coaching ferramentas - lista de defesas - lfp de freitas

1
Defesas Lista de Defesas Perder o humor Ficar ofendido Hiperatividade Bancar o confuso Bancar o bobo Querer ter a última palavra Despejar informações para provar um ponto Explicações e racionalizações intermináveis Eu sou uma vítima Pobre de mim Rigidez... eu não vou mudar Negação... não houve um problema Fazer piada às custas dos outros Ataques repentinos de doenças Fadiga repentina Agir de forma louca Intelectualizar-se Excentricidade Ser excessivamente bonzinho(a) Audição seletiva, ouvir apenas o que você quer ouvir Contra ataque Ficar ressentido Rivalizar por meio do humor Uvas verdes, eu não queria mesmo Eu já estou ciente disto Risada inapropriada Auto depreciação Quando, por qualquer razão, nos sentimos ameaçados, nós caímos de volta em uma das várias estratégias de defesa usadas habitualmente. Essas estratégias, embora estejam tentando reduzir nossa ansiedade e nos proteger contra a ameaça percebida, o que fazem realmente é tornar nossa comunicação interna e interpessoal relativamente ineficaz. Por favor, repare se tanto você como o seu cliente utilizam algumas destas defesas. A percepção consciente de que elas estão atuando permite que você as ultrapasse e restabeleça um nível saudável de comunicação . Questões Existe alguma recompensa ao utilizar estas estratégias de defesa? Quando você as utiliza? Qual delas você usa com mais frequência? Que comportamentos nos outros parecem disparar estas respostas em você?

Upload: luis-fernando-freitas

Post on 10-Jan-2017

144 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Coaching ferramentas - Lista de Defesas - LFP de Freitas

Defesas

Lista de Defesas

Perder o humor Ficar ofendido Hiperatividade

Bancar o confuso Bancar o bobo Querer ter a última palavra

Despejar informações para provar um ponto

Explicações e racionalizações intermináveis

Eu sou uma vítima

Pobre de mim Rigidez... eu não vou mudar

Negação... não houve um problema

Fazer piada às custas dos outros

Ataques repentinos de doenças

Fadiga repentina

Agir de forma louca Intelectualizar-se Excentricidade

Ser excessivamente bonzinho(a)

Audição seletiva, ouvir apenas o que você quer ouvir

Contra ataque

Ficar ressentido Rivalizar por meio do humor

Uvas verdes, eu não queria mesmo

Eu já estou ciente disto Risada inapropriada Auto depreciação

Quando, por qualquer razão, nos sentimos ameaçados, nós caímos de volta em uma das várias estratégias de defesa usadas habitualmente. Essas estratégias, embora estejam tentando reduzir nossa ansiedade e nos proteger contra a ameaça percebida, o que fazem realmente é tornar nossa comunicação interna e interpessoal relativamente ineficaz. Por favor, repare se tanto você como o seu cliente utilizam algumas destas defesas. A percepção consciente de que elas estão atuando permite que você as ultrapasse e restabeleça um nível saudável de comunicação .

Questões

• Existe alguma recompensa ao utilizar estas estratégias de defesa?• Quando você as utiliza?• Qual delas você usa com mais frequência?• Que comportamentos nos outros parecem disparar estas respostas em você?