negócios, assuntos e pessoas relativos a empresa.

19

É proibida a guarda ou manutenção de qualquer informação da empresa em computadores pessoais, públicos, pendrives, discos externos ou em websites de arquivamento na internet sem autorização formal e expressa de um Diretor da Solaris.

A Solaris garante que informações pessoais, inclusive médicas, sejam restritas ao próprio funcionário e aos responsáveis pela sua guarda, manutenção e tratamento, exceto se solicitadas pela justiça mediante a documentação própria.

PREOCUPAÇÕES COM A SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Para nós da Solaris a preocupação com a saúde, segurança e meio ambiente não está só em nossos ambientes internos,

mas também é uma preocupação que envolve os públicos externos, inclusive nossos clientes e seus funcionários que utilizam nossos equipamentos.

Por este motivo, oferecemos as melhores condições de treinamento e orientação aos operadores de equipamentos com funcionários qualificados por fabricantes de equipamentos e/ou órgãos de certificação internacional como o IPAF (International Powered Access Federation ou Federação Internacional de Plataformas Aéreas).

Internamente é importante que todos os colaboradores tenham atenção e cumpram as seguintes regras de Segurança do Trabalho:

• Aos funcionários da área técnica é obrigatório o uso de uniformes para as atividades de manutenção e operação de equipamentos, não sendo permitido o uso de camisetas regatas, bermudas, sandálias, chinelos e tênis na área de operação e oficinas;

• Antes de iniciar o seu trabalho, o funcionário deverá fazer uma análise das tarefas e riscos, reportando eventuais anormalidades ao gestor imediato ou responsáveis pela área de Qualidade de sua filial/área para esclarecer dúvidas, evitando a exposição a riscos desnecessários;

• É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual “EPI(s)”, de acordo com os riscos da(s) área(s), aos quais serão fornecidos pela empresa aos seus funcionários, devendo orientá-los e treiná-los sobre o uso adequado, guarda e conservação.

20

Havendo dúvida na utilização contatar a área de Qualidade ou o Técnico de Segurança do Trabalho de sua filial/área;

• É obrigatório o uso de cinto de segurança, tipo pára-quedistas e talabarte com absorvedor de energia para trabalhar em alturas a partir de 2 (dois) metros com risco de quedas;

• Quando do uso de qualquer modelo de PTA – Plataforma de trabalho aéreo é obrigatório o uso do cinto de segurança com talabarte e absorvedor de energia;

• Para manusear todo e qualquer produto químico, além de estar protegido com o EPI adequado, o funcionário deverá solicitar orientação da supervisão e ou da área de Qualidade ou Técnico de Segurança do Trabalho de sua filial/área, estando consciente das implicações no trabalho a ser realizado;

• Não é permitido utilizar os Equipamentos de Proteção Contra Incêndios e de Primeiros Socorros em atividades alheias as suas aplicações;

• Não é permitido o uso de equipamentos e ferramentas desgastadas ou danificadas, assim como será vetado todo tipo de improvisação de natureza elétrica, mecânica, hidráulica e pneumática que não atendam a legislação de segurança e as normas técnicas vigentes no país (fios com emendas, extensões elétricas sem plug, etc...);

• Para trabalhos específicos com energia elétrica e trabalho em altura, a pessoa deverá ter comprovação de curso específico para atender a Norma Regulamentadora (NR - 10 Elétrica, NR 33 Espaço Confinado e NR 35 – Trabalho em altura);

• Não será permitido fazer consertos e reparos em máquinas, equipamentos e instalações energizados;

PREOCUPAÇÕES COM A SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

21

22

• Antes de realizar operações ou trabalhos a quente, ou que possam gerar fagulhas, deverá ser preenchida a PT (Permissão de Trabalho);

• Para operar máquinas e equipamentos da Solaris, é necessário ser habilitado e estar autorizado pelo supervisor, da mesma forma deve haver autorização para o empréstimo de ferramentas;

• Especial atenção deverá ser dada à preservação ambiental, não sendo permitido derramamento de óleo, jogar ou descartar embalagens e materiais contaminados, baterias, resíduos de óleos, graxas no pátio Solaris, na rede de esgoto ou pluvial (água de chuva). O descarte destes materiais deve ser realizado nos espaços e locais adequados, determinados pela Solaris;

• Antes de iniciar serviços no pátio que envolva manuseio com óleo hidráulico, óleo diesel, graxa, ou qualquer produto químico passível de contaminação do solo, deverá ser comunicado a supervisão e/ou área de Qualidade ou Técnico de Segurança do Trabalho de sua filial/área para avaliação dos riscos, medidas de proteção e elaboração de PT (Permissão de Trabalho). Não é permitido o trabalho com óleo diretamente sobre as britas ou chão de terra;

• A circulação em áreas de manutenção deverá ocorrer nas faixas de pedestres. A circulação fora da faixa de pedestres só deverá acontecer se estiver utilizando calçado de segurança.

Além das regras acima mencionadas, os colaboradores deverão observar e cumprir as políticas e os procedimentos pertinentes às suas atividades.

VAMOSPROTEGERNÃODESTRUIR

24

USO DE RECURSOS E FERRAMENTAS DE TI

Os sistemas, as informações e os serviços utilizados

pelos colaboradores no desempenho de suas tarefas são de exclusiva propriedade da Solaris, não podendo ser interpretados como de uso pessoal. O seu uso é exclusivo para as atividades profissionais.

Entendemos que as informações, mensagens e aplicativos das ferramentas fornecidas pela Solaris, tais como e-mail, telefone e tablet corporativo, pendrive, CD/DVD, manuais, são de propriedade da empresa e por isso não devem ser utilizados para a propagação de e-mail ou documentos com conteúdo que atentem ao pudor, de cunho discriminatório ou difamatório, boatos ou correntes. A linguagem utilizada nos e-mails deve ser cuidadosa, a fim de não gerar mal entendidos e nem mal estar entre os envolvidos na mensagem.

Todos os e-mails encaminhados para o público externo (clientes, fornecedores, etc.) devem conter obrigatoriamente a assinatura de email do colaborador no modelo aprovado e divulgado pela Solaris. O acesso a qualquer site da internet através dos equipamentos da empresa está restrito às atividades necessárias ao bom desempenho profissional. A Solaris se reserva no direito de,

25

sem prévio aviso, bloquear e monitorar estas ferramentas.

O uso inapropriado de e-mail, skype, aplicativos de celular e internet são proibidos, incluindo o acesso a redes sociais. Todos os colaboradores devem respeitar as seguintes regras:

• É Proibido instalar ou remover, nos computadores da empresa, imagens, músicas, documentos pessoais e programas não institucionais, para os quais a empresa não tenha a licença formal de uso;• Nos celulares e tablets da Solaris não é permitido a

instalação ou compra de serviços, softwares, aplicativos e jogos, bem como acesso a redes sociais e participação em concursos e sorteios eletrônicos;

• É proibido o uso inadequado da impressora, bem como impressão de trabalhos escolares e documentos pessoais;

• Cada colaborador é responsável pela veracidade de informações registradas nos sistemas da Solaris e estas devem, obrigatoriamente, atender aos padrões de integridade confidencialidade e autenticidade;

• É proibido o uso e desenvolvimento de softwares não autorizados pela área de TI da Solaris. O desenvolvimento interno de sistemas e programas de computação por parte dos colaboradores para o planejamento e execução das atividades de trabalho é de propriedade exclusiva da Solaris.

26

COMITÊ DE ÉTICA DA SOLARIS

Este documento é atualizado periodicamente pelo Comitê de Ética da Solaris que é composto pelos seguintes

representantes:

• Presidente• Diretor Administrativo Financeiro• Gerente Corporativo de RH• Representante da Área Jurídica Caberá a este comitê:

• Orientar e esclarecer dúvidas de interpretação deste documento;• Avaliar as necessidades de atualização e divulgação das regras

do Código de Conduta;• Analisar os casos de violação deste código e oferecer subsídio

para a tomada de decisões. Todas as denúncias recebidas serão analisadas Comitê de Ética da Solaris em absoluto sigilo.

A retaliação contra qualquer pessoa que tenha apresentado denúncia é considerada uma violação a este Código de Conduta. Qualquer funcionário que adote uma ação de retaliação estará sujeito a sanções disciplinares, que podem incluir a rescisão do contrato de trabalho.

As denúncias anônimas serão tratadas desde que as informações possibilitem análise e apuração pelo Comitê de Ética da Solaris

27

RESUMO DE AÇÕES ADERENTES E NÃO ADERENTES

FOCO NO CLIENTE

Temos a preocupação com a satisfação dos nossos clientes em tudo o que fazemos. Buscamos antecipar suas demandas,

oferecendo soluções com flexibilidade e trabalhando para ir além: superar as expectativas de cada cliente.

Comportamento Esperado (O que deve ser feito)

Comportamento Inaceitável (O que não deve ser feito)

• Conhecer as necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras.

• Atender imediatamente e retornar as ligações em até 2h, mesmo quando não se tem a solução definitiva.

• Cumprir com as condições acordadas.

• Em cada contato com o cliente explicar o trabalho realizado e orientar sobre o bom uso dos equipamentos.

• Em cada contato com o cliente explicar o trabalho realizado e orientar sobre o bom uso dos equipamentos.

• Criar relacionamentos de confiança com o cliente

• Atender com interesse, cortesia, respeito e agilidade os clientes internos e externos

• Enganar o cliente (omitir, mentir, etc.).

• Nunca prometer algo que não possa ser cumprido.

• Liberar um equipamento para o cliente sem estar 100% de acordo com os padrões

• Ignorar e/ou não tratar as sugestões e reclamações recebidas.

28

INTEGRIDADE

Somos pautados pela honestidade e pela transparência, privilegiando o diálogo aberto em todos os níveis, com todos

com quem nos relacionamos. Aqui, fazemos o que falamos e honramos nossos compromissos. .

Comportamento Esperado (O que deve ser feito)

Comportamento Inaceitável (O que não deve ser feito)

• Honrar com os compromissos assumidos

• Assumir as falhas e comunicá-las.

• Comunicar-se de maneira sincera, clara e realista.

• Colocar os interesses da empresa acima dos interesses individuais e/ou departamentais

• Alertar os desvios de comportamentos mesmo quando ocorrer fora de sua área de atuação.

• Preservar a confidencialidade das informações e conhecimentos relacionados ao negócio da Solaris.

• Falsificar dados ou fazer declarações falsas que possam resultar na adulteração de dados, como prestação de contas.

• Utilização inadequada dos recursos da empresa (veículo, telefone, impressora, computador, e-mail).

• Consumir bebidas alcoólicas ou substâncias ilegais antes e/ou durante sua jornada de trabalho.

• Tirar vantagem (pessoal) da posição da empresa.

• Aceitar e/ou oferecer suborno.• Roubo, abuso ou destruição

deliberada de patrimônio, ferramentas ou equipamentos da Solaris.

• Realizar acordos com empresas do setor para evitar a livre concorrência.

29

Comportamento Esperado (O que deve ser feito)

Comportamento Inaceitável (O que não deve ser feito)

• Manter a organização e limpeza no local de trabalho.

• Utilizar EPIs adequados para cada atividade.

• Todos os gestores devem assegurar que todos os funcionários tenham clareza sobre as regras relativas a segurança, saúde e meio ambiente.

• Quando identificar um ato ou condição insegura, orientar o colega de trabalho e/ou comunicar o gestor da área.

• Respeitar o meio ambiente e comunidade onde estamos inseridos.

• Zelar pelo uso seguro e adequado de nossos equipamentos. Ex: Não utilização de cesto em manipuladores.

• Fazer manutenções que envolvam óleo e/ou riscos em locais inadequados.

• Violar normas ou práticas comuns de segurança e meio ambiente.

• Criar ou contribuir para qualquer condição insegura ou insalubre.

• Realizar qualquer atividade (manutenção, operação, treinamento) sem a devida capacitação e autorização.

SEGURANÇA

Não há trabalho tão urgente ou tão importante que não possa ser realizado com segurança e respeito ao meio ambiente. Colocamos em primeiro lugar o cuidado com os nossos colaboradores, clientes, meio ambiente e sociedade.

30

Comportamento Esperado (O que deve ser feito)

Comportamento Inaceitável (O que não deve ser feito)

• Comunicar com clareza os objetivos e metas.

• Cumprir os métodos estabelecidos e acompanhar indicacores com disciplina.

• Atuar como dono (agir como se a empresa fosse sua).

• Envolver e influenciar outras pessoas para concluir as tarefas sob sua responsabilidade.

• Buscar solucionar os problemas sugerindo melhorias no dia-a-dia do trabalho visando o melhor resultado, a qualidade e menor custo.

• Fazer certo da primeira vez - antecipando os problemas futuros e evitando o retrabalho.

• Promover e zelar pela organização e limpeza do seu local de trabalho.

• Apresentar justificativas para não realizar suas tarefas sem fatos e dados concretos.

• Pensar somente na sua área/atividade e não colaborar com o conjunto.

• Imprudência, negligência e imperícia.

• Deixar de fazer sua tarefa ou abandonar o posto de trabalho, em prévia autorização.

• Realizar atividades pessoais durante o horário de trabalho (uso de redes sociais).

• Canibalizar equipamentos sem autorização da diretoria.

• Transferir máquinas para outras filiais em condições inadequadas.

EXCELÊNCIA

Garantimos a execução e entrega dos nossos serviços de maneira eficiente, trabalhando com produtividade e custos adequados, buscando melhorar continuamente nossos processos e resultados.

31

PESSOAS

Somos uma empresa que proporciona crescimento e desenvolvimento, tratando todos com respeito e valorizando a meritocracia. Acreditamos que a diversidade, o trabalho em equipe e um bom ambiente de trabalho facilitam o alcance dos nossos resultados.

Comportamento Esperado (O que deve ser feito)

Comportamento Inaceitável (O que não deve ser feito)

• Tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado promovendo um ambiente de trabalho agradável.

• Dar e aceitar feedback de maneira construtiva.

• Levar em consideração o mérito para a promoção ou reconhecimento dos colaboradores.

• Promover o desenvolvimento das pessoas para atingirem o nível requerido de cada competência organizacional.

• Trabalhar em equipe promovendo a diversidade e respeitando opiniões divergentes.

• Reconhecer trabalhos bem realizados.

• Relacionamento conjugal entre chefe e subornidado ou pessoas da mesma área deverão ser informados a área de Recursos Humanos.

• Desrespeitar, ameaçar, intimidar, molestar e/ou constranger os colegas e/ou subordinados.

• Faltar com a verdade e não assumir os erros.

• Conduto imoral, indecência ou qualquer tipo de assédio.

• Discriminar, por meio da palavra ou de ações, grupos ou indivíduos, em razão de raça, sexo, idade, opção sexual ou religião.

• Atrasos constantes ou faltas ao trabalho sem justificativas.

Eu,

declaro que recebi, li e entendi o Código de Conduta* da Solaris e comprometo-me a honrá-lo, assumindo qualquer responsabilidade e isentando a empresa pelo não cumprimento deste por minha pessoa.

Comprometo-me ainda, a notificar a quem de direito caso presencie qualquer ato de descumprimento do referido Código de Conduta.

Aproveito para informar que:

Não possuo outra atividade profissional

Possuo outra atividade profissional.

Local: Horário: Função:

Data: / / Assinatura:

TERMO DE COMPROMISSO

*Versão Dezembro-2015